Amo Viver Petrolina #1

52
ZEZÉ & LUCIANO DI CAMARGO Sucesso na Música e Também nos Negócios Dr. José Bento O Corpo na Menopausa Roberto Shinyashiky Não Adube os Seus Problemas Inah Torres Especial Amo Viver Petrolina Débora Bastos Citrus no Semiárido Agronegócios Ano l Número l Setembro - Outubro de 2013 Distribuição Gratuita 20.000 Exemplares Silvana Leal O Profissional que as Empresas Desejam

description

 

Transcript of Amo Viver Petrolina #1

Page 1: Amo Viver Petrolina #1

ZEZÉ&LUCIANODI CAMARGO

Sucesso na Música e Também nos Negócios

Dr. José BentoO Corpo na Menopausa

Roberto ShinyashikyNão Adube os Seus Problemas

Inah TorresEspecial Amo Viver Petrolina

Débora Bastos Citrus no SemiáridoAgronegócios

Ano

l N

úmer

o l

Sete

mbr

o -

Out

ubro

de

2013

Dis

trib

uiçã

o G

ratu

ita 2

0.00

0 Ex

empl

ares

Silvana LealO Profissional que as Empresas Desejam

Page 2: Amo Viver Petrolina #1

22 AVP

Page 3: Amo Viver Petrolina #1

3AVP

Page 4: Amo Viver Petrolina #1

44 AVP

Diretor Maximiliano Carlos Machado

Publisher - Editor

Max Machado

Projeto GraficoMCM Comunicação

DiagramaçãoMCM Comunicação

Arte final

MCMUendel Gualberto dos Santos

ComercialMCM

Fotos

Johnnis Alves da Silva

Foto da CapaRosa Marcondes

Colaboradores Roberto Shinyashiky

Dr. José Bento Inah TorresSilvana Leal

Débora BastosMônica Metzgerlang

Rosana de Freitas Ribeiro Valdner Daízio

Ramos Clementino Hellanne Marie Luisa Padilha

Ana Maria Possídio João Antonio Santos

Jadailma Granja Barbosa Jefferson Andrey Granja Barbosa

A revista Amo Viver Petrolina não se reponsabiliza

por eventuais mudanças nas programações

fornecidas, nem pelas opiniões emitidas, sendo de

total responsabilidade dos anunciantes.

[email protected]

87 3861 2687

Engraçado como Deus faz as coisas, Ele muda a nossa vida de repente;

e de repente; a nossa vida, Ele mudou. Agora nós estamos aqui em Petrolina...

Boquiabertos com essa cidade espetacular, cheia de vida e de pessoas felizes,

pessoas que nos encantam a cada bom dia. A Amo Viver Petrolina quer te dar um bom dia,

ela quer te dar um “xero”, e dizer... muito obrigado! Aos nossos leitores, eu quero dizer que essa revista é sua;

aos nossos anunciantes; senhores de sí, pessoas a frente do seu tempo; agradecemos.

É graças a vocês que a Amo Viver Petrolina chega a todos.

A Deus ahh*... A Deus...rss... o que dizer? Ele sempre tem para nós, mais do que pedimos ou pensamos.

A Deus, nesse momento só me lembro de uma frase:

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”

Salmo 126: 3

Obrigado Deus... Obrigado Petrolina.

Max Machado

Editorial

Page 5: Amo Viver Petrolina #1

5AVP

Saúde

Bem Estar

Moda

Decoração

Empreendedorismo

Carreira Profissional

Sucesso

Agronegócios

Especial Inah Torres

Vinhos

Gastronomiia

Beleza

Estética

Lazer

Tudo isso e muito mais

é só folhear

Amo Viver Petrolina

Roberto Shinyashiki

Dr. José Bento

Prof. Valdner Daízio Ramos Clementino

Silvana Leal

Débora Costa Bastos

Zezé Di Camargo

e Luciano

Sumário

Rosa Marcondes

7

812

26

40 42

/amoviverpetrolina

Page 6: Amo Viver Petrolina #1
Page 7: Amo Viver Petrolina #1

7AVP

Se você observar, vai perceber que boa parte dos seus problemas continua vida afora, apesar de você se esforçar para resolvê-los. A maior parte das pessoas conhece a causa deles, sabe como resolvê-los, e, no entanto, eles persistem. Pergunta: você não está cuidando deles como se fossem as flores mais belas do seu jardim? Aqui estão algumas das maneiras como as pessoas “cuidam” de seus problemas: sabotagens, trapaças e escudos fazem parte de um sistema derrotista, que acaba levando o indivíduo a manter um problema vida afora. Qual é a diferença entre eles? O escudo é algo ou alguém que a pessoa coloca entre si e a situação evitada para manter um problema. Por exemplo: uma pessoa com dificuldades de se relacionar afetivamente pode dar como desculpas o filho, o trabalho, a prova do dia seguinte para não sair com alguém. A trapaça é uma conduta estimulada pelo grupo social, mas que mantém a pessoa dentro de um esquema de vida prejudicial. Por exemplo: uma pessoa que trabalha quinze horas por dia, sete dias na semana, freqüentemente recebe carícias por ser trabalhadora, enquanto suas relações familiares vão afundando.

É importante ter consciência do seu direito de conseguir a felicidade plena.

Não é preciso viver de partes da felicidade

A sabotagem é a conduta que a pessoa ou o grupo sabe que vão levá-la ao fracasso. Condutas típicas de sabotagem são adiar, esquecer, negligenciar etc. Pense em um problema seu e veja se você está usando alguém como escudo e quais são suas trapaças e sabotagens. Um problema que persiste é geralmente uma maneira de evitar intimidade, desfrutar, ter êxito e/ou autonomia (e dessa forma tornar-se um vencedor). Outras vezes, os problemas persistem porque as pessoas não acreditam no direito de serem felizes plenamente. Então, seus problemas funcionam como penitência ou castigo. Aquela briga nas férias depois de dez anos sem férias... ou a dor de cabeça no momento de amor. Em outros casos, uma pessoa tem um problema como uma maldição menor. Por exemplo, uma mulher que não tem orgasmo pode ter uma crença mágica: que, enquanto não o tiver, nada de ruim vai acontecer com seus filhos! Por isso ela prefere continuar sem orgasmo para que a grande maldição não se realize!É importante ter consciência do seu direito de conseguir a felicidade plena. Não é preciso viver de partes da felicidade — ela pode ser integral!

adubo

Por Roberto Shinyashiki

problemasem seus

Não coloque

Page 8: Amo Viver Petrolina #1

88 AVP

Cerca de um ano antes de a mulher deixar de men-struar, uma série de mudanças já começa a ser notada.

Climatério não é sinônimo de menopausa. Clima-tério é o nome dado ao período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da vida feminina. Acontece como conseqüência do esgotamento da função ovariana. Menopausa é um diagnóstico feito a posteriori, depois que se passaram 12 meses sem ocorrer menstruação. A queda progressiva das concentrações de estrógeno e progesterona, características do climatério, provoca sintomas de intensidade variável.

Irritabilidade, depressão e melancolia, Irregularidade menstrual,são alguns deles.

A alteração mais comum é o aumento da duração dos ciclos. Não são raros os ciclos de 40 a 60 dias, associa-dos a sangramentos abundantes, que recebem o nome

de hemorragias disfuncionais. Essas irregularidades po-dem preceder meses ou anos à instalação da menopau-sa, mas não são obrigatórias: há mulheres que mantêm regularidade menstrual até o último ciclo. Outro sintoma muito comum é o fogacho: episó-dios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, que duram de meio a cinco minutos, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens e fadiga muscular. Du-rante a crise a temperatura da face chega a subir 5 graus centígrados em relação ao resto do corpo. É o sintoma mais característico e freqüente do climatério; cerca de 75% das mulheres queixam-se das limitações impostas por ele. Em cerca de 80% dos casos os sintomas persis-tem por mais de um ano; e, em 25%, por mais de cinco anos.

Logo falaremos mais sobre esses sintomas do climatério e como diminui-los.

O CORPO naMENOPAUSA

Dr. José Bento

Page 9: Amo Viver Petrolina #1

9AVP

Os Implantes Dentários são parafusos de titânio que irão substituir as raízes dos elementos dentais perdidos, sendo a melhor opção para uma reabilitação oral. Atualmente, com o avanço nas pesquisas cientificas conseguimos reduzir o tempo de osseointegração (união do implante ao osso), que antes era de cinco meses na maxila, para 45 dias com o implante Acqua da empresa Neodent. A tecnologia Acqua foi desenvolvida para acelerar o processo de osseointegração através da sua superfície hidrofílica que acelera o processo de aderência do sangue e a formação da célula óssea, também aumenta a chance de sucesso dos implantes em pacientes fumantes e diabéticos.

Dr. Danúzio Arraes Parente Especialista em Implantodontia CESUMAR (Maringá-PR)

Conheca a nossa Clínica.Rua Manoel Clementino 1038

Centro - Petrolina, PEwww.odontoclinicaparente.com

87 3862 1825

Implantes

Com o Implante Acqua aumentamos significativamente a velocidade de conclusão das reabilitações orais devolvendo a saúde e qualidade de vida aos nossos clientes.

Page 10: Amo Viver Petrolina #1

1010 AVP

A gripe A (H1N1) ou simplesmente gripe A é uma doença respiratória contagiosa. O nome Gripe Suína veio do fato desta doença usualmente apenas afetar porcos. Este vírus da gripe sofreu uma mutação e passou para os humanos, transmitindo-se de pessoa para pessoa. A gripe H1N1 tem efeitos diferentes em pessoas diferentes. Algumas têm sintomas menos acentuados que outras. Porém, existem pacientes que, em casos muito extremos, podem vir a morrer devido à doença.O modo de transmissão do vírus Influenza A, incluindo o H1N1, em humanos, é o mesmo da gripe comum, parecendo ocorrer principalmente pela dispersão de gotículas expelidas pelos doentes, nos quais os microrganismos são projetados pelo ar a uma curta distância. O período de incubação do vírus é curto, em torno de 24 a 48 horas na maioria dos casos. A pessoa é considerada contagiosa desde um dia antes do início dos sintomas até sete dias após. As mulheres grávidas e aquelas que deram à luz há menos de 15 dias devem ser incluídas em um grupo de risco elevado para desenvolver complicações da doença, devido à série de alterações fisiológicas do organismo materno durante a gravidez. A literatura atual tem demonstrado que as gestantes no segundo ou terceiros trimestres da gravidez são quatro vezes mais suscetíveis a hospitalizações do que a população geral e

têm uma taxa significativamente maior de mortalidade.Pouco se sabe sobre os efeitos diretos do vírus da gripe sobre o feto. Acredita-se que a transmissão intraútero seja rara. As complicações mais frequentemente relacionadas são aborto, sofrimento fetal agudo e nascimento pré-termo. O risco de transmissão do H1N1 pelo leite materno é desconhecido, porém acha-se que o risco de o vírus passar para o leite é baixa. Sendo assim, mães infectadas com a nova gripe podem amamentar, o que é extremamente importante, principalmente pela proteção imunológica fornecida pelo leite. A decisão de separar mães infectadas de seus recém-nascidos é individualizada. Se possível, mães infectadas devem fazer a ordenha do leite materno, e um membro saudável da família oferecer à criança com uma mamadeira. Alternativamente, a mulher deve usar máscara durante a amamentação e ao prestar cuidados ao seu filho, para minimizar a exposição. Sendo assim, mulheres grávidas e as que estão no período de duas semanas do pós-parto fazem parte de um grupo de alta prioridade para imunização contra a gripe H1N1 através da vacinação, devendo ser orientadas sobre a vacina, uma vez que esse parece ser o método mais eficaz para a prevenção de formas severas da gripe e suas consequências materno-fetais.

H1N1 e GESTAÇÃO Por Rosana de Freitas RibeiroGinecologista e Obstetra

Rua Manoel Clementino, 1038 - Centro - Petrolina

Page 11: Amo Viver Petrolina #1

11AVP

Glutamato monossódico é um dos piores aditivos alimentares no mercado. É um intensificador de sabor geralmente associado à comida chinesa e industrializada. Podendo causar dores de cabeça após consumo e calor em excesso. O glutamato é considerado uma excitotoxina, pois ele superestimula as células nervosas e, é fisiologicamente utilizado como neurotransmissor. Alguns estudos o chamam de substância OPIOIDE, agindo no cérebro como se fosse a COCAINA. O consumo diário ou frequente desta substância encontrada cada dia mais facilmente, tem sido associado a certas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, dificuldade de aprendizado, hiperatividade e enxaquecas. A situação de saúde no país, provocada por estas substâncias, está mais séria do que parece. Em meu consultório atendo pelo menos um paciente por dia com sérias consequências provocadas por consumo de Aspartame e/ou Glutamato Monossódico, a maioria ainda sem diagnóstico. Pior! Poucos médicos estão alertas a este problema. Em alguns casos, tentando aliviar seus pacientes destes sintomas, receitam medicamentos que pioram ainda mais a situação. Além da intoxicação por Aspartame e/ou Glutamato Monossódico, estes pacientes passam de um especialista a outro, e somam medicamentos. Chegam impregnados de anti-inflamatório, medicações neurológicas, psiquiátricas, corticóides, entre outros, sem muito resultado.

Estão classificados até hoje, 92 sintomas ligados ao consumo de Aspartame e Glutamato Monossódico. Dor de cabeça Dor da cabeça aos pés, Depressão, Tonteira, labirintite, Dor ou queimação no estomago, Dor na ATM - Articulação Temporo Mandibular (articulação da boca), Tensão nos ombros, ou até em todos os músculos do corpo - Insônia ou muita moleza, Obesidade, dificuldade em perder peso. Você também pode estar inchado, ou sentindo os músculos “moles” Sua visão pode estar borrada, turva, E de repente você pode ter ficado com dificuldades nos estudos, Ou pensa que sua idade está acabando com a sua memória, Zumbido, convulsões, taquicardia? Está tendo problemas de pressão arterial e não consegue estabilizar? Seu bebê não dorme, chora muito, é agitado, tem muitos gazes? Procure se você não está usando algumas destas substâncias, mesmo que seja só um pouquinho. Elas passam para o leite. Pode piorar sintomas de Alzheimer, Esclerose Múltipla e Mal de Parkinson. Ainda que às vezes você tenha sido diagnosticado com “síndrome da fadiga crônica”, ou“fibromialgia”. Cuidado! Você pode estar sofrendo da Doença do Aspartame, ou da Doença do Glutamato Monossódico, ou até das duas. Se você está grávida ou pretende engravidar. Se você está amamentando. Por favor, não consuma ou evite o excesso destas substâncias da sua alimentação. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos e observe dê preferência aos temperos naturais.

Por Mônica Metzgerlang Nutricionista Funcional Glutamato Monossódico e Aspartame

O Doce Sabor que Mata

Page 12: Amo Viver Petrolina #1

1212 AVP

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação a seus profissionais, procurando de forma ávida por pessoas quase completas, não bastando que estas cumpram apenas requisitos técnicos, mas também que apresentem competências comportamentais que agreguem valor para a organização. Daniel Goleman, renoma do psicólogo, autor do livro Inteligência emocional, que se tornou um best-seller internacional, afirma que o sucesso profissional depende 80% da inteligência emocional, enquanto o Quociente de Inteligência (QI) colabora com apenas 20%. Goleman definiu inteligência emocional como: “...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998) Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades: Autoconhecimento Emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem; Controle Emocional: l idar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; Automotivação: d i r ig i r as emoções a serv iço de um objet ivo ou real ização pessoal ; Reconhecimento de emoções em outras pessoas: reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais. E como ser então o profissional que as empresas desejam?

É difícil definir quais são as principais características que as empresas esperam encontrar em seus profissionais, pois estas podem variar de acordo com a cultura organizacional, o porte, o segmento e ainda o cargo, sendo este de liderança ou não, mas ao longo dos anos foi possível observar que independente disso algumas características são mais esperadas nos profissionais em geral, como: Ética: agir com integridade, sigilo, discrição, respeito e saber separar as questões profissionais das pessoais;

Por: Silvana Leal *

que as

EmpresasO Profissional

Page 13: Amo Viver Petrolina #1

13AVP

*Silvana Leal é psicóloga organizacional com pós-graduação em Gestão de Pessoas e mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte, atuando com consultoria interna e gestão de Recursos Humanos.

Iniciativa: não esperar estímulos externos para desenvolver suas atividades e se antecipar aos problemas, já apresentando soluções para os mesmos; Flexibilidade: saber lidar com mudanças rápidas e repentinas, algo comum nas organizações atuais; Resiliência: capacidade de encarar pressões e obstáculos e saber superá-los, mantendo a essência e equilíbrio emocional; Engajamento: estar comprometido emocionalmente com o trabalho, agindo como dono do negócio e dando o seu melhor em tudo que faz; Comunicação: saber expressar idéias de forma clara

e objetiva, se fazendo entender e entendendo também as opiniões alheias; Relacionamento Interpessoal: habilidade de interação com outros indivíduos, tendo a preocupação de ajudar sem descuidar do seu próprio trabalho; Gerenciamento do tempo: definir prioridades, anotando as mesmas se necessário, a fim de evitar desviar a atenção para questões pouco importantes; Inovação: procurar apresentar novas ideias , ser cr iat ivo e encontrar novos métodos de trabalho que gerem melhores resultados. Essas são as principais características que as empresas esperam encontrar e tê-las em maior ou menor proporção pode determinar o grau sucesso ou insucesso de cada profissional. Por isso, diante da crescente competitividade do mercado é preciso que os mesmos tenham também outra característica, que é a capacidade de se autodesenvolver, ou seja, estar preocupado em se atualizar continuamente, em aprimorar as competências, não só para melhoria na área de atuação, mas também para contribuir no atingimento das estratégias organizacionais, gerando resultados positivos para o negócio.

Desejam!

Page 14: Amo Viver Petrolina #1

1414 AVP

Um verão de muitas cores e efeitos multi-funcio- nais nos mostra como podemos estar cool e com aparência

de suavidade e descontração na estação do ano que nos permite ousar em criatividade, abusando de versatilidade e estilo

próprio. Um momento de cores delicadas que vai do verde oliva ao extremo do rosa pink, que aliás é a cor que foi eleita por grandes grifes

internacionais como a tradicional Givenchy que sempre optou por cores sóbrias e apostou fortemente nele, o pink é o neutro da vez, com lugar

de destaque e aceitação pra lá de satisfatório. As estampas em animal print, étnica , florais e em tamanho máxi são

apostas certeiras, a Animale abusou de todos esses itens no seu último desfile, de uma forma super

sofisticada, sempre que pensa em animal print imagina- se aquela calça de onça ou

jaqueta de zebra e eles conseguiram fazer uma releitura disso, mostrando

calças com apenas detalhes de bicho e vestidos finos com toque glam

em estampas florais, onde ficou evidente que as maxiestampas estão com tudo. Transparências também é ponto alto, elas marcam silhuetas e elevam o feminino em peças delicadas, sofisticadas e com total leveza, deixando o universo feminino ainda mais propício para arrasar e estar no topo do que é mais importante em qualquer estação

do ano, conforto. Assim, um verão pra todos os gostos forma- se

diante dos nossos olhos e das nossas silhuetas, podemos criar estilo

próprio e desenvolver o lado criativo e versátil que existe em cada olhar

feminino. Outro item bem importante são os acessórios, que ganham destaque e ficam

definitivamente em lugar honroso no verão, o pulseirismo, os maxi brincos, se revezam

entre maxi colares, se na coleção passada os acessórios eram grandes, nessa eles parecem que

dobraram de tamanho, com destaque para os tons prateados, que voltam e se tornam essenciais nos looks.

Verão multicoresHellanne MarieEmpresária

Page 15: Amo Viver Petrolina #1
Page 16: Amo Viver Petrolina #1

I IS CO NI OCPROFESSIONAL HAIR

Av. Clementino Coelho nº 253, Atrás da Banca | Petrolina / PE(ao lado do supermercado Bompreço)

87 3861-0832 | 8828-2100

Espaço amplo e moderno ...

... para melhor atender.

[email protected]

/iriscorcinohair

Descubra que cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida” (CURY, Augusto. A ditadura da beleza: dedicatória).1º Você é bonita. A beleza é extremamente relativa. Essa é a primeira certeza que deve ter, pois todos são bonitos aos olhos de alguém. Então se Sicrano não te acha atraente, faça o favor a si mesma e prefira Beltrano que a enxerga como um mulherão. Procure pensar que Sicrano tem mau gosto, certo?“Beleza está nos olhos de quem observa. Quem se vê bela, será bela, ainda que esteja fora do padrão neurótico de beleza (...)” (CURY. A ditadura da beleza: Fala do personagem Dr. Marco Polo, Cap. 2).2º Não adianta ser bonita e não se sentir bonita. Sabe aquela frase que dizemos: “ela é uma feia bonita”? É um bom exemplo, pois se trata de mulheres seguras de si. Vemos todos os dias mulheres assim na televisão. O ego delas é tão elevado, que mesmo não sendo tão belíssimas

assim, passam essa imagem.3º Saiba se olhar com menos aspereza, menos crítica. 4º Procure se olhar com visão positiva. Você pode não ter aquela barriguinha batidinha, mas pode ter um pernão lindo; ou olhos lindos, um sorriso de parar o quarteirão... Então busque aquilo que é bonito, ao invés de procurar só os defeitos.5º Esqueça as críticas! Você prefere escutar um babaca ou uma invejosa que te põem para baixo ao invés de um elogio daqueles? Faça o favor de se afastar das pessoas que te põem para baixo, elas não lhe acrescentam em nada e ainda consomem sua energia...6º Aprenda a se vestir e se maquiar de acordo com seu tipo de corpo e rosto. Depois que você passar a se ver com outros olhos, realce àquilo que mais chama atenção positivamente em você. Use uma saia, se gosta de suas pernas, busque informações de como maquiar seu tipo de rosto e cor de olhos. Aprenda a gostar do que vê no espelho. Todas nós somos complicadas, não estamos nunca satisfeitas com nosso corpo. Mas isso não pode fazer com que você se sinta feia todos os dias.

Como se Sentir Bonita?

Page 17: Amo Viver Petrolina #1

Quando bem desenhadas e compatíveis com o formato

do rosto, as sobrancelhas não só realçam a beleza natural

e a expressão, como também evidenciam as características

pessoais, fazendo a diferença no visual. Através da técnica

exclusiva desenvolvida por Maura Lima você experimentará

um visual ideal para seu rosto proporcionando um resultado

excepcional.

Designer de Sobrancelhas:

A manutenção é tão importante quanto o desenho

original, pois é através dela que você mantém o visual

ideal para seu rosto. Este serviço envolve: remarcação,

limpeza, pintura, hidratação e finalização.

Manutenção de Design:

Procedimento realizado com nossas Linhas Orgânicas Exclusivas.

Preparadas com um tipo especial de algodão cultivado sem

agrotóxicos ou qualquer alteração genética, nossas linhas

orgânicas são mais confortáveis permitindo um procedimento

menos doloroso, sem cortar, queimar ou agredir a camada

superficial da pele (Epiderme). Também são enriquecidas com

vitamina E (antioxidante natural que combate o envelhecimento)

e tratamento antibactéria.

Depilação Facial com Linhas Orgânica:

Av. Integração, 203, São José - Petrolina-PE87 - 3862-3040

Page 18: Amo Viver Petrolina #1

1818 AVP

Não é de hoje que o homem procura formas de utilizar a luz de acordo com as necessidades dos ambientes. Essa mesma luz que antes era utilizada simplesmente para iluminar; hoje, é uma verdadeira arte, o que chamamos de luminotécnica. Quando se pensa na iluminação de um ambiente, deve-se ir além de prever pontos para instalação de lâmpadas ou mesmo decidir qual estilo de luminária é mais apropriada à estética, com o auxilio da tecnologia, a iluminação passou a ser um elemento valioso para um projeto arquitetônico, paisagístico ou até mesmo na decoração. A iluminação tem o poder de valorizar ou, até mesmo, prejudicar um ambiente. Um bom projeto luminotécnico realça os pontos fortes do espaço, não apenas no tocante ao design, mas à funcionalidade. Porém, se for mal projetada, essa solução pode causar desconforto. Uma iluminação inadequada pode também causar fadiga visual, dor de cabeça, ofuscamento, redução da eficiência visual, o que pode causar até mesmo problemas de saúde, cabendo aos profissionais, especialistas e fabricantes, produzirem lâmpadas e equipamentos que possam controlar e até eliminar esses danosos efeitos sobre as pessoas e o meio ambiente, pois uma boa iluminação aumenta a produtividade, gerando um ambiente mais

prazeroso.Um dos fatores que faz com que a orientação profissional seja necessária é que existe um tipo de iluminação adequada a cada função do ambiente. E qual é a hora certa de fazer um projeto luminotécnico? A hora certa de se iniciar um projeto lumintéconico é após a primeira etapa da elabração do projeto arquitetônico. Em se tratando de residências, por

exemplo, é importante que se faça uma espécie de analise, que se conheça as necessidades do cliente, faixa etária das pessoas que viver naquele espaço, bem como é a vida cotidiana e social deles... isto requer uma personalização da iluminação. Por tanto, torna-se necessário ao projeto luminotécnico a união do conhecimento técnico e a sensibilidade do projetista especialista, para se conseguir atingir os efeitos e a funcionalidade da iluminação adequada dando

mais conforto ao ambiente e consequentemente o bem estar dos usuários dos ambientes em questão. Assim, deve-se pensar que o projeto de iluminação é um projeto complementar, que vem dar suporte e valorizar o ambiente. Esta inter-relação entre os profissionais eleva a qualidade do projeto, eficiência e economia.

“A utilização da iluminação artificial de forma correta traz benefício ao homem como: proteção da visão com a utilização da intensidade luminosa correta e controle do ofuscamento, e ainda, influencias positivas sobre o sistema nervoso vegetativo que é justamente quem comanda o metabolismo e as funções do corpo”.

CAVALIN, SERVELIN, 1998.

LuminotécnicoA importância de um projeto

Ana Maria Possídio,

Page 19: Amo Viver Petrolina #1

19AVP

tok finali

Page 20: Amo Viver Petrolina #1

2020 AVP

Page 21: Amo Viver Petrolina #1

21AVP

Page 22: Amo Viver Petrolina #1

2222 AVP

luisa

Page 23: Amo Viver Petrolina #1

23AVP

BREMAR

Page 24: Amo Viver Petrolina #1

2424 AVP

Isto porque é normal creditar às baixas temperaturas a produção de uvas. Como português que sou, fui criado em uma região produtora de vinhos de qualidade impressionante, que possui invernos rigorosos, com temperaturas negativas. Mas, ao contrário do que imaginam nesta época as plantas apenas hibernam, já sem folhas. E, quando chega o verão, onde as temperaturas passam dos 40 graus, elas florescem e dão frutos maravilhosos. Este sim é o tempo das uvas. Esclarecida esta questão, a produção de uvas em regiões quentes passa a parecer algo mais tangível. Claro que esta inovação, que permitiu abrir novas fronteiras da viticultura no Vale do São Francisco, só foi conseguida com a introdução de novas tecnologias. No campo, modernos sistemas de irrigação aproveitam o potencial do Rio São Francisco, nas vinícolas, adegas com equipamentos de vanguarda que permitem a realização da fermentação à temperaturas controladas, além de maquinário de ponta para realizar a estabilização, o engarrafamento, entre outras etapas do processo. No Alentejo, em Portugal, há 40 anos, encontrávamos apenas vinhas isoladas, em lugares com temperatura mais amena, pois não havia sistemas de irrigação. Mas, após os anos 90, com a introdução de técnicas que permitiram a chegada da água de forma controlada, as vinhas floresceram por toda parte. A tecnologia permitiu a produção de uvas de alta qualidade que,

através da implementação de investimentos na modernização das adegas, nos permite ter desta região uma série de vinhos frutados e elegantes. O Vale do São Francisco trilhou um caminho parecido. Há 40 anos esta região do nordeste brasileiro já produzia uvas para exportação, com um volume de aproximadamente 600 toneladas/ano. A história do vinho do Vale ainda não tem 20 anos. E, há apenas uma década teve um aporte de novas tecnologias, com a chegada da Dão Sul, produtora dos vinhos Rio Sol, e da Miolo, com os rótulos Terranova. E a escolha deste território, até então improvável, não se deu por acaso. A chegada das indústrias viníferas no Vale foi resultado de muitas pesquisas e da percepção que aquela terra quente, sem chuva e de solo pobre seria o campo ideal para a produção de uvas de alta qualidade, que resultariam em vinhos de caráter único. Por isto, hoje podemos ver nas prateleiras os vinhos do nordeste brasileiro, assim como encontramos vinhos do Chile, Argentina ou do Alentejo, regiões igualmente quentes e secas em que a tecnologia e a mão do homem fizeram toda a diferença. Mas ainda é preciso que os consumidores entreguem-se, cada vez mais, a experiência deste novo olhar sobre o vinho brasileiro. Uma viagem que pode ser degustada com um brinde a um país que, apesar do imprevisível, hoje já possui vinhos considerados entre os melhores do mundo. Saúde!

João Antonio Santos Diretor Comercial Vitivinícola Santa Maria - Rio Sol

Vale do São Francisco Muitas pessoas acham estranho produzir uvas em regiões quentes e secas, como o Vale do São Francisco, no meio do maior semiárido do mundo.

Tecnologia e Alta Qualidade

Page 25: Amo Viver Petrolina #1

25AVP

Page 26: Amo Viver Petrolina #1

2626 AVP

1 Quando se fala em Petrolina o que lhe vem à mente? ZC- Rio São Francisco, hotel com excelente atendimento, cidade desenvolvida e povo muito alegre. Cidade exemplo de desenvolvimento.

2 Algo inusitado já lhes aconteceu em nossa cidade? LC – Inusitado, não. Mas memorável, muito. Todas as vezes em que cantamos na cidade ficamos encantados com a organização e desenvolvimento. É uma capital dentro do interior. Todos estão de parabéns.

3 Em toda sua trajetória, história de vida e carreira, há algo que tenham vivido que gostariam de compartilhar? ZC – Temos vários momentos marcantes, com o sucesso e reconhecimento do filme “2 Filhos de Francisco”, a nossa primeira turnê no Japão, quando causamos congestionamento em Hamamatsu e Tóquio. Em Hamamatsu, estava hospedado no 44º andar e do alto via o público indo embora. Fiquei pensando: “Meu Deus, aqueles meninos lá de Perinópolis fazendo sucesso do outro lado do mundo. É uma dádiva”. Nunca mais vou esquecer.

5 Como vocês vêem o o cenário atual da música sertaneja no Brasil, e quais as principais mudanças, as de maior relevância que já presenciaram ? ZC - Não existe diferença entre o sertanejo que fazemos e o dito sertanejo universitário. Eles apenas regravaram músicas de sucesso com um “pit” (levada mais rápida). Exemplo: “Como um Anjo” - sucesso nosso de 1994- e “Você vai ver”, músicas que ainda estão na cabeça das pessoas, mas que estouram agora nas vozes de artistas do chamado sertanejo universitário, como César Menotti e Fabiano. Eu sou a favor de trabalhos inéditos. A não ser que você faça o que a gente fez há 3 anos com o “Doublé Face”. Mas se os novos artistas regravam nossos sucessos não tem nada demais. Não gosto do rótulo universitário. O que todos fazem é sertanejo e ponto. Pra que rótulos? Porque tem dupla que tem 20 anos de carreira, como João Bosco e Vinícius e outros 10 anos como João Neto e Frederico, que são nossos amigos, que estão na estrada há muito tempo e fazem um belíssimo trabalho. Eles cantam sertanejo.

LC - Luan Santana canta desde que era criança. É um menino que eu admiro o trabalho. João Bosco & Vinícius e João Neto e Fred gostam de ZC&L desde

Nascidospara o Sucesso

Em entrevista exclusiva, Zezé de Camargo e Luciano falam um pouco de suas experiências em Petrolina e abrem o coração para a cidade em relatos que emocionam.

Por Max Machado

Page 27: Amo Viver Petrolina #1

27AVP

pequenos, mas ninguém pode esquecer que eu tinha 17 anos quando comecei. Os novos artistas reforçam o gênero, só fortalece a música sertaneja, que é a paixão nacional. Tem ainda Jorge e Matheus, que tem feito um excelente trabalho. Enfim, “Como um Anjo” e “Você Vai ver”, por exemplo, que são nossos sucessos, são cantados pelos novos asertanejos. ZC - A música sertaneja faz parte da cultura do país, portanto, a cada ano surgem novas duplas e compositores excelentes. O gênero sertanejo não é modismo. A nossa origem é sertaneja, nunca negamos e não acreditamos que algum dia o nosso gênero tenha morrido ou venha a morrer. Artistas como Luan Santana, João neto e Frederico, Israrel e Rodolffo, Jorge e Matheus, Victor e Léo, Fernando e Sorocaba, César Menotti e Fabiano e Gusttavo Lima fazem sertanejo. Os leigos saem divulgando este rótulo de sertanejo universitário, como já teve forró universitário e pagode universitário. Esses novos artistas fazem o sertanejo. Assim como aconteceu com a gente. Quando começamos, em 1991, fomos intitulados de new sertanejo e nós recusamos este rótulo. Houve uma peneira e ficaram os que tiveram o reconhecimento do público. O mesmo vai acontecer agora. Quando surgimos, no início do anos 90, aquele fenômeno era maior do que esse, mas

com menos gente dentro do movimento. Naquela época, tinha especial na Globo de música sertaneja, o Leandro e Leonardo tinham um programa na emissora, havia umas cinco rádios FMs de música sertaneja no Rio. Hoje, só tem uma. As pessoas tem memória curta, mas o espaço era bem maior. 6 O que não da para esquecer e qual seu maior desejo hoje?

ZC _ Não dá para esquecer o dia em que o Luciano, com 17 anos, entrou no estúdio para gravar o nosso primeiro disco. Ele saiu de lá e disse: “Zezé, nós vamos vender um milhão de cópias”. Meu maior desejo é continuar cantando ao lado do meu irmão e levando o nosso romantismo para o Brasil todo, com muito amor.

7 Se fosse lhes dado poder ilimitado para transformar o mundo e ajudar as pessoas o que vc faria?

ZC - Acabaria com a guerra, a fome e pediria a união dos povos.

LC – Acabaria com a guerra, a corrupção e colocaria todos com saúde, paz e educação.

Rosa Marcondes

Page 28: Amo Viver Petrolina #1

2828 AVP

creditado a joint-ventures realizadas com outras grandes empresas do setor em várias regiões brasileiras, tendo como objetico principal obter resultados concretos que visem a lucratividade, sustentabilidade nos processo e a satisfação total do cliente final. A Penta já contabiliza grandes empreendimentos entregues e/ou em contrução nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Em 2013, a Penta Incorporadora deve fechar o ano com faturamento superior a R$ 100 milhões. A MultiplaLog S/A- Uma empresa especializada no segmento de mercado “buit to suit”, modalidade de locação crescente no mercado imobiliário que tem se mostrado extremamente vantajosa ao usuário/locatário, uma vez que essa operação não exige imobilização de seus recursos financeiros na aquisição dos terrenos e construção das benfeitorias, além de o

Consagrados no Brasil inteiro, graças ao carisma e talento musical que já vendeu mais de 35 milhões de discos, Zezé Di Camargo e Luciano também são extremamente bem-sucedidos no mundo dos negócios, por administrar suas imagens com muita seriedade e competência. Foi assim que eles se associaram a vários sócios e investidores de diversas atividades, já obtendo, a partir dos resultados concretos, o reconhecimento em nível nacional. A gestão dos negócios tem como presidente das empresas o empresário e irmão Emmanoel José de Camargo, dentre os negócios estão: a Penta Incorporadora - Com o conceito “Permita-se Ter o Melhor” a Penta Incorporadora é resultado da sociedade da dupla com empresários com mais de 50 anos de atuação no segmento de construção na região Centro-Oeste. O seu rápido crescimento também é

Sucesso na Música e também nos

Negócios

Page 29: Amo Viver Petrolina #1

29AVP

aluguel ser contabilizado como despesa, reduzindo a carga tributária e vai além, fornecendo ainda todos os equipamentos essenciais para a atividade da empresa, incluindo até esteiras, elevadores, sistemas de segurança, máquinas e equipamentos etc. Em seu portrfolio de clientes, a MultiplaLog S/A já consolidou negócios com grandes empresas e conglomerados nacionais como Votorantin, Marisa, Luft, Arquivo Total, dentre outras, na construção e locação de centros de distribuição, depósitos e outros prédios comerciais. Neste ano de 2013, a MultiplaLog vai estar lançando na região metropolitana de Goiânia um grande Polo Industrial, em área total de 1.872.733m², sendo 1.309.464m² de área urbanizada com investimentos previstos de US$ 191 milhões, e também a Nelore É O Amor, localizada às

margens do famoso Rio Araguaia, no interior de Goiás, a Fazenda É O Amor, do cantor Zezé Di Camargo, tem se especializado a cada ano na melhoria genética da raça Nelore, tendo em seu planteu renomadas matrizes de Elite PO e POI campeãs nas principais exposições agropecuárias do Brasil. Em 2010 foi realizado o 1º Leilão Nelore É O Amor com a particiapação da nata dos criadores brasileiros e negócios superiores a R$ 5 milhões. O próximo evento acontece agora, dia 8 de outubro, às 20h, no Brooks Bar, na rua Cosmo do Rio Verde, 83, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, o Leilão comercializará 25 lotes de animais Puros de Origem (PO), entre bezerras, novilhas de pista e doadoras. Vale a pena conferir.

Rosa Marcondes

Page 30: Amo Viver Petrolina #1

3030 AVP

Contabilidade

Con�ança , respeito e amizade..Ha 20 anos gerando bons frutos

(87) 3983-3333www.escritacontabilidade-pe.com

Confiança, Respeito e Amizade...Há 20 Anos Gerando Bons Frutos

Page 31: Amo Viver Petrolina #1

31AVP

O Monitoramento remoto é essencial para elevar o nível de segurança da sua empresa. Um local protegido por um bom Sistema de Alarme e assistido por um serviço de Monitoramento competente, elimina as vantagens e dificulta o sucesso dos infratores nas suas ações delituosas. Uma pessoa quando pratica esse tipo de ação, geralmente conta com dois fatores: o elemento surpresa e o anonimato. Quando um ambiente protegido é invadido ou violado, o Sistema dispara uma sirene local onde o infrator é surpreendido. Um Sistema Monitorado permite o envio deste sinal emergencial para uma Central de Monitoramento, eliminando a vantagem do anonimato para o infrator. Se o Sistema possuir acesso remoto às imagens (CFTV), pode-se rapidamente identificar se no local a situação é critica ou não. Em palavras simples o invasor imagina: “já tem gente sabendo que estou aqui”.Ainda que não acionado o alarme, a SIM faz a RONDA PREVENTIVA na sua empresa dificultando a atuação do meliante. Através da RONDA GARANTIDA da SIM o cliente é avisado no exato momento em que o vigilante visita a sua empresa recebendo um SMS após a identificação do

A sua definição é apresentada como o ato ou efeito de segurar, tranquilidade de espírito. Com aquilo que temos vindo a observar pelo mundo, penso que esta definição está “cada vez mais correta”, não acham?

Mas afinal...

Av. da Integração, 84 - São José -Petrolina - PE87 38618370

o que é isso de

Segurança?

MONITORAMENTO DE ALARME E CFTV DIGITAL

bastão na leitura do sensor no local monitorado.A SIM oferece o acesso ao sistema CFTV para o cliente a qualquer hora e em qualquer lugar através da internet ou de um smartphone, visualizando em tempo real os ambientes monitorados em sua empresa.

Contabilidade

Con�ança , respeito e amizade..Ha 20 anos gerando bons frutos

(87) 3983-3333www.escritacontabilidade-pe.com

Page 32: Amo Viver Petrolina #1

3232 AVP

Bacalhau em Homenagem a Petrolina pelo seu aniversario! A gastronomia no Vale tem crescido muito com os novos

conceitos em comer fora do lar, e em Petrolina tem sido algo de grande prazer, motivando grandes inovações e investimentos no setor.

Chef Guimarães

Ingredientes para Servir 2 pessoas

400 g Bacalhau Lombo demolhado200 g Cenoura Cozida100 ml de Azeite Virgem2 Unid Pera200 g Camarão Graudo Pimenta e Sal a gosto50 ml Tequila Branca

Preparação

Assar o bacalhau em fogo baixo com azeite depois de 10 minutos coloque a Pera , coloque a cenoura para cozer com gua e depois liquidifique e retorne para o fogo adicione sal e pimentaTempere o Camarão com Pimenta e Sal a gosto e salteie com a tequila

Montagem do prato conforme a foto

em cama de Pera confitcom Creme de Cenoura

e Sauter de Camarão na Tequila

Bacalhau

Page 33: Amo Viver Petrolina #1
Page 34: Amo Viver Petrolina #1

AGORA EM NOVO ENDEREÇO

Av. Presidente Tancredo Neves, nº 09 ACentro - Petrolina-PE

Próximo a Igreja Assembléia de Deus, Vila Mocó(87) 3861 - 5523

Carta de Vinhos Variadas

Cardápio Especial

Gastronomia Nacional e Internacional

A todos os cidadãos de Petrolina, o nosso respeito e admiração, por fazerem desta cidade um lugar de felicidade e realizações de sonhos.

Também por isso...

Parabéns pelos 118 anos à Jovem Linda Princesa do Sertão

Page 35: Amo Viver Petrolina #1

35AVP

Page 36: Amo Viver Petrolina #1

3636 AVP

Anos 70 - Chegamos a Petrolina, eu Inah e as filhas Norma e Nélia, com os filhos Ielson e Ilson que já eram habituados a ficar com o papai Nelson Moura (saudosa memória) comerciante com anos de entrosamento na região do São Francisco. Vínhamos de Caruaru/PE, onde com habitantes astutos o avanço na política, arquitetura, música, ciência, educação (Faculdade de Direito) mostrava a pujança do amanhã. Petrolina no cantinho de Pernambuco ainda “paradinha” em certos desenvolvimentos, pois na Fé o povo se desdobrava para com a bela Catedral de Pedra e a devoção a Rainha dos Anjos padroeira da cidade e da Diocese com O Bispo Dom Antonio Campelo de Aragão, um visionário que a projetou não apenas no cristianismo mas foi pioneiro na irrigação a cata-vento. Um mutirão de roçados eram plantados para o sustento das familiares carentes. Dom Campelo foi também responsável pela chegada da rádiofonia. A voz do São Francisco -Emissora Rural hoje com 51 anos, desfrutando da interação de ouvintes, também via internet, no mundo inteiro. O filho petrolinense Nilo de Souza Coelho (em memória), quando governador quis mostrar o avanço e ligou em asfalto Recife/Petrolina. Avanço extraordinário para o nosso sertão, tão nordestino esperando a promissão. Como

filhos de Caruaru – Agreste pernambucano, cidade que já vinha abrindo-se as inovações, arregaçamos as mangas e fomos abraçando nosso novo momento, antevendo para Petrolina um futuro de grandeza hoje concretizado muito rapidamente e, hoje quarenta e dois anos depois de nossa chegada, definitivamente consolidado. As dificuldades de adaptação não tantas, povo bom e acolhedor, época em que a sintonia da Emissora Rural já dava a conhecer lá fora o que a cidade prometia. E como nós fomos muito bem recebidos, continuamos a nos adaptar e a receber a outros que aqui chegaram, sempre sendo cativados, pela bela cidade às margens do tão decantado rio São Francisco. Habituados a ver a escassez de água do rio Ipojuca na nossa cidade natal; pouquíssima, nos encantamos com as águas do São Francisco. O recebimento do povo bom e ordeiro nos fez ficar bem até as raízes do coração - nos sentimos totalmente em casa em todos os âmbitos: social, religioso, escolar etc. Tudo nos cativou e os jovens filhos, se tornaram homens e mulheres hoje radicados profissionalmente com família constituida. Somos cativos (na expressão do sermos feliz), amando esse “pedação” de chão, do qual hoje nos sentimos filhos. Tendo inclusive sendo

Por Inah Torres

Amo Viver Petrolina

Page 37: Amo Viver Petrolina #1

37AVP

agraciada com o Título de Cidadã Petrolinense, eu e meu esposo Nelson Moura(In Memoriam) em 1986. Nossa vocação de interagir em microfones trazidos da Radio Difusora de Caruaru, e com pequenas crônicas e poesias, publicadas nos jornais da nossa terra; renderam aqui o convite do grande guardião da imprensa Seu Joãozinho de O Pharol – João Ferreira Gomes (in memória), convite para estréia no seu Jornal, com honras já de “pessoa grata” para o fundador do Jornal. O Pharol fundado em 1915 circulou, durante a 75 anos de publicação, mesmo após o falecimento de seu fundador. Nossa experiência rendeu também nos anos 70/82, locuções na emissora Rural em programas religiosos, quando fui convidada pelo Radialista Carlos Augusto Amaris Gomes, na época – direção gerencial Rádio Grande Rio AM – para um Programa Social – Programa Em Sociedade - no qual continuo há 31 anos, hoje em parceria com a filha Norma Aquino. É necessário que se conte um pouco da minha história para que se saiba de meu testemunho no engrandecimento desse Vale. Quando cheguei a Petrolina procurei fazer amizades encontrando através do Sr. Joãozinho de O Pharol, e de pessoas que soubessem contar a história da cidade que

vinha se abrindo aos pés e com certeza palmilhei estrada até chegar o hoje. Chegavam-me livros, revistas de um único numero, jornais, biografias dos mais idosos. Lendo e ouvindo aprendi amar este território “só se ama aquilo que se conhece” – disseram outros - Fui aprendendo ao jeito do petrolinense. Transferida para Coletoria Estadual, fiz dos colegas irmãos, tomei conta da distribuição de cheques de pagamento onde fiz inúmeros amigos até hoje, muitos aposentados. A Philarmonica 21 de Setembro me encantava – lembranças da Comercial e Euterpe da terrinha. A sede a um passo da nossa casa era sempre a maior diversão na Sociedade 21 de Setembro. Com tardes Dançantes tudo isso tendo como endereço a Praça 21 de Setembro até hoje. Neste setembro realiza-se mais um Baile de Gala na véspera do aniversario de Petrolina, uma tradição marcada pela Alvorada da Filarmônica 21 de Setembro. As amizades foram tornando o caminho limpo e passo a passo íamos eu e Nelson levando a família, que aquela altura já não mais transbordava de saudade da terra natal, porque o nosso porto seguro era formado no amor de Deus simbolizado pelas duas torres da Igreja Catedral com o sino nos chamando a rezar e o relógio em uma das torres, presente do Padre Cícero Romão

Page 38: Amo Viver Petrolina #1

3838 AVP

Batista. Morávamos na rua seguinte a da Catedral, centrão de tudo. Da missa das 9h íamos tomar um sorvete trabalhado de frutas na Iglú – Ponto de encontro de amigos. E à tarde o por do sol mais lindo do mundo, embelezando a ponte Presidente Dutra, como ainda hoje é deslumbre para todos que aqui aportam ou visitam. A beira do rio era um descampado, água mais limpa e muita gente até tirava o calçado e molhas os pés. Noite de lua cheia, um espetáculo, tudo trabalho de um Deus Criador nos abastecendo para uma promissora semana. Musica – Teatro – Reuniões familiares e o Cine Massangano onde assistíamos filmes que já passeavam nas telas de grandes Cinemas da capital – tão longe de nós... Recife. A feira na segunda feira em Petrolina, era aquela feira típica de interior, poucos toldos e muito encerado estendido ao chão, com frutas, verduras, sacos de farinha, feijão, roupas, alpargatas de couro e sapatos, nas barracas de carne lá estava a carne de bode(carneiro) estendida que hoje é reverência gastronômica no sertão de Pernambuco. As feiras do agora, a maioria cobertas, geralmente final de semanas. Lembranças do trem que vinha da Bahia e passava no sobre a ponte,

chegando a nossa Estação E. F. Petrolina a Teresina (1923-1941) V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1975) RFFSA (1975-1996) – Depois Ferroviária do Nordeste, com um prédio que se tornou histórico. A rede hoteleira de maior porte iniciada com a construção do Hotel do Grande Rio. Hoje contando com Hoteis como o Petrolina Palace, JB Hotel e o Quality Hotel. A Petrolina de ontem pequena em tamanho mas gigantesca em promessas, cumpriu seu destino, é hoje referencia internacional na agricultura irrigada com suas vinícolas, a uva, a manga, o melão e outros produtos exportados pela qualidade; polo turístico dos mais visitados no sertão. O Rio São Francisco aos seus pés oferece uma orla fluvial com infraestrutura de lazer que deslumbra todos que por aqui passam ...

... um dia desses, termino nossa conversa do ontem. Compromisso de quem AMA PETROLINA – PERNAMBUCO – NESTE SERTÃO NORDESTINO DA FRUTICULTURA IRRIGADA DO BRASIL EMBARCANDO PARA O MUNDO.

Fotos : Francisco Lopes Filho

Page 39: Amo Viver Petrolina #1

39AVP

Page 40: Amo Viver Petrolina #1

4040 AVP

O sol escaldante, o clima seco, as chuvas esparsas e os solos frágeis característicos do Semiárido brasileiro fazem do mesmo uma região tão verde e frutífera. Parece contraditório, mas são exatamente esses fatores que propiciam uma boa produção agrícola na região – desde que associados a modernas tecnologias de irrigação. Abrangendo boa parte dos estados do Nordeste (BA, PE, CE, AL, SE, RN, PI e PB), além do norte de Minas Gerais, o Semiárido abriga diversos e importantes polos de fruticultura. Entre eles está o de Petrolina-Juazeiro, localizado no Vale do São Francisco, que tem despontado como o maior produtor nacional de uvas finas de mesa –responsável por cerca de 95% das exportações brasileiras da fruta –, e também o maior exportador de manga do país, com quase 96,6 mil toneladas/ano. Dados da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) apontam a existência, nesse polo, de 360 mil hectares irrigáveis, sendo 120 mil cultivados com diversas espécies frutíferas. O destaque para a manga e a uva dá-se também em função da área plantada: 40 mil e 10 mil hectares, respectivamente. Os demais se dividem entre frutas como a goiaba, coco, lima ácida e mamão, além de outros cultivos como a cana-de-açúcar e olerícolas. Na busca por uma maior diversificação da fruticultura no Vale do São Francisco, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem desenvolvendo estudos e projetos, com o intento de identificar e recomendar aos produtores novas, viáveis e rentáveis alternativas de cultivo. E os resultados

têm sido animadores. De acordo com a pesquisadora Débora Bastos, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), a região possui uma das melhores condições do Brasil para a produção de citros como as limas ácidas, limões e pomelos. Isso se deve ao clima com altas temperaturas, à baixa umidade e à precipitação concentrada em uma época do ano. “Com essas condições climáticas, a incidência de doenças e pragas é menor, diminuindo também a quantidade de aplicações de agrotóxicos, o que influencia para que a fruticultura seja mais sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social, em relação a outras regiões produtoras de citros”, explica. Segundo Débora Bastos, a região se caracteriza pela ausência ou a presença não endêmica de doenças altamente prejudiciais à citricultura, que são comuns no Sudeste e no Sul do país, como o Huaglongbing (HLB ou ex- greening), o cancro cítrico, a clorose variegada do citros (CVC), a pinta preta, a leprose de forma endêmica e a verrugose da laranja doce. A pesquisadora acredita que a menor quantidade de pulverizações possa até mesmo conferir à produção do Nordeste o título de “Citricultura Ecológica”, o que a colocaria em posição de destaque junto aos países europeus, cuja demanda de produtos sadios e livres de agrotóxicos é crescente. Pesquisas – Os estudos com citros no Vale do São Francisco são realizados em uma coleção de 40 cultivares de laranjas, pomelos, lima ácida Tahiti” e limões sobre alguns porta-enxertos. As áreas de cultivo foram implantadas em 1996 (pomelos e limas ácidas) e em 2005,

CitrosTexto:Fernanda BiroloJornalista – MTb/AC 81Embrapa Semiá[email protected]

Page 41: Amo Viver Petrolina #1

41AVP

como parte de um projeto de melhoramento de citros, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Orlando Passos, em estações experimentais da Embrapa Semiárido localizadas nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Os resultados preliminares dos experimentos apontam algumas cultivares que se comportam bem nas condições de solo e clima da região. Entre elas estão os pomelos e a lima ácida “Tahiti”, que apresentaram boa coloração da casca e da polpa, além de equilíbrio entre açúcar e acidez, que são atributos de qualidade exigidos pelos consumidores. Dentre as laranjeiras, a “Pera”, a “Salustiana”, a “Rubi”, a “Natal” e a ‘Valência Tuxpan são as que mais se desatacam em produtividade e qualidade, além das tangerineiras “Page” e “Piemonte”. Um novo projeto de avaliação de diferentes cultivares foi instalado este ano, em uma área de 3 hectares, em três regiões do Semiárido: Curaçá (BA), Jaíba (MG) e Russas (CE). “Nesse projeto estamos visando à competição de cultivares, e os resultados desses estudos nos permitirão definir quais cultivares copa e de porta-enxertos são as mais promissoras para a região, para podermos recomendar aos produtores”, acrescenta Débora Bastos. Atualmente, a citricultura no Vale do São Francisco se concentra em apenas 300 hectares com plantio de limas ácidas “Tahiti” e pomelos. No entanto, novas áreas comerciais de citros já estão sendo instaladas, e resultados de pesquisas como essa podem incentivar ainda mais a adesão dos agricultores a essa nova alternativa.

Débora Costa BastosEngenheira AgrônomaPesquisadora da Embrapa Semiá[email protected]

novas frutas para o Semiárido

Page 42: Amo Viver Petrolina #1

4242 AVP

O município de Petrolina, no Vale do Submédio São Fran-cisco, Estado de Pernambuco, é conhecido como a “terra dos impossíveis”,como a “Califórnia brasileira”,como uma das economias mais pujantes de Pernambuco e do Brasil, reflexo de um intenso esforço empreendedor da iniciativa privada e dos seus agentes públicos nas últimas décadas. Na realidade,o comportamento empreendendor destas figuras demonstrou que é possível sonhar, mais acima de tudo, que é possível realizar. Os estudos e pesquisas da área (empreendedorismo) têm evidenciado o forte contri-buto da ação empreendedora, apontando suas atuações como catalisadoras do desenvolvimento econômico e do crescimento de determinados locais, regiões e/ou paí-ses. Schumpeter (1948), um dos principais estudiosos do tema, defendeu que o crescimento econômico de um país depende da capacidade inovadora das empresas e da taxa de criação de novas empresas, ou seja, da ação empreen-dedora dos seus empresários. Outros estudiosos do empreendedorismo entendem que os atos dos empreen-dedores contribuem para a inserção de novos produtos, de novos processos, na identificação de novos mercados, na criação de novos modelos de negócios e para o desen-volvimento de novas matérias-prima. Entende-se, assim, que a conduta visionária, a persistência e, principalmen-te, a atitude dos empresários e dos agentes públicos da região, apesar do ambiente hostil existente (a exemplo

Petrolina terra dosimpossíveis

da burocracia, carga tributária, leis trabalhistas, falta de infra-estrutura e de mão de obra especializada, da cor-rupção, barreiras à inovação e dos custos dos serviços pú-blicos), contribuíram fortemente para o desenvolvimento e transformação econômica do muncípio de Petrolina. A compreensão do papel deste agente constitui a principal resposta para a temática deste artigo – Petrolina terras dos impossíveis – que através de suas realizações de-monstraram ser possível impulsinar e modificar a reali-dade local. Demonstraram que o empreendedorismo é a essência da atividade econômica, que suas ações contri-buíram para o crescimento da atividade empresarial, pos-sibilitando a criação de novos empregos, a geração de ri-quezas, fatores estes que auxiliaram para a promoção da melhoria da qualidade de vida da sociedade petrolinense.

Valdner Daízio Ramos ClementinoDoutorando em Gestão de Empresas Universidade de Évora - PortugalProfessor do Colegiado de AdministraçãoDisciplinas: Economia, Projetos e Empreendedorismo Universidade Federal do Vale do São Francisco

O empreendedorismo a serviço do desenvolvimento de uma região.

Page 43: Amo Viver Petrolina #1

43AVP

Tratorfe raPeças e serviços para tratores, filtros e óleos em geral

PETROLINA

Avenida Sete de Setembro, 326CEP:56330-000 - Petrolina - PE

(87) 3864-2036

Recuperação de materiais rodantes(para tratores de esteira)

Serviços de Usinagem em geral

Reparos em motores a diesel

Serviços em sistema de freio

Serviços hidráulicos em geral

Reparos gerais em transmissão econtrole de torque

Embuchamentos de máquinaspesadas

Fabricação e recuperação deconchas e lâminas

www.tratorfeirapetrolina.com.br

Distribuição de lubrificantes efiltros automotivos

D I S T R I B U I D O R ADistribuição de Lubrificantes e Filtros Automotivos

Loteamento Trade Center, nº 15, João XXIII | Juazeiero-Ba Cep: 48900-300Fone: (74) 3611-6606 | [email protected]

Page 44: Amo Viver Petrolina #1

4444 AVP

vaquejada

Esqueça tudo o que você já viu com Zezé Di Camargo e Luciano. “Sonhos de Amor”, nova turnê que traz os dois filhos e Francisco e Helena aos palcos de PETROLINA, retrata a nova realidade musical dos artistas. O espetáculo pode ser considerado uma inovação na carreira de 22 anos dupla, que sempre se destacou por shows de qualidade. A apresentação acontece dia 21/9 na 3ª VAQUEJADA DE PETROLINA e promete muitas surpresas para o público. Com a concepção de um espetáculo high tech, “SONHOS DE AMOR” prima por uma mega estrutura, que traz cenografia em painéis de LED curvos e fragmentados com efeitos visuais em 3D. Para se ter uma ideia, foram quase três meses para montar o show. Para cada música foi criado um roteiro técnico visual, desenvolvendo efeitos digitais, sincronizando iluminação e som. “Tudo isso em um sincronismo perfeito, algo jamais visto e apresentado por um artista do nosso mercado fonográfico”, afirma Fábio Lopes, da Hit Produções, que junto com Tiago Silva criou o projeto encomendado pelo escritório da dupla.

A pré-estreia de “SONHOS DE AMOR” aconteceu no Teatro do SESI, dias 12 e 13 de setembro de 2012, de forma brilhante, aplaudida por público e crítica. De lá para cá, o show tem sido adaptado e aprimorado para o bem espaçoso palco de PARQUE AMARO E VALDO, EM PETROLINA. Já na abertura o público vai notar que esta turnê será o novo marco na vida dos dois filhos de Francisco e Helena.Para cada música, há um cenário e iluminação únicos com efeitos que não cabem em explicação. É para ver e ouvir. Melhor: se emocionar! E creiam: junto com eles. Zezé Di Camargo e Luciano garantem que, mesmo após 21 anos na estrada, ainda é possível sentir o frio na barriga antes das apresentações. “Não há emoção maior do que o artista saber que as pessoas o acompanham e cantam letra por letra. Cada show parece que é o primeiro”. finalizam. E quem conferir “SONHOS DE AMOR” vai ter esta sensação.

Arleyde Caldi- MTB 23.331

para PETROLINAZezé Di Camargo e Luciano trazem “Sonhos de Amor”

Page 45: Amo Viver Petrolina #1

45AVP

Page 46: Amo Viver Petrolina #1

4646 AVP

l

O Cerimonial , com músicas belíssimas de Chico Buarque,

Vinícius de Moraes, André Valadão, Elvis Presley, foi

executado por SUPER BANDA e coreografado pelos 15 casais

de amigos da debutante sob a orientação cuidadosa da

bailarina Thiany Martins

João Filho, Kátia, Mariana, Fernando Bezerra Coelho

Ministro da Integração Nacional, Adriana Brenand Coelho, Patrícia Kerin - By Patit

Mariana Carvalho, em seu debut, produzida por Alzyr Saader e equipe , vestiu 3 belíssimos vestidos de Patrícia Bonaldi e Vert Rouge.

“ Mariana Carvalho ladeada por seus pais e a empresária Patrícia Kerin - by patit, designer curitiba-na que criou a Identidade Visual da Festa/Convites e veio da Capital Paranaense prestigiar o evento.

Mariana Carvalho ladeada por sua irmã Ana Beatriz e Norival Júnior

Mariana Carvalho, ladeada por seus pais João Filho e Kátia.

LuisaPadilha

Social por

Page 47: Amo Viver Petrolina #1

47AVP

l

Mãe e Filha: Catarina Mota, bem conceituada dermatologista com sua mãe Noely Mota destaque no social da cidade.

MODA INTIMA. Rose Celestino estreando no comércio , e é a mais nova empresária de lingerie, e já tem motivos para comemorar.

A beleza morena de Sheyla Nogueira, sempre focada nos seus ideais.

A trajetória vitoriosa no competitivo mundo dos negocios

é motivo de extremo orgulho para Ivânia Vilela que junto

com o marido Evaldo e os filhos comandam

diversos empreendimentos.

Fernado Filho e sua esposa Laura, figura sempre presente

nos eventos da cidade.

Novo EndereçoO artista e sua mulher Nely.O verde faz parte do mundo

dele e a arquitetura das plantas é a arte viva dos seus jardins,

isso é Marcone, agora com um espaço maior cheio

de arte e de vida.

Luisa Padilha

Page 48: Amo Viver Petrolina #1

Procurando qualidade e em fardamentos?preço baixo

Qualidade em serviços e soluçõesem uniformes profissionais

Bonés

Roupas Profissionais

Fardamentos Escolares

Camisas Promocionais

Rua São Vicente de Paula, nº119Atráz da Banca - Petrolina-PE(87) [email protected]

Page 49: Amo Viver Petrolina #1

49AVP

foto

Page 50: Amo Viver Petrolina #1

5050 AVP

Page 51: Amo Viver Petrolina #1

51AVP

Page 52: Amo Viver Petrolina #1

5252 AVP