Analise Dinâmica Linear - Aula 10

4

Click here to load reader

description

sem descrição no momento.

Transcript of Analise Dinâmica Linear - Aula 10

Page 1: Analise Dinâmica Linear - Aula 10

ADL 10

Redução de Subsistemas Múltiplos (N. Nise 3ª Edição)

5.1 Introdução• subsistemas simples representados por um diagrama de blocos com entrada e saída• sistemas mais complexos são representados pela interligação de muitos subsistemas.

5.2 Diagramas de BlocosAo se interligar subsistemas, alguns elementos novos devem ser acrescentados ao diagrama de blocos:• junções de soma•pontos de coleta de sinal

SinaisSistema

Junção somadora Ponto de distribuição de sinais

Associação em Cascata

A Figura abaixo mostra um exemplo de subsistemas associados em cascata. Estão mostrados os valores dos sinais intermediários na saída de cada subsistema. Cada sinal é obtido através do produto da entrada pela função de transferência.

Na figura acima existe a suposição de que os subsistemas interconectados não afetam os subsistemas adjacentes. Isto é, a saída de um subsistema permanece a mesma esteja ou não conectado aosubsistema subseqüente.Quando esta hipótese não é válida, o subsistema subseqüente carrega o subsistema anterior, e a função de transferência equivalente não é mais o produto das funções de transferência individuais. O circuito da Figura abaixo demonstra este conceito.

Page 2: Analise Dinâmica Linear - Aula 10

Se os circuitos forem conectados em cascata, como na Fig. 5.4(c), você pode verificar que a função de transferência obtida a partir das equações de malha ou de nó é

Os circuitos RC tem as seguintes funções de transferência:

Porém, o produto de FT’s fornece:

As Eqs. (5.4) e (5.5) não são iguais: a Eq. (5.4) possui um termo a mais no coeficiente de s no denominador e está correta.

Uma forma de evitar o carregamento é usar um amplificador entre os dois circuitos, O amplificador apresenta uma impedância de entrada elevada, e assim não carrega o circuito precedente Ao mesmo tempo, apresenta uma impedância de saída baixa, de modo a se comportar como uma fonte de tensão ideal para o circuito subseqüente.

(5.2) (5.3)

(5.4)

(5.5)

Page 3: Analise Dinâmica Linear - Aula 10

Transdutorde entrada

Associação em ParaleloA Fig. abaixo mostra um exemplo de subsistemas em paralelo. Os subsistemas em paralelo possuem uma entrada comum e uma saída formada pela soma algébrica das saídas de todos os subsistemas. Isto é:

Associação com Retroação

O sistema com retroação típico, está mostrado na Fig. Abaixo, juntamente com um modelo simplificado

(5.6)

Controlador Processo

SinalAtuante(erro)

Retroação Transdutorde saída

SaídaEntrada

Processo econtrolador

Entrada

SaídaSinalAtuante(erro)

Retroação

Entrada

Saída

Page 4: Analise Dinâmica Linear - Aula 10

(5.7)

Mas como C(s) = G(s)E(s),

Substituindo a Eq. (5.8) na Eq. (5.7) e determinando a função de transferência, teremos:

O produto. G(s)H(s). é chamado de função de transferência a malha aberta, ou ganho de malha

Pelo diagrama de blocos,

(5.8)

(5.9)