Andaimes

18
REQUISITOS MINIMOS DE SEGURANÇA Segurança na montagem, uso e desmontagem do andaime tubular

Transcript of Andaimes

Page 1: Andaimes

REQUISITOS MINIMOS DE SEGURANÇA

Segurança na montagem, uso e desmontagem do andaime tubular

Page 2: Andaimes

INDICE

Normalização específica sobre o andaime tubular.Prevenção. Implantação em obra.Avaliação de riscos.Protecções colectivas e individuais.Segurança na montagem.

Page 3: Andaimes

Normalização especifica sobre o andaime tubular.

HD-1000 HD-1039HD-1004 – Torres de acesso e torres de trabalho móveis construídas com elementos pré fabricados.

Page 4: Andaimes

PREVENÇÃO

A segurança deve ser um requisito existente em obra, que deve ter o mesmo tratamento que qualquer outro existente no projecto de execução da mesma.Um trabalho é seguro quando é devidamente planificado a partir do ponto de vista da prevenção.A planificação dos trabalhos a executar é fundamental para que não haja interferências entre eles. Avaliar os possíveis riscos que poderão ocorrer durante os trabalhos e que poderão meter em causa a execução da obra,

Page 5: Andaimes

PREVENÇÃOImplantação em obra - Planificação

Entrada e saída de material

Acessos à obra

Sinalização

Avaliação dos espaços

Vedação da obra (protecção)

Existência de riscos para os trabalhadores e terceiros

Manipulação de cargas e descargas

Criação de zonas de apoio

Possíveis interferências com outro trabalhos

Page 6: Andaimes

PREVENÇÃOTrabalhos de montagem e

desmontagem

Conhecimento das entidades afectadas

Condicionantes eléctricas

Acessos e zona de passagem dos peões

Avaliar e inspeccionar previamente as

estruturas existentes do edifício e intervir e dos

edifícios vizinhos

Medidas de protecção de materiais e pessoas

Protecções colectivas

Protecções individuais

Estes factores têm que ter em conta as obras

novas assim como obras de remodelação em pleno centro urbano

Page 7: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Objectivo da Avaliação:Determinar os riscos.Determinar os riscos existentes e avaliar os riscos associados a eles.Identificar as pessoas intervenientes.Seleccionar as equipas de trabalho mais adequadas ao trabalho.Certificar-se que as medidas preventivas e métodos de trabalho utilizados resultam numa protecção eficaz e se isso não acontecer aplicar imediatamente novas medidas correctoras.

Page 8: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Riscos mais comuns nos andaimes tubulares:

Quedas em altura desde o nível de trabalho.Quedas nos acessos aos níveis de trabalho.Queda de objectos do andaime.Queda do andaime.Contacto eléctrico por proximidade das linhas eléctricas.Queda de materiais no transporte através de gruas ou guinchos.

Page 9: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Quedas em altura desde o nível de trabalhoDupla protecção Em função da distancia do andaime á parede de trabalho terá que se adoptar as seguintes medidas:

Se a d é < 30 cm não é necessária protecção interiorSe é 30<d<50 cm coloca-se uma barra de protecção a 1m de altura.Se d>50 cm coloca-se dupla protecção interior

Os acessos pelo interior do andaimeA larguras mínimas das plataformas de trabalho são as seguintes:60 cm em zonas de trabalho50cm em zonas de passagemCirculação livre obstáculosOrdem e limpeza

Page 10: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Queda do andaime:

Apoios instáveisAmarrações insuficientesDimensionamento inadequado do andaime.

Page 11: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Page 12: Andaimes

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Page 13: Andaimes

PROTECÕES INDIVIDUAIS

Os elementos básicos de protecção individual na montagem do andaime são as seguintes:Capacete de segurança .Luvas de protecção.Botas de segurança com biqueira de aço.Cinto (colete) de segurança com duplo cabo.Óculos de protecção.Tampões de ouvidos.Mascara de proteccão.

Page 14: Andaimes

PROTECÕES COLECTIVAS

Prevalecer as protecções colectivas antes das protecções individuais.As protecções individuais devem ser um complemento das protecções colectivas.

Exemplos de protecções colectivas:Dupla protecção a 0,50 e 1,0 m.Rodapé.Largura mínima da plataforma de trabalho de 60 cm.Redes de protecção contra queda de objectos.Vedação e sinalização da zona de trabalho.Resguardos para peões e trabalhadores da própria obra.Equipamentos auxiliares de elevação de materiais.

Page 15: Andaimes

SEGURANÇA NA MONTAGEM

PROCEDIMENTOS DE MONTAGEMRegras fundamentais a ter em conta

Page 16: Andaimes

SEGURANÇA NA MONTAGEM

Elaborar um estudo prévio para o envio de materiais.Quando são torres auto estáveis verificar sempre se o cumprimento da auto-estabilidade: a altura tem que ser menor ou igual a 3 vezes o lado menor da base para torres montadas no exterior e 4 vezes o lado menor para interiores.Verificar as zonas de apoio do andaime, se são resistentes à pressão que sobre elas vai exercer.

Page 17: Andaimes

SEGURANÇA NA MONTAGEM

Fazer a distribuição dos niveladores base com os inicializadores e antes de apertar as cunhas e colocar os prumos verticais, proceder ao nivelamento da estrutura.Proceder á montagem segundo as instruções do fabricante.Verificar a correcta montagem das diagonais.Verificar a distancia entre níveis de plataformas 2,0 m.Verificar a colocação das amarrações.

Page 18: Andaimes

SEGURANÇA NA MONTAGEM

A colocação de lonas ou redes de protecção em alguns casos requer estudos concretos.Qualquer duvida em relação às zonas de apoio do andaime, é motivo suficiente para suspender os trabalhos de montagem, até que um técnico competente resolva o problema.Verificar a carga, descarga e armazenamento de materiais (sinalizar as zonas e paletizar os materiais).A subida do material na zona de montagem é realizada com equipamento específico e o seu manuseamento em altura é realizado com o máximo cuidado.Qualquer modificação na estrutura de andaime só pode ser efectuada por pessoal qualificado.Verificar sempre o cumprimento de todas as normas de segurança assim como todos os equipamentos de segurança.