Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de...

8
Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela Universidade Positivo Disciplina concentrada de verão No último dia 10 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de tese de doutorado da Universidade Positivo. Jane Mendes Ferreira, aluna do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e professora da Universidade Federal do Paraná, defendeu a tese intitulada "A ação da mulher empreendedora sob a perspectiva sócio-histórica", por meio da qual apresentou "uma pesquisa sobre empreendedorismo feminino utilizando como pano de fundo a subjetividade, em uma concepção sócio-histórica. A subjetividade é considerada como um sistema complexo e plurideterminado. Dessa forma, os processos de constituição do indivíduo são configurados por meio de diferentes forças e mantêm-se em permanente transformação". Segundo o professor Eros Nogueira, orientador da pesquisa, a proposta é inovadora em função do objetivo proposto, da teoria de base e da metodologia utilizada e concorrem para compreender a mulher empreendedora como agente determinante do mundo no qual está inserida. Na ocasião, compondo a banca de examinadores, estiveram presentes os professores Alexandre Graeml e Queila Souza, do PMDA-Universidade Positivo, a professora Hilka Pelizza Vier Machado, da Universidade Estadual de Maringá e o professor Fernando Prado Gimenez, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O PMDA da Universidade Positivo desenvolveu, com sucesso, a disciplina “Estudos para a Metodologia: Introdução ao Construcionismo”, ministrada sob a forma concentrada (fevereiro/março 2012), antes do início do calendário letivo tradicional (12/03/2012). Multiplicam-se os trabalhos acadêmicos que se filiam a uma visão da realidade socialmente construída. Para apreciá- los é necessário conhecer os fundamentos dessa abordagem e identificar suas características comuns e variações teóricas e, principalmente, compreendermos como podem ser os métodos para lidar com esse domínio de conhecimento. Este módulo procurou apresentar e conhecer os elementos preliminares e básicos do construcionismo social, suas derivações e as potenciais contribuições para os estudos organizacionais e para os métodos de investigação e comunicação.

Transcript of Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de...

Page 1: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Aluna do PMDA é a primeira Doutora formadapela Universidade Positivo

Disciplina concentrada de verão

No último dia 10 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de tese de doutorado da Universidade Positivo. Jane Mendes Ferreira, aluna do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e professora da Universidade Federal do Paraná, defendeu a tese intitulada "A ação da mulher empreendedora sob a perspectiva sócio-histórica", por meio da qual apresentou "uma pesquisa sobre empreendedorismo feminino utilizando como pano de fundo a subjetividade, em uma concepção sócio-histórica. A subjetividade é considerada como um sistema complexo e plurideterminado. Dessa forma, os processos de constituição do indivíduo são configurados por meio de diferentes forças e mantêm-se em permanente transformação". Segundo o professor Eros Nogueira, orientador da pesquisa, a proposta é inovadora em função do objetivo proposto, da teoria de base e da metodologia utilizada e concorrem para compreender a mulher empreendedora como agente determinante do mundo no qual está inserida. Na ocasião, compondo a banca de examinadores, estiveram presentes os professores Alexandre Graeml e Queila Souza, do PMDA-Universidade Positivo, a professora Hilka Pelizza Vier Machado, da Universidade Estadual de Maringá e o professor Fernando Prado Gimenez, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O PMDA da Universidade Positivo desenvolveu, com sucesso, a disciplina “Estudos para a Metodologia: Introdução ao Construcionismo”, ministrada sob a forma concentrada (fevereiro/março 2012), antes do início do calendário letivo tradicional (12/03/2012). Multiplicam-se os trabalhos acadêmicos que se filiam a uma visão da realidade socialmente construída. Para apreciá-los é necessário conhecer os fundamentos dessa abordagem e identificar suas características comuns e variações teóricas e, principalmente, compreendermos como podem ser os métodos para lidar com esse domínio de conhecimento. Este módulo procurou apresentar e conhecer os elementos preliminares e básicos do construcionismo social, suas derivações e as potenciais contribuições para os estudos organizacionais e para os métodos de investigação e comunicação.

Page 2: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Professores do PMDA tem projetos aprovados no CNPq

Universidade Positivo tem Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Cooperação Internacional para Pesquisa emInovação, Sustentabilidade e Internacionalização

Dois projetos coordenados por docentes do PMDA estão entre os aprovados na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 07/2011. De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a seleção privilegiou propostas que visaram contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. O projeto de pesquisa “Observatório de Inovação para a Sustentabilidade” coordenado pela professora Sieglinde Kindl da Cunha, foi um dos aprovados para receber o financiamento. O projeto faz parte da linha Sustentabilidade e Inovação, do grupo de pesquisa do CNPq – “Inovação e Sustentabilidade - InSu”, sendo co-responsáveis o Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo - PMDA/UP e o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR – PPGADM.O outro projeto aprovado, “Mecanismos Políticos e Institucionais na Relação entre Organizações e o Ambiente Legal Brasileiro”, é coordenado pelo professor Edson Ronaldo Guarido Filho e tem como finalidade analisar as relações de influência recíproca entre a estrutura do ambiente legal e as ações de organizações públicas e privadas brasileiras, por meio da consideração de mecanismos políticos e institucionais. Conforme explica o coordenador da pesquisa, “parte-se da ideia de que a racionalidade subjacente ao sistema legal não é inteiramente produto da lei, mas também de sua ressonância nas práticas organizacionais, especialmente quando consideradas as características legalistas e formalistas do contexto brasileiro”. Ambos os projetos de pesquisa têm duração de dois anos e possuem alunos de mestrado e doutorado vinculados às atividades que serão desenvolvidas.

Pesquisadores do PMDA participam de iniciativa inédita no país para a formação de uma rede de cooperação Brasileiro-Dinamarquesa para pesquisas em Inovação, Sustentabilidade e Internacionalização. O projeto estabelece uma plataforma para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e dinamarqueses tendo em vista o desenvolvimento de oportunidades para pesquisa, publicação e disseminação de conhecimento na área foco. De acordo com o coordenador do projeto no Brasil, Prof. Rene E. Seifert, entre as atividades planejadas para 2012 estão: a definição das agendas de pesquisa, submissão de projetos de pesquisa à organização de financiamento, realização de dois workshops sendo um na Dinamarca (Junho) e outro no Brasil (Novembro), troca de experiências por meio de visitas de professores entre instituições parceiras, e o lançamento de um livro no final do ano. Além disso, a rede abrirá oportunidades para o intercâmbio de estudantes de mestrado e doutorados brasileiros e dinamarqueses. Na Dinamarca a rede envolve pesquisadores vinculados à Aalborg University, University of Southern Denmark e Copenhagen Business School. No Brasil estão envolvidos pesquisadores da Universidade Positivo, Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES, Universidade Federal do Paraná, e Organização Casa da Videira.

À medida que uma comunidade acadêmica amadurece, é importante que reflita sobre seus objetivos e sobre os meios de atingi-los, garantindo melhor alinhamento dos esforços dos seus membros e a eficiência dos resultados alcançados. Uma discussão importante, nesse sentido, é sobre a produtividade do pesquisador, ou seja, sobre o que se espera dele e sobre a competência com que se incumbe do atingimento dessas expectativas. Preocupado com isso, o prof. Alexandre Reis Graeml, do PMDA, está desenvolvendo uma pesquisa que procura mapear as atividades científicas realizadas pelos professores de programas de pós-graduação da área de Administração, Contabilidade e Turismo, a partir dos dados disponíveis na Plataforma Lattes, de modo que se possa avaliar sua produtividade acadêmica e discutir estratégias para o aprimoramento do seu desempenho, comparativamente ao grupo de referência formado pelos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ). Curiosamente, este foi o projeto com o qual conseguiu, ele próprio, ser agraciado com uma dessas bolsas, uma grande distinção entre os pesquisadores da área. Afinal, dos 1143 professores que atuam em programas de pós-graduação em Administração, menos de 10% desfruta desse tipo de bolsa para financiar seus projetos acadêmicos. No Paraná, são apenas três pesquisadores! A conquista tem ainda maior valor considerando-se que, dentre os 68 pesquisadores que receberão a bolsa a partir de 2012, na área de Administração, apenas quatro são de instituições privadas com fins lucrativos, sendo uma delas a do Prof. Alexandre Graeml, do PMDA. Os outros 64 pesquisadores são ligados a universidades públicas (30), fundações ou instituições sem fins lucrativos (22) ou universidades confessionais (12).

Page 3: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Processo seletivo PMDA 2012

Mais dois doutorandos realizarão doutorado-sanduiche

Doutoranda do PMDA é palestrante da50ª Sessão da Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Social

O PMDA finalizou seu processo seletivo para o ingresso em fevereiro de 2012. Foram aprovados 25 novos mestrandos e 10 doutorandos. Desejamos a todos os novos alunos do PMDA um ótimo período de estudos e muito sucesso nessa nova fase.O processo seletivo do mestrado acontece duas vezes por ano, enquanto o processo seletivo para o doutorado acontece apenas no início de cada ano letivo.

No segundo semestre de 2011, o PMDA recebeu da CAPES duas bolsas de doutorado sanduíche, de 24 meses de duração, para administrar entre seus alunos. Mediante o doutorado sanduíche, um doutorando pode realizar parte de sua formação em alguma universidade no exterior. Grandes são as vantagens desta formação: interagir com um grupo de pesquisa internacional, normalmente de referência dentro do campo em que o estudo é realizado; dispor de um orientador no exterior, que aporta novas visões e insights; inserção do doutorando numa network internacional, com acesso a congressos; imersão numa cultura e desenvolvimento de fluência em idiomas.Em 2012, foram aprovados os alunos Ricardo Engelberg, que irá para a Universidade do Arkansas realizar seus estudos sob orientação de um dos maiores pesquisadores mundiais na área de gestão da informação. Já a doutoranda Jucelia Appio irá para o Institute Superieur de Paris, da França, uma das três "grande ecoles" de business da França.A bolsa sanduiche, disponibilizada pela CAPES sob o Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), prevê ajuda de custos para o transporte, moradia e alimentação durante a estada no exterior, e pode chegar a 1 ano. As duas bolsas administradas pelo PMDA podem ser distribuídas para até seis alunos, que cumpririam estágios de até quatro meses no exterior. O PMDA deve receber tais bolsas anualmente. Para participar, confira as regras do doutorado sanduíche no

e busque informação na secretaria do PMDA.O aluno Marcio Cassandre foi beneficiado pela bolsa sanduíche em 2011, tendo realizado seu estágio na Universidade de Helsinki, Finlândia.

site da Capes

A Doutoranda Cláudia Herrero Martins Menegassi representou o Brasil e a América Latina na na 50ª Sessão da Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Social (comissão funcional do Conselho Econômico e Social da ONU, fundada em 1946), evento ocorrido em 3 de fevereiro deste ano na cidade de Nova Iorque. O tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese de doutorado. O evento contou com outros quatro palestrantes representantes da América do Norte, da África e da Ásia e participaram como ouvintes representantes do governo e de ONGs de diversos países dos cinco continentes. Hugh Timothy Duggan, consultor para a delegação dos Estados Unidos na ONU, propôs a inserção da EdC no programa da ONU “Global Compact” que, com seus 8.700 adeptos de 130 nações, é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa voluntária do mundo e cujos princípios relacionados às áreas de direitos humanos e de trabalho, meio ambiente e anti-corrupção vão ao encontro dos princípios vivenciados pelas empresas de Economia de Comunhão.

Mais informações:PMDA - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração Universidade Positivo - UPRua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Prédio da Biblioteca81280-330 Curitiba, PRTelefone: (41) 3317-3275 Fax: (41) 3317-3082E-mail: [email protected] Home-Page: www.up.com.br

Page 4: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Finlândia foi o destino escolhido por aluno do PMDA para o seu doutorado sanduíche

Doutoranda do PMDA retorna ao Brasil após estágio no Canadá

Após sete meses de estágio na University of Helsinki, o doutorando Marcio Cassandre da segunda turma do doutorado em Administração da Universidade Positivo retorna ao Brasil para a fase final de sua tese, sob a orientação da professora Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov. Marcio foi financiado pela Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) oferecido pela CAPES com o projeto intitulado “Change Laboratory: possibilidades e potencialidades de uma metodologia intervencionista para as pesquisas em Administração”. Sob co-orientação do professor Yrjo Engestrom, o doutorando participou de disciplinas, seminários e outras atividades proporcionadas pelo CRADLE (Center for Activity Theory and Developmental Work Research do Departament of Education da Faculty of Behavioural Sciences), contribuindo assim na ampliação do debate sobre a Teoria da Atividade e a metodologia de pesquisa proposta pelo Change Laboratory para as pesquisas na área da Administração no Brasil. “A experiência cultural, a interação com outros pesquisadores, a estrutura oferecida pela Universidade de Helsinki e a oportunidade de estar em contato direto com os representantes da terceira geração da Teoria da Atividade proveniente de Vygotsky foram fatores importantes no aprimoramento da tese e no meu desenvolvimento pessoal” afirma Marcio. Um dos resultados já alcançados e fruto dessa experiência foi a publicação do primeiro artigo em periódicos da área da Administração sobre o Change Laboratory - traduzido pela primeira vez para o português como Laboratório de Mudança - que trata dos principais elementos de uma metodologia e de um método de pesquisa importantes para o estudos sobre desenvolvimento organizacional.

A doutoranda Mayla Cristina Costa, da primeira turma de doutorado em Administração da Universidade Positivo, retornou do Canadá, onde realizou estágio doutoral na Universidade de Alberta, no período de julho a dezembro de 2011. Ela foi contemplada com bolsa pela Embaixada do Canadá por seu trabalho, que buscou por meio da comparação entre o Brasil e o Canadá investigar o grau de influência das lógicas institucionais nos sistemas de governança ligados aos recursos hídricos. Sua pesquisa possibilitou também a participação no Seminário de Teoria Organizacional, curso semestral ministrado pelo professor pesquisador Michael Lounsbury, um dos mais reconhecidos institucionalistas a nível mundial no grupo de estudos composto por cinco doutorandos da Universidade de Alberta. De acordo com a doutoranda, “a experiência foi muito boa e importante para a conclusão de minha pesquisa, além disso, contei com a receptividade e auxílio dos professores Michael Lounsbury e Royston Greenwood, importantes nomes da Teoria Institucional”. A doutoranda informou também que o Canadá e o Brasil compartilham oportunidades de intercâmbio e cooperação em todos os níveis de ensino, apoiadas por uma variedade de programas financiados por ambos os governos. Interessados devem acessar o site da Embaixada do Canadá para maiores informações. Como resultado, Mayla defenderá sua tese no dia 23 de março na Universidade Positivo, sob orientação do professor Edson Ronaldo Guarido Filho.

Page 5: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Chamada de Trabalhos Enanpad 2012

Novas docentes-pesquisadoras integram quadro do PMDA

Já está aberto o período de submissão de trabalhos para o XXXVI Encontro da Anpad (Enanpad), maior e mais importante evento científico da área de Administração no Brasil. As submissões de deverão ocorrer até a meia-noite (horário oficial de Brasília) do dia 28 de abril de 2012.Este ano, há mudanças no formato de submissão e de avaliação dos trabalhos. Segundo a Anpad, os autores deverão submeter não apenas o artigo completo, mas também um resumo expandido que servirá para uma seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados no evento. O processo de avaliação ocorrerá em duas etapas. A primeira avaliará o resumo expandido que, se aprovado, possibilitará a avaliação do trabalho completo, na segunda etapa. Tal mudança tem como propósito diminuir a sobrecarga dos avaliadores e melhorar a qualidade da revisão. Há mudanças também nas formas de apresentação. Além das sessões tradicionais, em que cada apresentador tem de 15 a 20 minutos para exposição de seu trabalho, e das sessões interativas, em que o tempo de apresentação é reduzido para que se promova o debate entre os autores, poderão ser organizados fóruns de debate. Nos fóruns, os apresentadores receberão previamente cópia dos trabalhos que compõem a sessão e questões transversais propostas por representantes da divisão acadêmica. Com isso, não haverá espaço para apresentações, mas incentivo ao debate acerca das possibilidades de contribuição com os trabalhos.Por fim, será também possível propor painéis competitivos visando dinamizar a participação da comunidade e incrementar a variedade de temas discutidos. Segundo a Anpad, os painéis visam “oportunizar a discussão de temas associados a grupos de pesquisa já consolidados; promover a discussão de temas emergentes e de fronteira na disciplina/divisão; possibilitar aos pesquisadores mais jovens a oportunidade de participar de discussões com pesquisadores seniores”.

Inscrições e informações detalhadas podem ser obtidas no site do .Enanpad 2012

Como parte de seu objetivo de galgar patamares cada vez mais elevados de excelência na formação de professores e pesquisadores, o Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo (UP) reforçou seu corpo docente nos últimos meses por meio da contratação da Professora Doutora Deise da Silva Ferraz e da Professora Doutora Lucilaine Pascucci.

Profª Drª Deise da Silva FerrazAdministradora com Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. É autora de diversos artigos publicados em livros, congressos e periódicos. Atua também como professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE e é Pesquisadora Júnior IPEA/CAPES. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: Mercado de Trabalho, Relações de Trabalho, Políticas Públicas para Geração de Trabalho e Renda, Relações de Gênero e de Poder no trabalho, Produção de Subjetividades pela publicidade e propaganda.

Profª Drª Lucilaine PascucciEconomista com Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É membro do corpo editorial da Revista Eletrônica Estácio Papirus e autora de diversos artigos publicados em anais de congressos científicos e periódicos nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: Gestão Estratégica, em especial, em Organizações Complexas e contextos Pluralísticos, Política e Poder nas Organizações. Em estudos mais recentes, a professora tem pesquisado a respeito da influência de aspectos políticos, comportamentais e interpretativos no processo de formação de estratégias.

Page 6: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Pesquisadores do PMDA têm trabalhosaprovados em congressos internacionais

O PMDA estará bem representado no 4th Latin American and European Meeting on Organization Studies (Laemos 2012), com a apresentação de sete trabalhos decorrentes de pesquisas de docentes, mestrandos e doutorandos. Sob o tema central: "Entrelaçando Organizações e Instituições: os Desafios da Participação, da Cooperação e da Governança", o Laemos será realizado entre os dias 27 e 30 de março na cidade de Axixic, no México. Além desse evento, o PMDA terá representantes no EGOS Colloquium, evento que será realizado na cidade de Helsinki, na Finlândia, entre os dias 5 e 7 de julho deste ano.

No EGOS Colloquium, será apresentado o trabalho "Change Laboratory for supporting organizational transformation?" elaborado pelo doutorando Marcio Pascoal Cassandre e a professora Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov, em parceria com os pesquisadores da University of Helsinki, Marco Pereira Querol e Jaakko Virkunnen. Segundo os autores, "o artigo objetiva conhecer de que forma o uso do método proposto pelo Change Laboratory tem contribuído para o desenvolvimento de um novo conceito para a atividade que o utiliza".

No Laemos serão apresentados os seguintes trabalhos:

A doutoranda Mayla Cristina Costa apresentará o artigo "Institutional logic: toward a paradigmatic and pragmatic consensus in institutional theory", que contou com a colaboração do professor do Edson Guarido.

O professor Rodolfo Coelho Prates apresentará o artigo "Cooperation in the Prisoner's Dilemma: the rules importance to achieve cooperation equilibrium".

O artigo "Strategy Formation in Brazilian Hospitals: organizational and institutional implications", elaborado pela professora Lucilaine Pascucci em pareceria com os professores Victor Meyer Júnior (PUC-PR) e João Marcelo Crubellate (UEM) também será apresentado no evento.

As doutorandas Vanessa Menezes e Fabíola Bevervanço Zdepski estarão representadas no Laemos por meio do artigo "The dymamics of innovation in tourism: meaning the practice of tourism in Castrolanda", escrito juntamente com as professoras do PMDA, Yára Bulgacov e Sieglinde K. da Cunha.

Os doutorandos Beatris Kemper Fernandes, Luis Gabriel Abravanel dos Santos e Ariane Latoski também aprovaram artigo em co-autoria com as professoras Sieglinde K. da Cunha e Yára Bulgacov, cujo título é "Innovation in a drugre hab centers network in Curitiba, Brazil".

A professora Sieglinde K. da Cunha também aprovou um terceiro artigo, intitulado "Technology innovation park Beta: the importance of cooperative network interactions for the sustainable development in Brazil", escrito em co-autoria com os mestrandos Carolina Lacerda Motta de Oliveira Gomes, Elaine John, João Alfredo Lopes Nyegray, Juliana Souza Villela e MarivandaBortolosoPigatto.

Os mestrandos João Alfredo Lopes Nyegray and Juliana Souza Villela participarão do Laemos com o artigo “Innovation as a competitive advantage for companies in emerging countries: the internationalization of late movers.”

Page 7: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Outras Produções e ComunicaçõesPor ocasião da apresentação do artigo "Organizações como Sistemas Políticos: a luz dos conceitos de ação e discurso de Hannah Arendt" no 7th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management realizado em Lima, Peru em dezembro de 2011, a doutoranda Maria Teresa Bustamante recebeu convite da Vice-Reitora da Universidade ESAN (Escuela para Administración de Negocios para Graduados), para ministrar curso de verão sobre um olhar diferenciado da China e sua repercussão na vida organizacional. A ESAN é uma universidade peruana e um dos mais destacados centros de educação em negócios da América Latina.

Sob a editoria dos professores Edson Ronaldo Guarido Filho, do PMDA, e Charles Kirschbaum, do Insper/SP, foi publicada edição especial da Revista de Administração Mackenzie (v. 12, n. 6, 2011) com foco nas Perspectivas Sociológicas da Estratégia em Organizações. Segundo os editores, a motivação central desta edição especial constituiu "discutir contribuições potenciais de teorias de base sociológica para o entendimento da estratégia lançando luz aos espaços teóricos e conceituais que podem ser explorados na discussão do fenômeno da estratégia em organizações e que proporcionam oportunidades interpretativas que vão além do enfoque econômico".Link: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/issue/view/205

Dois trabalhos autorados pelo doutorando Marcio Pascoal Cassandre foram recentemente publicados em periódicos nacionais. O artigo "Change Laboratory: uma Proposta Metodológica para Pesquisa e Desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional" saiu na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP, v. 12, n. 4), em co-autoria com os pesquisadores Marco Pereira Querol, da University of Helsinki, e José Marçal Jackson Filho, da Fundacentro. O outro artigo, "Saúde dos docentes dos cursos de stricto sensu: os danos causados por imposições do processo avaliativo", foi publicado na Revista Mal-Estar e Subjetividade (v.11, n. 2).

Link: http://www.angrad.org.br/_resources/_circuits/article/article_993.pdfLink: http://www.unifor.br/images/pdfs/subjetividade/2011.2_artigo12.pdf

O artigo "Contribuição do Conceito de Prática Social para o Campo da Inovação" foi aprovado para ser publicado no periódico International Journal of Inovation and Learning. O artigo é fruto de pesquisa conduzida pelas professoras Yára L. M. Bulgacov e Sieglinde K. da Cunha, da doutoranda Fabíola Bevervanço Zdepski e contou com a colaboração da professora Denise de Camargo (UTP).

A professora SieglindeKindl da Cunha participou como professora convidada, do Curso sobre “Evaluación de la Calidade de La Formación Del Profesorado” no período de 28 de novembro a 09 de dezembro de 2011, em Madri, ministrando a disciplina “La formación Del profesorado para un mundo sostenible”. O curso foi promovido pelo Departamento de Didáctica, Organización Escolar e Didácticas Especiales da Faculdad de Educación da Universidad de Educación à Distância – UNED – Madri – Espanha.

O professor Rene E. Seifert do PMDA/UP apresentou resultados do estudo sobre o papel da interpretação nas escolhas estratégicas relacionadas à internacionalização de pequenas empresas no 37ª Congresso da European International Business Academy. O estudo investigou como decisores em pequenas atribuem significados à internacionalização, e como diferentes modos de interpretação podem influenciam as escolhas estratégicas nesse processo.

Parabéns aos professores e alunos do PMDApor essa preciosa contribuição.

Page 8: Aluna do PMDA é a primeira Doutora formada pela ... · tema de sua palestra foi Economia de Comunhão (EdC), tema este que sempre desenvolveu em seus estudos e é foco de sua tese

Defesa de Tese de Doutorado

23/03/2012 - 14hREGULAÇÃO E GOVERNANÇA DOS SISTEMAS NACIONAIS DE RECURSOS HÍDRICOS, NO PERÍODO 1977-2010: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E CANADÁMAYLA CRISTINA COSTA

27/03/2012 - 9hA DIFUSÃO DE ESTRATÉGIA NA INDÚSTRIA ALFA: UMA ABORDAGEM ESTRUTURACIONISTAFABIO MARCELLO SORGON

30/03/2012 - 14hCOMPETÊNCIAS GERENCIAIS E ROTINAS ORGANIZACIONAIS PARA INOVAÇÃO: O CASO DA ELETROLUX DO BRASILCRISTINA MARIA SOUTO FERIGOTTI

Qualificação de Projetos de Tese de Doutorado

26/03/2012 - 14hANÁLISE SITUADA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: REVELANDO A MEDIAÇÃO DA EMOÇÃOLILIANE CANOPF

29/03/2012 - 10hUMA ANÁLISE DA GESTÃO DE OPERAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE TRÊS PERSPECTIVAS: PESQUISA, ENSINO E PRÁTICA EMPRESARIALJURANDIR PEINADO

29/03/2012 - 14hUMA ANÁLISE SITUADA DA PRÁTICA TURISTICA NA COLÔNIA WITMARSUM: MEDIÇÕES CULTURAIS, APRENDIZAGEM EXPANSIVA E MEMÓRIA COLETIVAFABÍOLA BEVERVANÇO ZDEPSKI

30/03/2012 - 08h30EFEITO MEDIADOR DO AMBIENTE DE TRABALHO NA RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E PERFORMANCE DAS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR NO BRASILJUCELIA APPIO TIBOLA

Defesas de Dissertação de Mestrado

27/03/2012 - 10hAPRENDIZAGEM EXPANSIVA DE UMA NOVA SISTEMÁTICA DE CONTROLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORLETICIA DE LIMA STROZZI

27/03/2012 - 14hA DINÂMICA DE LEGITIMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES JORNALÍSTICAS: ESTUDO DE CASO DA GAZETA DO POVOANA PAULA MIRA

27/03/2012 - 14hESQUEMAS INTERPRETATIVOS E OS CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS E RELACIONAIS DA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO FINANCEIRA EM ORGANIZAÇÕESANDREIA RIBEIRO DA LUZ

28/03/2012 - 15hESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E LEGITIMIDADE: O CASO DA KLABIN S/A E O DISTRITO INDUSTRIAL DE TELÊMACO BORBA/PRRENATA FRAGOSO MARIA SOBRINHO

29/03/2012 - 14hA LÓGICA INSTITUCIONAL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS BANCOS MÚLTIPLOS BRASILEIROS ENTRE OS ANOS 1989-2008OSVALDO ARRUDA DE ALMEIDA

AGENDA DE BANCAS PMDAQualificação de Projetos de Dissertação de Mestrado

20/03/2012 - 14hO IMPACTO DA LEGALIDADE E DO GERENCIALISMO NA ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAFABIANO BLONSKI

21/03/2012 - 14hOS LIMITES PARA A INOVAÇÃO E OS CUSTOS DE TRANSAÇÃOELAINE JOHN

22/03/2012 - 10hAVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS EM ORGANIZAÇÕES VOLUNTÁRIAS DE ORIGEM RELIGIOSADANIEL CANTIDIANO DUARTE DA SILVA

22/03/2012 - 14hA DINÂMICA DA RACIONALIDADE SUBSTANTIVA E UTILITÁRIA EM ORGANIZAÇÕES CONFESSIONAIS DE ENSINOMEIRE FAVA

22/03/2012 - 17hOS SIGNIFICADOS SOBRE SUSTENTABILIDADE E AS ESCOLHAS ESTRATÉGICAS NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVILSEBASTIÃO GERSON ORTEGA

22/03/2012 - 17hPRESENÇA SOCIAL E AFETIVIDADE EM AMBIENTES VIRTUAISCAROLINA LACERDA MOTTA DE OLIVEIRA GOMES

28/03/2012 - 13h30AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR : UM ESTUDO DA ABRANGÊNCIA SEMÂNTICA E FORMAL DO MODELO DE AUTOAVALIAÇÃO DE UMA IFE PARANAENSE ELSI DO ROCIO CARDOSO ALANO

29/03/2012 - 14hA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA LEGITIMIDADE DO PROFISSIONAL DE RH: O CASO DO PROCESSO DECISÃO DE DOCENTES DE IESDEISE LÉIA FARIAS HOFMEISTER

29/03/2012 - 16hSIGNIFICADOS DO CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA ESTRATÉGIA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR SUPERMERCADISTADINIZ ALEXANDRE FIORI

30/03/2012 - 10hUM ESTUDO DA RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE IES PÚBLICAS E EMPRESAS NO QUE SE REFERE À TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO PRMARA ELIZETE EBERHART

30/03/2012 - 10h30ORGANIZAÇÕES E AMBIENTE LEGAL: ANÁLISE DO PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DO PREGÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRAFERNANDA ALVES ANDRADE

30/03/2012 - 14hRELAÇÕES DE TRABALHO E DISCURSO RELIGIOSO: UM ESTUDO MULTICASOPRISCILA DA SILVA DUARTE

30/03/2012 - 16hPROCESSO ESTRATÉGICO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DOS ELEMENTOS INTERVENIENTES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DO INPA - 2006 - 2010IZABEL CRISTINA SERRÃO VITAL