ANO XI | Nº 104 | MAIO 2013

16
De 21 a 23 de maio, UniSinbi, Sebrae-SP e Assintecal realizaram o evento inédito em Birigui. O objetivo foi oportunizar conhecimentos acerca das novidades em estilo e tendência, essenciais para a competitividade das empresas. Páginas 6 e 7 Tradicional festa do trabalhador teve recorde de público. Evento foi atrelado à ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida, que ofereceu circuito de exames de prevenção. Páginas 4 e 5 Abertas as inscrições para empresas expositoras. Página 13 Braço educacional do Sinbi oferece capacitação para líderes da produção. Página 8 Instituto Pró-criança promove debate sobre erradicação do trabalho infantil. Página 10 Sucesso: “Semana da Moda” oferece ciclo de palestra com conceituados profissionais UniSinbi BiriFest 2013 IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 104 | Maio 2013

description

 

Transcript of ANO XI | Nº 104 | MAIO 2013

De 21 a 23 de maio, UniSinbi, Sebrae-SP e Assintecal realizaram o evento inédito em Birigui. O objetivo foi oportunizar conhecimentos acerca das novidades em estilo e tendência, essenciais para a competitividade das empresas.

Páginas 6 e 7

Tradicional festa do trabalhador teve recorde de público. Evento foi atrelado à ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida, que ofereceu circuito de exames de prevenção.

Páginas 4 e 5

Abertas as inscrições para empresas expositoras.

Página 13

Braço educacional do Sinbi oferece capacitação para líderes da produção.

Página 8

Instituto Pró-criança promove debate sobre erradicação do trabalho infantil.

Página 10

Sucesso: “Semana da Moda” oferece ciclo de palestra com conceituados profissionais

UniSinbi

BiriFest 2013

IMP

RE

SS

O

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui | Ano XI | Nº 104 | Maio 2013

Maio 20132

25 de maio: Dia da Indústria

25 d e m a i o é o D i a d a Indústr ia . Bir igui tem muito que comemorar. O

dinâmico polo industrial biriguiense conta com empresas focadas no desenvolvimento. Nesta edição do Sinbinforma você confere a contribuição do Sinbi para este desenvolvimento.

O Sindicato não para. Trabalha em diversas ações e projetos cuja finalidade é promover a expansão do polo, econômica e socialmente. A UniSinbi – Universidade corporativa do Sinbi, lança uma nova oportunidade de capacitação que atinge a raiz das empresas: as l ideranças da produção. A proposta visa atender a demanda apresentada pelos próprios empresários, que observam que seus líderes de produção possuem competência técnica, mas carecem de capacitação para gerir pessoas.

O braço educacional do Sindicato vem se destacando, visto que a capacitação é essencial na atual conjuntura de mercado, cada dia mais competitivo. Apenas empresas que buscarem conhecimento continuarão sólidas.

A “Semana da Moda”, realizada de 21 a 23 de maio, organizada pelo Sinbi, Sebrae-SP e Assintecal foi pensada com o objetivo de oferecer conhecimentos acerca das diretrizes do design. Nas empresas do polo industrial de Birigui , o design é o que as fazem peculiares. A partir do ciclo de palestras, bem como na participação nas oficinas

de decodificação oferecidas pela Assintecal, os participantes ampliarão sua visão sobre esta importante ferramenta.

O Sindicato também atua em frentes governamentais. Em maio, enviamos uma carta aos deputados federais eleitos solicitando apoio a tramitação PLP 200/2012, que estabelece extinção da contribuição adicional de 10% sobre os depósitos de FGTS devida pelos empregadores e m c a s o d e d e s l i g a m e n t o d e func ionár ios sem justa causa . Esta iniciativa foi articulada pela Abicalçados, e conta com a adesão de diversos Sindicatos do setor, que solicitam apoio dos deputados de suas respectivas federações. Em breve teremos novidades sobre esta iniciativa.

Continuaremos investindo esforços para desenvolver nossas indústrias em todas as esferas.

Boa leitura!

Nelson GiardinoPresidente do Sinbi

Editorial

EXPEDIENTEDiretoria Sinbi

Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho,

Sérgio Gracia, Samir Nakad,Wagner Aécio Poli e Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário: 2º Secretário: Ismael Varoni Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro: 2º Tesoureiro:Jacir Migliorini José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes, Fábio Madella

e José Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein, Renato Rocha Barboza

Juliano De Miguel Felipini

Delegados na Federação:1º delegado - Samir Nakad

2º delegado - Carlos Alberto MestrinerSuplente - José Roberto Colli

Expediente:O Sinbinforma é uma publicação mensal que

leva a Birigui e região informações relevantes direcionadas às indústrias de calçados, têxtil,

componentes e para a sociedade em geral.

Supervisão:Rossana J Codogno Basseto

Comunicação e Mídia:Diuan Feltrin – Mtb: [email protected]

Impressão e Fotolitos Artemidia Gráfica e Editora

Tiragem: 1200 unidadesDistribuição gratuita

Projeto gráficoPontual Propaganda - Araçatuba/SP

ContatoRua Roberto Clark, 460 – Centro

CEP: 16200 043 – Birigui/SP Fone: 018 3649 [email protected]

www.sindicato.org.br

Redes SociaisBlog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI@SINBIBirigui Sindicato de Birigui

SINBIBirigui www.blogdorhsinbi.blogspot.com

MISTOPapel produzido a partirde fontes responsáveis

www.fsc.org

Maio 2013 3

O PMC (Plano de Melhoria da Competitividade), realizado pelo Sebrae-SP e Sinbi, conti-

nua com as consultorias voltadas ao aprimoramento das micro e pequenas empresas do polo de Birigui. Em maio, os empresários receberam orientações

sobre marketing.Conduzida por Vanessa de Oliveira,

consultora do Sebrae-SP, a iniciativa apresentou às empresas participantes um panorama da realidade do marke-ting a partir da análise de diagnóstico realizado em 2012. “Trabalhamos as-pectos como aproximação com cliente e posicionamento de marca”, explica Vanessa.

Segundo a consultora, um dos pon-tos destacados é a importância da par-ticipação em ações de acesso ao merca-do. “É imprescindível que as empresas estejam presentes em grandes feiras. Antes de expor produtos, é necessário visitar e conhecer a realidade”, indica.

Rodrigo Lautenschlager, diretor da empresa Equilíbrio, participou da con-

sultoria. “Nos proporcionou uma visão panorâmica acerca das estratégias de marketing, a partir de uma análise da atual realidade da empresa. A consulto-ria nos indicou novos caminhos sobre o que é possível realizar ou não em nosso competitivo setor”, disse.

E ntre os dias 27 e 29 de maio acontece no Serra Park, em Gramado (RS), a feira SICC (Salão

Internacional do Couro e do Calçado). A feira apresenta as coleções primavera/verão das empresas expositoras para o biênio 2013 / 2014.

O Sinbi intermediou a participação do polo de Birigui nesta importante feira, atendendo a solicitação de algumas associadas.

A região Sul conta com famosas marcas de calçado e, portanto, a concorrência é muito grande. “O objetivo de levar nossas empresas para a S ICC é ingressar neste concorrido mercado com produtos inovadores e de qualidade”, afirma o presidente do Sinbi, Nelson Giardino. Além disso, os participantes poderão ampliar suas redes de contatos com lojistas nacionais e internacionais.

Salão Internacional do Couro e do Calçado apresenta coleções primavera/verão

Orientações partem de análise do diagnóstico das empresas

PMC Birigui

PMC Sebrae-SP oferece consultorias em marketing

Empresa Equilíbrio recebe consultoria de marketing

Vanessa orienta empresa Clipassos

Feiras

Birigui marca presença na feira SICC, em Gramado (RS)

Conheça as empresas participantes da SICC 2013

Corredor J Nº 1 ao 6

Biri, Clipassos, Lia Maria

Lig Lé Baby, Pequito e

Ortopasso

Estantes individuais

Brink, Finobel, Kidy, Klin

La Femme, Meli, Pampili,

Pamplim, Pé com Pé e Pinókio

Maio 20134

ABiriFest é um presente da indústria de Birigui pelo Dia do Trabalhador. Realizado pelo Sinbi,

Sesi e Prefeitura, a festa é esperada por toda a comunidade. A 6ª edição aconteceu nos dias 30 de abril e 1º de maio. Foi um grande sucesso de público e visibilidade, o que ressalta o compromisso da indústria com a promoção da qualidade de vida de seus colaboradores.

A abertura oficial da festa aconteceu na noite de 30 de abril, e reuniu no Parque do Povo cerca de 5 mil pessoas. A 66ª edição dos Jogos Industriais do Sesi também foi iniciada oficialmente.

“Parte do sucesso de nossas empresas se deve ao bem estar de nossos trabalhadores. Por isso, investimos em eventos como a BiriFest, que já é tradição na cidade”, disse o presidente do Sinbi, Nelson Giardino.

A banda “Maçambará” agitou a noite, fazendo os participantes saírem do chão ao som de sertanejo universitário. Como de costume, muitos prêmios foram sorteados: tablets, televisores, bicicletas, micro-ondas, MP4 e câmeras digitais. O mais aguardado, no entanto, foi a moto 0km, doada pela Vale Card. A ganhadora felizarda foi Maria Inês de Jesus, coladeira da Finobel. “Não acredito! Nunca tive sorte de ganhar nada em sorteios. Não consigo explicara felicidade que sinto”, disse a ganhadora.

Qualidade de VidaNo dia 1º de maio, a população

acordou cedo. Logo nas primeiras horas da manhã a fila para a ação Sesi Cidadania Qualidade de Vida já podia ser observada. A megaestrutura montada no Parque do Povo ofereceu à população uma série de exames de prevenção, cujo objetivo foi sensibilizar as pessoas a cuidarem da saúde. A iniciativa foi trazida a Birigui por intermédio da Cser (Central de Serviços da Fiesp). Foram realizados 35 mil atendimentos, marca histórica para a ação, que já fora realizada em Birigui em outras oportunidades.

Marielza Milani e Adriana Fonseca, da Cser, v ieram de São Paulo

6ª BiriFest reforça compromisso da indústria com a qualidade de vida dos colaboradores

Iniciativa

Grupo Maçambará agitou a noite

Sorteio de muitos prêmios fizeram a alegria do trabalhador

Festa atingiurecorde de

público

Maio 2013 5

especialmente para o evento. “Estamos surpreendidas com a estrutura e organização do evento. Impressionante como o Sinbi, Sesi e Prefeitura conseguem mobilizar toda a sociedade quando se unem”.

Os números impressionaram. Mais de 8 mil pessoas passaram pelo evento, que além da ação do Sesi, abriu espaço para que outras entidades pudessem divulgar seus serviços em prol da qualidade de vida.

A Secretaria de Desenvolvimento Social esteve presente com os cursos profissionalizantes e artesanato. O Conselho Municipal da Condição feminina também marcou presença, com orientações sobre saúde. O Instituto Pró-Criança, braço social do Sinbi, desenvolveu pintura com as crianças.

Massagem, orientações de postura corporal, orientações sobre HIV e obe-sidade também foram serviços ofere-cidos à população neste dia dedicado à saúde. A praça de alimentação foi coordenada pelo Grupo da Amizade, que reverterá a renda às entidades filantrópicas de Birigui.

Durante todo o dia, sorteio de prê-mios e apresentações culturais fizeram

a alegria dos participantes. Ao final do evento, foi sorteada uma moto 0 km entre as pessoas que percorreram o circuito saúde. A ganhadora foi Rosane de Fátima Facini Silvador, professora da Apae.

O evento deixou uma sensação de “quero mais”. “Não pude deixar de notar a satisfação de todos que participavam no dia e a total segurança e qualidade que houve em tudo que propuseram fazer.

Tenho certeza que nenhuma cidade teve o privilégio que tivemos, estão todos de parabéns mesmo”, disse Fernanda de Bianchi, recursos humanos da Klassipé.

A 6ª edição da BiriFest recebeu apoio fundamental dos patrocinadores: Vale Card, UNA, Prisma, Chronos, Artemídia, Patrus Transportes, Rodocerto, Orisol, Vimaplas, Artecola, Dental Show, Sicredi, Linhasita, Fiveltec.

Iniciativa

Emoção: “Nunca tive essa sorte”, diz Maria Inês de Jesus, ganhadora da moto da Vale Card

Stephany, da Pé com Pé, ganhou um micro-ondasPedrina Dias, da Pampili, esteve presente nos dois dias e

ganhou uma bicicleta e uma TV de 32’’

Ação Sesi Cidadania Qualidade de vida:

35 mil atendimentos

Maio 20136 PMC Birigui

Semana da Moda oferececonhecimentos, estilo e inovação

Ciclo de palestras reuniu os melhores participantes do mundo da moda

Estilo. Tendências. Inovação. Conhecimento. A “Semana da Moda”, integra o calendário de

ações do PMC (Plano de Melhoria da Competitividade). Realizada entre os dias 21 e 23 de maio, foi um grande sucesso de público e repercussão. Sinbi, por meio do braço educacional UniSinbi, Sebrae-SP e Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) , proporcionaram um ciclo de palestras com os melhores nomes do mundo da moda.

O evento foi aberto pelo designer e coordenador do curso master em Design Estratégico do Instituto Europeu di Design, Fabiano Pereira, que discorreu sobre o temna “Inovação e Design estratégico”.

Durante sua explanação, Fabiano discorreu sobre o design estratégico como mecanismo que ajuda a entender os desafios como oportunidades. “Com as

redes sociais, especialmente o FaceBook, o público é capaz de promover uma marca positiva ou negativamente. As empresas, portanto, precisam alinhar o design com a concepção de conceitos e aguçar a percepção de novos mercados”, explicou.

Segundo o palestrante, de nada adianta investir em produtos se não aliar a produção às necessidades

do público consumidor. Pesquisa, marketing, mercado e sustentabilidade definem, segundo o palestrante, a “experiência de design”. “Inovação, portanto, é valor percebido, ou seja, a soma de todos estes fatores”, explicou.

Personal StylistO segundo dia do evento foi marcado

por muito conhecimento e estilo. A personal stylist, Bia Kawasaki, conduziu a palestra “Designer estratégico: ferramenta que agrega valor à marca”. Bia apresentou diretrizes para que o designer possa empregar estratégias em seu trabalho, a fim de valorizar a marca a partir da criatividade.

Para a personal stylist, investir em

Palestras lotaram salão de eventos do Sinbi

A personal stylist, Bia Kawasaki, com o presidente do Sinbi

Cerca de 660 pessoas compareceram nos três

dias de evento

Maio 2013 7

pesquisas de tendências é fundamental, assim como conhecer profundamente o público para o qual se cria. “O que pensa? O que faz? Para onde vai? Com que frequência usa o produto? São perguntas-chave a serem feitas quando elaboramos produtos”.

Bia realizou também uma abordagem sobre os diferentes nichos de público, esmiuçando as particularidades de cada consumidor, conforme faixa etária e classe social. “Todos os públicos buscam produtos inovadores, que tenham conforto e beleza”.

Fórum de inspiraçõesA “Semana da Moda” foi encerrada

com o preview do Fórum de Inspirações Inverno 2014, que percorre os principais polos calçadistas do Brasil, mostrando as tendências que norteiam os caminhos da moda para a próxima estação.

Marnei Carminatti, da Assintecal, apresentou aos participantes a cartela de cores usadas nas criações, bem como os detalhes sobre as pesquisas. “Esta estação tem como tema o romantismo, tendo o luar como fonte

de inspiração”, disse. No dia seguinte à palestra, os

conceitos teóricos foram colocados em prática na Oficina de Decodificação, realizada pela Assintecal e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados). Birigui foi o único polo que fechou duas turmas para a oficina. “Estamos muito satisfeitos com a adesão dos profissionais de Birigui”, afirma Marnei.

Segundo o presidente do Sinbi, Nelson Giardino, eventos como estes são de suma importância para o desenvolvimento do polo. “O conhecimento é essencial para aprimorar a competitividade das empresas. A adesão ao ciclo de palestras mostra que nossos profissionais buscam o aprimoramento, o que é um importante passo para a solidificação de uma economia criativo no município”.

Conta corrente • Poupança

Crédito • Consórcios

Investimentos • Seguros

Cartão de Créditosicredi.com.br

gentequecooperacresce.com.br

Travessa João Pessoa, 86

Birigui/SP

PMC Birigui

Fabiano Pereira falou sobre inovação e design estratégico

Marnei Carminatti conduziu oficina de decodificação

Oficina de decodificaçãofoi realizada

com duas turmas

Maio 20138

As lideranças de produção são essenciais para o desenvolvimento das empresas. No entanto, na

maioria das vezes, estes profissionais estão no cargo de encarregados ou monitores por simples competência técnica, não tendo jamais frequentado um curso de formação de líderes. Tendo em vista esta necessidade apontada pelas empresas, a UniSinbi (Universidade Corporativa do Sinbi) está com inscrições abertas para o Programa de formação de líderes.

Para sensibilizar os empresários do polo sobre a necessidade de se investir nestes profissionais, foi realizado no dia 9 de maio o Workshop “Os desafios das lideranças no ambiente de produção das indústrias de Birigui”. Conduzido pelo professor Ataliba Mendonça Junior, que é conselheiro pedagógico do Conselho Gestor da UniSinbi, o workshop trouxe informações para aprimorar a gestão das empresas associadas a partir de suas lideranças.

A iniciativa da UniSinbi vem ao encontro das demandas apresentadas pelos empresários atendidos pelo PMC na área de RH. Por isso, o projeto se une à Universidade Corporativa, pois o foco do PMC é trabalhar a gestão, enquanto a UniSinbi possui formação mais abrangente.

Segundo Ataliba, o processo

educativo demanda tempo. “É preciso treinar constantemente. Neste sentido, a UniSinbi presta sua contribuição a partir de programas de capacitação que oferece conforme demanda apresentada pelas empresas”, disse.

Para o presidente da UniSinbi, Antenor Marques da Silva Filho, é i m p re s c i n d í ve l q u e o s a t u a i s profissionais se capacitem a cada dia. “A partir do momento em que buscamos o conhecimento, temos a capacidade de propagá-lo e, consequentemente, transformar a realidade”, afirmou.

Após o término da palestra, a professora Neusa Rosa Nunes falou sobre o programa de formação de líderes. “A partir do momento em que buscamos o conhecimento, temos a capacidade de propagá-lo e, consequentemente, transformar a realidade”, disse.

Workshop abordou importância das lideranças

Iniciativa

UniSinbi oferece capacitação às lideranças de produçãoPrograma de formação de líderes está com inscrições abertas

UniSinbi atende demanda apresentada

pelas empresas

Maio 201310 Responsabilidade

Pró-Criança realiza workshop sobre erradicação do Trabalho Infantil

Evento acontece no dia 11 de maio, véspera do Dia Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil

Dia 12 de junho é o Dia Nacional da Erradicação do Trabalho Infantil. Esta é a razão de ser do Instituto

Pró-Criança, braço social do Sinbi. Por isso, realiza na noite de 11 de junho um workshop sobre o tema, que será direcionado a empresários, educadores, parceiros e comunidade em geral.

O Workshop será composto por duas palestras, a fim de alertar os participantes sobre a importante pauta. A primeira será conduzida pelo pedagogo social Sérgio Calixto, que terá

como tema: “Mitos e Verdades sobre o trabalho infantil”. Calixto é especialista na área da infância, promoção e defesa dos direitos humanos, além de ser

diretor da Agência Assessoria em Desenvolvimento Social, que presta serviço a diversas prefeituras de todo

o Estado de São Paulo.A segunda palestra da noite ficará

a cargo do Dr. Habib Nadra Ghaname, cujo tema será: “Implicações legais da utilização do trabalho infantil na empresa”. Habib é advogado e presta assessoria jurídica ao Sinbi. Em sua palestra abordará aspectos da legislação sobre o trabalho infantil.

O workshop também contará com a presença dos empresários Nelson Giardino, Samir Nakad e Valdir Mestriner, que é presidente do Pró-Criança.

Palestras visam sensibilizar sociedade

sobre o tema

Maio 2013 11

reservado para artemidia

Responsabilidade

“De Semente a Girassol” oferece formação culturalOficinas de música, artesanato e inglês ampliam bagagem cultural dos adolescentes

Por meio dos diversos projetos que desenvolve, o Instituto Pró-Criança continua transformado

vidas. O “De Semente a Girassol” mudou o foco. Agora voltado à formação cultural, o projeto oferece aulas de

música, artesanato e inglês.25 adolescentes part ic ipam

das aulas, que são oferecidas no contraturno escolar. De acordo com a assistente social do Pró-Criança, Eliane Gonçalves de Andrade, “De Semente a Girassol” é voltado à preparação dos adolescentes para o mercado de trabalho. “A formação cultural os ajudará no mercado profissional”, diz.

Nas oficinas de música os jovens são conduzidos pelo professor Everton de Almeida Genari, do Centro de Referência da Juventude de Birigui. Assim como realiza com a Banda Tribus, que já é sucesso na cidade, Everton orienta os adolescentes a fazerem música a partir de instrumentos alternativos como latas e tambores. Devido à demanda,

em breve serão disponibilizadas novas vagas para esta oficina.

Nas oficinas de artesanato, os alunos exploram a criatividade a partir do reaproveitamento de resíduos industriais, que são fornecidos pelas empresas parceiras.

Oficina de música utiliza instrumentos alternativos

Aulas de artesanato

Vagas para o projeto Geração.com Projeto “Recriando” nas empresas

O Pró-Criança está com dez vagas abertas para o projeto Ger@ção.com. Direcionado a crianças de 8 a 12 anos, a iniciativa oferece conhecimentos básicos sobre informática. São duas turmas de cinco alunos cada. As aulas acontecem às quartas feiras durante a manhã, das 8h30 às 10h30 e a tarde, das 14h30 às 16h30. Interessados podem entrar em contato no Pró-Criança através do telefone (18) 3649 8006.

O projeto “Recriando” realiza visitas esporádicas às empresas parceiras do Pró-Criança a fim de levar informações aos colaboradores sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

A psicóloga Fabiana Lisboa Martinês realiza rodas de conversas com os colaboradores das empresas, conscientizando-os sobre os sinais do transtorno em seus filhos.

Maio 201312

A UniSinbi, braço educacional do Sinbi, oferece aos profissionais de recursos humano das em-

presas associadas a oportunidade de participar de um programa permanente de qualificação. A iniciativa vem ao encontro da demanda apresentada pelas empresas durante as consultorias semanais realizadas no Sinbi, com Mar-cela Deps, do Instituto Gente e Gestão.

O programa oferecerá um processo sistemático de qualificação profissional do setor de Recursos Humanos, ofere-cendo ferramentas para os profissio-nais que desenvolvem esta atividade nas empresas. De acordo com Marcela Deps, o diferencial será a troca de experiência entre os participantes. “A

intenção é formar um grupo de estu-dos, que trarão os problemas comuns enfrentados no dia a dia”, explicou durante a apresentação do projeto, na manhã de 22 de maio.

Inicialmente, a prioridade do progra-ma são os profissionais que participam das consultorias semanais.

O resultado esperado é que a partir destes encontros, aliados às consulto-rias semanais, os participantes sejam

capazes de analisar, interpretar e arti-cular dados e informações, de acordo com a realidade da empresa na qual trabalham.

Mais uma oportunidade da UniSinbi em prol do desenvolvimento do polo industrial de Birigui.

A Etec Dr. Renato Cordeiro, do Centro Paula Souza, realizou no dia 17 de maio a classificação

e premiação dos 5 melhores projetos da ação “Jardim Encantado”. O Sinbi esteve presente, oferecendo um tablet ao primeiro colocado.

48 projetos foram entregues pelos alunos participantes do ensino médio. A equipe de coordenadores de curso, juntamente com a direção, selecionou os cinco melhores, que foram avaliados

de acordo com a criatividade, originali-dade, ineditismo e adequação ao tema.

A noite de premiação foi marcada pela apresentação dos cinco melho-res projetos, que foram avaliados por convidados, dentre eles o presidente do Sinbi, Nelson Giardino. “Todos os trabalhos apresentaram qualidade, o que mostra o comprometimento dos alunos da Etec”, afirmou o presidente.

Para o diretor da Etec, Oci Jansen Branco, o evento foi um sucesso. “Agradecemos a participação do Sinbi, grande parceiro da Etec Centro Paula Souza”, disse.

Os cinco melhores trabalhos selecionados

Proposta foi apresentada na manhã de 22 de maio

Nelson Giardino entrega tablet a aluna Rayssa Meira

Paula Souza realiza premiação de trabalhos de alunos

Iniciativa

Iniciativa

1º lugar:Rayssa Meira Marcelino Souza - 3º ano A

2º lugar:Otávio Grossi - 1º ano A

3º lugar:Andressa Matias Oliveira - 2º ano A

4º lugar:Beatriz Aguilera Bacerra Gomes - 1º ano A

5º lugar:Bruna Aparecida Batista - 1º ano B

Confira os alunos que se destacaram com os melhores projetos:

Trabalhos foram desenvolvidos no projeto “Jardim Encantado”

Qualificação é extensão das

consultorias de RH

Braço educacional do Sinbi oferece qualificação aos profissionais de RH

Programa de qualificação continuada visa oferecer conhecimentos sobre dia a dia do setor

Maio 2013 13

A maior rodada de negócios da região noroeste do Estado de São Paulo já tem data marcada:

28 e 29 de janeiro de 2014, no Salão de eventos do Sinbi. O evento é a oportunidade para a realização de excelentes negócios. Não existe, na região, um projeto deste porte. A ação é realizada pelo Sinbi e Sebrae-SP, e visa fortalecer e movimentar a economia do polo industrial de Birigui durante o primeiro semestre.

Para o presidente do Sinbi, Nelson Giardino, o diferencial do polo de Birigui é a diversidade produtiva. “As empresas trabalham com produtos com valor agregado, cuja qualidade é o grande diferencial. Esta qualidade cativa lojistas de todo o Brasil, que vêm até a cidade a fim de realizar negócios”,

afirma. Segundo o presidente, esta qualidade é que consolida o sucesso do projeto, que chega a sua 11ª edição.

Inscrições abertasAs empresas interessadas em expor

no 11º Projeto Comprador já podem se inscrever. A ficha de inscrição está

disponível no site www.sindicato.org.br. A taxa de inscrição é R$ 200,00. As empresas também investem R$ 2.160,00, valor rateado até janeiro de 2014, destinado à organização do projeto. Não perca a oportunidade. As vagas são limitadas e o critério para a participação é a ordem de chegada.

Empresas já podem se inscrever paraexpor no 11º Projeto Comprador

Projeto é a maior rodada de negócios da região noroeste do Estado de São Paulo

Iniciativa

Projeto Comprador em Números

Rodada de negócios acontece nos dias 28 e 29 de janeiro de 2014

Vagas paraexpositores são

limitadas

Em 2012 o projeto gerou:

49 empresas expuseram

suas coleções

100lojistas de todo o Brasil prestigiaram o projeto

R$2milhões em negócios

R$7milhões em expectativas de

negócios pós-evento

Maio 201314

O Sinbi participou no dia 21 de maio da Reunião Plenária do Comtextil (Comitê da Cadeia Produtiva da

Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário), realizada na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A Plenária discutiu a competitividade da indústria no Brasil e indicou novos caminhos para o setor. Renato Corona, do Decomtec (Departamento de Com-petitividade e Tecnologia) apresentou uma comparação entre a indústria do

Brasil e a de ouros países. A confeccionista Paula Giardino

representou o Sindicato na reunião. “ A indústria de confecção de Birigui vem crescendo muito, tanto que algumas em-presas formaram um grupo de confecção competitiva. Então o Sinbi precisa deixar esses empresários informados de tudo que está acontecendo no mercado”.

Durante a reunião, foi feito um com-parativo de indicadores como tributação, infraestrutura e logística, do Brasil e

países parceiros, desenvolvidos e emer-gentes. A análise mostrou o peso do custo Brasil na diferença de preços no mercado interno de produtos nacionais e importados.

Jurídico

O que é CNAE (Classificação Nacio-nal de Atividades Econômica)? Trata-se de um instrumento de

identificação econômica das unidades produtivas do País em cadastros e regis-tros das três esferas da administração pública brasileira.

Assim, quando da abertura de um negocio que seja necessário a emissão de um CNPJ é necessário a identificação da atividade da empresa perante um ór-gão público, este código fica registrado no Cartão do CNPJ.

Ao abrir uma empresa é necessário que a natureza de suas atividades seja condizente com aquela que irá exercer. Portanto se irá produzir calçado, o novo empreendimento deverá respeitar to-dos os registros necessários.

Na hipótese de no ato de abertura houver comunicação falsa das atividades da empresa, em tese, poderá, o empre-endedor, cometer o crime de Falsidade Ideológica, isto por que o registro de sua natureza não está em conformidade com sua atividade de fato.

Vamos destacar os fatos dispostos na Lei Geral de Resíduos Sólidos. A lei determina que toda empresa geradora de resíduo (industriais de manufatura) é responsável pela correta destinação dos resíduos gerados em seu processo produtivo. Então vamos lá, se a em-presa gera resíduo, há necessidade de destiná-lo adequadamente.

O Aterro Sanitário mais próximo, atualmente, situa-se no município de Onda Verde. Para que o empresário

possa destinar seu resíduo até este local é necessário autorização da Cetesb para transportar e aterrar seu resíduo, esta licença denomina-se CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental. Para emissão deste certificado uma das necessidades primordiais é que a empresa esteja registrada dentro da ati-vidade de manufatura e possua Licença de Operação válida e atualizada, para produzir e consequentemente gerar re-síduos. Assim, para que não incorra em situações problemáticas, tenha sempre sua atividade empresa cadastrada de forma correta.

* Claudia é advogada e consultora jurídica do Sinbi

*Por Cláudia E. Fraga Nunes Ferreira

Você sabe qual a situação da sua empresa perante os órgãos ambientais?

Birigui esteve representado em reunião na sede da Fiesp

Sinbi participa de reunião do Comtextil

Corporativo

Maio 2013 15

Como está o financeiro de sua em-presa? O capital de giro é suficiente? Existe a necessidade de se investir em crédito bancário? Estes questionamen-tos foram discutidos no Encontro de crédito para Pessoa Jurídica de Birigui, realizado pelo PAE (Posto de Apoio ao Empreendedor) no dia 15 de maio. O evento foi realizado no são da Acib

(Associação Comercial e Industrial de Birigui) e contou com a adesão de mais de 100 empresários, interessados em conhecer as interfaces do crédito empresarial.

O consultor de Finanças do Sebrae--SP, Deniel Neves, discorreu sobre o tema “Faça do crédito seu aliado e não uma armadilha”, no qual alertou sobre os riscos relacionados ao crédito, bem como as reais necessidades para adesão. “É necessário que as empresas estudem toda sua realidade financeira para analisarem com consciência a

utilização conveniente do crédito”, explicou.

Um dos destaques abordados pelo consultor foi a necessidade das em-presas projetarem seu fluxo de caixa. “É preciso que os empreendedores conheçam seu capital de giro antes de investir em crédito”, alertou.

Parceria

PAE promove encontro sobre crédito para pessoa jurídicaPalestra alertou sobre as necessidades de investimento em crédito bancário

Instituições apresentaram

linhas de crédito

Consultor do Sebrae-SP falou sobre riscos e benefícios do crédito

Desenvolve SP ofereceu atendimento no Sinbi

A “Ação Mulher 2013” foi um grande sucesso. Desenvolvida pelo CMCF (Conselho Municipal da Condição

Feminina) dentre os meses de março e maio, a iniciativa arrecadou mais de 7 mil quilos de alimentos, que foram destinados a associação Voluntárias do Combate ao Câncer, que atende aproximadamente 184 famílias biriguienses. O lema da campanha foi: “A Solidariedade é contagiosa... Contagie-se... Deixe-se contagiar”.

O encerramento aconteceu na ma-nhã de 11 de maio, na Praça Dr. Gama, com sorteio de 4 televisores para as pessoas que realizaram doações de alimentos. Um dos televisores foi do-ado pelo Sinbi, que apoiou o projeto. O presidente e o vice-presidente do Sinbi, Nelson Giardino e Samir Nakad, respectivamente, participaram do even-to, que contou também com a presença do Prefeito Pedro Bernabé.

Presidente do Sinbi esteve no sorteio

Sorteio de prêmios marca encerramento da “Ação Mulher 2013”

Solidariedade

Ação arrecadou mais de 7 mil quilos de alimentos

Maio 201316 Feiras

Empresas de Birigui participam da FIT 0/16Feira apresenta coleções primavera-verão

De 2 a 5 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a FIT 0/16 (Feira Internacional do

Setor Infanto-Juvenil / Teen / Bebê). O evento apresenta o preview Primavera--verão, na qual os expositores apresen-tam suas coleções para a estação.

O polo de Birigui estará representa-do na feira pelas empresas Hobby, Kea, Klin, Ortopasso, Pampili, Plugt e Toke. A feira atrai negociadores nacionais e internacionais, que buscam produtos

segmentados, garantindo às exposi-toras a oportunidade de criar novos vínculos e realizar bons negócios.

A FIT 0/16 acontece em duas edi-ções anuais e oxigena o mercado du-rante todo o ano.

Edição de 2012 da FIT

Hobby, Kea, Klin, Ortopasso, Pampili, Plugt e Toke

Empresas que estarão presentes na FIT 0/16

O Sinbi enviou carta aos depu-tados federais eleitos solici-tando apoio à tramitação da

PLP 200/2012, de autoria do Senador Renato Casagrande. A iniciativa acres-centa um parágrafo ao artigo 1º da Lei Complementar nº110, que estabelece a extinção da contribuição adicional de 10% sobre os depósitos de FGTS devida pelos empregadores em caso de desligamento de funcionários sem justa causa.

A ação é articulada pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçado) e conta com adesão de todos os Sindicatos filiados, que também enviarão esta solicitação a seus respec-tivos deputados.

Resolução 13Após intensa luta para a formulação

de alternativas para tornar a Resolução do Senado 13 efetiva, em reunião ocorri-da no dia 22 de maio o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a proposta de flexibilização e prorrogou o prazo para apresentação da Ficha de Con-teúdo de Importação para 1º de agosto de 2013, possibilitando ao contribuinte um período para adaptação.

O convênio ICMS 38, de 22 de maio estabelece a simplificação dos proce-dimentos de declaração do conteúdo importado das mercadorias, desobri-gando as empresas a preencherem a Ficha de conteúdo de importação. A obrigação da entrega da FCI foi adiada para 1º de agosto.

Todo o produto com mais de 40% de conteúdo importado paga ICMS de 4%. Para as mercadorias que não forem submetidas a processo de industrialização, esse percentual será calculado com base no valor do bem informado no documento fiscal, excluindo os valores de ICMS e IPI. Quando a mercadoria com conteúdo

de importação superior a 40% passar por processo de industrialização, será adotado um critério escalonado para determinar o percentual de importa-ção a ser considerado na emissão dos documentos fiscais.

Se a mercadoria tiver conteúdo importado de até 40% mesmo após processo de industrialização, ele será considerado como nacional. O bem será considerado como 50% nacional e 50% importado quando o conteúdo de importação for superior a 40% e igual ou inferior a 70%. A mercadoria será considerada importada quando o conteúdo de importação for superior a 70%.

Sinbi atua na esfera governamentalpara defesa do setor

Corporativo