Anjos

22
Angeologia Angeologia MIGUEL SERAPHIM GAVRIEL Keruvim

Transcript of Anjos

Page 1: Anjos

AngeologiaAngeologia

MIGUEL

SERAPHIM GAVRIEL

Keruvim

Page 2: Anjos

As Escrituras fazem menção a anjos. Estes seres celestiais são citados 196 vezes, 103 vezes na Antiga Aliança e 93 vezes no Nova Aliança.

Além disso, estas referências estão espalhadas por toda a Bíblia sendo encontradas pelo menos em 34 livros de Gênesis a Apocalipses

Existem inúmeras referências aos anjos de YHWEH, que é declarado o ser o Criador de todas as coisas, que criou os seres angelicais.

Paulo escreveu, "Porque nele foram criadas todas as coisas, tanto nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, seja tronos ou domínios, governantes ou autoridades (uma referência aos anjos) todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. "

Angeologia

Page 3: Anjos

Seres angelicais

Embora outras palavras são usadas para esses seres espirituais, a principal palavra encontrada na Bíblia é anjo. Três outros termos referindo-se a anjos são: Seraphim (Isa. 6:2), Kerubim (Ezek. 10:1-3) Arcanjos (Judah 1:9).

A palavra hebraica para anjo é Malach, e do grego a palavra é Angelos.

Ambas as palavras significam "mensageiro“. O contexto bíblico deve determinar se o “anjo” é um mensageiro humano ou se é um dos seres celestiais, ou também se ele está sendo usado para descrever a pessoa de Yeshua, como será discutido abaixo. Os santos anjos são mensageiros de Deus que estão a Sua disposição. Os anjos caídos servem a Satanás, o deus deste mundo. (2 Cor. 4:4).

Anjos

Page 4: Anjos

"Hostes" no hebraico significa tsaváh " (exército). Trata-se de um termo militar que exerce a idéia de guerra.

Os anjos são referidos como uma espécie de “conjunto” e que exige a nossa atenção para duas idéias. Em primeiro lugar, é usado para descrever como os anjos de Deus "exércitos do céu" que servem no exército de Deus envolvidos na batalha espiritual (Salmos. 89:6, 8; 1 Sam. 1:11, 17:45). Em segundo lugar, estes anjos são seres celeste que rodeiam e servem a Deus, como visto na frase

"Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder,que cumpris as suas ordens, que obedeceis à sua voz." (Salmos. 103:20).

Além disso, algumas vezes tsaváh (exército) inclui o conjunto dos corpos celestes, as estrelas do universo.

Hostes Celestes

Page 5: Anjos

Filhos de Deus

Os anjos são chamados de "filhos de Deus“ (Jó 1:6; 38:7). Embora não encontramos escrito que foram criados à imagem de Deus, eles também podem ser chamados de "filhos de Deus" porque eles possuem personalidade semelhante a Deus.

Este termo também é usado em Gênesis 6:2 onde diz que os "filhos de Deus" tomaram esposas dentre as "filhas dos homens."

O uso de "filhos de Deus" em Gênesis refere-se aos anjos que conheceram as filhas dos homens para produzir uma descendência extremamente perversa e poderosa que levou à extrema abominação nos dias de Noach (Noé).

Ver também II Pedro 2:4-6 e Judas 6-7

Filhos de YHWH

Page 6: Anjos

Judas 6-7

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas, na escuridão, para o juízo do grande dia. Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas que, havendo-se prostituído como aqueles, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Anjos excluídos

Page 7: Anjos

Salmos. 89:5 a 7 diz:

Os céus louvam as tuas maravilhas, ó Senhor, e também a tua fidelidade na assembléia dos santos. Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos poderosos?

Deus é tremendamente temido na assembléia dos santos; grandemente reverenciado por todos os que o cercam.

Este texto descreve os anjos sendo a criação de um Deus santo, eles foram criados perfeitos, sem qualquer vício ou pecado. Em segundo lugar, eles são chamados de santos, devido à sua finalidade. Eles foram estabelecidos por Deus e para Deus como Seus servos e como a Sua santidade (cf. Isa. 6).

Santos

Page 8: Anjos

O Anjo do Senhor é usado na Antiga Aliança.

Um estudo cuidadoso das muitas passagens usando esse termo sugere que este não é um anjo “comum”, mas uma Teofania, ou melhor, um Cristofania, uma pre-encarnação e aparição do Messias. O anjo é identificado como Deus e fala como Deus.

Ainda assim, em algumas passagens Ele distingue-se de YHWH (Gen. 16:7-14; 21:17-18; 22:11-18; 31:11-13, ex. 3:2; julgados. 2:1-4 ; 5:23; 6:11-22; 13:3-22; 2 Sam. 24:16; Zacarias. 1:12; 3:1; 12:8).

O Anjo do Senhor é um Cristofania sugerido pelo fato de que este termo cessou após a encarnação de Yeshua.

O anjo do Senhor

Page 9: Anjos

Josué 5:13 a 15.

Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e viu que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?

Respondeu ele: Não. Mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto em terra, e o adorou, e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?

Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias de teus pés, pois o lugar em que estás é santo. E Josué fez assim.

O anjo do Senhor

Page 10: Anjos

Conquanto o exato momento de sua criação, nunca é referida, sabemos que eles foram criadas antes da criação do mundo. A partir do livro de Jó, dizem-nos que eles estavam presentes quando a terra foi criada (Jó 38:4-7) pelo que a sua criação foi anterior à criação da terra como descrito em Gênesis 1. "Onde estavas tu (Jó), quando eu lançava as bases da terra?

Diga-me, se você tiver entendimento.

5 Quem determinou sua medições? Com certeza você sabe! Ou que a linha esticada sobre ele?

6 Para que os seus alicerces foram apertados? Ou quem fixou a sua pedra angular,

7 Quando a manhã estrelas cantaram juntos, E todos os filhos de Deus grita de alegria?

A Existência

Page 11: Anjos

Limitações dos homens

Escritura afirma, Salmos 8: 3 – 9 :

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele; o filho do homem, para que o visites?

Contudo, pouco menor do que Deus o fizeste, e de glória e de honra o coroaste.

Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Anjos têm limitações em comparação ao homem, especialmente em futuros relacionamentos. Os anjos não são criados à imagem de Deus, portanto, eles não compartilham do glorioso destino da redenção em Yeshua. Na consumação dos seculos, o homem redimido julgará os anjos (1 Coríntios. 6:3). Não sabeis que o iremos julgar anjos? (Estes anjos são os anjos caídos – Judas 1: 6; 7)

Page 12: Anjos

Os anjos são mais elevados na inteligência, energia e movimento e servem os homens como espíritos ministradores (Heb. 1:14) enviado para servir os santos independentemente de sua posição e de alta potência. Como mencionado, os homens são advertidos a nunca cultuar aos anjos, porque eles são apenas conservos nossos. (Apocalipse 19:10 / 22:9)

Características dos anjos

Page 13: Anjos

O Filho da Criação inclui "todas" as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis. Estas indicam o universo inteiro, tanto material e imaterial.

Um altamente organizada hierarquia de seres angelicais é referido com a palavra

"Tronos" (qronoi), "Poderes" (kuriothtes), "Dominadores" (arcai), e "Autoridades" (exousiai).

Estes papéis são a classe de Seres Angelicais, não só terrestre delegações governamentais.

Domínio e Organização

Page 14: Anjos

1. Governantes ou principados. Estas palavras, usadas por Paulo sete vezes, indicam uma ordem de ambos os anjos bons e maus envolvidos no regimento do Universo (Rom. 8:38; Efésios. 1:21, 3:10, 6:12, Col. 1:16; 2:10, 15).

2. Autoridades ou poderes. Isto provavelmente enfatiza a autoridade sobre-humano dos anjos e demônios exercida em relação aos assuntos do mundo (Efésios. 1:21; 2:2; 3:10, 6:12, Col. 1:16, 2:10, 15; 1 Pedro 3:22).

3. Poderes. Esta palavra ressalta o fato de que anjos e demônios têm maior poder do que os seres humanos (2 Pedro 2:11). Veja Efésios 1:21 e 1 Pedro 3:22.

4. Local de regra. Em um lugar demônios são designados como governantes deste mundo escuridão (Efésios. 6:12).

5. Tronos ou domínios. Esta designação enfatiza a dignidade e a autoridade dos governantes angelicais de Deus na utilização das mesmas em seu governo (Efésios. 1:21; Col. 1:16; 2 Pedro 2:10; Judas 8).

Domínio e Organização

Page 15: Anjos

Os anjos governantes.

Efésios 6:12 se refere "a hierarquização dos anjos caídos": governantes são "aqueles que estão no primeiro escalão";

poderes são "pessoas investidas de autoridade", como o mundo das forças da escuridão, estes "manifestam o poder ou autoridade que eles exercem no mundo ";

espirituais da maldade descreve os espíritos ímpios", expressando seu caráter e natureza.

"Daniel 10:13 descreve o “príncipe do reino da Pérsia”. Este não era o rei da Pérsia, mas sim um anjo caído sob o controle de Satanás, ele é um demônio "de alto nível, atribuído pelo chefe dos demônios, Satanás.

A Pérsia (região onde encontra-se o Irã) é a área especial de sua atividade" (cf. Apocalipse 12:7).

Domínio e Organização

Page 16: Anjos

O anjos mais cotado.

Miguel é chamado de arcanjo, em Judas 9, o grande príncipe, em Daniel 12:1. Miguel é o único designado anjo arcanjo, e pode, eventualmente, ser o único desta categoria. A missão do arcanjo é protetor de Israel. (Ele é chamado de "o príncipe Miguel", em Dan. 10:21.) Havia chefe príncipes (Dan. 10:13), Miguel é um dos quais, como os mais altos cargos dentro os anjos de Deus.

Domínio e Organização

Page 17: Anjos

(Dan. 10:13; 12:1; Judas 9). Michael significa o nome ", quem é como Deus?" E identifica o único classificado como um arcanjo na Escritura.

Miguel será o defensor de Israel contra Satanás e suas hordas na tribulação (Apocalipse 12:7-9).

Miguel disputou com Satanás o corpo de Moisés, mas absteve-se de sentença, deixando-a para Deus (Judas 9).

Miguel - Mikel

Page 18: Anjos

(Dan. 9:21; Lucas 1:26). O seu nome significa "homem de Deus" .

Gabriel parece ser o especial mensageiro de Deus no Seu reino.

Ele revela e interpreta propósito de YHWH, o Messias e Seu reino para os profetas e o povo de Israel. "Em uma passagem muito significativa, Gavriel explica os acontecimentos das setenta semanas para Israel (Dan. 9:21-27).

Em Lucas 1:26-27 Gavriel disse a Miriam que dela nasceria aquele que reinará sobre o trono de David.

Para Daniel 8:15-16 Gavriel explicou o que sucedaria aos reinos Medo-Pérsia e Grécia, assim como a morte prematura de Alexandre o Grande.

Gabriel também anunciou o nascimento de João Batista para Zacarias (Lucas 1:11-20).

Gavriel

Page 19: Anjos

Filho da Manhã! Helel traduzida em latim como o Lucifer

(Isa. 14:12) significa "um brilhante" ou "estrela da manhã."

Este era o nome latino para o planeta Vénus, o objeto mais brilhante do céu. Ele pode ter sido o mais sábio e a mais bela de todas as criaturas de Deus, que foi inicialmente colocado em uma posição de autoridade sobre os querubins ao redor do trono de Deus.

Helel

Page 20: Anjos

Querubins são anjos "da mais alta ordem ou classe, criada com o poder e a beleza indescritível ... O seu principal objetivo e atividade pode ser resumida desta forma:

Eles são proclamadores e protetores da gloriosa presença de YHWH, Sua soberania, e Sua santidade.

" Eles eram guardas no portão do jardim do Éden, impedindo a entrada de homem pecador (Gn 3:24); Estavam sobre o assento na arca o santo dos santos (Exodo. 25:17-22); e assistiram a glória de Deus na visão de Ezequiel (Ez. 1).

Querubins tinha uma aparência extraordinária, com quatro faces, a de um homem, de leão, de boi, e de águia. Eles tinham quatro asas e pés como um bezerro.

Em Ezequiel 1 eles assistiram a glória de Deus preparatória para o julgamento.

K’ruv

Page 21: Anjos

Seraphim, que significa "ardor queridos", estão representados em torno do trono de Deus em Isaías 6:2. Eles são descritos como tendo cada seis asas.

A tripla proclamação, "santo, santo, santo" (Isaías 6:3), significa "para reconhecer a YHWH tão grande, perfeitamente santo. Portanto, eles louvam e proclamam a perfeita santidade de Deus. O serafim também manifesta a santidade de Deus em proclamar ao homem que ele deve ser limpo de pecado da mácula moral, antes que ele possa estar diante de Deus e servi-lo. Os serafins têem seis asas: com duas eles cobrem o rosto, com duas os pés, e com duas eles voam.

Serafin

Page 22: Anjos

Torah.com Yeshua

Forum messiânico

O caminho para a vida

Home Page