ANO 44 - Nº 4/2013 - NOVEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação ...€¦ · Simoni; com o presidente...

32
Notícias ANO 44 - Nº 4/2013 - NOVEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação do Conselho Regional de Odontologia - Rio Grande do Sul Rua Vasco da Gama, 723 - 90420-111 - Porto Alegre - RS Fone (51) 3332-9299 - Fax 3330-6688 NOVOS CURSOS DE ODONTOLOGIA Apesar da autorização de abertura ser prerrogativa do Ministério da Educação, o CRO/RS continua na briga buscando evitar a criação de outros novos. Pág. 15 O projeto criado pelo CRO/RS intitulado “Mais Dentistas para o Brasil” ganhou força. Apresentado à presidência da República, o projeto foi extremamente bem recebido. A proposta é criar uma equipe de saúde bucal para cada equipe de saúde da família e que tanto a Federação quanto os Estados ampliem os recursos financeiros para a saúde de forma a não comprometer o orçamento dos municípios. O projeto inédito no País só tem uma exigência, que a contratação dos profissionais seja efetivada via concurso público. ELEIÇÃO Resumo esclarece episódio que agitou a Odontologia gaúcha Págs. 16 e 17

Transcript of ANO 44 - Nº 4/2013 - NOVEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação ...€¦ · Simoni; com o presidente...

  • 1

    NOVEMBRO - 2013

    Notícias

    ANO 44 - Nº 4/2013 - NOVEMBRO 2013 - Órgão de Divulgação do Conselho Regional de Odontologia - Rio Grande do Sul

    Rua Vasco da Gama, 723 - 90420-111 - Porto Alegre - RSFone (51) 3332-9299 - Fax 3330-6688

    Mais DENTISTASMais DENTISTASMais DENTISTASMais DENTISTASMais DENTISTASMais DENTISTASpara o Brasilpara o Brasilpara o Brasil

    NOVOS CURSOS DE ODONTOLOGIAApesar da autorização de abertura ser prerrogativa do

    Ministério da Educação, o CRO/RS continua na briga buscando evitar a criação de outros novos.

    Pág. 15

    O projeto criado pelo CRO/RS intitulado “Mais Dentistas para o

    Brasil” ganhou força. Apresentado à presidência da República, o

    projeto foi extremamente bem recebido.

    A proposta é criar uma equipe de saúde bucal para cada equipe

    de saúde da família e que tanto a Federação quanto os Estados

    ampliem os recursos fi nanceiros para a saúde de forma a não

    comprometer o orçamento dos municípios.

    O projeto inédito no País só tem uma exigência, que a

    contratação dos profi ssionais seja efetivada via concurso público.

    ELEIÇÃOResumo esclarece episódio que

    agitou a Odontologia gaúchaPágs. 16 e 17

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 1 31/10/2013 08:50:14

  • 2

    NOVEMBRO - 2013

    Palavra do Presidente

    Ação é a palavra de or-dem. Assim fi zemos ao agen-darmos reunião com o secre-tário estadual da Saúde, Ciro Simoni; com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati; e com o pre-sidente da Famurs, Valdir An-drés, buscávamos aproveitar o grande número de novos profi ssionais colocados no mercado pelas Faculdades e suprir a falta desses nos pos-tos de atendimento do SUS.

    O que não tínhamos certeza era de como seríamos recebidos pelas autoridades. Felizmente o resultado não poderia ter sido melhor.

    Aproveitando o plano federal Mais Saúde e nele o programa Mais Médicos, lan-çamos aqui no Estado o em-brião do Mais Dentistas.

    Do limão...uma limonada

    Ao Secretário apre-sentamos a necessidade de completarmos com CDs as equipes da Estratégia de Saúde da Família no Rio Gran-de do Sul. Ao Presidente da Frente, colocamos o número de profi ssionais egressos das Faculdades e a falta desses no atendimento odontológico da rede pública. Ao Presiden-te da Famurs pedimos que os municípios gaúchos chance-lem o programa e gestionem junto ao governo a agilização do mesmo.

    O CRO/RS por sua natureza de proteção

    à sociedade decidiu usar sua estrutura em defesa dos

    interesses da categoria. É nosso entendimento que aos melhorarmos as condições de saúde estaremos benefi -ciando a população.

    Vamos acreditar e agir!!!

    Flávio Borella

    Ao Secretário apre-sentamos a necessidade de completarmos com CDs as equipes da Estratégia de

    O CRO/RS por sua natureza de proteção

    à sociedade decidiu usar sua estrutura em defesa dos

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 2 31/10/2013 08:50:24

  • 3

    NOVEMBRO - 2013

    Nova Sede

    Desde o projeto embrioná-rio que originou a construção da nova sede do CRO/RS, uma certeza fi cou latente: a Casa da Odontologia, além de referência em conforto e modernidade, foi pensada para facilitar a vida do inscrito.

    Esta obra teve origem em um terreno permutado por percen-tual edifi cado (25%) da área total construída e que na prática equi-vale ao aumento do patrimônio em dez vezes.

    É com esse pensamento norte-ando suas ações que o Conselho Regional de Odontologia está im-plementando diversas novidades que agregarão qualidade e rapidez nos serviços prestados à classe.

    “Paralelo ao atendimento das atribuições legais, é nosso obje-tivo oferecer aos inscritos uma agenda de eventos, entre os quais: cursos, palestras, ofi cinas e workshop – totalmente gratui-ta – que venha a contribuir com a atualização e aperfeiçoamento profi ssional da odontologia”, ex-plica o presidente Flávio Borella.

    Novos serviços

    Que a nova sede conta com um amplo espaço, não é novida-

    A “Casa da Odontologia” irá oferecer eventos gratuitos à classe

    de, entretanto o que muitos des-conhecem é o destino que será dado para essa área.

    Entre os novos serviçosestão:

    - SOS CapacitaçãoEventos científi cos e de atualiza-ção profi ssional gratuitos para to-das as categorias de inscritos.- Agenda “Viva bem”Eventos periódicos focados na qualidade de vida dos profi ssio-nais.

    de, entretanto o que muitos des- - Projeto “Odonto on line”Internet disponível aos inscritos na sede da autarquia.- Biblioteca digitalEspaço para os inscritos estarem conectados com o mundo aca-dêmico e científi co dos maiores centros de referência.

    No momento

    O CRO/RS aguarda a entrega das chaves da nova sede e o iní-cio da execução dos projetos de logística, mobiliário e etc.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 3 31/10/2013 08:50:50

  • 4

    NOVEMBRO - 2013

    Gestão & mercado

    Prof. Dr. Marcos Rocha*Na odontologia, nos últimos

    15 anos, vivemos uma explosão da concorrência. A abertura in-discriminada de faculdades colo-ca todos os anos milhares de no-vos profi ssionais ao mercado. O mercado precisa de concorrência para ser justo, quando não existe a tendência é o setor ter preços muito elevados e risco de queda na qualidade do serviço. O Bra-sil, por suas características conti-nentais, deveria ser benefi ciado com essa explosão no número de dentistas, mas ocorre que 98% deles se concentram em gran-des centros, justamente onde a concorrência está se tornando predatória. Os rincões mais afas-tados continuam sem a presença de profi ssionais.

    Concorrência

    Um dos aspectos que discuti-mos em nosso curso na Jornada Odontológica Sul Riograndense - JOS (agosto), juntamente com os colegas participantes e os repre-

    A explosão da concorrência na odontologiasentantes do CRO/RS foi justamente uma melhor distri-buição dos profi s-sionais por cidades gaúchas que ainda tem um número re-duzido de CDs em relação à população.

    Fugir dos centros

    Estimular os jo-vens que estão se formando a procurar outras al-ternativas para exercer a odon-tologia em cidades menores, fugindo dos grandes centros é uma alternativa. O profi ssio-nal vai ganhar em qualidade de vida, além de em alguns casos conseguir elevar o seu padrão fi -nanceiro em quase 50% quando comparado aos grandes centros.

    Por dentro dos números

    O leitor encontra a tabela com a distribuição de número de den-tistas por habitantes nas cida-

    des gaúchas no site do CRO/RS(www.crors.org.br).

    Novas oportunidades

    Tudo tem o seu lado positivo. Conforme detalhamos em nossa última coluna aqui na revista do CRO/RS, a ascensão da Classe C acabou oferecendo acesso à po-pulação mais carente a serviços que antes não tinha. Isso acabou gerando um aumento na deman-da pelos serviços prestados pelos profi ssionais de odontologia e consequentemente uma maior

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 4 31/10/2013 08:50:52

  • 5

    NOVEMBRO - 2013

    Gestão & mercado

    procura, diminuindo a concorrência em alguns lu-gares.

    A ascensão das classes de mais baixa renda ao patamar de “consumidores” abre novas opor-tunidades. Criar um negócio que atenda essa demanda com a qualidade necessária, fugir de grandes centros e procurar lugares com menor concorrência, criar uma rede de cooperação em odontologia, que una forças de pequenos con-sultórios para criar uma marca forte por meio de cooperação são algumas possibilidades para o futuro da odontologia.

    Conclusão

    O momento requer uma análise cuidadosa e para ganhar terreno frente a concorrência se faz necessário planejamento estratégico de longo prazo. Não adianta ficar tapando buracos quando eles aparecem, assim como em odontologia, nas estratégias de marketing ações preventivas e bem estruturadas são sempre mais eficazes, logo se não conseguir entender muito bem por onde começar, procure a ajuda de um profissional habilitado em gestão e marketing, antes que a concorrência engula seu negócio.

    Boa sorte.

    *Sobre o Autor:

    Marcos Rocha é Cirurgião Dentista, Empresário, Mestre em Odontologia pela FOUSP, Pós graduado em Administra-ção de empresas e autor do Blog Marketing em Odontologia (www.marketingemodontologia.com.br)

    Contato com o autor:[email protected]

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 5 31/10/2013 08:50:53

  • 6

    NOVEMBRO - 2013

    Pelo Interior Livre Acesso

    Uma emenda enviada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho à Câ-mara Municipal de Caxias do Sul terminou com a isonomia salarial existente entre médicos e cirurgi-ões-dentistas no município. Além disso, foi o estopim da campanha que reivindica o restabelecimento do direito, previsto na lei 3.999 de 1961. Agora, os CDs municipários juntaram-se a outras categorias do funcionalismo municipal pedindo o ajuste do plano de cargos e salários proposto pelo executivo.

    Histórico Na reunião da Comissão de Saú-

    de do legislativo municipal, a situ-ação foi exposta aos vereadores presentes, que se dispuseram a en-campar a causa. Na oportunidade, o presidente do CRO/RS, Flávio Bo-rella, que discursou a favor dos mu-nicipários, endossou: “A isonomia entre médicos e CDs existe no Brasil desde 1961, pela lei 3999, e está tra-mitando no Congresso outra mais atual que dá aos profi ssionais das duas áreas o salário mínimo de R$ 7.000,00, isto é: há isonomia”.

    Municipários de Caxias cobram manutenção da isonomia

    Em um segundo momento, uma comissão de CDs, nova-mente com o CRO/RS presente através das conselheiras Maria Rita de Lemos e Elaine Framarin, deu prosseguimento às negocia-ções, apresentando a questão ao chefe de gabinete do prefei-to, Manoel Marrachinho. Os CDs cobraram da administração mu-nicipal que fossem incluídos no reajuste de 60% concedido aos médicos.

    A municipária Melissa Tieppo classifi ca a postura do CRO/RS nas negociações como extrema-mente solícita. “A posição do Con-selho foi muito fi rme em defesa da categoria. Esteve presente nas principais reuniões defendendo a necessidade da valorização dos profi ssionais”, avalia.

    IgnoradosNa visão dos municipários, em-

    bora considerados um dos 5 me-lhores atendimentos em saúde bu-cal do Brasil pelo programa Brasil Sorridente, a retribuição que rece-bem pela constante preocupação

    com a saúde da população é o es-quecimento. Agora, representados pelo SindiServ, os CDs juntaram-se a outras categorias que reivindi-cam mudanças no plano de salá-rios e ainda aguardam a data da próxima audiência.

    Presidente do SindiOdonto Serra, Sérgio Cal-legari, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias

    Representantes do CRO/RS e municipários de Caxias em reunião com representantes da prefeitura

    Municipários de Caxias cobram

    Presidente do SindiOdonto Serra, Sérgio Cal-

    Representantes do CRO/RS e municipários

    Foto

    s:

    Div

    ulga

    ção

    CRO

    /RS

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 6 31/10/2013 08:50:54

  • 7

    NOVEMBRO - 2013

    Livre Acesso

    O CRO/RS seguiu, de imediato, a lei 12.527/2011, que regula o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, disponibilizan-do em seu site um espaço para o cidadão reque-rer dados financeiros referentes à Autarquia.

    O objetivo da medida é, entre outros, garantir a transparência da aplicação dos recursos públicos e está baseada no entendimento de que o acesso a essas informações – públicas – é a regra, e o si-gilo a exceção.

    “Entendo que a transparência é um instru-mento eficaz para quem está na direção das ins-tituições no sentido de informar a classe sobre o uso dos recursos financeiros arrecadados. Atra-vés desse Portal podemos compartilhar o uso responsável dos recursos, não deixando margem para dúvidas.....”, coloca o presidente Flávio Bo-rella.

    Nova sede terá indicador dos dados

    financeiros

    Para melhor informar o seu inscrito, o CRO/RS disponibilizará em sua nova sede um painel, onde

    Portal da Transparência do CRO/RSDados financeiros da Autarquia

    à disposição dos inscritos

    serão expostos dados financeiros da Autarquia, ou seja: para onde vai o dinheiro proveniente dos inscritos.

    SERVIÇO

    Como buscar informações financeiras?- acesse o portal do CRO/RS (www.crors.org.br/instituicao)- utilize o formulário para solicitar informações

    MAIORES ESCLARECIMENTOS:

    (51) 3026-1731 ou [email protected]

    Foto

    s:

    Div

    ulga

    ção

    CRO

    /RS

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 7 31/10/2013 08:50:55

  • 8

    NOVEMBRO - 2013anuncio2013_modelo2_curvas_versao_DR10sexta-feira, 18 de outubro de 2013 08:02:26

    Instituição Aberta

    OUVIDORIAOriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Suécia, em 1809, quan-do o parlamento elegia uma pes-soa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colônia e tem, basicamente, o mesmo signifi cado de Ombuds-man: representante do povo.

    Afi nal, o que vem a ser na prática?A Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar suas críti-cas quanto aos serviços prestados, dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um

    CRO/RS institui OUVIDORIAe abre TWITCAM

    Novos serviços buscam ouvir a classee ampliar espaço para interação do inscrito

    papel de mediador entre o cida-dão e a instituição, a fi m de solu-cionar o problema sem que haja danos para as partes.

    Qual o objetivo da Ouvidoria no CRO/RS?A partir da manifestação recebida, melhorar a qualidade do serviço prestado, de forma que o Inscrito possa se sentir satisfeito e BEM re-presentado pela Autarquia.

    Como irá funcionar?A Ouvidoria recebe as manifes-tações e as encaminha para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas.Depois da mensagem ser exami-nada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifes-tante. Ela funciona como um ca-nal, mais humano, de interlocu-ção com a classe.A manifestação pode ser feita por carta, e-mail, telefonemas ou pessoalmente, na sede da Insti-tuição.

    Twitcam: paraampliar interatividade O twitcam é um serviço vinculado ao Twitter, microblogging e ser-viço de mídia social, que permite aos seus usuários promoverem cursos, palestras, debates ao vivo, através de uma câmera conecta-da ao seu computador. Funciona como se fosse um programa de televisão ao vivo, onde as pessoas participam “twittando”. “O CRO/RS está instituindo novas plataformas de comunicação para que o inscrito possa participar da forma como melhor lhe convier das atividades do seu Conselho”, coloca a presidente da Comissão de Divulgação, Magalí Guerra.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 8 31/10/2013 08:50:57

  • 9

    NOVEMBRO - 2013

    Pioneirismo

    O CRO/RS está colhendo os louros de uma decisão única e inédita no País. Ao decidir tratar a panfl etagem como infração ética grave, a Autarquia gaúcha alcançou resultados positivos no combate à prática. “Podemos di-zer, hoje, que o Rio Grande do Sul está livre desse recurso publicitá-rio que tanto denegria a imagem da Odontologia”, coloca o presi-dente da Comissão de Fiscaliza-

    Iniciativa gaúcha acaba com panfletagemção do CRO/RS, Fernando Vidal.

    Exemplo gaúcho

    O sucesso da iniciativa é ates-tado pela procura que o setor de fi scalização está recebendo. E não falamos apenas de um cres-cimento no número de denún-cias, que são incentivadas pelos resultados obtidos nas ruas, mas dos pedidos de pareceres de Re-

    gionais de outros Estados, que pretendem implementar a medi-da pioneira gaúcha.

    SERVIÇO

    Para denúncia ou esclarecimento contate o Setor de Fiscalização através:- 0800510 5242- (51) 30261741- fi [email protected].

    Desde janeiro último, o centro da Capital está livre desta prática

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 9 31/10/2013 08:51:10

  • 10

    NOVEMBRO - 2013

    Voz do CD

    O Brasil está caminhando em direção a uma melhor qualidade de vida de sua população, o que inclui, naturalmente, avanços na saúde bucal para que deixemos de ser um país de “banguelas” e passemos a sorrir com dignidade.

    A luta incansável dos colegas cirurgiões-dentistas, através de suas instituições, como o Conse-lho Regional de Odontologia e a Associação Brasileira de Odonto-logia, na promoção de campa-nhas destinadas a esclarecer a população sobre a necessidade de prevenção, está começando a dar resultado, pois uma nova geração está crescendo sem “dor de dente” e com sorrisos encan-tadores. E o mais importante dis-to tudo é que as novas gerações de profi ssionais estão adotando a prevenção como regra núme-ro um de seu trabalho. Tudo co-meça na universidade, dentro da sala de aula, e nos projetos de extensão desenvolvidos para a população carente.

    Odontologia SocialCD Odilon Mainardi (*) Estimular prática nas crianças

    Em Santa Maria, com o apoio

    da UFSM, CRO/RS e ABO/RS e com a participação dos acadê-micos, temos levado esta mensa-gem através de campanhas como “Papai Noel ajuda você a sorrir”, através da qual levamos milhares de kits de higiene bucal para as crianças das escolas da periferia, inserindo esta prática no seu cotidia-no e de suas famílias. Também participamos ativamente da campa-nha “Dia de Luta Contra o Câncer Bucal”, coorde-nada pelo CRO/RS, na qual realizamos a dis-tribuição de materiais educativos nas ruas e di-vulgamos informações através da imprensa.

    Devolver conhecimento

    Temos um compromisso com a população: devolver com o nos-so conhecimento toda a oportu-

    *Delegado da Região Centrodo CRO/RS

    nidade que ela nos deu, através de seus impostos, de frequentar uma universidade, seja ela públi-ca ou privada, e aprender a arte da saúde bucal. Nesse contexto devemos agir em prol de uma odontologia social, voltada para a população que é carente de tudo, inclusive de uma boa saúde bucal.

    Devemos agir em prol de uma odontologia social

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 10 31/10/2013 08:51:12

  • 11

    NOVEMBRO - 2013

    Fórum de Debates

    O fórum Valorização da Odontologia promovido pelo CRO/RS e CECO, durante a JOS, abordou diversos temas de in-teresse dos CDs gaúchos, entre os quais a atuação do CD no ser-viço público e convênios odon-tológicos.

    Os palestrantes convidados focaram com precisão os temas eleitos, o que favoreceu a apli-cabilidade dos conhecimentos e informações prestadas. O Co-ordenador de Saúde Bucal do Município de Lajeado/RS, Dr. Maurício Teixeira, desenvolveu o tema Valorização dos CDs no serviço Público; o Coordenador da CNCC, Dr. Eduardo Gomide e o Presidente do SOMGE, Dr. Benício Paiva Mesquita (Conse-lheiro do CFO) aprofundaram o assunto Evolução da regulação da odontologia na saúde suple-mentar e o Membro da CNCC Dr. José Carrijo Brom, abordou o tema Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimen-tos Odontológicos (CBHPO).

    “Valorização da odontologia” tem vagas esgotadas

    Evento discute e encaminha ações nacionais em favor dosprofissionais que trabalham com planos de saúde

    Ações partem do Rio Grande para o Brasil

    A sala, que fi cou lotada duran-te o evento, contou com atípica participação ativa dos presentes, sob a coordenação da Comissão de Convênios e Credenciamen-

    tos do CRO/RS. Após os debates houve uma reunião entre a CNC, a CECC e a CCC CRO/RS, onde fo-ram apresentadas e discutidas ações conjuntas a nível nacional para a valorização do CD diante das operadoras de planos de saú-de odontológicos.

    Evento contou com grande número de participantes, lotando o auditório

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 11 31/10/2013 08:51:19

  • 12

    NOVEMBRO - 2013

    ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO

    RIO GRANDE DO SUL

    CONSELHEIROS EFETIVOSFlávio BorellaPresidente José Elvídio Giffoni Pinto de MoraesSecretário Maria Rita Ibañez de LemosTesoureira Cléo Getúlio Saldanha Ogér Souza Pinto

    MEMBROS SUPLENTESElaine da Silveira Framarin Fernando Ramão Vidal Paulo Roberto da Fonseca Pedro Luiz Sanfelice Rogério Miranda Pagnoncelli

    Comissão de DivulgaçãoCD – Magali Lora Jornalista e Publicitária – Cristina ForteAssessora Técnica

    Editora ResponsávelJornalista Cristina Forte – MTb [email protected]

    ComercializaçãoElisete Donner - Fone [email protected]

    Periodicidade: bimestralTiragem: 23 mil exemplares

    FALE DIRETO:Cadastro (51) 30261714Divulgação (51) 30261750Cobrança (51) 30261720Fiscalização (51) 30261741Geral (51) 30261700Fax (51) 30261717

    Rua Vasco da Gama, 72390420-111 – Porto Alegre/RSE-mail: [email protected]: www.crors.org.brHorário de Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h às 18h

    *Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, bem como conceitos e promoções veiculados nos anúncios publicados.

    O Centro de Convenções de Curitiba sediará o III Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, nos dias 7 e 8 de novembro. O even-to, promovido pelos Regionais do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, tem por objetivo a quali-ficação do trabalho das Equipes de Saúde Bucal na estratégia da Saúde da Família e a avaliação da situação das Redes de Servi-ços Odontológicos no País e na Região Sul.

    A programação prevê um cur-so de curta duração com base no tema, um painel e uma mesa re-

    Saúde Bucal

    Qualificação das ESB e avaliação das redes de serviços

    donda. Também serão apresenta-dos trabalhos por meio de pôste-res e relatos de experiências que obtiveram êxito em municípios dos quatro estados do Sul. Em conjunto com o III Encontro será realizado o 11º Epatespo, que contará com uma programação específica para técnicos e auxilia-res em saúde bucal.

    Paralelamente, será realizada uma reunião entre os coordena-dores de Saúde Bucal presentes no evento. O intuito é fazer uma breve análise sobre a política de Saúde Bucal em desenvolvimen-to no Brasil.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 12 31/10/2013 08:51:20

  • 13

    NOVEMBRO - 2013

    grama Mais Médicos: “Não exis-tiria polêmica. O Brasil tem den-tistas sufi cientes para preencher as vagas e atender a população”, destaca Borella.

    “É uma sugestão muito perti-nente. Não temos como falar de saúde sem incluir a saúde bucal. Eu acredito que o governo fede-ral deve acolher essa proposta, da mesma forma que apoiou os médicos”, disse Fortunati. O pre-feito da capital levou a proposta à Frente Nacional de Prefeitos e a apresentou, formatada, à pre-

    Mercado de trabalho

    O presidente da Frente Na-cional de Prefeitos, José Fortu-nati – prefeito de Porto Alegre – recebeu (05/09), da diretoria do CRO/RS, a proposta de incen-tivo aos programas de saúde bucal na rede pública de aten-dimento. O projeto defendido pela Autarquia propõe a contra-tação de cirurgiões-dentistas e auxiliares para todas as equipes de Saúde da Família do Brasil. Atualmente, apenas um terço conta com esses profissionais no quadro.

    Ao solicitar o apoio, o presi-dente do CRO/RS, Flávio Borella, afi rmou que quanto mais se in-veste em saúde bucal, mais se reduz o risco de doenças que tem a boca como porta de entra-da: “Trabalhando de forma pre-ventiva, diminuiríamos os gastos com saúde e também o número de internações hospitalares”.

    Conforme a proposta, os mu-nicípios seriam desonerados dos custos de contratação dos pro-fi ssionais e incentiva à aquisição dos equipamentos dentários. A idéia é incluir a saúde bucal como uma segunda fase do Mais Saúde, que iniciou com o pro-

    Mais dentistas para o BrasilPresidente da Frente Nacional de Prefeitos recebe projeto

    do CRO/RS, aprova e entrega à presidente Dilma Rousseff

    sidente Dilma Rousseff, através do ministro da Saúde Alexandre Padilha, na reunião do Comi-tê de Articulações Federativas (CAF), dia 12 de setembro, em Brasília.

    De prático

    O projeto foi encaminhado ao Ministério da Saúde para estudo e avaliação.

    A diretoria do CRO/RS está articulando encontros com insti-tuições que têm o poder de fazer avançar o projeto.

    Ivo

    Gon

    çalv

    es/P

    MPA

    Exigência: contratação via concurso público

    Borella: buscamos incluir CDs em todas as ESF.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 13 31/10/2013 08:51:22

  • 14

    NOVEMBRO - 2013

    SOGAOR Associação Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial

    Entidade oficial da Ortodontia no RS

    Reunindo especialistas em busca da qualidade e excelência na Ortodontia.www.sogaor.org.br | 51.3330.9583

    Mercado de trabalho 2

    Sim. Essencialmente, essa foi a resposta do secretário es-tadual da Saúde, Ciro Simoni, às solicitações da Odontologia apresentadas pelo CRO/RS em reunião (15/08). Ao ser con-frontado com os dados revelados pelo Conselho, de que o Es-tado conta, hoje, com a presença de CDs em apenas 789, das mais de 1300 equipes de saúde da família, o secretário pronta-mente se colocou a favor do que é pleiteado pela classe: que se chegue o mais próximo possível da cobertura total com a contratação de novos profi ssionais.

    Simoni destacou, porém, que para que os recursos sejam re-passados e o investimento feito, é necessário que os municípios apresentem projetos de inclusão da saúde bucal nas equipes. O resultado da reunião agradou o presidente do CRO/RS, Flávio Borella. “Saímos com a convicção de que temos um parceiro para implementar os projetos necessários à classe na secreta-ria da Saúde. Alguém que compreende que a situação atual é preocupante e que a saúde começa, de fato, pela boca”, avalia.

    Mais dentistas para o EstadoSecretário da Saúde acolhe a criação de700 novos postos de trabalho para CDs

    Ciro Simoni foi favorável à ideia apresentada pelo CRO/RS

    Borella: “Saímos com a convicção de que temos um parceiro para implementar os projetos”

    Borella afi rma que o próximo passo é lançar uma campanha no sentido de que as prefeituras façam os projetos que viabilizariam a contratação dos profi ssionais. Para isso, uma audiência com o presi-dente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, Valdir Andres foi realizada. “Vamos realizar um tra-balho de conscientização junto aos executivos municipais”, afi rmou Andrés.

    Buscar novos parceiros para avançar noMais dentistas...

    FAMURS: apoio confi rmado

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 14 31/10/2013 08:51:24

  • 15

    NOVEMBRO - 2013

    Posicionamento

    O momento é propício para o assunto. Às vésperas do lan-çamento de mais um curso de Odontologia no Estado, anun-ciado no final de agosto pela reitoria da Universidade Católica de Pelotas, trazemos um novo olhar sobre o tema, concluindo a matéria veiculada na última edição da revista, quando ouvi-mos as posições dos presidentes do CFO e do CREMERS.

    Acompanhe a opinião do presidente do SOERGS, Andrew Pacheco, e um relato da atuação do CRO/RS por ocasião do anún-cio de novo curso.

    CRO/RS - Qual a posição do SOERGS com relação à abertura de novos cursos de Odontolo-gia?

    Andrew - O Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul repudia a cria-ção de novos cursos de Odonto-logia.

    CRO/RS - Existe alguma ação com a intenção de barrar a aber-tura? O que pode ser feito nesse sentido?

    Andrew - A profissão vem so-frendo com um mercado extre-mamente saturado em virtude

    Conselho é contrário à criação de novos cursos de odontologia

    O entendimento é de que já existem instituições em número satisfatório no Estado

    Em Pelotas, CRO/RS escuta do reitor que novo curso de Odon-tologia tem foco no atendimen-to ao SUS

    O CRO/RS esteve em audiência com o Reitor da Universidade Ca-tólica de Pelotas (UCPel), José Car-los Bachettini, oportunidade onde manifestou desaprovação diante da criação do novo curso de odon-tologia, considerando que o Estado já ultrapassou a relação preconiza-da pela Organização Mundial da Saúde que estima 1 CD para cada 1.500 pessoas e conta com um nú-mero para lá de satisfatório de ins-tituições de ensino

    O reitor pontuou que a institui-ção recebeu aprovação do Ministé-rio da Educação e do CFO para cria-ção do novo curso, que tem como foco o atendimento no SUS – espe-cialmente na Estratégia de Saúde da Família.

    O encontro com o reitor e funcionários da Reitoria (6/9) contou com as presenças do presidente do CRO/RS, Flávio Borella, da

    diretora Maria Rita de Lemos, do conselheiro Paulo Fonseca e de três profissionais recém-formados da Região.

    da quantidade de profissionais que são lançados pelas Universi-dades todos os anos. A falta de critérios na abertura de novas faculdades por parte das auto-ridades responsáveis contribui para a má formação de cirurgi-ões-dentistas e, por conseqüên-cia, coloca em risco a saúde da população. Atentos ao futuro e à qualidade do exercício da Odontologia, buscamos ainda, aprofundar medidas para coibir a abertura indiscriminada de novos cursos universitários, sem condições de funcionamento, que colocam a saúde da popu-lação em risco. Precisamos exigir das autoridades competentes que sejam tomadas medidas para preservar a odontologia e os profissio-nais que dela s o b r e v i v e m , estamos, jun-tamente com a Fundação Nacional dos Odontologistas (FNO), buscan-do medidas nacionais para evitar esta pro-liferação.

    FAMURS: apoio confirmado

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 15 31/10/2013 08:51:25

  • 16

    NOVEMBRO - 2013

    Odontologia

    16

    Eleição CRO/RS: um pequeno resumo para seu melhor entendimento

    Dois processos eleitorais se su-cederam no CRO/RS nos últimos 15 meses, fato esse que surpre-endeu os profi ssionais de forma a deixar espaço para dúvidas e falta de entendimento.

    O CRO Notícias – buscando fa-cilitar o entendimento da classe – fez um breve resumo dos fatos desde março de 2012 até o pre-sente momento.

    Acompanhe

    • O mandato no CRO/RS – as-sim como em todos os Regionais de Odontologia - é de dois anos, ou seja: a cada dois anos é feita uma nova eleição.

    • Em 2012 (março) ocorreu uma eleição regular, e o resultado foi: vitória da situação (chapa 01). O CFO nomeou membros da cha-pa 01 por dois anos para dirigir a Autarquia. A decisão contemplou a vitória da situação no pleito, em que pese não ter atingido a maio-ria absoluta dos votantes, consi-derando que foram validados, na urna, os votos nulos e brancos.

    Trocando em miúdos: o núme-ro de votos da chapa vencedora

    deveria ser maior do que o núme-ro de votos da chapa derrotada + de nulos + de brancos, conforme regimento eleitoral.

    • Essa decisão foi contestada na justiça pela oposição, tendo o judi-ciário entendido que seria necessá-ria uma nova eleição. O CFO pode-ria realizar a nomeação, porém por um tempo máximo de seis meses. Assim, realizou-se uma nova elei-ção em caráter extraordinário.

    • O resultado da eleição de 2013 foi o mesmo de 2012: a chapa 01 venceu, mas não obte-ve a maioria absoluta dos votos. Nesse contexto, o CFO reuniu os representantes das duas chapas

    que concorreram ao pleito para compor uma gestão conciliatória.

    O que na prática signifi ca que a nova gestão, com duração de 24 meses (dois anos) será dividi-da entre as chapas.

    A situação administrará o CRO/RS por onze meses, de outubro de 2013 a setembro de 2014. A opo-sição irá gerenciar o Conselho no período de setembro de 2014 a outubro de 2015, isto é, 13 meses.

    O novo pleito eleitoral aconte-ce em outubro de 2015.

    As futuras administrações en-sejamos sucessos e vitórias.

    O acerto delas será imprescin-dível ao sucesso da Odontologia.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 16 31/10/2013 08:51:26

  • 17

    NOVEMBRO - 2013

    17

    Eleição CRO/RS: um pequeno resumo para seu melhor entendimento

    Casa do Gaúcho, local da votação, foi aprovado

    pelos inscritos Amplo espaço facilitou a organização do ple

    ito

    Organização agilizou o processo Votou-se em menos de três minutos

    Espaçõ físico acolheu com folga o público Classe deu exemplo de cidadania

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 17 31/10/2013 08:51:57

  • 18

    NOVEMBRO - 2013

    Notícias quentinhas enovinhas para o dentista

    Você já ouviu a rádio WEB do CRO/RS hoje? A pergunta não é à toa. Lembramos: o CRO/RS disponibiliza uma rádio WEB, com programação musical su-per atraente para o ambiente de consultório, notícias relati-vas à Odontologia e mais: espa-ço para você, inscrito, deixar sua mensagem. São notícias quenti-nhas produzidas com foco na

    Inscrição Remida

    Homenagem a quem dignifica a profissão

    18

    Homenagem

    Você já ouviu a rádio da Odontologia?saúde bucal e seus profissio-nais.

    Como interagir com a Rádio?

    Para participar, gravar sua manifestação, basta entrar em contato com a Comu-nicação do CRO/RS através dos telefones (51) 3026-1700 ou 0800 510-5242, e do e-mail [email protected] e agendar um horáriopara gravação! Desfrute!

    Você já ouviu a rádio da Odontologia?

    Para participar, gravar sua manifestação, basta entrar

    nicação do CRO/RS através dos telefones (51) 3026-1700 ou 0800 510-5242, e do e-mail [email protected] e agendar um horário

    A tradicional solenidade de Entrega da Inscrição Remida, re-alizada anualmente desde 1964, homenageou os profi ssionais que completam 70 anos em 2103 e carregam consigo uma carreira marcada pela ética profi ssional em uma noite com clima de co-memoração, alegria e profunda confraternização. Realizada no restaurante Panorama, em 24 de outubro, o evento contou com lideranças da classe, conselhei-ros da Autarquia, e cerca de 50 homenageados, que reuniram seus familiares e amigos para co-memorar a coroação de uma vida dedicada à profi ssão.

    O presidente do CRO/RS, Flávio Borella, enalte-ceu os presentes colocan-do que sua arquitetura pro-fi ssional é inspiração para as gerações mais novas. Sônia Pinheiro de Souza, que discursou em nome dos homenageados, decla-rou: “Investir em saúde bucal não é apenas pensar evitar dores de dente. A saúde geral do corpo é extremamente benefi ciada pela saúde da boca. O mundo, atra-vés da Odontologia, ganha novas possibilidades em saúde bucal, em auto-estima e em qualidade de vida. Muito desse avanço se

    deve a vocês: o quarto profi ssio-nal mais confi ável segundo pes-quisa nacional realizada em 2013”.

    O jantar contou ainda com uma benção do padre e CD João Picolli, estendida a todos os pre-sentes, em especial aos homena-geados.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 18 31/10/2013 08:52:08

  • 19

    NOVEMBRO - 2013

    19InformaINSCRIÇÕES PRINCIPAISCIRURGIÕES-DENTISTASCD-10083 MARTA ABRAO MORAES CORREA CD-21582 MATEUS MARCOS MANFROICD-21583 LESSALAY SILVA SIQUEIRA CD-21584 GUILHERME ANDRADE DENADAI CD-21585 JAMILA VENDRUSCOLO CD-21586 LOUISIE MOLINA RODRIGUES FONTANINI DINIZ CD-21587 CRISTIAN LUCRECIO CD-21588 RAPHAEL YOSHIYUKI KOYAMA CD-21589 WILSON NAVARRO JUNIORCD-21590 ALCEU LUIS DA SILVA MARTINS JUNIOR CD-21591 ERIKA ZANINI DE ANDRADE CD-21592 CAMILA SCATENA CD-21593 MARIA ELISA DANTAS CARDIAS CD-21595 KARINY PINHEIRO PADILHA CD-21597 LIVIA CAROLINA CARVALHO RIBEIRO CD-21598 MICHELE BITTENCOURT ABE CD-21599 DEISE KAMANSKI CD-21600 ELIANE SHIBATA IKEDA CD-21601 ANGELICA FANTIN CD-21602 LUCIANA LARA SORIA CD-21603 PAULA MARIA FERREIRA SILVA AMARAL CD-21604 ALINE BRUINSMA CD-21605 ALINE WENGINOVICZ CD-21606 ANDERSON GUSTAVO PILLON CD-21607 BARBARA PARABONI CD-21608 BRUNA ELLWANGER CD-21609 CASSIDI LOCATELLI CD-21610 CICERO TONIN SARTORETTO CD-21611 CRISTINA RETTORE CD-21612 DEBORA PEREIRA DINIZ CORREIACD-21613 EZEQUIEL DAMO MACALLICD-21614 FABIANE MARKS CD-21615 FELIPE LIPPERT SIGNORCD-21616 FRANCIELI LANFREDI CD-21617 GABRIELA ELIZABETH POZZA BALDIN CD-21618 GABRIELA LUANA ARBO GEHLEN CD-21619 JANESSA LUIZA ENGELMANN CD-21620 JONATHAN RODRIGO LAUXEN CD-21621 JULIA MARIA POGGIO CD-21622 KAREN CRISTINA ZANDONACD-21623 LENARA BERNARDAO BERTUOL CD-21624 LETICIA SIMON CD-21625 LIEGE DE REZENDE MOREIRA CD-21626 LISIANE FIORENTIN DE AGUIAR CD-21627 LUAN FRANCISCO FRANK CD-21628 MARCELO BALTORE FERRAZCD-21629 MARCO ANTONIO REBELATTO CD-21630 MARCOS VINICIUS BORDIGNON CD-21631 MIGUELI DURIGON CD-21632 MOARA PALAORO CD-21633 PALOMA GRAZZIOTTIN CD-21634 PRISCILA DAMBROS BELLECD-21635 RAMIRO ROCHA BARCELLOSCD-21636 REGINA TRENTINI CD-21637 RICARDO CAMARGO FARDOCD-21638 ROBERTA LUISA SCHERERCD-21639 RODRIGO ALESSANDRETTICD-21640 ROGERIO DORING JUNIORCD-21641 SABRINA ALBERTI CD-21642 SABRINA SAMPAIO DOS REIS CD-21643 TATIANE MAROSO CD-21644 VANESSA ZARDO CD-21645 VOLNI AUGUSTO CANEVESECD-21646 CARINE DAMIANI CD-21647 AMANDA ARIANI FRANTZ CD-21648 BIANCA FERIGOLO CD-21649 CLAUDIO DANIEL RIBEIRO DE MENEZES CD-21650 FABIANO PEREIRA DE OLIVEIRA CD-21651 ISABEL GARCIA POTTER CD-21652 JIULIANI RADUNZ CD-21653 JULIANA KERN DE MORAESCD-21654 VITOR REZENDE VIEIRA CD-21655 ADRIANA SANTOS ORTIZ CD-21656 ALINE TEIXEIRA MENDESCD-21657 ANGELO MATHEUS CERVO CD-21658 BRUNA ROTAVA PEROTTONICD-21659 BRUNO DE OLIVEIRA FERREIRA CD-21660 CAMILA PAULESKI ZUCUNICD-21661 CAMILA ZAMBONI CD-21662 CARINE SONEGO CD-21663 CAROLINA PAGLIARIN OLIVEIRA

    CD-21664 CELIO OLMIRO KEGLER FILHO CD-21665 EMIR DIRLAN LIMA DE OLIVEIRACD-21666 FERNANDA CORADINI NOALCD-21667 FLAVIA SAUER PRADE CD-21668 FREDERICO CARVALHO BORTOLOTTO CD-21669 GABRIELA CASTRO TRINDADE CD-21670 GABRIELA SEVERO MEINKECD-21671 LIDIANA PIFFER DE QUADRO CD-21672 LUCAS DOS SANTOS FERNANDES CD-21673 LUCAS KURZ GLASENAPP CD-21674 LUCIANA ALMEIDA PEDROSO CD-21675 MAISA CASARIN CD-21676 MARCIELLE HARDER PETERS CD-21677 MATEUS FIGUEIRA DA SILVA CD-21678 MAURICIO BRAZ TRINDADECD-21679 MORGANA FERNANDES CD-21680 OTAVIO FREITAS PEREIRACD-21681 PAMELA BOENO FELTRIN CD-21682 RUBIA MARISA DERLAM CD-21683 TAMARA CORTE CD-21684 THAIS FARIAS DE FARIAS BERWANGER CD-21685 THIAGO FERNANDO RODRIGUES DA SILVA CD-21686 TIELE MACHADO CARDINALCD-21687 UILIAN LETIERE DE LIMA ROSA CD-21688 VANDERLEI LUIZ STRACKCD-21689 VERONICA BUTZEN CD-21690 ALESSANDRA CLAUDIA JUNGES CD-21691 ANA PAULA BORGES PADILHA CD-21692 ANDRESSA MARTINS VALIMCD-21693 BRUNA ROESE DE LIMA CD-21694 CAROLINE SIMAO SARTI CD-21695 CHARLENE DA SILVEIRA DALBERTO CD-21696 CRETA ELISA SEIBT CD-21697 ELAYNE MIDORI KAWAGUCHI CD-21698 FREDERICO BRAMRAITER MAROSO CD-21699 FATIMA ROBERTA DE OLIVEIRA CD-21700 GABRIELA LUIZA HOCHSCHEIDT CD-21701 JULIA MORAIS MARTINS CD-21702 KAREN BAREA DE PAULA CD-21703 LEONARDO SPOHR DA SILVEIRA CD-21704 LIANA PRETO WEBBER CD-21705 LISANGELA DA SILVA CD-21706 LUCAS EDUARDO JARDIM CD-21707 LUCIANA BATISTA LUZ CD-21708 MARIANA KLEIN CD-21709 NATALIA TELLES FERREIRA CD-21710 PAULA DAPPER SANTOS CD-21711 REGINA PERUZZO DA CUNHA CD-21712 RICHELI RODRIGUES DE SOUZA CD-21713 RODRIGO ALVES TUBELO CD-21714 RODRIGO MONTEIRO VIEIRA CD-21715 ROSILAINE SCHENA CD-21716 SILVANA GONCALVES BRAGANCA CD-21717 TAINA RAFAEL SILVA NAKAMURA CD-21718 FLAVIO AUGUSTO TIRELLOCD-21719 CLARISSA DUTRA GIACOMELLI CD-21720 GERUSA APARECIDA BENEDETTI CD-21721 CAROLINE STEIN CD-21722 MARIANA MARRONI MARQUES CD-21723 MARCELA DE OLIVEIRA YURGEL CD-21724 ALEXANDRO DOS SANTOS VIEIRA CD-21725 ARIANE BONATO CD-21726 BERNARDO ANTONIO AGOSTINI CD-21727 CARLOS DIEGO REZER FLORES CD-21728 CARLOS ROBERTO DA SILVA TEIXEIRA CD-21729 CIBELE BRUNO CAMPAGNOLO CD-21730 DAGMA ROBERTA RAMBO CD-21731 DAIENE WEBER DE MOURACD-21732 FABIANO SANCHOTENE FERNER CD-21733 FERNANDA ABBADIE BERLTCD-21734 FERNANDA MAIA PILLUSKYCD-21735 FRANCIELE ZANETTI CD-21736 GABRIEL FERREIRA NICOLOSO CD-21737 GABRIELA CIPOLATTO ROCHA CD-21738 GIBRAN EGIDIO FRANZENCD-21739 HANS JOSEF BALK TSCHIEDEL CD-21740 IURI SILVEIRA DOS SANTOS CD-21741 JULIANA HECKLER MELLOCD-21742 KARINE PADOIN CD-21743 LUISA MACHADO BARIN CD-21744 MICHELI DEL FRARI CD-21745 RAFAELA SIMONETI CD-21746 RODRIGO FRANCO TREVISAN

    CD-21747 ROMULO VAZ MACHRY CD-21748 TANISE DE MEDEIROS CABRAL CD-21749 ALESSANDRA BASEI CD-21750 AMIN MOHAMAD BJAIGE CD-21751 ANDRESSA SOARES MARRONI CD-21752 ANDRE LUIZ LIEDTKE BORGES CD-21753 ARIANE PIRES FERNANDESCD-21754 BETIELLY EMERIM DE QUADROS CD-21755 BRUNA FERNANDA MALLMANN CD-21756 CAMILA BORTOLOTTI MARTINS CD-21757 CESAR VANDERLEI DA ROSA LOPES CD-21758 ELIANE OLIVEIRA DA SILVA CD-21759 DEBORA RIEFF BETAT CD-21760 FELIPPE MATHEUS SEHN KONZEN CD-21761 FERNANDA SCHEID CD-21762 FERNANDO MATHIAS TEIXEIRA VELHO CD-21763 FRANCIELE BECKER CD-21764 FRANCIELE PEREIRA DOS SANTOSCD-21765 GABRIELA ERTHAL CD-21766 HELENA MACHADO CD-21767 JESSICA LHEUREUX ABRAHAM ANTUNES DE

    OLIVEIRA CD-21768 KAREN KELI NAGILDO CD-21769 LARROSIER MOTTA ORTIZCD-21770 LEANDRO CAMARGO CARDOSO CD-21771 LILIAN MARIANI CD-21772 LIVIA DE CARVALHO ZORTEA CD-21773 MARCIA ZATTI CD-21774 MARCILENE KNIEST RECKCD-21775 MARCIO LUIZ AGUIAR DE OLIVEIRA FILHOCD-21776 MARCO PAULO TRONCO DE BITTENCOURT CD-21777 MARIANA MENDES CARVALHO CD-21778 MARIANA MONTANO BRAZEIRO CD-21779 MARIANA SILVEIRA PHILIPPSEN CD-21780 PAMELA DE MELLO CD-21781 PAOLA LAUREANO PORCIUNCULA CD-21782 PRISCILA TAVARES REDELCD-21783 RODRIGO MARTINI OLIVEIRA CD-21784 RODRIGO SILVA MACEDO CD-21785 SABRINA APARECIDA DA SILVA CD-21786 SUZANE BOA NOVA BRANDEBURSKICD-21787 THAISE BOFF DA COSTA CD-21788 THOMAS ARGENTA ZANATTACD-21789 DEISE CRISTINE HECK CD-21790 VANESSA SCHEFFER DE MATTOS CD-21791 FABRICIO COSTA DA SILVA CD-21792 SIMONE FRAGA MAHMUD CD-21793 GABRIELA FACCIENDA CD-21794 AUGUSTO VINICIUS KOETZ MARTIN CD-21795 BRUNA ZABALLA CD-21796 BRUNO CARCUCHINSKI FAGUNDES CD-21797 CARLA HENDLER BORGES CD-21798 CAROLINE PEREIRA DE OLIVEIRACD-21799 CRISTINA RODRIGUES DA ROCHA CD-21800 JOAO LUCAS CARDOSO CD-21801 JORDANA MOURA NURI CD-21802 JUANA LACERDA DA SILVACD-21803 LEANDRA TOIGO CD-21804 LUIZA FLAMIA HAAS CD-21805 MAINE RAUPP DE MATTOSCD-21806 MAURICIO PIOVESAN DE TOLEDO CD-21807 PAMELA MERIENI SCHUCH FERNANDES CD-21808 PEDRO HENRIQUE STOPASSOLA SOARES CD-21809 TAIANE ANTUNES DA SILVA CD-21810 TAINARA DA ROCHA CD-21811 TASSIA TONELLO CD-21812 TIAGO MULLER PEREIRA CD-21813 ALEXANDRE PASQUETTI ALBRECHTCD-21814 ALICE LACAVA FERREIRACD-21815 ALINE CATIELI DOS SANTOS CD-21816 ANA PAULA RODRIGUES GONCALVES CD-21817 ANDREIA DRAWANZ HARTWIG CD-21818 ANDREA HELLWIG DA ROCHA CD-21819 ARISTENIO SCHIMITTZ BARTSCH CD-21820 BRUNA MUHLINBERG VETROMILLA CD-21821 DANIEL CARLOTTO CD-21822 DANIEL DE CARLI CIELUCK CD-21823 DANIELA HERNANDEZ CARRICONDECD-21824 DENISE SPAZZIN CD-21825 DEBORA MOURA MENDES CD-21826 EDUARDO JUNG ZBOROWSKICD-21827 FERNANDO GABRIEL HAUSCHILD CD-21828 GABRIEL DA SILVA

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 19 31/10/2013 08:52:08

  • 20

    NOVEMBRO - 2013

    EPAO-3262 GUILHERME DE MARCO ANTONELLO - EIRELI EPAO-3263 CLINICA DENTARIA BRASIL LTDA - ME EPAO-3264 COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR

    ESPECIALIZADA NA AREA DE SAUDE S/S - ME EPAO-3265 CCL CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA. EPAO-3266 UNICLINICA LTDA EPAO-3267 PIETROSKI & LISE SERVICOS ODONTOLOGICOS

    E MEDICOS LTDA-ME EPAO-3268 CIBELE STEFANE DUTRA GONTIJO DE MOURA

    - EIRELIEPAO-3269 CLIN. DE ODONTOLOGIA MAINARDI EIRELI - EPP EPAO-3270 SINDICATO DOS TRAB. NAS INDUSTRIAS DA

    CONSTRUCAO PESADA NO ESTADO DO RSEPAO-3271 ODONTOFLEX SERVICOS ODONTOLOGICOS

    LTDA-ME EPAO-3272 AIMI BERNARDON & SEIBT LTDA - ME

    TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTÁRIATPD-2835 MAYRA DA SILVA CARDOSOTPD-2836 PRISCILA FRAGA DE ARAUJO TPD-2837 SIMONE SOUZA FELINI BARROSO TPD-2838 MARCIA CRISTINA GRANVILLE PILOTTO TPD-2839 ANA PAULA HABLICH MARTINS TPD-2840 ELIANE DOS SANTOS DA SILVA TPD-2841 GABRIEL FERNANDES RINO JORGETPD-2842 ROBSON PORTO GONCALVESTPD-2843 DJALMA SANTANA DA SILVA TPD-2844 RAQUEL SILVEIRA DE ARAUJO TPD-2845 MAIQUEL SCHWENDLER TPD-2846 EMERSON BAZANELLA REYES TPD-2847 IGOR BITTERCOURT LOPESTPD-2848 MARILIA FELIPETTO SCHEID TPD-2849 CARLOS RUBERTI MOURA DOS SANTOS TPD-2850 VOLNEI DRACHESKI TPD-2851 MILENA RONNAU TPD-2852 PRISCILA DOS SANTOS QUARESMATPD-2853 THOMAS DA SILVA VAZ TPD-2854 FABIELI STORCH TPD-2855 VANESSA OLIVEIRA BORSATTO TPD-2856 MARCIA MARTINS STACHAKIJ TPD-2857 VIVIANE BORTOLUZ TPD-2858 ANGELA FACCO TPD-2859 CRISTIANO ARCELINO PAIM TPD-2860 TIAGO SAVI DA SILVA

    LABORATÓRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIALB-418 ADRIANA ZULEICA DE SOUZA NUNES LB-419 CEUO COM. DE PRODUTOS ODONTOLOGICOS

    LTDA ME LB-420 MARCELO AMBROSI & CIA LTDA ME LB-421 MAURO L. O. BLAZAKI - ME LB-422 MARCIA CRISTINA BORTOLOSSI GRANVILLE

    TÉCNICOS EM SAÚDE BUCALTSB-946 SILVANA SOARES DA ROCHA TSB-947 LAIS PACHECO BORGES TSB-948 SABRINA STRASSBURGER MARTINSTSB-949 GRAZIELE BORGES TSB-950 CRISTIANE PILAR COELHOTSB-951 ELIANE MACHADO EVALDTTSB-952 AMANDA SILVEIRA DA SILVA TSB-953 NILZA TERESINHA ELOY PEREIRATSB-954 MARLI TERESINHA PIRES MACHADO TSB-955 DEBORA SANTOS OLIVEIRATSB-956 SOLANGE DOS SANTOS AMARAL TSB-957 ROBERTA MELO DOS SANTOS TSB-958 ANDRESSA FRANCESCHETTO DE GODOY TSB-959 GIMENA GUTERRES DA ROSA TSB-960 TALITA CANTINI KAUER FRITCH TSB-961 ANDRESSA DA ROSA SANHUDO TSB-962 SONIA DOS SANTOS ASSUNCAO TSB-963 MIRIA ALDERETE SILVA DE ANDRADE TSB-964 ALEXANDRA DA ROCHA GOMES TSB-965 ANA PAULA DA CUNHA RODRIGUESTSB-966 MARCIA DO AMARAL TSB-967 ROSECLEI ROSSONI TSB-968 NILVA MORAES

    AUXILIAR EM SAÚDE BUCALASB-6321 ECINELE SCHERER DE SOUZA ASB-6322 MARIZA SANTOS DA SILVAASB-6323 ANA CAROLINE HUBER ASB-6324 SIMONEIA NASCIMENTO

    20 InformaCD-21829 GABRIELA UNFER SCHMITTCD-21830 LUIZ GUSTAVO DAL CASTELLI CD-21831 LUIS RENATO SOUZA DA SILVA CD-21832 MARIANE PIASSA DA SILVA CD-21833 MAYARA BOSSARDI CD-21834 PEDRO HENRIQUE DE AZAMBUJA CARVALHOCD-21835 PRISCILA CORREA TERRACD-21836 RAFAEL DE VARGAS FURQUIM IZOLAN CD-21837 ROBERTA KATREIN DA COSTA CD-21838 RUIZ WEBER ZAMBIAZI CD-21839 THAMIRES PEREIRA DE SOUZA MEISTER CD-21840 THIAGO SOARES SANGUEBSCHE CD-21841 TIAGO MOREIRA BARCELOSCD-21842 VANESSA REIMERS GUEDESCD-21843 LAISE DE AZEVEDO FERRONY

    ENTIDADES PRESTADORAS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICAEPAO-3207 FIGUEIRA, OSORIO, COMIS E OLIVEIRA LTDA EPAO-3208 DAL FORNO & TAPIA ODONTOLOGIA S/S EPAO-3209 STRAPAZZON & FLORES LTDA.-MEEPAO-3210 D & A CUIDADOS EM SAUDE LTDAEPAO-3211 SORRISUL - CLINICA ODONTOLOGICA LTDA-ME EPAO-3212 CENTRO DE RADIOLOGIA E TOMOGRAFIA

    ODONTOLOGICA SAO JOSE LTDA EPAO-3213 PERIODONT SERVICOS ODONTOLOGICOS LTDA EPAO-3214 PG ODONTOLOGIA S/S LTDA ME EPAO-3215 FERREIRA & TOGNI LTDAEPAO-3216 CLINICA DENTARIA DANELUCI RS LTDA EPAO-3217 RADIODONTO SANTA CRUZ LTDA EPAO-3218 SAGGIN ORTOCLINICA LTDA. EPAO-3219 CLINICA ODONTOLOGICA DR. GIOVANNI

    PEDRUZZI LTDA. EPAO-3220 CARVALHO CLINICA ODONTOLOGICA LTDA EPAO-3221 ODONTO CLASS CLINICA ODONTOLOGICA

    SOCIEDADE SIMPLES LTDAEPAO-3222 SORRICLINICA-CLIN. ODONTOLOGICA LTDA-ME EPAO-3223 LEK ODONTO LTDA EPAO-3224 AZUL ODONTO CLINICA ODONTOLOGICA LTDA EPAO-3225 CLINICA FACCIA LTDA EPAO-3226 J F T ODONTOLOGIA LTDAEPAO-3227 PERFIL - CENTRO DE REABILITACAO ORAL LTDA EPAO-3228 VIDA SAUDE CENTRO MEDICO E DIAGNOSTICO EPAO-3229 FAE SERVICOS EM SAUDE LTDA.-ME EPAO-3230 ODONTOVIDA LTDA ME EPAO-3231 MANFRIM SERVICOS MEDICOS LTDA EPAO-3232 ALEIXO & ALEIXO CLINICA ODONTOLOGICA LTDA EPAO-3233 ORTORAD CENTRO DE DIAGNOSTICO ODON-

    TOLOGICO LTDA EPAO-3234 INSTITUTO DA FACE VALE DO GUAIBA LTDA ME EPAO-3235 SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO

    DE SANTA CRUZ DO SUL EPAO-3236 DENTAL VIP ODONTOLOGIA LTDA EPAO-3237 DARWIN CUNHA DE ASSIS BRASIL E CIA LTDA EPAO-3238 ANA CLAUDIA PEREIRA DOS SANTOS BARCELOS EPAO-3239 CLINICA ODONTOLOGICA DA LUZ LTDA EPAO-3240 CLINICA DE ODONTOLOGIA VIEIRA LTDA EPAO-3241 FAE SERVICOS EM SAUDE LTDA EPAO-3242 FAE SERVICOS EM SAUDE LTDA.-ME EPAO-3243 THEA LOPES E CIA LTDA-ME EPAO-3244 LINHARES SERVICOS EM ESPECIALIDADES

    ODONTOLOGICAS LTDA EPAO-3245 CONTE BRUGNEROTTO - ODONTOLOGIA LTDAEPAO-3246 CPN SERVICOS MEDICOS LTDA MEEPAO-3247 CLINICA ODONTOLOGICA SANTA ISABEL LTDA EPAO-3248 ROBERTA CAPITAO COIMBRA EPAO-3249 ASP - ESTETICA E REABILITACAO ORAL

    SOCIEDADE SIMPLES LTDA. EPAO-3250 CLINICA DENTARIA SAO GABRIEL LTDA - EPP EPAO-3251 LIMA LOCATELLI CLINICA ODONTOLOGICA

    SOCIEDADE SIMPLES LTDA EPAO-3252 UNIRADIO CLINICA E RADIOLOGIA ODONTO-

    LOGICA LTDA EPAO-3253 CENTRO ODONTOLOGICO EISERMANN LTDA - MEEPAO-3254 CLINICA TERESOPOLIS SOCIEDADE SIMPLES LTDAEPAO-3255 CLINICA ODONTOLOGICA DE ENDODONTIA LTDA EPAO-3256 TOSS E FILIPPIS SERVICOS DE ODONTOLOGIA LTDA EPAO-3257 CLINICA DENTARIA PANAMBI LTDA EPAO-3258 JEDERSON REICHERT WOLFART SERVICOS

    ODONTOLOGICOS EIRELI ME EPAO-3259 CLINICA ODONTOLOGICA SAMAR LTDA ME EPAO-3260 DMJ ODONTOLOGIA LTDA EPAO-3261 CLINICA ODONTOLOGICA DI BERNARDO &

    MAITELLI LTDA

    ASB-6325 DIONATA JUNIOR DOS SANTOS ASB-6326 LUCIANA PAULA GRZYBOWSKI ASB-6327 KAROLINE BACCON ASB-6328 CATIELI FERREIRA DE SOUZA ASB-6329 EDNA DA SILVA FERNANDES ASB-6330 EDIANE ROMANI DA SILVAASB-6331 TATIANE MACHADO DE OLIVEIRA ASB-6332 CLAUDIA ROSSANA LEAL DE QUADROS ASB-6333 FRANCIELE MILKE ELISEUASB-6334 MARLENE BIBIANO DA SILVA ORTIZ ASB-6335 CLAUCIA LAURA STRECK ASB-6336 CRISTIANE FERNANDES CORREA ASB-6337 RENATA MENDONCA ALMEIDA ASB-6338 JOSIELE MARTINS RAZERAASB-6339 MARISTELA KETTNER ASB-6340 GRAZIELA SILVA DA SILVA ASB-6341 DELVAIR PEREIRA DE MELLO ASB-6342 EVERSON ABIMAEL SOARESASB-6343 JOCELAINE SIQUEIRA DE TOLEDOASB-6344 JANE KOHANOSKI PEREIRAASB-6345 ANDREIA RAQUEL SODER ASB-6346 FERNANDA CATIUCHA DE LIMA RODRIGUESASB-6347 ALINE CABERLON ASB-6348 MARCIA CAVALETTI ASB-6349 TALINE ELISABETH BERNARDO DELANORA ASB-6350 FABIANE KIPPER ASB-6351 THAISE DE OLIVEIRA DORNELES ASB-6352 SIMONE DA SILVA ROCHAASB-6353 MARIANA SILVA DA SILVAASB-6354 JAQUELINE CRISTIANE DOS SANTOS ASB-6355 DAIANA DOS SANTOS DE LIMA ASB-6356 KARINE JACOBSEN ASB-6357 ANDRESSA PEDROSO DE OLIVEIRAASB-6358 ELIANE DE FATIMA MASSUDA ASB-6359 TAMIRIS CRISTINA SOBRAL DINIZ ASB-6360 ANDRIELLI FERREIRA ALBANO ASB-6361 PAULA JAQUELINE DA SIVA NUNESASB-6362 MARLI TERESINHA PIRES MACHADO ASB-6363 MARCIA JANAINA PONTESASB-6364 SHEINY FELICIANO DA ROSA ASB-6365 ALINE DOS SANTOS ASB-6366 ADRIANA GOMES DA ROCHA ENGEROFF ASB-6367 CARCILDA RODRIGUES DE OLIVEIRA ASB-6368 CARMEN DEJANIRA MOLOSSI DOS SANTOS ASB-6369 JUANITA DIVANA DOS SANTOS ASB-6370 DEBORA VARGAS DIAS DA SILVA ASB-6371 JORDANA EUGENIO ASB-6372 NILEIDE MARQUES RICHETTI ASB-6373 CAMILA PEREIRA DOS SANTOS ASB-6374 LUANA BATISTA PACHECO DE ASSUMPCAO ASB-6375 CARLA RENATA CORREA NUNES ASB-6376 FLAVIA DE OLIVEIRA MOSSE ASB-6377 DAMIANA RODRIGUES VIEGAS ASB-6378 GABRIELLI CARVALHO DE OLIVEIRA ASB-6379 MARCI COSTA DE MATTOSASB-6380 MARTA LUCIA FERREIRA DA ROSAASB-6381 DELVANIA IZETE GALLI BURTET ASB-6382 RAQUEL PACHECO DA SILVA ASB-6383 MARIA LUISA DA SILVA NASCIMENTO ASB-6384 ANA CLAUDIA LASTA ASB-6385 MARIA CELITA BRESCIANIASB-6386 LIZENARA CECILIA GONCALVES GAELZER ASB-6387 LEANDERSON COLLONIA FRAGA ASB-6388 MARLI INES WERNER BITTENCOURT ASB-6389 KASSYA FRANCINE TOSSINASB-6390 SUZANA MARCHIORO DA CRUZ ASB-6391 ANDRESSA PEDRONI ASB-6392 RUBIA GISIANE ANTUNES DA SILVA ASB-6393 DANIELE FRANCINI SCHNEIDER WELTER ASB-6394 JOCEMARA MOREIRA ASB-6395 JOCIELE JACINTO ASB-6396 EMERSON LUIS SAIBRO SOUZA ASB-6397 MARA LIDIA RICHTER SAIBERT ASB-6398 JULIANE DA SILVA CHUMAASB-6399 ANGELIZA TIANA DIAS NUNES ASB-6400 BRENDA MELLISSA NASCIMENTO DE MORAESASB-6401 KELLEN TAIS DE ANDRADE GOMESASB-6402 BIANCA BORGUETTI DAMKEASB-6403 JESSICA FERNANDA HENICKA ASB-6404 TAINARA DA SILVA MELOASB-6405 JANAINA KREME ASB-6406 CRISTIELE SARAIVA ASB-6407 DENISE LIZIANE DE OLIVEIRA

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 20 31/10/2013 08:52:09

  • 21

    NOVEMBRO - 2013

    ASB-6408 MAIARA DA SILVA DINIZASB-6409 VALERIA NUNES RAMBO ASB-6410 CLAUDIA REGINA DUARTEASB-6411 CARINE FERREIRA ALBANOASB-6412 ANA PAULA AGNES SOARESASB-6413 LESIANE GROCHANKE PICCOLI ASB-6414 GABRIELA SEHN MACHADOASB-6415 LIDIANA CAVALLI ASB-6416 SORAIA CANAL ASB-6417 KATRINA NUNES DE LIMAASB-6418 MARILIDIA MANFIO DA SILVA ASB-6419 RAQUEL RAMOS ASB-6420 ZAQUEL RIBANO ASB-6421 LEANDRO MIG RIBEIRO SALES ASB-6422 SIMONE TERESINHA KOLLING ASB-6423 MARLUCE VEIGA SOARES ASB-6424 MARIANA RECUERO QUADROS ASB-6425 JESSICA BACIQUET ASB-6426 ANA DEBORA DUARTE DE DUARTE ASB-6427 CLAUDETE DE OLIVEIRA FONSECAASB-6428 ONIRA VIEIRA ASB-6429 ROSIMERI PIRES LEMES ASB-6430 MARIA CLAUDIA DE MELLOASB-6431 DAIANE RIBEIRO HANC ASB-6432 ALESSANDRA BRASIL AGUIRRE ASB-6433 PAMELA SUELEN WAGNER DE ABREU ASB-6434 SANDRA LUZIA CORONEL CARNEIRO ASB-6435 DAIANE FAO SAGRILO ASB-6436 MARINDIA WERLE ASB-6437 MONICA ANDRIELE FUCHSASB-6438 MARCIA LURDES AGNOLETTO ASB-6439 MAXIVAN MACHADO SOARESASB-6440 RUBIANE FRANCESCHI PEREIRA ASB-6441 BIANCA CATHERINE DA CRUZ QUOOS ASB-6442 ANDREA FERREIRA CONSOLINI ASB-6443 ROSIARA PAFEIG CLAUDINO ASB-6444 ROSANGELA PALHANO

    ASB-6445 PRISCILA SARMENTO DE ANDRADEASB-6446 JUREMA SOUZA MALHEIROSASB-6447 FERNANDA RAMIRES RODRIGUES ASB-6448 DAIANE BORSSONI GRIEBLER ASB-6449 DELI PEDROSO NUNES ASB-6450 GABRIELA CERICATTO ASB-6451 INGRID INES MATTJIE ASB-6452 JENIFER SANTANA STEFFENS ASB-6453 JESSICA WEBER PEREIRAASB-6454 JORDANA ZIMMER ASB-6455 LARISSA BERTON ASB-6456 LUCIANA NADAL STIEVEMASB-6457 PATRICIA REGINA FIORENTIN ASB-6458 RENATA PIRES POLICENO MARTINS ASB-6459 SILVIA CIRINO LUNELLIASB-6460 SIRLEI ALBERTI ASB-6461 SONIA BENETTI MAZUTTIASB-6462 VIVIANE DA SILVA PIRES

    EMPRESAS DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOSEPO-81 CONRADO VIEIRA DA CUNHA KERSTING - EIRELI ME EPO-82 CONFRARIA DENTAL LTDA - ME EPO-83 CLIC DENTE PROD. ODONTOLOGICOS LTDA ME ESPECIALIDADESCIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAISCD-14887 DOUGLAS LIMA ROSA CD-15816 THAIS BECKER DE ALMEIDA SARAIVA CD-16868 GABRIEL BRAGA CD-17832 ANDRE LUIS ALGARVE CD-17936 TIAGO CAMARGO RODRIGUES CD-17974 FABIO NUNES ROCA CD-18127 ANDRE CARUSO LEMOS CD-18270 PAULA MARQUES DA ROSACD-18807 RICARDO FERNANDES GARCIA CD-19004 TIAGO VICCARI CD-19188 GABRIEL ZOTTELE CREMONESE

    CD-19361 VINICIUS AZEREDO MULLER CD-19386 ROBERTO FERREIRA ZANINCD-19425 JOICE KRUNT CD-19476 BRUNO TREVISAN CD-19860 VANESSA CHIDIAC JORNADA

    DENTISTICACD-10167 RENATA FREDA TOMAZELLICD-11608 TAIANE DE OLIVEIRA ABIB CD-12136 CEZAR MARTINS DA SILVEIRA CD-14414 LINEIA LAGNI XAVIER CD-15345 CAROLINE TIEMANN CD-15615 ANDRESSA WINSCH TESCHECD-16438 MARIANA ESTEVES CAUDURO CD-17665 LARISSA FERREIRA HERMAN DA CUNHA CD-21593 MARIA ELISA DANTAS CARDIAS DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR E DOR ORO-FACIALCD-10279 LIANE CLAUDIA BERGAMIN

    ENDODONTIACD-5042 NINO VELHO DE MESQUITACD-8313 MARITE TEREZINHA SARICD-9439 CLAUDIO AUGUSTO STEINHORST CD-10007 MARISA PARISENTI BADALOTTI CD-12662 LUCIANA MARIA BOLZANI SIQUEIRA CD-13953 ALINE DE CARLI ROSSIGNOLLO CD-16100 MICHELLE MARCHESE AGOSTINI CD-16140 JOSY MICHELE GONZATTICD-17688 BRUNA BASEGGIO CD-18019 SABRINA MARIN CD-18872 CAUANA OLIVA TAVARES CD-18935 ELIS TAMIRES KARLINSKICD-19160 GUILHERME BERWANGER DE AZEVEDO

    CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 21 31/10/2013 08:52:09

  • 22

    NOVEMBRO - 2013

    Na avaliação do presidente do CRO/RS, Flávio Borella, trata-se de uma situação difícil. A saúde não pode ser penalizada. Muito menos seus agentes. É o legítimo “cobertor curto”, tapa aqui, des-cobre ali. É imprescindível que se avance na atenção odontológica da população.

    CDs reagem

    Na tarde do dia 31/07, na Câ-mara de Vereadores de Porto Alegre, uma assembleia extra-ordinária entre os CDs da rede pública municipal encaminhou o posicionamento da categoria sobre o anúncio de Fortuna-ti. Na ocasião, foi determinado pela maioria a realização de uma campanha denunciando o

    Remuneração

    “Cobertor curto”

    Na reunião realizada no dia 24/07, na prefeitura de Porto Alegre, o prefeito José Fortunati, acompanhado pelo vice, Sebas-tião Melo, pelo secretário muni-cipal da Saúde, Carlos Casartelli e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Duarte, entre outras autoridades, afi rmou que não há recursos para que as exi-gências sejam concretizadas. Em-bora a postura adotada nas reu-niões anteriores tivesse indicado um desfecho positivo, a situação atual das fi nanças municipais não permite que medidas como a criação do cargo de CD Espe-cialista municipário e o plano de carreira se tornem realidade.

    Prefeito admite não haver recursos para atender demandas da classe

    Municipários, em reunião noCRO/RS, deliberam sobre rumos

    da mobilização

    descumprimento das promessas de campa-nha pela atual gestão do executivo munici-pal.

    O presidente da Co-missão de Convênios e Credenciamentos do CRO/RS, Bernardo Go-dolphim, é categórico

    ao afirmar: “É uma luta justa, uma questão cobrada há anos pelos dentistas municipários. Tivemos esperança nas primei-ras reuniões. A declaração foi um balde de água fria nas nos-sas intenções. Mas a categoria está unida, comprou a briga, e o CRO/RS dá apoio incondicional à questão”.

    Criação da Comissão deMunicipários

    Com o desenrolar da situa-ção na Capital e no Interior, o CRO/RS instituiu a Comissão de Cirurgiões-dentistas Muni-cipários do Estado. A Comissão tem como presidente a CD Lú-cia Sperb, como secretário o CD Efraim Golbert, e como mem-bros as CDs Rosy Clair da Ro-cha, Cristina Kirchof e Melissa Tieppo.

    Municipários, em reunião no ao afirmar: “É uma luta justa,

    A última audiência entre representantes da classe odontológica e o governo municipal foi de-cisiva. Depois de diversas rodadas de negociação, discutindo as demandas da Odontologia em Porto Alegre, a prefeitura sina-lizou seu posicionamen-to: “Não há recursos...”

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 22 31/10/2013 08:52:10

  • 23

    NOVEMBRO - 2013

    Convênios e credenciamento

    Desde a criação da Comissão de Convênios e Credenciamen-tos do CRO/RS, (10/2012), o CRO/RS tem recebido queixas de CDs sobre irregularidades e condu-tas inadequadas, que vão desde o não pagamento de consultas ou outros procedimentos, glo-sas por exigências de imagens (radiografi as), glosas sem justifi -cativa, até assinatura do auditor responsável, descredenciamento unilateral, falta de reajuste e atra-sos no pagamento.

    O CRO/RS já levou inúmeras denúncias de glosas por exigên-cia de radiografi as por parte de operadoras à ANS. O maior pro-blema que a CCC enfrenta, hoje, é a preocupação dos colegas de-nunciantes, que temem ser preju-dicados ou descredenciados pelas operadoras. Algumas denúncias podem ser se feitas de forma anô-nima, ou seja: sem a identifi cação do denunciante. Por outro lado, nas denúncias que envolvem glo-sa, via de regra, se faz necessária a identifi cação do autor.

    Processo ético contra operadoras e RTs

    De acordo com o tipo de problema apontado, o CRO/RS poderá abrir um processo ético

    Reclamações de abuso por parte das operadoras têm sido comuns na rotina da Comissão

    CRO/RS acolhe denúncias e busca solução para o profissional

    contra a operadora e o RT, e/ou levar a denúncia à ANS. Ainda poderá ser encaminhada ao Minis-tério Público da Saúde, ou Ministério Público do Trabalho, pois de acordo com a decisão da 6ª Tur-ma do Tribunal Superior do Trabalho as operado-ras de planos de saúde são, de fato, tomadoras de serviços, consideran-do que a prestação de sua atividade-fi m ocorre por contratação de pro-fi ssionais liberais ou clí-nicas credenciadas para executar serviços de as-sistência médica, hospitalar ou ODONTOLÓGICA para clientes que aderem ao plano.

    Reajuste: solicitação sempre por escrito

    Em relação a reajustes anuais, o Conselho sugere que os cole-gas solicitem o reajuste do valor que achem justo por escrito (car-ta com AR ou e-mail), e peçam a resposta também por escrito, de modo a registrar que não houve acordo entre as partes. Nessa si-tuação o caminho correto é bus-car o auxilio do SOERGS e demais

    sindicatos do Estado, instituições legalmente constituídas para re-alizar negociações de cunho tra-balhista.

    Amparo aos profi ssionais

    Colegas podem denunciar ao CRO/RS o descumprimento da Instrução Normativa da ANS nº. 49, que prevê o reajuste anual ne-gociado entre as partes. Caso não ocorra o acordo entre o colega e a operadora, deverá ser aplicado um reajuste de acordo com um índice também determinado em comum acordo.

    CRO/RS está acolhendo todas os problemas do profissional

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 23 31/10/2013 08:52:13

  • 24

    NOVEMBRO - 2013

    Marcos Rocha, que é pós- graduado em Administração e especialista em Marketing, trouxe à discussão maneiras de explorar essa poderosa fer-ramenta sem esbarrar nos limi-tes éticos da profissão. Entre os assuntos abordados, a concor-

    Mercado

    A palestra “Marketing em Odontologia”, promovida pelo CRO/RS durante a 14ª Jornada Odontológica Sul-riograndense – JOS e proferida pelo CD Marcos Rocha, foi pensada visando apro-fundar um tema que trouxesse resultados práticos na gestão da clínica: o marketing.

    Traduzindo: o foco do evento foi evidenciar as diversas formas de utilizar esse campo da Admi-nistração para a conquista de clientes. “Tendo em vista o atu-al contexto do mercado de tra-balho odontológico no Estado, nada mais oportuno”, coloca a presidente da Comissão de Divul-gação, Magalí Guerra.

    Marketing em Odontologia: uma ferramenta poderosa para conquistar novos clientes

    Marcos Rocha defendeu a utilização ética do marketing na conquista de clientes

    rência, a crise, o crescimento da classe C e o atendimento aos convênios e franquias. “O even-to foi produtivo. Os presentes foram muito participativos e de-ram uma contribuição inestimá-vel para a discussão”, colocou o palestrante.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 24 31/10/2013 08:52:14

  • 25

    NOVEMBRO - 2013

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 25 31/10/2013 08:52:15

  • 26

    NOVEMBRO - 2013

    Mobilização

    Três acontecimentos, no mês da Revolução Farroupilha, acenderam a discussão sobre a Odontologia do Trabalho no Estado. A revira-volta na aprovação da PL 422/07 que recebeu veto da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania e depende agora de que deputa-dos abram de novo a votação para a proposta seguir seu caminho até a aprovação.

    Nesse contexto, somando-se aos esforços realizados por enti-dades odontológicas no País, o Rio Grande do Sul tem boas notícias: a criação da Comissão de Odon-tologia do Trabalho do CRO/RS e a reunião com os deputados fe-derais Beto Albuquerque e Alceu Moreira, que manifestaram apoio ao Projeto.

    Odontologia do Trabalhoganha comissão

    Composta pela CD Sheila Ro-sembergas Vilas Boas, presidente, e com os CDs Heloisa Helena Frai-ner Ilha Moreira, José Airton Freitas do Calmo, Sheila Rufi no Moreira como membros, a Comissão foi criada em 03/09, após reunião com o presidente da Autarquia, Flávio Borella.

    Nas palavras da presidente “chegamos em um momento em que a criação da Comissão de Odontologia do Trabalho no CRO/RS se fez imprescindível. “Com ela constituída junto ao CRO/RS podemos contatar os deputados federais que compõem a CCJC no Estado, explicar a eles a importân-

    Odontologia do Trabalho ganha força

    Cléo: Odontologia do Trabalhoé também prevenção

    cia do PL, alinhavar comprometi-mentos para, então, a Comissão de OT do CFO, em Brasília, arre-matar votos em separado a nosso favor e contra a decisão do rela-tor”, afi rma Sheila.

    Após o PL ser aprovado e pas-sar por todas as etapas, o que Sheila acredita ser ainda para este ano, os trabalhos não termi-nam. Pelo contrário: serão mais árduos ainda. “O nosso PL apro-vado vai precisar de mudanças em algumas leis relativas à Saúde Ocupacional dos trabalhadores e precisaremos estar atentos nessa condução para a nossa melhor adequação”, pondera.

    Na primeira ação,a primeira vitória

    Na primeira atuação da nova Comissão, a primeira vitória. Em reunião realizada com o depu-tado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), no dia 05/09, o parla-mentar afi rmou que apoiará a causa na Câmara Federal. “Aumen-tar a produtividade e desafogar a rede de saúde pública justifi cam meu apoio, além do que tratar-se de uma grande oportunidade de fazer a Odontologia chegar ao tra-balhador. Contem comigo”, sen-tenciou Albuquerque.

    Agora é Audiência PúblicaO Conselho também se reuniu

    com o deputado Alceu Moreira (19/09) que lançou a ideia da rea-lização de uma audiência pública visando esclarecer os demais par-

    lamentares da importância do PL. “Queremos mostrar aos deputados e aos empregadores em geral que a lei não pode ser encarada como um gasto a mais para a empresa, já que a saúde bucal infl uencia di-retamente na produtividade dos funcionários. Esse é o nosso desa-fi o”, coloca Sheila.

    Potencializar audiência pública

    Comissão expõe importância da OT

    Potencializar audiência pública

    Comissão expõe importância da OT

    Cléo: Odontologia do Trabalho

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 26 31/10/2013 08:52:17

  • 27

    NOVEMBRO - 2013

    Odontologia

    Trocar experiências na área de Fiscalização e Ética em busca do aprimoramento dos procedimen-tos. Esse foi o objetivo do Simpó-sio de Fiscalização e Ética da Re-gião Sul, que ocorreu em 30 de agosto no CRO de Santa Catarina. Com a presença de conselheiros e funcionários dos setores de Fis-calização das três Autarquias da Região, mais um representante do CFO, o evento, nas palavras do

    Fiscalização e Ética:experiências compartilhadas

    procurador jurídico do CRO/SC, Alexandre Monguilhott, buscou “comparar as atuações dos três regionais, buscando uma maior efetividade nas ações”.

    Para o presidente do CRO/RS, Flávio Borella, foi uma oportuni-dade importante para avaliar as ações realizadas e crescer com o conhecimento que foi comparti-lhado: “Esse convívio com troca de experiências é insubstituível.

    Temos certeza que isso contri-buirá para voltarmos ainda mais atualizados para atuar em prol de uma odontologia ética, zelan-do por profissionais e pacientes”, concluiu. Participaram ainda, re-presentando a Autarquia gaúcha, o conselheiro Fernando Vidal, o procurador jurídico, Ricardo Li-mongi, a chefe do setor de Fisca-lização, Ângela Jaeger e o fiscal Leandro Oscar Colares.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 27 31/10/2013 08:52:17

  • 28

    NOVEMBRO - 2013

    275/2013 ODONTO WIENER EPAO-3042 PELOTAS 24.07.2013277/2013 INSTITUTO SORRIR EPAO-3064 NOVO HAMBURGO 20.07.2013279/2013 MARCELO SOARES VICTORINO CD 13322 NOVO HAMBURGO 08.07.2013281/2013 GUSTAVO BARROS CD 11156 TORRES 04.07.2013 315/2013 ELISANDRA BATISTA IND ODONT. LTDA/CIA DO SORRISO EPAO-2173 PORTO ALEGRE 08.08.2013188/2013 ZALUSKI & LUMMERTZ – ODONTO EXCELLENCE EPAO-3065 SANTA ROSA 05.08.2013118/2013 CLIN ODONT GARCIA E DEL FRARI LTDA- ODONTO MAIS EPAO-1953 PORTO ALEGRE 08.08.2013268/2013 SORRISO E SAUDE CLINICA DENTARIA S/C LTDA EPAO 1221 SANTA CRUZ DO SUL 04.09.2013

    Fiscalização

    Oito novos Termos de Ajustamento de Conduta são assinados no CRO/RS

    As empresas que seguem assinaram Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com pena pecuniária, se propondo a regularizar a infração ética reconhecida, restando

    estabelecido a possibilidade de punição com censura pública e multa de R$ 5.000,00 para a hipótese de reincidência e descumprimento do acordado.

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 28 31/10/2013 08:52:17

  • 29

    NOVEMBRO - 2013

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 29 31/10/2013 08:52:19

  • 30

    NOVEMBRO - 2013

    Cirúrgico

    As provas acontecem em março de 2014. E é o próprio presidente da entidade, Sadí Flávio Horst quem dá detalhes – em primeira mão - aos leitores do CRO/RS Notícias

    Objetivo do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Fa-cial (BBO)?Sadi - Constituída por iniciativa da Asso-ciação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – ABOR, a entidade objetiva promo-ver a excelência clínica na especiali-dade. No Brasil, a Or-todontia foi a primeira área da saúde a implantar o seu Board, em 2001.

    Qual é a situação da Ortodontia no Brasil e, especifi camente, no Rio Grande do Sul?Sadi - Nos últimos 15 anos, o núme-ro de cursos de Odontologia no Bra-sil cresceu de 90 (1997) para cerca de 200 faculdades. São formados em torno de 12.000 novos cirurgiões–dentistas anualmente. Grande parte dessa massa de jovens profi ssionais não encontra espaço no mercado de trabalho e busca, na especializa-ção, uma saída para seu futuro. Em razão disso, observamos uma proli-

    Exame do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial acontece pela 1ª vez

    no Rio Grande do Sul

    Sadí Horst, presidente do BBO,dá detalhes sobre exame

    feração comercial, desordenada, de especializações. A grande maioria dos cursos possui carga horária mui-to reduzida e defi ciências na grade curricular. Está sendo privilegiada a quantidade e comprometida a qua-lidade do especialista. No Estado a

    situação não é muito diferente. Por isso, hoje, a especiali-

    dade com mais espe-cialistas registrados

    no Conselho é a Ortodontia.

    Qual é a impor-tância do Board

    Brasileiro de Or-todontia e Ortope-

    dia Facial (BBO)?Sadi - Para a especialidade

    é a de desenvolver e apresentar parâmetros de excelência clínica que poderão ser utilizados por pro-gramas de ensino ou, também, para certifi cação clínica de especialistas.Para o especialista é um programa de educação continuada através do qual pode se auto-avaliar clini-camente e se valorizar profi ssional-mente. O ortodontista certifi cado pelo BBO será reconhecido pela classe odontológica e pela comuni-dade em geral por ter se apresenta-do, voluntariamente, perante uma comissão examinadora e demons-trado sua capacidade e qualifi cação na arte e ciência da Ortodontia.

    Como funciona o Exame

    Inscrição: Estará apto a realizar a inscrição o profi ssional registra-do como especialista no CRO/CFO e sócio da ABOR (via so-ciedade estadual - SOGAOR no nosso Estado).

    Fase I – Diagnóstico e planeja-mento de casos clínicos apre-sentados pelo BBO.

    Fase II – Apresentação de seis casos clínicos tratados com a documentação inicial e fi nal completas.Informações – www.bbo.org.br

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 30 31/10/2013 08:52:21

  • 31

    NOVEMBRO - 2013

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 31 31/10/2013 16:36:10

  • EQUIPAMENTOSValid. até 14/12/2013 ou enquanto durar o estoque da promoção. Preços à vista. * Nas compras acima de R$ 360,00 (válido para mat. de consumo) - (Ent. + 2X)

    exceto produtos destacados como à vista. A prazo ent. + X (30/30) cheque pré/boleto/cartão. Vendas somente para cirurgiões dentistas insc. CRO.

    *

    Radii-CalSDI

    Radii-CalSDI

    Radii-CalRadii-Cal

    Valid. até 14/12/2013 ou enquanto durar o estoque da promoção. Preços à vista. * Nas compras acima de R$ 360,00 (válido para mat. de consumo) - (Ent. + 2X)

    CUBA ULTRASSOM CRISTÓFOLIULTRASSOM CRISTÓFOLICRISTÓFOLICRISTÓFOLI

    476,00R$

    98,90R$

    ADESIVO SINGLE BOND 3M

    + BRINDE 1 caneca 3M

    *

    FILME AGFACX. C/ 150

    BRINDE: REVELADOR + FIXADOR KODAK

    CX. C/ 150

    89,80R$

    TESTE INDICADOR BIOLÓGICO

    R$

    R$

    68,90

    49,90

    CLEAN-TEST (CAIXA COM 10)

    Turbina EXTRAtorque 505CKaVo “Press Button”

    Turbina EXTRAtorque 505C

    4x

    168,00ROLAMENTO DE CERÂMICA

    Baixo nível de Ruído

    www.dentalweb.com.br

    General Vitorino, 45 Porto Alegre - RS

    51 3083.5100Empresa do Grupo Dental Guaíba

    Foto/Clareador1200 mw/cm2

    Aparelho sem fio.O melhor do mercado

    2 anos de garantia

    CHARISMA HERAEUS

    * na compra de 5 ser. (kit)

    HERAEUS39,80*R$

    cada

    cada seringa

    cada seringa

    ACRÍLICO TRIM PLUS PÓ 25gr BOSWORTH (SUP. DURALAY) .....59,80ÁCIDO PERACÉTICO 0,2% LT DESINFETANTE DE ALTO NÍVEL ....49,80ADESIVO MAGIC BOND DE VIGODENT/COLTENE 5 ml ..............29,90AGULHAS DESCARTAVEIS INJEX CURTA c/100 cd .....................14,98AGULHAS DESC. TERUMO curta c/100 (QUALIDADE SUPERIOR) ...........39,80ALGODÃO EM ROLETES APOLO KIT pct. c/100 (mín. 10 pct.) cd. ..............1,78ALGINATO EZACT KROMM COLTENE CROMATICO (mín 3 pct.)cd. .............9,98ALGINATO JELTRATE PLUS DENTSPLY 454gr. ........................................... 27,90ANESTÉSICO NOVOCOL SSW (Lidocaína 2%) cx c/50 ...............................28,90ANESTÉSICO A BASE DE MEPIVACAINA DFL cx c/50 .............................. 59,70ATAQUE ACIDO CONDAC FGM 37% KIT c/3 Ser. ......................................6,90BABADOR EURONDA INTER VITAL C/100 ............................................11,90 BROCAS CARBIDE FG (made in swiss) (mín. 5) cd. ..................................6,98BROCAS DIAMANTADAS K.G. SORENSEN ....................... LEVE 10 GANHE + 1BROCAS ENDO-Z e ZEKRIA FG (made in swiss) cd. ................................ 29,80BROCAS GATES/LARGO(made in swiss) (mín 6) cd . .................................8,90CIMENTO CIRURGICO COE –PAK GC KIT .................................................188,90CIMENTO RESINOSO ALLCEM FGM DUAL BASE+CATAL. .........................68,70COMPRESSA DE GAZE 100% ALGODÃO 9F 7,5X7,5 C/500 8 DOBRAS ......14,90CUBA PLÁSTICA P/ IMERSÃO (ASSEPSIA DE INSTRUM.)CRISTÓFOLI ...... 42,80ENHANCE DENTSPLY KIT C/7 PONTAS DE SILICONE P/ ACABAMENTO .....63,90ORTHOCEM FGM P/ COLAGEM DE BRAQUETES(SIM. TRANSBOND) ......55,90FIO P/ SUTURA c/AG. TECN. SEDA/NYLON 3-0,4-0 env. (mín.10) cd. ........1,80GESSO PEDRA DURONE DENTSPLY ESPECIAL TIPO IV Kg (mín.2) cd. .......21,90GUTA PERCHA PONT. ACES./CALIBRAD. ENDO-POINTS/PONTAS PAPEL ...14,80HIDRÓXIDO DE CÁLCIO LINER PASTA/PASTA VIGODENT...........................19,80IONÔMERO DE VIDRO MAXXION R FGM KIT PÓ +LIQ .............................24,90LENÇOL DE BORRACHA MADEITEX/SANCTUARY/ANGELUS C/ 26 .........13,98 LIMAS MAILLEFER(swiss) TIPO K/FLEXOFILE 1. Série c/6 cd. ................ 33,90LIMAS ROTATÓRIAS PROTAPER KIT C/ 6 MAILLEFER (mín 3) cd............ 124,90PAPEL ARTICULAR CONTACTO ANGELUS bloco c/12 (mín. 3) cd. ............. 3,90PINCÉIS MICRO KGBRUSH REGULAR/EX-FINO/FINO c/100 (mín. 2)cd......7,90PINO REFORPOST FIBRA DE VIDRO ANGELUS KIT C/5 PINOS ..................46,80PONTEIRAS MISTURADORAS p/ SILICONE c/10 (mín 2 pct) cd. ...............19,80REEMBASADOR TRUSOFT BOSWORTH KIT.............................................118,80RESINA FOTO LISS/OPALLIS FGM /FILL MAGIC VIGODENT ... LEVE 4 PAGUE 3RESINAS VÊNUS /CHARISMA DIAMOND HERAEUS (LANÇAMENTO).....cd. 84,80RESTAURAD. FOTO PROV. BIOPLIC BIODINÂMICA SILICON. KIT c/2 ser ...48,90SILICONE OPTOSIL +XANTOPREN+CATALISADOR KIT ............................132,80SILICONE ADIÇÃO FLEXITIME HERAEUS KIT DENSO 600ml + 2 FLUIDA . 388,00SUGADOR CIRÚRGICO ANGELUS/ INDUSBELLO cx c/20 ESTÉRIL .............25,90

    E Q U I PA M E N T O SAVENTAL BORRACHA PLUMB.c/ PROT. TIREOIDE NMART. 85 X 60cm ...268,00CÂMARA ESCURA P/ REVELAÇÃO VH MODELO NOVO 4 POTES ...........119,80.DESTILADORA DE AGUA CRISTÓFOLI 110V ................................3 X 166,00.HIGIPRATIC ACIONAMENTO ELETRICO P/ TORNEIRA ...........................119,00. JET LAXIS SCHUSTER ULTRASSOM+JATO BICARB. 32000 Khz ............1.998,00.MICRO MOTOR ELETR. C/ PEÇA RETA DE BANCADA LB-100 BELTEC ....448,00.MINI-INCUBADORA CRISTÓFOLI P/ TESTE BACTEROLÓGICO ................198,80.NEGATOSCOPIO P/ TELE-PANOR. C/LUPA VH.................................... 158,90.SELADORA SELAMAX VH SELAGEM DE 8MM C/ GUILHOTINA .............198,00

    COMPRESSOR Mod. 9001 - 1,12HPs - Cristófoli

    Silencioso, 65dB isento de óleo

    Mod. 9001 - 1,12HPs - Cristófoli

    Silencioso, 65dB

    R$Mod. 9001 - 1,12HPs - Cristófoli

    Silencioso, 65dB

    Mod. 9001 - 1,12HPs - Cristófoli

    Silencioso, 65dB

    6xR$ 283,00

    [email protected]

    4x

    324,80

    49,90cada seringacada seringa

    RESINA FILTEK Z250XT KIT ECONOMIA TOTAL 3M ESPE

    cada

    * na compra * na compra

    RESINA Z350 XT - KIT 3MRESINA Z350 XT - KIT 3MRESINA Z350 XT - KIT 3M

    89,90R$

    RESINA Z350 XT - KIT 3MRESINA Z350 XT - KIT 3MRESINA Z350 XT - KIT 3M

    Revista CRO_OUTUBRO.indd 32 31/10/2013 08:52:24