Anglicanismo

41
Logotipo da Comunhão Anglicana (João 8:32)

description

Sobre o Anglicanismo.

Transcript of Anglicanismo

Page 1: Anglicanismo

Logotipo da Comunhão Anglicana (João 8:32)

Page 2: Anglicanismo

AnglicanismoAnglicanismo• Paróquia Anglicana do Bom PastorParóquia Anglicana do Bom Pastor

• Projeto CatequeseProjeto Catequese

• Revdo. Josafá Batista dos SantosRevdo. Josafá Batista dos Santoswww.revjbs.com.br [email protected] [email protected]@gmail.com [email protected] 71-88983254 e 9141325471-88983254 e 91413254

• Fontes: Site Oficial da Comunhão Anglicana, IEAB, DAR, da Área 3; Site do Revdo. JBS e outras Fontes: Site Oficial da Comunhão Anglicana, IEAB, DAR, da Área 3; Site do Revdo. JBS e outras fontes Anglicanas.fontes Anglicanas.

• Salvador/Ba/Brasil, junho de 2010Salvador/Ba/Brasil, junho de 2010

Page 3: Anglicanismo

ANGLICANISMOANGLICANISMO

• A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva A Igreja Anglicana é parte da Igreja Primitiva construída há 2.000 anos, quando Cristo comissionou construída há 2.000 anos, quando Cristo comissionou seus apóstolos conforme Marcos 16:15.seus apóstolos conforme Marcos 16:15.

• Nos anos seguintes, os apóstolos, seus associados e Nos anos seguintes, os apóstolos, seus associados e seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em seguidores levaram a Palavra e fundaram Igrejas em vários lugares e também escreveram os Evangelhos vários lugares e também escreveram os Evangelhos e os livros que conhecemos hoje como Novo e os livros que conhecemos hoje como Novo Testamento.Testamento.

Page 4: Anglicanismo

AnglicanismoAnglicanismo (Cont.)(Cont.)

• A doutrina cristã na Inglaterra está presente desde A doutrina cristã na Inglaterra está presente desde o Século III, através das Igrejas celtas e missionárias o Século III, através das Igrejas celtas e missionárias que surgiram após a legalização do Cristianismo por que surgiram após a legalização do Cristianismo por Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Constantino. Com a invasão da Grã-Bretanha pelos Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a Anglo-Saxões, estas comunidades passaram a existir na clandestinidade. existir na clandestinidade.

• Mesmo com a conversão dos invasores ao Mesmo com a conversão dos invasores ao Cristianismo no século VI e devido à condição insular Cristianismo no século VI e devido à condição insular da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou da Grã-Bretanha, esta Igreja continuou independente de Roma até a chegada de independente de Roma até a chegada de Santo Santo Agostinho em 597Agostinho em 597. A partir daí, e por quase um . A partir daí, e por quase um milênio, a Igreja da Inglaterra reconhecia o Papa milênio, a Igreja da Inglaterra reconhecia o Papa como seu bispo-chefe, apesar das diferenças. como seu bispo-chefe, apesar das diferenças.

Page 5: Anglicanismo

• AnglicanismoAnglicanismo (Cont.)(Cont.)

• Na época da Reforma do Na época da Reforma do Século XVI, a Igreja da Século XVI, a Igreja da Inglaterra separou-se de RomaInglaterra separou-se de Roma, conservando a , conservando a Fé Fé Católica e ApostólicaCatólica e Apostólica que sempre observou. que sempre observou.

• Numa reforma de dentro para fora, de nenhuma Numa reforma de dentro para fora, de nenhuma maneira interrompeu a continuidade da Igreja e maneira interrompeu a continuidade da Igreja e tampouco nenhuma de suas ligações com o tampouco nenhuma de suas ligações com o passado primitivo da Igreja de Cristo. passado primitivo da Igreja de Cristo.

Page 6: Anglicanismo

A COMUNHÃO ANGLICANAA COMUNHÃO ANGLICANA• A Comunhão Anglicana é uma grande família de A Comunhão Anglicana é uma grande família de

Igrejas, tendo como líder espiritual o Igrejas, tendo como líder espiritual o Arcebispo de Arcebispo de CantuáriaCantuária, atualmente Sua Graça Rowan Williams, , atualmente Sua Graça Rowan Williams, entronizado em 27 de fevereiro de 2003, sendo o entronizado em 27 de fevereiro de 2003, sendo o 104º Arcebispo de Cantuária. 104º Arcebispo de Cantuária.

• O Arcebispo de Cantuária é o foco único de unidade O Arcebispo de Cantuária é o foco único de unidade Anglicana. Anglicana. 

Page 7: Anglicanismo

A Comunhão Anglicana A Comunhão Anglicana (Cont.)(Cont.)

• A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil faz parte da A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil faz parte da Comunhão Anglicana, uma família de igrejas anglicanas Comunhão Anglicana, uma família de igrejas anglicanas e episcopais em comunhão histórica com a Igreja da e episcopais em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra e especificamente com a Sé de Cantuária. Inglaterra e especificamente com a Sé de Cantuária.

• A palavra anglicana, antes de significar inglês, A palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional. representa uma grande família cristã internacional. 

• Tal comunhão foi formada pelo desmembramento de Tal comunhão foi formada pelo desmembramento de trabalhos missionários e ex-colônias do mundo trabalhos missionários e ex-colônias do mundo britânico, formando 44 igrejas nacionais ou regionais ao britânico, formando 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países.  redor do mundo, compreendendo mais de 160 países. 

• Com cerca de 80 milhões de membros, a Comunhão Com cerca de 80 milhões de membros, a Comunhão Anglicana é a terceira maior denominação cristã do Anglicana é a terceira maior denominação cristã do mundo, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas mundo, depois da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas.Ortodoxas.

Page 8: Anglicanismo

Instrumentos de ComunhãoInstrumentos de Comunhão: : • A Conferência de Lambeth, que se reúne a cada 10 anos, A Conferência de Lambeth, que se reúne a cada 10 anos,

e é um ponto de encontro para os bispos da Comunhão e é um ponto de encontro para os bispos da Comunhão Anglicana.  Seu primeiro encontro foi em 1867.Anglicana.  Seu primeiro encontro foi em 1867.

• O Encontro dos Primazes que são reuniões regulares O Encontro dos Primazes que são reuniões regulares para os arcebispos e bispos primazes das 38 províncias, para os arcebispos e bispos primazes das 38 províncias, os quais se reuniram pela primeira vez em 1979.os quais se reuniram pela primeira vez em 1979.

• O Conselho Consultivo Anglicano que se reúne a cada 3 O Conselho Consultivo Anglicano que se reúne a cada 3 anos aproximadamente, e inclui bispos, clérigos e leigos, anos aproximadamente, e inclui bispos, clérigos e leigos, como membros selecionados pelas 38 províncias da como membros selecionados pelas 38 províncias da Comunhão Anglicana.  Reuniu-se pela primeira vez em Comunhão Anglicana.  Reuniu-se pela primeira vez em 1971.1971.

Page 9: Anglicanismo

Princípios Doutrinários da Igreja AnglicanaPrincípios Doutrinários da Igreja Anglicana

• Credo ApostólicoCredo Apostólico• Credo NicenoCredo Niceno• A Bíblia SagradaA Bíblia Sagrada• O Episcopado HistóricoO Episcopado Histórico• Os 39 Artigos de ReligiãoOs 39 Artigos de Religião• Os SacramentosOs Sacramentos

BatismoBatismoEucaristíaEucaristía

• Ritos SacramentaisRitos SacramentaisConfirmação, Penitência, Confirmação, Penitência, Ordens, Matrimônio e Unção dos EnfermosOrdens, Matrimônio e Unção dos Enfermos

Page 10: Anglicanismo

Resumo Doutrinário – O Quadrilátero de Resumo Doutrinário – O Quadrilátero de LambethLambeth

((Conferência de Lambeth de 1888, Resolução 11)Conferência de Lambeth de 1888, Resolução 11)

• 1.1. As Santas Escrituras do Antigo e Novo TestamentosAs Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, , como “contendo todas as coisas necessárias para a como “contendo todas as coisas necessárias para a salvação”, e como sendo a regra e o padrão final de fé. salvação”, e como sendo a regra e o padrão final de fé.

• 2.2. O Credo dos ApóstolosO Credo dos Apóstolos, como o Símbolo Batismal, e o , como o Símbolo Batismal, e o Credo NicenoCredo Niceno, como suficiente declaração da fé Cristã., como suficiente declaração da fé Cristã.

• 33.. Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo – Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo – o o Batismo e a Ceia do Senhor Batismo e a Ceia do Senhor – administrados pelo uso – administrados pelo uso regular das palavras de Cristo que os instituiu e dos regular das palavras de Cristo que os instituiu e dos elementos por Ele ordenados.elementos por Ele ordenados.

• 44.. O Episcopado HistóricoO Episcopado Histórico, adaptado localmente nos , adaptado localmente nos métodos de sua administração para as variadas métodos de sua administração para as variadas necessidades das nações e povos chamados por Deus necessidades das nações e povos chamados por Deus na Unidade de Sua Igreja.na Unidade de Sua Igreja.

Page 11: Anglicanismo

Ser Anglicano significa... Ser Anglicano significa...

•   1. Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de 1. Ser parte da Igreja de Cristo, sem excluir ou isolar-se de outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com outros cristãos, participando da vida do povo de Deus, com suas alegrias e tristezas. suas alegrias e tristezas.

•   2. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é 2. Pertencer a uma comunidade onde cada pessoa é respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus respeitada em sua individualidade e pode utilizar os seus talentos. talentos.

•   3. Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras 3. Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. a razão.

•   4. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. 4. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. •   5. Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem 5. Considerar com serenidade as Escrituras Sagradas, sem

crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente. crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente. •     

Page 12: Anglicanismo

Ser Anglicano significa... Ser Anglicano significa... ( Cont.)( Cont.)

• 6. Preferir a liberdade em Cristo, mais que a 6. Preferir a liberdade em Cristo, mais que a uniformidade de opiniões. uniformidade de opiniões.

•   7. Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, 7. Sentir devoção e reverência pelos Sacramentos, sem tentar definir cada ponto desses grandes sem tentar definir cada ponto desses grandes mistérios. mistérios.

•   8. Conceber o ministério como dever e privilégio de 8. Conceber o ministério como dever e privilégio de todos os batizados. todos os batizados.

•   9. Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) 9. Insistir na moralidade (aquilo que é bom, edifica) e evitar o moralismo (que define a salvação e evitar o moralismo (que define a salvação decorrente de uma conduta e não pela obra de decorrente de uma conduta e não pela obra de Cristo). Cristo).

•   10.  Participar da herança apostólica, a fé no 10.  Participar da herança apostólica, a fé no Evangelho de Cristo. Evangelho de Cristo.

Page 13: Anglicanismo

Ser Anglicano significa... Ser Anglicano significa... ( Cont.)( Cont.)

• 11.  Ser parte de uma história antiga e sagrada, que 11.  Ser parte de uma história antiga e sagrada, que se renova a cada dia. se renova a cada dia.

•   12.  Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o 12.  Crer que a Igreja é de todos e que todos têm o privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de privilégio de sustentá-la segundo a possibilidade de cada um. cada um.

•   13.  Participar da administração e do governo da 13.  Participar da administração e do governo da Igreja segundo a ordem estabelecida. Igreja segundo a ordem estabelecida.

•   14.  Pertencer a uma família internacional, 14.  Pertencer a uma família internacional, intercultural e interracial que, por mandato de Cristo, intercultural e interracial que, por mandato de Cristo, proclama o Evangelho até o último rincão da terra. proclama o Evangelho até o último rincão da terra.

(Texto afixado na entrada da (Texto afixado na entrada da Catedral de CantuáriaCatedral de Cantuária – Paróquia-Mãe da Comunhão Anglicana – – Paróquia-Mãe da Comunhão Anglicana –

Inglaterra)Inglaterra)

Page 14: Anglicanismo

Igreja Episcopal Anglicana do BrasilIgreja Episcopal Anglicana do Brasil

Logotipo da IEAB D. Maurício Andrade, Primaz do

Brasil

Page 15: Anglicanismo

Igreja Episcopal Anglicana do BrasilIgreja Episcopal Anglicana do Brasil

• Foi trazida para o Brasil por dois missionários americanos Foi trazida para o Brasil por dois missionários americanos em 1890: James Watson Morris e Lucien Lee Kinsolving. em 1890: James Watson Morris e Lucien Lee Kinsolving.

• Eles começaram o trabalho de evangelização em Porto Eles começaram o trabalho de evangelização em Porto Alegre, convertendo muitas pessoas. Alegre, convertendo muitas pessoas.

• No ano seguinte, vieram William Cabell Brown, John Gaw No ano seguinte, vieram William Cabell Brown, John Gaw Meem e Mary Packard. Meem e Mary Packard.

• Logo contaram com a colaboração dos brasileiros Logo contaram com a colaboração dos brasileiros Américo Vespúcio Cabral, Vicente Brande, Antônio Américo Vespúcio Cabral, Vicente Brande, Antônio Machado Fraga e Boaventura de Souza Oliveira. Machado Fraga e Boaventura de Souza Oliveira.

• Eles começaram uma nova igreja, trabalhando junto ao Eles começaram uma nova igreja, trabalhando junto ao povo, baseados nos mesmos princípios da Igreja dos povo, baseados nos mesmos princípios da Igreja dos Estados Unidos, da Igreja da Inglaterra e da Igreja dos Estados Unidos, da Igreja da Inglaterra e da Igreja dos tempos dos apóstolos. tempos dos apóstolos.

Page 16: Anglicanismo

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Cont.)(Cont.)

• As igrejas episcopais anglicanas são igrejas que se As igrejas episcopais anglicanas são igrejas que se autogovernam, mas mantém uma estreita relação autogovernam, mas mantém uma estreita relação com a Igreja da Inglaterra e com as outras 38 com a Igreja da Inglaterra e com as outras 38 províncias anglicanas espalhadas em cerca de 165 províncias anglicanas espalhadas em cerca de 165 diferentes países do mundo, tendo por base:diferentes países do mundo, tendo por base:– na fé comum, na fé comum, – na Tradição, na Tradição, – na História Cristã na História Cristã – e no uso do Livro de Oração Comum, e no uso do Livro de Oração Comum,

• Todas as igrejas que pertencem a essa tradição Todas as igrejas que pertencem a essa tradição formam a Comunhão Anglicana. formam a Comunhão Anglicana.

Page 17: Anglicanismo

Organização Provincial da IEABOrganização Provincial da IEAB• A IEAB (19ª Província da Comunhão Anglicana, é A IEAB (19ª Província da Comunhão Anglicana, é

constituída por 9 Dioceses e o Distrito Miss. do Oeste.constituída por 9 Dioceses e o Distrito Miss. do Oeste.• O último Sínodo Provincial resolveu descentralizar a O último Sínodo Provincial resolveu descentralizar a

Província em três áreas, para maior integração entre Província em três áreas, para maior integração entre dioceses mais próximas, mais diálogo entre a Igreja e dioceses mais próximas, mais diálogo entre a Igreja e a cultura regional, mais facilidade de comunicação e a cultura regional, mais facilidade de comunicação e economia de meios:economia de meios:

• Área IÁrea I : Dioceses de Porto Alegre (Meridional), Santa : Dioceses de Porto Alegre (Meridional), Santa Maria (Sul-Ocidental) e Pelotas; Maria (Sul-Ocidental) e Pelotas;

• Área IIÁrea II: Dioceses de Curitiba, SP e RJ. : Dioceses de Curitiba, SP e RJ. • Área IIIÁrea III: Dioceses da Amazônia, Brasília, Recife e o : Dioceses da Amazônia, Brasília, Recife e o

Distrito Missionário do Oeste (Mato Grosso e Distrito Missionário do Oeste (Mato Grosso e Rondônia).Rondônia).

Page 18: Anglicanismo

Diocese Meridional (Área I) Diocese Meridional (Área I)

• Bispo Diocesano – Revmo. Orlando Santos de Oliveira (Primaz Bispo Diocesano – Revmo. Orlando Santos de Oliveira (Primaz de 2003 a 2006)de 2003 a 2006)Área coberta – a costa (e interior próximo dela) dos Estados Área coberta – a costa (e interior próximo dela) dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, excluindo a área da de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, excluindo a área da Diocese de Pelotas http://www.dm.ieab.org.brDiocese de Pelotas http://www.dm.ieab.org.br

Page 19: Anglicanismo

Diocese Sul-Ocidental (Área I)Diocese Sul-Ocidental (Área I)

Bispo Diocesano – Revmo. Jubal Pereira NevesBispo Diocesano – Revmo. Jubal Pereira NevesÁrea coberta – o interior dos Estados de Santa Catarina e Área coberta – o interior dos Estados de Santa Catarina e

Rio Grande do Sul – http://www.dso.ieab.org.brRio Grande do Sul – http://www.dso.ieab.org.br

Page 20: Anglicanismo

Diocese Anglicana de Pelotas (Área I)Diocese Anglicana de Pelotas (Área I)

• Bispo Diocesano – Revmo. Renato da Cruz RaatzBispo Diocesano – Revmo. Renato da Cruz RaatzÁrea coberta – a Cidade de Pelotas e suas imediações, Área coberta – a Cidade de Pelotas e suas imediações, seguindo a linha costeira no Rio Grande do Sul. seguindo a linha costeira no Rio Grande do Sul. http://www.dap.ieab.org.brhttp://www.dap.ieab.org.br

Page 21: Anglicanismo

Diocese Anglicana de Curitiba (Área II)Diocese Anglicana de Curitiba (Área II)

Bispo Diocesano – Revmo. Naudal Alves GomesBispo Diocesano – Revmo. Naudal Alves GomesÁrea coberta – o Estado do Paraná Área coberta – o Estado do Paraná

http://www.dac.ieab.org.brhttp://www.dac.ieab.org.br

Page 22: Anglicanismo

Diocese Anglicana de São Paulo (Área II)Diocese Anglicana de São Paulo (Área II)

Bispo Diocesano – Revmo. Roger Douglas BirdBispo Diocesano – Revmo. Roger Douglas BirdÁrea Coberta: o Estado de São Paulo –Área Coberta: o Estado de São Paulo –

http://www.dasp.ieab.org.brhttp://www.dasp.ieab.org.br

Page 23: Anglicanismo

Diocese Anglicana do Rio de Janeiro Diocese Anglicana do Rio de Janeiro (Área II)(Área II)

Bispo Diocesano – Revmo. Filadelfo Oliveira NetoBispo Diocesano – Revmo. Filadelfo Oliveira NetoÁrea coberta – os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a Área coberta – os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a maior parte de Minas Gerais (o Oeste deste Estado está na maior parte de Minas Gerais (o Oeste deste Estado está na Diocese de Brasília) http://www.darj.ieab.org.brDiocese de Brasília) http://www.darj.ieab.org.br

Page 24: Anglicanismo

• Diocese Anglicana da Amazônia (Área III)Diocese Anglicana da Amazônia (Área III)

• Bispo Diocesano – Revmo. Saulo Maurício de BarrosBispo Diocesano – Revmo. Saulo Maurício de BarrosÁrea coberta – os estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas e Área coberta – os estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas e Acre. http://www.daa.ieab.org.brAcre. http://www.daa.ieab.org.br

Page 25: Anglicanismo

Diocese Anglicana de Brasília (Área III)Diocese Anglicana de Brasília (Área III)

Bispo Diocesano – Revmo. Maurício José Araújo de Andrade (o Bispo Diocesano – Revmo. Maurício José Araújo de Andrade (o qual também é Bispo-Primaz)qual também é Bispo-Primaz)Área coberta – Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins Área coberta – Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins e o oeste de Minas Gerais. http://www.dab.ieab.org.bre o oeste de Minas Gerais. http://www.dab.ieab.org.br

Page 26: Anglicanismo

Distrito Missionário do Oeste (Área III)Distrito Missionário do Oeste (Área III)

Bispo Encarregado – Revmo. Almir dos SantosBispo Encarregado – Revmo. Almir dos SantosÁrea coberta – os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Área coberta – os Estados de Rondônia, Mato Grosso e

Mato Grosso do Sul http://www.dmo.ieab.org.brMato Grosso do Sul http://www.dmo.ieab.org.br

Page 27: Anglicanismo

Diocese Anglicana do Recife (Área III)Diocese Anglicana do Recife (Área III)

• Bispo Diocesano – Revmo. Sebastião Armando Gameleira Bispo Diocesano – Revmo. Sebastião Armando Gameleira SoaresSoaresÁrea coberta – o Nordeste do Brasil - http://www.dar.ieab.org.brÁrea coberta – o Nordeste do Brasil - http://www.dar.ieab.org.br

Page 28: Anglicanismo

Diocese Anglicana do Recife (Área III)Diocese Anglicana do Recife (Área III)

Brasão da Diocese Bispo Diocesano D.Sebastião Brasão da Diocese Bispo Diocesano D.Sebastião

Page 29: Anglicanismo

Diocese Anglicana do RecifeDiocese Anglicana do Recife

• Bispo: D. Sebastião Armando Gameleira SoaresBispo: D. Sebastião Armando Gameleira Soares• Presbíteros: 19Presbíteros: 19• Diáconos: 8Diáconos: 8• Ministros Pastorais: 6Ministros Pastorais: 6

• Catedral da Santíssima Trindade – Recife/PECatedral da Santíssima Trindade – Recife/PE• Paróquias: Paróquias:

– Paróquia Boas Novas – Caaporã/PBParóquia Boas Novas – Caaporã/PB– Paróquia do Bom Pastor – SSA/BAParóquia do Bom Pastor – SSA/BA– Paróquia Cristo o Salvador – Itaparica/BAParóquia Cristo o Salvador – Itaparica/BA– Paróquia da Natividade – Natal/RNParóquia da Natividade – Natal/RN– Paróquia da Reconciliação – Caruaru/PEParóquia da Reconciliação – Caruaru/PE

Page 30: Anglicanismo

Diocese Anglicana do Recife Diocese Anglicana do Recife (cont)(cont)

• Missões:Missões:– Missão Monte Sião – Umbuzeiro/PBMissão Monte Sião – Umbuzeiro/PB

• Pontos Missionários:Pontos Missionários:– Pto Miss. Betel – Cabo de Sto Agostinho-/PEPto Miss. Betel – Cabo de Sto Agostinho-/PE– Pto Miss. Anunciação - Jd. S. Cristóvão-S.Luiz/MAPto Miss. Anunciação - Jd. S. Cristóvão-S.Luiz/MA– Pto Miss. Da Graça Divina – Bancários- J. Pessoa/PBPto Miss. Da Graça Divina – Bancários- J. Pessoa/PB– Pto. Miss. da Liberdade–Sto.Aleixo, Jaboatão dos Pto. Miss. da Liberdade–Sto.Aleixo, Jaboatão dos

Guararapes/PEGuararapes/PE– Pto. Miss. Jesus de Nazaré – Sto. Amaro-Recife/PEPto. Miss. Jesus de Nazaré – Sto. Amaro-Recife/PE– Pto. Missionário MandacaruPto. Missionário Mandacaru– Pto. Miss. S. Francisco – N.S.Aparecida, Natal/RN Pto. Miss. S. Francisco – N.S.Aparecida, Natal/RN

Page 31: Anglicanismo

Paróquia Anglicana do Bom PastorParóquia Anglicana do Bom Pastor

Page 32: Anglicanismo

Paróquia Anglicana do Bom Pastor Paróquia Anglicana do Bom Pastor (Cont.)(Cont.)

• Pároco: Revdo. Bruno Luiz Teles de AlmeidaPároco: Revdo. Bruno Luiz Teles de Almeida• Reverendos Auxiliares: Reverendos Auxiliares:

– Revdo. Stephen James Taylor (Capelão)Revdo. Stephen James Taylor (Capelão)– Revdo. Josafá Batista dos Santos (Emérito)Revdo. Josafá Batista dos Santos (Emérito)– Ministra Pastoral: Sra. Bianca Daeb’sMinistra Pastoral: Sra. Bianca Daeb’s

• Junta Paroquial:Junta Paroquial:– Sr. OsvaldoSr. Osvaldo– Sra. Julia ChauSra. Julia Chau– Srta. Gleyka Srta. Gleyka – Sr. Matheus (suplente)Sr. Matheus (suplente)

Page 33: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em SalvadorAnglicanismo na Bahia – Em Salvador

• A Igreja Anglicana chegou até nós através dos seus A Igreja Anglicana chegou até nós através dos seus capelães em 1815, com celebrações em casas particulares capelães em 1815, com celebrações em casas particulares e atendimento aos navios ingleses que por aqui e atendimento aos navios ingleses que por aqui passavam. passavam.

• Somente em 1853 as autoridades permitiram a Somente em 1853 as autoridades permitiram a construção do templo no Campo Grande, pelo Rev. construção do templo no Campo Grande, pelo Rev. Edward Parker. Edward Parker.

• O Conde dos Arcos doou o terreno no qual foi construído o O Conde dos Arcos doou o terreno no qual foi construído o cemitério dos ingleses, na Ladeira da Barra. cemitério dos ingleses, na Ladeira da Barra.

• Em 1972 os ingleses iniciaram uma missão com os Em 1972 os ingleses iniciaram uma missão com os brasileiros a partir da vinda dos missionários Stuart e brasileiros a partir da vinda dos missionários Stuart e Rogério cuja missão foi regularmente arrolada na recém-Rogério cuja missão foi regularmente arrolada na recém-criada Diocese(1975) no seu 1º Concílio realizado em criada Diocese(1975) no seu 1º Concílio realizado em Recife, de 25 a 27/06/76 na sua primeira sessão, com o Recife, de 25 a 27/06/76 na sua primeira sessão, com o nome de Missão de Cristo o Redentor. nome de Missão de Cristo o Redentor.

Page 34: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Salvador Anglicanismo na Bahia – Em Salvador (Cont.)(Cont.)

• Em 30/10/76 foi inaugurado o atual templo situado à rua Em 30/10/76 foi inaugurado o atual templo situado à rua Ceará 1230 (como resultado da troca do velho templo Ceará 1230 (como resultado da troca do velho templo do Campo Grande pelo novo, mais um apartamento à do Campo Grande pelo novo, mais um apartamento à rua Amazonas 293- Ed Morada da Pituba, aptº.102), rua Amazonas 293- Ed Morada da Pituba, aptº.102), ainda com o nome de Missão de Cristo o Redentor. ainda com o nome de Missão de Cristo o Redentor.

• No 2º Concílio realizado de 17 a 16/04/77 aqui em No 2º Concílio realizado de 17 a 16/04/77 aqui em Salvador (rua Ceará 1230), foi criada a Missão do Bom Salvador (rua Ceará 1230), foi criada a Missão do Bom Pastor, sendo empossado como seu primeiro Ministro Pastor, sendo empossado como seu primeiro Ministro Encarregado, o Rev. Lauro Borba. A Missão de Cristo Encarregado, o Rev. Lauro Borba. A Missão de Cristo Redentor foi oficialmente nessa data transferida para a Redentor foi oficialmente nessa data transferida para a Ladeira da Barra, na capela do cemitério dos ingleses, Ladeira da Barra, na capela do cemitério dos ingleses, tendo como Ministro Encarregado o Rev. Stuart. tendo como Ministro Encarregado o Rev. Stuart.

Page 35: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Salvador Anglicanismo na Bahia – Em Salvador (Cont.)(Cont.)

• De 1972 a 1977, foram criados cinco pontos de pregação, De 1972 a 1977, foram criados cinco pontos de pregação, com a assistência de quatro ministros: Rev. Mission. Stuart, com a assistência de quatro ministros: Rev. Mission. Stuart, Rev. Lauro Borba, Mission. John Regan Payne e Mission. Rev. Lauro Borba, Mission. John Regan Payne e Mission. Elizabeth Jane Crawford. Elizabeth Jane Crawford.

• No 3º Concílio realizado em Recife, de 16 a 18 de outubro No 3º Concílio realizado em Recife, de 16 a 18 de outubro de 1979 na sua 5a sessão, a nossa missão foi elevada à de 1979 na sua 5a sessão, a nossa missão foi elevada à categoria de paróquia subvencionada com o nome de categoria de paróquia subvencionada com o nome de Paróquia do Bom Pastor, sendo o Rev. Lauro Borba o seu Paróquia do Bom Pastor, sendo o Rev. Lauro Borba o seu primeiro pároco. primeiro pároco.

• Ainda no 3º Concílio foi criada a Missão Cristo o Salvador Ainda no 3º Concílio foi criada a Missão Cristo o Salvador em Itaparica/Bahia, hoje paróquia. No período inter-em Itaparica/Bahia, hoje paróquia. No período inter-conciliar, foi desativada a Missão de Cristo o conciliar, foi desativada a Missão de Cristo o Redentor(Ladeira da Barra). Nesse Concílio, só há registro Redentor(Ladeira da Barra). Nesse Concílio, só há registro dos seguintes ministros: Rev. Lauro Borba, Rev. Patrick dos seguintes ministros: Rev. Lauro Borba, Rev. Patrick Coghlan, Mission. Jane e Mission. Dreena. Coghlan, Mission. Jane e Mission. Dreena.

Page 36: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Salvador Anglicanismo na Bahia – Em Salvador (Final)(Final)

• Ainda no 3º Concílio foi criada a Missão Cristo o Ainda no 3º Concílio foi criada a Missão Cristo o Salvador em Itaparica/Bahia, hoje paróquia. No Salvador em Itaparica/Bahia, hoje paróquia. No período inter-conciliar, foi desativada a Missão de período inter-conciliar, foi desativada a Missão de Cristo o Redentor(Ladeira da Barra). Nesse Concílio, só Cristo o Redentor(Ladeira da Barra). Nesse Concílio, só há registro dos seguintes ministros: Rev. Lauro Borba, há registro dos seguintes ministros: Rev. Lauro Borba, Rev. Patrick Coghlan, Mission. Jane e Mission. Dreena. Rev. Patrick Coghlan, Mission. Jane e Mission. Dreena. Os demais voltaram para as suas bases de origem. O Os demais voltaram para as suas bases de origem. O segundo foi o Rev. Patríck Coghlan. O terceiro, Rev. segundo foi o Rev. Patríck Coghlan. O terceiro, Rev. Antonio Carlos P. dos Santos, o quarto, Rev. Josafá Antonio Carlos P. dos Santos, o quarto, Rev. Josafá Batista dos Santos. Atualmente (junho/2010) a Igreja Batista dos Santos. Atualmente (junho/2010) a Igreja Anglicana na Bahia tem como pároco o Revdo. Bruno Anglicana na Bahia tem como pároco o Revdo. Bruno Luiz Teles de Almeida. Também cooperam com a Luiz Teles de Almeida. Também cooperam com a Paróquia os Reverendos Stephen James Taylor Paróquia os Reverendos Stephen James Taylor (Capelão) e o Revdo. Emérito Josafá Batista dos (Capelão) e o Revdo. Emérito Josafá Batista dos Santos.Santos.

Page 37: Anglicanismo

Paróquia Anglicana Cristo o SalvadorParóquia Anglicana Cristo o Salvador (Porto Santo - Itaparica – Bahia)(Porto Santo - Itaparica – Bahia)

Page 38: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia

• Em 1972 os  ingleses iniciaram o trabalho evangelístico Em 1972 os  ingleses iniciaram o trabalho evangelístico com os brasileiros a partir da vinda dos missionários com os brasileiros a partir da vinda dos missionários Stuart Roger Broughton e John Regan Payne. Stuart Roger Broughton e John Regan Payne.

• Na Ilha de Itaparica – Porto dos Santos,  a missão foi  Na Ilha de Itaparica – Porto dos Santos,  a missão foi  instalada e regularmente arrolada na recém-criada instalada e regularmente arrolada na recém-criada Diocese (1975) no seu 3º Concílio realizado na Igreja da Diocese (1975) no seu 3º Concílio realizado na Igreja da Santíssima Trindade em Recife / PE, de 16 a 18/10/1979 Santíssima Trindade em Recife / PE, de 16 a 18/10/1979 com o nome de Missão de Cristo o Salvador. Ao lado da com o nome de Missão de Cristo o Salvador. Ao lado da pregação do Evangelho, um posto de saúde foi também pregação do Evangelho, um posto de saúde foi também instalado sob a direção das missionárias Elizabeth Jane instalado sob a direção das missionárias Elizabeth Jane Crawford e Dreena Margaret Miller, bem como, um Crawford e Dreena Margaret Miller, bem como, um atendimento aos pequenos agricultores pelo atendimento aos pequenos agricultores pelo missionário-agrônomo Tomio Tamaki. missionário-agrônomo Tomio Tamaki.

Page 39: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia (Cont.)(Cont.)

• Outros missionários serviram maior ou menor Outros missionários serviram maior ou menor tempo na Ilha de Itaparica: Bárbara Ann Singleton, tempo na Ilha de Itaparica: Bárbara Ann Singleton, Dianne Lees (que veio a casar-se com o Dianne Lees (que veio a casar-se com o missionário Tomio) e Ian Meldrun, Até 1987,  a missionário Tomio) e Ian Meldrun, Até 1987,  a Missão estava ligada à Paróquia do Bom Pastor Missão estava ligada à Paróquia do Bom Pastor através do seu Ministro – Associado Revdo. através do seu Ministro – Associado Revdo. Antonio Carlos Pereira dos Santos (terminologia Antonio Carlos Pereira dos Santos (terminologia utilizada nas Atas do VII Concílio de 10 a 12 de utilizada nas Atas do VII Concílio de 10 a 12 de julho de 1987). julho de 1987).

• A partir de 1988 o Revdo. Antonio Carlos Pereira A partir de 1988 o Revdo. Antonio Carlos Pereira dos Santos passou a ser o Pároco da Paróquia do dos Santos passou a ser o Pároco da Paróquia do Bom pastor e Ministro Encarregado da Missão Bom pastor e Ministro Encarregado da Missão Cristo o Salvador (Itaparica-BA.). Cristo o Salvador (Itaparica-BA.).

Page 40: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia (Cont.)(Cont.)

• No ano de 1993  no Concílio realizado na cidade No ano de 1993  no Concílio realizado na cidade de Olinda – PE de 26 a 28 de novembro de 1993, de Olinda – PE de 26 a 28 de novembro de 1993, na sua primeira sessão de 27/11/1993, a Missão na sua primeira sessão de 27/11/1993, a Missão foi elevada à categoria de Paróquia foi elevada à categoria de Paróquia Subvencionada com a mesma denominação de Subvencionada com a mesma denominação de Cristo o Salvador. Seu primeiro pároco foi o  Cristo o Salvador. Seu primeiro pároco foi o  Revdo. Antonio Carlos Pereira dos Santos. Revdo. Antonio Carlos Pereira dos Santos.

• Até dezembro de 2007 o Revdo. Josafá Batista Até dezembro de 2007 o Revdo. Josafá Batista dos Santos foi seu pároco, passando a mesma à dos Santos foi seu pároco, passando a mesma à jurisdição da Paróquia do Bom Pastor. jurisdição da Paróquia do Bom Pastor.

Page 41: Anglicanismo

Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia Anglicanismo na Bahia – Em Itaparica-Bahia (Cont.)(Cont.)

• A Paróquia tem o seu próprio templo com capacidade A Paróquia tem o seu próprio templo com capacidade para sessenta pessoas e uma casa pastoral para sessenta pessoas e uma casa pastoral mobiliada. Embora com um número reduzido de mobiliada. Embora com um número reduzido de membros de baixa-renda (em torno de 12 famílias), membros de baixa-renda (em torno de 12 famílias), sempre esteve envolvida com os grandes problemas sempre esteve envolvida com os grandes problemas da comunidade, tanto participando dos projetos da comunidade, tanto participando dos projetos sociais dos órgãos públicos quanto empreendendo os sociais dos órgãos públicos quanto empreendendo os seus próprios projetos. É um grupo pequeno mas  seus próprios projetos. É um grupo pequeno mas  comprometido com as coisas da igreja e  da comprometido com as coisas da igreja e  da comunidade, com um bom potencial de crescimento comunidade, com um bom potencial de crescimento e com grande influência na comunidade. Imbuídos e com grande influência na comunidade. Imbuídos deste sentimento diaconal, buscando proporcionar às deste sentimento diaconal, buscando proporcionar às famílias carentes um ambiente de amor, segurança e famílias carentes um ambiente de amor, segurança e apoio para as mães de Porto dos Santos, para ajudá-apoio para as mães de Porto dos Santos, para ajudá-las a crescer e a desenvolver seu potencial nos las a crescer e a desenvolver seu potencial nos aspectos físicos, emocionais, educativos e espirituais.aspectos físicos, emocionais, educativos e espirituais.