Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres...

24
Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto de 2014 1º SEMINÁRIO INTERNO DO GEDN

Transcript of Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres...

Page 1: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em

Santa Catarina.

Florianópolis, 15 de agosto de 2014

1º SEMINÁRIO INTERNO DO GEDN

Page 2: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

Aspectos fisiográficos do Vale do Itajaí – Santa Catarina

Objetivo• Levantamento/busca de informações referente as características físicas do

Vale do Itajaí:Geomorfologia (Tipo de relevo, cobertura vegetal, características da paisagem,

zoneamentos e mapeamentos);Ambientais (Uso da terra, estado da vegetação, mapas de vegetação primária,

secundária, reflorestamentos, tipos de espécies exóticas, imagens de satélite, zoneamentos e mapeamentos);

Metodologia• Consulta bibliográfica (artigos, teses, dissertações e sites de Instituições)

Page 3: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

RESULTADOS

Page 4: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

LOCALIZAÇÃO

Page 5: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

SISTEMAS DE DRENAGEM

Atlas de Santa Catarina, 1980

Page 6: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

SISTEMAS DE DRENAGEM

Casan, 2014

Page 7: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

MUNICÍPIOS

Page 8: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

SUB BACIAS

Page 9: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

NASCENTES

Page 10: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

HIPSOMETRIA

Atlas de Santa Catarina, 1980

Page 11: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOLOGIA DE SC

Fonte: Secretária de Estado de Coordenação Geral e Planejamento – SEPLAN/SC – Atlas de Santa Catarina, 1986 e Fundação IBGE, Departamento Regional de Geociências em Santa Catarina, 1989.

Page 12: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOLOGIA

Page 13: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOLOGIA

Fonte: Secretária de Estado de Coordenação Geral e Planejamento – SEPLAN/SC – Atlas de Santa Catarina, 1986 e Fundação IBGE, Departamento Regional de Geociências em Santa Catarina, 1989.

Page 14: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOLOGIA

1 - Cobertura vulcânico sedimentar

2 - Embasamento cristalino

3 – Rochas efusivas – Formação Serra Geral

1 2

3

Page 15: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOMORFOLOGIA DE SC

Page 16: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

GEOMORFOLOGIA

1- Planícies costeiras2- Planícies fluviais3- Serra Geral4- Serras do leste catarinense5- Serra do Mar6- Patamar de Mafra7- Patamares do Alto Vale do Itajaí8- Patamares da Serra Geral9- Planalto de São Bento do Sul10- Depressão da Zona Carbonífera Catarinense11 – Planalto de Lages

1

2

3

4

56

7

8

9

10

11

Page 17: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

COBERTURA E USO DA TERRA

Page 18: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

COBERTURA E USO DA TERRA

Predomínio de arenitos finos a médio. Secundariamente ocorrem folhelhos, argilitos e siltitos

Rochas de oriem vulcano-sedimentar

Gnaisses e derrames vulcânicos basálticos

Predomínância de Gnaisses granulítico

Page 19: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

COBERTURA E USO DA TERRA

Page 20: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

COBERTURA E USO DA TERRA

Page 21: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

VEGETAÇÃO

LEGENDA:

A letra “D” representa a Floresta Ombrófila Densa (Floresta Tropical Pluvial), sendo:Dm: Montana;Ds: SubmontanaDb: Terras Baixas.

A Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) é interpretada pela letra “M”, onde:Mm: MontanaMI: Alto-Montana

Page 22: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

VEGETAÇÃO

Page 23: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

MATA ATLÂNTICA

Page 24: Análise das relações entre os processos de mudanças e variabilidades climáticas e os desastres socionaturais em Santa Catarina. Florianópolis, 15 de agosto.

CONCLUSÃO

Levantamento de dados da Mesorregião

Levantamento de dados do município de Rio do Sul

Texto escrito

Uso de referências

Geomorfologia, Geologia, Hidrografia e Vegetação – Uso do solo