Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora...

5
Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º , Física e Química TIRPOTU SOLAR 9

Transcript of Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora...

Page 1: Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º, Física e Química TIRPOTU SOLAR 9.

Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador

Escola Secundária André de Gouveia

Évora

10º , Física e Química

TIRPOTU SOLAR

9

Page 2: Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º, Física e Química TIRPOTU SOLAR 9.

O forno tem uma forma cúbica, a estrutura exterior é de madeira e no interior tem uma forma semi-esférica feita de pasta de papel; o preenchimento entre as duas estruturas é feito de cortiça (rolhas já utilizadas) e fibra de vidro; Por fim é forrado com papel espelhado. A tampa é de plástico acrílico.

Fig.1 – esquema do protótipo.

Fig. 2 – material a utilizar.

Page 3: Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º, Física e Química TIRPOTU SOLAR 9.

Selecção da modalidade a concorrer;

Elaboração do protótipo;

Pesquisa e selecção da informação necessária para a construção do forno solar;

Elaborar o projecto.

Fig. 3 – Aluno a projectar o suporte.

Page 4: Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º, Física e Química TIRPOTU SOLAR 9.

O tempo de execução do projecto foi durante o 2º período e o início do 3º período.A principal dificuldade é conciliar o tempo a atribuir ao projecto e a carga horária dos alunos.

Fig. 4 – Alunos a rasgar folhas de jornal para a pasta de papel

Page 5: Ana Isabel Serrano, Ana Isabel Antunes, Helena Cardador Escola Secundária André de Gouveia Évora 10º, Física e Química TIRPOTU SOLAR 9.

Este trabalho permitiu fomentar as relações interpessoais e o trabalho em equipa com o confronto directo de ideias, clarificação dos pontos de vista, argumentações e contra argumentações e resolução de tarefas.

Os alunos desenvolveram a aquisição de competências práticas/laboratoriais e que extravasam os conteúdos da disciplina de Física e Química e inserem-se num quadro mais vasto de Educação Cívica e Ambiental.

Fig. 5 – equipa a trabalhar no projecto