Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh...

10
Ficha técnica: Alexei Leão - Produção, gravação, mixagem e masterização Análise e descrição musical - DEEP Guitarra -> Di Castelli’s Custom made Corpo em mogno Braço em marfim e jacarandá, 24 casas, escalopada entre 21-24 Traste extra jumbo Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie Ball 09 Chave com 5 posições Volume 500k linear Chave humbucker - single coil Afinação 440 hz em E Amplificadores -> Cabo -> Santo Angelo Jazz com bitola em ouro 18k Microfone -> Shure Sm-57 - Posicionado de frente ao falante, grudado a grade. Uso as guitarras da Di Castelli’s desde 1999. O mogno do corpo oferece um som aberto e definido, com bastante médios. Os trastes extra jumbo permitem velocidade e facilitam técnicas como o tapping e a ponte Gotoh promove uma estabilidade fantástica na afinação. Optei por captadores Jazz-Blues (Tb4 e Sh4) pois saturam sem exageros. A chave humbucker - single coil uso para alternar o estado do captador. Usei a configuração single para os solos de timbre aberto com fraseado blues. Base: Orange Tiny Terror 15W + Caixa 4 X 12 Celestion Vintage 30 Optei por um cubo de baixa potência pela fidelidade ao timbre puro que ele oferece. Os agudos são bonitos e os harmônicos limpos. Como muitos dos meus riffs usam acordes abertos, com intervalos variados, precisei de um amplificador que pudesse distorcer sem sujar e sem perder peso. O Orange foi perfeito. Solos: Peavey Triple X 120W + Caixa 4 X 12 Celestion Vintage 30 Nesse cabeçote optei por usar pouca distorção na pré-amplificação e saturar as válvulas de saída, colocando o volume no máximo. Isso trouxe um drive bastante harmonioso, com sustain e brilho. Gravação -> Mesa Yamaha O196v, Cubase + Plugins www.deniswarren.com Música: Blue Tone Denis Warren - Guitarra e Teclado Marcos Feminella - Bateria Andrey Roberto da Silva - Baixo Equipamento:

Transcript of Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh...

Page 1: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

Ficha técnica:

Alexei Leão - Produção, gravação, mixagem e masterização

Análise e descrição musical - DEEP

Guitarra -> Di Castelli’s Custom madeCorpo em mognoBraço em marfim e jacarandá, 24 casas, escalopada entre 21-24Traste extra jumboFerragens GotohPonte Floyd Rose GotohCaptadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio)Cordas Ernie Ball 09Chave com 5 posiçõesVolume 500k linearChave humbucker - single coilAfinação 440 hz em E

Amplificadores ->

Cabo -> Santo Angelo Jazz com bitola em ouro 18k

Microfone -> Shure Sm-57 - Posicionado de frente ao falante, grudado a grade.

Uso as guitarras da Di Castelli’s desde 1999. O mogno do corpo oferece um som aberto e definido, com bastante médios. Os trastes extra jumbo permitem velocidade e facilitam técnicas como o tapping e a ponte Gotoh promove uma estabilidade fantástica na afinação. Optei por captadores Jazz-Blues (Tb4 e Sh4) pois saturam sem exageros. A chave humbucker - single coil uso para alternar o estado do captador. Usei a configuração single para os solos de timbre aberto com fraseado blues.

Base: Orange Tiny Terror 15W + Caixa 4 X 12 Celestion Vintage 30Optei por um cubo de baixa potência pela fidelidade ao timbre puro que ele oferece. Os agudos são bonitos e os harmônicos limpos. Como muitos dos meus riffs usam acordes abertos, com intervalos variados, precisei de um amplificador que pudesse distorcer sem sujar e sem perder peso. O Orange foi perfeito.

Solos: Peavey Triple X 120W + Caixa 4 X 12 Celestion Vintage 30Nesse cabeçote optei por usar pouca distorção na pré-amplificação e saturar as válvulas de saída, colocando o volume no máximo. Isso trouxe um drive bastante harmonioso, com sustain e brilho.

Gravação -> Mesa Yamaha O196v, Cubase + Plugins

www.deniswarren.com

Música: Blue Tone

Denis Warren - Guitarra e Teclado

Marcos Feminella - Bateria

Andrey Roberto da Silva - Baixo

Equipamento:

Page 2: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

Moderate h = 100

:44

c

1

##!

BBB

!

B

!

B

&&

BB

'

BD

)(

BB Q

(

B

%

BD

(

B

!

B

!

B

%

?1/2

@

BD

#

B

&

B

$

B

&

?1/2

@

B

$

B

&

BR

$

B

%

BDI

Blue Tone - Denis Warren - Análise e descrição musical

RIFF 1

Essa foi uma das últimas músicas compostas para o Cd DEEP, lembro de estar pensando que faltava um som numa onda mais rock ‘n roll com um fraseado blues. Então escolhi o tom, A maior, que por si só já seria um desafio já que esse tom é clichê no estilo.

Comecei pelo primeiro riff (RIFF 1), usando um mix entre as 3 pentas de A: Am7, Am6 e A7. Usei o primeiro powerchord (A5) para definir o tom, e o ligado entre Do (terça menor) e Do# (terça maior) para definir o estilo - o Blues usa bastante essa dualidade de terças. Depois fiz um ligado entre La e Fa# para inserir o tempero da penta Am6. Pra completar a intenção de mixolídio (A) inclui a nota característica Sol (sétima menor) no primeiro bend e no retorno.

O solo fiz depois de compor a base, usando o mesmo mix de pentas e algumas pequenas variações. Começo com a terça (Do#) do acorde definindo o tom maior e toco os double stops (notas juntas) com Chicken’ Picking. O uso do Do# com o Fa# cria a sonoridade da Penta de F#m7 sem a nota Si. Todos os bends de 1/4 de tom ajudam a imitar o som desafinado dos blues antigos. Faço ainda o ligado típico entre Do e Do# e dobro a base num uníssono duas oitavas acima.Depois a nota Si da penta de F#m7 aparece numa troca de sonoridade com o trítono da penta de Am6 e termino a frase com os scoops de alavanca criando o efeito de bottleneck (slide).A segunda vez é uma repetição da primeira com uma variação no final onde uso ligados com corda solta, mesclando as pentas de Am7, Am6 e F#m7.

: 44

c

1

""

BD

""

B

""

B

""

B

"!*

BB

""

BDB

*"!

?1/4

BBD BB

"#"$

BF B

"%

BDB

"%

B

ZZZZ

ZZZZRL

"%

?1/2@

BD

"#

B

"&

B

"$

B

"&

?1/2

@

B

"$

B

"%

B R

"#

B

"$

BDM

"%"%

BBD

+

C

()

BB

)(

?1/4

@

BDBF BB

+

C

+

C

"#

B

4

"$

-1/2

BB

"%

BBB B

"&

B

"(

-1/2

BB BB

ZZZZZZZZ

ZZZZZZZZ

QL

""

BD

""

B

""

B

""

B

"!*

BB

""

BDB

*"!

?1/4

BBD BB

"#"$

BF B

"%

BDB

"%

B

ZZZZ

ZZZZRL

"%

?1/2@

BD

"#

B

"&

B

"$

B

"&

?1/2

@

B

"$

B

"%

B R

"#

B

"$

BDM

Uníssono Trítono

Alavanca

Page 3: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

7

"%"%

BBD

+

C

()

BB

)(

?1/4

@

BDBF BB

)(

BB R

+

C

+

CM

$%

BDB

&

BB

&

B

$

B

!

B

&

B

(

BD

&

B

!

B

(

BF

&

B

!

B

%

B

#

B

!

B

%

BD

#

B

!

B

&

B

$

B

!

B3

3 3

3 3

No próximo riff decidi usar um swing funkeado pra criar movimento e preparar a entrada da melodia tema. Separei o riff em 2 partes:Compasso 1: Em 5/4 como forma de criar contraste com o compasso seguinte. Uso as pentas de Am7 e Am6 com notas sincopadas.Compasso 2: Aqui que o contraste é criado, com o peso dos powerchords, com rítmo quadrado e compasso em 4/4.Dobro a guitarra com o wah-wah fazendo um groove de contraponto rítmico com a base, segurando apenas a nota La, alternando com mutes.

5411

##!

BBB R

)(

BB R

((

BBD R

(

B

&

?1/4

B

(

B

&&

BB R

%

BD

&

B

&

B

$

B

!

B

$

BRI

M M3 44

##!

BBB

$$"

BBB

%%#

BDBDBD

+

C

!

B

!

B

$

B

!

B

$

B

H

RIFF 2

Riff 3 - É a base por trás da melodia tema. Mantive o mesmo tom A mas excluí a nota Dó#, criando assim uma sonoridade de A Dórico (A B C D E F# G). A harmonia essencialmente é A5 (sem terça), D, C e G. Na segunda vez coloco um acorde surpresa de Dm trazendo a nota Fa como novidade, criando uma intenção de aeólio ou empréstimo modal.

RIFF 3

Efeito percussivo

Compasso 1 Compasso 2

Penta Am6 Penta Am7

Nota de novidade

17

##!

BBB

++

CC

++

CC

++

CC

++

CC

&#

BB

(%

BDB

(%

BB

(%

BBR

++

CC

++

CCL M

&$

BB

&#

BBQ

$

BQ

!

B

$

B

!

B

&$

BB

&#

BBI 3

19

##!

BBB

++

CC

++

CC

++

CC

++

CC

&#

BB

(%

BDB

(%

BB

(%

BBR

++

CC

++

CCL M

'&(&

BBBB

'&(&

BBBB Q

'&(&

BBBB

'&(&

BBBB

++++

CCCC

++++

CCCC

++++

CCCC

++++

CCCC

L

Page 4: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

Uso um artifício típico pra chamar atenção para a melodia que é o deslocamento da entrada fugindo do tempo forte, nesse caso no contratempo após o tempo 1 do compasso 17. A escala que escolhi é a de A dórico (G maior), com alguns pequenos efeitos como o bend de ½ tom na terceira nota da frase, escapando da escala, e o cromatismo entre La e Si.Os double stops fazem apojatura para o intervalo de terça maior criando a sensação de satisfação melódica.Finalizo a frase enfatizando a nota Fa, que é a nota de novidade da harmonia (penúltimo bend).

O próximo riff criei pra ser um diálogo rítmico: pergunta X resposta. O tom é C maior mas a harmonia começa no subdominante Fa, típico de bridges preparando refrão. O turnaround do final usa os acordes de F, C/E, C e finaliza com o subdominante Dm, que chama o refrão. Normalmente quando eu improviso nessa parte uso as pentas de Am7 e Em7 que não possuem a nota Fa, criando sensação ambígua - polimodalidade.

RIFF 4

Pergunta

Resposta

Pergunta

Resposta

17 Q

(

B

*

B

)

?1/2

@

B

(

BD

*

B

(

B

(

B

)

BD

*

B

(

B R

3

)(

BB

*

BB BB

)(

BB BB R

*

B Q

(

BM L

19 Q

"#

B

"#

B

"$

B

"#

B

"&

B

"$

B

"&

BR

"#

B

"$

B

"&

B

"&

B

"&

BRM

"#

?1/2 @

B B

"!

B

"$

BR

"#

?1/2

@

B B

"#

BM L

Ouside

Cromatismo

Double Stop

Nota Fa

25

'&$

BBB R

+++

CCC

&&$

BBB

$&$

BBBR

+

CR

!

B

#

B

$

BR

M M

I I

%&

BB R

++

CC

&&

BB

(&

BB R

&

B

&

B

&

B

$

B

&

BR

I

MI

29

'&$

BBB R

+++

CCC

&&$

BBB

$&$

BBBR

+

CR

!

B

#

B

$

BR

M M

I I

$$"

AAA

#$!

BBB

&&$

BBB

$

B

$

B

%

BD

&

BF C/E C Dm

Page 5: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

Essa melodia sobrepõe o contraponto da base e funciona como uma terceira voz. Sua entrada é tardia no compasso, depois de 2 tempos, mas estratégica para dar espaço ao contraponto. Termina de forma tonal dobrando as tônicas dos acordes. Esse bridge não caminha para o refrão nessa primeira vez, há um retorno ao riff inicial da música.

Retorno ao riff 1 - Esse solo é uma variação da idéia apresentada pelo primeiro solo da música. Usa as mesmas pentatônicas (Am7, Am6, A7), o mesmo timbre de guitarra e chicken’ picking com double stops. Mas para inserir uma sensação modal diferente incluí as pentas de Re (Dm7, Dm6 e D7) trazendo a dissonância da 6a. menor (Fa). Termino num arpejo de D7, criando tensão e expectativa para a parte seguinte.

30

""

BD

""

B

""

B

""

B

*

B

""

BD

"!

B B

"#"$

ZZZZZZZ

ZZZZZZZBB

"%

BDB

"%

B

ZZZZ

ZZZZRL

"%

?1/2@

BD

"#

B

"&

B

"$

B

"&

?1/2

@

B

"$

B

"%

B R

"#

B

"$

BDM

"%

B

,"%-

ZZZZ

ZZZZB

")

BD

"(

BB

")

BB

,")-

BB

,")-

ZZZZ

ZZZZBB

R

"$

?1/2

BFM L

33B

*

BD

"#

B

"%

BD

"#

?1/2

@

B

"!

B

"#

B

"!"!

BB

""

BBD

"#

B R

"#

B

"!

?1/4

B

"#

B

,"#-

B R

(

B

*

B

*

BBD B

+

ZZZZZ

ZZZZZC

)

BF

*

BD

"!

BI

"!

?fullZZZZ

ZZZZ B

"!

?full

B

"!

?full

B

"!

?full

B

"!

?full@

B

)

B

"!

B

""

?1/4

BD

"!

?1/4

BF3

36

)

?1/4

B

"!

B B

((

BBD

)

BB

(

BB

*

B

"!

BF R

(

?1/4

B

+

C

&

?1/4

BL

3 3

(

B

%

BD

(

B

(

B

(

BD

"!

B R

)

BR

"!

BR

"!

B

"!

B

)

B

"!

ZZZZZ

ZZZZZBM M M

3

Uníssono Penta de A7

Pentas de D

Pentas de D

25 Q

"#

?1/2

@

B B

"!

B

"#

B RL

*

B

"#

B Q

"#

B

"%

B

*

B

(

B

ZZZZZZ

ZZZZZZQ

"#

?1/2

@

B B

"!

B

"#

B RL

28

"!

B

"#

B B

"$

B

"$

B

"#

ZZZZZ

ZZZZZB

"$

B

"$

B

"&

B B B

,"&-

ZZZZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZZZZ BQ PM

Page 6: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

Esse próximo solo tem aspecto livre, construção tonal e suas pausas coincidem com os acentos da base criando unidade. O primeiro bend (duplo) uso apenas um dedo da mão esquerda, sobrepondo as cordas e levantando-as com o mesmo movimento. Gosto também da tensão de trítono criada entre as notas Fa# (sexta da penta de Am6) com Do (Terça menor) no segundo compasso. Enfatizo isso fazendo um bend de 1/4 de tom. Nas duas primeiras viradas da harmonia evito preencher o espaço nas trocas do compasso de 5 para o de 4. Na terceira vez faço o contrário, sincopando a frase até a conclusão na cabeça do tempo 1 do compasso 44.

5438

"&

?full @"&

? @

BB BB

"#

B

"&

B

"#

B

"&

B

"#"$

?1/2

BB BB

"%

B B 44B

"!*

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZBB

""

BDB

"#

B

""

B

*

B

"!

?1/4

B B

&

B

!

B

(

?1/2

@

B

&

B

!

B

5440

(

B R

"&

?full

@ ?full

B B

"#

B

"$

B

"%

B

"#

B

"(

?1 1/2

"(

?1 1/2

BB BBIL 44

"(

B

"(

B

"&

B

"(

B

"&

B

"'

BD

"(

B

"&

B

"(

B

"&

BF

"'

BD

"&

BF

"(

B

"(

-5

ZZZZZZ

ZZZZZZ BL

3 3

5442

,"(-

A B

"#

?fullZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZB B

"#

?full

B

"#

A.H.

U

"%

B

"#

?1/2

B3

44

"#

A.H.

U

"!

B

"#

B

(

B

(

?1/2

@

B

&

B

(

B

&

B

(

B

'

BD

&

BF

$

B

&

B

&

?1/2

@

B

$

B54

&

BZZZ

ZZZ44

Apenas 1 dedo

1 dedo

Trítono

Cromatismo

Enfatizandoa Blue note

Espaço na trocade compasso

Espaço na trocade compasso

Deslocamento da entrada Conclusão notempo forte

63

&&$

BBB

$

B

$

B

$

B

((&

BBB

&

B

(

BH

"!"!)

BBB

*"!

BB

"!"!

BB

"#"!

AA

&&$

BBB

$

B

$

B

$

B

((&

BBB

&

B

(

BH

"!"!)

BBB

*"!

BB

"!"!

BB

"#"!

AA

RIFF 5

Tônico Subdominante Subdominante Tônico

Vínculo melódico

Virada de baixo

Page 7: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

RIFF 5 - Refrão - Como forma de destacar o refrão fiz uma modulação para a relativa maior, Do maior. Começo e termino o riff no acorde tônico de primeiro grau (repouso), alternando com os acordes subdominantes de Dm e F (tensão intermediária).

T SD | SD TC Dm F C

Criei um vínculo melódico como forma de unir as partes do riff:Melodia 1 -> A E FMelodia 2 -> E F G

59

'

B

&

B

(

B

&

B B

(

ZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZB

(

B

*

B

(

B B

&

B

(

B

&

B

(

B

&

B B Q

'

B

&

B

(

B

&

BI

62 B

(

B

(

B

*

B

(

B B R

)

B

"!

B

)

B

"!

B

M

)

B

ZZZZ

ZZZZQ

"#

?1/2 @

B

"&

B

"$

B B

"%

ZZZZZZZZ

ZZZZZZZZB

"&

?full

B

"&

B B

"$

B

"&

?full

B

"&

A

+

ZZZZZ

ZZZZZ C

"(

?1 1/2

@

B B

"&

B

66

"(

?1/2@

B B

"&

B

"(

?1/2

@

B B

"&

B

"(

B B

,"(-

ZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZBQ

33

Melodia do refrão - Tonal em Do maior, dividida em 4 partes:1 - Exposição do tema2 - Repetição do tema com a modificação do final3 - Transposição do tema oitava acima4 - Resposta ao temaNa resposta uso um bend ornamental de ½ tom atingindo uma nota Bb, criando a sensação de C Mixolídio.

Tema Repetição

Final com variação Transposição 1 oitava2 oitavas

Nota Bb

Melodia do refrão

Page 8: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

67

"!

B

)

B

(

BD

&

B R

)

BD

(

BF

&

B

(

B R

&

B

'

BD

(

B R

$

B

%

BD

&

B R3

3

((&

BBB

&&$

BBB Q

+++

CCC

+++

CCC

+++

CCC

&&$

BBB Q

+++

CCC

##!

BBB

69

((&

BBB

&&$

BBB Q

++

CC

++

CC

&

B

'

BD

(

B R

$

B

%

BD

&

B R 64

((&

BBB

&&$

BBB Q

!

B

!

B

$

B

!

B

%

BD

!

B

$

B

%

BD

&

B

&

B Q

&

B

(

B B

RIFF 6

Esse riff alterna as pentas de A com a pentas de D, funciona como uma passagem modulatória. Enquanto a primeira parte da música gira em torno da tônica La, os riffs 6 e 7 preparam o riff 8 (D Dórico).

4471

((&

BBB

''%

BDBDBD

&&$

BF BFBF R

+++

CCC R

+++

CCC

+++

CCC

$

B

%

BD

I I

((&

BBB

''%

BDBDBD

&&$

BFBFBF R

+++

CCC R

+++

CCC

+++

CCC

$

B

%

BD

I I

((&

BBB

''%

BDBDBD

&&$

BF BFBF R

+++

CCC R

+++

CCC

+++

CCC

$

B

%

BD

I I

RIFF 7

Esse riff gira em torno do acorde de A (dominante para D) e o acorde de G (subdominante para D). A síncopa dos primeiros powerchords contrasta com o acento forte da nota sol no último tempo do compasso. O mute cria swing e consolida o arranjo da guitarra com a banda.

Pentas de A Pentas de D

Pentas de A Pentas de D

MuteAcento forteT SD

Cromatismo

74

((&

BBB Q

''%

BDBDBD Q

&&$

BF BFBF R

"!

B

)

B

(

B

&

B

"!

B

)

B

(

BD

&

B

"!

BF

)

BD

(

BF

&

B

"!

B

)

BD

(

BF

&

B

"!

B

)

B

(

B

&

ZZZZ

ZZZZ

BI I I

5 5

5 5

FILL - Uso um shape simétrico. A nota de entrada e saída são as mesmas, Re, tônica do próximo riff. O interessante desse formato simétrico é a transição de sonoridade, como na mudança entre as pentas de La para as pentas de Re.

3m de A 7m de A 6M de A Blue de A

3m de D3m de D

Page 9: Análise e descrição musical - DEEP - DENIS WARREN · Ferragens Gotoh Ponte Floyd Rose Gotoh Captadores Seymour Duncan Tb4 (ponte), Sh4 (braço) e Di Marzio Hs3 (meio) Cordas Ernie

114

$#!

BBB

!

B

!

B

!

B

'&

BB

&

B Q

++

CC

((

BB

++

CC

++

CC

#$

BB

&$

BB P

%&

BB Q

+

CR

+

C

+

C

$

B

!

B

&

BR

+

C

$

B

II

RIFF 8

Apesar de escrito em 11 esse riff pode ser visto com um 7/8 + 7/8 + 4/4. Separei os acordes com mutes, alongando o tempo e trazendo a sensação de arrastado, junto com a marcação no contratempo do bumbo e baixo. Na entrada da melodia essa marcação inverte, trazendo movimento. O primeiro ligado expôe a terça menor e o último acorde dá a sensação modal, trazendo a nota Si e afirmando o dórico.

Terça menorDórico

77

)

B

"!

B B B R

)

B

"!

B

"!

B

)

B R

'

B B

(

ZZZZZZ

ZZZZZZB R

&

B

(

B

)

B

'

B Q

&

B B

(

B

&

B

(

B

&

?1/2

@

B

$

B

&

BQ

M M LI

78

)

B

"!

B B B R

)

B

"!

B

"!

B

)

B R

'

B B

(

ZZZZZZ

ZZZZZZB R

'

B

)

B R

)

B

'

B

)

B B R

"$

B

"!

B

"#

B

ZZZZZ

ZZZZZ

P

"&

B

"#

B

"&

B

"(

BQ

"$

BM M M L

Melodia do riff 8 - Construída em D dórico sem o uso da nota característica Si. Fazendo isso permito que a harmonia justifique a melodia criando elo. Da mesma forma que as pausas da harmonia são preenchidas com as notas da melodia, a intenção modal da melodia vem do acorde G da harmonia.

Dobras de guitarra no último refrão - Essas melodias de dobra já existiam no arranjo de teclado do refrão. Coloquei na guitarra como forma de enfatizar e aumentar a massa sonora do final.

*

A

"!

B

*

B B

)

B

*

B B

,*-

B

(

B Q

"#

A

"%

B

"#

B

"%

B

"$

B A

"&

AGuitarra 3 Guitarra 4