Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

6
Análise do livro didático Nome: Nicki Rosberg Ferreira Maia Disciplina: Zoologia dos vertebrados Semestre: VIII Turno: Noite

description

livro

Transcript of Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

Page 1: Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

Análise do livro didático

Nome: Nicki Rosberg Ferreira Maia

Disciplina: Zoologia dos vertebrados

Semestre: VIII

Turno: Noite

Page 2: Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

Introdução

O livro didático, no âmbito da educação brasileira, tem sido o principal, quando não o único, referencial para as atividades em sala de aula. Os professores utilizam o livro didático como ferramenta para orientação do conteúdo, a sequência desses conteúdos, as atividades de aprendizagem e a avaliação do ensino. O Livro Didático passou a ser o principal controlador do currículo. Muitas vezes, a seleção não é apenas uma escolha de ferramenta de trabalho, mas também um companheiro de jornada. Portanto, é importante que a escolha do livro didático seja feita com critérios e bem fundamentada. O professor deve estar habilitado para esta avaliação, por isso exige-se do educador determinados saberes, pois a sua seleção é de fundamental importância para o aprendizado dos alunos.

O livro adotado para realização dessa avaliação foi Biologia (Seres vivos: estrutura e função) em sua 8° edição, publicado pela editora Saraiva no ano de 2005, dos autores César da Silva Júnior e Sezar Sasson. Este Livro foi adotado nos 2° anos do ensino médio

Forma de abordagem do conteúdo

O livro apresenta conteúdos resumidos, omitindo algumas informações e detalhes necessários para o conhecimento pleno do aluno. Os conteúdos selecionados para o capítulo introdutório deveriam ser abordados de forma geral e panorâmica dando uma amostra das demais classes e proporcionando uma progressão da aprendizagem. Dessa forma os assuntos posteriores relacionados, estariam atendendo uma sequência organizacional com maior significado para o aluno. O livro também não apresenta referências para pesquisas como: Sites, revistas e vídeos. Esses subsídios seriam importantes fontes alternativas para complementar o livro didático e auxiliar no aprendizado do aluno.

Sistema de classificação adotado

O livro apresenta em seu contexto características da classificação taxonômica e evolucionistas, separando os cordados em dois grupos principais: Protocordados e Craniados. No grupo dos protocordados estão os cefalocordados e urocordados, e no grupo dos craniados estão as demais classes do grupo.

Page 3: Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

Completude de conteúdo

Devido o conteúdo do livro ser bastante resumido algumas informações estavam incompletas, insuficientes e desatualizadas. De acordo com Amabis e Martho (2004) os cordados possuem quatro características que os diferenciam dos demais filos que são: notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas e cauda pós-anal. Entretanto, de acordo com um revisão mais atualizada de (HICKMAN ET AL. 2013) os cordados possuem cinco características que os distingue dos demais filos que são: notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, endóstilo e cauda pós-anal. De acordo com os referidos autores (CÉSAR E SEZAR, 2005) os cordados possuem apenas três características que os distingue dos outros filos: notocorda, tubo neural e fendas faríngeas. As informações do presente livro estão mais desatualizadas do que na versão dos autores anteriores. Apenas ressaltando o fato de que o endóstilo foi descoberto recentemente. As informações incompletas e desatualizadas podem interferir no aprendizado do aluno, pois gera um conhecimento estagnado e sem avanço para aprimoração do saber. Foram apresentados alguns aspectos gerais da morfologia dos grupos e alguns conhecimentos sobre sua fisiologia, porém de forma breve. Não foram abordados nenhum conhecimento sobre dados moleculares relacionados com o grau de parentescos dos indivíduos. O capítulo não apresenta nenhum cladograma ou árvore filogenética, para representar as relações evolutivas. No subtópico que trata sobre os urocordados existe uma omissão de informação, pois segundo (HICKMAN ET AL. 2013) os urocorados são divididos em três classes: Ascideacea, Appendicularia e Thaliacea. Todavia, o livro somente aborda as Ascídias que são o grupo mais popular. Em uma introdução deve-se apresentar uma visão panorâmica dos demais conteúdos, por isso, há uma má organização da sistematização dos conteúdos.

Eficiência e abrangência das atividades propostas para fixação do conhecimento propostas no final do capítulo.

O livro propõe 13 questões dissertativas e 6 fechadas , onde seus conteúdos foram poucos explorados para resolução de algumas questões. Na verdade o aluno será estimulado a pesquisar um pouco sobre o assunto. As perguntas não são daquelas que se transcreve do texto, mas instiga o aluno a pesquisa em outros recursos, porém esses outros recursos não são sugeridos como fonte de pesquisa. As questões de vestibulares apresentadas no livro são importantes para o aluno do ensino médio, pois prepara-os previamente para o vestibular.

Qualidade das imagens selecionadas para ilustrar o conteúdo.

O livro apresenta 13 figuras, sendo 11 esquemáticas e 2 reais. Algumas figuras não fornecem uma boa legibilidade e visualização, onde algumas estruturas são muito

Page 4: Análise de Conteúdo de Livro Didático Nicki

fantasiosas. As figuras reais deveriam ser mostradas como no caso do anfioxo, para que os alunos também tivessem uma melhor abstração do organismo. As imagens são representadas com setas demonstrando suas estruturas, mas poderiam também representar com sequências de imagens a metamorfose das Ascídias perdendo sua notocorda e tubo neural, deixando um pouco da estática a qual as imagens estão limitadas.

Com base na avaliação destes aspectos, de um parecer de qualificação para o capítulo analisado.

O capítulo analisado não oferecerá para o estudante um aprendizado satisfatório, devido a omissão de algumas informações e desatualizações que poderão deixar lacunas no conhecimento do aluno. Em todos os demais capítulos relacionados as demais classes de cordados não existem cladogramas ou árvores filogenéticas. A falta de alguns conceitos observados dificultam a formação do estudante, além disso, os conteúdos não precisam ser resumidos diminuindo ou omitindo fontes necessárias para o saber. Na escolha de um livro o professor deverá ter critérios que possam auxilia-los na seleção, pois um livro escolhido aleatoriamente ou pela capa, poderá ocasionar um aprendizado insuficiente no aluno. O livro apresenta um conteúdo insatisfatório para ser adotado como uma ferramenta pedagógica principal nos currículos escolares.