Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores...

4
Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parciparem da assembleia orçamentária, que será realizada na Sede da endade, às 9h. CAMPANHA SALARIAL ASSEMBLEIA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO DIA 26/06 DIA 19/06 ÀS 9H,NA SEDE. ASSEMBLEIA GERAL 2016 $ FORMAÇÃO: Subsede da CUT promove curso gestão de políticas públicas ELECTROLUX: Acordo judicial garante mais de 2,8 milhões aos trabalhadores PLR 2016: Campanha de PLR na reta final PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 4 CONFIRA NESTA EDIÇÃO:

Transcript of Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores...

Page 1: Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parti ciparem da assembleia orçamentária,

Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016

Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parti ciparem da assembleia orçamentária, que será realizada na Sede da enti dade, às 9h.

CAMPANHA SALARIAL

ASSEMBLEIA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO DIA 26/06

DIA 19/06 ÀS 9H,NA SEDE.ASSEMBLEIA GERAL 2016$

FORMAÇÃO:Subsede da CUT promove curso gestão de políticas públicas

ELECTROLUX:Acordo judicial garante mais de 2,8 milhões aos trabalhadores

PLR 2016:Campanha de PLR na reta final

PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 4

CONFIRA NESTA EDIÇÃO:

Page 2: Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parti ciparem da assembleia orçamentária,

2 | Junho de 2016 | Metalúrgicos de São Carlos e Região |

Sindicato alerta para importância do PCMSO

O golpe de Temer é contra o trabalhador

Metalúrgicos participam de audiência pública sobre

Transporte

Os Metalúrgicos de São Carlos parti-ciparam no dia 12 de maio, da Audiên-cia Pública na Câmara Municipal, que discutiu questões relacionadas com o transporte público em São Carlos.

A audiência foi solicitada pelo Verea-dor Ronaldo Lopes e os temas abordados

Em um cenário de retiradas de direitos já anunciado pelo governo interino e golpista de Michel Temer, nós trabalhadoras e trabalhadores precisamos ficar atentos para o que está nas entrelinhas ou escondida sob palavras de efeito das manchetes da grande mídia.

Em menos de um mês de governo, Temer e sua equipe já anunciaram uma reforma da Previdência Social que pode desaparelhar o sistema de proteção previdenciária, extinguiu mi-nistérios fundamentais para os direitos sociais e sinalizou muitos outros pon-tos extremamente nocivos para a clas-se trabalhadora, população de baixa renda e a sociedade em geral, como o fim do Sistema Único de Saúde, o SUS.

foram: a qualidade dos serviços presta-dos à população, a definição da tarifa e o processo licitatório para contratação de nova empresa concessionária.

Mais informações no site do sindi-cato: www.metalurgicosdesaocarlos.org.br .

A classe trabalhadora sempre teve uma imensa capacidade de mobiliza-ção. E desta vez não será diferente. Continuaremos nas ruas, com objetivo de não dar folga para esse governo golpista, pressionando todos os sena-dores, pois ainda dá tempo de reverter esse golpe.

Para as ruas do Brasil, na próxima sexta-feira (10), a CUT está convocan-do uma grande manifestação contra o golpe, em defesa dos direitos da classe trabalhadora e do Pré-Sal.

E se você ainda não entendeu as medidas já anunciadas pelo governo golpista, a CUT traduziu de maneira simples e objetiva quais as intenções do “governo” interino. Confira o “dicio-nário temerário” logo abaixo.

SAÚDE E SEGURANÇA Confira a importância do relatório anual do PCMSO

Leia em bom ‘trabalhês’ quais as intenções do ‘governo’ interino

O Coletivo de Saúde do Sindicato, sempre preocupado com a Saúde e Segurança do trabalhador no am-biente de trabalho, vêm explicar so-bre a importância do PCMSO (Progra-ma de Controle Médico Ocupacional) para o trabalhador. Confira abaixo:

Regulamentação: O PCMSO tem como foco principal a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Tem sua regulamentação pelo artigo 168 da CLT e pela NR7 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Prevenção: O PCMSO possui

Redução de direitos dos trabalhadores em benefício dos patrões. Fim do 13º; Fim das Férias; Fim do FGTS; Fim da Jornada de 6 horas; Fim da política de valorização do salário mínimo; Fim de con-quistas como vales refeição e alimentação, licenças materni-dade e paternidade, jornada, horas extras.

Flexibilização ou modernização das leis trabalhistas

Regulamentação da terceirização

Negociado sobre o legislado

Cortar gastos ou austeridade fiscal

Privatização ou Abertura de Capital

Estado mínimo ou redução do papel do Estado

Fim da CLT, ou seja, o tal negociado sobre o legislado quer dizer que o que for negociado di-retamente entre patrão e empregado terá mais for-ça que a lei, em qualquer circunstância.

Já sabemos bem o que significa vender riqueza nacional para os grandes magnatas do mundo.

Regulamentar dá ideia de organização, progresso. Porém, neste caso, é reduzir direitos e achatar salários.

um caráter preventivo, o diagnós-tico precoce sempre favorece o tratamento da doença, por isso o trabalhador deve ficar atento. As principais ferramentas para o diag-nóstico são as análises e avaliações clínicas, a serem realizados por um médico do trabalho, com a realiza-ção dos seguintes exames médicos: admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

Quem elabora o PCMSO: O profissional habilitado para elaborar

o PCMSO é o Médico do Trabalho.

Relatório Anual: O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo ava-liações clínicas e exames comple-mentares, bem como estatísticas e resultados considerados anormais. Desta forma, ela conseguirá com os profissionais envolvidos e a CIPA formular propostas que minimizem ou anulem os problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados ao trabalho.

ATENÇÃO: Vale lembrar que no caso das doenças relacionadas ao trabalho a comunicação deve ter o mesmo tratamento dos acidentes típicos, ou seja, com ou sem afasta-mento a empresa deve emitir a CAT.Os trabalhadores devem ficar aten-tos para saber se o relatório anual do PCMSO está sendo apresentado e discutido com a Cipa. Caso não esteja devemos denunciar.

Saiba mais sobre PCMSO no site do sindicato, www.metalurgicosde-saocarlos.org.br

Em outras palavras, significa acabar com ser-viços públicos essenciais, como saúde e educação, e deixar a sociedade nas mãos das grandes empre-sas. Ex. Acabar com o SUS.

Quer dizer cortar in-vestimentos que reduzem desigualdades sociais. Tais como: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida, Prouni, Fies, etc.

SINDICATO CIDADÃOA audiência foi solicitada pelo Vereador Ronaldo Lopes Editorial

CONFIRA O DICIONÁRIO TEMERÁRIO

Page 3: Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parti ciparem da assembleia orçamentária,

Junho de 2016 | 3| Metalúrgicos de São Carlos e Região |

Assembleia Geral com toda a categoria será

dia 19/06

Acordo judicial entre metalúrgicos e Electrolux

garante mais de 2,8 milhões aos trabalhadores

Sindicato realiza Assembleia de

Prestação de Contas

Campanha de PLR na reta final

FEM-CUT/SP realiza Plenária Estatutária da Campanha Salarial

Os metalúrgicos da CUT já iniciaram os preparati vos da Campanha Salarial 2016 do ramo no Estado de São Paulo. No dia 11 de junho a FEM-CUT/SP realiza em sua sede, em São Bernardo, a Plená-ria Estatutária da Campanha.

A ati vidade reunirá dirigentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados à

Federação, que representam cerca de 202 mil trabalhadores em todo Estado.

Os Metalúrgicos de São Carlos esta-rão presentes, para propor e construir a pauta de reivindicações da categoria, que será apresentada e discuti da com os trabalhadores na ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 19/06.

No dia 19/06 (domingo), às 9h, será realizada a assembleia da Campanha Salarial com os trabalhadores de toda a base (com exceção dos com-panheiros na Volkswagen), na Sede do Sindicato.

As negociações com as bancadas patronais dos setores de máquinas, eletrônicos, autopeças, forjaria, pa-rafusos, trefi lação, laminação de me-tais ferrosos, lâmpadas, estamparia

e fundição, são lideradas pela nossa Federação dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP).

Neste ano, serão negociados ape-nas os itens econômicos, pois as cláusulas sociais têm validade de dois anos, e estão em vigor até 2017.

A data-base do ramo metalúrgico é 1º de setembro.

Precisamos da categoria unida, sem luta não há conquistas. Parti cipe!

AÇÃO COLETIVA

TRANSPARÊNCIAPLR 2016

Trabalhadores deverão receber as diferenças de horas extras neste mês

Assembleias de prestação de contas são realizadas desde 2012Os trabalhadores que ainda não fecharam sua PLR devem se mobilizar

Foi realizada no dia 24/05 a au-diência referente a ação trabalhista coletiva que o Sindicato ingressou junto à Justiça do Trabalho em 2015, requerendo que a Electrolux pague aos trabalhadores a diferença de horas extras (considerando adicional noturno; e/ou adicional de insalubri-dade, e/ou adicional de periculosida-de). A audiência resultou em acordo

A Direção do Sindicato convoca to-das as trabalhadoras e trabalhadores SINDICALIZADOS para a assembleia de prestação e Contas, no dia 26/06 (domingo).

A assembleia tem como objetivo analisar e votar a prestação de contas da entidade referente ao ano de 2015,

A direção do Sindicato chega à reta final da Campanha de PLR deste ano. Apesar de um ano difícil, várias empresas já fecharam a PLR 2016, e a primeira parcela deverá ser paga em julho.

O resultado da conscientização dos trabalhadores, que se mobili-zaram e participaram dos debates realizados pelo Sindicato garantiram

entre o Sindicato e a Electrolux, no qual garante mais de 2,8 milhões aos trabalhadores na Electrolux.

A ação coletiva abrange cerca de 2.400 trabalhadores, para os ativos desde fevereiro/2010 e para os des-ligados à partir de Fevereiro/2013. Saiba mais informações no site do sindicato, www.metalurgicosdesao-carlos.org.br .

bem como a previsão orçamentária para o ano de 2017.

A participação da categoria é de extrema importância para fazer valer a democracia e transparência. A assembleia terá início às 9 horas e acontecerá na Sede do Sindicato. PARTICIPE!

avanços. Porém, nas empresas em que ainda não houve negociação, será preciso que a companheirada esteja disposta a lutar, caso contrá-rio, o trabalhador poderá ficar sem PLR.

Se a empresa em que você tra-balha não fechou a PLR ainda, mobilize-se! Não permita isso! Não há conquistas, sem luta!

CAMPANHA SALARIAL

A data- base da categoria é dia 1º de setembro

Assembleia de PLR com trabalhadores na ADS

Assembleia realizada no dia 10 de abril , na sede do Sindicato

“Jornal dos Metalúrgicos” é uma publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região

Sindicato dos Metalúrgicos

Expediente Metalúrgicos de São Carlos e RegiãoSede: Rua Riachuelo, 632 - CentroSão Carlos - Fone: 16 3371-1052

Escola Profi ssionalizante: 16 3371-4443Clube de Campo: 16 3374-5485

Site: metalurgicosdesaocarlos.org.br

Presidente: Erick SilvaVice-presidente: Vanderlei StranoJornalista responsável: (MTB 57.492) Repórter: Erika Cristi na (MTB 69.707)Projeto Gráfi co: Editora 10Tiragem: 12 mil exemplaresImpressão: Fullgraphics

Page 4: Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 2016Ano 6 • Edição 59 • Junho 2016 Todos os trabalhadores SINDICALIZADOS estão convocados a parti ciparem da assembleia orçamentária,

4 | Junho de 2016 | Metalúrgicos de São Carlos e Região |

LAZER O torneio aconteceu no Clube de Campo dos Metalúrgicos

Foi realizado no dia 22 de maio, o Torneio de Truco dos Metalúrgicos 2016, promovido pelo Sindicato em prol da ADESM (Associação Desportiva Educacional e Social dos Metalúrgi-cos). O evento teve 58 participantes que se dividiram em 29 duplas.

As duplas vencedoras foram:1º lugar: Anderson Linhares e Da-

nilo Linhares2º lugar: Valentin Pereira e Juliano

carvalho3º lugar: Mauro Soares e Izaquel

Marcelino4º lugar: Anderson Pedrazani e José

Roberto DanielO Sindicato dos Metalúrgicos de

São Carlos e Região agradece a pre-sença de todos que compareceram e aguarda mais companheiros e com-panheiras nos próximos eventos que serão realizados.

FORMAÇÃO Curso tem parceria com a Fundação Perseu Abramo

A Subsede da CUT São Carlos e a Fun-dação Perseu Abramo (FPA) deram início ao curso de Difusão do conhecimento e gestão de políticas públicas, em evento realizado no dia 21 de maio, no Auditório da ADUFSCAR.

Cerca de 70 pessoas lotaram o audi-tório para a aula inaugural, com palestra da Professora, Vera Cepeda. A formação será à distância, mas haverá encontros presenciais com participação obrigatória.

A proposta visa à capacitação de militantes para o debate e a formulação de políticas públicas e também a difusão de conhecimentos necessários a uma formação crítica e política.

Saiba mais no site do sindicato, www.metalurgicosdesaocarlos.org.br .

Subsede da CUT São Carlos inaugura curso à distância sobre gestão de políticas públicas

Metalúrgicos participam do Torneio de Truco 2016

Aula inaugural realizada no dia 21 de Maio

1º LUGAR 2º LUGAR

3º LUGAR 4º LUGAR

SITE: www.metalurgicosdesaocarlos.org.brSIGA-NOS NO TWITTER: twitter.com/metalsaocarlosFOTOS DOS EVENTOS NO FLICKR: www.flickr.com/photos/metalurgicosdesaocarloseregiaoFACEBOOK: www.facebook.com/metalurgicosdesaocarloseregiao

Redes SociaisCLUBE DE CAMPO DOS METALÚRGICOSA Direção do Sindicato informa que as Piscinas do Clube de Cam-

po, estarão fechadas de 06/06/2016 à 07/09/2016 para o período de inverno e manutenção. Desta forma, neste período o horário de funcionamento do clube será até às 19h.