Ano IV - Nº 46 - Setembro de 2016 - Pascom - Pastoral da ... SETEMBRO.pdf · Aconteceu o 22° ECC...

8
Ressoar - 1 Setembro de 2016 Ano IV - Nº 46 - Setembro de 2016 - Pascom - Pastoral da Comunicação acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Transcript of Ano IV - Nº 46 - Setembro de 2016 - Pascom - Pastoral da ... SETEMBRO.pdf · Aconteceu o 22° ECC...

Ressoar - 1 Setembro de 2016

Ano IV - Nº 46 - Setembro de 2016 - Pascom - Pastoral da Comunicação

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

2 - Ressoar Setembro de 2016

A Igreja escu-ta e anuncia a Pa-lavra de Deus. A Constituição dog-mática Dei Ver-bum, abre com uma frase de pro-fundo significa-do: “O Santo con-cílio, escutando rel igiosamente

a Palavra de Deus e proclamando-a com confiança...” (nº 1). São palavras com as quais o Concílio indica um aspecto quali-ficador da Igreja: é uma comunidade que escuta e anuncia a Palavra de Deus.

A Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho e nele encontra sempre e de novo a orientação para o seu caminho. É algo que cada cristão tem de ter em conta e aplicar a si mesmo: só quem escuta a Pa-lavra pode tornar-se, depois, seu anuncia-dor. Não deve ensinar a sua própria sabe-doria, mas a sabedoria de Deus, que com frequência parece estupidez aos olhos do mundo (cf. 1 Cor 1,23).

Neste contexto, queria recomendar a antiga tradição da Leitura Orante da Pala-vra: pois a leitura assídua da Sagrada Es-critura, acompanhada pela oração, permi-te esse íntimo diálogo no qual, através da leitura, se escuta Deus que fala, e através da oração, se lhe responde com uma con-fiada abertura do coração (cf. Dei Verbum, 25). Se esta prática for promovida com efi-cácia, estou convencido de que produzirá uma nova primavera espiritual na Igreja.

Promovemos, com bastante êxito e ajuda de muitas mãos, o nosso acampa-mento de oração com a juventude. Oiten-ta jovens estavam reunidos em oração, entretenimento e espírito de verdade e sincera amizade. Sempre recordo: nosso melhores amigos são os que nos levam para Deus. Juventude é prioridade em nossa ação pastoral paroquial. Vamos apoiar, incentivar e rezar pela nossa ama-da juventude!

Aconteceu o 22° ECC (Encontro de Casais com Cristo) de nossa paróquia. Um momento de acreditar em casais e famí-lias que se disponibilizem a servir, com amor, a Igreja de Jesus. Rezemos pela ca-minhada desses novos casais.

Concluo, deixando essa mensagem: “Uno-me ao desejo que vos anima: «que a Palavra do Senhor continue a propagar--se» (2 Ts 3,1) até aos confins da Terra para que, através do anúncio da salvação, o mundo inteiro, ouvindo, creia no anún-cio da salvação; crendo, espere, e espe-rando, ame (DV 1)” (Papa Bento XVI)

Boa leitura dessa edição do nosso jornal Ressoar!

Frei Mário Sérgio, ofmcap

EDITORIAL SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

SÃO JERÔNIMO

Johannes Gutenberg, em 1450, no século XV, produ-ziu a primeira Bíblia impressa em papel. A Bíblia foi tra-duzida para o latim por São Jerônimo entre os séculos IV e V; homem romano, de formação e de espírito enciclo-pédico. A primeira Bíblia, em volume único produzida em língua portuguesa para o Brasil, foi editada em 1819. No dia 30 de setembro, celebramos a memória deste grande presbítero e doutor da Igreja.

Celebramos em setembro este Livro Sagrado que ilu-mina os caminhos da humanidade que sofre, que se in-terroga, que tem fé e esperança que a Palavra do Senhor é o seu alimento, que fortalece e reanima a vida. A cada amanhecer, a Bíblia Sagrada deve estar nas mãos, no coração e nas ações de todo cristão e cristã e todo ser humano, pois ela é o sustento e a presença divina. Ela é o pão partilhado da paz e da coragem para vencer todos os obstáculos, desafios diários e renovar a vida.

O mês da Bíblia deste ano traz o tema do Evangelho de São João: ”Eu vim para que tenham vida e tenham em abundância (Jo 10,10)”. Neste Ano Santo da Misericórdia, a inspiração e o lema vêm do profeta Miquéias: “Praticar a Justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus” (cf.Mq 6,8). O mês da Bíblia está acabando, porém, nosso compromisso e nossa missão são para estudar, rezar e praticar o que nos ensina a Bíblia Sagrada diariamente.

A Palavra de Deus é luz para a vida (Sl 119, 105). E quanto bem ela faz nas diversas realidades. Precisamos fazer a leitura da vida, a partir da luz da Palavra. Que o Profeta Miquéias, homem de grande esperança, nos leve a vivenciar a Palavra de Deus com esperança, fé e amor.

“Eu porém, volto os meus olhos para o Senhor, ponho a minha esperança no Deus de minha salvação, meu Deus me ouvirá. (cfr. Mq. 7,7)”.

Ana Moreira

Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, no ano 347. Com a morte dos pais herdou uma boa fortuna que apli-cou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica.

Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu se re-tirar para vivenciar a experiência espiritual. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino na Antioquia, em 379, dedicando-se à reflexão, ao estudo e divulgação do Cris-tianismo.

Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata” e se tornou oficial no Concílo de Trento.

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, viveu como um monge, continu-ando seus estudos e trabalhos bíblicos. Morreu de velhice no ano 420, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos.

Reflexão: Diz-nos um historiador: “Todos acorriam a ele, e cada qual procurava ganhar-lhe a vontade: uns louvavam sua santidade, outros a doutrina, outros sua doçura e trato suave e benigno, e finalmente todos tinham postos os olhos nele como em um espelho de toda virtude, de penitência e oráculo de sabe-doria”. (Pe. Ribadaneira)

Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Ressoar - 3 Setembro de 2016

Festa de Santa Mônica

São RoqueComunidade de São Roque

São TarcísioFesta do Padroeiro

Com a certeza de que a fes-ta de padroeiro deve ser sempre um momento de conversão e crescimento na fé, celebramos, de 19 a 27 de agosto, o novená-rio em honra de nossa padroeira Santa Mônica, encerrando com a grande festa no dia 28.

Refletimos o tema “Sede misericordiosos como o Pai”, à luz da Palavra de Deus e tendo como motivação as obras da misericórdia. Foram momentos

de ricas reflexões com a participação de vários sacerdotes, e do bispo emérito D. Itamar e do nosso Arcebispo Metropolitano D. Zanoni.

Contamos com a presença de vários irmãos de outras comunidades e até de outras paróquias e pessoas que foram motivadas com as visitas na semana missio-nária.

Celebrar seu Padroeiro é para a comunida-de do povoado de São Roque - Feira de Santa-na, uma tradição de fé e reencontro de todos os que ali nasceram ou viveram, cercados pelo bucolismo, agora comprimido com célere avanço imobiliário, e envolvidos pelo verde exuberante da bela paisagem, entre morros e vales, da bacia hidrográfica do rio Pojuca.

No dia 17 de agosto, antecedendo as come-morações deste ano, a comunidade viveu uma noite especial com a visita do Arcebispo de Fei-ra de Santana, D Zanoni. Na homilia, ele dirigiu palavras de estímulo à vida cristã e à ação mis-sionária.

A solenidade principal realizou-se no dia 21 de agosto passado, com a tradicional procissão e celebração da santa Missa, com homilia proferida por Frei Delvair do Convento Santo Antônio dos Frades Capuchinhos.

O tema central da festa; “A exemplo de São Roque somos a Igreja da misericórdia,” em tudo compete à vida do venerado Santo. A vida de São Roque desenrolou-se numa verdadeira proeza de amor e serviço aos doentes mais sofridos e relegados.

Nascido em Montepellier, na França, no ano de 1295 ( morreu em 1327), em ambiente fidal-go, desfrutou de privilegiada educação nos melhores colégios. Desfez-se da herança invejável em favor dos necessitados. Volveu-se aos padecimentos dos enfermos, servindo com desvelo aos mais sofridos e deserdados de uma sociedade de mãos assépticas e sentimentos contaminados pelo pre-conceito aos doentes contagiosos. Sua dedicação, sem reservas, custou-lhe o comprometimento da própria saúde.

As fronteiras da doença e da dor física, espiritual e moral não têm limites definidos, cortam todas as vidas, demarcam todos os corpos, passam por todas as almas. Os procedimentos médicos e os fármacos ajudam a curar, entretanto só o amor recompõe a alma ferida.

A comunidade de São Tarcisio, no Bairro Irmã Dulce, em Feira de Santana,celebrou, no dia 15 de agosto próximo passado, com brilho e fervor a festa de seu padroeiro, São Tarcísio, mártir que viveu em Roma entre 263 e 275.

No ano da Misericórdia, mirar uma criança, impiedosamente, linchada, apedrejada até à morte, em Roma, por conduzir o Cristo Eucarístico aos cristãos na prisão, à espera do martírio, suscita, a par da indignação, a pergunta: quando as crianças ensinam aos adultos?

As crianças têm o saber da dimensão poética da vida, que in-clui na fantasia a essência das coisas naturais e realidades espiri-tuais. Na atualidade, ao nos dar lições de manejo das tecnologias virtuais, elas nos apontam que a vida pode ser uma “diversão”, até na complexidade com que se nos apresenta. Livres de preconcei-tos, elas olham o mundo com simplicidade, observando dados es-condidos à percepção dos adultos.

Deus , para elas, não chega ser um MISTÉRIO.

Tivemos também como motivação o qua-dro da misericórdia que, a cada noite, foi leva-do por uma família convocada a viver a mise-ricórdia do Pai na sua casa. Houve também o ofertório de alimentos, que foram doados para uma instituição.

Partilhamos o Pão, a Palavra, as alegrias, as preocupações. Em nome do Conselho Comu-nitário, agradecemos a todas as pessoas pelo empenho, doação, pelas orações e pela cami-nhada.

Às vezes, não pensamos iguais mas, pensa-mos sempre juntos.

Que a comunidade seja sempre o lugar da acolhida e do diálogo e que Deus seja sempre louvado!

Arlene RochaUm abraço fraterno.

4 - Ressoar Setembro de 2016

3ª MISSA DA JUVENTUDENo dia 17.09.2016, às 17 horas, aconteceu em nossa paróquia

mais uma missa da Juventude, presidida pelo Frei Elenilson, e que contou com a presença dos jovens de nossa comunidade e seus fa-miliares. Incentivamos, na celebração, que os jovens, não apenas acompanhassem a missa como ouvintes, mas quer eles fizessem parte de toda organização litúrgica da celebração, desde a leitura até o canto.

Os jovens do Grupo Ressurgir, durante os encontros que acon-tecem em nossa paróquia aos sábados, se organizam dividindo as tarefas e se empenhando em aprender mais para, cada dia, a ce-lebração ser mais rica e animada, atraindo cada vez mais jovens. Nesse sábado, o Grupo Ressurgir organizou um luau após a cele-bração, que aconteceu ali mesmo no convento. Em meio a músi-cas e uma fogueira, os jovens foram se agrupando e interagindo Contamos com ajuda de Robson que entoou louvores e músicas populares. Havia mais de 60 jovens e a cantoria foi até às 21 horas. Animados e cheios do Espírito Santo, os jovens já planejam outro luau.

A próxima missa da Juventude já tem data marcada, acontece-rá no dia 15/10, às 17 horas, no Santuário de Santo Antônio.

Venha também fazer parte do nosso Grupo Ressurgir, curta a nossa página no Facebook e nos sigam no instagram, @resurgir-capuchinhos.

Colaborem com a nossa missão: Jovens evangelizando jovens!

Maiza Vaccarezza

Aconteceu em nossa paróquia, nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2016, organizado pelo grupo jovem Ressurgir, o 2º Acampamento da Juventude com a participação do nosso Pároco, Frei Mario Sérgio. Foram dois dias e duas noites de muita oração e diversão. Com a colaboração da nossa comunidade, mais de 80 jovens se reuniram no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão da Fun-dação Senhor dos Passos, localizado no bairro da Baraúna em Feira de Santana. Os jovens saíram da Paróquia no dia 02.09.16, por volta das 18h, num momento de muita euforia e agitação! Todos foram recepcionados pelos jovens do Grupo Ressurgir, que, sob a coordenação de Clezia e Flavia, já os esperavam.

Na manhã seguinte, 03.09.16, aconteceu um lindo e emocionante encontro com Jesus Sacramentado. Foi realizado por Frei Mário Sérgio um trabalho de cura interior. O momento singular que tocou os jovens ali presentes, assim nos relatou o frei: “Nunca vi tanto jovem chorando e se permitindo ser tocado pelo Espírito Santo. O choro era contagiante e incontrolável. Por vezes, as feridas na família são as mais evidentes. Tem pais que não percebem o quanto machucam seus filhos”. Um garoto testemunhou que conseguiu perdoar o pai, que o havia abandonado, diante de uma experiência com o Santíssimo, pegou o celular, ligou para o pai e, em prantos, disse: “Meu pai, eu te perdoou de todo mal que você me fez e saiba que te amo do profundo do meu coração”. Foi forte demais. Muitos testemu-nhos lindos. Múltiplos foram os testemunhos de fé e o amor aos ensinamentos deixados por Cristo. Foram dias e noites que renderam aos jovens um encontro particular com o Espírito Santo, com Maria Santíssima e novas amizades. Essa é a nossa missão.

A missão do Grupo Ressurgir, JOVENS EVANGELIZANDO JOVENS! Um traba-lho constante de formiguinhas operárias, que avante e sempre vão tocando no coração de mais e mais jovens e multiplicando a nossa fé no Criador e em nós mesmos. Muito feliz de fazer parte dessa caminhada de Fé e amor. Ano que vem tem mais.

Os jovens já estão se organizando para tornar real o desejo de realizar o retiro espiritual da juventude ainda esse ano. Contamos com a ajuda de toda a comuni-dade, seja através das orações em prol dos nossos jovens, seja através da doação material, ou na adoção de um jovem, para que ele ou ela possa sempre fazer parte dos diversos momentos de encontro espiritual em nossa paróquia.

Sigam o Ressurgir no instagram: @ressurgircapuchinhos e curtam a página no Facebook: Ressurgir Capuchinhos.

Para doações e mais informações entrem em contato com nossas coordena-doras ou na secretaria da paróquia.

Maiza Vaccarezza

ACAMPAMENTO DE ORAÇÃODA JUVENTUDE

Ressoar - 5 Setembro de 2016

TRÂNSITO: UM CAOS NACIONALO Congestionamento e a lentidão do trânsito levam a perda de liberdade de ir e vir. Isto está deixando as pessoas irritadas, agres-

sivas e até mesmo descontroladas emocionalmente.Há uma falta brutal de civilidade no nosso dia a dia diante do volante. A agressividade e o desrespeito às leis, para levar vantagem,

fazem parte do modo de encarar o espaço público no qual o trânsito esta inserido.O massacre no asfalto é primordialmente consequência do desrespeito às normas do trânsito.Segundo pesquisa da Polícia Rodovi-

ária Federal, 97% dos acidentes em rodovias são provocados por falha humana.Nossa formação como motorista é precária, com ensinamentos elementares para fazer o veículo andar e estacionar. Nada é feito

com relação ao treinamento para os riscos em condições adversas, como as condutas a serem tomadas com chuva, névoa, neblina na área urbana e na rodovia – dia e noite -, e outras situações como desviar de um obstáculo em situação de emergência; como frear com freios comuns e ABS, com piso seco e molhado. A direção preventiva, evasiva e defensiva parecem não ter importância.

A avaliação psicológica é muito superficial, com tempo limitado, não permitindo um estudo aprofundado do perfil do futuro mo-torista.

No Brasil, as mortes de motociclistas ultrapassam a de pedestres, e os ciclistas se tornam cada vez mais vulneráveis no trânsito.Aparentemente, os brasileiros não se importam com a brutalidade existente nas ruas e estradas, e o governo parece transitar na

contramão de uma solução.Diante disto, vivemos momentos caóticos no trânsito, que vêm contabilizando, a cada dia, um número maior de vítimas com lesões

cada vez mais graves. Ainda muito distante do ideal, sem direção, consagrando-se como uma doença, necessitando de mudança radical, o trânsito pre-

ocupa todos nós.

Por VALCY OLIVEIRA RIBEIRO - Médica com título de especialista em MEDICINA DO TRÁFEGO

6 - Ressoar Setembro de 2016

A Rádio Sociedade AM de Feria de Santana completou 68 anos no dia 07 de setembro de 2016. No seu dia, toda a programação foi espe-cial, além de cobrir o desfile da Independência, recordou a história que construiu junto com o povo feirense e de maneira carinhosa com o ho-mem do sertão.

A Rádio Sociedade de Feira de Santana, hoje consolidada no mercado, prestando serviços à comunidade, tem o seu sinal distribuído em mais de 118 municípios, mantendo como sua missão a evangelização, as notícias, coberturas de eventos,

Este evento é o modo carinhoso com que a Rádio Sociedade AM de Feira presenteia a comu-nidade feirense. Esta Ação Social ocorre todos os anos com o objetivo de retribuir a amizade a todos os ouvintes e uma maneira especial de promover a inclusão, tornando acessíveis, aos mais carentes, serviços básicos para o bem-es-tar dessa gente batalhadora. Mobilizamos a co-munidade e contamos com a participação de vários órgãos prestadores de serviço da cidade

esporte e lazer.É uma rádio sempre preocupada em levar aos

seus ouvintes o conhecimento, um jornalismo com rapidez, segurança e eficiência, os aconteci-mentos que são de interesse da população e so-bretudo a alegria da fé que sustenta e encoraja todo o povo da Princesa do Sertão e cidades vizi-nhas que têm uma relação de amizade e carinho com a Rádio Sociedade AM de Feira. Exercemos a nossa missão comprometidos com a verdade, ho-nestidade e não limitando-nos apenas a informar aos ouvintes, mas também em evangelizar, entre-

que, voluntariamente, numa força tarefa, pres-tam diversos serviços, tais como: SAC, HEMOBA, CLÍNICA DOS OLHOS, COELBA, INSS, MASSAGEM TERAPEUTA, EDUCAÇÃO FÍSICA, CORTE DE CABE-LOS, ORIENTAÇÕES ODONTOLÓGICAS, AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, ORIENTÃÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO DO CANCÊR DE MAMA, OUTRAS DOENÇAS etc.

Este ano, a Ação Social aconteceu no dia 19 de setembro de 2016, na Praça Padre Ovídio e

ter com cidadania e respeito, acima de tudo. Já estamos nos preparando para a migração

de AM para FM. Aguardamos apenas a autoriza-ção do Ministério das Comunicações. Depois de migrarmos, a Rádio Sociedade ganhará um nome a mais, passando a ser Rádio Sociedade News de Feira de Santana, com mais entretenimento e qualidade de som. Tudo isso para renovamos os nossos compromissos e amizade com todos os nossos ouvintes e anunciantes, que fazem esta rádio acontecer.

Frei Elenilson Pereira do Nascimento OFM.Cap.

tivemos uma média de 1200 pessoas que, duran-te todo o dia, das 8 às 17 horas, passaram pelo evento para prestigiar, como também, recebe-ram os serviços que oferecíamos.

O Evento foi um sucesso e contou com a par-ticipação de muitos voluntários que, numa ação conjunta, expressaram o amor comprometido que a Rádio Sociedade AM de Feira tem com os seus ouvintes.

Frei Elenilson–Ofm-cap

Parabéns para você...Que é e faz a Rádio Sociedade AM de Feira!

AÇÃO SOCIAL: 68 anos de serviço e compromisso com a Princesa do Sertão.

Ressoar - 7 Setembro de 2016

A Paróquia Santo Antônio realizou nos dias 26,27 e 28 de agosto, o ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (1° ETAPA), sob a direção Espiritual do Pároco Frei Mário Sérgio e a coordenação do casal Roberto e Vitória. Trinta e nove casais vivenciaram esse encontro e foram acolhidos com muito carinho.

O ECC é o serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Sua finalidade maior é colaborar com a construção do Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, mostrando caminhos para que os casais reencontrem-se, reencontrem os filhos, a comunidade e principalmente o Cristo, assim, vivam o TEMA desse Encontro que foi: “FAMÍLIA, LUGAR DE MISERI-CÓRDIA” e o lema: MISERICÓRDIOSOS COMO O PAI.

Roberto e Vitória

Aconteceu no dia 12 de setembro de 2016, às 20 horas, no Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana, o lançamentodo 2° livro do Frei Mário Sérgio de Souza, “Viver a Pa-lavra 2017” da Editora Paulinas.

Um evento que contou com a participação da nossa comunidade e de diversas pasto-rais, que estavam presentes para homenagear o nosso pároco. Por mais um ano, seremos abençoados com a leitura dessa obra magnífica, que traz o Evangelho da liturgia diária e uma proposta de vivência para cada dia do ano de 2017.

Maiza Vaccarezza

Dom Zanoni recebe PálioNo dia primeiro de setem-

bro, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello – representante do Papa Fran-cisco – esteve em Feira de Santana para impor o Pálio ao arcebispo metropolitano dom Zanoni Demettino Cas-tro. A celebração aconteceu na Catedral Senhora Sant’Ana, às 19:30 horas, com a partici-pação de bispos, autoridades, presbíteros, diáconos, religio-

sas e representantes de paróquias da Província Eclesiástica.O PÁLIO é uma espécie de colarinho de lã branca colo-

cado ao redor do pescoço dos arcebispos, para lembrar-lhes que o bom pastor leva as ovelhas em seus ombros. É símbo-lo de comunhão de cada arcebispo com o Papa e sinal dis-tintivo da responsabilidade própria do arcebispo no âmbito de sua Província Eclesiástica. É usado sobre os paramentos unicamente durante as funções litúrgicas.

POR QUE os arcebispos recebem o pálio? A Igreja Católi-ca está dividida em Províncias Eclesiásticas, cada uma delas formada por algumas dioceses (não há número determina-do). As dioceses de Barra, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Rui Barbosa, Bonfim e Serrinha, juntamente com Feira de Santana, formam a Província Eclesiástica de Feira de Santana, criada em 16 de janeiro de 2002.

SOMOS profundamente gratos a Dom Zanoni, pelo sim dado a Deus, à Arquidiocese e à Província Eclesiástica de Fei-ra de Santana. Desejamos continuar ouvindo a sua voz de bom pastor que insiste em repetir: “ECCE MITTE ME” (Eis--me aqui, envia-me) testemunhando com sua própria vida o que escolhera como lema de seu episcopado. Que Dom Zanoni, com nossas preces e apoio, continue a missão de ensinar, santificar e guiar o povo de Deus. Uma enorme res-ponsabilidade que carrega junto com Cristo!

MANIFESTAMOS nossa gratidão ao representante do Papa Francisco, no Brasil, dom Giovanni D’Aniello pela sua segunda visita à Arquidiocese de Feira de Santana. E nos comprometemos renovar nossa comunhão com a Igreja e viver, de forma mais profunda, nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo.

+ Itamar VianArcebispo Emérito

[email protected]

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

LANÇAMENTO DO LIVRO VIVER A PALAVRA 2017

8 - Ressoar Setembro de 2016

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mário Sérgio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Aline Barreto, Marcio Souza e Adriana Souza, Angélica Pedreira, José Rogério Cordeiro, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Otom Oliveira e Aline Oliveira, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Crislina G. Cardoso, Áurea Chateaubriand e Gutemberg Suzart, Zeca e Patrícia.WEBTV CAPUCHINHOS:Ari de Almeida , Daniel Nogueira, Eulley Mota, João Ferreira, Leandro Freitas, Lorenna Cerqueira, Orisa Gomes, Paloma Sena e Sandoval Lima

Horários de Missas:

Terças, quartas e quintasdas 8h30 às 11h30