Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

12
Universidade José do Rosário Vellano - Edição 119 - Ano VII - jan/Fev/2009 O Prêmio Célio de Castro chegou para o Alzira Velano em um momento significativo. O hospital com- pleta 16 anos de existência cuidando da saúde da população de Alfenas e da re- gião. Inaugurado oficialmente em 12 de de- zembro de 1998, pelo então reitor Edson Antônio Velano, o Alzira Velano construiu sua história com trabalho,dedicação e competência em busca da excelência. Página 6 Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais centenários O Secretário de Estado da Saúde Marcus Pestana e a Reitora da Unifenas Dra. Maria do Rosário Araújo Velano, após descerrarem quadro com a foto do Prof. Edson Antônio Velano, na inauguração da Unidade Materno- Infantil do hospital Alzira Velano Leia também Moderna e humanizada, maternidade do Alzira Velano se- gue novas normas que estimulam o parto normal. Pág 3 Dez anos da Unifenas em varginha. Pág. 11

Transcript of Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Page 1: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Universidade José do Rosário Vellano - Edição 119 - Ano VII - jan/Fev/2009

O Prêmio Célio de Castro chegou para o Alzira Velano em um

momento significativo. O hospital com-pleta 16 anos de existência cuidando da

saúde da população de Alfenas e da re-gião.

Inaugurado oficialmente em 12 de de-zembro de 1998, pelo então reitor Edson

Antônio Velano, o Alzira Velano construiu sua história com trabalho,dedicação e competência em busca da excelência.

Página 6

Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais centenários

O Secretário de Estado da Saúde Marcus Pestana e a Reitora da Unifenas Dra. Maria do Rosário Araújo Velano, após descerrarem quadro com a foto do Prof. Edson Antônio Velano, na inauguração da Unidade Materno- Infantil do hospital Alzira Velano

Leia tambémModerna e humanizada, maternidade do Alzira Velano se-

gue novas normas que estimulam o parto normal. Pág 3

Dez anos da Unifenas em varginha. Pág. 11

Page 2: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/20092

Publicação da Assessoria deComunicação da UnifenasReitora:Profª Maria do Rosário Araújo VelanoVice-ReitoraDra. Larissa Araújo Velano

Chefe de Gabinete da ReitoriaDra. Viviane Araújo Velano CassisJornalista Responsável e Editoração:Marcilene Silva Nogueira(Mtb 6.183)Colaboração:Everton Luiz Marques

Américo Alves Cerqueira PassosJoão Batista CruzFotos:Galvone Praga de OliveiraCâmpus de AlfenasRod. MG 179 Km 0 Cx P. 23 -

Cep 37130-000 Alfenas - MGImpressão: Atenas Assessoria e Consultoria Ltda(Arte Gráfica Atenas)Tel.: (35) 3299 3847 e 3299 3844

Informativo da UNIFENAS

A egressa do curso de Medicina do câmpus de Alfenas da Uni-

fenas Bruna Barbosa Dias, que colou grau no dia 19 de dezembro, passou no Hospital Felício Rocho em Belo Hori-zonte para sua residência.

A egressa do curso de Medicina do câmpus de Alfenas da Unife-

nas Paola Dias Cabral, que colou grau no dia 19 de dezembro, passou na USP/Riberião Preto para a residência na área de Pediatria.

SESMT promove treinamento de combate a incêndio

A ex-aluna Eralda Luiza Castro Concentino, formada na 1ª turma de Bio-medicina da Unifenas- BH, foi aprovada no mestrado em Ciências da

Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Irá atuar na área de saúde da criança e do adolescente com o tema genética molecular. Mais um bom motivo de orgulho e incentivo para o curso de Biomedicina.

Câmpus de Alfenas

Dissertação de Mestrado

O coordenador do curso de Administração da Unifenas,

câmpus de Poços de Caldas, Lázaro Quintino Alves (foto) fez sua defesa de dissertação de mestrado. Seu tra-balho recebeu o título de “Viabilidade econômica dos créditos CO2 da cana-de-açúcar na produção de aguardente artesanal”. Ele foi apresentado à comissão examinadora formada pela doutora da UFMG Moema Miranda Siqueira e os doutores José Messias de Miranda, coordenador do mestrado; e Adriano Bortolotti da Silva, orientador do trabalho.

A defesa de dissertação visa à ob-tenção do grau de Mestre Profissional

em Sistemas de Produção na Agro-pecuária; mesmo nome do mestrado oferecido pela Unifenas, câmpus de Alfenas. A sessão pública ocorreu no dia 17 de fevereiro, no salão azul, da biblioteca central da Universidade.

Everton Marques

Funcionários de diferentes se-tores da UNIFENAS receberam

informações de como evitar e extinguir um foco de incêndio. Desenvolvido pelo SESMT (Serviço Especializado em En-genharia de Segurança em Medicina do Trabalho) da Universidade, o treina-mento, realizado em fevereiro, ocorreu nos períodos de recarga dos extintores cerca de três vezes por ano. As orien-tações são transmitidas em 2 horas de aula teórica, seguida de parte prática.

O trabalho de orientação e cons-cientização dos riscos oferecidos pelo incêndio é amplo. De forma geral, na aula teórica o funcionário toma conhe-cimento, por exemplo, de que só há fogo quando existem combustível, calor e oxigênio comburente. Este processo é chamado de “triângulo da combus-tão”.

Outra informação importante é quanto ao manuseio dos extintores de incêndio. Na Universidade são três os tipos de extintores utilizados: água pressurizada (para materiais como a

madeira, papéis e plásticos); o de pó químico seco (para líquidos combustí-veis e inflamáveis) e de CO2-gás carbô-nico (para materiais elétricos energiza-dos). Na parte prática do treinamento, o aluno aprende como utilizá-los.

De acordo com o técnico de se-gurança do trabalho Alaércio da Silva Ribeiro, a primeira atitude diante de um princípio de incêndio é manter a calma. A traquilidade é a condição necessá-ria para decidir o próximo passo, que será abafar o fogo ou retirar o material combustível.

O resultado do treinamento não se aplica apenas na instituição. O técnico de segurança diz que, se necessário for, os funcionários saberão utilizar os novos conhecimentos em suas residên-cias. “A gente tem feito a reciclagem com o pessoal e eles falam que muitas vezes usam fora da Universidade as coisas aprendidas”, diz.

Para a realização do treinamento, o SESMT conta com o apoio do depar-tamento de Recursos Humanos e che-fes de setores, que liberam os funcio-nários para dela participarem.

O treinamento foi desenvolvido pelo técnico de segurança do trabalho Alaércio da Silva Ribeiro e pelo engenheiro de segurança do trabalho José Fernando Costa Carvalho

Page 3: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/2009 3

Moderna e humanizada, maternidade do Alzira Velano segue novas normas que

estimulam o parto normal

Soloni Viana

A maternidade do Alzira Ve-lano, que integra a Unidade

Materno-Infantil Prof Edson Velano, recém- inaugurada, cumpre totalmente as exigências especificadas na reso-lução RDC nº 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os serviços de atendimento obstétrico e neonatal no país, divulgadas no final de julho pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão.

A resolução, que entrou em vigor em dezembro, estabelece padrões para o funcionamento desses servi-ços - seja ele público, privado, civil ou militar – em relação à qualificação, estrutura, humanização da atenção e gestão, e redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente.

Na maternidade do Alzira Vela-no, as gestantes são acomodadas em quartos individuais, com um único leito e banheiro exclusivo, ficando in-ternadas desde o pré-parto, durante o parto e e pós- parto. Depois do nas-cimento do bebê, seguem para outra

ala da Unidade materno- infantil – o alojamento conjunto, onde ficam em apartamento - com quarto e banheiro, com o filho recém- nascido e o marido, ou o acompanhante que desejar. Para humanizar ainda mais o ambiente, a identificação dos quartos é feita com nome de flores que sejam também nome de mulher. São dálias, rosas, jasmins, hortênsias, íris e margaridas florescendo em cada quarto, como em um jardim.

Na maternidade do Alzira Velano, cada quarto funciona como centro obstétrico, com equipamentos e mobi-liário específicos para a realização de partos normais, que agora são feitos nos quartos e não mais no Bloco Ci-rúrgico, seguindo os novos padrões definidos pelo ministério.

Há uma sala especial chamada de “oficina do nascer” onde as gestan-tes fazem exercícios, alongamentos e relaxamento antes do parto, sob a o-rientação de fisioterapeutas. A equipe multidisciplinar faz orientação às mães e pede participação dos familiares nos cuidados com o recém-nascido,

o-rientam sobre a importância do alei-tamento materno, além do estímulo ao chamado “contato pele a pele” da mãe com o recém-nascido. Essas são medi-das simples, mas que podem impactar positivamente na saúde da criança.

Para o médico obstetra especia-lizado em gravidez de alto risco Re-nato Ajeje, “desde o início da vida do hospital Universitário Alzira Velano, a maternidade sempre foi tratada com muito carinho pelo então Reitor Edson Velano. “Iniciamos como uma semente e fomos crescendo com o passar dos tempos. Hoje a nossa maternidade é motivo de orgulho, pela sua atuação na sociedade alfenense e em toda região. Somos referência no serviço de gravi-dez de alto risco e de atendimento es-pecializado em ginecologia.” Ele afirma que a nova maternidade está equipada para ter um atendimento mais huma-nizado, com conforto para as usuárias e para os profissionais.

De acordo com a coordenadora Adriana Wagner, na maternidade a gestante conta com a assistência de profissionais de outras especialidades. Além dos obstetras e enfermeiros, há fisioterapeutas, psicólogos e nutricio-nistas, e a prática do estímulo ao parto normal tem sido constante. Segundo ela, o incentivo ao parto normal huma-nizado é o principal objetivo das novas normas da Anvisa, assim como o con-trole possível dos riscos às gestantes e aos bebês.

Espera-se com as novas normas da Anvisa reduzir a mortalidade ma-terna e neonatal no país com as ações propostas. Segundo o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 3 mi-lhões de nascidos vivos no país anual-mente. Quase 2,1 milhões nascem nas unidades do Sistema Único de Saúde. Destes, 1,4 milhão correspondem a partos normais e 670 a cesarianas. Em 2006, de acordo com os números do ministério, foram registrados no país 274 óbitos de mulheres em de-corrência de complicações relaciona-das ao parto.

Profª. Maria do Rosário Araujo Velano – reitora da UNIFENAS; Marcus Pestana - secretário de Estado da Saúde; Dra.Larissa velano - vice reitora da Unifenas; Dra.Viviane Araujo Velano Cassis –chefe de gabinete da reitora; Carlos Mosconi- depu-tado estadual; Pompílio Canavez - prefeito de Alfenas, e a médica Adriana Wagner- no quarto da maternidade, por ocasião da inauguração da Unidade Materno- Infantil prof Edson Velano

Câmpus de Alfenas

Espaço Formatura

Em Alfenas, a turma “Prof. João Bosco Oliveira Silva” recebeu o seu certificado de conclusão do curso de Odontologia. A assessora peda-gógica Daisy Fabris de Almeida Singi presidiu a sessão, que teve como paraninfo o prof. Sidney Pereira dos Santos e como patrono o prof. Vitor Alexandre Marinho. A colação ocorreu no dia 06 de fevereiro, no Alfenas Tênis Clube.

No dia 23 de janeiro, quem co-lou grau foram os alunos do curso Superior de Tecnologia em Radiolo-gia, de Divinópolis. Esta quinta tur-ma teve como paraninfo o professor Alexandre Antônio Barroso Vieira e como patrono o prefeito do municí-pio Vladimir de Faria Azevedo. A ce-rimônia, no Instituto Nossa Senhora do Coração, também contou com a presença da reitora Profª Maria do Rosário Araújo Velano

Alunos de Direito, turma “Pro-fessor Odenir Augusto de Oliveira”, foram graduados em Campo Belo. A solenidade presidida pela reito-ra Maria do Rosário Araújo Velano teve como paraninfo o prof. Dimas Messias de Carvalho e como patro-no o prof. Denílson Victor Machado Teixeira. A solenidade ocorreu no dia 30 de janeiro, no Campo Belo Country Club.

Page 4: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/20094

Américo Passos

Após a dedicação de mais de uma década como professor da

Faculdade de Direito da UNIFENAS, o Juiz de Direito Dr. Augusto Moraes Bra-ga deixa de lecionar na instituição. O magistrado foi homenageado por cole-gas, alunos e reitoria da Universidade.

Segundo a Coordenadora da Facul-dade de Direito da UNIFENAS Dra. Ivâ-nia Maria Goretti de Oliveira Pereira, o professor Augusto se dedicou inte-gralmente à Universidade, trabalhando junto aos alunos para que estes pu-dessem ter um conhecimento amplo, saindo do conhecimento técnico, mas um conhecimento justo, humano, da-quilo que é realmente necessário ao profissional do Direito.

O magistrado também recebeu homenagem de alunos que estavam presentes à solenidade, como o acadê-mico do sexto período Paulo Henrique Santos Pereira, que ressaltou na pes-soa do professor o compromisso que ele tinha com seus alunos no ensino do Direito Processual Civil. Outro acadêmi-co, Nairo José Borges Lopes, também do sexto período, destacou que foi mui-to gratificante o convívio com o Dr. Au-gusto, enquanto professor, devido ao seu empenho ao lecionar na Faculdade de Direito da UNIFENAS. O homena-geado, Dr. Augusto Moraes Braga, foi colega de facul-dade do fundador da UNIFENAS, Prof. Edson Antônio Velano,

na FADIVA (Fa-culdade de Direito de Varginha), onde ambos cultivaram uma amizade a qual proporcionou tempos depois o convite para lecionar na UNI-FENAS, quando atuava como juiz crimi-nal na comarca de Alfenas.

Dr. Augusto, como carinhosamente é chamado pelos colegas de magisté-rio e pelos alunos, fala que deixar de lecionar na UNIFENAS passa a ser uma perda muito grande, pois, para ele, ou para qualquer profissional, ministrar aulas é um motivo de orgulho e ainda mais numa instituição reconhecida em todo o Brasil como é a UNIFENAS.

Para o magistrado, a homenagem foi em decorrência da benevolência do vasto coração da reitora e de todos que participaram da homenagem, di-zendo que não é merecedor de todas as honrarias recebidas. Com relação a deixar de lecionar na UNIFENAS, ele deixa uma mensagem aos alunos que continuam, para que eles aproveitem os professores que integram o qua-dro da Faculdade de Direito, já que são muito qualificados e estão aptos a transferirem todo o conhecimento e experiência aos futuros profissionais do Direito. Dr. Augusto ressalta ainda que os que pretendem ingressar em uma Faculdade de Direito devem fazê-lo na UNIFENAS, já que ela está apta, fornece os elementos, está disposta e tem a estrutura necessária para a for-mação acadêmica.

Quinze anos dedicados ao magistério

Reitora da Unifenas Dra. Maria do Rosário Araújo Velano e chefe de gabinete da reitoria Dra. Viviane Araújo Velano Cassis e Dr. Augusto Moraes Braga, durante homenagem

Câmpus de Alfenas

Espaço Formatura

A coordenadora de geral de gra-duação Marlene Leite Godoy Vieira de Souza presidiu a colação da tur-ma de Farmácia de Alfenas. A turma “Os alquimistas” teve como paranin-fo o professor Marcelo Reis da Costa e patrona, a professora Luiza Barbo-sa Messora. A sessão solene ocor-reu no dia 30 de janeiro, no Alfenas Tênis Clube.

Em Varginha, alunos de Enferma-gem, turma “Profª. Cleuma R. R. de Freitas”, receberam o seu certificado de conclusão de curso. Os forman-dos tiveram como paraninfa a como profª. Evellin R. Alfredo e patronesse, a profª. Gisele Apª. Paiva. A reitora Maria do Rosário Araújo Velano presi-diu a solenidade realizada no dia 6 de fevereiro, no Teatro Mestrinho.

Em Poços de Caldas foram gra-duados alunos dos cursos de Ad-mi-nistração, que recebeu o nome da patronesse “Professora Márcia Alvise Teixeira” e a primeira turma de Nutrição, que recebeu o nome da “Professora Fernanda Beraldo Michelazzo”. A sessão foi presidida pelo supervisor do câmpus Geraldo Rômulo Vilela Filho, no dia 12 de fe-vereiro, no teatro Benigno Gaia, no Espaço Cultural da Urca.

Quem também colou grau em fevereiro foram os formandos de Pedagogia, turma “Professora Rosa-maria Silva Hattge de Oliveira”. Como paraninfa a turma homenageou a professora Sunita Pereira Mourão e como patronesse a professora Ana Francisca de Oliveira. A sessão sole-ne, no dia 13, no Alfenas Tênis Clu-be, foi presidida pela reitora Maria do Rosário Araújo Velano.

O Salão de Eventos I, do Câmpus de Alfenas, recebeu, no dia 18 de feve-reiro, alunos de diversos cursos para a colação em separado. Na solenidade presidida pela reitora Maria do Rosário Araújo Velano, foram graduados alu-nos dos cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciência da Com-putação, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Telecomunicações e Zootecnia.

Page 5: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/2009 5

Pioneirismo marca a Faculdade de Ciência da Computação

Américo Passos

Criada em 1989 como umas das primeiras Faculdades de Computação do Sul de Minas,

o Curso de Ciência da Computação da UNIFENAS sempre esteve à frente de seu tempo, oferecendo a melhor estrutura para a formação de profissionais capacitados para atuarem na área da tecnologia da informação.

Na época, o curso era de Tecnologia em Proces-samentos de Dados, mas já de nível superior, com duração de três anos. Com o passar do tempo, foi criado o curso de Bacharelado em Ciência da Compu-tação, em 1993, com duração de 4 anos, reconheci-do pelo MEC em 1995.

O coordenador da Faculdade, Prof. Alexandre Martins Dias, ressalta que o profissional formado nesta área tem um campo muito vasto de atuação. Cita alguns, como redes de computadores, internet e

comércio eletrônico.O professor dá destaque para uma área que está

surgindo atualmente, que é a de gerência de proje-tos. Nela uma empresa coloca em execução diversos projetos ao mesmo tempo, e a figura de um profis-sional que gerencie isso é fundamental na área de informática.

Com relação a estrutura da faculdade, o coor-denador relata que a Faculdade possui dois labora-tórios com computadores modernos, com monitores de LCD e placas de vídeos usadas para a computação gráfica, softwares atualizados, além das parcerias com a Microsoft através de uma célula acadêmica que oferece todo o suporte para o estudo dos seus softwares e também com a IBM, fabricante de compu-tadores para uso em grandes empresas.

Dentre algumas das disciplinas do curso, há a de engenharia de software, que é ministrada pelo Prof. José Cláudio de Souza Reis. Este explica que a maté-ria é composta de três disciplinas: requisitos de sof-tware, projeto de software e qualidade de software. No requisito de software, os acadêmicos são prepa-rados para conversar com os usuários e entender o que eles precisam em sistemas de informação, e em seguida são criados modelos que representam as necessidades dos usuários. Com relação ao pro-jeto de software são criados modelos de como essas necessidades, que foram vistas nos requisitos, serão implementadas no computador, passando para a úl-tima disciplina, quando os acadêmicos aprendem a criar softwares de qualidade.

Segundo o professor, todos os projetos desen-volvidos na teoria posteriormente são aplicados na

prática, no final de cada semestre letivo. Para que não pareça muito distante da vida de cada um, José Cláudio explica que estes programas são utilizados por todos no dia-a-dia, como em empresas para con-trole de estoque, contas a pagar e receber, sites de empresa e comércio eletrônico.

Outra área do conhecimento em destaque na Fa-culdade é a de Hipermídia e Computação Gráfica, sob a responsabilidade do Prof. Celso de Ávila Ramos, que explica que na disciplina de hipermídia o acadê-mico aprende a utilizar as tecnologias de comunica-ção através de hipertextos utilizados internet: textos, sons, imagens, associados à multimídia.

Ele destaca que hoje a computação gráfica ga-nha, a cada dia, mais destaque devido ao campo de atuação para o profissional que pode ser na ciência médica, engenharia, arquitetura, jogos, cinema, tele-visão e publicidade. Durante as aulas, o acadêmico assimila os fundamentos matemáticos que o levam, ao final, a criar um software para desenvolver esses trabalhos.

Prof. Celso dá destaque ao mercado de trabalho que, segundo ele, oferece trabalho para todos os profissionais. Existem muitos curiosos e poucos pro-fissionais especializados, mas é para esses últimos aproveitar a carência de especialistas. Hoje estão em aberto cerca de 50 mil vagas no Brasil para o pro-fissional de tecnologia da informação, com previsão, para o ano de 2010, de cerca de 150 mil vagas. Para os interessados em entrar nesse mundo da tecnolo-gia, mais informações podem ser obtidas pelo telefo-ne (35) 3299-3123 na secretaria do curso.

Laboratório moderno com computadores de última geração

Promoção da saúde através da Ciência e TecnologiaAmérico Passos

A Faculdade de Biomedicina da Universidade José do Rosário

Vellano - UNIFENAS, realizou em no-vembro o primeiro Congresso e o quin-to Simpósio de Biomedicina, na sala de Eventos I, no câmpus da instituição, em Alfenas.

O evento teve como tema a “Ciência e tecnologia na saúde: Uma Visão Mul-tiprofissional”, abordando diversos te-mas e promovendo minicursos na área da Biomedicina como “O profissional Biomédico, Biomedicina e Perícia Cri-minal”, “A importância da célula-tronco no futuro da humanidade”, entre ou-tros de relevância para os acadêmicos e profissionais da área.

Para a coordenadora da faculdade de Biomedicina Prof.ª Luisa Barbosa Messora, a programação do evento foi totalmente voltada para a área científi-ca, que englobou todos os campos de atuação do profissional biomédico.

Lucas Torres Moreira, acadêmico do sexto período do curso e membro da comissão organizadora, ressalta que o evento teve uma adesão muito grande dos acadêmicos de biomedicina e que as palestras abordaram temas bem re-centes de atuação do biomédico.

Segundo a coordenadora, com a realização do primeiro congresso, fica evidenciada a importância da profissão do biomédico e mostra ao acadêmico que o mercado de trabalho é exigente e eles devem estar preparados.

Lucas Torres Moreira/ Acadêmico do 6ºperíodo/ “As palestras abordaram temas bem recentes de atuação do biomédico”

Prof.ª Luisa Barbosa Messora/Coorde-nadora da Faculdade de Biomedicina/ “O mercado de trabalho é exigente e eles devem estar preparados”

Câmpus de Alfenas

Page 6: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/20096

Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais centenários

Soloni Viana

O Prêmio Célio de Castro chegou para o Alzira Velano em um

momento significativo. O hospital com-pleta 16 anos de existência cuidando da saúde da população de Alfenas e da região. Inaugurado oficialmente em 12 de dezembro de 1998, pelo então reitor Edson Antônio Velano, o Alzi-ra Velano construiu sua história com trabalho, dedicação e competência em busca da excelência. O Prêmio Célio de Castro, simbolicamente, é o reconheci-mento dessa trajetória e coloca o hos-pital na história da saúde em Minas, por estar entre os 10 melhores do Estado, e por ter sido citado pelo secretário de Estado de Saúde Marcus Pestana em seu discurso na solenidade de entrega do prêmio.

A solenidade de entrega do Prêmio Célio de Castro, aconteceu dia 4, no Othon Palace, em Belo Horizonte, con-tou com as presenças do Secretário de Estado de Saúde de Minas Marcus Pes-tana, do Presidente da Associação dos Hospitais de Minas Gerais Wagner Issa, da coordenadora do Pro-Hosp Marile-ne Fabri, da empreendedora Pública do Pro-Hosp Lismar Campos, responsável pela execução do projeto de premia-ção, dos representantes dos hospitais, dos prefeitos das cidades premiadas, da Reitora da Unifenas Professora Ma-ria do Rosário Araújo Velano, do vice-reitor da Unimontes José Canela, de autoridades e de profissionais da área da saúde.

Criado em julho deste ano pela Se-cretaria de Estado de Saúde , o prê-mio Célio de Castro tem como objetivo premiar as experiências bem sucedidas em gestão de hospitais mineiros que compõem a rede Pro-Hosp. O proces-so de avaliação dos 56 hospitais ins-critos, de um total de 126, foi dividido em duas etapas, sendo que 20 hospi-tais se classificaram para a segunda. Segundo os organizadores, mais de 5.000 horas de trabalho foram ne-cessárias para avaliação, diagnóstico e apuração. Foram avaliados mais de

3.600 itens como os de biosseguran-ça; gerenciamento do risco; gestão de pessoas; corpo clínico; enfermagem; unidade de internação; ambulatório; centro cirúrgico/anestesiologia; CME (Central de Material Esterilizado); ne-onatologia; maternidade e berçário; política de humanização; laboratório; prontuário do paciente; gestão; assis-tência farmacêutica; estrutura física; manutenção predial; manutenção de equipamentos; saúde e segurança ocupacional. Os critérios de avaliação que definiram os vencedores foram baseados em padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa).

Reitora se emociona ao receber o Prêmio

O Alzira Velano, classificado entre os 10 melhores hospitais, recebeu como prêmio um certificado de diag-nóstico organizacional, que é o primei-ro passo rumo à acreditação da entida-de. Esse certificado tem o objetivo de identificar o estágio em que o hospital se encontra em relação aos requisitos de segurança, processo e resultado e de orientação para o planejamento das ações necessárias à assistência de qualidade.

A Reitora da Unifenas Profª. Maria do Rosário Araujo Velano, que recebeu pelo Hospital Alzira Velano o cerfica-

do de diagnóstico organizacional das mãos do Secretário Marcus Pestana ficou muito emocionada. Disse que o verdadeiro benemérito é o fundador do hospital, o professor Edson Vela-no, e agradeceu a todos funcionários que atuam no estabelecimento. “Para mim, disse a Reitora, foi muita emoção porque, neste momento, em meu lugar, deveria estar o verdadeiro benemérito, o nosso idealizador, fundador e men-tor, o Prof. Edson Antonio Velano; gra-tidão porque nos traz enorme conforto espiritual ver reconhecido o esforço que se fez. De nossa parte, ressaltou a Reitora, “ entoamos um hino ardoroso de gratidão a todos quantos, sem se deixar sucumbir à desgastante rotina e aos percalços do dia-a-dia hospitalar, não cederam, um segundo sequer, ao cansaço. A todos que se mantiveram na busca da perfeição, na disposição ao sacrifício. A todos que em todas as horas e na quietude das desoras re-nunciaram à comodidade e se manti-veram na luta pela salvação de vidas e mitigação da dor. Tais são os profes-sores, os médicos, os clínicos, os en-fermeiros, os estagiários, os adminis-tradores e os demais funcionários do Hospital Universitário Alzira Velano.”

Um modelo de gestão para beneficiar pessoas

O Secretário Marcus Pestana fez um breve relato sobre a criação do pro-

Hosp, falou da mudança de paradgma na saúde de Minas e do novo modelo de gestão, mostrou alguns ressultados alcançados´, apresentando dados e ci-tando alguns hospitais agraciados com o Prêmio Célio de Castro. Ao final, foi interrompido diversas vezes ao falar de Célio de Castro- pela emoção e pe-los aplausos. Em seu discurso, Marcus Pestana contou que esteve no Alzira Velano há cerca de um mês para inau-gurar a unidade materno-infantil Prof Edson Velano e ficou impressionado com o que viu.” O Alzira Velano faz um trabalho fantástico, disse o secretário, e a maternidade que foi inaugurada não é apenas uma das melhores do Es-tado e do País – ela faria sucesso em qualquer lugar do mundo”, afirmou.

Segundo dados apresentados pelo Secretário, Minas tem uma população de 19,6 milhões de habitantes, conta com 853 municípios e, considerando-se o tamanho e as diferenças regio-nais do Estado, o Pro-Hosp procura consolidar a política estadual de re-gionalização da saúde, investindo nas 75 microrregiões e 13 macrorregiões sanitárias. A idéia do programa é que o paciente se desloque o mínimo pos-sível de seu município para receber a assistência médica necessária.

Segundo Marcus Pestana, o Pro-Hosp, que caminha para o seu quinto ano, nasceu para enfrentar as dificul-dades do SUS em relação à sua rede hospitalar. Para ele, o Pro-Hosp foi criado para resolver o problema. “Não foi uma decisão fácil, mas tivemos cora-gem para eleger uma rede de hospitais socialmente necessários e erguemos dentro dela o conceito de regionaliza-ção cooperativa”. Foi preciso mudar o paradigma, a cultura, o jeito de ge-renciar, através de uma nova lógica, a lógica da demanda, do cidadão, e não da oferta.As grandes transformações ,disse o secretário, acontecem para as pessoas, com as pessoas, são as pes-soas os atores da transformação social e não o dinheiro.Pra ele, está provado que o individualismo e a corrida com-petitiva quebra a solidariedade.

Câmpus de Alfenas

O Secretário de Estado da Saúde Marcus Pestana e a Reitora da Unifenas, Dra. Maria do Rosário Araújo Velano, após descerrarem quadro com a foto do Prof. Edson Antônio Velano na inauguração da Unidade Materno Infantil do hospital

Page 7: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/2009 7

Registro histórico: graduada a 1ª turma Medicina-BH

Graduada 15ª turma de Medicina- Alfenas

Everton Marques

Uma solenidade de formatura para ficar re- gistrada na história da UNIFENAS, câmpus de

Belo Horizonte. A colação da primeira turma de Me-dicina foi cercada de homenagens e lembranças que fizeram as lágrimas rolar no Minas Centro.

A cerimônia ocorreu no dia 19 de dezembro e foi presidida pela reitora Maria do Rosário Araújo Vela-no. A emoção tomou conta de formandos, dos seus familiares, professores e amigos do falecido profes-sor Edson Antônio Velano, idealizador do curso na capital mineira. Os novos médicos homenagearam o professor, que enfrentou desafios para criar, no cora-ção de Minas Gerais, uma Escola de Ciências Médicas. Escola esta inovadora na metodologia de ensino, que usa o PBL (Problem Based Learneing ou Aprendiza-do em Problemas).

Foi exibida ainda no telão uma declaração do pro-fessor Edson Velano, gravada em 2006, por ocasião da formatura da turma de medicina de Alfenas. Na-quela oportunidade o professor dizia da importância do conhecimento adquirido pelos alunos na Univer-sidade. Aprendizagem e experiências que ninguém jamais lhes tomaria.

Como salientou a coordenadora do curso Rosa

Malena Delbone de Faria, “a reitora conseguiu, com muita sensibilidade, fazer com que o professor esti-vesse presente à solenidade”.

Assim como professor Edson, professores e fun-cionários da UNIFENAS foram também homenageados na colação de grau. Como lembraram, em entrevista, a chefe de gabinete da reitoria Vivia Araújo Velano Cassis e ,em seu discurso, a reitora Maira do Rosário,

professor Edson sempre reconheceu a dedicação de seus colaboradores. Ele parafraseava o poeta que dizia: “Não é justo admirar a palmeira imperial sem lembrar a batalha titânica das raízes”. A UNIFENAS é palmeira idealizada pelo professor Velano, enquanto que as raízes são os supervisores, professores, co-laboradores e alunos que fazem a Universidade ser respeitada e admirada.

Conselho Universitário reunido para colação de grau da 1ª turma de Medicina-BH

Marcilene S. Nogueira

“Estamos aqui reunidos para a solenidade de co-lação de grau dos formandos de 2008, da 15ª turma do curso de Medicina da Unifenas, câmpus de Alfe-nas- Turma Professor Edson Antonio Velano.” Assim se deu início a uma grande emoção, que marcou a formatura de 119 médico no dia 19 de dezembro de 2008, no Tênis Clube de Alfenas.

“O primeiro passo foi dado em 2003 quando in-gressamos na Faculdade de Medicina da Unifenas”

afirmaram as médicas Marcelle Ferraz e Esthael Cris-tina Querido Avelar ao prestarem a homenagem aos mestres. Disseram ainda: “ mais que estrutura física e tecnologia, uma universidade é construída por seus professores. Quem conhece um estudante de medi-cina, sabe que ele estuda por muitos livros, mas o conhecimento necessário para se tornar um bom mé-dico não se encontra apenas nos livros. Muitas vezes, numa conversa de corredor, após uma aula, o nosso mestre nos aponta o maior ensinamento: o amor pela paciente e a fé no ser humano. A ética médica, tantas

vezes debatida pela mídia, não pode ser ensinada: ela é demonstrada.Sim, nossos mestres são nossos exemplos. Sua maneira de se referir aos colegas de profissão, de falar com os pacientes e até mesmo a maneira como orienta seus residentes, tudo era ob-servado por nós que tentamos absorver o máximo possível de nossos professores”.

Em seu depoimento, o coordenador da Faculdade de Medicina Dr. Adelino Moreira de Carvalho disse: “Para nós é motivo de muita satisfação poder estar entregando ao mercado de trabalho médico, mais um grupo de jovens com os quais estamos trabalhando há cerca de 6 anos. A UNIFENAS tem feito um bom trabalho, vem procurando fazer o melhor e a prova desse nosso esforço e também da dedicação desses alunos foi na última Avaliação do Exame Nacional do Desempenho do estudante: nós fomos a 1ª colocada entre as 18 instituições privadas de ensino de Medi-cina no Estado de Minas Gerais e a 5ª entre todas as Instituições incluindo as escolas públicas.

Na opinião da vice-reitora da UNIFENAS Dra. Larissa Araújo Velano, a formatura da 15ª turma de Medicina representou a mesma emoção de quando formou-se a 1ª. Segundo ela, “ a grande ausência sentida foi a do idealizador e fundador, meu pai, que sempre fazia questão de parabenizar e colar o grau dos formandos. Mas nós vamos tocando em frente com a certeza de que ele lá de cima nos ilumina”.

Conselho Universitário durante ato de colação de grau

Page 8: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/20098 Câmpus de Alfenas

Seminário na UNIFENAS viu conquistas e perspectivas do Pró-Saúde Soloni Viana

A Comissão gestora local do Pró- Saúde rea-lizou, no final de novembro, o 2º Seminário

Interno do Pró - Saúde, no Salão Azul, na biblioteca central da Unifenas, com palestras e oficinas para professores e alunos do curso de Medicina e pre-ceptores da rede dos municípios de Alfenas e Divisa Nova, que integram o projeto. O evento contará com a participação especial da Prof Dione Maciel, coor-denadora da Faculdade de Ciências Médicas da Uni-versidade Federal de Pernambuco e coordenadora Regional Nordeste da ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica.

O objetivo principal do Seminário foi debater questões importantes e fundamentais do Pró-saúde –projeto nacional,dos ministérios da Saúde e da

Educação, que buscam um novo modelo de ensino médico que seja interdisciplinar e integre, tanto na formação acadêmica quanto na prática assistencial, todos os profissionais que atuam no atendimento do paciente e seja consoante com as diretrizes da políti-ca nacional de Saúde. O eixo temático do reunião foi a interdisciplinariedade e a palavra-chave: mudança.

Integram a comissão gestora local do Pró-Saúde Dr. Adelino Moreira de Carvalho, coordenador da Faculdade de Ciência Médicas da Unifenas, Alfenas; Dra. Miriam Graciano, professora de Medicina Pre-ventiva e coordenadora do Pró- Saúd; Dra Luiza Patrícia Carvalho, vice-coordenadora da Medicina Unifenas; Prof Helena Chini, coordenadora do Co-legiado do Curso de Medicina; Dra Adriana Cabett, coordenadora da PSF- programa de Saúde da Famí-lia e da COREME –Comissão de Residência Médica;

as acadêmicas Ana Luiza Dutra Poloni, Talita Gavioli Salani, do 7º período de medicina ; Carolina da Silva , Sr. Marco Antônio Siqueira -Secretário de Saúde de Divisa Nova , Gabriela Itagiba Vieira –médica de PSF,e duas agentes comunitárias de Saúde. Criado em 3 de novembro de 2005, por meio da Portaria Inter-ministerial nº. 2.101, assinada pelos ministros dos Ministérios da Saúde e da Educação, Pró- Saúde tem o objetivo de reorientar a formação acadêmica em distintos eixos, em direção à situação desejada apon-tada pela Instituições de Ensino Superior (IES).O que se busca é uma escola integrada ao serviço público de saúde e que dê respostas às necessidades con-cretas da população brasileira na formação de re-cursos humanos, na produção do conhecimento e na prestação de serviços,contribuindo para construir o fortalecimento do SUS.

Liga de Oncologia fez campanha de prevenção ao câncer

Soloni Viana

Em dezembro, os acadêmicos do Curso de Me-dicina da UNIFENAS da Liga de Oncologia foram às ruas da cidade fazendo campanha de prevenção, conversando com as pessoas sobre a doença e qua-lidade de vida, pelo 27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer, data instituída pelo Ministé-rio da Saúde em 1988.

Os alunos da Liga de Oncologia visitaram lojas e instituições bancárias, entregando folders - impres-sos informativos, com orientações sobre como pre-venir o câncer.

No sábado eles ficaram, das 8 às 15 horas, em uma barraca na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Concha Acústica, medindo a pressão arterial das pessoas, entregando os folders e conversando sobre

a importância de prevenir a doença para melhorar a saúde e ter qualidade de vida.

O presidente da Liga de Oncologia, acadêmico Bruno Aquino de Souza, diz que muitas pessoas fo-ram à barraca em busca de diálogo e informações.

Os alunos tiveram oportunidade de conversar com pessoas que têm câncer, com outras que já tive-ram e se curaram e também com familiares. Para ele “a campanha serviu para reafirmar que a população ainda é muito carente de informações sobre o cân-cer . É necessário retirar o estigma criado em cima do Câncer, cabendo a nós, estudantes de Medicina, conscientizar a todos sobre as formas de prevenção do câncer”.

Opinião semelhante tem a estudante Sara Novelino Nascentes - Membro da Liga de Oncologia. “Através da campanha de combate ao câncer pudemos confir-

mar que as pessoas ainda não sabem o que vem a ser o câncer, de onde vem,como se desenvolve,como é a cura,qual a melhor forma de se prevenir.

Ouvindo os depoimentos e relatos de pessoas que tiveram ou estão em tratamento de um câncer, percebemos que muitas delas encontram-se psicolo-gicamente fragilizadas. Há casos que nos foram con-tados em que até casamento terminou e a vida social se modificou devido a doença.

Isso nos mostra que há muito o que fazer pe-los pacientes com câncer. São seres humanos como qualquer um de nós e não há motivos para precon-ceito, pois todos estamos sujeitos a ter a doença,uns mais expostos que os outros. É preciso fazer mais prevenção e cuidar de todos. É o papel da Liga de Oncologia: alertar sempre mais a população.”

Acadêmicos da Liga de Oncologia distribuem material educativo de prevenção ao câncer

Page 9: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/2009 9

Da redação

O professor da Unifenas Venilton Siqueira ministrou curso para

alunos da Faculdade de Odontologia da Unifal. O tema abordado foi “aten-dimento odontológico sobre anestesia geral”. No curso destacou os concei-tos fundamentais da anestesia geral em pacientes humanos, equipamentos, drogas e suas interações medicamen-tosas, internação, avaliação pré, mo-nitorização do paciente anestesiado, bem como abordagem do paciente especial em terapia intensiva e semi-intensiva pelo odontólogo.

Professor Venilton é especialista em anestesiologia, mestre em cirurgia experimental pelo departamento de

cirurgia e doutor em Medicina - área de concentração Cirurgia experimental - Anestesiologia comparada, todos os títulos pela UNIFESP-EPM. Os profes-sores da Unifal Francisco Alves Neto e Ana Cláudia Pedreira foram responsá-veis pelo convite ao professor da Uni-fenas para ministrar o curso.

Câmpus de Alfenas

Câmpus de Divinópolis

Ciclo de Palestras na Câmara Municipal de Divinópolis

Da redação

Dando continuidade à parce-ria firmada entre Unifenas

e Comissão Popular Participativa, aconteceu em novembro mais um ciclo de palestras oferecidas a estu-dantes das redes municipal, estadu-al e particular de Divinópolis. Desta vez, estiveram presentes alunos da escola Municipal Miguel Couto. As palestras proferidas por docentes

e discentes da Unifenas foram as seguintes: Drogas (Prof Maria José Nunes de Paiva), Diabetes Mellitus (Prof. Elisandra Couto Milagre), HPV ( Prof Cínthia da Silva Moura), Ano-rexia e Bulimia (Acadêmicos Jéferson Gonçalves e Juliana Naiara). Segundo o Prof Klauber Menezes Penaforte, estas atividades têm contribuído de forma positiva para a consolidação da Unifenas como instituição preocu-pada também com o social.

Professor da Unifenas ministra curso na Unifal

Recuperação da saúde com auxílio de animais

Américo Passos

Através do projeto “Bichos Se-nhores Doutores”, os acadêmi-

cos de MEDICINA Veterinária da UNIFE-NAS realizaram uma confraternização com os pacientes atendidos na clínica de fisioterapia da instituição, onde es-tes pacientes receberam a visita dos cães que fazem parte do projeto.

Caracterizados no estilo natalino, os cães acompanhados do papai e mamãe-Noel, interagiram com estes pacientes que recebem a visita sema-nal desses animais que os auxiliam no tratamento.

Mariana Porsani, acadêmica do sexto período de Medicina Veterinária, explica que o projeto consiste na inte-ração dos animais com os pacientes que podem ser crianças portadoras de deficiência, deficientes visuais, idosos, que, a partir do contato com os cães, passam a trabalhar a questão psico-motora.

O contato com os animais, no Hos-pital Universitário Alzira Velano, ocorre toda quarta-feira e com os portadores

de deficiência visual do Grupo Conviver as quintas-feiras. A cada dia, há uma significativa melhora no estado destes pacientes, segundo a estudante.

A professora Taís Maria Pinheiro Soares, coordenadora do projeto, res-salta que as atividades com os animais e pacientes são desenvolvidas pela Fa-culdade de Medicina Veterinária desde 2002, que já atendeu a APAE e o Gru-po da Terceira Idade. Hoje atende os pacientes da Clínica de Fisioterapia e os portadores de Deficiência Visual do Grupo Conviver e, em breve, alunos da APAE com deficiência visual.

Segundo a professora, o contato desses pacientes com os animais é muito importante, funcionando como reforço no atendimento a eles dispen-sado.

Para os acadêmicos, a professora destaca que, desta forma, os alunos aprendem a cuidar dos animais, que, para interagir com as pessoas, devem gozar de uma boa saúde.Também res-salta-lhes a verdadeira lição de vida em que consiste tal interação com pessoas portadoras de inúmeras deficiências.

Prof.ª Taís Maria Pinheiro Soares/ “Coordenadora do projeto/ As atividades com os animais e pacientes são desenvolvidas pela Faculdade de Medicina Veterinária desde 2002”

Page 10: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/200910 Câmpus de Poços de Caldas

Atividades do Câmpus de Poços de CaldasLuciana Abreu

Professora da UNIFE-NAS participa do XIX ENAN-GRAD - Em outubro, a professora Marialva Mota Ribeiro, da Faculdade de Administração, participou do XIX ENANGRAD, em Curitiba - PR, apre-sentando os trabalhos: Identificação das Fragilidades e Potencialidades da Utilização da Modalidade de Licitação Pregão pelo DMAE - Poços de Caldas e Identificação dos Fatores Geradores de Satisfação nos Clientes da Allianz Seguradora S.A. por meio da utilização da Inteligência Competitiva.

Curso de Nutrição parti-cipou da Semana da Obesi-dade Infantil - A coordenadora do curso de Nutrição, professora Marfisa Alvise Teixeira, participou da Semana da Obesidade Infantil em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Po-ços de Caldas e o SESC.

Palestras sobre o assunto, com uma equipe multidisciplinar, foram re-alizadas nas Escolas Estaduais Vitalina Rosse e José Mamud Assan. Uma ence-nação sobre a Pirâmide Alimentar foi apresentada no SESC.

Alunos de Enfermagem visitam o Hospital Juqueri - Em outubro, os alunos da Faculdade de Enfermagem visitaram o Complexo Hospitalar Juqueri, na cidade de Fran-co da Rocha, com o intuito de colocar os alunos em contato com o marco histórico que foi este hospital para os portadores de transtornos psíquicos na década de 60 e 70. Tal visita nunca havia sido realizada por outra institui-ção de ensino superior de Poços de Caldas.

Curso de Educação Físi-ca participa do 45º ENAF - A Unifenas esteve presente no 45º ENAF, com os alunos do curso de Educação Física, apoiando o evento e patroci-nando a corrida 10KM PRIMA POÇOS. Ganhando cada vez mais espaço, a 45º ENAF aconteceu em outubro em Poços de Caldas, proporcionando muita ati-vidade física e cuidados com a saúde.

Cursos e profissionais renomados e conhecidos mundialmente das áreas de Sport & Fitness e Saúde contribu-íram com o embasamento teórico e prático do evento. Houve também a Feira de Sport & Fitness, onde vários profissionais circularam diariamente na busca por equipamentos, acessórios, confecções, softwares e materiais es-portivos.

UNIFENAS participa do projeto institucional Mu-dando o Mundo com Nos-sas Ações - Dando continuidade ao Projeto Institucional do Colégio Pio XXII - Promove, em parceria com a Uni-fenas, houve os seguintes eventos com os alunos: No dia 22/10, os alunos da 2ª série tiveram uma palestra so-bre Alimentação Saudável. Com slides coloridos e divertidos, as acadêmicas do Curso de Nutrição Silvana Vieira Martins Ribeiro, Cléo Oliveira Bueno e Vilma Viana falaram um pouco sobre os alimentos.

Foi servido um lanche aos alunos, um bolo de casca de banana, patê de berinjela e agrião, doce de casca de melancia e sucos de casca de abacaxi e de melancia. As acadêmicas montaram um livro com receitas e atividades de colorir para os alunos.

Os alunos do Colégio Pio XII ainda conheceram o laboratório de anatomia com o aluno do Curso de Enfermagem Carlos Augusto Ferreira.

Visita de alunos do En-sino Médio - A Unifenas recebeu a visita dos alunos do Ensino Médio e EJA das Escolas Estaduais Francisco Escobar e Professora Creusa Lovato Caliari. Eles puderam ter contato com os cursos oferecidos pela Unifenas no câmpus de Poços de Caldas.

O curso de Enfermagem apresen-tou o laboratório de anatomia, onde os convidados alem das explicações recebidas, fizeram muitas perguntas. Os alunos do 6º e 8º período de Enfer-magem fizeram três encenação sobre “Os locais de atuação do enfermeiro”. A primeira peça foi sobre “PSF”, a se-gunda sobre “Primeiros Socorros” e a terceira sobre “Atendimento Hospita-lar”. Num clima de muito humor, mas,

também de muita seriedade, eles con-seguiram encantar os alunos visitantes e apresentar a futura profissão.

A coordenadora do curso de Enfer-magem Silvia Cristina Lopes Fernandez agradece mais um vez a todos os alu-nos, que nunca se esquivam frente a um pedido da nossa Universidade.

O curso de Farmácia realizou teste de tipagem sanguínea. Segundo sua a coordenadora professora Alessandra Guimarães, a receptividade por parte dos alunos visitantes foi muito grande, visto que muitos deles, inclusive do-centes acompanhantes, desconheciam seu tipo sanguíneo.

Os estudantes visitantes foram presenteados com sabonetes de gli-cerina preparados pelos alunos do segundo período. Coube também às alunas Suellen Poscidonio Rios e Ga-briela Martins, do segundo período de Farmácia, apresentaram o laboratório de microscopia, orientando quanto à identificação de ectoparastitas como piolho, chato e carrapatos, entre ou-tros.

O curso de Nutrição mostrou a necessidade do profissional nutricio-nista no mercado de trabalho dentro da área de Nutrição Clínica, Nutrição Social, Nutrição Esportiva e Nutrição Industrial (UAN).

III Semana de Adminis tração - Os alunos do curso de Ad-ministração estiveram, imergidos nos assuntos de inclusão social. Esta refle-xão sobre Administração Responsável contou com a presença de renomados palestrantes que gentilmente abrilhan-taram o evento, destacando-se tam-bém a participação da Caixa Econômi-ca Federal, Grupo ArcellorMitall, Alcoa Alumínio S/A, Senai, bacharéis em Ad-ministração e alunos do curso.

Os alunos do 6° período lançaram, durante o evento, o Projeto ECOFENAS, que se desenvolve em torno de ações comunitárias, meio ambiente, coleta seletiva, inclusão social e aquecimento global. A pesquisa do ECOFENAS foi co-ordenada pelo Prof. Tiago Cavelagna, responsável pela disciplina de Gestão Ambiental.

A Semana da Administração revelou dentre o corpo discente novos talen-

tos da música e do teatro. Os alunos, em conjunto com a Professora Marcia Regian Lisboa, deram um show ao co-ordenar a semana e tudo saiu dentro das normalidades esperadas. No fe-chamento da Semana, aconteceu um coquetel dançante, regado à musica dos nossos alunos, que, pela beleza, não deixou ninguém ficar parado.

O exercício da criativi-dade na Faculdade de Ad-ministração - A extensão da ca-pacidade inovadora, a toda e qualquer atividade associada ao desenvolvimen-to da sociedade, exige que o despertar e o desenvolvimento da capacidade criativa sejam tratados de forma con-sistente e continuada no processo ensino-aprendizagem.

Com esse enfoque, muitas ativida-des que proporcionaram o exercício da criatividade foram desenvolvidas na disciplina Empregabilidade e Empresa-bilidade, do 4º. período da Faculdade de Administração.

Sob as orientações da professora Marialva M. Ribeiro, os alunos apre-sentaram vários trabalhos que não somente despertaram a criatividade como contribuíram para que o pro-cesso ensino-aprendizado ocorresse de forma mais efetiva, relacionando a teoria com a prática. A criatividade é considerada fator que impulsiona a mudança de paradigmas e contribui para que o perfil do egresso dos alu-nos da referida faculdade seja atingido, estimulando, dentre outros, a análise critica de situações reais, o trabalho em grupo e a melhoria da auto-estima dos acadêmicos.

Um dos principais resultados obti-dos nesse semestre foi uma apresen-tação teatral realizada pelos alunos da referida disciplina na III Semana da Administração, com o tema “O que é deficiência?”, focando as principais de-ficiências existentes num ambiente cor-porativo, que se destacam mediante as deficiências físicas.

Ao final da apresentação, a platéia foi presenteada com a frase “Todos nós temos deficiências que se tornam insignificantes diante de nossos talen-tos”, retribuindo com aplausos, em pé.

Page 11: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/2009 11Câmpus de Varginha

Dez anos da Unifenas em Varginha

O papel do famacêutico graduado como generalista

Egressos são destaque na revista “Pharmacia Brasileira”

Da redação

Neste ano de 2008 o câmpus da Unifenas em Varginha completou dez anos desde sua ins-

talação. Uma bela comemoração foi organizada pela coordenadora do câmpus, Lydia Maria Braga Foresti. Na cerimônia representantes dos principais órgãos de saúde do município e do poder executivo e legis-lativo estiveram presentes.

A jovem e encantadora chefe de gabinete da rei-toria, Viviane Araújo Velano Cassis, levou as palavras de agradecimento da reitora Maria do Rosário Araújo Velano, ao corpo docente e discente da Universidade. É graças a eles e aos colaboradores que a institui-ção cresce na cidade de Varginha, como importante formadora de recursos humanos e prestação de as-sistência à população.

Ao comemorar uma década na cidade, houve o lançamento do livro “Assistência de Enfermagem em

Pediatria”. A obra demonstra mais uma vez o exce-lente corpo docente que a Unifenas possui. O livro tem como autoras quatro professoras de Enferma-gem da Universidade: Aline Cristina Furini, Ana Cris-tina Guidi, Nair Chagas e Evellin Ribeiro Alfredo. Esta

última graduada pela Unifenas, câmpus de Alfenas.Publicado pela Edições Alba, o livro foi patrocina-

do pela Universidade. Após as homenagens, momen-to para fotos, autógrafos e um coquetel reservado aos convidados e professores.

Mesa de autoridades do evento comemorativo dos dez anos da UNIFENAS em Varginha, tendo ao centro a chefe de gabinete Drª. Viviane Velano Araújo Cassis

Lydia Maria Braga Foresti

A profissão farmacêutica, com a implantação das novas dire-

trizes curriculares, está passando por uma série de mudanças que geram conflitos, dúvidas e incertezas. Atual-mente, os graduados em Farmácia po-dem atuar em 65 atividades diferentes, regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. Para ampliar os conheci-mentos em relação à profissão, foi re-alizada a VI SEMANA FARMACÊUTICA. O evento abordou temas como: “O Papel do Farmacêutico na Saúde Pública”, “Atribuições do Farmacêutico na In-

dústria”, “Micobactérias: Aspectos Epidemiológicas e Diagnósticos Laboratoriais de Tuberculose e Hanseníase”, “Motivação e Auto Estima”. As palestras ministradas por Maria Celma Prado Furlanetto, Ana Maria Moraes Elisei, Regina Gomes Nunes da Silva, Roseane Souza e Silva, Jussemara de Paula Carvalho Pinto e João Carlos de Paiva, atraíram significativamente o interesse dos participantes.

“Para atingir o diferencial, o profissional necessita de conheci-mentos que a graduação oferece e que são ampliados por ativida-des de extensão, estágios curri-

culares e extracurriculares e eventos como este”, ressaltou a Professora Stael Maria Costa Ruela, coordenadora do curso.

Para Rodrigo de Lima, “a visão dos acadêmicos foi ampliada quan-to às possibiilidades, dificuldades e oportunidades de trabalho para o far-macêutico”. “A cada ano, na Semana Farmacêutica, a UNIFENAS / VARGINHA procura passar um pouco mais de co-nhecimento sobre as diversas áreas de atuação do profissional de Farmácia”, finaliza a professora Ana Cláudia Jor-dão Rodrigues.

Da esquerda para a direita: Stael Maria C.Ruela, Maria Celma Furlanetto, chefe do serviço de farmácia da Prefeitura Municipal de Varginha; Lydia Maria Braga Foresti, coordenadora do câmpus; Sr. Domingos Ta-vares da Silva, Secretário Adjunto de Saúde do Município, e a conferencista Ana Maria Moraes Elisei

Lydia MAria Braga Foresti

A edição 67, da renomada RE-VISTA PHARMACIA BRASILEIRA,

publicou entrevista com os farmacêuti-cos, egressos da UNIFENAS/VARGINHA, e que desenvolveram o projeto referên-cia em saúde pública em Janaúba / Mg. O município vem de experiências social e sanitária amargas, quando a sua taxa de mortalidade infantil bateu a casa de 31 óbitos por mil nascidos vivos.

Mas Janaúba conseguiu mudar a sua rota à guinada e hoje comemora a conquista de um dos mais baixos índices de mortalidade no Brasil, de 4,3 óbitos por mil nascidos vivos. Júnia Fagundes de Menezes, Thiago Ferreira Cangussu e Maryanna de Leão e Neves explicam que o Governo Municipal cen-trou seu foco nos cuidados primários,

com a cobertura de 100% de Progra-ma de Saúde da Família (PSF).

Janaúba conta com 20 equipes de PSF, cada uma composta por médico, farmacêutico, enfermeiro, dentista, agente de saúde e gerente de Uni-dade Básica. O resultado prático é a inserção do profissional como membro efetivo da Equipe de Saúde da Famí-lia, participando ativamente de todas as ações da equipe, conhecendo de perto os pacientes sob sua responsa-bilidade e interagindo com os demais profissionais de saúde na gestão dos tratamentos.

A coordenadora do curso de Far-mácia, professora Stael Maria Costa Ruela , afirma que o sucesso alcança-do por profissionais formados no Cur-so reforça o conceito de qualidade de ensino da UNIFENAS.

Page 12: Alzira Velano completa 16 anos brilhando entre hospitais ...

Informativo Unifenas - Jan/Fev/200912 Câmpus de Campo Belo

Homenagem e noite de autógrafo marcam congressosEverton Marques

Professores e alunos da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo, homenagea-ram o fundador da Unifenas, professor Edson Antônio Velano, e comemoraram a publicação do “Manual da Segurida-de Social”, de autoria do advogado Denílson Victor Machado Teixeira. As comemorações ocorreram durante a realização dos congressos de Direito, Enfermagem e Serviço Social, realiza-dos simultaneamente entre os dias 4 e 8 de novembro, no câmpus da Uni-versidade.

A homenagem ao prof. Edson Vela-no reuniu os corpos docente e discente da Universidade bem como autoridades locais. A solenidade foi marcada por discursos que engrandeceram a figura do fundador da UNIFENAS, falecido em março deste ano. Coube ao professor da Universidade e promotor de Justiça, em Lavras, Dimas Messias de Carvalho descrever o homenageado.

O promotor lembrou parte da traje-tória do professor Edson. Entre outras colocações afirmou: “O que eu poderia dizer de um homem que a própria his-tória já reconheceu sua importância? Um homem de infância humilde, mas muito feliz, que ousou sonhar; diferen-te de tantos que se limitam a passar pela vida”.

Ao levar o câmpus da UNIFENAS para Campo Belo, professor Edson contribuiu para o desenvolvimento da cidade e da região. Com o câmpus mui-tos puderam conquistar seu diploma de curso superior e a economia local foi enriquecida. Para o prefeito Romeu Tarcísio Cambraia, a Universidade lan-çou frutos, hoje espalhados pelo país, e que dão orgulho ao município.

Cambraia, que era prefeito na épo-ca da instalação dos primeiros cursos da instituição, lembra que houve uma mudança na estrutura educacional da cidade. “Nós nos transformamos de secundaristas em universitários”, pon-derou. Segundo ele, até a forma de conduzir a administração municipal foi alterada.

O prefeito afirmou que os benefícios levados pela Universidade são incalcu-láveis. “Só a gente que está no dia-a-dia da política, dos acontecimentos, é

que sabe o quanto ela é importante, tem sido importante e vai continuar im-portante”, declarou Cambraia.

Reconhecimento institucionalSegundo o coordenador de gradu-

ação do câmpus de Campo Belo Márcio Antônio Ferreira, a homenagem pres-tada pelos professores e alunos foi a forma encontrada por eles para exter-nar todo o sentimento em relação ao ex-reitor.

O reconhecimento institucional veio com a fixação de uma placa, descerra-da pela reitora Maria do Rosário Araújo Velano, o prefeito Romeu Cambraia e a chefe de gabinete da reitoria Viviane Araújo Velano Cassis.

Na placa, a frase dita pelo profes-sor Edson durante a inauguração do câmpus, em 28 de setembro de 1999: “...se o nosso coração vier a censurar-nos, nós o colocaremos diante de Deus, porque Ele é maior do que o nosso coração...”.

Segundo o supervisor de gradua-ção do câmpus, Fuad Haddad, o funda-dor da Universidade sempre teve uma grande afeição pela comunidade aca-dêmica local. E sobre a homenagem declarou ser ela “o reconhecimento desta parte da família UNIFENAS, que está situada na cidade de Campo Belo”.

Em seu discurso, a reitora agra-deceu o carinho para com seu falecido marido. “Lá do alto ele nos acompanha.

Sua presença e participação não se apequenam pelas limitações da maté-ria. São de Edson Velano os parabéns que meus lábios pronunciam a todos quantos na UNIFENEAS de Campo Belo têm colhido êxito na tarefa de instruir, de formar, de habilitar e de capacitar os jovens que procuram os nossos serviços educacionais”, disse doutora Maria do Rosário.

Noite de autógrafoLogo após a homenagem ao pro-

fessor Edson Velano, no dia 7 de no-vembro, também ocorreu a noite de autógrafos do prof. Denílson Victor Machado Teixeira, autor do “Manual da Seguridade Social”.

O livro é resultado de aproxima-damente três anos de dedicação do professor das disciplinas de Direito Previdenciário e Direito Constitucional da Unifenas, nos câmpus de Alfenas e Campo Belo. No manual, o autor des-taca a segurança que o Estado deve oferecer às pessoas por meio da pre-vidência social, assistência social e à saúde.

Publicada pelas Editoras Imperium e JVS, a obra é voltada para alunos de Direito e profissionais. Segundo Denílson, ela vem auxiliar na carência de doutrinas ligadas ao Direito Previ-denciário. “O intuito foi justamente o de trazer informações com doutrinas, jurisprudências, com práticas, exercí-cios, questões de tribunais superiores

e concursos públicos.”Formado em Direito pela Unifenas,

câmpus de Alfenas, em 1998, profes-sor universitário desde 2002, o agora também escritor recebeu elogios de ex-professores e colegas de profissão.

De acordo com a Supervisora de Avaliação Institucional da UNIFENAS, Sandra Regina Remond, ele sempre foi uma pessoa dedicada ao Direito, ao estudo e demonstrava uma preocupa-ção com o social. “Sua obra, direciona-da para a previdência social, vem, sem dúvida, demonstrar seu carinho, a sua preocupação, como operador do Di-reito, em prol dos menos favorecidos, das pessoas que necessitam do poder público.”

A coordenadora do curso de Direi-to, em Campo Belo, Rosyanne Silveira da Mata Furtado destacou o que o pro-fessor representa para a instituição. “Ele tem uma influência muito boa, de-senvolve a pesquisa, a extensão, moti-va os alunos a buscar, correr atrás do sucesso, porque todos podem alcançar. E o Denílson é a prova disso.”

No manual, professor Denílson deixa claro que o Direito é algo essen-cial em sua vida. “Amo o Direito, pelo menos como ciência, pois está imune a injustiças. Porque às vezes vislumbra-mos no dia-a-dia algumas injustiças. Agora, as ciências do Direito não. É algo realmente que nos dá um grande ensejo de labutar por ele.”

Em seu discurso a reitora Maria do Rosário Araujo Velano agradeceu a homenagem prestada ao prof. Edson Antônio Velano