Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 |...

4
Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul Atualização cadastral, faça já a sua! Para manter-se bem informado, com benefícios ativos e atuante nos acontecimentos da Cabergs Saúde, as informações corretas de seus dados são muito importantes. Para garantir uma comunicação eficaz com os beneficiários e promo- ver a transparência na divulgação das informações, a Cabergs Saúde reforça a necessidade de um cadastro atualizado, sendo este parte funda- mental dos processos de eleições e remessa de etiquetas de validação dos planos. Manter as informações em dia é de responsabilidade dos beneficiários, pois facilita o contato e o relacionamento entre entidade e usuário. Toda vez que mudar de endereço, telefone e e-mail, comunique à Cabergs. Outro dado importante é informar o CPF daqueles dependen- tes que completarem 18 anos, que é norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já para depen- dentes a partir dos 5 anos, é obrigató- ria a apresentação de uma foto 3x4 para emissão da carteira Cabergs. No próximo mês de novembro, os geração e Processo Eleitoral beneficiários responsáveis recebe- rão, através de e-mail, uma senha de acesso para participar como votante na eleição do Conselho Fiscal. O prazo de atualização para esse processo é até o dia 12 de novembro. Caso o beneficiário não utilize e- mail, poderá solicitar a senha via SMS pelo site da Cabergs. A ação é também uma forma de garantir o recebimento da etiqueta de validação de todo o grupo familiar, enviada para o endereço cadastrado, o qual ocorrerá no mês de dezembro. Evite transtornos importante! Após realizar a atualização cadastral de todo o seu grupo familiar é necessário clicar no ícone salvar alterações, para que o processo seja concluído. Entenda o passo a passo de como atualizar seus dados! Você, que é o titular, deve acessar o site www.cabergs.org.br e autenti- car-se, utilizando seus dados de login e senha da área restrita. No menu à esquerda, clique em “atualização cadastral”. Você deverá atualizar os dados de cada um de seus dependentes, preenchendo os respectivos dados conforme apresentado em tela. Após a conferência de todos os dados, clique em “salvar alterações”. O processo é simples e conta com 04 etapas:

Transcript of Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 |...

Page 1: Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande

Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Atualização cadastral, faça já a sua!Para manter-se bem informado,

com benefícios ativos e atuante nosacontecimentos da Cabergs Saúde, asinformações corretas de seus dadossão muito importantes.

Para garantir uma comunicaçãoeficaz com os beneficiários e promo-ver a transparência na divulgação dasinformações, a Cabergs Saúde reforçaa necessidade de um cadastroatualizado, sendo este parte funda-mental dos processos de eleições eremessa de etiquetas de validaçãodos planos. Manter as informaçõesem dia é de responsabilidade dosbeneficiários, pois facilita o contato e

o relacionamento entre entidade eusuário.

Toda vez que mudar de endereço,telefone e e-mail, comunique àCabergs. Outro dado importante éinformar o CPF daqueles dependen-tes que completarem 18 anos, que énorma da Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS). Já para depen-dentes a partir dos 5 anos, é obrigató-ria a apresentação de uma foto 3x4para emissão da carteiraCabergs.

No próximo mês de novembro, os

geração e

Processo Eleitoral

beneficiários responsáveis recebe-rão, através de e-mail, uma senha deacesso para participar como votantena eleição do Conselho Fiscal. Oprazo de atualização para esseprocesso é até o dia 12 de novembro.

Caso o beneficiário não utilize e-mail, poderá solicitar a senha via SMSpelo site da Cabergs.

A ação é também uma forma degarantir o recebimento da etiqueta devalidação de todo o grupo familiar,enviada para o endereço cadastrado,o qual ocorrerá no mês de dezembro.

Evite transtornos

importante! Após realizar a atualização cadastral de todo o seu grupo familiar

é necessário clicar no ícone “salvar alterações”,

para que o processo seja concluído.

Entenda o passo a passo de como atualizar seus dados!

Você, que é o titular, deve acessar o site www.cabergs.org.br e autenti-

car-se, utilizando seus dados de login e senha da área restrita.

No menu à esquerda, clique em “atualização cadastral”.

Você deverá atualizar os dados de cada um de seus dependentes,

preenchendo os respectivos dados conforme apresentado em tela.

Após a conferência de todos os dados, clique em “salvar alterações”.

O processo é simples e conta com 04 etapas:

Page 2: Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande

Conheça a Cabergs

A Cabergs Saúde firmou convêniocom a Beneficência Portuguesa,ampliando assim a assistência deseus beneficiários. Com amploalcance, o acordo assinado em 09 desetembro, prevê internação hospita-lar, cuidados em diferentes especia-lidades médicas e de urgência, alémde exames nos mais diversos níveisde complexidade. A parceria confir-ma a etapa de expansão e qualifica-ção dos serviços do Hospital Benefi-cência Portuguesa de Porto Alegre,referência nacional em Neurocirur-gia , Neurologia e Traumato-Ortopedia, bem como o compromis-so da nova diretoria da CabergsSaúde em ampliar a assistênciaintegral à saúde de seus associados,apoiada em princípios técnicos,éticos e humanos.

Cabergs amplia sua rede através de convêniocom a Beneficência Hospitais

A Beneficência Hospitais contacom Hospital, Laboratório de Análi-ses Clínicas, serviços de Diagnósticopor Imagem e o Pronto Atendimento24 horas, que tem capacidade de

promover até 240 atendimentosdiários. Esta localizada na regiãocentral de Porto Alegre em uma áreade 20.000 m².

Saiba como ficam os débitos do seguro

de vida depois da aposentadoria

Os segurados que se aposentarem pela FundaçãoBanrisul (FB) passam a ter seus prêmios de segurodescontados na folha de suplementação da FB. Éimportante observar todos os meses se os montantesestão sendo debitados corretamente, pois, diferente-mente do plano de saúde (Cabergs), os valores doprêmio não são automaticamente encaminhados para aconta corrente.

O prêmio que não foi cobrado será reconduzido paraa folha de suplementação da FB no mês subsequente.De acordo com as Condições Gerais, caso o seguradopermaneça inadimplente por mais de 60 dias, a contarda data do vencimento da primeira parcela não paga, oseguro será automaticamente cancelado.

Se o débito do prêmio de seguro não foi efetuado

Não identificou o débito na folha

de suplementação da FB?

situação, é importante entrar em contato com a CabergsSeguros para verificar o ocorrido. A entidade possui umsistema de débito em conta corrente, para utilizá-lo énecessário que o segurado o autorize, mediantedocumento padrão.

Ainda com dúvida?

[email protected]

(51) 3262.9247

(51) 3262.9252

(51)3262.9258

Page 3: Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande

Prevenção em foco

A resistência de muitos homens emrelação aos exames de rotina reduz apossibilidade do diagnóstico precocede inúmeras doenças. Esse comporta-mento é uma das questões mais sériasquando o assunto é câncer de próstata.No Brasil, esse tipo de câncer é o maiscomum entre os homens. Em valoresabsolutos, é o sexto tipo de maiorincidência no mundo. Por isso, comoalerta de prevenção, conversamos como Dr. Rafael Castilho Pinto, médicoproctologista e coordenador do Centrode Prevenção do Câncer da CliniOnco.

A próstata é uma glândula dosistema reprodutor masculino queproduz e armazena parte do fluidoseminal. Quando a doença atinge aglândula, não causa sintomas aparen-tes. Apenas tumores em estágio maisavançado podem ocasionar dificulda-de para urinar, sensação de nãoconseguir esvaziar completamente abexiga e hematúria, que é a presençade sangue na urina.

Antes de tudo, o que é próstata?

E por que o exame da próstata é tão

importante?

Segundo o Dr. Rafael Castilho Pinto,os exames da próstata são fundamen-tais porque

. Ele alertaque é importante realizar o primeiroexame para rastreamento entre 45 e50 anos de idade e, se há históriafamiliar de câncer de próstata, deve-seiniciar mais precocemente: entre os 40e os 45 anos de idade.

Segundo o médico, o câncer depróstata não tem uma causa específicapara seu desenvolvimento. Porém, éimportante estar atento à idade, poisela representa o fator de risco maisimportante: "Sabemos que quantomaior a expectativa de vida da popula-ção, maior o número de casos decâncer de próstata. Alimentaçãosaudável e atividade física são fatoresprotetores, já a obesidade estárelacionada, principalmente, comtumores mais agressivos e com piorresposta ao tratamento", complemen-ta o proctologista. Apesar de muitosestudos serem realizados na área de

"podem detectar precoce-

mente o câncer de próstata, aumen-

tando significativamente a chance de

cura do tumor, que é o mais frequente

na população masculina"

oncologia, ainda não existe um dadoque resulte na certeza sobre a prote-ção específica de algum alimento.Porém, a substância mais pesquisada éo , presente no tomate e emoutras frutas vermelhas.

Como o câncer de próstata rara-mente apresenta sintomas aparentes,o ideal é fazer exames periódicos,cuidar os hábitos alimentares e fazerexercícios regularmente. O doutorRafael alerta que o sintoma de sentirdor ao urinar, por exemplo, é incomume acontece de forma tardia: "Ossintomas mais comuns estão relacio-nados a metástases em outros órgãos",observa o médico. A dor óssea, porexemplo, pode ser um dos sintomas.Ele também faz um alerta ao númerode casos da doença. Apesar deinformados sobre o câncer, ainda hámuita resistência por parte doshomens para consultar e realizar osexames de rotina. Portanto, optar poruma alimentação balanceada, praticarexercícios físicos regularmente e fazerexames periódicos são recomenda-ções importantes para prevenir adoença.

licopeno

Novembro azul:

Previna-se do câncer de próstata

Page 4: Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da ... · Ano V | edição nº 46 | set/out 2015 | Uma publicação da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande

Qualidade de vida e bem-estar

ANS – nº 30731-9

Informativo da Caixa dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Diretoria Executiva: Fernando Zingano – Dir. Presidente, Roberto Noal Monteiro – Dir. Financeiro e Administrativo, Saulo C. dos Santos Junior – Dir. de Operações– www.cabergs.org.br – CNPJ 02.315.431/0001-72 – Rua Siqueira Campos, 736 – Porto Alegre/RS – CEP: 90010-000 – Relacionamento com Beneficiários: 0800-051-2142 – Coordenação: Daniela Beschoren – Diagramação: Gerson Schneider – Tiragem: 3000 – Valor total: R$ 990,00 – Valor unitário: 0,33 – Fotos divulgação.

EXPEDIENTE

A luta da bancária Aldira Zeballos,

56 anos, contra o câncer de mama

começou em 2013, quando descobriu

um nódulo no seio direito. O cuidado

periódico da bancária com o autoexa-

me e a mamografia não foi suficiente

para mantê-la livre do problema. Após

constatar um nódulo, Aldira não

pensava que fosse algo sério, pois

acreditava não pertencer ao grupo de

risco da doença — não tinha histórico

na família e, além disso, não usava

anticoncepcionais nem hormônios

durante a menopausa.

"Eu fazia exames periódicos, masdepois de notar o nódulo, marqueibobeira e não fui imediatamenteprocurar ajuda médica. Acabeiperdendo uma mama e permitindoque o sistema linfático fosse atingidopela minha demora", conta. Tão logoconstatou a doença, a assistênciaimediata dada pelos médicos foiprimordial: "Com o pedido de urgên-cia, consultei no dia 26 de agosto e, nodia 9 de setembro, estava operando".Naquele momento, a quimioterapianão era indicada, pois o câncer haviaatingido os linfonodos — tambémchamados de gânglios linfáticos, sãopequenos órgãos espalhados pelocorpo, quase sempre envolvidos portecido conjuntivo propriamente ditoou por tecido adiposo, presentes naregião da axila.

Após consulta médica com concei-tuada mastologista, Aldira encarou a

Enfrentando a doença

mesa de cirurgia, em razão do tamanhoque o nódulo havia atingido. Apósretirada total mama e dos linfonodos,ainda na recuperação, a bancária teveque retornar à mesa de cirurgia pararetirada de coágulos, quando houvetambém a necessidade de realizar umatransfusão de sangue. Uma semanadepois, atingida por uma bactéria, teveque voltar ao bloco cirúrgico pararetirada de todo tecido que recobriria amama e do expansor utilizado parareconstrução dos tecidos do seio.

"Na primeira cirurgia da mama, euestava tranquila, mas nesse dia eurealmente tive medo. Desta vez, ainfecção me fez acreditar que corriarisco de vida", recorda. Felizmente, oprocedimento foi muito bem-sucedido. Depois, Aldira se submeteu asessões de quimioterapia. Longo edoloroso, o processo foi assistido deperto pela equipe médica que acom-panhou a paciente desde o início.

As recomendações pós-cirurgicasalertaram Aldira a adotar uma novameta em sua vida: a redução de peso,que contribui para diminuir os riscos

de a doença voltar. Por isso, a bancáriafaz natação e toma medicamentosdiariamente, realiza exames e monito-ra sua saúde com afinco com osmédicos. Essa rotina deve ser seguida àrisca por, pelo menos, mais cinco anos,tempo em que a propensão de reinci-dência é maior. Por isso, ela recomendaa todas as mulheres que levem a sérioos indícios que o corpo apresentaavisando que há algo errado.

A postura positiva de Aldira aolongo de todo o processo foi benéficana luta contra a doença e a fez renovarsua percepção sobre a vida: "hojeestou mais exigente", comenta. Agora,o que ocupa a cabeça de Aldira emlugar da dor são as novas perspectivase os planos. Com o fim da radioterapia,em junho de 2014, ela declara: "Estoufeliz. Vou colocar um expansor parafazer a reconstrução a partir do ano quevem. Enquanto isso, uso um sutiã comenchimento .

Não fique em falta com os cuidados,é preciso estar sempre alerta para osexames periódicos da mama. Aprevenção é ainda o melhor remédio.

Agradecemos a Aldira por decidircompartilhar sua experiência comoutras mulheres que enfrentamsituações semelhantes. Sua revelaçãopública encoraja outros pacientes aencararem a doença de forma positiva.

"

Pensamento positivo

Outubro Rosa:

Luta como alerta para a prevenção

Fontes: inca.gov.br, www.icb.usp.bre Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Aldira Zeballos