Analise - O Corpo Fala

4
Analise do livro - O corpo fala. O corpo fala é um livro sobre comportamento humano, escrito em 1986, pelo prof. Dr em psicologia Pierre weil; e ilustrado por Roland tompakow; designer gráfico e um dos coordenadores do grupo de pesquisa de Pierre weil. Em o corpo fala; O autor discorre de forma quase lúdica e de fácilcompreensãosobre a linguagem corporal dos indivíduos na sociedade atual; e sabendo que atualmente estima-se que mais de 90% de nossa comunicação venha de nossos gestos e ações e muito pouco do que nos falamos propriamente dito; O livro vem ser de grande valia tanto no meio acadêmico, tanto em nossas relações interpessoais. O livro se divide em dois blocos principais: 1. Princípios 2. Aplicações praticas “PRINCIPIOS” O autor traz no inicio de sua obra a figura da esfinge pra representar o homem atual; que quando analisada podemos verificar é formada por: CORPO DE BOI TORAX DE LEÃO ASAS DE AGUIA CABEÇA DE HOMEM Há algum tempo acredita-se que cada uma dessas partes tem sua correspondência física e psicológica no corpo do homem. BOI ABDOMEM Vida instinva e vegetativa LEÃO TORAX Vida emocional AGUIA CABEÇA Vida mental HOMEM CONJUNTO Consciência e domíniodos três

Transcript of Analise - O Corpo Fala

Page 1: Analise - O Corpo Fala

Analise do livro - O corpo fala.

O corpo fala é um livro sobre comportamento humano, escrito em 1986, pelo prof. Dr em psicologia Pierre weil; e ilustrado por Roland tompakow; designer gráfico e um dos coordenadores do grupo de pesquisa de Pierre weil.

Em o corpo fala; O autor discorre de forma quase lúdica e de fácilcompreensãosobre a linguagem corporal dos indivíduos na sociedade atual; e sabendo que atualmente estima-se que mais de 90% de nossa comunicação venha de nossos gestos e ações e muito pouco do que nos falamos propriamente dito; O livro vem ser de grande valia tanto no meio acadêmico, tanto em nossas relações interpessoais.

O livro se divide em dois blocos principais:

1. Princípios2. Aplicações praticas

“PRINCIPIOS”

O autor traz no inicio de sua obra a figura da esfinge pra representar o homem atual; que quando analisada podemos verificar é formada por:

CORPO DE BOITORAX DE LEÃOASAS DE AGUIACABEÇA DE HOMEM

Há algum tempo acredita-se que cada uma dessas partes tem sua correspondência física e psicológica no corpo do homem.

BOI ABDOMEM Vida instinva e vegetativaLEÃO TORAX Vida emocionalAGUIA CABEÇA Vida mentalHOMEM CONJUNTO Consciência e domíniodos

três incocientes anteriores

O boiQuando colocado em primeiro plano, nos o simbolizamos pela acentuação do abdômen e pelo destacamento de nosso sexo em relação ao nosso corpo.

O leãoO leão é amais pura representação do nosso “EU” e que reside no interior de nosso tórax ,quando inflamos nosso tórax dizemos a tudo e a todos, o nosso ar de superioridade, poder e distinção dos demais a nossa volta.

Page 2: Analise - O Corpo Fala

E quando retraímos o tórax demonstramos a fraqueza e fragilidade do nosso “EU” perante os demais, numa clara demonstração de que somos conduzidos pelos outros e não temos (ou queremos demonstrar) nossa opinião.

A águiaDemonstra o poder de controle que a mente tem sobre o corpo, simboliza a assertividade e as decisões metódicas e calculadas.Quando levantamos a cabeça demonstramos o domínio e controle de nossas ações, seria como a aprovação de uma postura calculada.A cabeça baixa é sinal de superveniência, que seus atos são decorrentes de uma opinião externa.Demonstratambém que a mente não aprova ou prefere não emitir uma opinião a respeito.

Mais a frente no capitulo quatro “analise de um sorriso”O autortraz a tona da discussão Que todos os elementos de linguagem corporal estão presentes no rosto das pessoas, com as seguintes correspondências:

O boi representado pela boca por onde entram os alimentos.O leão representado pelo nariz por onde entra o ar para os pulmões.A águia representada pelos olhos que são o espelho da mente.

Lembrando que o estado de animo de uma pessoa pode ser visto pelo simples semblante de do rosto de alguém, dificilmenteconseguimos esconder dos demais quando estamos muito tristes, muito alegres, muito ansiosos etc...

SIMPATIA x ANTIPATIA

Em todas as vezes que estabelecemos um dialogo, as pessoas demonstra por meio de sinais falados e corporais suas ideias, intenções, opiniões, etc..Se recebermos na maioria sinais positivos deste emissor de mensagens o consideramos uma pessoa simpática, mas quando a soma destes sinais é negativa o consideramos antipático, e nos mesmo passamos a emitir sinais negativos a respeito daquela pessoa.

“A energia”

Outro ponto destacado pelo autor é energia no corpo humano;Em gravuras antigas a figura da serpente é vista com certo costume, pois pelo seu formato tende a lembrar do pulso da corrente elétrica, E sua cabeça um sentido de deslocamento da energia, sua troca de pele nos trás a lembrança de que energia esta sempre em constante mudança.Vejamos agora como a energia é representada em nosso corpo pelos animais (segmentos) vistos ate aqui.

Page 3: Analise - O Corpo Fala

O boi é um grande consumidor de energia mesmo estando estático, pois é nele que se situam os órgãos necessários ao funcionamento de nosso corpo.Já o leão cabe decidir por meio do coração e respiração quanto tempo será necessário para consumir determinado deposito de energia, quando estamos aflitos, nervosa, ansiosa, etc.. Nosso corpo tende a consumir tudo muito rápido.Já quando estamos relaxados o nosso tende ao bem estar gerado pelo excesso de energia disponível.E a águia?Consome um estoque de energia razoável ao seu funcionamento, mas sua principal função é estabelecer como essa energia será usada.É o chefe da fabrica e decide oque produzir oque, como e com oque será produzido.

APLICAÇÕES PRATICAS Nesta parte o autor demonstra por meio de diversas ilustrações de cenas cotidianas a aplicabilidade de sua técnica e a confirmação de seus conceitos ora já apresentados

Conclusões:

Ao final do livro a pergunta que vem a tona é;

PODEMOS CONTROLAR NOSSSA COMUNICAÇÕES NÃO VERBAIS?Resposta: Sim!!!Porém o difícil serão meiopara alcançar isto, seja por meio de métodos como:Yoga, artes marciais, meditação, dança etc... Ou outro meio; O importante para conseguir alinhar corpo e mente é o domínio e controle do “EU” interior nos aceitando e aceitando os demais com suas opiniões, jeitos, angustias dores, felicidades, crenças e todo e qualquer sentimento que emanamos e recebemos todos os dias, sem precisar entrar em um “ESQUETIPO SOCIAL PERFEITO”.