AMALEQUITAS

1
AMALEQUITAS Origem: Não se pode definir ao certo a origem do povo amalequita. Porém, podemos afirmar que existiram pelo menos duas tribos diferentes de amalequitas. Uma mostrada em Gn. 14:7, portanto contemporânea à Abrão. Outra descendente de Amaleque, filho de Elifaz com sua concubina Timna, neto de Esaú, bisneto de Isaque. Mais dados não puderam ser levantados. Localização: Uma das tribos dos amalequitas vivia no deserto do Sinai e eram nômades e por este motivo estavam sempre se locomovendo, e com isso não fundaram cidades. E a outra, descendente de Esaú, habitou a parte setentrional (norte) da península do Sinai, designada como Neguebe, e se estendiam ate o deserto de Et-Thit, Sur e Sin, e vagavam desde o Mar Morto até o Mar Vermelho. Cultura: Povo inculto. Atrasado e com costumes rudes. Viviam em tendas e dedicavam-se às atividades pastoris, mas do que às agrícolas. Praticavam pilhagens, furtos e saques. Não deixaram nenhum vestígio de escrita, artes ou qualquer outro indício de civilização. Religião: Não sabemos ao certo qual a religião do povo amalequita mas provavelmente eram idólatras como os demais povos daquela região. Atuação na Bíblia: Confronto com Israel logo após passagem pelo Mar Vermelho (Ex. 17:8- 13; Dt. 25:17-18) Confronto em Cades-Barnéia no retorno dos 12 espias (Nm. 14:43-45) Aliaram-se a Moabe e prejudicaram Israel (Jz. 3:13) Com os midianitas devastaram as searas dos israelitas (Jz. 6:3-5, 33) Conquista da região montanhosa de Efraim (Jz. 12:15) Por ordem de Samuel, Saul os destruiu (I Sm. 15) Atacaram Ziclaque, cidade dada a Davi pelos filisteus, mas foram derrotados (I Sm. 27:6) Os filhos de Simeão invadem e destroem todas suas cidades e aldeias (I Cr. 4:39-43)

Transcript of AMALEQUITAS

Page 1: AMALEQUITAS

AMALEQUITAS

Origem: Não se pode definir ao certo a origem do povo amalequita. Porém, podemos afirmar que existiram pelo menos duas tribos diferentes de amalequitas. Uma mostrada em Gn. 14:7, portanto contemporânea à Abrão. Outra descendente de Amaleque, filho de Elifaz com sua concubina Timna, neto de Esaú, bisneto de Isaque. Mais dados não puderam ser levantados.

Localização: Uma das tribos dos amalequitas vivia no deserto do Sinai e eram nômades e por este motivo estavam sempre se locomovendo, e com isso não fundaram cidades. E a outra, descendente de Esaú, habitou a parte setentrional (norte) da península do Sinai, designada como Neguebe, e se estendiam ate o deserto de Et-Thit, Sur e Sin, e vagavam desde o Mar Morto até o Mar Vermelho.

Cultura: Povo inculto. Atrasado e com costumes rudes. Viviam em tendas e dedicavam-se às atividades pastoris, mas do que às agrícolas. Praticavam pilhagens, furtos e saques. Não deixaram nenhum vestígio de escrita, artes ou qualquer outro indício de civilização.

Religião: Não sabemos ao certo qual a religião do povo amalequita mas provavelmente eram idólatras como os demais povos daquela região.

Atuação na Bíblia: Confronto com Israel logo após passagem pelo Mar Vermelho (Ex. 17:8-13; Dt. 25:17-18) Confronto em Cades-Barnéia no retorno dos 12 espias (Nm. 14:43-45) Aliaram-se a Moabe e prejudicaram Israel (Jz. 3:13) Com os midianitas devastaram as searas dos israelitas (Jz. 6:3-5, 33) Conquista da região montanhosa de Efraim (Jz. 12:15) Por ordem de Samuel, Saul os destruiu (I Sm. 15) Atacaram Ziclaque, cidade dada a Davi pelos filisteus, mas foram derrotados (I Sm. 27:6) Os filhos de Simeão invadem e destroem todas suas cidades e aldeias (I Cr. 4:39-43)