Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011 Fórum defende continuidade ... Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011 ISSN...

16
Jornal do Conselho Regional de Química - IV Região (SP) Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011 ISSN 2176-4409 Fórum defende continuidade de projetos para divulgar a Química Encontro discutiu as ações promovidas pelo Conselho para celebrar o Ano Internacional da Química Pág. 10 Escola de Indaiatuba tem dois cursos certificados A Fiec/Cepin conquistou o Selo de Qualidade CRQ-IV para os cursos Técnico em Química e Técnico em Meio Ambiente Pág. 15 Bom cientista deve ser humilde, diz ganhador do Nobel A conquista da láurea em química foi a resposta de Dan Shechtman aos que no passado ridicularizaram suas pesquisas Pág. 3 Enviados cartazes do Prêmio CRQ-IV Escolas receberam material para divulgar o concurso. Inscrições abertas até 31 de janeiro Pág. 16 Janaína de Godoy Gonçalves, de Ribeirão Preto, ganhou o iPad2 Ela nem pensava em participar da promoção e acabou sorteada entre os mais de 1.700 inscritos. Em 2011, o Conselho distribuiu mais de R$ 150 mil em prêmios Págs. 4 a 6

Transcript of Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011 Fórum defende continuidade ... Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011 ISSN...

Jornal do Conselho Regional de Química - IV Região (SP)Ano 20 - Nº 112 - Nov/Dez 2011

ISSN 2176-4409

Fórum defende continuidade de

projetos para divulgar a QuímicaEncontro discutiu as ações promovidas pelo Conselho

para celebrar o Ano Internacional da QuímicaPág. 10

Escola de Indaiatubatem dois cursos

certificadosA Fiec/Cepin conquistou o Selo deQualidade CRQ-IV para os cursosTécnico em Química e Técnico

em Meio Ambiente

Pág. 15

Bom cientista deveser humilde, diz

ganhador do NobelA conquista da láurea em químicafoi a resposta de Dan Shechtman

aos que no passadoridicularizaram suas pesquisas

Pág. 3

Enviados cartazesdo Prêmio CRQ-IV

Escolas receberam material paradivulgar o concurso. Inscrições

abertas até 31 de janeiro

Pág. 16

Janaína de Godoy Gonçalves,de Ribeirão Preto, ganhou o iPad2

Ela nem pensava em participar da promoção e acabou sorteadaentre os mais de 1.700 inscritos. Em 2011, o Conselho

distribuiu mais de R$ 150 mil em prêmios

Págs. 4 a 6

crq112.pmd 1/12/2011, 14:011

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20112

LLL

Leitores

PRESIDENTE: MANLIO DEODOCIO DE AUGUSTINIS

VICE-PRESIDENTE: HANS VIERTLER

1º SECRETÁRIO: LAURO PEREIRA DIAS

2º SECRETÁRIO: DAVID CARLOS MINATELLI

1º TESOUREIRO: ERNESTO HIROMITI OKAMURA

2º TESOUREIRO: SÉRGIO RODRIGUES

CONSELHEIROS TITULARES: DAVID CARLOS MINATELLI,ERNESTO H. OKAMURA, HANS VIERTLER,JOSÉ GLAUCO GRANDI, LAURO PEREIRA DIAS,NELSON CÉSAR FERNANDO BONETTO,REYNALDO ARBUE PINI, RUBENS BRAMBILLA

E SÉRGIO RODRIGEUS

CONSELHEIROS SUPLENTES: AIRTON MONTEIRO,AELSON GUAITA, ANA MARIA DA COSTA FERREIRA,ANTONIO CARLOS MASSABNI,

Os artigos assinados são de exclusivaresponsabilidade de seus autores e podem

não refletir a opinião desta entidade.

Conselho Regional de Química - IV Região

EEEEE

Expediente

Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros - CEP 05409-011 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3061-6000 - Fax (11) 3061-5001

Internet: www.crq4.org.br www.twitter.com/crqiv e-mail: [email protected]

O Informativo CRQ-IV é uma publicação bimestral. Tiragem desta edição: 90 mil exemplares

CARLOS ALBERTO TREVISAN, CLÁUDIO DI VITTA, GEORGE

CURY KACHAN, JOSÉ CARLOS OLIVIERI

E MASAZI MAEDA

CONSELHO EDITORIAL: MANLIO DE AUGUSTINIS

E JOSÉ GLAUCO GRANDI

JORNALISTA RESPONSÁVEL: CARLOS DE SOUZA (MTB 20.148)

ASSIST. COMUNICAÇÃO: ANA CRISTINA VELASCO (MTB) 43.167 MARI MENDA (MTB 4606)

IMAGEM DA CAPA: ISTOCKPHOTO.COM

PRODUÇÃO: PÁGINAS & LETRAS EDITORA E GRÁFICA LTDA.TEL.: (11) 3628-2144 - FAX: (11) 3628-2139

EEE

Editorial

MINICURSOS - Poderiam informar se o mi-nicurso sobre HPLC também seráministrado mais próximo à capital em 2012?

Tec. Química Marcel MenezesGuarujá/SP

A reapresentação daquele minicurso,assim como a continuidade do programade treinamentos gratuitos estão na de-pendência de alguns fatores, entre elesa obtenção de um novo patrocínio. Notí-cias serão divulgadas em breve.

MANIPUEIRA I - Acredito haver um enganono artigo sobre a manipueira. Ao serelatarem os parâmetros DQO e DBO,nota-se que o valor da DBO é significati-vamente maior que o da DQO e isto estáconceitualmente equivocado. A DQO sevale de reagentes altamente oxidantes,como o dicromato de potássio em meioácido, ao passo que a DBO é uma infe-rência ao potencial de biodegradabi-lidade da amostra. Assim sendo, partindo-se do princípio de que de toda a DQOpresente, uma parte pode ser biodegra-dada e outra parte é recalcitrante aosprocessos biológicos, é impossível, parauma mesma amostra, o valor da DBO sermaior do que o da DQO.

Bacharel em Química Enelton FagnaniCampinas/SP

MANIPUEIRA II - No Informativo nº 111,os valores referentes às concentraçõesde DQO/DBO parecem estar invertidos.

Eng. Químico Francisco S. dos SantosSão José dos Campos/SP

Resposta do Químico Industrial MarceloSilva Ferreira, autor do artigo sobre amanipueira:

Há um erro de informação quanto aovalor de DQO = 63,5 ppm citada noartigo. A DBO é a quantidade de oxi-gênio necessária para oxidar a matériaorgânica por decomposição microbianaaeróbia para uma forma inorgânicaestável enquanto a DQO se refere à quan-tidade de oxigênio necessária para

oxidação da matéria orgânica por umagente químico e deve apresentar valormaior que o da DBO, não sendo possívelapresentar um valor menor. O artigoinforma os valores de 243 ppm para DBOe de 63,5 ppm para a DQO. O valor daDQO citado se refere a outro dadoanalítico do trabalho (teste de reduçãoda DBO da manipueira) e foi erronea-mente inserido no texto.

NÃO RECEBEU - Estão ocorrendo falhas naentrega do Informativo. Não recebi algu-mas edições e tive de recorrer ao site.

Estudante Juliana G. Martins AndradePiracicaba/SP

Passamos a reclamação aos Correios eestamos aguardando resposta.

NÃO QUER RECEBER - Não quero receber oInformativo, pois não tenho uso para ele.

Bacharel Vladis Bernal BassettoSantos/SP

Não é possível ao CRQ-IV deixar deenviar o Informativo aos profissionaisem situação regular, uma vez que adistribuição é automática. Modificaçõesem andamento no Banco de Dados permi-tirão essa funcionalidade.

Missão a cumprirEste editorial poderia estar co-

memorando a superação das metasque o CRQ-IV se impôs para cele-brar 2011, Ano Internacional daQuímica. Afinal, todas as metasestabelecidas pela entidade forambatidas. O programa de palestraspara estudantes do ensino funda-mental e médio, por exemplo, foium sucesso indiscutível: o projetoinicial de promover 1,5 mil apre-sentações foi superado em outubro,quando já se contabilizavam 1,8mil apresentações. Como a rede deensino solicitou cerca de 4 mil pa-lestras, necessariamente o progra-ma terá de continuar em 2012.

Reunidos em encontro realizadoem novembro, os profissionais queparticiparam do programa perce-beram que o interesse das criançase adolescentes pela Química epelas ciências de um modo geralexiste, o que confirma o excelentemomento para que ações de di-vulgação tenham continuidade.

A missão inicial foi cumprida,mas ainda há muito por fazer.

crq112.pmd 1/12/2011, 14:012

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20113

VVV

Virando a mesa

Pesquisador reverte descrédito eganha o Prêmio Nobel deste ano

por Antonio Carlos Massabni

O Prêmio Nobel de Química de 2011foi concedido ao cientista DanShechtman, do Instituto de Tecnologiade Israel, pela descoberta dos quasi-cristais. Sua descoberta rompeu todasas regras de simetria aceitas na crista-lografia. O prêmio foi uma recompensapela perseverança de Shechtman, queem sua trajetória enfrentou muitas re-sistências de cristalógrafos e químicos,convencidos de que ele estava total-mente equivocado.

Em abril de 1982, Shechtman rea-lizou um experimento de difração ele-trônica utilizando uma liga de alumínio(Al) e manganês (Mn). O difratogramaobtido era, no mínimo, estranho poisera constituído de círculos concên-tricos de dez pontos igualmente espa-çados. Em seu caderno de anotaçõesdo laboratório ele escreveu “eixo10???”, estranhando o resultado, poisde acordo com os conceitos vigentes,os cristais deveriam ter somente oseixos de simetria 2, 3, 4 e 6.

Shechtman, que na época era pes-quisador do National Institute of Stan-dards and Technology, nos EstadosUnidos, estava convencido de que suadescoberta não era acidental. Eleacreditava que tinha encontrado umcristal supostamente com o “impossí-vel” eixo de simetria 5, o que gerou gran-de desconfiança de outros cientistas. Porcausa disso, Shechtman chegou a serhostilizado por vários cientistas, inclu-sive pelo químico Linus Pauling, ganha-dor do Prêmio Nobel por duas vezes,que o teria chamado de “quasicientista”.

Dan Shechtman, que atualmentetrabalha no Instituto de Tecnologia deIsrael, afirmou em entrevista ao site

Technion

oficial do Prêmio Nobel que, com suadescoberta, aprendeu que um bomcientista deve ter humildade suficientepara perceber que as novidades naCiência são imprevisíveis.

Os cristais são considerados sóli-dos com estruturas que se repetem infi-nitamente e se estendem em três di-mensões. Se um cristal com simetriaquatro girar 90 graus sobre um eixo deordem 4, a estrutura anterior é total-mente recoberta. Isto não acontecerigorosamente com os quasicristais,que têm simetria 5, pois alguns átomosnão são recobertos. Os quasicristaisconstituem, portanto, um aspecto fas-cinante da Química e da Ciência dosMateriais, uma vez que as regras exis-tentes do que é um cristal foram com-pletamente transgredidas.

Segundo David Phillips, presidenteda Royal Society of Chemistry, “é pos-sível explicar normalmente, com ter-mos simples, onde os átomos se situamem um cristal, pois o cristal é totalmen-te simétrico, mas nos quasicristais asimetria não é respeitada integralmente,uma vez que eles apresentam modelos

estruturais regulares que nunca se repe-tem”. Phillips complementa: a desco-berta é maravilhosa e tem grande po-tencial de aplicações em ligas e reves-timentos. Para ele, o Prêmio Nobel desteano é um reconhecimento à pesquisafundamental.

O autor é professor titulardo Instituto de Química da

UNESP de Araraquara.

crq112.pmd 1/12/2011, 14:013

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20114

romoções

Prêmios distribuídos a profissionaissomaram mais de R$ 150 mil em 2011

por Ana Cristina Velasco

Fotos: Alex Silva e CRQ-IV

Parcerias com editoras, associações,instituições de ensino e empresas detreinamento possibilitaram ao CRQ-IVdistribuir um total de R$ 152.050,45em prêmios aos profissionais e estudan-tes que participaram das promoçõesveiculadas no Informativo e, principal-mente, pelo site. O valor ficou acimados R$ 140 mil contabilizados em 2010.O número de beneficiados por estasiniciativas saltou, no período, de 170para 190. Livros, bolsas integrais eparciais para cursos rápidos, intensivos,de pós-graduação, convites para semi-nários, congressos e feiras e até umtablet da Apple (veja matéria na página6) estiveram entre os prêmios.

Até o mês de novembro, o Conse-lho contabilizou 2.100 e-mails recebi-dos para os sorteios de livros. Vinte etrês leitores foram contemplados comos exemplares dos 13 títulos divulga-dos. A obra que teve o maior númerode interessados foi Química Tecnoló-gica, escrito pelos Engenheiros Quími-cos Jorge Wilson Hilsdorf, NewtonDeleo de Barros, Celso Aurélio Tassinarie Isolda Costa. O livro apresenta con-ceitos sobre processos relacionados àgeração e conservação de energia.Duzentas e oitenta pessoas enviaraminscrições para esta promoção, feita naprimeira edição de 2011 do Informativo.

O maior prêmio do ano saiu para aBacharel em Química Ana Paula LimaMiranda, de 25 anos, residente em SãoPaulo. Ela ganhou uma bolsa parcialpara fazer o curso de pós-graduação“Pesquisa & Desenvolvimento de Pro-dutos Cosméticos - Cosmetologia Avan-çada”. Oferecida pelo Instituto Racine,a bolsa equivaleu a R$ 7.450,00. Ana

Paula disse que não acreditou na sorteque teve. “Fiz meu registro no Con-selho em março e meses depois já fuicontemplada”, comemorou.

O Instituo Racine ainda ofereceubolsas para cursos intensivos. Uma delassaiu para Thaís Goto Segawa, tambémde São Paulo. Bacharel em Química, 27anos, ela ganhou um desconto de 50%na taxa de inscrição para um treinamentochamado “Cosmetologia: Desenvolvi-mento de Produtos Cosméticos”. Obenefício lhe valeu uma economia de R$1.835,00. “Terminei o curso em outubroe posso dizer que foi ótimo”, avaliou.

Em troca da divulgação do curso“Auditor Ambiental Internacional” no sitedo Conselho, a empresa Proenco Brasilcedeu para sorteio três bolsas integrais,no valor de R$ 2.500,00 cada. A Técnicaem Meio Ambiente Silmara Fagian deSouza, 32 anos, de Jundiaí, foi uma dascontempladas e fez o curso em setem-bro. Ela contou que o treinamento lhepermitiu aperfeiçoar os conhecimentos naárea e por isso agradeceu ao Conselho.

Individualmente, a Revista do MeioAmbiente Industrial foi a parceira queofereceu a maior premiação em 2011.Foram 20 inscrições gratuitas, no valorde 1.200,00 cada, para o “SeminárioInternacional do Meio Ambiente Indus-trial e Sustentabilidade (SIMAI)”, ocor-rido em novembro.

Outra premiação de montante con-siderável resultou do acordo feito peloConselho com a Associação Brasileirade Cosmetologia (ABC). Como contra-partida pela utilização do auditório dasede e divulgação do “Simpósio Inter-nacional de Fotoproteção”, ocorrido emabril, a ABC disponibilizou sete inscri-ções, no valor de R$ 1.800,00 cada,totalizando R$ 12.600,00. “Essas pro-moções ajudam quem não pode arcarcom o valor da inscrição” disse a Téc-nica em Química Sacha Picheco, de 31anos, moradora na capital paulista, ga-nhadora de uma das inscrições.

Thaís economizou R$ 1,8 mil em curso

Sacha: promoções ajudam quem não pode pagar

PPP

P

P

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20114

crq112.pmd 1/12/2011, 14:044

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20115

Residente em Guarulhos, a Técnicaem Química Zoraide Cruz de Andrade,33 anos, ganhou uma bolsa no valor de

R$ 1.390,00 para fazer o curso sobremanuseio e transporte de produtos peri-gosos, ocorrido em março. Segundoafirmou, sua participação permitiu quepassasse a atuar como difusora dos co-nhecimentos que obteve para os cole-gas da empresa onde trabalha. O cursofoi promovido pela Indax Comunicação,que ofereceu outras sete inscrições paraaquele treinamento.

A Intertox, empresa de consultoria,assessoria e treinamento nas áreas demeio ambiente e toxicologia, tambémrealizou diversos cursos no CRQ-IV.Para um deles, “Interpretação e aplica-ção da norma ABNT-NBR 14725 –Classificação GHS, Rotulagem eFispq”, três profissionais receberambolsa de 50%, cada uma no valor deR$ 725,00. Foram contemplados osTécnicos em Química Bruno MessiasAguiar, de 25 anos, de São Paulo, Mi-chele Garcia, de 30 anos, de Vargem

Grande Paulista, e Tânia Helen Bolzan,25 anos, de Sorocaba.

Para o curso “Embalagens paracosméticos”, promovido pelo Institutode Embalagens, uma das sorteadas foiViviane Renata Ferreira Vicenti, de 39anos. Moradora em Santo André, aBacharel em Ciências com Habilitaçãoem Química fez o curso sem pagar ataxa de R$ 1.260,00. Foi a primeira vezque conseguiu ser contemplada numsorteio feito pelo Conselho. Em setem-bro, a Bacharel em Química HeloisaStela Bruni Aun, de 32 anos, de SãoPaulo, ganhou uma inscrição no valorde R$ 640,00 para participar do work-shop “Embalagens & Sustentabilidade”.Ela disse que sempre se inscreve naspromoções do CRQ-IV e que toda se-gunda-feira entra no site para checarse há novidades. “O conteúdo, a es-trutura e até o local do treinamentosuperaram minhas expectativas”, disse.

Os Técnicos em Química MarciaCristiani Souza Silva, de 24 anos, deSanto André, e Thiago Alves Teixeira,27, de Ribeirão Pires, fizeram o curso“Agitação e mistura em processos in-dustriais”, promovido pela AssociaçãoBrasileira de Engenharia Química (Abeq)sem pagar a inscrição de R$ 1.200,00.“Sempre participo das promoções etambém tento me inscrever para os mini-cursos (programa de treinamentos gra-tuitos realizado pelo Conselho)”, disseMarcia. Já Teixeira contou que, na épocado sorteio, estava trabalhando em outraempresa e conseguiu liberação para fazero treinamento. Mas como o curso foi adia-do para o final do ano e ele também mu-dou de emprego, o pedido de liberaçãoteve que ser feito novamente. “Ser sor-teado com bolsa integral já é uma vitó-ria. Agora, conseguir ser liberado duasvezes e por empresas diferentes foi mes-mo uma grande sorte”, comemorou.

Ela está em todas!Moradora em Diadema, a Técnica

Química Iracy Freire Oliveira, de 43anos e registrada no CRQ-IV desde 2007,está entre as pessoas que mais participa-ram das promoções feitas pela entidadeeste ano. Entre outros, ela mandou ins-crições para os sorteios de bolsas paratrês cursos promovidos pela empresaMicrobióticos, de Campinas: Validaçãode métodos de análises, HPLC e Intro-dução à cromatografia de gases. Tambémse inscreveu para o curso sobre designde embalagens, do Instituto de Emba-lagens, para o Seminário de Transportee Manuseio de Produtos Perigosos, daIndax Comunicação, e para o curso so-bre mercado de carbono, da ProencoBrasil. Foi contemplada com um bolsade R$ 620,00 para o curso sobremembranas filtrantes, promovido, emjulho, pelo Portal Tratamento de Água.

Iracy também conseguiu vaga paratrês minicursos gratuitos, dois deles nacapital e o outro em Santos.

“Os eventos promovidos pelo CRQ-IV são de excelente qualidade, por issoestou sempre me inscrevendo”, expli-cou. Além da oportunidade de adquirirconhecimentos sobre diferentes áreasda química, estas iniciativas propor-cionam outro incremento consideradoprimordial por Iracy: a troca de expe-riências com outros profissionais. Sa-tisfeita, ela avisa: “vocês ainda rece-berão muitas inscrições minhas”.

romoçõesPPP

P

P

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20115

Zoraide dividiu os conhecimentos com colegas

crq112.pmd 1/12/2011, 14:045

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20116

Mirou no livro e acertou no iPadIntenção da ganhadora do tablet era concorrer ao sorteio de um livro

A Licenciada em Química Janaínade Godoy Gonçalves, de 29 anos, mo-radora em Ribeirão Preto, foi a ganha-dora do sorteio do iPad2, realizado dia21/11 na sede do CRQ-IV, em SãoPaulo. Ela foi informada de imediato doresultado e na mesma semana já estavacom o aparelho em mãos. O sorteio foirealizado por Lícia Maria Britto, gerenteda empresa Systems Links. Represen-tante no Brasil da American ChemicalSociety (ACS), a Systems Links iniciouuma campanha de filiação à entidadeem setembro e procurou o Informativopara auxiliá-la. Como contrapartida,ofereceu o tablet fabricado pela Applepara sorteio entre os leitores. O vídeomostrando a realização do sorteio pode

ser visto no canal que o CRQ-IV man-tém no YouTube ou na versão on-linedesta edição.

“Eu fiquei muito feliz quando recebia notícia, nem acreditava. Contei paraalguns amigos próximos e eles ficaramfelizes por mim também”,disse Janaína. Ela contou quesempre quis ter um tabletpor achar o aparelho diferentee bonito. A ganhadora da promo-ção afirmou que pretende usaro aparelho principalmente paraauxiliá-la em seus estudos. Elajá possui mestrado e pretendeagora ingressar no dou-torado.

A inscrição no sorteiofoi um grande acaso. Janaínacontou que ficou sabendo da promo-ção pelo último Informativo, mas acabouse esquecendo. No dia 21, acessou osite do Conselho com a intenção de obterinformações para se inscrever em outrapromoção divulgada na mesma edição:o sorteio do livro Tudo o que você faztem a ver com a química. Quandoabriu a home page, viu a nota dandoconta de que aquele seria o último dia deinscrição para o sorteio do iPad, resolveuarriscar e se deu bem.

Foi a primeira vez em que a pro-fissional ganhou uma promoção. Antesde ingressar no curso de Licenciaturana USP de Ribeirão Preto, Janaína, queé de Limeira, se formou Técnica emQuímica em sua cidade. “Eu me ins-crevia praticamente em todos os sor-teios quando fazia o técnico, mas comonunca ganhava nada acabei desistindo”.

Após concluir a licenciatura e omestrado, a profissional optou por fixarresidência em Ribeirão Preto porque foi

aprovada num concurso da USP paratrabalhar nos laboratórios da instituição,auxiliando professores na preparação deaulas práticas para alunos de graduaçãoe de iniciação científica.

PARTICIPAÇÃO - Para realizar a promo-ção do iPad, o CRQ-IV desenvolveu umsistema eletrônico que atribuiu um nú-mero aleatório, entre 1 e 99 mil, a cadaum dos 1.721 profissionais que se ins-creveram. O sorteio seguiu a mesmalógica, razão pela qual o sistema tevede fazer 71 tentativas até encontrar umnúmero constante na base de inscritos.Não é possível perceber essas tentativasno vídeo que registrou o sorteio, poiselas ocorreram automaticamente, emintervalos de milissegundos.

No mesmo vídeo, Lícia Maria Brittodisse que a promoção gerou resultadospositivos para a Systems Link, razãopela qual pretende fazer outras parceriascom o CRQ-IV.

Janaína usará o tablet para auxiliá-la nos estudos

romoçõesPPP

P

Célio Messias

crq112.pmd 1/12/2011, 14:016

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20117

Espaço Sinquisp

Sindicato abre suas portas parapromover cursos de aprimoramentoEm 2011, o Espaço Químico

recebeu os mais diversos tipos decursos, como dois módulos docurso Processos Eletroquímicos(em parceria com o Centro PaulaSouza), Qualificação de Forne-cedores, Cosmética Capilar e In-trodução à Perícia Judicial e Extra-judicial na Área da Química.

Foram nove cursos já reali-zados, com participação de maisde 200 pessoas. E não paramospor aí: até o fechamento destaedição, estavam agendados maistrês cursos até dezembro. Totali-zamos 12 eventos de março a de-zembro de 2011.

O Conselho Regional de Quí-mica de São Paulo tem sido umgrande aliado do Sinquisp, ceden-do suas instalações para a reali-zação de vários treinamentos. Defevereiro a outubro deste ano,foram onze eventos, divididos emsimpósios (da Água, de InovaçãoTecnológica e Soluções para oMeio Ambiente) e cursos (Química

Verde, Gerenciamento de Resí-duos, Produtos de Degradação,Saneantes, Processos QuímicosAmbientais, Cosméticos OrgânicosNaturais etc). Tais eventos reuni-ram mais de 500 participantes.

Reação química tem edição extraEstamos chegando ao final de

2011 que, com o Ano Internacionalda Química, foi um período na qual aQuímica nunca esteve tão em evi-dência no mundo. Simpósios, proje-tos, exposições, debates, cursos,workshops e mais uma infinidade deeventos ganharam o planeta, apro-ximando o setor não só dos profis-sionais, como do grande público.

Assim, lançamos uma edição es-pecial do nosso informativo ReaçãoQuímica, que contará com uma ver-são impressa e outra online, dis-ponível para download no nosso sitewww.sinquisp.org.br. Por meio dele,você pode ficar a par do resumo denossas atividades realizadas este

ano e que, com sua ajuda e esforço,pretendemos estender pelos pró-ximos anos.

Assembleia fixataxa associativa

Decidida em assembleia, a taxaassociativa para 2012 será de R$100,00. Porém, para quem pagaraté o dia 29/12 o valor será de R$75,00. A taxa é o que garante aoassociado do Sinquisp acesso abenefícios como colônia de férias,assistência financeira, assessoriajurídica, planos de saúde, cursosde aprimoramento etc.

Os boletos já foram enviados.Quem não recebeu pode emitir asegunda via pelo site www.sinquisp.org.br ou solicitá-lo pelo telefone11 3289-1506.

As informações desta página são de res-ponsabilidade do Sinquisp. Dúvidas: 113289-1506 ou [email protected]

crq112.pmd 1/12/2011, 14:017

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20118

TTT

Talentos precoces

Química leva estudantes brasileirosa conquistar destaque internacional

Graduando publica artigo nos EUA e grupo vence Olimpíada Iberoamericana

Com apenas 22 anos de idade, oestudante do Instituto de Química daUSP de São Carlos, Ricardo Kita No-miyama, já ostenta no currículo a faça-nha de ter publicado recentemente umartigo na edição online da revista Physi-cal Review B, da American PhysicalSociety. Sob o título de “Propriedadesestruturais de óxidos usando a teoriafuncional da densidade funcional”, otexto relata a descoberta de uma estru-tura de monóxido de platina com ener-gia mais baixa do que outra propostahá 70 anos por Linus Pauling (1901-1994), ganhador do Prêmio Nobel deQuímica de 1954, além de duas estru-turas atômicas de dióxido de platina tãoestáveis quanto as já existentes.

Realizada em 2010, a pesquisa in-tegra o trabalho de iniciação científicade Nomiyama e se concentrou na pro-cura de novas configurações para osdiferentes óxidos de platina. “Busqueiestruturas na literatura, bem como apli-

quei design computa-cional para criar novas”,explicou. Com o conjun-to de estruturas que pes-quisou, efetuou os cha-mados cálculos de pri-meiros princípios usan-do a Teoria do Funcionalda Densidade, o que lhepermitiu encontrar umaestrutura mais estávelpara o monóxido de pla-tina e algumas estruturasintermediárias para asdemais composições deóxidos de platina.

“A estrutura que en-contrei para o monóxidode platina mostrou-se maisestável que aquela que há70 anos era tida como ade estado fundamental,estrutura essa que haviasido sugerida por LinusPauling”. Segundo o estudante da USPde São Carlos, sua descoberta mostra aimportância de se estudar sistemas tidoscomo ‘conhecidos’. Também pode aju-dar a compreender o que realmente seforma nos eletrodos e como isso afetaseu funcionamento. A platina é o principalmaterial utilizado no anodo (eletrodo) decélulas a combustível à base de etanol.Sua função é quebrar a molécula deetanol para que se obtenha o hidrogênioque será injetado na célula.

FUTURO - Prestes a se formar no cursode Bacharelado em Química com ên-fase em materiais – concluirá a gradua-ção em julho de 2012 – Nomiyama está

iniciando um estudo complementarsobre estruturas de sulfeto de platina paradiferentes composições. Ele acredita queessa nova pesquisa, juntamente comaquela publicada na revista norte-ame-ricana, culminará no seu trabalho de finalde curso. O estudante ainda não sabe sedará continuidade imediata aos estudosou se encarará o mercado de trabalho:“Não tenho certeza. Estou pensando emfazer mestrado, mas também desejoexperimentar a indústria antes”, diz.

CONSELHO - Ricardo Nomiyama estácadastrado no CRQ-IV como estudantedesde outubro deste ano. Ele conta quedecidiu se vincular porque participou deNomiyama concluirá graduação em 2012

Visualização do resultados do trabalho realizado: à esquerda a estruturaencontrada por Ricardo Nomiyama; à direita a estrutura de Linus Pauling,onde as esferas cinza são átomos de platina e as vermelhas são átomos deoxigênio.

Ilustração fornecida por Ricardo Nomiyama

Arquivo pessoal

crq112.pmd 1/12/2011, 14:018

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/20119

TTT

Talentos precoces

uma palestra promovida pela entidade erecebeu a informação de que os estudan-tes cadastrados receberiam o Informa-tivo (apenas os que estiverem no últimoano) e poderiam participar dos minicur-sos oferecidos gratuitamente. Os estu-dantes também podem participar de al-gumas outras promoções feitas peloConselho, como sorteios de livros e in-

gressos para congressos e semináriostécnicos.

Mesmo dizendo não conhecer bemo Prêmio CRQ-IV, Ricardo Nomiyamaavalia que premiações como essa sãode suma importância para incentivar apesquisa, mas acha que a divulgaçãodeveria ser mais efetiva, principalmentepor parte dos docentes das instituições.

Com inscrições abertas até o dia 31janeiro, o Prêmio CRQ-IV é voltadopara estudantes de cursos técnicos esuperiores na área química. Os vence-dores em cada uma das quatro moda-lidades recebem R$ 10 mil; seus orien-tadores, R$ 4,6 mil.

O regulamento e a ficha de inscriçãoestão disponíveis no site do Conselho.

Equipe nacional ganha a XVIOlimpíada Iberoamericana

“Treinado” por professores da Unicamp, grupo foiformado por estudantes de São Paulo e do Ceará

A equipe brasileira foi a vencedorada XVI Olimpíada Iberoamericana deQuímica, realizada na UniversidadeFederal do Piauí, em Teresina, de 16a 24 de setembro. O estudante doensino médio Raul Bruno Machadoda Silva, do Colégio Farias Brito, deFortaleza, no Ceará, conquistou oprimeiro lugar geral e uma medalhade ouro. Também conquistaram me-dalhas outros três integrantes do timenacional: Davi Rodrigues Chaves, do

Colégio Ari de Sá, de Fortaleza, commedalha de ouro; Tábata Cláudia Amaralde Pontes, do Colégio Etapa, de SãoPaulo, com medalha de ouro, e DanielArjona de Andrade Lima, do ColégioObjetivo, da Granja Viana, em São Pau-lo, com medalha de prata.

A olimpíada integrou as ações bra-sileiras pelo Ano Internacional da Quí-mica. Delegações de 16 países parti-ciparam, com um total de 64 estudantesmenores de 18 anos. A equipe que repre-

sentou o Brasil foi selecionada peloPrograma Nacional Olimpíadas deQuímica, da Associação Brasileira deQuímica, e preparada por professoresdo Instituto de Química da Unicamp.

As outras medalhas de ouro fica-ram com equipes formadas por estu-dantes a Argentina, El Salvador eCuba. Portugal, Espanha e outros 14países do continente americano parti-ciparam da XVI Olimpíada Ibero-americana de Química.

Ladeado por professores e organizadores do evento, time brasileiro mostra as medalhas conquistadas

UFPI

crq112.pmd 1/12/2011, 14:019

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201110

FFF

Fórum AIQ

Encontro discutiu ações do CRQ-IVCom o objetivo de avaliar as ações

realizadas durante o Ano Internacionalda Química (AIQ) e reunir propostaspara a continuidade dos projetos, maisde 60 convidados participaram no dia10 de novembro, na sede do CRQ, emSão Paulo, do Fórum de Educação emQuímica – As lições tiradas do AIQ.O público foi constituído de profes-sores, coordenadores de cursos da áreaquímica, profissionais e representantesdas Diretorias de Ensino do Estado eMunicípio e da Secretaria Estadual deEducação. O evento teve a coberturada TV Record (veja vídeo com a reporta-gem na versão on-line desta edição) eda Revista Quanta, publicação lançadaem setembro e que tem como foco re-portagens mostrando a ligação entre asciências naturais e a vida cotidiana.

O encontro foi aberto pelo presi-dente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis,que em seu discurso ressaltou a impor-tância do Ano Internacional da Químicapara a valorização da ciência e paramelhor esclarecer os benefícios que elavem proporcionando à sociedade. Elefalou da campanha publicitária desen-volvida pelo Conselho na televisão e naRevista Nova Escola e do programa depalestras realizado pela entidade em es-colas de ensino fundamental e médio.

Conforme relatou o presidente do

CRQ-IV, a iniciativa de apre-sentar a química às crian-ças e mostrá-la como umaopção de carreira profissio-nal aos adolescentes teveum retorno muito acima doesperado. Ao elaborar o pro-jeto, o Conselho tinha comometa promover, este ano,1,5 mil palestras. Até outu-bro, realizou 1,8 mil de umtotal ao redor de 4 mil soli-citadas pela rede de ensino.

imagens de outros sites de divulgaçãoda química, como o Química Nova Inte-rativa (www.qnint.sbq.org.br/qni) e oQuid+ (www.quid.sbq.org.br), esteúltimo voltado ao público infanto-juvenil.Especificamente sobre projeto 365 diasde química, Claudia Rezende ressaltoutratar-se de uma iniciativa extremamenteambiciosa, já que se propõe a mostrar,a cada dia, uma molécula diferente e umaentrevista com um profissional comatuação na área.

MEDALHAS - Na sequência, Manlio deAugustinis entregou medalhas de reco-nhecimento aos trabalhos desenvolvi-dos por Claudia Rezende e para DaysePereira da Silva, da Coordenadoria deEstudos e Normas Pedagógicas (CENP),órgão da Secretaria Estadual da Edu-cação que promoveu uma videocon-ferência com os diretores de ensino paraque o CRQ-IV pudesse divulgar a reali-zação das palestras. Também recebe-ram medalhas dois funcionários do Con-selho que tiveram grande participaçãoneste projeto: Andrea de Batista Marianoe Valdemir Lima da Silva, ambos do De-partamento de Fiscalização. No decor-rer do dia, os profissionais que minis-traram as palestras também receberammedalhas como reconhecimento peloseu engajamento.

Tal interesse levará o Conselho a darcontinuidade ao programa em 2012.

A seguir, a professora Claudia Re-zende, da Sociedade Brasileira de Quí-mica (SBQ), do Instituto de Químicada Universidade Federal do Rio de Ja-neiro e coordenadora do AIQ no País,fez um balanço dos projetos iniciadosem 2011 e elogiou a participação brasi-leira: “o Brasil está entre os três paísesde maior destaque nas ações pelo AnoInternacional da Química”. Para ela, aquímica é a “bola da vez” como profis-são. Rezende apresentou dados mos-trando uma grande evolução do númerode formandos em química e de profis-sionais em atuação no mercado.

Em sua exposição, a representanteda SBQ contou que o site www.quimica2011.org.br, criado para divulgar o

AIQ, teve 200 mil visitasde janeiro a outubro, espe-cialmente do Brasil, Por-tugal e Estados Unidos. NoBrasil, São Paulo liderou oranking, com 14% dosacessos, seguido pelo Riode Janeiro (12%) e BeloHorizonte (6%). Ela tam-bém falou do blog aiq (http://blog.quimica2011.org.br), que teve 14 mil visitasaté outubro, e mostrou

Claudia Rezende: química é a “bola da vez” como profissão

Fotos: Alex Silva

Augustinis falou sobre a importância do AIQ à TV Record

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0110

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201111

FFF

Fórum AIQ

Grupos apresentam propostas paramanter e ampliar divulgação da química

Para elaborar propostas com vistasà continuidade dos trabalhos depois doAIQ, os participantes do fórum foramdivididos em três grupos para discutiros seguintes temas: palestras, oficinas/experimentos e divulgação. Cada grupoteve duas horas e meia para debater e,ao final, as propostas foram apresenta-das no auditório do Conselho.

O grupo de trabalho de palestrasfixou como um dos objetivos mostraraos alunos as grandes oportunidadesque o mercado de trabalho oferece paraquem tem formação na área química.O grupo apresentou a proposta de dife-renciar melhor as palestras do ensinofundamental I e II e ensino médio porassunto e faixa etária. Propôs, também,uma aproximação das escolas com aindústria, intermediada pelo CRQ-IV,para a realização de visitas técnicas.

O grupo de trabalho de oficinas eexperimentos avaliou ser necessária aadoção de experimentos simples em sa-las de aula como instrumento de incenti-vo aos alunos pela carreira Química.Também discutiu a necessidade de me-lhor preparar os professores do ensinofundamental e médio para atuarem co-

mo agentes motivadores. Para tanto, ogrupo propôs, entre outras, as seguintesações: 1) Fazer ampla divulgação do livrode experimentos A química perto devocê, pois muitos professores desconhe-cem este instrumento de trabalho; 2)Estabelecer entendimentos com a Secre-taria de Educação para estruturação deoficinas pedagógicas destinadas ao apri-moramento profissional de professores.

Entre as propostas formuladas, ogrupo de trabalho de divulgação enfati-zou a necessidade de um maior envol-vimento no programa das instituiçõesde ensino que oferecem cursos (técni-

cos e superiores) na área química, jáque elas serão as principais beneficiadascom o possível aumento do interessede estudantes por seus cursos que aspalestras feitas pelo Conselho poderãoproporcionar. Uma das alternativas paraestimular a participação das instituiçõesnesse trabalho seria a inclusão no timede palestrantes de estudantes de licen-ciatura e bacharelado em química.

As propostas elaboradas pelos gru-pos de trabalho serão agora analisadaspela direção do CRQ-IV. Cópia do do-cumento pode ser consultada na versãoon-line desta edição.

Participantes do fórum formaram grupos de trabalho para apresentar propostas para dar continuidade aos projetos iniciados em 2011

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0111

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201112

FFF

Fórum AIQ

Palestrantes contam experiênciasProfessores que ministraram palestras do CRQ-IV falam da receptividade

Quatro professores presentes aoFórum de Educação em Química –As lições tiradas do AIQ relataram aoInformativo suas experiências comoparticipantes do programa de palestrasdesenvolvido este ano pelo ConselhoRegional de Química em escolas deensino fundamental I e II e ensinomédio do estado de São Paulo.

Claudinei Antonio de Paula, que temlicenciatura em Química pela Univer-sidade de Uberaba/MG, é professor dequímica da ETEC de Igarapava e fezseis palestras em duas escolas, AntonioJunqueira da Veiga, em Igarapava, parao ensino médio, e Colégio Objetivo, deItuverava, para o ensino fundamental.Segundo ele, a receptividade às pales-

tras foi muito boa. “Os estudantesgostaram bastante, os mais novos erammuito curiosos quanto ao material pre-parado para as palestras. Deu para mos-trar que a química está envolvida emtudo”. Ele contou que os estudantes doensino médio acharam mais interessan-tes as áreas relativas à química, como

as opções de ensino técnico, de cursossuperiores e questões relacionadas aomercado de trabalho. “Foi muito bomfazer as palestras, vale a pena continuaro trabalho para despertar o interessepela química”.

Denise de Fátima Nogueira Paulino,professora da Escola Técnica Estadualde Lins, ministrou oito palestras naEscola Estadual Don Henrique Mourão,para alunos do ensino fundamental I.Segundo ela, os alunos estavam ansio-sos pela palestra, curiosos para sabero que iria acontecer. “Depois que fize-mos o experimento ‘pH do planeta’ ascrianças se interessaram muito maispela ciência química”, avaliou.

Outra palestrante que disse ter sidomuito bem recebida pelas crianças,professores e coordenadores foi MartaEliza Bergamo, da Fundação Indaiatu-bana de Educação e Cultura, de Indaia-tuba. Suas palestras foram na EscolaEstadual Professora Helena de CamposCamargo, para alunos do ensino funda-mental II. “O professor de química daescola já havia feito o experimento do‘pH do planeta’ com os alunos. Minhapalestra complementou ainda mais o

assunto sobre a química no dia a dia daescola”, explicou.

Já a professora Patrícia Sartorelliachou muito bom participar do pro-grama, embora tenha feito apenas umaapresentação (na escola Germinare, no

Parque Anhanguera, em São Paulo) porproblemas de agenda: “Fiz uma palestrapara o ensino Fundamental II, numaescola particular. Percebi grande inte-resse quando puxava o assunto paraquestões do dia a dia, mostrando, porexemplo, que a química está no sabãoem pó que as mães usam em casa. Foiuma troca legal”, finalizou.

Claudinei fez seis palestras

Denise: experimento do pH despertou interesse Patrícia focou nas questões do dia a dia

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0112

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201113

LLL

Literatura

Segurança, meio ambiente etensoativos são temas do bimestre

Em sua última edição de 2011, o Informativo premiará nove leitores com livros sobresegurança química, meio ambiente e tensoativos. Aberto a profissionais e estudantes em

situação regular no Conselho, o sorteio ocorrerá no dia 20 de janeiro, sendo o resultadopublicado na seção “Noticiário” do site (www.crq4.org.br). Para participar, envie e-mail para a

Assessoria de Comunicação do Conselho ([email protected]) contendo osseguintes dados: nome completo, nº de registro e cidade onde reside. Se for estudante, escreva

“estudante” ao lado do nome. No campo assunto do e-mail escreva “Sorteio” e o nome do livrode interesse. Envie e-mails separados se quiser concorrer aos três títulos.

Resultado de um projeto desenvol-vido pelo Programa Internacional sobreSegurança Química, mantido pela Orga-nização das Nações Unidas, OrganizaçãoMundial da Saúde e Organização Interna-cional do Trabalho, o livro Substânciasquímicas perigosas à saúde e ao meioambiente possui uma série de infor-mações colocadas de forma sucinta, demodo a facilitar o entendimento por seupúblico-alvo: leitores que não são espe-cialistas na área. Traduzido pela Enge-nheira Química, Janaína Conrado Lyra

da Fonseca, pela Bacharel em QuímicaMary Rosa Rodrigues de Marchi e pelaBacharel em Letras Jassyara ConradoLyra da Fonseca – todas da Unesp deAraraquara – o livro foi editado pelaCultura Acadêmica e não está maisdisponível para compra. Serão sorteadosquatro exemplares.

Tensoativos – Química, propriedades e apli-cações, obra do Químico Decio Daltinor, é divididaem 11 capítulos que abordam desde a introdução dotema até o aprofundamento de cada característicaou propriedade dos tensoativos. O livro é de interessede todos os profissionais que necessitam de conheci-mentos para entender processos, análises, aplicações,formulações e propriedades de produtos formuladoscom tensoativos. Está à venda na Editora Blucher(www.blucher.com.br) por R$ 84,00. Serão sorteadosdois exemplares.

Escrito pelo Químico Jorge Antônio Barros deMacedo, o livro Química Ambiental - Uma ciênciaao alcance de todos enfatiza a preocupação emmostrar aos leitores as substâncias químicas com asquais muitas pessoas convivem diariamente e que,se não forem usadas de forma adequada, podem geraralgum risco de contaminação. Para ressaltar que aexposição ou uso excessivo de alguma substânciapode causar alterações na saúde, o autor recorre aoconhecido ditado que ensina que “a diferença entreum remédio e um veneno é a dose”. A obra pode seradquirida no site www.aguaseaguas.com.br por R$150,00. Serão sorteados três exemplares deste livro.

Os livros citados nesta página estão disponíveispara consulta na Biblioteca do CRQ-IV,

telefone 11 3061-6039

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0113

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201114

eritos

Banco recebe 250 inscriçõesDivulgado na edição anterior do Informativo CRQ-IV, o

cadastramento eletrônico de profissionais que quiseremintegrar o Banco de Peritos do Conselho recebeu cerca de250 inscrições até o dia 30 de novembro. No grupo estãoprofissionais que já faziam parte do cadastro e pessoas quepediram agora a sua inclusão. Para estas, em breve o Con-selho entrará em contato para solicitar a remessa de cur-rículos e, se for o caso, informações complementares. Talcontato será feito entre janeiro e março do ano que vem.

Os profissionais que preencheram o formulário terão seusnomes incluídos numa cartilha que o CRQ-IV produzirá eenviará aos juízes de primeira instância e tribunais Civis,Trabalhistas, Criminais, Fazenda Pública e Federal do Estadode São Paulo. A iniciativa busca facilitar o trabalho doJudiciário para que contate diretamente um perito quandofor necessária a participação de um profissional para dirimirquestões envolvendo a área química. A cartilha será produzidaem 2012.

O formulário continua disponível no site do Conselho eseu preenchimento é gratuito. Podem se candidatar a peritoprofissionais de nível superior que tenham atribuições paraelaborar laudos, pareceres e atestados. Os interessadostambém precisarão ter experiência de pelo menos cinco anosna área em que pretendem atuar, estar registrado no CRQ-IVe em dia com suas obrigações.

Além da cartilha, o CRQ-IV publicará em seu site umarelação com os nomes dos integrantes de seu Banco dePeritos. Como o preenchimento do formulário de inscriçãopoderá ser feito a qualquer tempo, aqueles que forem sele-cionados para fazer parte do Banco de Peritos terão seusnomes incluídos na lista que será disponibilizada no site(www.crq4.org.br).

AnuidadesAté o fechamento desta edição, o Conselho Federal

de Química (CFQ) não havia publicado a ResoluçãoNormativa especificando os valores das anuidades e taxasa serem pagas em 2012. A expectativa era que o assuntofosse definido até a primeira semana de dezembro. Apartir de então, a norma será publicada no site do CRQ-IV,que paralelamente emitirá e enviará os boletos para osprofissionais e empresas.

RecessoRecessoNo período de 12/12/2011 a 01/01/2012não haverá atendimento ao público na

sede e escritórios do CRQ-IV, devido àatualização de banco de dados,

treinamento interno de funcionários,manutenção predial e recesso de

final de ano.

O CRQ-IV deseja a todos um Feliz Natale um Ano Novo repleto de sucesso!

PPP

P

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0114

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201115

SSS

Selo de Qualidade

Cursos da Fiec/Cepin são certificadosA Fundação Indaiatubana de Educa-

ção e Cultura/Centro Educacional Pro-fissional de Indaiatuba (Fiec/Cepin)conquistou o Selo de Qualidade CRQ-IV para os dois cursos que mantém naárea química: Técnico em Química eTécnico em Meio Ambiente. A conces-são foi anunciada no dia 22 de novembropelo Plenário do Conselho, que se baseouem auditoria feita pela Comissão deAvaliação do Selo. Agora, subiu para oitoo número de cursos que possuem a cer-tificação de qualidade.

A Fiec/Cepin é uma instituição mu-nicipal que mantém cursos técnicos emvárias áreas. Seu superintendente, JoãoMartini Neto, disse que a entidadebuscou a certificação porque quer ser

uma escola de excelência: “Queremos terum padrão educacional alto e estamosconseguindo. Foi uma surpresa agradá-vel receber o pessoal do CRQ aqui”,comentou, referindo-se à equipe res-ponsável pela auditoria. A professora erepresentante de curso, Marta ElizaBérgamo, complementou afirmandoque “mesmo fazendo um bom traba-lho, acreditamos que podemos melho-rar. O Selo trouxe algumas orientaçõespara que essa melhoria continue acon-tecendo”. Segundo Marta, o processopara obter a certificação começou emabril de 2010 e não foi fácil. Porém,com a participação de todas as áreasda escola envolvidas foi possível con-quistar a certificação.

O superintendente João Martini Ne-to acredita que a obtenção do Selo terárepercussão: “Nosso foco são as indús-trias químicas. Temos que oferecer umbom ensino para que o aluno, ao sairdaqui, consiga trabalhar. Vamos divul-gar essa conquista regionalmente”, ex-plicou. Neto enfatizou que a Fiec/Cepiné uma escola técnica gratuita, mantidacom recursos municipais e que funcionahá 25 anos. “Para nós e para a cidade éum incentivo o que o CRQ-IV está fa-zendo. É motivo de muita alegria con-quistar esta certificação”. A professoraMarta informa que a instituição tem umaturma com 30 pessoas que já atuam naindústria e que buscam formação parase regularizarem no Conselho. Tambémmantém em funcionamento uma fábrica-escola de saneantes que permite ao alunovivenciar na prática o que está apren-dendo. Noticiada na edição nº 103 doInformativo, a fábrica foi inaugurada em2010 e destina toda sua produção aosórgãos da prefeitura.

RECERTIFICAÇÃO - O Plenário do CRQ-IV também aprovou a recertificação docurso Técnico em Análises Químicas

da Escola Senai Fundação Zerrener, dacapital paulista. A certificação ocorreuem dezembro de 2009.

Lançado em 2007, o programa Selode Qualidade CRQ-IV é um reco-nhecimento aos cursos de instituiçõescomprometidas com a excelência naformação de técnicos da área química.Para obtê-lo, a escola precisa atender auma série de parâmetros, como os equi-pamentos existentes em seus laborató-rios, a quantidade e pertinência doslivros de sua biblioteca e a qualificaçãodos docentes. O Selo tem validade detrês anos, podendo ser revalidado.

Já obtiveram o Selo cursos da Es-cola Senai Mario Amato (Técnico emQuímica e Técnico em Plásticos), deSão Bernardo do Campo; do ColégioTécnico de Lorena (Técnico em Quí-mica); da Escola Senai Fundação Zerre-ner, de São Paulo; do Colégio Alem(Técnico em Química), de Rio Claro;e da Escola Senai Luiz Simon (Técnicoem Química), de Jacareí.

Para mais informações, acesse www.crq4.org.br. No menu lateral, cliquesobre o item “Selo de Qualidade”.

CRQ-IV

Marta: Selo proporcionou melhorias nos cursos

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0115

Informativo CRQ-IV Nov-Dez/201116

rêmio CRQ-IV

Enviados mil cartazes para divulgarconcurso que distribuirá R$ 58 mil

Abertas em novembro, inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro

Um total de mil cartazes foi enviadopelo Conselho às escolas técnicas e denível superior que oferecem cursos naárea química no estado de São Paulo.Os cartazes foram remetidos aos cui-dados dos coordenadores dos cursos,com o pedido para que os afixem emlocais de grande movimento. A inicia-tiva faz parte da estratégia do Conselhopara divulgar e estimular a participaçãono tradicional Prêmio CRQ-IV, que dis-tribuirá R$ 58.400,00 aos vencedores.

Voltado para estudantes, o concursopúblico busca reconhecer trabalhos depesquisa feitos pelos futuros profissio-nais da química. Podem participar alu-nos de todas as séries ou período decursos técnicos ou superiores. Indivi-duais ou em grupo, os trabalhos poderãoabordar qualquer tema relacionado à áreada química.

O prêmio é dividido em quatro mo-dalidades: Química de Nível Médio,Química de Nível Superior, Química deNível Superior com Tecnologia e Enge-nharia da Área Química. O trabalhovencedor em cada categoria receberá

R$ 10 mil. O professorou profissional que atuarcomo orientador do traba-lho vencedor receberá R$4,6 mil. Obrigatoriamente,o orientador deverá terregistro no CRQ-IV. Osganhadores também re-ceberão certificados e te-rão seus nomes inseridospermanentemente na Gale-ria de Ganhadores do Prê-mio CRQ-IV, disponívelno site do Conselho.

Gratuitas, as inscri-ções estão abertas desdenovembro e poderão serfeitas até o dia 31 de ja-neiro de 2012. A docu-mentação necessária (re-gulamento e ficha de ins-crição) está disponívelpara download no site doConselho (www.crq4.org.br). Informações tambémpoderão ser obtidas pelotelefone 11 3061-6060.

PPP

P

crq112.pmd 1/12/2011, 14:0116