Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às...

13
Disciplinas Quantidade de questões Valor de cada questão Língua Portuguesa 10 2 Ética e Legislação Pública Municipal 10 1 Informática Básica 10 1 Conhecimentos Específicos 20 3 TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE DO AUTOR AMERICANO W. A. PETERSON PARA EXAME GRAFOTÉCNICO “A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos.” BOA PROVA! www.funcab.org VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM, CASO CONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS. ATENÇÃO DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos. ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO. PROVA S06 TARDE Analista Legislativo Serviço Social CONCURSO PÚBLICO para o cargo de T CÂMARA MUNICIPAL DE VITÓRIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Transcript of Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às...

Page 1: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

DisciplinasQuantidadede questões

Valor decada questão

Língua Portuguesa 10 2

Ética e Legislação Pública Municipal 10 1

Informática Básica 10 1

Conhecimentos Específicos 20 3

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,A FRASE DO AUTOR AMERICANO W. A. PETERSON PARA EXAME GRAFOTÉCNICO

“A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos.”

BOA PROVA!www.funcab.org

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM, CASOCONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAISPARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

ATENÇÃO

DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos.

ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕESDE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DERESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO.

PROVA

S06TARDE

Analista Legislativo Serviço Social–

CONCURSO PÚBLICO para o cargo de TCÂMARA MUNICIPAL DE VITÓRIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Page 2: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt02

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões que seseguem.

O que constrói o elo social, o que faz existiremtantos vínculos? Está ficando cada vez mais difícilviver em sociedade, bem sabemos. Nossos temposprivatizaram muito do que era público. “A praça é dopovo, como o céu é do condor”: o verso de CastroAlves parece, hoje, estranho. Quem vai à praça? Apraça, aliás, era já uma herdeira pobre da ágora, dapraça ateniense, que não foi lugar do ou daconversa mole, mas da decisão política. A ágora erapraça no sentido forte, onde as questões cruciais dacoletividade eram debatidas e decididas.

Mas mesmo a praça, na acepção de espaçoem que as pessoas se socializam, se enfraqueceu. Ésignificativo que Roberto DaMatta, ao analisar aoposição entre o mundo doméstico e o público nasociedade brasileira, oponha à casa a rua, e não apraça. A praça favorece a circulação, no sentidoquase etimológico, do círculo, da ida e vinda, doencontro e reencontro: quem se lembra do que sechamava nas cidades do interior (os rapazes emoças dando voltas na praça, uns no sentido dorelógio e outros no contrário, de modo a se cruzaremseguidas vezes) sabe do que falo. Já a rua é caminhode ida sem volta. Fica-se na praça, anda-se na rua.Vai-se, sai-se.

Ou tomemos outro lado da mesma questão.Como puxamos assunto com um estranho?Alfred Jarry, o autor de , dizia que um diaencontrou uma moça linda, na sala de espera de ummédico. Não sabia como abordá-la – como iniciar aconversa. Sacou então de um revólver, deu um tiro noespelho que havia ali, voltou-se para ela e disse:

, agora que quebramos(palavra que quer dizer tanto quanto o

)... É óbvio que era uma brincadeira; a piadavalia mais para ele do que a conquista amorosa;imagino a moça gritando, fugindo; mas a questão fica:como quebrar o gelo, como criar um elo?

Stendhal, no seu ensaio “A comédia éimpossível em 1836”, diz que os cortesãos, reunidosem Versalhes por Luís XIV, obrigados a ficar lá o diatodo, ou achavam assunto – ou morreriam de tédio.Assim, diz ele, nasceu a arte da conversa.Temaspequenos, leves, mas sobretudo agradáveiscomeçaram a constituir um ponto de encontro deseus desejos e interesses. É nesse mesmo séculoXVII, segundo Peter Burke [...], que franceses,ingleses e italianos reivindicam a invenção daconversa como arte. Regra suprema: não falar denegócios ou trabalho. Regra suplementar: agradar àsmulheres. A arte da conversa é uma retórica do dia adia. Ela se abre até mesmo para uma dimensãosegunda, que é a arte da sedução. Casanova eragrande conversador e sedutor renomado.

footing

footing

Ubu rei

Mademoiselle la glaceo gelo

espelho

Para persuadir o leitor a concluir como ele, vale-se oarticulista de todas as estratégias argumentativas aseguir, COM EXCEÇÃO DE:

A) recorrer ao argumento de autoridade.B) reportar-se a passagem de texto literário.C) apoiar-se em fatos históricos.D) apelar para o anedótico, para o riso.E) apontar dados estatísticos.

Questão 01

Em relação ao ponto de vista emitido no períodoimediatamente anterior, o papel argumentativo doenunciado: “Nossos tempos privatizaram muito doque era público.” (§ 1) é:

A) generalizar.B) comparar.C) concluir.D) justificar.E) exemplificar.

Questão 02

Eis a questão: uma sociedade que se civilizaprecisa de assuntos que sirvam de ponto de encontropara as pessoas, e sobretudo para os estranhos queassim entram em contato. No campo, conheço quasetodos os vizinhos; na cidade grande, porém, a maioriaé de estranhos. Sai-se do mundo rural quando secomeça a conhecer o diferente, o outro – e a aceitá-lo.Isso se dá mediante a oferta de assuntos que abramuma conversa.

Daí a importância de expressões queminimizam ou mesmo aparentemente humilham essaconversa mole, como o , o papo furado ou abela expressão “jogar conversa fora”, que émuitíssimo sutil, porque dilapidamos palavrasjustamente para construir amizades, isto é,dissipamos nosso tempo, como numindígena, precisamente para criar o que há de melhorna vida.

small talk

potlatch

(RIBEIRO, Renato J. <www.renatojanine.pro.br/FiloPol/elosocial.html>)

Page 3: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

03FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Após fazer concessão a comentário que tende aconduzir a outra conclusão, o autor retoma a linha deorientação argumentativa do texto com as seguintespalavras:

A) “...onde as questões cruciais da coletividade eramdebatidas e decididas.” (§ 1)

B) “Como puxamos assunto com um estranho?” (§ 3)

C) “...mas a questão fica: como quebrar o gelo, comocriar um elo?” (§ 3)

D) “Regra suplementar: agradar às mulheres.” (§ 4)

E) “Casanova era grande conversador e sedutorrenomado.” (§ 4)

Questão 03

O contexto em que se encontra a forma verbal emdestaque torna impróprio o sinônimo indicado parasubstituí-la em:

A) “...franceses, ingleses e italianos REIVINDICAM ainvenção da conversa...” (§ 4) / atribuem-se

B) “...mediante a oferta de assuntos que ABRAMuma conversa.” (§ 5) / ensejem

C) “...ou mesmo aparentemente HUMILHAM essaconversa mole...” (§ 6) / depreciam

D) “...DILAPIDAMOS palavras justamente paraconstruir amizades...” (§ 6) / destruímos

E) “...DISSIPAMOS nosso tempo...” (§ 6) /desperdiçamos

Questão 04

Altera fundamentalmente o sentido do enunciado notexto a substituição do conector proposta em:

A) “A praça, ALIÁS, era já uma herdeira pobre daágora...” (§ 1) / afinal

B) “MAS mesmo a praça [...] se enfraqueceu.” (§ 2) /Não obstante

C) “Ela se abre ATÉ MESMO para uma dimensãosegunda...” (§ 4) / inclusive

D) “DAÍ a importância de expressões queminimizam...” (§ 6) / Donde

E) “...ISTO É, dissipamos nosso tempo, como num(§ 6) / vale dizerpotlatch...”

Questão 05

O pronome ou advérbio pronominal que fazreferência, não a um segmento do texto, mas a algoque se encontra no universo fora dele, estádestacado em:

A) “...deu um tiro no espelho que havia ALI...” (§ 3)

B) “...obrigados a ficar LÁ o dia todo...” (§ 4)

C) “...um ponto de encontro de SEUS desejos einteresses.” (§ 4)

D) “ISSO se dá mediante a oferta de assuntos...” (§ 5)

E) “...dissipamos NOSSO tempo...” (§ 6)

Questão 06

Invertem-se os termos da relação de causalidadeobservada em: “Não sabia como abordá-la – comoiniciar a conversa. Sacou então de um revólver, deuum tiro no espelho...” (§ 3) com a seguinte redação:

A) Não sabendo como abordá-la – como iniciar aconversa, sacou de um revólver, deu um tiro noespelho...

B) Por não saber como abordá-la – como iniciar aconversa, sacou de um revólver, deu um tiro noespelho...

C) Não sabia como abordá-la – como iniciar aconversa, razão por que sacou de um revólver,deu um tiro no espelho...

D) Não sabia como abordá-la – como iniciar aconversa, porquanto sacou de um revólver, deuum tiro no espelho...

E) Não sabia como abordá-la – como iniciar aconversa; sacou, pois, de um revólver, deu um tirono espelho...

Questão 07

A alternativa em que o adjunto adverbial expressa amesma circunstância que DE TÉDIO, em “morreriamde tédio” (§ 4), é:

A) vieram de ManausB) fugirão de medoC) falam de políticaD) viveriam de rendaE) sairam de fininho

Questão 08

Page 4: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

04FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

É correto, do ponto de vista da concordância, tal comodescrita por nossas gramáticas normativas, substituira forma verbal destacada em: “...o que fazEXISTIREM tantos vínculos.”? (§ 1) por:

A) haver.B) haverem.C) existir.D) (com que) hajam.E) (com que) exista.

Questão 10

Preserva-se o esquema de oposições observado em:“...oponha à casa a rua, e não a praça.” (§ 2) com aseguinte distribuição de acentos graves:

A) a casa à rua, e não à praça.B) à rua a casa, e não a praça.C) a rua à casa, e não à praça.D) à casa à rua, e não a praça.E) a rua a casa, e não à praça.

Questão 09

Sobre a Lei nº 8.429/1992 (ImprobidadeAdministrativa) e seus dispositivos, está corretoafirmar que prevê:

A) dentre outras sanções, a perda da função pública,que tem nítida natureza penal.

B) como sanção cabível aos atos que causamprejuízo ao erário público, a indisponibilidade debens.

C) como sanções não cumulativas, a suspensão dosdireitos políticos, a multa civil e a perda da funçãopública.

D) mesmo para atos que não causam prejuízo aoerário público, o dever de ressarcimento integraldo dano.

E) sanção de multa civil e proibição de contratar como Poder Público, a ser aplicada por decisãojudicial ou administrativa.

Questão 11

O dever de licitar aplicando obrigatoriamente oprocedimento previsto pela Lei nº 8.666/1993(Licitações e Contratos da administração pública)sujeita:

A) os concessionários do serviço público.B) as entidades paraestatais.C) os permissionários do serviço público.D) os Conselhos de Classe.E) os consórcios públicos.

Questão 12

Sobre a Lei nº 12.527/2011 (Acesso à Informação) esua conformação, é admissível asseverar:

A) As autoridades competentes para classificarinformações como ultrassecretas e secretaspoderão delegar a classificação a outros agentespúblicos.

B) Por ser norma geral, é aplicável à União, aosEstados, ao Distrito Federal, aos Municípios, aosTribunais de Contas e ao Ministério Público.

C) As organizações da sociedade civil de interessepúblico submetem-se ao dever de publicidadequanto à prestação de contas sobre a destinaçãode seus recursos públicos ou privados.

D) As informações de interesse público só serãoprestadas após provocação do interessado emrazão do princípio da publicidade motivada.

E) Adenominada transparência ativa não foi adotadapela lei uma vez que a lei preserva informações deinteresse coletivo e geral.

Questão 13

Sobre os cargos e empregos públicos, é corretoafirmar que:

A) o servidor público, em razão da necessidade depreservação de sua imparcialidade, proibido estáde associar-se a sindicatos.

B) o servidor público investido no mandato eletivo deprefeito será afastado do cargo, emprego oufunção, mas poderá optar pela sua remuneração.

C) os cargos, empregos e funções públicas sãoacessíveis apenas aos brasileiros natos enaturalizados.

D) a investidura em cargo efetivo, emprego público ecargo em comissão depende da prévia aprovaçãoem concurso de provas ou de provas e títulos.

E) os servidores públicos, em razão da natureza desua função, não têm direito à remuneraçãosuperior à que fazem jus no trabalho diurno casoprestem trabalho noturno.

Questão 14

ÉTICA E PÚBLICA MUNICIPALLEGISLAÇÃO

Page 5: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Quanto aos crimes de concussão e corrupçãopassiva, é correto o que se afirma na alternativa:

A) Não são crimes formais, porque não basta aexigência ou solicitação da vantagem indevida: énecessário o seu efetivo recebimento.

B) São diferentes, caracterizando-se o crime deconcussão quando o funcionário público aceitavantagem indevida.

C) Os dois crimes admitem tentativa, se a exigênciaou a solicitação da vantagem indevida foremfeitas verbalmente pelo funcionário público.

D) São crimes próprios e, por isso, não podem serpraticados por quem exerça cargo deassessoramento em empresas públicas esociedades de economia mista.

E) Admitem que particulares que não sejamfuncionários públicos possam ser consideradoscoautores ou partícipes de tais ilícitos.

Questão 15

Nos termos da Lei Orgânica do Município de Vitória,integrante do Estado do Espírito Santo, a participaçãopopular indireta dar-se-á:

A) pela iniciativa popular no processo legislativo.B) por representantes indicados pela comunidade.C) pela participação de decisão da administração

pública.D) mediante ação f isca l izadora sobre a

administração pública.E) por plebiscito.

Questão 16

As Comissões Permanentes da Câmara deVereadores do Município de Vitória, integrante doEstado do Espírito Santo:

A) têm como atribuições a apuração ou a apreciaçãode ato ou fato determinado, extinguindo-sequando alcançado o seu fim.

B) têm como uma de suas atribuições representar aCâmara durante o período de recesso legislativo.

C) são compostas por vereadores e, excluído oPresidente, cada vereador tem assegurado odireito de ser integrante titular de ao menos umaComissão Permanente.

D) podem realizar audiências públicas comentidades da sociedade mediante requerimentode qualquer cidadão.

E) podem convocar, com exceção do Prefeito e doVice-Prefeito, qualquer integrante do PoderPúblico Municipal para prestar informações sobreos assuntos inerentes às suas atribuições.

Questão 17

O direito de licença NÃO será concedido aofuncionário público estatutário, de acordo com aLei Municipal nº 2.994/1982 (Estatuto dos ServidoresPúblicos), na seguinte hipótese:

A) doença profissional.B) campanha eleitoral.C) tratamento de saúde de pessoa da família.D) calamidade pública.E) por motivo de acidente ocorrido em serviço.

Questão 18

A modalidade licitatória do pregão, criada pelaLei nº 10.520/2002:

A) é modalidade na qual o julgamento das propostasantecede a habilitação dos licitantes, ao contráriodo que ocorre comumente na maioria das demaismodalidades licitatórias.

B) é válida apenas no âmbito federal e sua utilizaçãopelos demais entes federativos dependerá daexistência de regulamentação própria.

C) pode ser utilizada para a aquisição de bens eserviços cujas quantidades possam ser definidasem edital, independentemente da qualidade ou depadrões de desempenho.

D) é modalidade de licitação em que, como nasdemais, é vedada a possibilidade dos licitantesalterarem suas propostas após a abertura dosrespectivos envelopes.

E) é modalidade na qual após o julgamento e aclass i f icação das propostas ocorre ahomologação, seguida da fase final deadjudicação.

Questão 19

No âmbito da Câmara de Vereadores do Município deVitória – ES, segundo a Lei Orgânica do mesmomunicípio, o processo legislativo NÃO compreende aelaboração da seguinte espécie legal:

A) Resolução.B) Medida Provisória.C) Emenda à Lei Orgânica.D) Lei Ordinária.E) Decreto Legislativo.

Questão 20

Page 6: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

INFORMÁTICA BÁSICA

No Windows 7, é uma operação correta pararenomear um arquivo, após ter sido feita a suaseleção prévia:

A) clicar no menu exibir do Windows Explorer eacionar o comando renomear.

B) acionar o botão esquerdo do mouse, seguido domenu alterar e do comando nome.

C) clicar no botão organizar do Windows Explorer,seguido do botão renomear.

D) acionar a tecla F4 do teclado e escolher a opçãorenomear.

E) clicar no botão gravar do Windows Explorer,seguido do botão renomear.

Questão 21

No Windows 7, a antiga barra de status doWindows XP é conhecida como:

A) Menu de contexto.B) Painel de informações.C) Painel de objetos.D) Menu de programas.E) Barra de título.

Questão 22

No Windows 7, são algumas das opções disponíveisdo botão “altere o modo de exibição” do WindowsExplorer:

A) lado a lado.B) conteúdo.C) detalhes.D) icones alternados.E) lista.

Questão 23

No Windows XP, o programa gerenciador de arquivose o ambiente de trabalho são conhecidos,respectivamente, como:

A) Desktop e Windows Explorer.B) Programas padrão e Navegador de Conteúdo.C) Central deAções e Área de Transferência.D) Windows Explorer e Desktop.E) Gerenciador de Tarefas e Painel de Navegação.

Questão 24

O MS Word 2010 pode aplicar efeitos de caractere eefeitos de parágrafo no texto. São efeitoscaracterísticos de parágrafo:

A) a l i n h a m e n t o , m a r c a d o r e s , r e c u o s eespaçamentos de linha.

B) negrito, marcadores, numeração e recuos.C) itálico, alinhamento, recuos e espaçamentos de

linha.D) sublinhado, marcadores, alinhamento e

espaçamentos de linha.E) recuos, negrito, sublinhado e itálico.

Questão 25

No MS Word 2007, após a seleção de um texto em umparágrafo, ao clicar o conjunto de teclas CTRL + >será executada a seguinte ação:

A) aplicação de negrito ao texto selecionado.B) aplicação de letras maiúsculas a todos os

caracteres do texto selecionado.C) aumento do tamanho da fonte dos caracteres no

texto selecionado.D) aplicação de alinhamento à direita ao texto

selecionado.E) aplicação de alinhamento à esquerda ao texto

selecionado.

Questão 26

No MS Word 2007, quando se deseja aplicar a umtexto um conjunto pré-configurado de formataçõescomo, por exemplo, fonte, tamanho e negrito érecomendável utilizar o recurso:

A) galeria.B) estilo.C) marcadores.D) símbolo.E) marca d’água.

Questão 27

Suponha que, em uma planilha no MS Excel 2007, acélula C3 esteja preenchida com a fórmula =F9-D6.Quando se arrasta pela alça de preenchimento acélula ativa (C3), duas células para baixo na coluna C,a fórmula em C5 será:

A) =D9-B6B) =H9-F6C) =F9-D6D) =F7-D4E) =F11-D8

Questão 28

Page 7: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Na configuração padrão do MS Excel 2007, suponhaque uma fórmula esteja referenciando uma célula pormeio da expressão C$9. Nesse caso, trata-se de:

A) uma referência relativa de coluna e absoluta delinha.

B) uma referência absoluta de linha e absoluta decoluna.

C) uma referência relativa de linha e absoluta decoluna.

D) uma referência relativa de linha e relativa decoluna.

E) uma célula com formatação do tipo moeda.

Questão 29

No MS Excel 2010, é um exemplo de função que nãopede argumento e de uma função que pede somenteum argumento, respectivamente:

A) TRUNCAR( ) eAGORA( )B) HOJE( ) e RAIZ ( )C) ABS( ) e HOJE( )D) ALEATÓRIO( ) e PI( )E) MULT( ) e COS( )

Questão 30

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 31

No contexto das políticas sociais no âmbitoneoliberal, vêm se afirmando as ações do terceirosetor composto por uma miríade de instituições queapresentam uma funcionalidade social. Nessesentido, considera-se que tais ações se expressam:

A) na articulação das ações entre Estado esociedade civil, na medida em que compete a estaúltima as atividades filantrópicas que ganhampeso com a proposta neoliberal.

B) no processo de reformulação do padrão deresposta às sequelas da “questão social” em queas funções do Estado e da Sociedade Civil sereconfiguram.

C) em estratégias que mobilizam segmentos dasociedade civil para atividades filantrópicas ecaritativas como forma de resposta ao aumentodos índices de pobreza no Brasil.

D) nas proposições de modificar o papel do Estado,atribuindo à sociedade civil um caráter religiosopara o enfrentamento dos problemas sociais.

E) nas propostas do Banco Mundial que, a partir doaumento dos índices de pobreza, redefinem opapel do Estado e da Sociedade Civil, enfocandopolíticas mais amplas e universais.

Questão 32

Na análise de Netto, na agenda neoliberalincorporada ao Brasil nos anos de 1990, osprogramas voltados para a pobreza sãocaracterizados, dentre outros, pelos seguintes traços:

A) ampliação de benefícios assistenciais fundadosna matricialidade sociofamiliar, que estáarticulada a um conjunto de políticas sociais,como saúde e educação, complementares narede de proteção social do indivíduo.

B) ênfase aos movimentos sociais e à sociedade civilcomo mecanismos de mobilização popularempoderando seus segmentos para a resoluçãoindividual dos problemas sociais, tendo aspolíticas sociais um caráter residual.

C) desdobramento do sistema de proteção socialpara os extratos mais empobrecidos das classestrabalhadoras com aumento de benefíciosassistenciais, fortalecendo os sentimentos desolidariedade e de cidadania.

D) desresponsabilização do Estado e do setorpúblico concretizada em fundos reduzidos,correspondentes à responsabilização abstrata dasociedade civil e da família pela ação assistenciale um relevo às organizações não governamentaise ao chamado terceiro setor.

E) ausência de investimentos nas políticas sociais,que assumem um caráter residual e minimalista,articulada a investimentos das agênciasmultilaterais que ampliam a rede de proteçãosocial privada.

Page 8: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 33

No processo de avaliação de uma política social, éimprescindível considerar determinados elementosfundamentais de análise, como por exemplo:

A) compreendê-la como um conjunto articulado demétodos, o que exige conhecimento, domínio emanejo de técnicas e instrumentos para o alcanceda eficácia da avaliação.

B) identificá-la na construção de programas eprojetos no nível microssocietário que contribuampara o aumento de sua eficiência e eficácia.

C) percebê-la como elemento fundante do direito eda cidadania, comprometido com a ampliaçãodos direitos individuais e coletivos.

D) considerá-la como concretização dos parâmetrosde igualdade que permite o acesso universal dapopulação, incentivando o processo de controlesocial.

E) compreender a totalidade e a dinamicidade darealidade, reconhecendo que as políticas sociaisdevem ser entendidas e avaliadas como umconjunto de programas, projetos e ações quedevem universalizar direitos.

Questão 34

Ainda relacionado ao processo de avaliação daspolíticas sociais públicas, é certo que este deve serorientado por:

A) características que meçam a sua eficiência eeficácia, partindo da compreensão de que taispolíticas são mecanismos de enfrentamento dapobreza.

B) deduções que envolvam a operacionalização dautilização dos fundos públicos como fonte derecursos humanos e materiais.

C) intencionalidade de apontar em que medida aspolíticas e programas sociais são capazes e estãoconseguindo expandir direitos, reduzir asdesigualdades sociais e propiciar a equidade.

D) quantificação da relação custo-benefício que nãorepresente oneração ao erário público e queconsolide os direitos dos indivíduos sociais deforma focalizada.

E) constituição de estratégias de mensuração darelação custo-benefício que objetivem amanutenção da eficiência e eficácia das políticassociais que se constituem como esfera deproteção social.

Questão 35

Na discussão acerca dos instrumentos e técnicas doServiço Social, a concepção sobre estes define que:

A) a técnica é o referencial teórico que subsidia aanálise da ação profissional; e o instrumento é omecanismo que põe diretamente em prática afinalidade do projeto profissional na sua partemetodológica.

B) o instrumento se configura como um mecanismode abordagem inicial que está subsidiado em umatécnica compreendida como o conhecimentoacerca da situação-problema que se apresenta naprática profissional.

C) a técnica se expressa através dos referenciaismetodológicos que embasam o fazer; osinstrumentos são alternativas capazes de darmaterialidade aos referenciais teóricos nasanálises do cotidiano profissional.

D) o instrumento é considerado um elementopotencializador da ação, consistindo em umconjunto de recursos ou meios que permitem aoperacionalização da ação profissional; a técnicase refere à habilidade do profissional no uso dosinstrumentos.

E) a técnica é o elemento que impulsiona a açãoprofissional e se estabelece em uma relaçãopragmát ica ent re teor ia e prá t ica ; oinstrumento é o mecanismo pelo qual essadicotomia se revela.

Page 9: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 36

No debate acerca dos instrumentos e técnicas doServiço Social, a documentação, como forma deregistro, assume uma relevância na práticaprofissional, considerando que:

A) se expressa como um mecanismo que possibilitaorganizar e veicular informações, bem comoproduzir conhecimento, pois contém dados darealidade, que são material de análise doassistente social.

B) se configura como forma de enfrentamento dasmúltiplas expressões da questão social que semanifestam no cotidiano institucional em que oassistente social exerce sua prática.

C) se caracteriza pela condensação de dados sobrea vida do usuário que possibilitam a análise daeficiência e eficácia das políticas públicas e osimpactos na realidade institucional, contribuindopara a melhoria de atendimento.

D) se apresenta como uma forma de articulaçãoentre teoria e prática, pois contém elementos quese relacionam a um saber teórico-metodológico eque possibilitam, no atendimento do usuário, aemancipação humana.

E) se condensa em mecanismos estruturantes dotrabalho do assistente social, pois possibilita aanálise crítica da realidade social articulada a umprocesso de transformação de todas as rotinasinstitucionais, direcionando o atendimento àsreais demandas dos usuários.

Questão 37

No debate contemporâneo acerca do Serviço Social,conforme Iamamoto, estão postos diversos desafiospara o assistente social. Portanto, para a construçãode estratégias para o enfrentamento desses desafiosé necessário:

A) um profissional polivalente, que apresenteeficiência e eficácia em seu processo de trabalhoe seja engajado na participação ativa dosmovimentos sociais.

B) um profissional articulado com as propostas deemancipação humana dos sujeitos sociais e queenfrente, f ronta lmente, as tendênciasneoconservadoras da sociedade.

C) um profissional atento às possibilidadesdescortinadas pelo mundo contemporâneo,crítico, propositivo e que aposte no protagonismodos sujeitos sociais.

D) um prof issional qual i f icado no âmbitotécnico-operativo que valorize a naturezainterventiva da profissão e que seja capaz deanalisar as correlações dos micropoderespresentes nas instituições.

E) um profissional competente e com possibilidadesde exercer a dimensão investigativa da práticaprofissional para atendimento das demandasinstitucionais.

Questão 38

A questão social, como objeto de intervenção doassistente social, apresenta, no capitalismocontemporâneo, novas configurações e, nessesentido, coloca-se para o profissional a necessidadede:

A) pesquisar a realidade social nas suascontradições e mediações históricas para aconstrução de projetos e programas sociais deenfrentamento da pobreza.

B) identificar as mazelas dos problemas sociais e searticular aos movimentos sociais para remodelaro conjunto de políticas sociais.

C) analisar as desigualdades sociais na suaprodução e reprodução ampliada para aelaboração de metas institucionais que incidamsobre esses fenômenos.

D) decifrar as suas novas mediações em uma duplaperspectiva: apreendendo as várias expressõesque assumem as desigualdades sociais,objetivando a projeção e o forjar de formas deresistência e defesa da vida.

E) pensar a tensão entre reprodução dadesigualdades e produção da resistênciaarticulada ao movimento dos trabalhadores para aconstrução de uma consciência coletiva.

Page 10: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 39

No final da década de 1980 e início da década de1990, fundado em uma perspectiva crítica, o ServiçoSocial brasileiro constrói um projeto profissionaldesatrelado das influências conservadoras,denominado Projeto Ético-político. Na visão deNetto, os projetos profissionais, assim constituídos,são:

A) produtos históricos dos tensionamentos entre ossujeitos profissionais, que apontam para umadireção social estratégica na profissão,atrelada às propostas institucionais a partir doestabelecimento de regras, valores e condutasmorais.

B) estruturas dinâmicas que se renovam e contêm aautoimagem da profissão, seus valores eobjetivos, requisitos teóricos, práticos einstitucionais, normas e comportamentosprofissionais, estabelecendo a base de suasrelações com os usuários, com as outrasprofissões e com as organizações públicas eprivadas.

C) ramificações dos segmentos profissionais queexpressam sua autoimagem, sua funcionalidadesocial, seus confrontos de ideias, seus objetivosnas relações com as instituições empregadoras ecom valores articulados ao contexto detransformações macrossocietárias.

D) mecanismos produzidos pelo corpo profissionalpelos quais se manifestam seus objetivos, suasrelações trabalhistas, sua valoração moral, suafinalidade social e que apresentam conexõesgenéticas com as transformações das relaçõessociais no capitalismo contemporâneo.

E) alternativas profissionais construídas pelossujeitos profissionais e que materializam umadireção social estratégica hegemônica, que tembase nos valores correspondentes aosvalores institucionais e da sociedade na qual elesforam produzidos, sendo, portanto, vinculado aum projeto societário.

Questão 40

Para o exercício profissional, a compreensão sobre arelação teoria e prática torna-se fundamental, namedida que possibilita condições de construção deanálises acerca dos fenômenos sociais que sematerializam no cotidiano profissional. Nessesentido, é fundamental compreender:

A) a teoria como um instrumento de análise do real,ato do pensamento e como um conjunto dereflexões críticas, sendo a prática o terreno fértildas contradições sociais e, portanto, o locusprivilegiado de aplicação da teoria.

B) a prática como o espaço da razão sensível, domundo das aparências; e, a teoria, como a únicaracionalidade formal abstrata de entendimentocrítico e plural de análise da essência dosfenômenos sociais.

C) a teoria como a reconstrução pelo pensamento domovimento do real, que se configura como umprocesso cognitivo, construindo um modelo deanálise; e, a prática, como terreno da efetividaded a s r e l a ç õ e s s o c i a i s d e t e r m i n a d a sexclusivamente pela esfera econômica.

D) a prática como campo tensionado da produçãodos fenômenos sociais, portanto, a gênese doconcreto e das determinações do objeto; e, ateoria, como o esforço intelectivo imediato deconhecimento sobre a constituição do objeto.

E) a teoria como apreensão das determinações queconstituem o concreto, sendo um sistema derepresentações e ideias referente à essência doobjeto; e, a prática, como a gênese na constituiçãodo concreto, logo, constitutiva e constituinte dasdeterminações do objeto.

Page 11: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

11FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 41

No âmbito profissional, identifica-se frequentementeo registro das atividades, rotinas e procedimentosprofissionais. Em uma perspectiva crítica, avalia-seque esta forma de registrar pode ser potencializadapela sistematização da prática, que se:

A) configura como um processo de organizaçãoteórico-metodológico e técnico-instrumental daação profissional que contribui para aselaborações teóricas dentro da profissão,assumindo uma postura crítico-investigativa.

B) expressa na condição de repensar dialeticamenteo exercício profissional, produzindo com essasreflexões modelos de caráter técnico-operativoque deem conta da dimensão do fazerprofissional.

C) apresenta como uma possibilidade, no campoda r e f l e x ã o c r í t i c a , d e r e a v a l i a r o sinstrumentos técnico-operativos da profissão,reestruturando-os conforme as demandasinstitucionais, e possibilita também organizar asinformações para a construção de pesquisas.

D) manifesta como uma estratégia intelectual pormeio da qual se pretende exercer a dimensão dapesquisa nas experiências empíricas para aelaboração de um suporte teórico-metodológicosólido.

E) estrutura a partir da mobilização da dimensãointelectual relacionada à dimensão investigativada profissão, que requer relatos descritivos dasatividades cotidianas, fato que contribui para avisibilidade institucional.

Questão 42

O campo de produção e de pesquisa do ServiçoSocial se configura como produtor de umconhecimento contra-hegemônico, pois que:

A) as discussões contidas nas produções teóricas doServiço Social são diferentes e divergentes dasrelacionadas ao campo das chamadas “CiênciasDuras”, que estão sintonizadas com as tendênciaspós-modernas.

B) a essência dos debates e das análises do ServiçoSocial se encontra subsidiada no campo datradição marxista hegemonicamente, enquantoque nas Ciências Sociais tal perspectivaatravessa uma crise de paradigmas.

C) e le se gu ia pe las heterogeneidades,desigualdades e adquire o caráter deconhecimento-movimento dirigido a um novoformato de relações e poderes e dedica-se adesvendar os invisíveis, os sem-voz, os sem-teto,os sem-cidadania.

D) as pesquisas nele desenvolvidas analisam aprática profissional dos assistentes sociais nosdiversos espaços socio-ocupacionais e apontamuma tendência desta à empiria, na medida queexpressa uma preocupação com o campo do fazerprofissional.

E) os produtos das reflexões não são socializadosnas revistas indexadas como uma forma deposicionamento político-ideológico frente àtendência produtivista incentivada pelos órgãosde fomento à pesquisa.

Questão 43

Considerando que as dinâmicas familiares sãoatingidas pelos processos de transformaçãosocietária, é fundamental que o assistente social quedireciona seu trabalho a famílias tenha oentendimento de que as funções da família nasociedade capitalista se referem:

A) ao conjunto de indivíduos sociais que interagemvoltados para a dimensão simbólica do consumo.

B) às formas de participação dos elementos do grupofamiliar no mercado de trabalho, as quais irãodefinir a unidade de renda e de consumo dafamília.

C) aos diversos sujeitos, independente de correlaçãosanguínea, que constituem fonte de força detrabalho do exército industrial de reserva.

D) a um núcleo agregador de valores e tradições queapresenta expressões multiculturais de umadeterminada sociabilidade.

E) ao espaço de produção e reprodução da cultura,da religião, das concepções de mundo e dopadrão de sociabilidade burguesa.

Page 12: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

12FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 44

O campo da Seguridade Social atravessa intensasmodificações e rearranjos a partir das políticaseconômicas adotadas. Portanto, em relação aoconjunto das mudanças que definem as tendênciasatuais da Seguridade Social, destaca(m)-se:

A) i n t e n s o p r o c e s s o d e p r i v a t i z a ç ã o emercantilização, sobretudo na Política deAssistência Social através das parcerias públicose privados.

B) focalização nos segmentos mais pauperizadosdas classes trabalhadoras e aumento significativoda rede de proteção social, bem como aumentoda oferta de empregos sob a lógica doempreendedorismo.

C) surgimento de novos conceitos para a análisesobre a pobreza e o desemprego estrutural nassociedades de capitalismo periférico, com basenos discursos das capacidades.

D) consolidação da saúde como um direito universal,investimentos no campo da Previdência erecursos destinados à assistência social somentepara os extratos mais vulneráveis.

E) a regressão das políticas redistributivas denatureza pública e constitutiva de direitos, em prolde políticas compensatórias de combate àpobreza e de caráter seletivo e fragmentado.

Questão 45

De acordo com o Código de Ética Profissional doAssistente Social, título III: Das RelaçõesProfissionais, capítulo II- das relações com asinstituições empregadoras e outras, no seu artigo 7ºalínea a, constitui direito do assistente social:

A) dispor de condições de trabalho condignas, sejaem entidade pública ou privada, de forma agarantir a qualidade do exercício profissional.

B) informar à população usuária sobre a utilização demateriais de registro audiovisual e pesquisas aelas referentes e a forma de sistematização dosdados obtidos.

C) programar, administrar, executar e repassar osserviços sociais assegurados institucionalmente.

D) manter inviolabilidade do local de trabalho erespectivos arquivos e documentação, garantindoo sigilo profissional.

E) utilizar seu número de registro no ConselhoRegional no exercício da profissão.

Questão 46

De acordo com a Lei de Regulamentação daprofissão, em seu artigo 5º, constitui(em)-seatribuição(ões) privativa(s) do assistente social:

A) prestar assessoria técnico-consultiva em matériade serviço social.

B) encaminhar providências, e prestar orientaçãosocial a indivíduos, grupos e à população.

C) planejar, organizar e administrar benefícios eserviços sociais.

D) dirigir serviços técnicos de serviço social ementidades públicas ou privadas.

E) planejar, executar e avaliar pesquisas quepossam contribuir para a análise da realidadesocial e para subsidiar ações profissionais.

Questão 47

Conforme a PNAS, destacam-se, dentre outros, osseguintes eixos estruturantes do SUAS:

A) controle social, proteção social, vigilância deRecursos Humanos.

B) financiamento, proteção social e defesa social einstitucional.

C) matricialidade sociofamiliar, territorialização econtrole social.

D) vigilância social, matricialidade sociofamiliar efinanciamento.

E) descentralização político-administrativa, proteçãosocial e territorialização.

Questão 48

Conforme a Resolução nº 109/2009, sobre aTipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais,constitui um dos objetivos do Serviço de Proteção eAtendimento Integral à Família (PAIF):

A) vivenciar experiências que contribuam para oestabelecimento e fortalecimento de vínculosfamiliares e comunitários.

B) complementar o trabalho social com a família,prevenindo a ocorrência de situações de riscosocial.

C) favorecer o desenvolvimento de atividadesintergeracionais, propiciando trocas deexperiência e vivência.

D) contribuir para a inserção e permanência do jovemno sistema educacional.

E) fortalecer a função protetiva da família,contribuindo para a melhoria da sua qualidadede vida.

Page 13: Analista Legislativo Serviço Social - qconcursos.com · Leia o texto abaixo e responda às questões que se seguem. Oqueconstróioelosocial,oquefazexistirem tantos vínculos? Está

13FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Questão 49

De acordo com o Estatuto da Criança e doAdolescente em seu artigo 4º, parágrafo único,a garantia de prioridade compreende:

A) a obrigatoridade de vacinação em crianças, noscasos recomendados pelas autoridadessanitárias.

B) a precedência de atendimento nos serviçospúblicos ou de relevância pública.

C) o direito de opinião e expressão.D) prevenção de ocorrências que representem

ameaça ou violação dos direitos da criança e doadolescente.

E) a garantia de escolarização e profissionalização.

Questão 50

Conforme a Política Nacional do Idoso, constitui umade suas diretrizes:

A) o idoso deve ser o principal agente e o destinatáriodas transformações a serem efetivadas atravésdessa política.

B) priorização do atendimento ao idoso realizadapor suas próprias famílias, em detrimento doatendimento asilar, à exceção dos idosos que nãopossuam condições que garantam sua própriasobrevivência.

C) alternativas habitacionais adequadas para apopulação idosa.

D) previsão de equipamentos urbanos de uso públicoque atendam às necessidades da populaçãoidosa.

E) atendimento preferencial ao idoso nos órgãospúblicos e privados prestadores de serviço àpopulação.