Análise de Custos

6
Universidade Regional do Cariri Curso de Economia Disciplina Análise de Custos Período 7º Professora Francigleuba Vasconcelos Aragão 1. Considerações iniciais Alguns dos termos aqui abordados serão utilizados no decorrer do curso e são utilizados pelos profissionais da área de custos. Afinal, o que vêm a ser Gasto, Custo, Despesa, Investimento, Desembolso, Perda e Desperdício? Porém, quando se aprofundam estudos sobre o gerenciamento empresarial, deve ser feita uma distinção criteriosa entre essas palavras. Desembolso: em uma situação pessoal, o desembolso significa retirar dinheiro do bolso. Porém, na linguagem empresarial, a palavra desembolso tem o significado de extrair um montante do caixa para pagar algo que a empresa adquiriu, seja um bem ou um serviço. Neste sentido, desembolso é todo valor que a empresa paga resultante da aquisição de um produto ou serviço. Este desembolso poderá ocorrer antes, no ato ou posteriormente às aquisições, dependendo da forma em que foi contatado. 2. A “ família” Gastos Gastos é uma aquisição de um bem ou de um serviço que vai originar um desembolso da empresa. Normalmente, este desembolso é representado pelo pagamento. Observe-se que o gasto somente se concretiza quando os bens adquiridos passam a ser de propriedade da empresa. O gasto ainda poderá ocorrer de maneira involuntária, como é o caso de perdas ou desperdícios. A partir do momento em que o gasto vai gerar um desembolso para a empresa, o seu conceito acaba ficando muito abrangente. Devido à sua grande amplitude, os gastos são classificados em alguns elementos fundamentais: Investimento Custo

description

Atividade

Transcript of Análise de Custos

Page 1: Análise de Custos

Universidade Regional do CaririCurso de EconomiaDisciplina Análise de CustosPeríodo 7ºProfessora Francigleuba Vasconcelos Aragão

1. Considerações iniciaisAlguns dos termos aqui abordados serão utilizados no decorrer do curso e são utilizados pelos profissionais da área de custos.Afinal, o que vêm a ser Gasto, Custo, Despesa, Investimento, Desembolso, Perda e Desperdício? Porém, quando se aprofundam estudos sobre o gerenciamento empresarial, deve ser feita uma distinção criteriosa entre essas palavras.Desembolso: em uma situação pessoal, o desembolso significa retirar dinheiro do bolso. Porém, na linguagem empresarial, a palavra desembolso tem o significado de extrair um montante do caixa para pagar algo que a empresa adquiriu, seja um bem ou um serviço.Neste sentido, desembolso é todo valor que a empresa paga resultante da aquisição de um produto ou serviço. Este desembolso poderá ocorrer antes, no ato ou posteriormente às aquisições, dependendo da forma em que foi contatado.

2. A “ família” GastosGastos é uma aquisição de um bem ou de um serviço que vai originar um desembolso da empresa. Normalmente, este desembolso é representado pelo pagamento. Observe-se que o gasto somente se concretiza quando os bens adquiridos passam a ser de propriedade da empresa. O gasto ainda poderá ocorrer de maneira involuntária, como é o caso de perdas ou desperdícios.A partir do momento em que o gasto vai gerar um desembolso para a empresa, o seu conceito acaba ficando muito abrangente.Devido à sua grande amplitude, os gastos são classificados em alguns elementos fundamentais:

Investimento Custo Despesa Perda Desperdício

3. InvestimentoÉ todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, do seu consumo.Também são considerados investimentos os valores que a empresa gasta na aquisição de bens patrimoniais, como máquinas, equipamentos, instalações etc. Observe-se que,

Page 2: Análise de Custos

Universidade Regional do CaririCurso de EconomiaDisciplina Análise de CustosPeríodo 7ºProfessora Francigleuba Vasconcelos Aragão

neste caso, os investimentos sofrem depreciações, as quais se caracterizam como a desvalorização pelo uso, obsolescência e outras razões. Uma característica natural do ponto de vista da empresa que efetua investimentos é a esperança de que eles proporcionem retorno para a instituição. Isto significa que, em algum período de tempo, o valor investido deverá retornar à empresa.No caso da compra de matérias-primas, a empresa sempre estará pensando no retorno desta aquisição, a partir do momento em que vender os produtos acabadosque foram fabricados com as matérias-primas adquiridas.Quando ocorrer um investimento em máquinas, equipamentos ou até mesmo em imóveis, a instituição deverá ter feito estudos referentes às vantagens proporcionadas a partir de determinado momento.A seguir são citados alguns exemplos de investimentos:

Compra de um imóvel para utilização pela empresa; Aquisição de móveis e utensílios; Compra de matéria-prima, que será estocada antes de sua utilização pela

produção; Aquisição de máquinas e equipamentos para a empresa.

4. CustoÉ todo gasto que representa a aquisição de um ou mais bens ou serviços usados na produção de outros bens e/ou serviços. Observe-se que o custo somente ocorre na atividade produtiva, constituindo-se, desta forma, em elemento inerente ao processo de produção da empresa.Portanto, custo significa o valor monetário de recursos utilizados no processo de obtenção ou de elaboração de determinado bem ou serviço.Desta forma, é fundamental que se tenha em mente que os gastos que não se relacionam com a produção nunca poderão ser considerados ou computados como custos. Assim, só devem ser incluídos no custo dos produtos ou serviços os insumos necessários à elaboração destes elementos, isto é, sem os quais seria impossível produzi-los.

A título de exemplo, são considerados custos os seguintes gastos: Matéria-prima utilizada no processo produtivo; Salários, encargos e benefícios sociais da mão de obra que trabalha na fábrica; Aluguel da fábrica Depreciação das máquinas e equipamentos referentes à produção

Page 3: Análise de Custos

Universidade Regional do CaririCurso de EconomiaDisciplina Análise de CustosPeríodo 7ºProfessora Francigleuba Vasconcelos Aragão

5. DespesaÉ um gasto em que a empresa incorre para manter a sua estrutura organizacional e, também, visando à obtenção de receitas.Uma característica das despesas é que elas são reconhecidas apenas no mento do seu uso, ou seja, na ocorrência do fato gerador.

Exemplo de despesas: Aluguel do escritório central; Seguro do imóvel da filial de vendas; Salários, encargos e benefícios sociais do pessoal administrativo. Iluminação do escritório central Bonificações Comissão sobre vendas

6. PerdaÉ todo gasto no qual a empresa incorre quando um certo bem ou serviço é consumido de maneira anormal às suas atividades, como inundações, incêndios, greves, etc.

7. DesperdícioÉ um gasto que a empresa apresenta pelo fato de não ocorrer o aproveitamento normal de todos os seus recursos. A título de exemplo:

Uma produtividade menor que a normal Vendedor com tempo ocioso após cumprir sua quota de vendas

Observe-se que o desperdício não é notado de maneira imediata por parte da empresa. Somente com bons controles ele poderá ser diagnosticado.

8. EsquemasUma empresa que produz e vende qualquer tipo de produto apresenta um desenho geral, em que os gastos podem ocorrer nas diversas formas, como foram apresentados anteriormente.

Esquema 1 – Ocorrência dos custosAlmoxarifado FábricaEscritório CentralFiliais /Loja de fábricaNeste esquema 1, pode ser notado que os custos ocorrem na área produtiva da empresa, isto é, na fábrica, ou ainda fora da mesma, no caso de terceirização.

Page 4: Análise de Custos

Universidade Regional do CaririCurso de EconomiaDisciplina Análise de CustosPeríodo 7ºProfessora Francigleuba Vasconcelos Aragão

Esquema 2 – Ocorrências de DespesasAlmoxarifadoFábricaEscritório CentralFiliais / Loja de fábrica

No esquema 2, nota-se que as despesas só ocorrem na área compreendida pelo escritório central e pelas filiais ou loja de fábrica. Isto é lógico, uma vez que estes setores, além de contribuírem para a obtenção das receitas da empresa, apresentam gastos para a sua própria manutenção.

Esquema 3 – Ocorrência dos investimentosAlmoxarifadoFábricaEscritório CentralFiliais/ Loja de fábricaPor meio deste esquema, observa-se que os investimentos podem ocorrer em qualquer área da empresa. A título de exemplo, ela poderá adquirir equipamentos ou instalações para qualquer setor e, consequentemente, gerar investimentos.

Esquema 4 – Ocorrência de perdasAlmoxarifadoFábricaEscritório CentralFiliais/ Loja de fábricaPor meio deste esquema, observa-se que as perdas podem ocorrer em qualquer área da empresa. A título de exemplo, ela poderá sofrer uma enchente ou um incêndio em algum setor e, como consequência, ocorrer a respectiva perda.

Esquema 5 – Ocorrência de desperdíciosMão de obra ociosaProdutividade inferior à normal

Por este esquema, nota-se que os desperdícios ocorrem toda vez que não se atinge o que poderia ser obtido normalmente. Assim, gasta-se mais do que o necessário. O desperdício ocorre de maneira oculta, insidiosa, sem que se perceba imediatamente a sua ocorrência.