Amado Jorge

10
Jorge Amado 1912 - 2001

Transcript of Amado Jorge

Page 1: Amado Jorge

Jorge Amado

1912 - 2001

Page 2: Amado Jorge

A(mar) Amado

“A personalidade de Jorge Amado transcende o escritor e reflete-se na sua extraordinária figura humana. Era preciso que alguém dissesse que o homem tem direito ao amor e à alegria e é isso que está inscrito no seu projeto humano. A obra de Jorge são sucessivas variações sobre a esperança. Ele e Zélia souberam descobrir que o afecto é o nosso destino.”

António Alçada Baptista

(Escritor e jornalista)

Page 3: Amado Jorge

“(…) Nunca em jeito de eu poder dizer-lhe o que naquele dia, por intimidamento e desconforto, tive de calar: a enorme admiração, o respeito, o afeto até, de um leitor agradecido. Agradecido pela obra escrita, riquíssima e imensa, mas agradecido também por ela ser uma porta aberta para outra grandeza e outra riqueza: a personalidade, direi doutra maneira, a pessoa de Jorge Amado.”

José Saramago

(escritor)

A(mar) Amado

Page 4: Amado Jorge

A(mar) Amado

Jorge Amado teve enorme influência nos escritores moçambicanos. Os seus livros mais engajados marcaram toda uma geração de escritores que assumiam uma cultura mais claramente anticolonial. Havia não apenas o ponto de vista expresso nas histórias de Amado mas também uma língua mais liberta, capaz de proceder a namoros com a gente e a cultura de outras terras que não Portugal. Todos nós, escritores moçambicanos, temos essa dívida. Todos temos esse reconhecimento para com quem além de um grande escritor foi um grande homem.”

Mia Couto (Escritor Moçambicano)

Page 5: Amado Jorge

A(mar) Amado

Andam a fazer constar aí pelo mundo que o Jorge Amado fez 80 anos, mas eu daqui o aconselho a que não se incomode com calúnias. (…) Os seus amigos sabem que a sua idade não existe. E eu próprio sou testemunha das palavras que a Zélia, numa tarde, segredou ao meu ouvido: “Juro por Deus – disse-me ela – que jamais descobri uma ruga no sorriso que o Jorge tem todas as manhãs.”

Raul Solnado (Ator)

Page 6: Amado Jorge

A(mar) Amado

“Grande, incomparável mestre da língua oral, do suave português falado do Brasil, Jorge Amado foi sempre, nas suas várias militâncias – política, cultural, afetiva -, um rebelde carinhoso. Combinava, na sua personalidade e nos seus romances, a ânsia de justiça (…) com um amor do próximo, uma sensibilidade fraternal.”

Urbano Tavares Rodrigues

(Escritor)

Page 7: Amado Jorge

A(mar) Amado

“Um combatente que sempre esteve a favor da Justiça, ao lado dos oprimidos. Um criador que teve a coragem de pintar o Brasil em suas cores reais para a partir delas, propor sua utopia.”

Fernando Henrique Cardoso (Presidente do Brasil de 1995 a 2003)

Page 8: Amado Jorge

A(mar) Amado

“Deixo minha eterna saudade ao criador de tantos personagens maravilhosos a que a minha voz teve o privilégio de dar vida.”

Gal Costa

(Cantora Brasileira)

Page 9: Amado Jorge

A(mar) Amado

“Jorge, a música popular da sua cidade ama você. O povo da Bahia é todo seu. Em todos os momentos de prazer, de alegria, que nós vivemos, está sempre presente, sempre. Em todas as comidas gostosas, em todos os prazeres sensuais, em todos os carnavais.”

Caetano Veloso (Cantor Brasileiro)

Page 10: Amado Jorge

A(mar) Amado

“No universo da língua portuguesa o Jorge Amado tem um lugar único. Ninguém fez mais pela expansão da nossa língua comum. E nunca deixou de ser um homem simples, de uma modéstia e de uma generosidade sem par. Como Presidente de Portugal, estou-lhe grato e orgulhoso de si. E, como amigo, como sempre, encantado.”

Mário Soares (Político, advogado, e professor)