Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus20do%20lan%E... · 2011-07-26 · Província de S. Pedro do...

2
Acta do lançamento da pedra fundamental do Hospicio São Pedro. Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos setenta e nove, quinquagesimo oitavo da Independencia e do Imperio, aos dous dias do mez de Dezembro, Aniversario Natalicio de S. M. O Imperador, o Senhor Dom Pedro Segundo, nesta Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre, Capital da Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul, achando-se presente o Exmo. Sr. Dr. Carlos Thompson Flôres, Presidente da Provincia, no terreno em que se deve levantar o edificio destinado aos alienados, sito á estrada do Matto - Grosso, suburbios desta Capital, adquirido por compra feita pela Fazenda Provincial á sua proprietaria Dona Maria Clara Rabello, para o fim de lançar a pedra fundamental do mesmo edificio, com toda a publicidade e solennidade, e estando tambem ahi presentes o Exmo. e Revmo. Sr. D. Sebastião Dias Laranjeira, Bispo desta Diocese, o Engenheiro Alvaro Nunes Pereira, encarregado da execução da planta e fiscalização da dita obra, os cidadãos Major José Antonio Coelho Junior, como presidente, João Birnfeld e Joaquim Gonçalves Bastos Monteiro, como membros da commissão nomeada pelo mesmo Exmo. Sr. para promover e administrar a mencionada obra, bem como a Ilma. Camara Municipal desta Capital, Autoridades Civis, militares e eclesiásticas e uma numerosa concurrencia de pessôas gradas, foi pelo mesmo Exmo. Sr. Presidente da Provincia, precedidas as formalidades do estylo, assentada a um metro de profundidade no centro do alicerce de alvenaria do encontro sul da porta principal do edificio, a pedra fundamental do mesmo que se denominará = Hospicio São Pedro - e se destina ao tratamento dos infelizes accommettidos de alienação mental. Em um vão aberto na dita pedra fundamental foi collocada uma caixa de zinco contendo uma de madeira, dentro da qual forão depositadas pelo mesmo Exmo. Sr. Presidente da Província moedas nacionaes de cobre, nikel, prata e ouro e todas as gazetas do dia impressa n`esta Capital, e bem assim uma folha de papel hollanda com a seguinte inscripção:

Transcript of Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus20do%20lan%E... · 2011-07-26 · Província de S. Pedro do...

Page 1: Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus20do%20lan%E... · 2011-07-26 · Província de S. Pedro do Rio-Grande do Sul, o Exmo. Sr. Doutor Carlos Thompson Flôres, Presidente da mesma

Acta do lançamento da pedra fundamental do Hospicio São Pedro.

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos setenta e nove, quinquagesimo oitavo da Independencia e do Imperio, aos dous dias do mez de Dezembro, Aniversario Natalicio de S. M. O Imperador, o Senhor Dom Pedro Segundo, nesta Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre, Capital da Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul, achando-se presente o Exmo. Sr. Dr. Carlos Thompson Flôres, Presidente da Provincia, no terreno em que se deve levantar o edificio destinado aos alienados, sito á estrada do Matto - Grosso, suburbios desta Capital, adquirido por compra feita pela Fazenda Provincial á sua proprietaria Dona Maria Clara Rabello, para o fim de lançar a pedra fundamental do mesmo edificio, com toda a publicidade e solennidade, e estando tambem ahi presentes o Exmo. e Revmo. Sr. D. Sebastião Dias Laranjeira, Bispo desta Diocese, o Engenheiro Alvaro Nunes Pereira, encarregado da execução da planta e fiscalização da dita obra, os cidadãos Major José Antonio Coelho Junior, como presidente, João Birnfeld e Joaquim Gonçalves Bastos Monteiro, como membros da commissão nomeada pelo mesmo Exmo. Sr. para promover e administrar a mencionada obra, bem como a Ilma. Camara Municipal desta Capital, Autoridades Civis, militares e eclesiásticas e uma numerosa concurrencia de pessôas gradas, foi pelo mesmo Exmo. Sr. Presidente da Provincia, precedidas as formalidades do estylo, assentada a um metro de profundidade no centro do alicerce de alvenaria do encontro sul da porta principal do edificio, a pedra fundamental do mesmo que se denominará = Hospicio São Pedro - e se destina ao tratamento dos infelizes accommettidos de alienação mental.

Em um vão aberto na dita pedra fundamental foi collocada uma caixa de zinco contendo uma de madeira, dentro da qual forão depositadas pelo mesmo Exmo. Sr. Presidente da Província moedas nacionaes de cobre, nikel, prata e ouro e todas as gazetas do dia impressa n`esta Capital, e bem assim uma folha de papel hollanda com a seguinte inscripção:

Page 2: Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus20do%20lan%E... · 2011-07-26 · Província de S. Pedro do Rio-Grande do Sul, o Exmo. Sr. Doutor Carlos Thompson Flôres, Presidente da mesma

"Felizmente para os Brasileiros era Sua Magestade o Senhor D. Pedro Segundo o Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil quando no dia dous de Dezembro de mil oitocentos setenta e nove, Aniversario Natalicio do Mesmo Augusto Senhor, n`esta Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre, Capital da Província de S. Pedro do Rio-Grande do Sul, o Exmo. Sr. Doutor Carlos Thompson Flôres, Presidente da mesma província, lançou a pedra fundamental deste edifício, em execução ao disposto na Lei Provincial nº. 944 de 13 de maio de 1874 e no § 4º do artigo 5º da de nº. 1.220 de 16 de Maio de 1879, para nelle serem tratados os infelizes accommettidos de alienação mental.

Para perpetua memoria vai esta inscripção ser guardada na pedra fundamental deste edifício para que com elle vá até a mais remota posteridade."

Sendo a sobredita caixa de zinco bem feichada e soldada por todos os lados para em tempo se lhe communicar a humidade e poder por este modo perpetuar-se a memoria da construção d`aquelle edificio.

E sendo lançado esta pedra no logar acima mencionado foi coberta com outra preparada e ajustada para ficar assim a referida caixa de zinco no centro de ambas, e depois de betumadas as juntas com cimento de Portland, foi assentada a pedra em traço forte de cál e areia e sobre ella se continuou no mesmo acto a levantar o alicerce do edificio, formado tambem de pedra com o mesmo traço da cál e areia.

E para constar mandou o Exmo. Sr. Dr. Presidente da Provincia lavrar esta acta para ser archivada na Secretaria do Governo e assignou o mesmo o Exmo. Sr. e mais autoridades e convidados presentes ao acto. Em Francisco Teixeira da Silva Lisbôa Diretor Geral servindo de Secretario de Governo a subscrevo. (seguem sessenta e sete assinaturas)

Registro original: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul Pesquisa e transcrição: Edson Medeiros Cheuiche - Historiador do Serviço de Memória Cultural do HPSP