ANEMIA - Trabalho Dieto 2

5
ANEMIA DEFINIÇAO ETIOLOGIA OBJETIVOS DA DIETOTERAP IA DIETOTERAPI A FERROPRIVA A anemia por deficiênci a de ferro e caracteriz ada pela produção de eritrócito s pequenos (microciti ca) e um nível diminuído de hemoglobin a circulante . Esta anemia microcític a e realmente o último estágio de deficiênci a de ferro, e representa o ponto final de um período longo de privação de ferro. Há condição pode surgir de: ingestão inadequada de ferro secundaria a uma dieta precária; absorção inadequada resultante de diarreia, doença intestinal O tratamento deve enfocar primeirame nte a doença subjacente ou a situação que leva a anemia, o que com frequência é difícil determinar . Além da suplementaç ão com ferro, deve-se dar atenção à quantidade de ferro dietético absorvível consumido. Fígado, rim, carne bovina, gema de ovo, frutas secas, ervilhas e feijões secos, vegetais folhosos verdes, pães e cereais. FALCIFORME Anemia falciforme é uma doença hereditári a Além dos sintomas comuns de anemia, a anemia falcifrme é A anemia falciforme não é corrigida através da alimentaçã Deve-se desenvolver um plano alimentar bem balanceado

description

ANEMIA

Transcript of ANEMIA - Trabalho Dieto 2

ANEMIADEFINIAOETIOLOGIAOBJETIVOS DA DIETOTERAPIADIETOTERAPIA

FERROPRIVAA anemia por deficincia de ferro e caracterizada pela produo de eritrcitos pequenos (microcitica) e um nvel diminudo de hemoglobina circulante. Esta anemia microctica e realmente o ltimo estgio de deficincia de ferro, e representa o ponto final de um perodo longo de privao de ferro. H condio pode surgir de: ingesto inadequada de ferro secundaria a uma dieta precria; absoro inadequada resultante de diarreia, doena intestinalO tratamento deve enfocar primeiramente a doena subjacente ou a situao que leva a anemia, o que com frequncia difcil determinar.Alm da suplementao com ferro, deve-se dar ateno quantidade de ferro diettico absorvvel consumido. Fgado, rim, carne bovina, gema de ovo, frutas secas, ervilhas e feijes secos, vegetais folhosos verdes, pes e cereais.

FALCIFORMEAnemia falciforme uma doena hereditria caracterizada pela alterao dos glbulos vermelhos do sangue. Essas clulas tm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condio mais comum em indivduos da raa negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido intensa miscigenao historicamente ocorrida no pas, pode ser observada tambm em pessoas de raa branca ou parda.Alm dos sintomas comuns de anemia, a anemia falcifrme caracterizada por episdios de dor resultantes da ocluso de pequenos vasos sanguneos pelos eritrcitos com formatos anormais. As ocluses frequentemente ocorrem no abdome, causando dor abdominal aguda grave. A hemlise constante dos eritrcitos aumenta as reservas de ferro no fgado; contudo, a anemia por deficincia de ferro e a anemia falciforme podem coexistir.A anemia falciforme no corrigida atravs da alimentao por tratar-se de uma anemia ocasionada por mutao gentica e no pela deficincia de ferro. No entanto, a alimentao pode ajudar fornecendo nutrientes para uma melhor qualidade de vida e em especfico, cuidando da sade dos vasos sanguneos desses pacientes.Deve-se desenvolver um plano alimentar bem balanceado fornecendo calorias e protenas suficientes para o crescimento e desenvolvimento do indivduo. A sua ingesto diettica pode ser baixa devido dor abdominal caracterstica da doena. O consumo de alimentos ricos em vitamina folato e nos minerais trao zinco e cobre, podem ter ingestes pobres em vitamina A, C e E e isto precisa ser referido nas escolhas alimentares.

PERNICIOSAA anemia perniciosa uma anemia macroctica megaloblstica causada por deficincia de vitamina B. Mais comumente, a deficincia da vitamina e secundaria a ausncia de fator intrnseco, uma glicoprotena no suco gstrico necessria para a absoro de vitamina B .A anemia perniciosa pode ser causada por: falha no sistema imune; doena celaca; homocistinria; deficincia de cobalto; tratamento com cido paraminossaliclico; acidria metilamnica; desnutrio infantil; desnutrio da mulher durante a gravidez pode gerar esta anemia em bebs com at 4 meses de idade.

A anemia perniciosa afeta no apenas o sangue, mas tambm o trato gastrointestinal e os sistemas nervosos perifrico e central. Os sintomas manifestos so parestesia, diminuio da sensao de vibrao, memoria precria e alucinaes. As reservas de vitamina B so esgotadas aps vrios anos sem a ingesto da vitamina B. Testes de laboratrio que podem ser uteis no diagnstico de uma deficincia de vitamina B.Uma dieta de alto teor de protena desejvel tanto para a recuperao do fgado como para a regenerao sangunea. Como os vegetais folhosos verdes contem ferro e cido flico, a dieta deve conter quantidades aumentadas desses alimentos. O fgado deve ser includo frequentemente porque ele contm um bom suprimento de ferro, vitamina B, acido flico e outros minerais importantes. As carnes (bovina e de porco), ovos, leite e seus derivados so particularmente ricos em vitamina B.

MEGALOBLASTICAA anemia megaloblstica caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemcias, alm da diminuio de leuccitos e plaquetas. A falta de cido flico tambm pode estar relacionada ingesto precria, m utilizao, A deficincia de cobalamina pode estar relacionada ingesto pobre dessa vitamina; dificuldade de absoro, como em casos de incapacidade das clulas parentais do estmago em secretar fator intrnseco.

Frequentemente a anemia megaloblstica devida carncia de um ou ambos desses fatores, defeitos genticos da sntese de DNA, toxinas e drogas. A anemia megaloblstica pode ser causada tambm por antimetablitos que interferem na produo de DNA, como alguns quimioterpicos ou antibiticos. A deficincia da vitamina B12 pode tambm ser devido ingesto pobre ou dificuldade de absoro desta vitamina. Tambm a falta de cido flico pode estar relacionada aos mesmos motivos ou ao aumento das necessidades orgnicas.A anemia megaloblstica muito parecida com os outros tipos de anemia, cansao, palidez, taquicardia, diarrias, fraqueza. Esses sinais auxiliam muito no diagnstico, que feito atravs de exame de sangue.