Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ......

4
Ano 18, nº 794 Unidade se organiza para a Expointer Abóbora, citros, leite, arroz irrigado e pêssego estão entre os destaques deste ano Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro ocorre, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Es- teio, a 35ª Expointer, uma das mais importantes exposições-feiras do mundo. Nos nove dias do evento, a Unidade estará compartilhan- do alguns resultados da pesquisa, como o lançamento de uma cul- tivar ornamental de abóbora e de uma publicação sobre Sistema de Produção da cultura do citros sem semente no Rio Grande do Sul. O dia 28 é a data em que a Unidade leva ambos os lançamen- tos à Casa da Embrapa, o estande da Embrapa na Feira. A cultivar, sob responsabilidade da pesqui- sadora Rosa Lia Barbieri, recebe o nome de BRS Linda. Um fru- to pequeno, em formato de pêra. Apresenta as cores verde, amarela ou creme e mantém suas carac- terísticas estéticas por diversos meses após a colheita. Não ser- ve para o consumo, estando in- dicada apenas à ornamentação. O outro lançamento, com envolvimento do pesquisador Ro- berto Pedroso, é referente ao Siste- ma de Produção sobre o “Cultivo de citros sem semente”. Há doze anos, a Unidade realiza ações de pesquisa e de extensão voltadas ao citros. Na publicação, foram reunidos os principais resultados e experiências coletadas ao longo desses anos. Trata-se de uma obra para os produtores de base fami- liar ou empresarial, que já culti- vam citros ou desejam entrar nesse negócio, e para os apreciadores de frutas de qualidade diferenciada. Produção de Leite Também no dia 28, a Uni- dade realizará o “Bate-papo com pesquisadores”, um momento para que produtores e técnicos tirem suas dúvidas sobre a cadeia leiteira e compartilhem suas ne- cessidades. Este ano, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul cedeu um espa- ço para a Unidade no Pavilhão do Leite. É neste local que serão com- partilhados os resultados das pes- quisas referentes à cadeia leiteira. Dia do Pêssego E na quinta-feira, dia 30, no Pavilhão da Agricultura Familiar, a chefia da Unidade estará presen- te num momento que está sendo chamado de “O Dia do Pêssego”. Na ocasião, o ministro de Desen- volvimento Agrário, Pepe Var- gas, se reunirá com integrantes da cadeia para discutir questões relativas à cultura, como a defi- nição de uma política de preço mínimo para a fruta e o auxílio do MDA no monitoramento das importações de compotas argen- tinas. O sistema de alerta para a mosca-das-frutas, que ataca os pessegueiros, também deve entrar no debate. O café da manhã com o ministro ocorrerá a partir das 9h30min e contará com diversos produtos derivados do pêssego. Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 BRS Linda é um dos lançamentos da Unidade Casa da Embrapa na Expointer reune diversas novidades da pesquisa desenvolvidas pelas Unidades Paulo Lanzetta/2010 Rosa Lia Barbieri

Transcript of Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ......

Page 1: Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ... Comemoração Homenagem ao Dia dos pais Você que gosta de arte, cul-tura e música,

Ano 18, nº 794

Unidade se organiza para a ExpointerAbóbora, citros, leite, arroz irrigado e pêssego estão entre os destaques deste ano

Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro ocorre, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Es-teio, a 35ª Expointer, uma das mais importantes exposições-feiras do mundo. Nos nove dias do evento, a Unidade estará compartilhan-do alguns resultados da pesquisa, como o lançamento de uma cul-tivar ornamental de abóbora e de uma publicação sobre Sistema de Produção da cultura do citros sem semente no Rio Grande do Sul.

O dia 28 é a data em que a Unidade leva ambos os lançamen-tos à Casa da Embrapa, o estande da Embrapa na Feira. A cultivar, sob responsabilidade da pesqui-sadora Rosa Lia Barbieri, recebe o nome de BRS Linda. Um fru-to pequeno, em formato de pêra. Apresenta as cores verde, amarela ou creme e mantém suas carac-terísticas estéticas por diversos meses após a colheita. Não ser-ve para o consumo, estando in-dicada apenas à ornamentação.

O outro lançamento, com envolvimento do pesquisador Ro-berto Pedroso, é referente ao Siste-ma de Produção sobre o “Cultivo de citros sem semente”. Há doze anos, a Unidade realiza ações de pesquisa e de extensão voltadas ao citros. Na publicação, foram reunidos os principais resultados e experiências coletadas ao longo desses anos. Trata-se de uma obra para os produtores de base fami-liar ou empresarial, que já culti-vam citros ou desejam entrar nesse negócio, e para os apreciadores de frutas de qualidade diferenciada.

Produção de LeiteTambém no dia 28, a Uni-

dade realizará o “Bate-papo com pesquisadores”, um momento para que produtores e técnicos tirem suas dúvidas sobre a cadeia leiteira e compartilhem suas ne-cessidades. Este ano, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul cedeu um espa-

ço para a Unidade no Pavilhão do Leite. É neste local que serão com-partilhados os resultados das pes-quisas referentes à cadeia leiteira.

Dia do PêssegoE na quinta-feira, dia 30, no

Pavilhão da Agricultura Familiar, a chefia da Unidade estará presen-te num momento que está sendo chamado de “O Dia do Pêssego”. Na ocasião, o ministro de Desen-volvimento Agrário, Pepe Var-gas, se reunirá com integrantes da cadeia para discutir questões relativas à cultura, como a defi-nição de uma política de preço mínimo para a fruta e o auxílio do MDA no monitoramento das importações de compotas argen-tinas. O sistema de alerta para a mosca-das-frutas, que ataca os pessegueiros, também deve entrar no debate. O café da manhã com o ministro ocorrerá a partir das 9h30min e contará com diversos produtos derivados do pêssego.

Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012

BRS Linda é um dos lançamentos da Unidade

Casa da Embrapa na Expointer reune diversas novidades da pesquisa desenvolvidas pelas Unidades

Pau

lo L

anze

tta/

20

10

Ros

a Li

a B

arbi

eri

Page 2: Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ... Comemoração Homenagem ao Dia dos pais Você que gosta de arte, cul-tura e música,

Linha Aberta nº 794, de 15/08 a 21/08/2012

Resgatar historicamente os dez anos de pesquisa do Leite Ins-tável Não Ácido (LINA) e definir linhas de atuação para os próxi-mos programas de pesquisa foram os principais objetivos da 1º Reu-nião técnica sobre a pesquisa do Leite Instável Não Ácido (LINA) no Brasil, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, na sede da Unidade.

No primeiro dia do even-to, além de uma reflexão sobre os avanços da pesquisa, houve apresentação dos resultados e dos impactos causados pelo LINA. Descobrir as causas e possíveis soluções para o fenômeno evitará prejuízos financeiros e desperdí-

cios. “Não estamos em condições de jogar leite fora diante dos níveis drásticos de pobreza no mundo e o LINA é um leite que não represen-ta risco à saúde pública”, destacou a pesquisadora Maria Edi Ribeiro.

No segundo dia, grupos de trabalho se formaram com o ob-jetivo de construir novos projetos de pesquisa partindo das deman-das apresentadas por represen-tantes da cadeia leiteira. Segun-do o diretor de transferência de tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, desde o início da pesquisa estão sendo construídas formas de elucidar a questão da instabilidade da proteína do leite.

Estimulo àintegração

A analista Juliana Co-radine chegou à Unidade no final do ano passado. Para a realização das inúmeras tare-fas, contou com a ajuda dos colegas, principalmente do assistente Antônio Nino, que atua no Laboratório de Cul-tura de Tecidos há 31 anos. A troca de experiências e as ajudas mútuas são aspectos estimulados neste ambiente. “Um bom clima tem muito a ver com o perfil de cada um, mas o que faz a diferença é a ajuda entre o pessoal”, comen-ta o pesquisador Leonardo Dutra, supervisor do setor.

Para manter o bom cli-ma, os empregados do labo-ratório têm se engajado na realização de cinco metas, que fazem parte de um plano de ação voltado à melhoria do Clima Organizacional da instituição. Encontros, tanto dentro, como fora do ambien-te de trabalho fazem a dife-rença. Para 2014, planejam um grande evento, onde irão homenagear todos os funcio-nários que já passaram pelo setor. Além disso, buscam melhorar as dependências do laboratório, desde adequação às normas técnicas, a simples utilização de um mural com fotos e recados para interação entre os colegas. “É um espa-ço para todos”, finaliza Dutra.

Reunião Técnica

Dez anos de pesquisa do LINA

Evento

Desenvolvimento sustentável Discussão buscou alternativas na produção de morangos e pequenas frutas

2

Quanto vale à sociedade um sistema de produção sustentá-vel, com o uso racional dos re-cursos naturais e a remuneração adequada a todos os envolvidos na cadeia produtiva? O questio-namento estimulado pelo chefe-geral da Unidade, Clenio Pillon, foi abordado durante o 6º Sim-pósio Nacional do Morango e o 5º Encontro sobre Pequenas Fru-tas e Frutas Nativas do Mercosul.

A busca pelo desenvolvi-mento sustentável das culturas, aliada aos avanços tecnológicos e aos novos resultados da pesqui-sa, foi o tema compartilhado pelo público, que conheceu práticas nacionais e estrangeiras na pro-

dução de morangos e de peque-nas frutas. Casos de sucesso com o uso de frutas nativas em outras regiões do país também ganha-ram destaque, como o da empre-sa Frutos do Brasil, a primeira a utilizar matéria-prima do Cerra-do para a fabricação de picolés.

Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ro-drigo Franzon, o evento abre espaço para o aprimoramento das culturas locais e o surgimento de novos mo-delos de mercado. “Esperamos que os conhecimentos abordados aqui possam orientar em que sentido o trabalho deve ser desenvolvido para o alcance do mesmo sucesso dos casos apresentados”, afirmou.

Pau

lo L

anze

tta

Page 3: Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ... Comemoração Homenagem ao Dia dos pais Você que gosta de arte, cul-tura e música,

Linha Aberta nº 794, de 15/08 a 21/08/2012

Giro pela Unidade

3

As Comissões de Qualidade de Vida no Trabalho e de Pre-venção de Acidentes irão realizar uma semana de progra-mações ao trabalhador. A 20ª SIPAT e a 11ª SQVT, de 20 a 24 de agosto, contarão com palestras, oficinas e apresen-tações musicais. Segundo o presidente da CIPA, Reinaldo Ribeiro, o principal objetivo do evento, que terá o apoio do NURES, é chamar atenção da comunidade embrapia-na quanto à reflexão sobre segurança e qualidade de vida.

O pesquisador Irajá Antunes participou de mesa redonda sobre conservação e uso de semesntes crioulas na Região Centro-Serra do RS, no 1º Seminário da Agrobiodiver-sidade Crioula e 1ª Feira da Economia Popular Solidária do Território Centro Serra, em Ibarama/RS. Na ocasião, ocorreu também o 11º Dia da Troca de Sementes Criou-las de Ibarama, onde a Unidade distribuiu aos agricul-tores sementes de abóbora, feijão, pimenta e porongo.

O chefe-geral da Unidade, Clenio Pillon, participou da 1º Reunião do Comitê Assessor Externo (CAE) da Em-brapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), nos dias 8 e 9 de agosto. O CAE é um comitê consultivo de assessoramento às ações estratégicas, que contribui para a melhoria no alinhamento dos objetivos daquela Uni-dade. Na oportunidade, foram apresentada aos parti-cipantes a estrutura, instalações e quadro de projetos.

O pesquisador Adilson Bamberg apresentou seu plano de trabalho no seminário Pegada Hídrica, na Sede. Seu ob-jetivo é quantificar a água utilizada em produções como arroz, milho e soja. A preocupação com a quantidade de água necessária para a produção agrícola nas diferen-tes regiões do estado foi um dos temas abordados pelo pesquisador. “A avaliação da pegada hídrica é impar no cenário atual da gestão dos recursos hídricos”, destacou.

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Embr

apa

Arr

oz e

Fei

jão

20/08 - SIPAT e SQVT

13/08 - Pegada Hídrica

10/08 - Sementes Crioulas

08/08 - Chefia integra Comitê Assessor

Page 4: Ano 18, nº 794 Embrapa Clima Temperado 15/08 a 21/08/2012 ... · 18/08 - Claudiomar do Amaral ... Comemoração Homenagem ao Dia dos pais Você que gosta de arte, cul-tura e música,

Linha Aberta nº 794, de 15/08 a 21/08/2012

4

EXPEDIENTE - O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Francisco Lima (13696RS). Diagramação: Francisco Lima e Manuelle Motta. Circulação: Equipe NCO. Redação: Francisco Lima, Laco Afonso (15785RS); Manuelle Motta e Camila Faraco (estagiárias). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

As inscrições para o Embra-pa Sul 2012, realizado este ano em Bagé, já estão abertas. O evento, que ocorrerá de 13 a 17 de novem-bro, reúne empregados de todas as Unidades da região Sul do país, promovendo integração e estimu-lando a pratica de esportes. No to-tal são disputadas 12 modalidades e na edição de 2011, realizada em Londrina/PR, a Unidade foi desta-que em três delas - futebol de set, futebol de salão e no concurso de pesca. As inscrições podem ser fei-tas nas três bases físicas. Na Sede, com a Vânia na secretaria da AEE, pelo telefone 3275 8127; na EEC , falar com a Eliz ou Everton, no tele-fone 3277 5814; e na ETB, contatar o Sidmar pelo telefone 8118 4059.

A confraternização do Dia dos pais, organizada pelas Comissões de Cli-ma Organizacional e de Qualidade de Vida no Trabalho, reuniu, no úl-timo dia 10, empregados e colaboradores no saguão da Sede, para onde os funcionários da EEC também se deslocaram. Quem estava na Sede ouviu do chefe administrativo, José Dias Vianna Filho, sobre a impor-tância do exemplo às futuras gerações. Já na ETB, o coordenador técnico, Jorge Fainé Gomes, recepionou cerca de 30 pessoas que prestigiaram a celebração, realizada simultaneamente no saguão da Estação.

17/08 - Curso de Saúde e Quali-dade Ambiental - mód. 3 (Sede)

20 a 24/08 - SIPAT e SQVT (Sede)

21 a 23/08 - Curso Qualidade do Leite (ETB)

Pau

lo L

anze

tta 15/08 - Vilson Nunes Garcia

18/08 - Claudiomar do Amaral18/08 - Francisco Vieira19/08 - Valdo de Andrade

Embrapa Sul vem aíInscrições

Comemoração

Homenagem ao Dia dos pais

Você que gosta de arte, cul-tura e música, faça parte do In-tervalo Musical, um momento de descontração e integração entre empregados e colaboradores da Unidade. O grupo se reúne todas as quartas e sextas-feiras no audi-tório da Sede, no intervalo do al-moço. Segundo os organizadores do grupo, Rui Madruga e Nilton Jacondino, a intenção é reunir pessoas que gostem de música, independente de saber tocar ou cantar. Nilton ainda destaca que, futuramente, quando o grupo estiver mais entrosado, possíveis apresentações serão feitas antes de eventos sediados na Unidade.

Sede

Agenda

Pau

lo L

anze

tta

Aniversários

Intervalo Musical