Análise do meeting point "Sobreskate"

57

description

Trabalho final da matéria "Comportamento do consumidor digital" analisou a plataforma de redes sociais do canal Sobreskate com foco maior na fan page.

Transcript of Análise do meeting point "Sobreskate"

Page 1: Análise do meeting point "Sobreskate"
Page 2: Análise do meeting point "Sobreskate"

Objetivo da pesquisa:Mapear e monitorar a comunidade Sobreskate, traçando o perfil dos usuários, seus interesses, hábitos de consumo e a sua cultura.

Principais pontos:• Cultura da comunidade• Perfil dos usuários• Engajamento da comunidade• Digital Leaders• Interações• Demandas e Necessidades• Gerenciamento de Produtos e Marcas• Ações Estratégicas

Page 3: Análise do meeting point "Sobreskate"

Uma pesquisa mostrou que a quantidade de praticantes não para de crescer, contando com cerca de 3,8 milhões de skatistas no país.

O crescimento no número de praticantes, com relação à última pesquisa, realizada em 2006, chega à quase 20%.

150.000 skatistas por ano, ou mais de 12.000 novos praticantes por mês.

Page 4: Análise do meeting point "Sobreskate"

Presença cada vez mais relevantede skatistas em todas as classes sociais.

O crescimento acentuado na classe C (9%)e a manutenção do número entre as classes A e B (42%, somadas)

Crescimento no número de praticantesna faixa entre os 16 e os 21 anos.

A média de idade passou de 14 para 16 anos. As meninas representam cerca de 10% deste total (380.000 garotas).

Page 5: Análise do meeting point "Sobreskate"

Facebook:

A página do sobreskate no Facebook já conta com quase 35 mil fãs e apresenta vídeos onde os seguidores podem tirar dúvidas, fazer comentários, trocar ideias e conhecer outros praticantes do esporte.

Page 6: Análise do meeting point "Sobreskate"

Youtube:

Canal do YouTube com vídeos sobre manobras de skate, onde os seguidores podem tirar dúvidas, fazer comentáriose até pedir dicas.

Page 7: Análise do meeting point "Sobreskate"

TwitterUsando a hashtag #sobreskate, as pessoas podem tirar dúvidas sobre skate no Twitter, interagir com outros tuiteiros, etc.

InstagramVocê pode tirar dúvidas sobre skate usando @sobreskate com uma foto do assunto.

Page 8: Análise do meeting point "Sobreskate"

A pesquisa será realizada entre os meses de março e junho no perfil do Facebook, utilizando o método da netnografia, analisando o que está sendo discutido, quais são as principais interações e como esses perfis influenciam na prática do esporte dos seus seguidores.

Page 9: Análise do meeting point "Sobreskate"

Sobreskate é uma comunidade que engloba as principais redes sociais: Facebook, YouTube, Twitter e Instagram.

No Facebook, ela já conta com mais de 34 mil fãs. Os posts são na maioria vídeos sobre manobras de skate e dicas de como praticar o esporte. Os comentários nos posts são basicamente:

• pedido de vídeos c/ manobras específicas;

• perguntas sobre acessórios de skate;

• indicação de outros links sobre skate.

Page 10: Análise do meeting point "Sobreskate"

Esses vídeos estão todos na página do Sobreskate no YouTube, que já conta com quase 30 mil inscritos. Alguns vídeos são pouco assistidos, mas alguns chegam a quase 25 mil visualizações. Em cada vídeo, os internautas podem fazer seus comentários, que também são – na sua maioria – pedidos de vídeos com manobras específicas e dicas sobre acessórios.

Page 11: Análise do meeting point "Sobreskate"

Na página do Twitter não há muitas interações.O @canalsobreskate publicou apenas 14 tweets e conta com pouco mais do que 300 seguidores. No entanto, a maior interação é feita pela hashtag #sobreskate, onde os tuiteiros compartilham dicasou pedem informações sobre o universo do skate.

Page 12: Análise do meeting point "Sobreskate"

No Instagram, o perfil do Sobreskate já passou dos1.000 seguidores. O perfil só conta com nove fotos atéo momento, mas o objetivo na página é, na verdade, responder dúvidas dos usuários do Instagram que compartilharem uma foto do assunto utilizando @sobreskate. Procurando pela #sobreskate no Instagram, encontramos 145 fotos.

Page 13: Análise do meeting point "Sobreskate"

Facebook. Grupo de idade mais popular: 13 a 17 anosCidade mais popular: São Paulo Interesses: outras comunidades do universo do skate, streetwear, grafite, tatuagem, outros esportes, marcas de calçados (ex.: Converse Skateboarding, DC Shoes),acessórios, etc.

Page 14: Análise do meeting point "Sobreskate"

Alguns exemplos de comunidades que os fãsda página do curtem em comum:

Page 15: Análise do meeting point "Sobreskate"

A participação dos fãs da página no Facebook é média. A maioria apenas curte os posts, mas não interagem. Quando alguém tira dúvida sobre manobras, as pessoas interagem bastante, dando dicas ou dizendo que também têm dúvidas sobre isso. Algumas vezes, os fãs compartilham links do universo do skate ou páginas pessoais sobre o assunto.

Page 16: Análise do meeting point "Sobreskate"

Número de participantes ativos: Média de 30 a 40 pessoas que curtem as postagens, respondem com frequência as dúvidas e compartilham os posts em suas páginas pessoais.

Número médio de posts semanais: Média de 3 a 4 posts semanais Comentários: Média de 15 a 20 comentários por post Compartilhamentos:Média de 10 a 15 shares de conteúdo.

Page 17: Análise do meeting point "Sobreskate"

O jovem sem duvida é o maior influenciador desse meeting point. Ele organiza os debates que acontecem a todo momento. Ele é o apresentador do programa em formato de video onde discute sobre o que esta rolando em campeonatos do esporte. E seu principal papel é responder os questionamento dos fans mesmo tendo os participantes muitas vezes se comunicando entre si.

Guilherme Abe, Idealizado do canal onde todas as duvidas sobre o universo do skate podem ser resolvidas. Manobras, cuidados com tenis e skate, cenas de eventos, programa web , promoção entre outros são os temas dos topicos dessa comunidade.

Page 18: Análise do meeting point "Sobreskate"

Luan de Oliveira, skatista profissional é bem visto por toda a comunidade e motivo de orgulho para todos, há diversos videos e a audiência se mobiliza em promoção para ganhar equipamento do atleta. Toda a carreira desse jovem competidor é acompanhada pelo canal tendo momentos decisivos da sua carreira sendo divulgado através de fotos e principalmente vídeos.

Page 19: Análise do meeting point "Sobreskate"

O Nível de participação dos usuários em alguns post são heavy user porem na maioria dos posts o nível é medium

Por exemplo nos casos em que o post servirá para melhoria da comunidade os fans s demonstram muito interesse.

Quando o caso é uma promoção vemos muitos compartilhamentos feitos devido a mecânica da mesma.

Page 20: Análise do meeting point "Sobreskate"

Principais tópicos de discussão e interesse:

Evento competição Vídeo com imagens profissionais

Promoção

vídeo tutorial ajuda “como montar meu skate” Vídeo tutorial “escolha a melhor câmera”Vídeo tutorial “como fazer suporte pra sua câmera”Vídeo tutorial “como conservar o tênis”

Vídeo tutorial de manobrasVideo duvida sobre manobras

Programa “#asnovas” tutorial apresentado pelo Guilherme•Post incentivando o programa “envie sua duvida”, “o que você quer ver no programa”

Page 21: Análise do meeting point "Sobreskate"

A principal pratica do grupo é o esporte skate principalmente como hobby e diversao. Na maioria das vezes são iniciantes e também existe muitos casos daqueles que ainda não sabem praticar.

No ambiente online a pratica desse grupo é consumir esse conteúdo segmentado que muitas vezes não é fácil de achar em outras mídias. A forma como esse conteúdo é repassado é mais assertivo pois tem como principio resolver duvidas dos próprios integrantes.

Esse grupo tem como valores o esporte em primeiro lugar.A partir dai a importância de valor para essa comunidadetem como foco equipamentos e os cuidados com elese também manobras e como fazê-las.

Page 22: Análise do meeting point "Sobreskate"

Primeiro Post da promoção:

Mais de 1 200 curtidas, 166 comentários com interaçõese mais de 2600 compartilhamentos.

Depois de 16 cometarios dos usuários sem interacao entre eles apenas com cometarios pedindo o premio. O administrador, digital leader questiona a opiniao da audiência sobre o que fariam com o premio.

Page 23: Análise do meeting point "Sobreskate"

Primeiro Post da promoção:

Após algumas respostas do questionamento,o mesmo realiza um post agregando as respostas dos seguidores e reafirmando a opinião de todos. Na sequencia ainda posta um vídeo referente ao premio sendo utilizado. Foi bem aceito e adquiriu cinco curtidas.

Um dia após o post 14/mar com 29 comentarios o administrador relembra a audiência como participa da promoção

No dia 15/março após 35 comentarios o digital leader informa que já são mais de 300 participantes e relembra como participar.

Page 24: Análise do meeting point "Sobreskate"

Primeiro Post da promoção:

Com questionamentos da audiência sobre o resultado no comentario 42 o administrador responde com a data da publicação do vencedor.

No dia 18/mar responde duvida do usuário diretamente marcando o seguidor.

O diálogo continua ... Com sugestão que é possível encontrar produtos em alguma loja online

Page 25: Análise do meeting point "Sobreskate"

Primeiro Post da promoção:

Respondendo o questionamento da audiência referente a página e o atleta referente a promoção.

Ainda no dia 21/mar aindahá duvida de como participar e há resposta..

Page 26: Análise do meeting point "Sobreskate"

Segundo Post da promoção:

Mais de 70 curtidas, 13 comentários com interações e mais de 66 compartilhamentos , divulgação

No ultimo dia de inscrição.

27/mar Resultado da promocao postado em video

Resultado da promocao: http://www.youtube.com/watch?v=cowxgm5rEEQ

Page 27: Análise do meeting point "Sobreskate"

Segundo Post da promoção:

Um mês depois.. Há um post com foto onde o vencedor mostra o premio

Os integrantes da comunidade escolhem esse momento para desejar parabens para o vencedor

Mais de 115 curtidas, 27 comentários com interaçõese 3 compar-tilhamentos, divulgação.

Page 28: Análise do meeting point "Sobreskate"

15 de março o primeiro programa é postado inicialmente com o nome #responde

Apresentador anda de skate e com o celular lê as duvidas enviadas e responde entre uma manobrae outra.

Todas as duvidas enviadas são referentes a shape, que é o material usado para realizar as manobras. Todas as duvidas são técnicas.

As diferenças entre osshapes importadose nacionais.

Page 29: Análise do meeting point "Sobreskate"

O programaPost com bastante interação entre usuários e moderador. É um tópico aderente pois trata-se da opinião colaborativa dos fãs em busca de um bem maior para comunidade que é o programa web.

Resposta direta

Primeiras conclusões

Page 30: Análise do meeting point "Sobreskate"

O programaRespostas diretas e retorno geral para a toda comunidade que estava interagindo.

Page 31: Análise do meeting point "Sobreskate"

O programa

23 de março o programa inicia em estúdio e tem o objetivo de falar sobre os vídeos postados na semana na comunidade e eventos que acontecem em todo o mundo. A partir de agora o programa passa a se chamar #asnovas

O programa de quase 4 minutos falou sobre diversos temas do universo do skate e no final foi informado para a audiência sobre a promoção.

As interações no post foram exclusivamente sobre a promoção tendo uma resposta efetiva.

Page 32: Análise do meeting point "Sobreskate"

O programa#asnovas2

#asnovas3

#asnovas4

#asnovas5

Page 33: Análise do meeting point "Sobreskate"

RESPOSTAS DIRETAS | Incentivando nos detalhes.Administrador incentiva e ensina como dar continuidade nas conversas, se preocupa em dar um feed back para comunidade sobre temas polêmicos ou também consegue atender os usuário pessoalmente

Page 34: Análise do meeting point "Sobreskate"

RESPOSTAS DIRETAS | posiciona em temas polemicos.

Page 35: Análise do meeting point "Sobreskate"

Os fãs conversam entre si...

A comunidade interage entre si... Sem precisar necessariamente do intermédio do digital Leader

Page 36: Análise do meeting point "Sobreskate"
Page 37: Análise do meeting point "Sobreskate"

Cloud tag

Shape #asnovasluan

dicasmanobras

flip

tênis

lixarolamento

peças

câmera

regular

dicavídeo

rolê

smith

Page 38: Análise do meeting point "Sobreskate"

Observando os comentários nos posts do Facebook, notamos também alguns pontos em comum, como interesses e dúvidas sobre: - Skatewear- Cultura underground- Grafite- Esportes radicais

Page 39: Análise do meeting point "Sobreskate"

Busca por Conteúdo - Vídeos tutoriais de manobras- Entrevistas- Divulgação de marcas- Jogos de Adivinhação- Skatewear

Page 40: Análise do meeting point "Sobreskate"

- Mais de 1 milhão de fãs- Entrevistas, vídeos e eventos- Linha de produtos Nike Skateboarding- Interação positiva da marca com fãs e alto índice de engajamento

Page 41: Análise do meeting point "Sobreskate"

- Quase 2 milhões de fãs- Cultura do skate- Entrevistas, vídeos, eventos- Linha de produtos Adidas Skateboarding- Número elevado de pessoas que falam sobre a marca no Facebook

Page 42: Análise do meeting point "Sobreskate"

Sugestões / Ativação

Criação de Shopping Virtual - “Market Sk8 Place” - Vendas online - Diferencial: PERSONALIZAÇÃO TOTAL - Forum especializado - Foco na interação - Reviews / Comentários

Parceria com as maiores marcas do universo Skate

Page 43: Análise do meeting point "Sobreskate"

Sugestões / Ativação

Personalização de todos os itens

Page 44: Análise do meeting point "Sobreskate"

Sugestões / Ativação

-Parceria -Fornecedores

Page 45: Análise do meeting point "Sobreskate"

BILLABONG – A História

A Billabong foi fundada em 1973 em Burleigh Heads, Gold Coast, Austrália. Seus dois fundadores foram o surfista e shaper Gordon Merchant e sua esposa, Rena Merchant. A empresa foi imediatamente bem sucedida impulsionada pela grande procura pelos seus boardshorts(asbermudas de surfe). Já nessa época, a Billabong patrocinavacompetições e eventos voltados ao esporte, o que contribuiupara a divulgação e valorização da marca.

Nos anos 1990, o mercado mundial de surfwear cresceexponencialmente. A Billabong inicia uma estratégia dediversificação de produtos e começa a avançar sobrenovos mercados, replicando o seu modelo de negóciospara o público de outros esportes de prancha: skate esnowboard.

Page 46: Análise do meeting point "Sobreskate"

BILLABONG e Brandcontent

• Proximidade com o seu público;• Proporciona experiências positivas;• Interação direta com o consumidor;• Ativação através do entretenimento;• Consumidor tem total controle da sua experiência;• Carga emocional intensa com a marca;• Relação sólida e duradoura com a marca;• Se torna referência no segmento.

Page 47: Análise do meeting point "Sobreskate"

Patrocínio ou Realização de Eventos

• Campeonatos de Skate;• Shows e bandas que disseminam a cultura do Skate;• Transmissão ao vivo nas redes sociais;• Presença de atletas/competidores;• Concurso de manobras durante o evento com votação • via redes sociais;• Ativação da marca.

Page 48: Análise do meeting point "Sobreskate"

Patrocínio de atletas

• O patrocínio de atletas torna a marca ainda mais presente no mundo do Skate. Por meio desta ação, a Billabong pode aproximar os skatistas dos seus idolos e consolidar ainda mais a relação com os consumidores.

• A marca pode utilizar da figura dos patrocinadospara gerar conteúdo digital como dicas,ensinamentos, esclarecer duvidas dosconsumidores etc.

Page 49: Análise do meeting point "Sobreskate"

Embaixadores da marca

• A Billabong pode eleger “embaixadores” para a sua marca. Os embaixadores são líderes das comunidadesde skate, blogueiros, personalidades etc. Eles terão a oportunidade de experimentar e divulgar as novidades nos produtos nos seus canais de comunicação.

Page 50: Análise do meeting point "Sobreskate"

Live Stream

• Plataforma de streaming de vídeo que permite a seus usuários assistir e transmitir vídeos utilizando uma câmerae um computador através da internet.A proposta é integração do nicho e compartilhamentode conteúdo entre os Skatistas. • A Billabong também utilizaria esta ferramentapara transmitir ao vivo o treino dos seusatletas patrocinados e promover o contatodo público com os campeões por meio dechats e entrevistas via webcam.

Page 51: Análise do meeting point "Sobreskate"

Integração com outros nichos

A Billabong também pode promover a integração entre os Skatistas e outros nichos com afinidades, como grafiteiros, surfistas, tatuadores, ciclistas, etc. •objetivo desta ação é gerar novas experiencias entre os nichos, promovendo o compartilhamento de conteúdo e disseminar a marca.

A integração pode ser feita online, via redessociais, ou offline, por meio da realização deencontros e eventos (oficinas, workshops,exposições, etc). Presença dos embaixadoresda marca e atletas patrocinados.

Page 52: Análise do meeting point "Sobreskate"

Parcerias

• A parceria com estabelecimentos que façam parte da cultura do seu nicho oferecendo descontos aos clientes Billabong.

• Para utilizar do benefício, basta fazer o cadastrono site e ser membro das redes sociais daBillabong.

• Ex: Lojas de produtos esportivos,lojas virtuais, studios de tatuagens, lojasde artigos eletrônicos etc.

Page 53: Análise do meeting point "Sobreskate"

Programas no Youtube

• A Billabong pode utilizar o canal Youtube para produzir programas periódicos;• Utilização dos patrocinados para conduzir os programas;• Utilização dos embaixadores para fazer a ponte entre os consumidores e a marca;• Sugestão de pauta nas redes sociais;• Cobertura de eventos e campeonatos;• Divulgação de novidades do mundo do skate,indicação de espaços para realizar a atividade, etc.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8dchDhad40Y

Page 54: Análise do meeting point "Sobreskate"

Concurso Cultural - Instagram

• Promover um concurso cultural das melhores imagensdos consumidores utilizando seus produtos. • Criação de tópicos (#euusobillabong, #billabongskate, #billabonglife) para divulgar as fotos nas redes;

• Os ganhadores recebem vouchers paraadquirir produtos nas lojas Billabong e aoportu-nidade de conhecer um atleta patrocinado.

Page 55: Análise do meeting point "Sobreskate"

Billabong Skate App

• Desenvolvimento de um aplicativo de jogo deskate com campeonatos online. Além de divulgara marca, a Billabong constroi seu banco de dadospor meio do cadastro no aplicativo.

Page 56: Análise do meeting point "Sobreskate"

Set lists

• Com uma parceria com Djs e bandas de nome no cenário do Skate, a Billabong oferece e dispõe para dowloads set lists. Os consumidores podem sugerirou indicar músicas para compor o set nas redessociais da marca.

Page 57: Análise do meeting point "Sobreskate"

Billabong Skate Place

• Desenvolvimento de um aplicativo de geolocalizaçãoe compartilhamento de informações entre os usuários. Funções da ferramenta:• Indicação de lugares para se praticar a atividade;• Condições das pistas;• Quantidade de pessoas;• Condições climáticas;• Forum e interação entre os usuários.