Álvaro Siza Vieira

16
Álvaro Siza Vieira

Transcript of Álvaro Siza Vieira

Page 1: Álvaro Siza Vieira

Álvaro Siza Vieira

Page 2: Álvaro Siza Vieira

Álvaro Siza O arquiteto Álvaro Siza Vieira

nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. Entre 1949 e 1955, estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Porto, onde mais tarde veio a lecionar. No início de sua carreira, colaborou com o arquiteto Fernando Távora e logo se empenhou em um projeto coletivo do período: não ser tradicionalista e não ignorar suas raízes.

Page 3: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo

Page 4: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo A Fundação Iberê Camargo

inaugurou em maio de 2008 sua nova sede, primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O projeto, que recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, configura-se como um referencial arquitetônico não apenas para a cidade de Porto Alegre, como também para o Brasil.

Rampas em balanço dão expressividade ao volume

Page 5: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo

A Fundação conta com uma área total de 8.250m², construída em um terreno doado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, às margens do Guaíba. Primeira no País a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção.

Dispondo de nove salas de exposições distribuídas ao longo de três pavimentos, além de um grande espaço no primeiro andar, o prédio tem o total de cerca de 1.300m² disponíveis para a mostra de pinturas, gravuras e desenhos. Além desses espaços, conta com o Centro de Documentação e Pesquisa, a Reserva Técnica, um auditório com 100 lugares, uma cafeteria, uma loja e um estacionamento subterrâneo para 100 carros.

Page 6: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo

O projeto também é ambientalmente responsável: visando a recuperação da paisagem original existente nas encostas do terreno (12.000m² de área verde, cedidos formalmente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente à Fundação, que a adotou), o consumo de energia é baixo, a água da chuva é reutilizada nos banheiros e uma pequena estação de tratamento de efluentes faz o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos no próprio local. A água resultante do processo serve para regar a vegetação. Na encosta, uma trilha ecológica com identificação de espécies nativas será aberta ao público em parceria com a Fundação Gaia.

Page 7: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo

Os volumes menores, vistos do fundo

O café, parcialmente em balanço, abre-se também para a área verde

Page 8: Álvaro Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo

Page 9: Álvaro Siza Vieira

Igreja de Santa Maria A igreja da Imaculada Virgem

Maria, em Marco de Canavezes é uma das mais puras e poderosas obras de Siza. A nave simples, com 30 m de comprimento, é rematada com estreitas portas de 10 m de altura, abrindo sobre a praça. No interior, Siza dedicou o maior cuidado à concepção de numerosos detalhes, dos bancos ao altar, passando pela cruz de madeira dourada que se ergue à direita do altar.

Page 10: Álvaro Siza Vieira

Igreja de Santa Maria Embora se tenha recorrido a

técnicas de construção locais, de forma a reduzir os custos, as marcas do arquiteto estão presentes em todos os pormenores, em particular nas espantosas “chaminés de luz” que orientam dois raios luminosos para as traseiras do altar, de forma a sugerir a presença de uma cruz. Esses poços de luz iluminam também a capela funerária situada mesmo por baixo o altar.

Page 11: Álvaro Siza Vieira

Igreja de Santa Maria

Page 12: Álvaro Siza Vieira

Igreja de Santa Maria

Page 13: Álvaro Siza Vieira

Vieira de Castro House A casa está situada no alto de uma

colina que domina a moderna cidade de Famalicão, a norte do Porto. Logo à entrada, o visitante depara com duas portas em aço Corten, desenhadas por Siza, que igualmente concebeu a parede de pedra rústica que delimita os terraços. Uma álea conduz à porta de entrada, ladeando uma piscina retangular e um afloramento de rocha. No interior, um corredor em parquet, ligeiramente inclinado, leva à sala de estar. A chaminé, o mobiliário da sala, os móveis da cozinha, tudo foi desenhado por Siza.

Page 14: Álvaro Siza Vieira

Vieira de Castro House

Page 15: Álvaro Siza Vieira

Bibliografia Livro: A construção de um novo

milênio – Philip Jodidio. Sites: www.google.com.br www.arcoweb.com.br

Page 16: Álvaro Siza Vieira

Aluna: Ana Paula Ferreira Maia Curso: Arquitetura e Urbanismo Período: 7° noturno Disciplina: Projeto V Professores: Data: 05/03/2009