ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO DE 2012 -

12
ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO DE 2012 - R$ 1,00 Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha Prefeitura revisa valor de 98 processos de aposentadoria Pág. 3 EMENDA CONSTITUCIONAL Quarta para votar prioridades no Orçamento do Estado Pág. 4 POLÍTICA Menor suspeito de duas mortes é detido com drogas e uma pistola Pág. 9 24 Horas ganha Sala de Procedimentos Ambulatoriais Pág. 5 SAÚDE O que fazer para melhorar o trânsito da cidade? MOBILIDADE URBANA Pág. 10 Arraial da Escola Adriano Ortiz Corrêa reúne pais e alunos FESTAS JUNINAS Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte estuda implantação de corredores de ônibus, duplicação das pontes do Parque dos Anjos e outras medidas para desafogar regiões de tráfego difícil como o Centro, entre outros pontos da cidade Páginas centrais POLÍCIA Ao ser recolhido pela Brigada no Rincão, jovem de 15 anos estava acompanhado de comparsa. Além da arma, a dupla portava crack, dinheiro, balanças de precisão e um rádio comunicador Pág. 8 Ginásio Aldeião volta aos velhos tempos a partir de hoje ESPORTE Rotary Ulbra e Rotary do Vale empossam novas diretorias CLUBES DE SERVIÇO Pág. 11 Projeto Resgate atende Escola Antônio Aires de Almeida CIDADANIA Contracapa

description

ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO DE 2012 -

Transcript of ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO DE 2012 -

Page 1: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO DE 2012 - R$ 1,00Circulação nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha

Prefeitura revisa valor de 98 processos de aposentadoria

Pág. 3

►EMENDA CONSTITUCIONAL

Quarta para votar prioridades no Orçamento do Estado

Pág. 4

►POLÍTICA

Menor suspeito de duas mortes

é detido com drogas

e uma pistola

Pág. 9

24 Horas ganha Sala de Procedimentos Ambulatoriais

Pág. 5

►SAÚDE

O que fazer para melhorar o trânsito da cidade?

► MOBILIDADE URBANA

Pág. 10

Filhas denunciam pai por estupro

Arraial da Escola Adriano Ortiz Corrêa reúne pais e alunos

►FESTAS JUNINAS

Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte estuda implantação de corredores de ônibus, duplicação das

pontes do Parque dos Anjos e outras medidas para desafogar regiões de tráfego difícil como o Centro,

entre outros pontos da cidade

Páginas centrais

► POLÍCIA

Ao ser recolhido pela Brigada no Rincão,

jovem de 15 anos estava acompanhado

de comparsa. Além da arma, a dupla portava

crack, dinheiro, balanças de precisão e

um rádio comunicador

Pág. 8

Ginásio Aldeião volta aos velhos tempos a partir de hoje

►ESPORTE

Rotary Ulbra e Rotary do Vale empossam novas diretorias

►CLUBES DE SERVIÇO

Pág. 11

Projeto Resgate atende Escola Antônio Aires de Almeida

►CIDADANIA

Contracapa

Page 2: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 2

Opinião / Serviços

Confiança do consumidor cai 1,7% em junho

Depois de uma onda de otimismo em maio, a confiança do consumidor brasileiro caiu 1,7% em junho na compara-ção com o mês anterior, de acordo com a pesquisa Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice recuou de 114,6 para 112,6 de um mês para o outro, voltando ao mesmo patamar verificado nos meses de abril deste ano e do ano passado.

Na avaliação da CNI, a queda deve ser atribuída, prin-cipalmente, a uma preocupação maior com o desemprego e com uma situação financeira mais desfavorável. Estes são dois dos seis componentes do Inec. Para o economista da entidade, Marcelo Azevedo, a diminuição do indicador em junho não é motivo de preocupação, já que continua em um patamar elevado e segue no mesmo nível dos últimos 12 me-ses.

— Mas demonstra claramente que o aumento de abril para maio, de 113 para 114,6, foi incomum, um ponto fora da curva — comparou.

Conforme pesquisa divulgada à imprensa, o indicador que mede a expectativa em relação à manutenção do em-prego teve uma queda de 7,8% de maio, quando estava em 135,2, para 124,6 em junho.

— Foi forte esse aumento em relação ao medo do desem-prego, chamando a atenção. Apesar disso, o indicador conti-nua na média dos últimos 12 meses — disse Azevedo.

O índice que mede a situação financeira dos brasileiros retomou a trajetória de queda, que havia sido interrompida em maio. O indicador recuou 3%, de 114,4 para 111. Esta foi a quarta queda no ano, o que levou o indicador a registrar o menor patamar desde setembro de 2009.

— A avaliação do consumidor em relação a sua própria situação financeira está bastante negativa.

A preocupação do brasileiro com os preços da econo-mia também voltou a aumentar, conforme o levantamento da CNI. O índice que mede a expectativa de inflação recuou 1,5%, de 144,2 para 112,5. Como quanto maior o indicador, melhor a percepção do consumidor em relação a um assunto, a diminuição da expectativa em relação à inflação significa que há uma preocupação maior sobre uma possível dispara-da dos preços. De qualquer forma, Azevedo salientou que a piora deste segmento não é preocupante, pois foi a primeira queda em seis meses depois de cinco altas seguidas e segue em um patamar elevado.

O endividamento dos consumidores também ainda não é motivo de alarme, conforme a pesquisa Inec, já que o indi-cador relativo de endividamento melhorou no mês, subindo 0,2%, de 105,1 para 105,3.

— Ainda que o indicador esteja baixo, está na mesma faixa em que se encontrava há um ano — trouxe o comuni-cado à imprensa. Em relação às compras de maior valor, o indicador teve queda de 0,2%, de 112,1 para 111,9. O Inec foi realizado entre os dias 16 e 19 de junho pelo Ibope Inteligên-cia a partir de 2.002 entrevistas em 141 municípios.

ECONOMIA

Terça-FeIra - Mín. 13° Máx. 29°

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

LOTOFÁCIL - Conc. 773 - 02/07/12

PREVISÃO DO TEMPO

LOTERIASAS GRAVATADAS

Envie sua sugestão de charges para o e-mail: [email protected]

Na Rua Soledade, próximo ao numeral 61, o número de buracos vem aumentando dia após dia. Alguns buracos que havíamos encontrado dias atrás se transformaram em cra-

teras. Comerciantes do local estão preocupados com as avarias causadas em veículos que ali circulam. Eles pedem mais atenção com aquela via. Voltaremos...

Ainda sem solução

QUINA - Conc. 2932 - 02/07/12

Inacreditável a deci-são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada. Os ministros da Corte que rege as eleições brasileiras definiram que os políticos que tiveram suas contas de campanhas anteriores reprovadas, fichas-sujas, podem livre-mente se candidatar. Se antes as autoridades eram discretas ao debochar da cara do povo, agora virou um esculacho.

Quando, em março último, o mesmo TSE baixou resolução deter-minando que aquele que tivesse suas contas ante-riores reprovadas estaria inapto para se candida-tar novamente, os únicos queixosos foram os mais de 20 mil contas-sujas que deitaram e rolaram nas fortunas do submundo dos caixas de campanha e queriam continuar na pajelança. A amplíssima maioria da população, democraticamente, feste-jou a decisão, fiando suas esperanças num possível

processo de depuração do imundo universo político brasileiro.

Comemoração inútil. Menos de três meses de-pois, o próprio TSE voltou atrás e decidiu que era me-lhor atender os interesses escusos dos 20 mil sujos do que impor maior seve-ridade, como desejavam os demais 200 milhões de cidadãos brasileiros. Ou seja, temos hoje 0,01% de seres que mandam e desmandam no Brasil, a despeito da vontade da maioria. Isso é democra-cia? Não. Isso é um forte esquema de malandragem e pilantragem, conforta-velmente instalado no co-mando do país.

Basta dizer que o voto de misericórdia aos bandi-dos foi dado pelo ministro Dias Toffoli, cuja indica-ção ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-pre-sidente Lula da Silva, até hoje é questionada, visto ter sido advogado-geral do Partido dos Trabalha-dores. Mas, nesse Brasil

esculhambado, tudo é per-mitido. Como bem definiu a jornalista Mary Zaidan, “mais de 20 mil contas-sujas foram reabilitados pelo voto de Toffoli. Do inferno, promoveram-se ao paraíso”.

À carochinha, o argu-mento inicial era que a decisão de tornar inelegí-veis os sujos, por ter sido tomada em março, não po-deria valer para as eleições de outubro e sua vigência ficaria para 2014. Mas os ministros do TSE foram mais camaradas. Em seu voto-sujo, Toffoli afirma que “a lei exige apenas a apresentação de contas e não sua aprovação”. Mais ridículo impossível.

Então, fica a questão: qual a finalidade das ins-tâncias de justiça eleito-ral? Se um candidato não precisa ter as contas de campanha analisadas e aprovadas para ser consi-derado digno pleiteante ao cargo eletivo, por que de-vemos continuar pagando os astronômicos salários

desse setor do Poder Judi-ciário? Basta colocar um office-boy para receber as prestações de conta, lim-pas ou sujas, já que isso não influenciará em nada os rumos do processo elei-toral.

Infelizmente, já es-tamos no fundo do poço e continuamos cavando. Recorro novamente às palavras de Mary Zai-dan: “com o endosso da Justiça, sacramentou-se a impunidade”. Vou além: com a cara-de-pau que lhes é própria, desmorali-zaram o Brasil. Triste do país que possui tão baixo nível em suas supremas instâncias.

Helder Caldeira - Escri-tor, jornalista e apresenta-dor de TV/ www.ipolitica.com.br – [email protected]

TSE CONSAgrA A ImpUNIdAdE

registro nº 39987 do Livro a-4

[email protected]@gmail.com

Filiado àADJORI

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda.CNPJ nº 03.851.285/0001-62Tiragem – 8.000 exemplares

Diretor geral: Moacir Oliveira Menezes Diretor administrativo: Gabriel Diedrich Departamento comercial: Adilson Mendes redação: Katterina Zandonai, Patricia Mello e Claudio Oliveira Diagramação: Carolina Candido Colaboradores: Iara Maurente e Bruna Ramos

Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, nº 6125 - Pda. 64CEP 94.060-001 - Gravataí - RS - BrasilTelefones: (51) 3423.1792 - 3421.3381

Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores.

representante Comercial:(51) 3272-9595

02 - 05 - 06 - 07 - 08

10 - 11 - 13 - 15 - 17

18 - 20 - 22 - 24 - 25

10 - 27 - 37 - 45 - 59

Page 3: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 3geral

VACINA CONTRA A GRIPEAtenção comunidade de Gravataí! A Secretaria Mu-

nicipal de Saúde, preocupada com os casos de gripe A (H1N1) que surgiram no Estado, está mantendo a vaci-nação contra o vírus em 24 unidades de saúde. A imuni-zação está sendo aplicada em idosos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade. Até o momento 10 pessoas já morreram em virtude da enfermidade no Rio Grande do Sul. O último caso registrado foi o de uma criança de dois anos, que não estava vacinada e não apresentava outras doenças.

VACINA CONTRA A GRIPE IIAtenção para esta afirmação do secretário municipal

de Saúde, Régis Fonseca. Ele lembra que a melhor for-ma de prevenir, tanto da gripe A, quanto a gripe sazonal, é sendo vacinado. Não precisa ter medo, é apenas uma agulhada que pode salvar sua vida. E tem mais, se vaci-nando os índices de mortalidade, complicações e interna-ções que ocorrem em consequência do vírus serão dimi-nuídos. Aproveite, a vacina é de graça! É só procurar um dos 24 locais de atendimento.

VACINA CONTRA A GRIPE IIIInformações divulgadas pela Secretaria Estadual de

Saúde dão conta de que já foram notificados 563 casos suspeitos e hospitalizados neste ano, 67 confirmados para influenza A, sendo 10 óbitos, 369 descartados e 127 em investigação. Até o momento, 83,22% das crianças do município de Gravataí já foram vacinadas, 83% dos tra-balhadores em saúde, 81% gestantes, 69,91% idosos e na cobertura geral 72,71%. A vacinação vai até esta sexta-feira. Repetindo: a vacina vai até 6ª-feira, dia 6 de julho. Não se atrase!

POCEDIMENTO AMBULATORIALCom a intenção de qualificar o atendimento na área

da saúde, a administração municipal inaugura nesta ter-ça-feira (3) a nova sala de Procedimento Cirúrgico Am-bulatorial. O novo espaço funcionará junto ao Serviço de Urgência e Emergência (SUE) 24 Horas, e será entregue a comunidade por volta 10h, na Avenida Brasil, nº 1.150, esquina com a ERS-118. Segundo a Secretaria de Saúde, o PCA está sendo criado com o objetivo de realizar pro-cedimentos cirúrgicos eletivos de pequena complexidade que estavam com a demanda reprimida, com casos de pa-cientes que aguardam desde 2007 pelo atendimento. Isto é bom! O governo prova que deseja recuperar o tempo perdido em outras épocas. A comunidade agradece!

TRANSPORTE COLETIVOA senhora Denilde de Souza telefonou para a coluna

pedindo que a Sogil solucione o problema que algumas pessoas, moradoras no Parque do Sol, estão encontran-do para irem trabalhar aos domingos pela manhã. Ela diz que já reclamou na empresa, mas até agora não foi atendida. Por isso pede encarecidamente que a Sogil co-loque um ônibus por volta das 6h20 da manhã para que os trabalhadores que se utilizam do transporte coletivo para ir trabalhar não percam o horário. Olá pessoal da Sogil, vocês que sempre são tão atenciosos, resolvam esse problema do Parque do Sol. Obrigado pela atenção!

Senha do dia:

“Se 14 é um bom número, então por que 21....?”

Essa é uma coluna do povo para criticar elogiar e botar a boca no trombone sobre aquilo que os leitores entenderem por certo ou errado. Entre em contato com a

redação, pelo telefone (51) 3421.3381 ou mande seu e-mail [email protected]. Junto mande seu nome, telefone e endereço.

O prefeito Aci-mar Silva as-sinou na úl-

tima sexta-feira diversos processos de revisão do valor das aposentadorias. A recente Emenda Cons-titucional mudou o critério de cálculo e agora vale a última remuneração e não mais a média dos salários recebidos desde 1994. Essa alteração foi feita apenas para os aposentados por invalidez a partir de 2004, que no caso de Gravataí, contam mais de cem inati-vos e alguns pensionistas.

O secretário municipal de Administração, Amil-ton Oliveira, explica que a lei concedeu prazo para que todas as revisões se-jam concluídas até fim de setembro próximo.

— Mas até o final de junho, o prefeito Acimar Silva assinou portarias al-terando os proventos de 98 aposentados.

Oliveira esclarece que

os demais aposentados só dependem da devolução dos processos de aposenta-doria que estão no Tribunal de Contas do Estado, para ter o mesmo benefício.

— O TCE está apres-sando o exame das apo-sentadorias para que pos-samos fazer a revisão nas restantes — afirma.

Oliveira afirmou que

não haverá redução nos valores da aposentadoria, pelo contrário, está haven-do um ganho entre 100 e 200 reais.

— Há casos com au-mento de até R$ 700,00 — salienta o secretário de Administração.

O pagamento desses benefícios é por conta do Instituto de Previdência

e Assistência dos Servi-dores de Gravataí (Ipag), conforme esclarece a ser-vidora municipal Ângela Maria Boeira, do Setor de Inativações e Pensões da Smad.

— Todos receberão a contar de 30 de mar-ço deste ano, sem direito a atrasados — esclarece Marcia.

Conforme Emenda Constitucional, a revisão está sendo feita somente nos casos por invalidez a partir de 2004

√Saiba maisO governo ainda não desistiu de impor uma ida-

de mínima para as aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator pre-videnciário.

Os deputados querem votar o projeto que acaba com o fator previdenciário e institui a regra apelida-da de 85/95. Essa proposta tem o apoio das centrais

sindicais. Por essa fórmula, para se aposentar com o teto do benefício, a soma da idade e do tempo tra-balhado deve chegar a 85 anos, no caso de mulhe-res, e 95 anos, se homem.

O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra faz com que os traba-lhadores se aposentem mais tarde para obter o teto da aposentadoria.

Município revisa 98 processos que alteram o valor das aposentadorias

Prefeito Acimar Silva assinou 98 processos de revisão do valor das aposentadorias

Foto André PereirA

Setor de Inativações e Pensões da Smad é responsável pela revisão das aposentadorias

Page 4: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 4 OpiniăoReminiscências

e-mail:[email protected] - Fone: 3421.3381

Recursos para o Estado em 2013 serão votados amanhã

Toda a comunidade grava-taiense está convidada a com-parecer amanhã a um dos 100 locais de votação da Participa-ção Popular e Cidadã, do gover-no Tarso Genro, que define as prioridades de cada Município para o orçamento estadual de 2013. Segundo a coordenadora adjunta da Região Metropoli-tana e Delta do Jacuí, Renilda Ramos Ferreira, que visitou o JG ontem, para Gravataí estão garantidos R$ 1,181milhões. A votação começa às 9h e pode ser feita durante todo o horá-rio comercial. Por meios ele-trônicos é possível votar até a meia-noite desta quarta-feira. Será necessário o título eleito-ral e os eleitores poderão votar em até quatro demandas em 15 áreas listadas na cédula de vo-tação, além de duas prioridades estratégicas, entre as áreas de saúde, meio ambiente, desen-volvimento social, segurança pública e educação.

O voto via internet deve ser feito no site www.participa.rs.gov.br, direto de computa-dores pessoais ou com uso do celular. Renilda explica ainda que além dos locais fixos de vo-tação, 14 urnas móveis irão até as empresas e alguns outros lo-cais da cidade.

√Corede MetropolitanoEm pelo menos três regiões

há demandas que envolvem a

Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). Na região Nor-te, uma das prioridades é a im-plantação de sistema de distri-buição e abastecimento de água em zonais rurais. O orçamento é de R$ 500 mil. A região das Missões também possui em cé-dula de projetos de irrigação com recursos de mais de R$ 570 mil que devem ser destinados à Secretaria para a construção de açudes, cisternas e capacitação de técnicos e agricultores. A Fundação Estadual de Planeja-mento Metropolitano e Regional (Metroplan), braço técnico da SOP, também está em votação popular no Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Metropolitano Delta do Jacuí com a pavimentação e capea-

mento asfáltico em diversas localidades. O investimento previsto é de R$ 10 milhões.

√Etapas finaisEssa é uma das etapas fi-

nais do processo de Partici-pação Popular e Cidadã na Elaboração do Orçamento Estadual. O eleitor poderá vo-tar por cédulas em urnas, na internet e pelo celular para a Região Metropolitana de Por-to Alegre, Delta do Jacuí e Vale do Rio Sinos.

O voto será secreto e estão habilitados a participar ape-nas os eleitores com domicílio

eleitoral na região do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) correspondente. São 28 Coredes responsáveis por definir as prioridades que irão a voto popular nos 496 municí-pios do Estado. Para o atendi-mento das prioridades que se-rão definidas serão destinados R$ 165 milhões. Em 2012, o va-lor foi de R$ 85 milhões.

√Lei orçamentáriaApós a votação, a Secreta-

ria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã concluirá o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) que será entregue ao governador Tarso Genro, no dia 15 de setembro deste ano. Após a definição do orçamento, o Governo distribuirá a verba para as prioridades eleitas.

Marco, Lucas, Marconi e Alan

√Crise leva prefeito ao hospital

O município de Gravataí encon-tra-se numa situa-ção lastimável ad-ministrativamente

falando, devido ao descontrole com as contas públicas e, prin-cipalmente, pela má gestão de quem antecedeu o governo de Acimar Silva/Francisco Pi-nho.

Todos esses problemas aliados à necessidade de re-alizar o mínimo necessário para que a coisa não desan-de de vez, fizeram com que Acimar tivesse um mal súbito decorrente de uma crise de hipertensão, sendo conduzido ao Hospital Dom João Becker por volta das 18h30 de ontem, onde ficou sob observação e foi medicado.

Uma fonte ligada ao pre-feito informou que nos últimos dias ele vinha apresentando sinais de fadiga devido às for-tes emoções que o cargo lhe impõe, e pela falta de recursos para que seu governo realize o mínimo para a cidade não parar.

Este acontecimento faz an-tever que o sucessor de Acimar terá que se desdobrar para sobreviver com os escassos recursos e com os sequestros mensais das verbas públicas para pagamentos de precató-rios e outras dívidas deixadas pelos governos antecessores.

O prefeito Acimar está sen-tindo na própria carne o des-calabro em que encontrou a prefeitura, sem dinheiro pra nada, equipamentos sucatea-dos, tudo fruto da má gestão do governo petista que ainda briga na Justiça para tentar voltar.

Por isso é bom que a po-pulação conheça a realidade deixada pelo Partido dos Tra-balhadores, uma herança que ninguém em sã consciência de-seja receber. Gravataí precisa tomar um rumo que a conduza ao seu grande destino. Rumo que poderá chegar mais depres-sa do que se pensa pela vontade e discernimento de seu próprio povo.

√Sessão soleneA Câmara de Vereadores de

Gravataí promove hoje, a partir das 19h30, sessão solene em ho-menagem aos 70 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Nunes. A cerimônia será realizada no plenário do poder Legislativo.

IGUALDADE DE CONDIçõES: Depois de disputar outras tantas eleições, Marco Alba (PMDB) entra desta vez em igualdade de condições de disputa e com grande chance de con-quistar a vitória. É o que já se pode vislumbrar pelo enorme exército de pessoas envolvidas na campanha, formando um forte esquadrão de apoio e sustentação. A candidatura de Marco Alba a prefeito reúne dez partidos: PMDB, DEM, PSD, PTB, PP, PTC, PSDC, PPS, PR e PHS.

Claro que Marco não concorre sozinho, há outras candidaturas fortes, como as do pró-prio PT (Daniel Bordignon) e do PSB (Anabel Lorenzi), e as não menos expressivas de PDT (Pastor Rosalvino) e PSTU (Manoel Fernandes).

Como dizem os gaúchos: “Vai ser uma porfia das mais disputadas, Che!”

√PCdoB confirma apoio à AnabelO PCdoB vai apoiar a pré-

candidata socialista Anabel Lo-renzi nas eleições municipais de 2012. A decisão foi anunciada du-rante a convenção do partido, na última sexta-feira, em Gravataí.

A decisão confirma a coliga-ção na chapa majoritária com o PSB de Anabel, PSDB, PV e PRP. Já a coligação na proporcional – candidatura para vereadores – será com os socialistas e tucanos, na qual os camaradas indicam seis nomes ao Legislativo.

O deputado Raul Carrion, da direção estadual do PCdoB, acompanhou o congresso e fez questão de dizer que o projeto so-cialista de transformação da ci-dade é o melhor para Gravataí. O deputado destacou ainda o quan-to as demais correntes políticas estão superadas e desgastadas.

– Estamos juntos, pois acredi-tamos que esta aliança é a melhor alternativa para a cidade avan-çar.

Anabel, em sua fala, agrade-ceu a parceria e dedicação do presidente do diretório municipal, Ataíde Ramos de Oliveira, com-panheiro de tantas caminhadas.

– Sinto-me contente por ter os camaradas ao nosso lado, mar-chando para as mudanças que Gravataí necessita. Tenho certeza que serão protagonistas, contri-buindo com o desenvolvimento e o progresso do nosso município.

Segundo ela, a aliança forta-lece o desejo de tantos cidadãos e cidadãs que sonham em ver o município crescer e avançar nas políticas públicas que garantam qualidade de vida a todos.

Comunistas apoiam candidatura socialista à Prefeitura

√Reforço na Juventude do PMDB

Marconi de Avila Dias, 24 anos, formado em Direito e que trabalha no Escritório Dias Advogados, é o mais novo reforço da Juventude do PMDB de Gravataí. Na foto, o deputado Marco Alba, candidato a prefeito de Gravataí pelo PMDB, empresário Lucas Theves, militante da JPMDB, Marconi Dias e o presidente da JPMDB, Alan Vieira.

“Diante desse “conchavo eleitoral”, firmado por Lulla e Maluf em torno da candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo, nada como lembrar a frase que foi dita pelo ator Paulo Betti no ano de 2006, logo após um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com artistas e intelectuais, na casa do ministro Gilberto Gil, na ânsia de criar estratégias de defesa para o “Escândalo do Mensalão”.

“Não dá para fazer política sem botar a mão na merda” (Paulo Betti, em 2006)

Page 5: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 5Saúde

SUE 24 Horas ganha sala de Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais

Inauguração acontece hoje junto ao serviço que começou a semana com mais do que o dobro dos atendimentos em função de fatores climáticos

resPoNsáveL ProToCoLo vaLor r$ Nº TíTuLo esP. MoT. CreDor - aPreseNTaNTeALDO-CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA 1234932-4 R$190,00 00089801 IDM FP SUL FER COMERCIO DE FERROS LTDAALEX SANDER MORAIS FROES 1236192-8 R$372,66 87407400 IDM FP M M CASTRO COM ATAC DE BEBIDAS LTDAALEX SANDER MORAIS FROES 1236194-7 R$132,14 87189800 IDM FP M M CASTRO COM ATAC DE BEBIDAS LTDAALVARO DE CARVALHO LONGARAY 1235808-0 R$216,00 7196 IDM FP CBR MECANICA DIESEL LTDAAMBCORE SERVICOS AMBIENTAIS LTDA 1236635-3 R$1.795,00 81820 IDM FP UNIAO DE CLINICAS R GRANDE LTDABIRKMAC MECANICA AUTO PECAS E SERVS LTDA 1237445-3 R$312,11 4142.2 IDM FP PRIMEIRA SOLUCAO DIST DE LUBRIFICANTES ECARLOS ALEXANDRE DE FREITAS ME 1235512-8 R$437,80 36655 IDM FP DISTRICOMP DIST INFORMATICA SACURTUME SANTA ROSA LTDA 1235154-0 R$2.900,00 001810/B IDM FP BR EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDADAIANE PORTAL SOARES 1234323-9 R$385,30 253 IDM FP ESCOLA DORA DIMER LTDA MEFERNANDA DE ARAUJO LUZ 1235648-9 R$1.609,09 455635FA00 IDM FP ABASTECEDORA ABM LTDAFORMETAL TECNOLOGIA METALMECANICA L 1237286-7 R$312,00 0016681 01 IDM FP SULCROMO REVESTIMENTOS INDUSTRIAIS LTDAGOLDEN CAT CONFEC COM CONFEC MALHAS L 1237800-6 R$1.110,85 0704423 02 IDM FP GRENDENE S/AGOLDEN CAT CONFEC COM CONFEC MALHAS L 1237801-1 R$893,28 0703687 01 IDM FP GRENDENE S/AJANAINA DA SILVA SALDANHA 1236526-1 R$245,25 002760/2 IDM FP R DE CONTO - MEJANAINA DA SILVA SALDANHA 1236535-0 R$295,00 002761/2 IDM FP R DE CONTO - MEJANAINA DA SILVA SALDANHA 1236545-4 R$361,25 002759/2 IDM FP R DE CONTO - MEJESIER LEMES CAMARGO 1235514-6 R$500,00 2186-1/2 IDM FP ROMS CAR COMERCIO DE VEICULOSJMC EQUIPAMENTOS COMERCIAIS LTDA 1237903-3 R$1.675,00 011186 003 IDM FP IMECA INDUSTRIA METALURGICA LTDAJOAO DE ALMEIDA BRIZOLA ME 1235843-1 R$122,23 10423-2/2 IDM FP POKO PRECO COMERCIO DE TINTAS LTDAJOAO VANDERLEI DA SILVA 1236418-4 R$700,00 KZA 36 02 IDM FP E. F. TRISTAO CIA LTDAJOAO VANDERLEI DA SILVA 1236419-9 R$700,00 KZA 36 03 IDM FP E. F. TRISTAO CIA LTDAJOAO VANDERLEI DA SILVA 1236420-1 R$700,00 KZA 36 04 IDM FP E. F. TRISTAO CIA LTDAJOAO VANDERLEI DA SILVA 1236421-6 R$700,00 KZA 36 05 IDM FP E. F. TRISTAO CIA LTDAJOSE ALMENIR RODRIGUES 1237565-3 R$536,74 20618/12 IDM FP CABRAL & FOSSATTI LTDALAURENTINA EREMI MEDEIROS GUIMARAES 1237497-0 R$132,33 E16225/02 IDM FP L.A.V. DRESSLER & CIA LTDALEANDRO ARGENTA DE OLIVEIRA 1237579-5 R$755,00 24052012 IDM FP PABLO RACING IND E COM DE COMP AUTOMOTIVOS LTLEONARDO ROSA DE SOUZA 1235885-4 R$160,81 609/0803 IDM FP MAGAZINE INCORPORACOES LTDAMARCIANA CORREA BARCELOS 1236650-8 R$6.000,00 67/12/3 IDM FP MADEIREIRA TARUMA LTDAMICHELE PEREIRA DA SILVA ALVES 1234631-1 R$187,65 601-20 IDM FP MARANGON & ZAMPEZE LTDAMINUANO LOCADORA DE EQUIPAMENTOS LTDA 1236594-8 R$865,06 58A/19160A IDM FP ENGEPECAS EQUIPAMENTOS LTDA.RONALDO MULLER 1236565-1 R$500,00 4006/A IDM FP CIABE INDUSTRIA BRASILEIRA DE EVAPORADORES LTROSENEI NOVINSKI COELHO E CIA LTDA: 1237545-6 R$355,92 264466-1 IDM FP ELIANDRO ALIMENTOS LTDAUNITEC INFORMATICA LTDA 1237458-0 R$262,35 1135 IDM FP POSTO DE COMBUSTIVEIS RADARVANDERLEI DALSOTTO FERREIRA 1235887-4 R$66,04 439/408 IDM FP MAGAZINE INCORPORACOES LTDAVECTRA MOVEIS E DECORACOES LTDA 1237789-4 R$1.879,55 1 009840C IDM FP NIAZITEX IMPORTACAO E EXPORTACAO DE TECI

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 03 de Julho de 2012.

VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

EdITAL

1 - MÁRCIO NUNES ALVES e JULIANA IZOLAN ARICIO 2 – LEANDRO FIALHO DA SILVA e ANA PAULA ROST

CASAmENTOSVALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Gravataí, 03 de Julho de 2012.Valecy Cabeleira Bitelo

Oficial de registro

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.Endereço: Av. José Loureiro da Silva, 1826 - Centro - Gravataí

Edital nº 127/2012

pUbLICAçãO LEgAL

Nesta entrada de inverno atí-pica, com temperaturas de quase 30 graus, o Serviço de

Urgência e Emergência 24 Horas (SUE), mesmo lotado como nunca, inaugura hoje, às 10h, a sala de Procedimentos Cirúrgicos Ambulatoriais (PCA). Ontem à noite, depois de atender um princípio de tumulto no 24 Horas, que foi procu-rado por mais que o dobro de pessoas de

sua média diária, o secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, explicou que o novo espaço está sendo criado com o objetivo de realizar procedimentos cirúr-gicos eletivos de pequena complexidade e atenderá demandas de pequenas inter-venções que podem ser resolvidas no ambulatório.

– Há casos de pacientes que aguar-dam desde 2007. Temos uma pendência

de 2.230 pessoas esperando na fila para serem atendidos com cirurgias ambula-toriais – comentou Régis.

– A tarefa de colocar em dia a de-manda será árdua, mas muito importante para a comunidade. Queremos tirar as pessoas desta fila de atendimento – res-saltou a coordenadora do SUE, Cláudia Boeira.

O PCA funciona junto ao SUE 24

Horas fica na Avenida Brasil, nº 1150, esquina com a ERS-118.

Régis explicou ainda que a abertura deste novo espaço faz parte dos esforços do governo para qualificar a estrutura já existente via Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a ampliação dos ser-viços é uma tarefa mais complicada e que depende de grandes volumes de recursos financeiros, no momento indisponíveis.

Habituados a atender em média 300 pessoas por dia, os funcionários do Serviço de Urgência e Emergên-cia (SUE 24 Horas) tomaram um susto ontem. Conforme a coordena-dora, Cláudia Boeira, normalmente nas segundas-feiras a demanda por atendimento na unidade é maior, mas ontem foi mais que o dobro para este dia da semana. A recepção ficou com cara de “hospital de cam-panha” e gerou um tempo de espe-ra que em alguns foi de quase nove horas. Foi o caso de Bruna Pinto, 16 anos, que chegou ao local ao meio-dia e até as 20h40 ainda não havia

sido atendida. No último horário, foi avisada de que seria atendida no consultório 2. Ela estava com febre, pressão arterial em 17 por 12, ânsia de vômito e dor de cabeça, confor-me verificado durante a triagem. O secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, explica a superlota-ção como resultado da oscilação de temperatura neste início de inverno, que resultou no aumento do número de casos de doenças respiratórias. O movimento nesta segunda-feira era tão grande que os dois pediatras e quatro clínicos não deram conta do atendimento. Na troca de plantão,

no início da noite, houve um prin-cípio de tumulto por parte de alguns pacientes que esperavam pelo aten-dimento há muitas horas, como no caso de Bruna. A Guarda Municipal reforçou a segurança depois que pa-cientes ameaçaram invadir a área de atendimento médico. Os ânimos acabaram sendo contidos.

√Região Metropolitana– Infelizmente Gravataí não foge

à regra do que vem acontecendo em unidades de urgência e emergência da Região Metropolitana – lamen-tou Régis. Ontem, também estava

superlotada a emergência do Hospi-tal Dom João Becker, no Município. Na Capital o mesmo acontece desde domingo, no Hospital São Lucas, da PUC, que fechou as emergências do SUS e pediátrica e não estava rece-bendo nem mesmo casos graves.

Igualmente no Hospital de Clí-nicas, no Santa Clara e no Ernesto Dorneles os atendimentos nas emer-gências estão restritas em função do aumento da demanda. Somente os casos mais graves estão sendo atendidos. A orientação para os pa-cientes era para que procurassem os postos de saúde.

Segunda-feira de muito calor superlotou o 24 Horas

Bruna esperou desde o meio-dia e até perto das 21h não havia sido atendida ainda

Fotos ClAudio oliveirA/JG

Secretário Régis Fonseca

24 Horas teve ontem mais que o dobro de pacientes

www.jornaldegravatai.com.br

Page 6: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 6 Transporte

Sobre a nova proposta de mudanças de itinerá-rios, o diretor de Trans-portes, Israel Figueredo, explica que ainda não há uma definição de datas para que as elas aconte-çam, mas observa que grandes esforços estão sendo feitos, e que a pasta dos transportes está ca-minhando para alcançar e, logicamente, implantar

um novo conceito no sis-tema de transporte urbano de Gravataí, que venha viabilizar de forma sim-ples, porém eficiente, toda a nova sistemática.

Quanto à suspensão das modificações anterior-mente anunciadas, que de-veriam ter início no dia 25 de junho, Figueredo disse que só ocorreu pela ação corajosa e determinada

do prefeito Acimar Silva, que, ao ouvir as justifica-tivas e os apelos das co-munidades atingidas pela medida, sensibilizou-se a ponto de determinar o imediato cancelamento até segunda ordem.

O diretor esclare-ce que esse conceito de transporte coletivo utili-zando troncos alimenta-dores será essencial para

dar maior agilidade e ra-pidez às viagens urbanas, e igualmente irá possibi-litar que os usuários se utilizem de uma mesma passagem para ir e vir ao centro da cidade. De acordo com Figueredo, o projeto fez apenas um “stop and go”, mas con-tinua nos planos, apenas aguardando a conclusão de novos estudos.

Fotos lAuro Pimentel/JG

Melhoramentos de vital importân-cia relacionados

ao setor de trânsito e transpor-tes de Gravataí foram ampla-mente detalhados à equipe do JG pela cúpula da Secretaria Municipal de Trânsito, Trans-porte e Inspeção Veicular.

Sobre as inovações que o setor está projetando para o Município, o secretário Rafael Schwanck Evaldt anunciou al-guns projetos que já estão em execução ou em vias de serem iniciados, como os corredores exclusivos para ônibus que serão implantados em algu-mas ruas e avenidas da cidade, atendendo reivindicação de longo prazo da sociedade.

Evaldt disse entender

que toda e qualquer mudança quando se assume uma repar-tição pública (ele está à frente da pasta desde 19/04/2012) é sempre muito complicada, e “o melhor canal para isso é abrindo diálogo com as comu-nidades envolvidas para que haja o menor impacto possí-vel com as transformações”. Apesar disso, ele garante que a secretaria sob seu comando está caminhando firmemen-te para alcançar um conceito mais amplo e qualificado em relação ao transporte coletivo do município, e também em outros setores afetos à SMTT, como transporte escolar, ser-viços de carga e descarga, fis-calização através dos agentes municipais entre outros.

Secretário Rafael Schwanck Evaldt

Gravataí terá corredores exclusivos para ônibusA informação foi transmitida com exclusividade à reportagem do JG pela cúpula da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Inspeção Veicular. Melhorias estão sendo estudadas e devem ser implantadas ainda na atual gestão municipal

√Mudança nos itinerários

Ruas superlotadas, dificuldade a mais para os ônibus

√FuncionamentoFigueredo também expôs a forma de

funcionamento do sistema. Segundo dis-se, os coletivos sairão dos bairros levan-do os passageiros até um dos pontos da troca de ônibus, geralmente na avenida principal, no caso a Dorival da Luz de Oliveira. Na volta, os coletivos apanham os passageiros nesses mesmos pontos e os levam até os bairros próximos de suas casas. Trata-se de um sistema alimenta-dor como os que já estão implantados em algumas cidades brasileiras, sem que o usuário tenha que dispor de duas passa-gens para uma mesma viagem, tanto de ida como de volta. Ou seja, na ida paga uma passagem, mesmo que tome dois ônibus. Na volta realiza igual procedi-mento.

Diretor de Transportes das SMTT, Israel Figueredo

√Transporte clandestino escolarEntre as muitas atividades da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, uma das

que chamam mais a atenção refere-se ao transporte clandestino de alunos, pelo perigo que representam aos usuários – pois essas Kombis e Vans utilizadas nesse tipo de transporte não oferecem nenhum tipo de segurança. A Secretaria está fazendo um mapeamento dos locais e rotas seguidos pelos clandestinos, mas o secretário não quis adiantar em quais re-giões da cidade isso está ocorrendo. Ele disse que o melhor jeito é proceder as “batidas” é não informando os locais, e que o fator “surpresa” é determinante para isso.

— As punições aplicadas aos infratores que forem pegos nessas condições de clandesti-nidade, serão as mesmas determinadas pelo Código Nacional de Trânsito. Todos os carros flagrados sem vistoria e em péssimas condições para o transporte de crianças passarão por inspeção veicular. Os demais também serão vistoriados a fim de que conheçamos as verdadeiras condições de cada um, para que possam executar um trabalho seguro para com nossos estudantes. Nossa secretaria trabalha incansavelmente para realizar todos os seus projetos ainda dentro desta gestão – garantiu o secretário Evaldt.

Por fim, o secretário Rafael Schwanck Evaldt destacou a eficiência com que sua equipe vem desempenhando seu papel de agentes públicos, salientando que todos estão dando duro para cumprir as determinações do Executivo Municipal que é fazer o possível e até o impossível para dotar a cidade dos melhoramentos que ela exige do setor.

Page 7: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 7Transporte

√Projeto será retomadoO diretor Figueredo informa que,

antes de qualquer procedimento rela-cionado a mudanças, o governo quer entabular uma discussão mais ampla com as comunidades dos bairros. Para isso, informou que a Prefeitu-ra vai promover audiências públicas sobre o tema e somente depois das oitivas com os moradores é que o projeto será definitivamente implan-tado. O diretor lembrou, ainda, que o projeto permanece em “stand by” até que os usuários o entendam nos mínimos detalhes, e só então será reiniciado.

Por outro lado, o diretor ressal-ta a importância de Gravataí contar com o deslocamento rápido de ôni-bus, para acompanhar não apenas o desenvolvimento do Município, mas principalmente suportar o aumento da frota de veículos que cresce anu-almente em números inacreditáveis - a cidade tem hoje 110 mil carros em-placados aqui – e os coletivos tem de cumprir seus horários sem atrapalhar o tráfego e vice-versa.

√Canaletas exclusivasO projeto inicial dos corredores

compreenderá as Avenidas Dorival

Cândido Luz de Oliveira e Anápio Gomes, e as Ruas José Costa e Co-ronel Sarmento. Em alguns desses escoadouros será permitido o esta-cionamento apenas de um dos lados das vias, como por exemplo, na Av. Anápio Gomes. O diretor Israel Fi-gueredo lembra que, por não existir na cidade um corredor principal no sentido norte/sul (tem apenas no sentido leste/oeste), as modificações nas linhas que demandam à Pda. 59 - cinco no total - todas desemboca-rão automaticamente na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, a principal artéria viva da cidade.

√Estocagem de ônibusEste foi o motivo pelo

qual o Ministério Público determinou que a Prefeitura sanasse o problema que vem sendo constante na Avenida Marechal Rondon (Cachoeirinha), junto à Pda. 59, onde os coletivos ficam estacionados em fila esperando o horário exato de partida rumo ao centro de Gravataí.

Alguns desses ônibus chegam ao ponto final antes do horário previsto e preci-sam ficar esperando com os motores ligados, causando ruídos que vem incomodan-do os moradores, especial-mente pela manhã e à tarde, nos horários de pico, o aca-ba resultando em filas de 7, 8 veículos enfileirados.

√Agentes de trânsitoUm dos setores de

maior carência entre tantos encontrados pela nova equi-pe de comando da Secreta-ria Municipal de Trânsito e Transportes se refere ao trânsito propriamente dito, onde a SMTT conta com apenas 18 agentes para dar conta do imenso trabalho que a cidade necessita.

O diretor de Trânsito da SMTT, Rodivan Möller, ressalta que esta é uma preocupação de toda a Secretaria, porque o tráfego de veículos de toda nature-za aumenta constantemente e precisa ser bem fiscali-zado e coordenado para evitar maiores transtornos à população.

— Para atender melhor a demanda existente na área de fiscalização e educa-ção do trânsito em nossa

cidade, estamos preparan-do mais 11 agentes que já estão em fase final de formação. Nossa intenção é ampliar o atendimento operacional já a partir deste mês de julho. Esses agentes serão distribuídos em pos-tos estratégicos para melhor fiscalizar – adianta Möller.

√Carga e descargaCom a alta rotatividade

de veículos, um dos gar-galos mais críticos de Gra-vataí refere-se ao trabalho de carga e descarga, feito por caminhões de trans-porte e entregas, que vem dificultando cada vez mais o tráfego de ônibus e auto-móveis pelas ruas centrais da cidade, onde diariamente acontecem os maiores con-gestionamentos.

Sobre isso, o diretor Rodivan Möller informa que já houve entendimento com o Sindilojas (entidade relacionada diretamente com o comércio local), no sentido de mudar o horário de carga e descarga que em alguns pontos já está sendo feito das 20h da noite às 8h da manhã.

Möller disse que essa sugestão de troca de horário para carga e descarga partiu dos próprios lojistas que entenderam a necessidade da mudança para evitar maiores transtornos na circulação de veículos.

— A questão estrutural nesse pormenor é deficiente em Gravataí há mais de 15 anos, e se não tomássemos uma imediata providência a situação tenderia a se agravar ainda mais — argu-menta Möller.

Corredor exclusivo dará maior rapidez ao transporte coletivo

Diretor de Trânsito Rodivan Möller

Gravataí terá corredores exclusivos para ônibusA informação foi transmitida com exclusividade à reportagem do JG pela cúpula da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Inspeção Veicular. Melhorias estão sendo estudadas e devem ser implantadas ainda na atual gestão municipal

√ERS-030 – Estadual ou Municipal?Um dos maiores problemas de trânsito existentes no

município de Gravataí chama-se ERS-030. Que, segundo informa o secretário Rafael Schwanck Evaldt, é uma ro-dovia estadual onde apenas o Estado pode (se quiser) re-solver os problemas existentes na parte urbana da via.

Em relação à construção de mais duas pontes sobre o Arroio Passo dos Ferreiros (no ponto em que os moto-ristas se espremem, cada um querendo passar primeiro), para atender à grande demanda de veículos que passam pelo local diariamente, Rafael Evaldt disse que o pre-feito Acimar Silva já manteve contato com a Secretaria Estadual dos Transportes para tentar resolver de vez o problema. De acordo com Evaldt, a Prefeitura de Gra-vataí teria oferecido ao Estado uma área de terras, como contrapartida para que o próprio município construísse as pontes.

— A construção dessas pontes sobre o arroio é de vital importância, tanto para os moradores do Parque dos Anjos, como para toda cidade. Se por algum motivo uma dessas pontes ruir, quem tiver de entrar em Grava-taí vindo pela ERS-030, ou mesmo aqueles que residem no Parque e outros bairros da região, terão que dar uma enorme volta por Glorinha, Morungava, ou outro trajeto não menos distante. Ficarão praticamente ilhados. Por isso é urgente a construção das novas pontes – ressalta o secretário.Rodovia está com tráfego saturado

Page 8: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 8 Esporte

Cerâmica tem reapresentação marcada para hoje

Os moradores de Gravataí vão receber

um espaço esportivo to-talmente reformulado. A Prefeitura entrega à comunidade hoje, a par-tir das 19h30, a reforma do Ginásio Municipal Adriano Ortiz Corrêa, o Aldeião. A cerimônia de entrega das melho-rias realizadas na praça

esportiva contará com a participação do prefeito Acimar Silva e a presen-ça de autoridades. Após a cerimônia, ocorrerão os confrontos entre Nápoles e Farrapos, Paladino Tê-nis Clube e Seleção de Gravataí e, ainda, Gar-rincha e Três Estrelas.

A reformulação do Ginásio Aldeião foi pos-sível a partir de uma par-

ceria entre a Prefeitura de Gravataí e o MGru-po, empresa responsável pela construção do Sho-pping Gravataí. Para a recuperação do espaço esportivo foram investi-dos R$ 157 mil pela ini-ciativa privada.

Aldeião de cara novaAs melhorias no local

incluem recuperação e

aumento do piso, pintura interna e externa, troca de redes da quadra, telhado reformado e luminárias internas e externas subs-tituídas. Na parte externa do ginásio, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) colo-cou dois postes de luz.

O Aldeião recebeu ainda duas novas arqui-bancadas, aumentando

a capacidade do ginásio para cerca de duas mil pessoas. Em anexo, fo-ram construídas duas no-vas salas, que irão abrigar a Secretaria Municipal de Esportes (SME).

HistóriaInaugurado há 33

anos, em 19 de maio de 1979, o Ginásio Adria-no Ortiz Corrêa foi

palco de grandes acon-tecimentos na cidade. Porém, ficou fechado por quase dois anos, esquecido, depredado e sem conservação. Mas, graças ao esforço da ad-ministração municipal em parceria com a ini-ciativa privada, a popu-lação de Gravataí volta-rá a usufruir do espaço a partir de hoje.

Os bons tempos do Aldeião estão de voltaReinauguração do tradicional ginásio de esportes acontece hoje à noite com confrontos de equipes que fazem parte de sua história

Boca Juniors da São Vicente não conseguiu seguir adiante no Estadual

Fotos divulGAção/JG

Aldeião foi todo reformuladoGinásio antes da reforma

ANTES DEPOIS

Em merecida fol-ga nesta segunda-feira (02), após a bela vitória sobre o Concórdia pela Série D do Campeona-to Brasileiro, o grupo completo de atletas do Cerâmica tem reapre-sentação marcada para a manhã de hoje. E ten-do em vista que o pró-ximo confronto pelo Brasileiro só acontece daqui a duas semanas, os jogadores, segundo o gerente de Futebol Profissional, Sérgio Luís Vieira, devem iniciar uma rotina intensa de trabalho a partir desta terça.

Assim, os atletas se reapresentam na manhã de hoje para um traba-lho em dois turnos. Pela manhã, um trabalho re-generativo na academia

do clube. À tarde, um trabalho físico e técnico no gramado do estádio Antônio Vieira Ramos. O Cerâmica volta a cam-po no próximo dia 15 para enfrentar o Cianor-te, em partida válida pela 4ª rodada da Série D do Brasileirão.

De acordo com o téc-nico Ben-Hur Pereira, o

CAC fará, em casa, um jogo fundamental para a busca da classificação.

— Vamos ter duas se-manas para trabalhar an-tes de enfrentarmos mais um adversário em casa. Temos que aproveitar o máximo este tempo e fa-zer valer mais uma vez nosso mando de campo — comentou.

Rogerinho foi um dos destaques da última partida

Infelizmente a ga-rotada do Boca Juniors São Vicente não con-seguiu seguir represen-tando Gravataí na dis-puta do Campeonato da Liga Gaúcha de Futsal na categoria Sub-13. Apesar do sucesso da

equipe, o grupo não conseguiu patrocínio para seguir adiante na competição.

Segundo o presi-dente do Boca, Odair dos Santos, o plantel não entrou em quadra no último domingo

(1º), em Capivari do Sul, devido a falta de transporte.

— Este é o cenário do esporte em Grava-taí. Acredito que os ta-lentos locais deveriam ser mais valorizados — salienta o presidente.

Time continua buscando apoiadores para futuras competições

Page 9: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 9polícia

Apreendido menor suspeito por uma tentativa e duas mortes

Uma denúncia anônima de tráfico de dro-

gas, feita via telefone 190, levou policiais militares do 17° Batalhão de Polí-cia Militar a apreender um menor infrator de 15 anos e um comparsa conhecido pela alcunha de “Cabelo”. Com a dupla foram apre-endidas uma pistola 380, crack, dinheiro, balança de precisão e um rádio comu-nicador.

De acordo com os PMs, por volta do meio-dia, a Brigada Militar recebeu denúncia de que em uma casa localizada na Rua São Francisco, no bairro Rin-cão da Madalena, havia um ponto de venda de drogas. Como é costume, uma via-tura foi despachada para averiguar a informação.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram o menor infrator, que por lei tem assegurado o direito a não ter o nome e nem o apelido divulgados, bem

como D.S.P., de 23 anos. O maior de idade é apon-tado pela polícia como um dos líderes de uma qua-drilha de tráfico de drogas que atua no Rincão da Ma-dalena.

Com os suspeitos, os PMs encontraram uma pistola 380 com dois carre-gadores, dez munições do mesmo calibre, 66 pedras de crack, duas balanças de precisão, um rádio comuni-cador e R$ 104,00. A dupla foi detida e encaminhada para a Delegacia de Polí-cia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o menor foi apreendido e apresentado ao Ministério Público, en-quanto o maior foi preso em flagrante e recolhido ao sistema prisional.

InvestigadosA notícia da prisão da

dupla economizou tempo aos agentes da 1ª Delega-cia de Polícia de Gravataí, especializada que cuida de todos os homicídios do

município. É que os dois vinham sendo investiga-dos pela equipe, não so-mente por integrarem uma quadrilha de tráfico que age naquela região, mas também por homicídios ocorridos no bairro.

LíderConforme o chefe de

investigações da distrital, Jair Gonçalves, Cabelo é um dos líderes da quadri-lha e tem em sua “conta” a participação direta em um homicídio. Esclarece que ele dividia a liderança do bando com outro com-parsa, mas prefere pre-servar o nome deste para não atrapalhar o trabalho investigativo.

– Já estávamos no encalço dele e a notícia de sua prisão nos deixa tranquilos, pois além de traficar o bando que ele comanda também mata seus desafetos. Quem ga-nha com sua retirada de circulação é a comunidade – afirmou.

Recém-saído da FaseGonçalves conta que o

menor infrator havia saí-do da Fundação de Aten-dimento Socioeducativo (Fase) na semana passada e cumpria medida socio-educativa. Ele tinha sido internado no dia 17 de maio passado, após roubo a um estabelecimento co-mercial.

O policial ainda infor-ma que o menor é suspeito

por duas mortes e uma ten-tativa, na qual atirou sete vezes na vítima, mas esta conseguiu sobreviver.

Extrema violênciaO chefe de investiga-

ções destaca que as mortes e a tentativa de homicídio que o menor infrator é sus-peito ocorreram no Rincão da Madalena e revelam extrema violência.

– Ele age com extre-ma violência. Em um dos casos, além de atirar, jun-tamente com outros com-parsas, colocou fogo no corpo da vítima – revela.

A primeira morte ocor-reu na Rua Bela Vista e vitimou Everton Luis Ro-drigues dos Santos, de 17 anos. O policial lembra que Santos saiu de casa por volta das 13h do dia 12 de dezembro passado, indo com uns conhecidos

tomar banho em um rio, próximo de sua casa. Nun-ca mais voltou.

Seu corpo foi locali-zado no dia 17 de dezem-bro, parcialmente quei-mado. Na ocasião, a mãe reconheceu o corpo, mas, como estava carbonizado, houve a necessidade da realização do exame de DNA, sendo que o cor-po do jovem foi liberado para a família somente em maio deste ano, após o re-sultado.

Segunda morteA outra morte da qual é

suspeito ocorreu no dia 22 de março, na Rua Laranjei-ras, e vitimou Juliano dos Santos, de 20. O jovem, que estava foragido, foi fe-rido com tiros na cabeça e no peito. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Santos era

velho conhecido dos poli-ciais por assaltar estudan-tes na saída das escolas no Centro.

TentativaA tentativa de homi-

cídio ocorreu na Travessa da Fé e teve como alvo J.O., de 26 anos, que foi alvejado com sete tiros. Conforme o apurado pela polícia, o jovem teria ten-tado apartar um casal que brigava. O homem, irrita-do, buscou seus amigos, dentre eles o menor, e atiraram na vítima que so-breviveu.

– Todos os crimes mostram a extrema vio-lência do bando, que cos-tuma atuar sempre com quatro ou seis integrantes. Vais ser apenas questão de tempo para que os demais também paguem pelos seus crimes – destacou.

Adolescente, que saiu da Fundação de Atendimento Socioeducativo semana passada, foi flagrado com drogas e uma pistola

Pistola, drogas, entre outros objetos estavam com menor apreendido

Foto divulGAção/JG

Everton Luis Rodrigues dos Santos foi uma das vítimas

Homem é preso após furtar bicicletaUm jovem de 25 anos foi preso, na manhã de sá-

bado, após furtar uma bicicleta e ser perseguido por populares no Parque Florido. Um guarda municipal, que estava de folga, viu a cena e prendeu o suspei-to.

Eram cerca de 10h30 quando o guarda municipal Paulo Roberto seguia em sua motocicleta, pela Rua Ouro Fino, esquina com Félix Rodrigues, no referido bairro. De folga, o agente viu um homem correndo e outros dois que gritavam “pega ladrão” e seguiam atrás deste.

Quando parava para ajudar, o suspeito foi alcan-çado pelos populares, sendo que o agente ajudou na imobilização. Segundo o guarda municipal, o ho-mem, identificado como J.M.N., assumiu a autoria do furto, sendo então contido até a chegada de outros agentes da Guarda Muncipal e também da Brigada Militar, que havia sido acionada pelos populares.

A vítima, que pediu para não ser identificada, contou que instantes antes havia ido até o caixa ele-trônico que fica em um minimercado no referido bairro. Enquanto sacava o dinheiro, percebeu que o suspeito o observava e que ele chegou a entrar no lo-cal, momento em que pressentiu que seria assaltado. Porém, como demorou a sair, o suspeito pegou sua bicicleta de 18 marchas que havia deixado na frente do estabelecimento e fugou. Quando fugia, popula-res passaram a segui-lo, motivo pelo qual o suspeito abandonou a bicicleta em via pública e continuava sua fuga a pé, até ser contido pelo guarda municipal Paulo Roberto.

O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Po-lícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi preso em flagrante por furto simples. Conforme a polícia, o suspeito já havia sido preso por porte ilegal de arma e furto.

Suspeito foi preso em flagrante

Bicicleta foi recuperada por guarda municipal de folga

Page 10: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 10

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 64

FEMATFICTURFE

COALHAROLTRAIRARIOSIRENEDISCORO

PISEILEALGOGAIOLAICAPSEMTERREONA

VALORBAHCLONARBAT

IPARASECABIAL

SALADEAULA

Sílaba de"fictício"

Esportedas

corridasde cavalo

Azedar (o leite)

Agir comoo marido

infiel

Selo dequalidade

total(sigla)

(?)flexível:disquete(Inform.)

Mistura de terrae água

Aparta-mento(bras.pop.)

Oprimeiroandar doprédio

Preposi-ção queindicafalta

Preço de um

produto

Interjei-ção

gaúcha

Peça queimobilizafraturas

Produziranimalcomo aDolly

Númerodivisível

por 2(Mat.)

AntônioLopes,

técnico defutebol

Local deatuação

doprofessor

Pedro (?),jornalistabrasileiro

Vender a crédito

Produto de modernascâmaras fotográficas

Local de trabalho do pintor

Atrativo de algumaspizzarias

(?) Rava-che, atrizInseto que

canta

Tipo detexto dejornal

União (fig.)

Prisãopara aves

Boné, em inglês

Em + a

Retirouo lacre

Iodo (símbolo)

Morcego,em inglêsParte dechapéus

Rondônia(sigla)

Honesto;sincero

Sufixo de"formol"

Distraídos(fig.)

Andei porcima de Goiás(sigla)

Falta dechuvas

Sandra de (?), cantora

Grupo de alunos deuma sala

Relativo à idade

Bebidacubana

(?) Toledo,humorista

3/bah — bat — cap — elo. 5/disco — turfe.

Entretenimento

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora

Malhação Laura pede que Débora chame

Bernardo para uma conversa com ela. Da prisão, Moisés orienta Fôjo a continuar com suas falcatruas na Comunidade dos Anjos. Carmem pede que Aparecida a ajude a re-cepcionar sua amiga Yara. Gabriel procura Cristal e pede que não se mude para o Sul com Tomás. Lau-ra ouve uma conversa de Débora e Bernardo ao telefone e decide se-guir os dois.

Betão pensa em se aproveitar da fama de Maria para ganhar espa-ço na mídia. Os moradores da Co-munidade dos Anjos elegem Fôjo como responsável, na ausência de Moisés. Bernardo foge de Débora ao ver Laura se aproximar.

aMoR ETERNo aMoRClara tem uma visão de sua

vida passada. Elisa se assusta com o gato Dom e Clara acha graça. Julinho e Laís fogem da pousada. Miriam se surpreende ao ver Dom ao seu lado. Clara procura pelo gato na mata mais densa da fa-zenda e se perde. Jáqui vê Priscila com Kléber na praia e arma um es-cândalo. Melissa questiona Virgílio sobre sua vida com Angélica.

ChEia dE ChaRMEPenha, Cida e Rosário recebem

as fãs antes de saírem para o aero-porto. Brunessa elogia Sônia. Elano fica tenso ao saber que Sarmento e Conrado estão prestes a concluir seu plano. Liara apressa Rodinei para a entrevista com Emília. Ly-gia desenvolve uma pneumonia e Alejandro se preocupa. Sandro entra em pânico na decolagem do avião.

avENida BRasilMax e Jorginho brigam. Janaína

garante a Nina que, se Lúcio não pedir demissão da mansão, ela o denunciará. Jorginho ameaça en-tregar Lúcio para Tufão. Carmi-nha desconfia de que Max esteja envolvido com outra mulher. Roni propõe um casamento de facha-da para Suelen, que aceita. Leleco cobra uma posição de Darkson em relação a Tessália.

REBEldEsMesmo sendo flagrados por Vi-

cente, Miguel e Diego pulam o muro do Elite Way. Maria fica espantada ao descobrir que haverá policiais à paisana no colégio. Vicente procura Jonas para dizer que Miguel e Die-go saíram do colégio. Maria e Muri-lo saem do esconderijo chocados. A estudante diz que contará para todo mundo o que descobriu. Pedro, To-más e Carla ficam preocupados com o sumiço de Diego. Alice morde o braço de um dos bandidos.

Resumo de Novelas

u INGreDIeNTes 1/2 kg de linguiça toscana, 1/2 kg de batata bolinha, 1 pimentão grande cortado, sal e pimenta a gosto e manjericão para decorar.

u MoDo De PreParo Lave bem as batatas bolinhas, cozinhe-as em água e sal por aproximadamente 5 minutos. Unte um refratário com óleo e disponha a linguiça, as batatas e o pimentão. Salpique pimenta nas batatas e no pimentão, leve ao forno médio por aproximada-mente 30 minutos ou até dourar a linguiça e as batatas. Retite do forno e acrescente folhas de manjericão (acrescenta um sabor e um aroma maravilhoso ao prato).

Nara Gomes Massulo - Nutricionista - [email protected]

LInguIçA AO FORnO cOm bAtAtAs

Cu

lin

ária

JG

Solução anterior

Escola Professor Adriano Ortiz Corrêa promove festa junina

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Funda-mental Professor Adriano Ortiz Corrêa realizou, no último sábado, a sua festa junina. O secretário municipal de Edu-cação, Mario de Sá, participou da festividade e falou de sua satisfação por ver a comunidade escolar participando ativa-mente da festa.

— Esta união de todos em prol da educação nos deixa com a sensação de dever cumprido, pois trabalhamos em prol desta integração — ressaltou o secretário Sá.

O evento contou ainda com a participação da Associação Moto Esporte de Gravataí (Ameg), que realizou apresenta-ções com as motos e fez a alegria da garotada. Na festa, os participantes puderam saborear pipoca, quentão, algodão doce, pinhão, milho, entre outras guloseimas.

FoToS DIVuLGAção/JG

Evento reuniu no final de semana dezenas de alunos e pais na instituição de ensino

Aconteceu até a escolha da caipira mais bela

Dezenas de pessoas participaram da festa

Dia ensolarado reuniu a comunidade escolar

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 37

DVEIP

IMIGRAÇÃOTRAGEDIAT

EMIUD

ONAMILAGROSAS

TOSTARMSO

SSSBOICADAVERRO

UMLESMA

ATALEGDEOBRIGADOSRAUTIM

LANÇAMENTOIEAEIL

TSTISENTA

São viola-dos no

plágio deuma obra

Bico dopeito

(Anat.)

Erguidos; levanta-

dos

Mineralque evita

cãibra

Entradade estran-

geirosnum país

GeraldThomas,diretor de

Teatro

Senhorade alguma

coisa

MartaSuplicy,política

brasileira

Solitário; desacom-panhado

Forma dodecote pronun-ciado

Exigênciade se-

questra-dores

Animalabatido

em mata-douros

Relatórioescrito de

umareunião

As duasprimeirasletras doalfabeto

Moluscode jardins

Auxíliocom o

qual viveo mendigo

Sílaba de“dinda”

Internet(red.)

Unidade de TerapiaIntensiva

(sigla)

Título(abrev.)

TribunalSuperiordo Traba-lho (sigla)

As trêsprimeiras

vogais

A menorflexãoverbal

(Gram.)

Sufixo de“febril”

Aquelaque nãopaga IR

Alimentosrecomendados em

dietasemagrecedoras

A estreiade umfilme

Forçados;impostosLetra doinfinitivoverbal

Perna, eminglês

Categoria;classe

Institutomilitar

Cozinhamno forno

Desgraça;catástrofe

Letra têCompa-nheiro;amante

Miraculo-sas

Torrar

Corpo;defunto

3/ime — leg — tst. 5/lesma. 6/isenta. 7/cadáver. 8/potássio. 10/milagrosas.

Page 11: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

Gravataí, 03/07/2012 - Pág. 11

Áries: A tensão ainda continua no ar e questões relacionadas à sua casa e relacionamento com fa-miliares continuam passando por

processos de mudanças. Mantenha a calma e deixe o controle de lado. O Universo está agindo.

Touro: A tensão ainda continua no ar e questões relacionadas à sua casa e relacionamento com familiares continuam passando

por processos de mudanças. Mantenha a calma e deixe o controle de lado. O Universo está agindo.

Gêmeos: Vênus e Júpiter em seu signo em ótimo aspecto com Marte movimentam sua vida familiar e suas emoções. Caso seja casado, é

hora de dar um up em seu relacionamento. Não dê passos arriscados em seus investimentos.

Câncer: Energias densas e transformadoras continuam en-volvendo seu signo nesta fase. O momento requer reflexão e atitude. Os relacionamentos

passam por um período de revisão e mudanças que podem ser positivas ou não.

Leão: Amizades e muita atividade social são as marcas deste período. No entanto, suas emoções passam por um processo de revolução e transmutação. É hora de parar

para refletir sobre os próximos passos na direção às suas metas.

Virgem: Último dia de Marte em seu signo pede revisão de atitudes toma-das nos últimos meses. É hora de se preparar para uma nova fase, mais

voltada para as aquisições e planos de reconstru-ção de sua vida material.

Libra: Prepare-se, pois uma nova fase começa mais assertiva e direcionada para suas metas. Sua saúde melhora significativamente com a recuperação

de sua energia vital. Paixões à vista.

Escorpião: Alguns de seus planos e projetos de trabalho podem dar para trás, mas tenha calma. As energias continuam densas e sua fé pode ser

abalada com isso. Mantenha os pés no chão e a certeza de que essa fase passará em poucos dias.

Sagitário: As mudanças continu-am e podem vir acompanhadas de uma sensação de impotência e crise neste momento. Não tenha

medo de dar os passos necessários. Emoções mais profundas vêm à tona neste período.

Capricórnio: As energias estão bas-tante densas no dia de hoje e você deve manter certo controle sobre elas. Os relacionamentos têm sido

testados, tanto os pessoais quanto os profissionais. Prepare-se para uma fase de mais trabalho.

Aquário: Vênus e Júpiter em Gêmeos em ótimo aspecto com Marte mexem com seu coração e trazem as paixões à

tona. O momento é de aprofundamento emo-cional e maior intimidade com seu amor.

Peixes: Último dia de Marte em Virgem pede uma séria revisão de ações que foram tomadas em seus relacionamentos nos

últimos meses. É hora de aprofundar, refletir e transformar. Energias protegem o ambiente doméstico.

hisTóRias QuE só ExisTEM QuaNdo lEMBRadas

Como todos os dias, Madalena faz pão para o armazém do Antônio. Como todos os dias ela atraves-sa o trilho, onde o trem já não passa há anos, limpa o portão do cemitério trancado, ouve o sermão do padre e almoça junto com os outros velhos habitantes da cidade. Vivendo da memória do marido morto, Madalena é acordada por Rita, uma jovem fotógrafa que chega na cidade fantasma de Jotuomba, onde o tempo parece ter parado.

Solenidade aconteceu no último final de semana no Hotel Intercity

Novos presidentes do Rotary Club Gravataí Ulbra e do Vale tomam posse

Social

No último sábado acon-teceu a posse dos no-vos presidentes dos

clubes rotarianos Gravataí Ulbra e do Vale. O evento ocorreu no Hotel Intercity e contou com a presença de dezenas de pessoas. Na ocasião, foram empossados Thiago Bagattini pelo clube Gra-vataí do Vale em substituição a Luís Fernando, além da nova pre-sidente Sandra Santos no Grava-taí Ulbra sucedendo Max Herbert. Prestigiaram a solenidade o pre-sidente da Câmara de Vereado-res, Vail Corrêa, a representante do Governador do Distrito 4670, Neusa Rosane, e o representante do colégio de governadores, Eli-seu Gonçalves da Silva.

FoToS ADILSon MEnDES/JG

Alunos do Cereja da Escola Antônio Aires de Almeida

Novos presidentes empossados, Tiago Bagattini e Sandra Santos

Presidente Bagattini e sua equipe Presidente da Câmara Vail Corrêa (à direita) prestigiou o evento

Neusa Rosane representou o Governador do Rotary Distrito 4670 Vereador Zilon Espíndola e esposa marcaram presença Josefa Maria, presidente da Apae Gravataí

Page 12: ANO 8 - EDIÇÃO 1463ª - DIÁRIO  - TERÇA-FEIRA - 03 DE JULHO  DE 2012 -

JORNAL DE GRAVATAÍTerça-feira, 03 de julho de 2012 www.jornaldegravatai.com.br

Projeto Resgate colhe resultados na Escola Antônio Aires de Almeida

Garotada aprendeu mais sobre o historiador, educador e escritor Anísio Teixeira

FO

TOS

DIV

ULG

ãO

/JG

Com foco em aspectos ambientais, de cidadania e companheirismo, além de aspectos antibullyng e

antidrogas, o Projeto Resgate vem sendo de-senvolvido plenamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Aires de Almeida. na última sexta-feira, a Guarda Municipal compareceu à escola e promoveu trabalhos de ordem unida e o recebimento dos relatórios de pesquisas e saídas de cam-po da etapa histórica e cultural do projeto.

Em atividade realizada com a turma 64, a Guarda Municipal executou o recolhi-mento de uma pesquisa sobre o historiador, educador e escritor Anísio Teixeira (1900-1971). um dos principais responsáveis pela implantação da escola pública no Brasil, Teixeira foi escolhido pela Guarda para o desenvolvimento do aspecto histórico junto à turma de 6º ano. na próxima semana os alunos deverão entregar uma pesquisa so-bre o filósofo Auguste Conte (1798-1857).

Durante a tarde, os alunos do 5º ano das turmas 51, 52 e 53 entregaram à Guarda Municipal os relatórios da etapa cultural do projeto, onde visitaram locais do município como o Museu Municipal Agostinho Mar-tha, o Arquivo Municipal, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos e o prédio da Pre-feitura Municipal. Nos dois turnos houve ensaio e realização das atividades de ordem unida, com preparação para o desfile de 07 de setembro, onde os alunos participarão juntamente com a Guarda Municipal.

√Parceria com a CesucaAinda durante a última semana, o co-

ordenador do Projeto Resgate Márcio Ro-cha, acompanhado da orientadora Aurelise Braun, visitou o gerente administrativo do Cesuca – Faculdade Inedi, Belvoir Balke. A instituição, localizada em Cachoeirinha, possui uma sede campestre na Costa do Ipi-ranga. Na ocasião o projeto foi apresentado à Balke, onde foi fechada a parceria para que uma etapa seja realizada no local.

— Apoiamos diversos projetos culturais do município e da mesma forma vamos abrir as portas de nossa instituição para o Resga-te. A Guarda Municipal de Gravataí está de parabéns pelo projeto — destacou.

Segundo Márcio Rocha, no local os alu-nos irão aprender a trabalhar com cartas geográficas e realizar atividades de locali-zação utilizando a bússola.

Os alunos realizaram uma pesquisa sobre o historiador Anísio Teixeira

Garotada que participa do projeto

Projeto Resgate foi apresentado ao gerente administrativo do

Cesuca – Faculdade Inedi

Ordem unida

foi uma das

atividades desenvolvidas

na Escola Antônio Aires

de Almeida