Anime fest 2012

32
Festival de Cultura Jovem

description

Conheça os eventos Anime Fest.

Transcript of Anime fest 2012

Page 1: Anime fest 2012

Festival de Cultura Jovem

Page 2: Anime fest 2012

O "Anime Fest" é um festival de cultura e entretenimento jovem realizado em diversas cidades do interior paulista: Americana (EuAnimeRPG), Piracicaba (Pira Anime Fest), Ribeirão Preto (Ribeirão Anime Fest), Limeira (Lima Anime Fest) e Campinas (Campinas Anime Fest).

O festival visa trazer para cidades de médio porte de São Paulo entretenimento e cultura jovem saudáveis. O festival é multi-temático voltado para pré-adolescentes a jovens. Seus principais temas são os desenhos animados, as histórias em quadrinhos, a cultura japonesa, os video-games, dentre outros temas muito difundidos entre os jovens.

SOBRE O FESTIVAL

Page 3: Anime fest 2012

OBJETIVOS DO EVENTO

O evento tem o objetivo de trazer novas propostas culturais, que dialogam com o universo jovem. A Animação, as Histórias em Quadrinhos e os Jogos Eletrônicos representam um importante veículo de comunicação não apenas entre crianças e adolescentes, mas para um público de todas as idades.

Page 4: Anime fest 2012

OBJETIVOS DO EVENTO

O evento busca trazer entretenimento saudável à jovens e famílias, com segurança e comodidade, garantidos pela organização. São em média 30 atrações distribuídas em 8 horas de programação, com ingressos a preços populares. Por se tratar de um evento voltado a crianças, adolescentes e família, o evento não permite venda ou entrada de produtos alcoólicos.

Page 5: Anime fest 2012

PÚBLICO-ALVOO público-alvo do evento é constituído majoritariamente por pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos.

O evento também recebe a visita de crianças e jovens famílias, que também admiram as temáticas do evento.

As classes socioeconômicas do público se situa em especial na B e C, contemplando em parte também a classe A.

Page 6: Anime fest 2012

BENEFÍCIOS PARA A INSTITUIÇÃO

Os benefícios para a instituição que sedia o “Anime Fest” são diversos. Locação, marketing e exposição da mídia são os principais:

1. Locação: a instituição RECEBE da empresa organizadora valor correspondente a locação de espaços. (variável de acordo com espaço, dias, infra-estrutura, localização e porte da cidade).

Page 7: Anime fest 2012

BENEFÍCIOS PARA A INSTITUIÇÃO

2. Marketing: como nas realizações de concursos públicos e vestibulares, sediar um evento cultural jovem na escola aproxima o público-alvo (jovens) da instituição, permitindo que esse público tome conhecimento do nome, estrutura e localização da mesma.

3. Exposição na mídia: o evento ainda permite colocar a escola em evidência na mídia.

Page 8: Anime fest 2012

TEMÁTICASHistórias em Quadrinhos & Animações

São largamente difundidas entre crianças e adolescentes no Brasil, e muito consumidas entre os adultos em países da Europa e Asiáticos. Trata-se de uma forma de arte que, embora recente, já conta com um vasto catálogo de obras-primas.

No Brasil, os personagens criados pelo desenhista Maurício de Souza, a Turma da Mônica, já viraram ícones culturais brasileiros. Na Europa os quadrinhos são tratados como arte.

Os japoneses são os maiores consumidores de quadrinhos do mundo. Praticamente toda a população, sem distinções de sexo, idade e classe social, lê diariamente milhões de mangás (histórias em quadrinhos).

Page 9: Anime fest 2012

TEMÁTICAS Jogos Eletrônicos (games)

Os jogos eletrônicos são um importante veículo de comunicação entre os jovens. No Brasil, a prática de jogos eletrônicos vem se difundindo não apenas entre crianças e adolescentes, mas com membros de toda a família, com a introdução de video-games como o Nintendo Wii, voltados para a diversão interativa entre grupos familiares e de amigos.

Com isso os video-games não apenas tem contribuído com o desenvolvimento cognitivo de crianças, como também tem representado uma criativa forma de lazer, que estimula a convivência e trabalho em equipe através dos jogos.

Page 10: Anime fest 2012

TEMÁTICASCultura Japonesa

A cultura japonesa está fortemente presente no evento, devido ao mercado japonês para desenhos animados e histórias em quadrinhos serem os maiores do mundo, bem como os de jogos eletrônicos

Um outro fator é a presença da grande comunidade japonesa no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Com isso a cultura japonesa está fortemente presente na vida do jovem brasileiro admirador destas temáticas.

O Festival Anime Fest também reserva espaço com representações típicas nipônicas, como os tambores do Taikô e a tradicional dança folclórica Yosakoi.

Page 11: Anime fest 2012

1. APRESENTAÇÕES MUSICAIS

O Anime Fest conta com diversas apresentações musicais durante o evento. Além dos grupos musicais que se apresentam tocando musicas temáticas e musicas típicas japonesas, o evento ainda conta com apresentações de karaokê temático, no qual os visitantes participam cantando musicas de desenhos animados, séries televisivas, filmes e games.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 12: Anime fest 2012

2. APRESENTAÇÕES CULTURAIS DIVERSAS

Dança, artes marciais e muitos outros fazem parte das apresentações culturais do Anime

Fest

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 13: Anime fest 2012

3. PALESTRAS

Palestras com profissionais da área de quadrinhos, animação e afins. Diversos dubladores consagrados, artistas, escritores, jornalistas e outros já passaram pelos eventos da Avalon.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 14: Anime fest 2012

4. MOSTRA DE FILMES

Exibições de produções animadas, filmes, dentre outras produções ligadas às temáticas do evento e projetadas em telão.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 15: Anime fest 2012

5. EXPOSITORES

Espaço dedicado a expositores e feira de produtos relacionados aos temas do evento.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 16: Anime fest 2012

6. OFICINAS & GRUPOS CULTURAIS

O evento dedica uma parte importante aos grupos culturais, que realizam diversas atividades no evento, como exibições de filmes, atividades lúdicas, oficinas de desenho, oficinas de dança, dentre muitos outros.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 17: Anime fest 2012

7. ATIVIDADES TEMÁTICAS

Espaços recreativos e que simulam batalhas medievais, brinquedos infláveis, dentre outros, fazem parte da programação do

evento.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 18: Anime fest 2012

8. JOGOS ELETRÔNICOS

Espaço dedicado as novidades e campeonatos de jogos eletrônicos.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 19: Anime fest 2012

9. ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

Área de alimentação com comidas típicas orientais.

ATIVIDADES REALIZADAS

Page 20: Anime fest 2012

1. Colégio Polivalente de Americana (SP)

Um dos maiores colégios de Americana, a instituição sedia o evento desde o ano de 2000, com 10 edições já realizadas. Contando com diversos espaços amplos, quadras, anfiteatros, diversas salas, pátio e extensa área verde, ele recebe uma média de 2 mil visitantes por edição.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 21: Anime fest 2012

2. Escola Industrial (Piracicaba - SP)

Sedia atualmente o evento em Piracicaba. Conta com palco e quadras esportivas, entre outros espaços.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 22: Anime fest 2012

3. Colégio Marista de Ribeirão Preto (SP)

Com duas edições realizadas no belo colégio Marista, o evento se beneficiou da grande estrutura presente, que incluía anfiteatro, palco profissional, duas quadras poliesportivas, além de salas e outros ambientes.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 23: Anime fest 2012

4. Colégio Piracicabano (Piracicaba-SP)

Colégio da rede Metodista, o maior destaque é sua bela arquitetura. Dotado de grande auditório, quadra coberta e salas de aula, o local recebeu muito bem a 4ª edição do Festival de

Piracicaba.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 24: Anime fest 2012

5. Portal Anglo de Limeira (SP)

Filiada a rede Anglo de Ensino, o Portal recebe atualmente o Festival de Limeira. De pequeno porte, a escola recebe bem o público de 1 mil visitantes por edição, e conta com quadras e

diversas salas.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 25: Anime fest 2012

6. Liceu Salesiano (Campinas-SP)

O Liceu Salesiano de Campinas, um dos maiores colégios da cidade de Campinas, recebe o Festival em seu belo e gigantesco espaço, dotado de diversas quadras poli-esportivas, extensa área verde, espaços amplos e grande

palco, além de anfiteatros e salas.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 26: Anime fest 2012

7. UNAERP (Ribeirão Preto-SP)

Maior faculdade particular de Ribeirão Preto, recebe atualmente o evento “RP Anime Fest”.

ESCOLAS QUE SEDIARAM O EVENTO

Page 27: Anime fest 2012

O “Anime Fest” está sempre presente na mídia, seja ela em jornais locais, seja em sites especializados em quadrinhos. Veja abaixo algumas publicações sobre o evento:

Mídia & Anime Fest

Jornal O Liberal(Americana)

Jornal A Cidade

(Ribeirão Preto)

Jornal de Piracicaba(Piracicaba)

Page 28: Anime fest 2012

A Avalon Eventos, com sede na cidade de Americana-SP, através dos sócios, Ricardo Mazucato e Ricardo Zanettini, organizam desde o ano de 2000 o Festival de Anime e Cultura Jovem EuAnimeRPG, no Colégio Polivalente de Americana - SP, que recebe hoje mais de 2 mil jovens em cada edição.

Organização

Page 29: Anime fest 2012

A partir de 2007 a Avalon a passou atuar em outras cidades como Piracicaba, Ribeirão Preto, Limeira e Campinas. A organização dos eventos conta com uma equipe jovem, responsável e disposta, sempre buscando oferecer o melhor para os Festivais em que atua.

Organização

Page 30: Anime fest 2012

Além da equipe de coordenadores e staff, a organização dos eventos inclui equipes terceirizadas de Segurança, Limpeza e Saúde, visando manter a segurança dos visitantes, da estrutura do local, e dos envolvidos na organização,

Organização

Page 31: Anime fest 2012

Contato

Ricardo [email protected] (11) 8063-5120

Seg à Sexta – 10h às 18h

Avalon [email protected]

(19) 3468-6595Seg à Sexta – 14h às 18h

A Avalon Eventos encontra-se à disposição para esclarecer dúvidas ou para mais informações sobre os eventos “Anime Fest”. Conheça também os websites oficiais dos eventos clicando nos links abaixo:

Websites piraanimefest.com.brlimaanimefest.com.br

campinasanimefest.com.brribeiraoanimefest.com.br

euanimerpg.com.br

Page 32: Anime fest 2012