Amovilas Outubro 2014

12
A M O V I L A S Novembro 2014 Segurança em foco

description

Informativo da AMOVILAS da Vila São Francisco

Transcript of Amovilas Outubro 2014

Page 1: Amovilas Outubro 2014

AMOV

ILAS

Novembro2014 Segurança em foco

Page 2: Amovilas Outubro 2014

2

Page 3: Amovilas Outubro 2014

3

EXPEDIENTE AMOVILAS

Novembro 2014 - Janeiro 2015 – Ano 5 -- No 33Foto Capa : © Doris Satie Fontes

Fale conosco: [email protected] ;Jornalista Responsável:

Antonio Carlos Camargoe-mail: [email protected]

AMOVILAS é uma publicação da Editora SUNSHINE Tels : (11) 4108-1691

Nossa Capa

Formada em Estatística, Doris Satie Fontes sempre gostou de fotografar. Começou com câmeras analógicas, mas, com o avanço da tecnologia digital, tornou-se definitivamente uma adepta da fotografia amadora. Usa uma máquina relativamente simples, com lentes fixas de 4-144mm, mas também gosta muito de usar o celular e postar suas fotos via Instagram. Pela janela de sua casa no Villas 6 criou o hábito de fotografar pelo celular as maravilhosas cenas do sol nascente. A linda fotografia da capa foi tirada na varanda, em um de seus estudos de macro-fotografia e, nas gotículas, é possível ver as casas do Villas 3. Atualmente, Dóris usa o Adobe-Lightroom 4 para editar suas fotografias.

A AMOVILAS surgiu em 2003, por iniciativa voluntária dos moradores, como uma associação de bairro para casas e condomínios da região do residencial Villas de São Francisco.

Atualmente, a Associação dos Moradores cuida da limpeza e conservação de 08 áreas verdes municipais no bairro, além de realizar contatos regulares com o poder público para a realização de

serviços e implantação de melhorias na área do residencial.

COMO CONTRIBUIR: O valor mensal é de R$ 10,00 por residência. A contribuição pode ser pagaindividualmente ou pelo total das unidades dos condomínios. Nesse caso, a doação deve ser

aprovada em assembléia.

Para contribuir com a AMOVILAS, entre em contato pelo email [email protected]

Page 4: Amovilas Outubro 2014

4

Segurança em foco

Ao longo de sua existência, a Amovilas vem acompanhando a preocupação dos moradores quanto à segurança do bairro. A partir de 2011, iniciou estudos mais aprofundados para identificar as maiores vulnerabilidades na área do residencial e possíveis soluções junto às empresas do setor e aos órgãos de segurança pública. Toda essa experiência foi compartilhada em diversas edições da Revista Amovilas.

Em outubro 2013, o desligamento espontâneo e repentino da empresa que realizava vigilância em nossas ruas tornou urgente a necessidade de contratarmos um novo serviço para a segurança do bairro.

Com o objetivo de garantir que houvesse viabilidade financeira para implantar o projeto considerado mais adequado, a AMOVILAS intensificou reuniões com os síndicos dos condomínios, nos quais estão localizados cerca de 85% dos imóveis do bairro.

Após a manifestação de interesse da maioria dos condomínios foi possível determinar um valor de arrecadação suficiente para implementar e manter o projeto. Passou-se então a contatar as casas externas para verificar quais gostariam de aderir também.

Os moradores das ruas Fernando Augusto e João Leonardo optaram por manter a guarita existente no local e preferiram não aderir a outro modelo. Já os moradores das ruas Pedro Inácio, Wlademir Pereira e Ezequias da Rocha, optaram por contratar um vigia de rua já conhecido.

Segurança – uma preocupação sempre presente

No processo de identificação de um prestador de serviço que atendesse às expectativas do projeto, foram contatadas pela Amovilas 10 empresas do setor de segurança e monitoramento. No entanto, apenas uma se mostrou flexível o suficiente para adotar o modelo desenvolvido por nós, interessando-se desde o início pela possibilidade de implementar e aperfeiçoar o desenho inicial.

Há 6 meses, a AMOVILAS e a empresa TEMPO SEGURANÇA deram início à implantação desse modelo diferenciado de Segurança Comunitária Privada.

Algumas casas das ruas Prof. Wladimir Pereira e Pedro Inácio de Araújo manifestaram interesse em também participar.

1Vita Verde

34

8911Villas

Estão participando dessa primeira fase do projeto 07 condomínios:

Page 5: Amovilas Outubro 2014

5

Após muitas pesquisas e contatos com especialistas da área de Segurança, a conclusão foi que o melhor para o bairro seria um modelo que deixasse de lado o amadorismo e a falsa sensação de segurança, estivesse adequado à nossa realidade e fosse baseado em conceitos mais modernos de segurança pública e privada, indo até mesmo além das maneiras tradicionais de prover segurança a uma comunidade. Para possibilitar efetivamente a integração dos recursos humanos, tecnológicos e inteligência estratégica, o serviço de vigilância do bairro deveria conter as seguintes características:

Um novo modelo de Segurança Comunitária

Page 6: Amovilas Outubro 2014

6

ESTABELECIMENTO DA SEDE DA AMOVILAS E DA BASE OPERACIONAL EM UM IMÓVEL DO BAIRRO

INSTALAÇÃO DE 07 CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO, EM PONTOS ESTRATÉGICOS

INSTALAÇÃO DO CENTRO DE OPERAÇÕES

RONDA MOTORIZADA (VEÍCULO UNO AZUL, IDENTIFICADO COM A LOGOMARCA DA TEMPO)

INTEGRAÇÃO DAS PORTARIAS DOS CONDOMÍNIOS PARTICIPANTES, VIA RÁDIO HT

Você sabe o que já foi realizado?Entre abril e setembro deste ano, contando com a confiança dos 07 condomínios e alguns moradores de imóveis externos que aderiram e contribuíram para a construção do projeto, foi possível sair do ‘’zero’’ e obter as seguintes conquistas:

Após análise de risco do perímetro de abrangência da AMOVILAS, foram instaladas as câmeras e definido o itinerário da viatura de ronda da TEMPO, privilegiando o posicionamento e trajeto dos moradores dos condomínios e casas participantes da fase 1 do projeto.

As áreas e ruas compreendidas pelos condomínios e imóveis externos não participantes ficaram fora do alcance do sistema. São áreas não monitoradas ativamente por câmeras, não conectadas, portanto, com o Centro de Operações e que não contam com o suporte da viatura de ronda.

Imagens de câmeras de monitoramento

Número de imóveis em cada modalidade de vigilância externa no bairro (*estimativa)

Monitoramento Integrado - 298

Vigia de Rua - 47 (*)

Guarita - 22 (*)

Portaria - 218

Page 7: Amovilas Outubro 2014

7

De maneira simplificada, podemos dizer que as imagens das vias públicas, captadas por câmeras speed dome, são transmitidas via frequência de rádio, portanto sem interferências e interrupções, para o Centro de Operações. Ao detectar a intrusão, na área monitorada, de qualquer indivíduo ou veículo em atitude suspeita, o Agente de Monitoramento aciona o Agente de Campo, que se

desloca para averiguação e solução da ocorrência. Caso seja necessário, o próprio Centro de Operações realizará o acionamento dos órgãos públicos, em conformidade com os Procedimentos Operacionais Padrão estabelecidos. Todo o sistema foi planejado para operar 24 horas por dia, 7 dias por semana e as imagens ficam arquivadas para serem utilizadas nos termos da lei.

“A inteligência do sistema está na forma e no tempo em que empregamos a pronta resposta como técnica escalonada de dissuasão e persuasão.’’

Operação do Sistema

Avaliando os índices criminais a partir de dezembro de 2013, estes apontaram para uma queda brusca nos delitos que vinham ocorrendo na área da AMOVILAS antes da implantação do projeto em abril deste ano. Destaca-se que não houve mais nenhum Roubo à Residência, ocorrência

bastante grave em que os moradores são ameaçados e agredidos por bandidos armados dentro de sua casa. Por outro lado, as ocorrências registradas em julho, agosto e setembro ocorreram dentro de condomínio ou em pontos do bairro localizados no limite visual do monitoramento.

Como consequência, é possível perceber e mesmo receber relatos de que há uma maior sensação de segurança entre os moradores, que se mostram mais encorajados para realizar passeios e caminhadas pelas ruas que já contam com a cobertura do monitoramento. Outro fato importante que pode ser constatado é a retomada da comercialização de imóveis nessas mesmas ruas.

O modelo implantado tem por objetivo ir além da proteção isolada e restrita às casas e condomínios e não foca apenas o momento de chegada e saída da residência, ou a proteção do imóvel durante a ausência dos moradores, mas busca construir uma sensação real de segurança na comunidade, para que todos possam aproveitar as vantagens que o bairro oferece, com suas ruas calmas e suas áreas verdes.

Ocorrências Criminais na área da Amovilas

Mãe e bebê na Praça José Antônio Vaz Sampaio (Praça da Casinha) – outubro/2014

Page 8: Amovilas Outubro 2014

8

Monitoramento eletrônico é tendência para a Segurança Urbana

Basta acompanhar as notícias na mídia para perceber que muitas comunidades vem se organizando para implementar soluções de segurança baseadas em monitoramento eletrônico que tem se mostrado mais eficazes do que as antigas práticas de vigilância até então utilizadas. No entanto, a maioria dessas

soluções foca pequenos trechos de ruas, em que cada vizinho monitora seu perímetro, sem que exista um conjunto de ações inteligentemente integradas e coordenadas, efetivamente capazes de inibir as condições essenciais para que o crime ocorra.

Com a proximidade das festas de fim de ano, férias e pagamento do 13º salário, além da saída temporária de Natal de milhares de detentos do sistema prisional, o risco de ocorrências criminais se potencializa. Por isso, é momento de avançar rumo às próximas fases do projeto.

Fase 2

Integração das Pessoas ao Siste-ma, com utilização de um apli-cativo para celular de segurança individual, interligado à Central de Monitoramento.

• adesão e integração dos imóveis exter-nos, com instalação de Botão de Pânico ligado ao Centro de Operações

• ampliação da área monitorada mediante a instalação de mais câmeras para cobrir a totalidade da área da AMOVILAS

• extensão do perímetro de ronda motorizada• integração total das portarias por meios eletrônicos e treinamento

Fase 3

“Associações de bairros da capital investem na instalação de câmeras de vigilância para inibir assaltos e outros problemas”

“O exemplo mais recente é o da Sociedade Amigos da Vila Madalena”

“Perdizes e Pacaembu”

“- De acordo com o secretário de Segurança Públic, Fernando Grella... ‘Faremos convênios para que as centrais comunitárias possam ceder imagens e integrar uma rede maior.”

“O Jardim Luzitânia, nas imediações do Parque Ibrirapuera”

Quanto mais participação, mais Segurança.

É certo que somente atingindo 100% da área ativamente monitorada e mantendo todo o serviço operando em tempo integral, como foi planejado, será possível fechar um Cinturão de Segurança, dentro do qual os moradores do residencial Villas de São Francisco estarão efetivamente mais seguros.

Os próximos passos

Page 9: Amovilas Outubro 2014

9

O custo da segurançaSendo a Segurança Pública um dever do Estado, por que gastar com serviços particulares de monitoramento?

Analisando sob esse aspecto, devemos considerar que cabe ao Estado também prover outros serviços básicos à população, em retorno aos impostos pagos. No entanto, em virtude das falhas dos sistemas públicos, muitas famílias optam por arcar com serviços particulares que ofereçam mais qualidade.

Segundo dados da Folha de São Paulo, em 2012 o estado de São Paulo investiu cerca de 30% de seu orçamento apenas em Educação e Saúde. No entanto, mesmo havendo uma destinação significativa de verbas públicas a esses dois itens,

muitas famílias não tem um retorno satisfatório dessa fatia dos impostos que pagam, e assumem novas e consideráveis despesas em seus orçamentos mensais para custear escolas particulares e planos de saúde.

Nesse cenário, os gastos com serviços de segurança privada ainda não se mostram significativos nos orçamentos familiares. Embora crescente, esse tipo de despesa não consta nas pesquisas oficiais de consumo das famílias brasileiras, focada nos gastos com Habitação, Transporte, Saúde, Educação e Lazer, que, em virtude do seu peso no orçamento familiar, exigem grande planejamento antes de serem contratados.

Para ilustrar o peso do valor estipulado para o serviço de Segurança Comunitária desenvolvido pela AMOVILAS e pela TEMPO, podemos fazer uma comparação com os valores praticados por um dos principais colégios particulares da região, uma consulta médica na zona oeste e o preço médio de uma pizza no bairro.

O preço acessível e a vantajosa relação custo/benefício são fatores que viabilizam a maior a adesão dos moradores ao projeto. Somente a adesão de todos criará efetivamente um Cinturão de Segurança no bairro, colaborando de maneira fundamental para a realização dos dois principais objetivos da AMOVILAS: a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a valorização do patrimônio.

1 Filho no Colégio

1 Consulta Médica

1 mês de Segurança Comunitária ou + para casas externas

Para mais informações sobre o sistema de Segurança Comunitária, entre em contato pelo e-mail

[email protected] ou pelos telefones 4564.1001 e 4564.1006 .

Page 10: Amovilas Outubro 2014

10

Page 11: Amovilas Outubro 2014

11

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

revista02.pdf 1 28/10/2014 09:49:08

Page 12: Amovilas Outubro 2014

12