Álvaro Mendes

6
Ourém: História, Emoções e Afetos Pintura exposição Álvaro Mendes

description

Exposição Pintura Galeria Municipal de Ourém

Transcript of Álvaro Mendes

Page 1: Álvaro Mendes

Ourém:História,

Emoçõese Afetos

Pinturaexposição

Álvaro Mendes

Page 2: Álvaro Mendes

Álvaro Mendes nasce em 1945, em Sintra.Em 1960 entra para a Escola de Artes Decorativas António Arroio tendo no curso de Desenhador-Gravador Litógrafo os seguintes mestres: Escultor Anjos Teixeira, Ceramista Celestino Alves, Pintor Martins Barata, Pintora Eugenia Coelho, Designer Vítor da Silva, Arquitecto de Interiores

Abreu Lima. Ainda nos anos 60 inicia-se na criatividade publici-tária como desenhador Gráfico. A ilustração surge paralela-mente como complemento a essa actividade.Na década de 70 participa em vários concursos públicos para a criação de emissões de selos dos CTT.Ao longo deste percurso conhece vários companheiros de trabalho e alguns deles consagrados artistas plásticos: Pintor Fausto Boavida, Desenhador|Gravador Cipriano Dourado, Gravador|Pintor José Faria, Serígrafo|Pintor António Inverno, Gráfico Carlos Rafael, Ilustrador|Pintor Vítor Ribeiro.A partir de 1989 são realizadas edições de serigrafias no atelier do Mestre António Inverno.Lecciona desenho e pintura, desde 2006, na Associação Cultural de Abrantes.

Page 3: Álvaro Mendes
Page 4: Álvaro Mendes
Page 5: Álvaro Mendes

Dono de uma intuição singular, Álvaro Mendes agrega à estética convencional, uma filosofia cromática, sensível e harmónica. De um simples observar estático, ele vai desenrolando o seu universo poético, sobrepondo imagens e cores, numa intuitiva invenção transcendental.A sua pintura revela o diálogo constante entre volutas barrocas e formas geométricas que se confrontam espon-taneamente, na pele de algum mosaico assinalado para renascer da penumbra do esquecimento. Numa lógica contestação por claridade, um pormenor esquecido retoma cor e forma. Orgânico e biológico ele renasce p´la mão do nosso artista que com arte e encanto estabelece a surpresa do olhar, no ritmo inesperado das interrupções. Um puro e sedutor jogo. Um bailado mental de luz, cor, forma e transparência.

Santos Lopes

Page 6: Álvaro Mendes

06 . Out . a 04 . nov . 2012Galeria Municipal de Ourém

3ª Feira a Domingo das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00