AMONITAS

1
AMONITAS Origem: Descendem do filho incestuoso de Ló, sobrinho de Abrão, com sua filha mais nova, filho este chamado Ben-Ami. Os amonitas tiveram origem nas terras de Zoar. Localização: Ocuparam um território que anteriormente pertencia aos zanzumins, povo numeroso como os enaquins. Situava-se entre os vales Arno e o Jaboque. Eram terras férteis e produtivas. Os amorreus os empurram mais a leste do Jaboque e por fim confinaram-nos no deserto da Arábia. Características: Turbulentos, belicosos, nômades, povo cruel, dado a saques e caráter vingativo. Tinham poucas cidades como constatado em Jz. 11:13, mencionando vinte cidades amonitas e sendo sua capital Rabate- Amon. Hoje esta cidade é a cidade de Amã, capital jordanesa. Cultura: Era um povo que tinha escrita e língua semelhante à dos hebreus. Religião: Tinha como tema central de sua religião o deus Moloque, uma estátua de bronze oca por dentro. Em seus braços estendidos e incandescentes eram lançados os sacrifícios humanos, principalmente de crianças. Usavam tambores para abafar sons de gritos de agonia. Atuação na Bíblia: Associaram-se aos moabitas para alugar Balaão para que ele amaldiçoasse a Israel. (Nm 22:5). Alguns estudos indicam Amom como berço natal de Balaão Assim como os moabitas, foram proibidos de entrar na Asembléia do Senhor, Deus de Israel (Dt 23:3) Nos dias de Jetfé, voltaram-se contra Israel (Jz 11) Tomaram Jabes-Gileade e pretendiam cegar os filhos de Israel que habitavam nessa região. Porém Saul os livrou. (I Sm 11:11) Hanum, rei de Amom, afrontou os mensageiros de Davi, tendo Davi atacado várias vezes e derrotando-os (II Sm 10 e 12) Josafá também os derrotou. (II Cr. 20). Jeremias e Ezequias trouxeram terríveis juízos sobre Amom (Jr 49:1-5; Ez 25:7,10)

Transcript of AMONITAS

Page 1: AMONITAS

AMONITAS

Origem: Descendem do filho incestuoso de Ló, sobrinho de Abrão, com sua filha mais nova, filho este chamado Ben-Ami. Os amonitas tiveram origem nas terras de Zoar.

Localização: Ocuparam um território que anteriormente pertencia aos zanzumins, povo numeroso como os enaquins. Situava-se entre os vales Arno e o Jaboque. Eram terras férteis e produtivas. Os amorreus os empurram mais a leste do Jaboque e por fim confinaram-nos no deserto da Arábia.

Características: Turbulentos, belicosos, nômades, povo cruel, dado a saques e caráter vingativo. Tinham poucas cidades como constatado em Jz. 11:13, mencionando vinte cidades amonitas e sendo sua capital Rabate-Amon. Hoje esta cidade é a cidade de Amã, capital jordanesa.

Cultura: Era um povo que tinha escrita e língua semelhante à dos hebreus.

Religião: Tinha como tema central de sua religião o deus Moloque, uma estátua de bronze oca por dentro. Em seus braços estendidos e incandescentes eram lançados os sacrifícios humanos, principalmente de crianças. Usavam tambores para abafar sons de gritos de agonia.

Atuação na Bíblia: Associaram-se aos moabitas para alugar Balaão para que ele amaldiçoasse a Israel. (Nm 22:5).

Alguns estudos indicam Amom como berço natal de Balaão Assim como os moabitas, foram proibidos de entrar na Asembléia do Senhor, Deus de Israel (Dt

23:3) Nos dias de Jetfé, voltaram-se contra Israel (Jz 11) Tomaram Jabes-Gileade e pretendiam cegar os filhos de Israel que habitavam nessa região. Porém

Saul os livrou. (I Sm 11:11) Hanum, rei de Amom, afrontou os mensageiros de Davi, tendo Davi atacado várias vezes e

derrotando-os (II Sm 10 e 12) Josafá também os derrotou. (II Cr. 20). Jeremias e Ezequias trouxeram terríveis juízos sobre Amom

(Jr 49:1-5; Ez 25:7,10)