ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO...

19
ACADEMICUS PRAECLARUS O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XX Junho de 2014 ESCRITORES Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www .copiascia.com.br * E-Mail: [email protected] CATORZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 095 - Walter Antonio Becari, Patrono: Renato Wagner 241 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO TEM MAIS CONCUROS DE POESIA

Transcript of ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO...

Page 1: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

ACADEMICUSPRAECLARUS

O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA

ANO XX Junho de 2014

ESCRITORES

Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SPFone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia)

(19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: [email protected]

CATORZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO

Cadeira 095 - Walter Antonio Becari, Patrono: Renato Wagner

241O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO TEM MAIS CONCUROS DE POESIA

Page 2: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

2 3EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Revista Literária mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramação e Arte Final, Admi-nistração e Publicidade: Coopia Digitação e Serviços Editoriais, Rua Jacob Diehl, 77, BairroMorumbi, Cep 13420-410, Piracicaba/SP. Não fornecemos números atrasados. Matérias assi-nadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/0001-03.Correspondência: Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP, Fonefax:(0xx19) 3426-8568. Editor Responsável: Carlos Moraes Júnior, Mtb20.836. E-mail:[email protected] Site: www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agência 4252-8, Banco do Brasil.

REVISTA “ESCRITORES”

----------------------

Carlos Moraes Júnior

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Elda Nympha Cobra SilveiraColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO TEM MAIS CONCUROS DE POESIA

O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos defundação com inadimplência e muita dificuldade para receber a anuidade/14. Mas não é sóisso! Depois de dois anos sem receber candidatos, encerramos nossos Concursos dePoesia. Se ninguém participa é porque não tem ninguém interessado e a gente fica decabeça quente se perguntando o que está errado e outras coisas.

Como não tive nenhuma resposta, não vou mais ficarprocurando. Acabou e vamos nos importar com outras coisas mais urgentes. Queremosfazer uma festa digna dos nossos vinte e cinco anos, algo que seja mesmo lembrado.Mas,se não conseguimos receber dos inadimplentes, que sempre dão uma desculpa, e vãoempurrando a dívida com a barriga, não sei como vamos fazer a nossa festa!

Por decisão da Diretoria, para tentar evitar que o Clube, comecea ter dificuldades de pagar as suas despesas diárias, ficou acertado o envio de umcomunicado aos inadimplentes, que deve ser respondido por e-mail, carta ou telefone até30 de junho de 2014, data limite para o pagamento da anuidade/14. O Clube dos Escritoresnão pode continuar recebendo um valor de anuidade a cada trinta, quarenta dias!

Esse recolhimento tem que ser mais rápido. Pedimos para você,que está recebendo e-mail com cobrança faz um tempo, que tente responder.

Essa atitude que me deixa chateado. Todos os anos é a mesmacoisa: todo mundo quer pagar no último minuto do último prazo. No final, pagam somentealguns, parecendo que a maioria não dá valor para o trabalho que temos feito e continuamosfazendo. Caso deseje entrar em contato e fazer o pagamento da anuidade 2014, estamosaguardando a sua resposta. Como sempre, você pode pagar à vista, através de depósito,Identificado por favor, na Conta 8013-6, Agência 4252-8 do Banco do Brasil., ou sepreferir, pode pagar através de 2 cheques pré para as datas 30/06 e 30/07, cruzados enominais ao Clube dos Escritores Piracicaba enviados pelo correio até 30 junho de 2014.Valorize o nosso esforço e nossa dedicação!

Não custa nada.Não silencie. Não releve. Nãodeixe distanciar. Responda por favor. Só desta maneira vamos realizar umafesta digna para os 25 anos de existência do Clube dos Escritores Piracicaba,a Academia mais simpática do Brasil.

ALCOOLISMO NA JUVENTUDEOs jovens bebem com os amigos, em chácaras, praias e nas

baladas, disseminando um costume que está, cada vez mais, influenciando o caráter destageração... O pior de tudo é que essa tendência está aliciando pessoas cada vez mais jovense envolvendo as mulheres, que muitos dizem, bebem bem mais que os homens. No geral ojovem começa a beber porque o grupo o incentiva, já que todo encontro de jovens tem queter bebida, pois esse é um comportamento tão da hora, que a pessoa que não bebe échamada de babaca e não se afina com a “tchurma”. Para ser aceito pelo grupo, infelizmente,o jovem tem que fazer o que os outros fazem: beber, freqüentar as baladas e por aí afora.

E chegar em casa quando o sol já chegou antes dele. Os queentram nas universidades, durante o trote também são incentivados a consumir álcool,pois essa é a tradição. Mas temos notícias de tantos acidentes, de tantas mortes, ocorridasnos últimos anos, por causa da ingestão exacerbada do álcool, que sempre leva a açõesdisparatadas e sem noção. Muitos nem conseguem chegar em casa com seus carros, porcausa de algum acidente, pois, como se diz no anedotário popular, os dois são movidos àálcool. A alegria proporcionada pela bebida traz, às vezes, sérios traumas e também amorte. Quando algo de grave ocorre “Não adianta chorar pelo leite derramado”.

Os pais não serão os culpados: cansaram de avisar, de discutire não foram ouvidos. Assim, apesar de não aprovarem esse comportamento deletério deseus filhos, têm que se conformar, porque o mal já está feito. Essa é a rotina dos jovens.Nos finais de semana, ao invés de descansarem, realizarem algo de construtivo ou de útil,ficam pelas ruas, se reúnem em algum churrasco numa chácara qualquer e à noite é só aalegria das baladas. Chegam quando o dia está raiando, cansados e entupidos de bebida,dormem e não participam do almoço domingueiro. Com os olhos injetados e semi-abertosmais parecem zumbis, mal humorados, falam apenas monossílabos e não se interessam pornada, pois estão com as mentes entorpecidas.

Esse comportamento é um dos primeiros passos para que ajuventude se torne dependente do álcool, principalmente se já existem antecedenteshereditários na família. No fim de semana enquanto a maioria descansa, a juventude derivapara embotar ou anuviar a mente para poder suportar a chateação da semana de estudosou trabalho que virá. Estive num baile de formatura e fiquei pasma com o comportamentoetílico dos formandos e dos parentes também. Completamente alcoolizados, por sortechegam em casa dirigindo seu carro, enquanto outros ficam caídos nas calçadas ou dormindodentro dos carros. Alguns colocam o carro na garagem e não conseguem abrir a porta parasaírem e irem para cama. Tudo é festa, todos acham graça e são coniventes com a desgraçaiminente. Se quiserem beber tudo bem, faz parte da festa, mas sem exagero! Vamos lembrarsempre que uma pessoa alcoolizada perde a noção da realidade e exagera nas atitudes emuitos, mais tarde, se arrependem daquilo que aprontaram. Terminada a festa de formatura

fica uma indecisão: os pais levam os filhos alcoolizados para casa ou osfilhos precisam levá-los? E assim caminha a humanidade!

Page 3: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

4 5

HAZEL HOMENAGEADA EM LISBOA

-----------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

LUTO EM (QUASE) HARMONIA](Muito emocionante, amei a foto e o que ela representa.

Falem para ele que, quando terminar a leitura de “O Pequeno Príncipe”, vai ter deexplicar a história para o tio.).

A perda nunca será reparada. O que melhor fazemos é mantera memória viva, relembrando tudo o que se passou, de todos os momentos vivenciadose partilhados. Esquecer a dor da ausência é quase impossível. Lembrar-se do amor, dapresença é o que dá alento para continuar.

(Preocupação porque o chefe tá chegando? Em um únicopost, ele conseguiu mostrar a rebeldia, o tempo escasso e ainda por cima chamou oorientador de ninguém. Sabe como é. Não posso afrouxar. Muito bom! Já começa acontar o tempo para o primeiro relatório...).

Fiquei sabendo agora, em viagem ao exterior participando decongresso. Foi uma luta, ela foi guerreira. O momento é difícil para superar a dor, mas seráa lembrança dessa guerreira que temos de manter.

(Pela primeira vez, consegui levar boa parte dos alunos aum congresso nos EUA. Para quem foi em todas as sessões, o evento foi muito bom. Nemtodos podem dizer isso... Já em casa, no Brasil, quase almoçando, chega de diversão eagora vem o trabalho, especialmente para quem achou o congresso chato.).

O momento ainda é de luto, mas a força para continuar virá dedentro de você e das memórias, muito boas memórias, que ficaram. O dia é seu, comemore,mesmo com todas as adversidades. Comemore, pois se vivem todos os dias, mas um decada vez. E hoje é dia de se fortalecer e entender que as perdas fazem parte das vitórias.

(Cheguei ontem de viagem e foi tudo bem. Procurei responderaos emails, mesmo com acesso restrito. Acompanhei pelo facebook que ela continuatriste e deprimida. Também não tive coragem de fazer perguntas mais diretas. O jornalestava com dívidas trabalhistas.).

Faça algo exclusivamente para você, mesmo que a dor aindaaperte e a faça chorar. Procure uma música, um poema ou mesmo o silêncio da naturezapara se sentir um pouco você hoje. É seu aniversário e boas coisas têm deser pensadas e realizadas. Realize sua Felicidade. Ela iria gostar disso.

OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO----------------

Adilson Roberto GonçalvesColegiado/Lorena/SP

[email protected]

TEMPESTADE SOLITÁRIA

Cai a chuvae geme o ventogritando na tempestade.Pela janela emperradadesbotada e envelhecidaa mulher assisteas pessoas correremassustadas lá fora.E pelas antigas vidraçasela retorna apaixonadaabraçada ao amorem outros temporais.E de seus olhos cansadosdespencam lágrimas saudosasque rolam pelas frestassolitárias como ela.

Alais Monteiro PickersgillPraeclarus/Rio Grande/[email protected]

AURORA MATIZADA

Ouço os uivos da aurora defloradapelos cantos dos pássaros chegando;há estrias de sol se derramandonas pétalas dos lábios da alvorada.

A manhã está nua e prateadade orvalho, na florada respingando;o bosque sorri flores, perfumandoas plumas da passada madrugada.

Nas fímbrias da folhagem, serpentinasde luz - douradas, prateadas, opalinas –perfuram os verdores da manhã.

Nas planuras do dia que se acenderufla um pássaro amante - ou duende? –levando ao bico o amor, por talismã.

Almir Diniz de CarvalhoColegiado/Manaus/AM

CAMINHADA

Senti, de perto, a morte.Nada posso contestar!Andei, no deserto,descalça, com sede,até me extenuarDepois,sorvi o serenoque, lentamente,me acalmou,sob um céu repleto de estrelasque, à noite,com fios de brilhante,rebordouDeitei, minha alma,na areiaonde, em paz,adormeci... ...Com a luz da madrugada,desperteie, simplesmente,renasci...

CARPE DIEM

amanhã... amanhã...imagens de ontemsilêncio: surdo rascarmostrando donderotas pegadas como setasbotinas surradaspedras poeira pócaminhos a andarsão flores são formasamanhã... amanhã...

Alceu Brito CorreaPraeclarus/Brasília/[email protected]

Amália Marie Gerda BornheimDecana/Caxias do Sulk/RS

Acadêmica Hazel de São Francisco, de São Paulo/SP, Cadeira Damásio CardosoMonteiro, da Área de Letras da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dosEscritores Piracicaba, recebeu a “Ordem do Mérito os Sertões”, outorgado pelaAcademia de Letras do Brasil e ainda foi empossada no Núcleo Acadêmico deLetras e Artes de Lisboa, à Homenageada os nossos parabéns.

Page 4: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

6 7CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA-----------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

Clóvis Rolim da SilveiraConselho/Piracicaba/[email protected]

SINOS DO BOM JESUS

Quando era pequeno, morava logo ali, perto da Igreja do BomJesus do Monte Alto, e ouvia às seis horas da manhã, aos domingos, os sinos do BomJesus. Acordava naquele instante com imensa felicidade, agradecia e dormia novamente,agradecia porque poderia voltar a dormir, quando tantos iriam trabalhar bastante.

Ainda existe uma padaria perto da Igreja, mas nunca esqueçodo seu fundador. Ele morava no final,da rua Moraes Barros, quando ela desembocava napraça, e em cima de sua casa, o povo daquela época, lá pelos anos sessenta, dizia quetinha um leão. Diziam que o leão dava uma passeada no largo do Bom Jesus, quando orelógio batia a meia-noite. Era incrível! Conheci toda aquela gente, mas nunca tive acuriosidade de perguntar se alguém viu o leão caminhando pela praça.

As badaladas do sino do Bom Jesus eram pragmáticas.Badalava o dia inteiro! Lembro que eu e meus colegas, quando subíamos as escadarias datorre onde estavam os sinos do Bom Jesus, até alcançarmos o máximo.

As escadas formavam todas em circunferência, todas tortas, esubíamos de degrau em degrau, até atingirmos o Cristo Redentor. Foi o maior dia emnossas vidas, porque lá de cima a gente conseguia ver uma grande parte da cidade alta edo centro da cidade. Alguns de nós pudemos ir até o Rio de Janeiro e apreciar o CristoRedentor. Mas ver o Cristo verdadeiro não teve o tanto de felicidade, como daquela vez,em que subimos aqui em Piracicaba mesmo, na torre do Cristo do Bom Jesus do BairroAlto. De frente, abençoando toda a cidade, se encontra o Cristo do Bairro Alto, de braçosabertos e bem iluminado, a estátua abençoa todos os piracicabanos.

São poucas as cidades que têm um Cristo abençoando, debraços abertos, fora do centro da cidade, como acontece aqui em Piracicaba, na CidadeAlta, como dizem os novos bairrenses.

O QUE É POESIA

Composição literária com simetria,Verificação poética com maestria!Versos feitos com inspiração,Que enleva e comove nosso coração.

É um produto de obra de arte!História da vida, também sobre o caráter!Acontecimento extraordinário no cenário;Poesia da vida, do belo e cingelo!

A poesia é produto da natureza,Que nos comove nessa certeza.A vida é linda e bela,Temos que orar por ela!

Tudo na vida é poesia!Inspiração que nos irradia;É um ato da natureza,Para demonstrar sua grandeza.

Poesia pode ser do belo,Da arte poética do Estro,Inspiração que nos comove,Beleza pura que nos move!

A vida é como poesia,Desde a noite até o dia,Quanto mais a gente vive,A poesia sempre revive!

MULHER

Domina o mundoSem saber,Eis que,Lindamente ignoraO ter e o ser.Suave como a lua,Pouco importaOnde mora:Se na avenida,Em casa humildeOu em rua.Sábia, conjugaRazão e emoção.Amar é seu norte,Com garraE grande porte. Iluminada que é,Adorna a terra:De brilho,SabedoriaReverência e fé

ABUSIVO

A ignorância usa da prepotência,para não sujeitar-se a seguir normase regras, criadas para um viver melhorcoletivo.

Arlete Mari RaminaColegiado/Curitiba/PR

[email protected]

Antonio MoreiraPraeclarus/Rio Claro/SP [email protected]

Antonio Augusto Alves AlmozaraConselho/São Pedro/SP

ALMA

Às vezes eu me pergunto,Se dentro do corpo há alma,Mas pelo medo do assunto,Não saber até me acalma.

Condorcet AranhaJoinville/SC/In memoriam

[email protected]

Acadêmico Marcelo de Oliveira Souza, de Salvador/BA, CadeiraMiguel Gonzales, da Área de Letras, do Conselho Acadêmico doClube dos Escritores Piracicaba, recebeu homenagem do povo deMinas Gerais, mais precisamente de Itabira, através do Jornalista eColunista Social Eustáquio Félix. O prêmio,de personalidade dedestaque 2014 pelos inúmeros projetos em prol da cultura brasileiraatravés de seus livros: “A Sala de Aula”; “Conto & Reconto”;“Confissões Poéticas” e ainda pelos dez anos de criação do“Concurso Literário Poesias Sem Fronteiras”, que revelou muitosescritores de dentro e fora desse grande pais..

MARCELO SOUZA HOMENAGEADO EM MINAS

Page 5: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

8 9POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL----------------------------------------- -----------------------------------------

Augusto Barbosa Coura NetoPraeclarus/Florianópolis/[email protected]

Maria Angélica B. dos SantosPraeclarus/Belo Horizonte/MG

[email protected]

Benedito Carceles TavaresTitular/Mogi das Cruzes/SP

[email protected]

Carmen Lúcia HusseinColegiado/São Paulo/SP

[email protected]

COM OLHOS BAÇOS

No meu mundo existem portas abertaspor onde tantos passam...Gente que tem comigo fortes vínculos - muitos e estreitos laços -e circula, como eu, com liberdade,nessa realidade que juntos construímose que é nosso espaço.Por todas essas portas- que é o que importa -só não passa você... seja lá em que passo.Pendurei numa parede da minha salaum belo espelho belga bisotê e umoutro, pequenino e quadrado, - comprado em camelô –bem escondido num cantinho ao lado,encimando minha mesa de escrever.Às vezes me olho neste enquanto penso:“Bonita eu quero estar... se você aparecer...!Até agora nenhum refletiu meu olhara esbanjar uma ternura onipresentepra esse grande ausente que é você...Você... tão esperado! Exile o meu sofrer...É hora de acertarmos nossos passosÉ, olhando para trás- os olhos lassos, baços –no espaço enxergar os nossos coraçõesque o Amor acertou. Não por acaso...

Arlette Octaviano RodriguesPraeclarus/Óleo/SP

EU E O SABIÁ

Num pé de jacatirãoSabiá fez o seu ninho;Na serra que azula na imensidãoFiz também o meu ranchinho.

Libertos eu e o sabiáSomos dois apaixonados:Ele trinando todo amor em lá,E eu buscando minha florEntre os prados.

Somos pobres seresteirosE arautos do amor na tardeCantores dos lamentos derradeirosNas sonatas tangidas sem alarde.

Quando o sabiá se forE eu não mais o ver cantar,Ficarei lembrando com grande dorDo verde tronco que foi seu altar.

Um dia terei que partirTambém para a eternidade,E no jacatirão verei florirAs pétalas pálidas da saudade.

Nas esquinas do tempocorpo e alma divagamsolitários etecéteras.

Flora ThoméDecana/Três Lagoas/[email protected]

A VIDA ATUAL

A vida atual é fragmentadaTem o desejo do dinheiroO cotidiano violentoO instante imediatoTem o impulso do consumoDo individualismoO culto do prazerE do corpoO ser espiritual ausenteA ênfase no terE na alienação.

MEU AMOR FIEL

VocêMe perguntaSe o meu amor é fiel!Não precisava nem perguntar,Será que não percebe,Quando falo,No meu jeito de olhar?Meu amor é fiel,Sim, muito fiel,Mesmo me desprezandoAinda continuoSendo o seu fiel escudeiro,O seu escravo,O seu amor primeiro,Ainda souO mesmo de antigamente,AqueleQue fazia tudo por vocêE para você.Quero que saibaQue ainda hoje sou seuE de mais ninguém.

DESENCANTOS

Nada mais importase a mente está mortapara as coisas do amor.

Perdi o encantamentoda lua,do sol,do vento.

Só as lembrançashabitam hojeminha mentee as saudadesvêm ternamente,em lindos sonhos,reviver antigas realidades.

Carlos Eduardo PompeuDecano/Limeira/SP

[email protected]

FLORINHA LINDA

Florinha linda!Do seu galho, vê passara natureza amiga.As alegres borboletas que voamE no chão, quanta formiga!

As cigarras cantam nas árvoresSua monótona cançãono belo dia de verão!As aves já acordam piandoUm coro de pios, ensaiam.

A florinha ouve a música no arO seu néctar é sugado pelos passarinhosE já saciados voam bem de mansinho.A f lorinha dança com o vento.E lindo este momento!

Carmen Elza Straub de AbreuDecana/Itapetininga/SP

CONSCIÊNCIA

Não cruzar os braçosFazer justiça acontecerUsando a LeiCobrar direitos eCumprir deveresEncontrar os modosDe ir à luta e envolverOs outros seresSer fiel aos preceitosDe minha genteMas respeitar e aprenderComo diferente

Page 6: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

10 11POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Cícero Pedro de AssisConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Cenira Almeida NogueiraColegiado/Mauá/SP

Cosme Custódio da SilvaDecano/Salvador/[email protected]

CONFISSÃO

Meu, amor meu querido.Peço-te olha pra mim.Meu coração foi ferido.Com a flecha do cupido.Só você é meu remédio,Não deixe o tempo passar,Senão eu morro de tédio.Estou sempre a te esperar.Isto é segredo de mim,.A ninguém posso contar.Esse amor nasceu em mimSurgiu, cresceu e ficou para morar.No meu coração se alojouFelicidade de todo dia.Tônico que forte marcouNa minha vida vazia.

TRAJETÓRIA.

Eu tenho um tanto de tantosEspaços novos para conquistar;Não ficar aqui estacionado,Olhando a vida de ladoE vendo o tempo passar.Das várias pedras que retireiDe algumas delas que reservei,Guardo no bojo para usarSe algum dia eu precisarAlguma vidraça quebrar,Algum muro derrubarE algum túmulo ornamentar.Eis me aqui, posta na vida,Jogada ao futuro,Cambaleando pelos caminhos,Esbarrando pelos murosCompondo a minha trajetóriaE em cada capítulo de sangue e suorVou reescrevendo a minha História...

Maria Carolina AmaralTitular Emérita/Minas Novas/MG

[email protected]

A TRAGÉDIA DOS ANDES

Os desastres de avião Que têm sempre acontecido Nos deixam completamente O coração comovido,Pelos óbitos causadosNo horroroso ocorrido.

A viagem pelo ar Embora seja segura, Mesmo assim é arriscada Por ser feita em grande altura. O perigo está presente Enquanto a viagem dura.

Nosso meio de transporte Melhor é o avião. Pela grande rapidez Que tem essa condução Que antes que as outras chega No mais afastado chão.

Certo avião indo ao Chile A queda lhe aconteceu. Na cordilheira dos Andes Foi onde o fato ocorreu. O que as vítimas sofreram Toda a terra comoveu.

Dezesseis sobreviventes Foi somente o que restou De todos que viajavam, E a fome os obrigou Praticar canibalismo, Pois alimento faltou.

Passou-se há quarenta anos O terrível pesadelo. A triste tragédia andina Fato que dói descrevê-lo. Esse episódio funesto Não podemos esquecê-lo.

MÃES

Que as mães continuem sendo santas guerreiras,sejam improvisadas , programadas, adotadas ou verdadeiras;Que as mães continuem abençoadas e protegidaspelo “Pai Eterno”e o melhor lugar do mundoseja sempre o abrigo do colo materno.Amar,parir,cuidar,jamais desfazer o cordão umbilicalMesmo que todos os filhos continuem ingratos,que nenhuma mãe os queira mal...Os filhos crescem, esquecem:O amor de mãe continua sempre igual! Bendito o mundo em que vivemos,benditas as mães que de Deus recebemos...

Dirce Ramos de LimaConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

DORME A FLOR

Na bibliotecaOficializo meu oficioJuntando o caosDos verbosE cacosDe versosNo branco do papelNa esperançaDe fragmentos luminosos

Vem à janela beijarEm tarde mansaDe nuvens sombrosasUm colibriA flor do vasoDe pétalas rosaQue dorme a sesta

Assobia cantigasEm voz baixaNo balouçar da redeO silêncioPara não despertarDas pálpebras pesadasO sono da florDe decote suadoE seios de pólen

Paira no arA avezinhaEsgueirando-se felina Tragando o néctarCom gosto de poesiaDos lábios da florQue adormeceCom os afagosDe beijos coloridos

NEFELÍBATA(Ao companheiro Francisco Evandro)

Tu que, louco,nefelíbatame ensinastea acreditarnos teus andaimesde ilusão,és um bruxoum turbantede mistérioa palavra— mais efêmera —que traduzo coração.

Filemon Félix de MoraesColegiado/Brasília/[email protected]

Page 7: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

12 13---------------- OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------OBRIGADO BARBOSA

“O Brasil espera que cada um cumpra com o seu dever”! Aoestudar a História do Brasil, muitos já leram esta frase forte e que foi pronunciada por umdos mais ilustres brasileiros, um homem que tinha como princípio básico a disciplina ehonradez aliados a forte espírito de liderança. O episódio que o levou dizer estas palavrasestá registrado durante uma das árduas batalhas travadas durante a guerra do Paraguai,ou da tríplice aliança, pois nela estiveram envolvidas três nações, a saber: Brasil, Argentinae Uruguai. O Duque de Caxias, ou Luiz Alves de Lima e Silva.

Foi este homem, que num momento difícil do combate, ondeseus comandados exaustos e combalidos, se sentiram acuados pelos adversários paraguaiosestavam prestem a esmorecer diante das forças contrárias. Ele não pediu que lutassem atéa morte, ou que recuassem. Num átimo de coragem e determinação apelou para o que cadasoldado deveria ter em mente, o cumprimento do dever.

Levados pelo exemplo de seu comandante, nossas forçasreuniram tudo o que possuíam de vigor, e cumpriram honrosamente o seu dever. Atravésda nossa história, o Brasil apresentou outros ilustres filhos desta terra que igualmentesouberam dignificar e honrar nossa Pátria, quer nos campos de batalha, na diplomacia,onde temos exemplos como o Barão do Rio Branco, Osvaldo Aranha.

No campo esportivo, são inúmeros homens e mulheres quesouberam o quanto é importante representar a nossa terra. Nos dias de hoje, temos a gratafelicidade de termos em nosso meio a figura de um jurista de excepcionais qualidade,homem íntegro, seguro na sua condição de líder da Suprema Corte do Brasil.

Altivo sem ser arrogante, enérgico e preciso em suas decisões,Joaquim Barbosa é em última análise o que se pode chamar de um autêntico servidorpúblico. Um homem que dignificou a figura do Juiz, um ser diferenciado que tem atuadonum momento conturbado da política brasileira de maneira tal que nos leva a nos espelharna sua pessoa como exemplo a ser apresentado aos nossos filhos e netos como mais umgrande brasileiro que será lembrado. Um homem que não titubeou em cumprir o seu dever

custe o que custar. Prestes a se aposentar, este autêntico gigante do mundojurídico ganhou a admiração de todos os brasileiros que amam a Justiça. AJoaquim Barbosa, o agradecimento e o reconhecimento do seu povo!

Djanira PioAssinante/São Paulo/[email protected]

Américo da Silva TeixeiraColegiado/Rio Verde/GO

[email protected]

A menina Inocência ouviu os bons conselhos e aprendeu aseparar o bem e o mal. A mãe dissera: A vida é muito perigosa, mas se você fizer o que écorreto não haverá grandes riscos. Pratique a religiosidade, respeite o outro, não se deixeseduzir pelos va-lores menores. Não se deixe levar por homens duvidosos e fúteis, ame quemmereça seu amor, seja recatada. Se pecar contra os ensinamentos de Deusficará nas mãos do Demônio para sempre e quando morrer arderá no fogo doinferno eternamente. Inocência deixou-se dominar pelos demônios todos epassou a arder no fogo eterno ainda em vida.

SEM MOTIVOS PARA ENTUSIASMO COM A COPA

E a Copa não despertou tanto entusiasmo! Motivo: bilhõespara atender padrão Fifa, empresas que mamam no governo, desvios faraônicos e corrupção;por outro lado,segurança, saúde, educação eoutros setores são verdadeiros caos.Copada Corrupção? O futebol no campo é a maravilha que sabemos, pois ainda jogo e não vouparar já, mas fora é podre: violência, péssima administração, exploração da mídia eaproveitadores, atletas ganham milhões e cidadania zero. Ópio do povo para o governo! Aseleção é formada de jogadores “estrangeiros”: são arrogantes, como a comissão técnica,a imprensa esportiva, os dirigentes e até o governo se envolvendo tanto e deixando sériosproblema de lado; a copa foi um tiro-no-pé para o poder.

Na partida com a Sérvia, eclodiram vais,os torcedores-claquesbeneficiados com ingressos doados pelo governo e bancos oficiais que gritavam Brasil,Brasil. E se a seleçãojogar mal? Aí aparecerão as revoltas que estão reprimidas: seleçãosem jogadores do país, Fred–Fluminense dando jeitinho para não cair, caso do paideNeymar e possível negociata com Barcelona, bilhões para estádios e Fifa, forte inflação,“pibinho” e mensalão, desvios na Petrobras e Resegaty, desemprego e protestos,repressãoe incompetência governamental. Hexacampeão: bolso vazio e taça na mão!

HEXACAMPEÃO já é há muito tempo: nos números de presos,fugitivos e soltos, na violência que é uma guerra civil, na saúde que está na UTI, naeducação do alfabeto funcional; na roubalheira e nos altos impostos. Afinal um país quetem 94,6% (segundo pesquisas) de todos os poderes públicos corruptos, não precisamais de uma taça de ouro que poderá ser roubada e derretida!

Sendo HEXA ou não,a partir do dia 14: comer a taça ou morarcom Neymar e companhia, estudar ou cuidar da saúde nos estádios? E ocheque semfundo, cartão estourado, carnês, dívidas serão pagos com a taça, as camisas, os custosdas pingas e das comemorações, dos paramentos de torcedores; desaparecendo aenganação do “somos um só”. Aí é o “se vira sozinho” seu bolh.., seu trou..., seu meioneurônios! Salve-se quem puder que o Filipão e seus queridinhos não vãosocorrer! Se 2015 está cheirando Haiti e crise, há clima para entusiasmo coma Copa?

Carlos Gustavo FioriniPraeclarus/Sta. Crus das Palmeiras/SP

[email protected]

INOCÊNCIA

O décimo livro de uma série dedicada aos problemas educacionais noBrasil é este “Uma Cultura Escolar”, de autoria do escritor e pedagogoCarlos de Morais, de São Paulo/SP, Cadeira Francisco Antonio Derin,da Área de Letras, da Galeria dos Decanos do Conselho do Clube dosEscritores Piracicaba. Lançamento da Editora Scortecci. Contato:[email protected]

ACADÊMICO LANÇA DÉCIMO LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO

Page 8: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

14 15 ------------------- ------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA

Luis Eduardo CaminhaPraeclarus/Florianópolis/SC

[email protected]

POR UMA DIETA RICA EM FIBRAS

Nos anos 1970, as pesquisa do cirurgião irlandês Denis P.Burkitt assombraram o mundo e mudaram radicalmente a cultura ocidental quanto àsdietas na prevenção de doenças, notadamente o câncer. Médico missionário em Uganda,África, desde o final da 2ª. Guerra, o cientista, entre inúmeras contribuições para aMedicina, como a descoberta do Linfoma de Burkitt, estudou a presença de câncer dointestino grosso (cólon e reto) em descendentes africanos que migraram para a Europa.Embora parte de suas hipóteses sobre dietas ricas em fibras como fator de prevenção docâncer tenha sido contestada por alguns cientistas, o mais notável de seu trabalho foidemonstrar que o câncer colorretal, antes inexistente nas tribos estudadas, alcançava omesmo percentual dos europeus a partir da terceira geração de descendentes destasmesmas tribos vindos para a Europa. Isto era algo surpreendente.

Burkitt notou que a base da dieta dos remanescentes em Áfricaera a caça, a pesca, as frutas e raízes ou tubérculos. Mais natural impossível. A ingestãode fibras era de tal ordem que o bolo fecal destes aborígines chegava a espantosos 1,5Kg contra 150 a 300 gramas dos europeus. Paralelamente, era notória a baixa incidênciadeste câncer nas populações do extremo oriente, habituadas a uma dieta rica em fibras emuito próxima do natural ou orgânico. Aí estava uma boa hipótese: “Porque comiamgrande quantidade de fibras naturais não tinham câncer colorretal”.

Foi um verdadeiro “boom”. O fato é que, sabe-se hoje, a dietapobre em fibras aumenta em quase 20% as chances de um indivíduo vir a ter câncercolorretal, mas não é verdade que a dieta rica em fibras elimine sua existência. Ou seja,comer fibras diminui, mas não elimina a possibilidade de um câncer de intestino grosso.Ao fazermos, hoje, uma releitura de Burkitt, desperta-nos uma inquietante questão. Apartir de 1940 começou o uso dos organofosforados, um perigoso agrotóxico.

O mundo sofreu grande explosão demográfica a partir de 1950.O aumento da demanda por alimentos levou ao incremento do uso de agrotóxicos. Apartir daí os dados se misturam. A curva de incidência de câncer do sistema digestivo –e de outros tipos – acompanha, como irmã siamesa, a curva do uso indiscriminado deagrotóxicos no mundo. Os africanos de Burkitt saíram de um lugar de agrotóxico zeropara outro onde o uso era de larga escala. E a coisa aumentou década após década.

Estamos comendo veneno e uma ou outra comidinhacancerígena? Sinceramente, não sei. Mas, por via das dúvidas prefiro me precaver. Umahortinha em casa é saudável e acompanhar o crescimento surpreendente dos vegetaisajuda a relaxar. Não bastasse isto, mexer com a terra descarrega a nociva energia estáticaque acumulamos durante o dia. Mas isto é papo pra outra ocasião. A par do câncercolorretal, dietas ricas em fibras são incontestavelmente um item a considerar na prevençãode doenças cardíacas, gastrointestinais, diabetes e outras. De qualquer forma, procurar

alimentos com boa procedência e, se possível, ricos em fibras, é uma regrainquestionável nos dias de hoje. Ou estou delirando?

Sabemos que já se instalou o aquecimento global que torna oseventos extremos mais freqüentes e densos.Até bem pouco tempo acreditava-se quenossos mananciais seriam inesgotáveis, abundantes e renováveis, entretanto no períodode estiagem nota-se um grande decréscimo nos reservatórios de água para abastecimentodas cidades, baixa vazão nos rios e as terras cada vez mais ressequidas, gerando umagrande escassez de água potável. Por outro lado, na época das chuvas, há uma grandeprecipitação de água concentrada, gerando estragos de toda espécie, alagando áreasribeirinhas, seja qual for o tamanho da cidade. Os cientistas vem há tempos alertando queos fenômenos naturais, doravante vão acontecer com maior freqüência e intensidade.

Com o crescimento urbano desenfreado e sem planejamentoreduziram-se substancialmente as áreas que permitiriam maior captação de água para osub-solo. Pavimentar quintais, deixando um mínimo de área verde é o modelo adotado pelonosso sistema urbanístico, na grande maioria das cidades brasileiras, impossibilitandomaior captação de água, crescendo o volume de água que cai em canais, aumentando avelocidade da água e criando-se grandes enxurradas. Em 2001, no município de Piracicaba,visualizamos a possibilidade de se aumentar áreas verdes dentro da cidade, para reduzir oimpacto das chuvas e, nas secas, elevar a umidade dos centros urbanos, tendo apresentadoa seguinte proposta: Conceder o Habite-se apenas para imóveis em cujo terreno estivesseprevista área dentro de parâmetro igual ou maior que 10% de seu total, que permitisseescoamento de águas pluviais, para ser capturada pelo lençol freático.

Esta medida previu as seguintes vantagens:Maior alimentaçãodo lençol freático. Estima-se que para cada metro quadrado de grama plantada há umaretenção de 100 litros de água; Melhoria na umidade relativa do ar, como conseqüência daumidade contida na terra; Minimiza a quantidade de água que escorre para as calçadas,bueiros e finalmente chegam aos rios; Surgimento de nascentes que poderiam elevar aumidade da terra nos períodos de estiagem. Considerando que a presente sugestão requeriaamparo de Projeto de Lei Complementar, cuja aprovação poderia ser demorada, acabou-sepor incluí-la no Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD, o qual, como é de conhecimentopúblico, todos municípios com 20.000 ou mais habitantes têm a obrigatoriedade de elaborar.Ao ser incluída no PDD de 2007, este dispositivo teve força de Lei.

Posteriormente, a fim de reforçar a proposta original foramsugeridas mais duas medidas, conforme seguem: a) Estudar uma forma para assegurar quea reserva de área para permeabilização do solo prevista quando da liberação do Habite-seesteja de acordo com o aprovado, pelo menos um ano após uma de sua emissão; b)para osimóveis já construídos e que não estivessem atendendo os parâmetros mínimos de reservapara permeabilização do solo, fossem oferecidos benefícios tributários àqueles quecomprovadamente enquadrarem-se em tais parâmetros. Considerando os benefíciosinestimáveis de tal iniciativa, visualizamos a possibilidade de estender esta idéia a todosmunicípios brasileiros que estivessem obrigados a elaborar seu Plano Diretor deDesenvolvimento - PDD e, por intermédio do Lions Clube de Piracicaba VilaRezende, encabeçado por mim encaminhou-se carta relatando o ocorrido emPiracicaba e incentivando para que fizessem o mesmo.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA

OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO

José Carlos MassonPraeclarus/Piracicaba

[email protected]

Page 9: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

16 17

CABELEIREIROS

15% de desconto para os sócios do Clube dos EscritoresRua Riachuelo, 545 * Centro * Piracicaba

Fones: 3433-7077/3371-1077

IVAN MARQUES

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Eliseu OroColegiado/Descanso/SC

Eloísa Antunes MacielDecana/Santa Maria/[email protected] Eduardo Wollmann

Titular/Cachoeira do Sul/SP

Edielson José GroppoTitular/Iguape/SP

[email protected]

POR UMA NOVA VEEMÊNCIA

Fósforos acesos por descuidoÀ espera de algo...“Chamem as chamas!”Para ritmar as cinzas,Como para revigorar a essência.

O mundo nos oferece aquiloQue se pode e se deve ter,Por torpedos de insensatezE orgulho por torpeza...Daí o cuidado com as chamas,Com o mundo que não nos convém!

Venham a mim, criaturas repletas de luz!Que acalentem meu sofrimento,Que me queiram bem,Que me ajudem,Que me aliviem,Que cicatrizem essas chagas,Que não me tornem cinzas sem vida!

A TUA ALMA, O MEU CORAÇÃO.

Sem saber ao certo,quando o inicio, quando o fim,Sinto simplesmente a tua alma em mim...Sem saber onde repousa a tua alma,Procuro-a com calma em mim...Procuro de fora para dentro,No meu corpo inteiroAté aonde minha consciência toca...Procuro-a de dentro para fora,Para achá-la apaziguandoe apaziguada,Em meu coração...Tuas almas, teu ser, intimam ser,Fez morada dentro de meu peito...E a própria alma de meucoração, a alma tua...E a minha inspiração!E a razão de meu viver!

Edvaldo RosaConselho/São Paulo/SP

[email protected]

LUCIDEZ

O tempo é sobremaneira importantePor decorrer exclusivamente uma vez,Depois de passar, só segue adiante,

Líquido e certo, para ele não há talvez.

A vida é o transcurso do nascer ao morrer,Período repleto de muito ocorrência,

Os sonhos e os amores costumam aparecer,Alegrias ou tristezas firmam convivência.

As idéias se avivam pela imaginação,O incentivo do terno amor almejado

Desperta-nos forte torrente de paixão,Apetecível galardão por Deus doado.

Se quisermos ser livres e imunes à amarguraPrecisamos batalhar com obstinação,Excessivo apego embaça a ventura

E a vida torna-se subalterna da coação.

Nos momentos de imaginação comedida,È que se deve outorgar á posteridade

O que de melhor na mente tem guarida,Externando adesão aos atos de boa vontade.

No mundo de amor e de euforia, no viver,Não espere que alguém lhe presenteie flores,

Cultive um jardim, faça por merecerDos humanos, como de deus os favores.

GRATIDAO

Além dos cinco sentidos,Temos o sentido, sentidoDa gratidão que satisfaçãoAte pode mostrar em profusãoEm convém ser cultivado,Ensinando e valorizando...Gratidão é um sentimentoDigno e forte, bem a contento,Que a gente precisa (ob)terPara conviver com prazer...É bom a Deus agradecer, do amanhecer ao entardecer, o encanto das flores, varias em si multicores,As belezas da natureza E o manjar, existentes na mesa...Também o contemplarDo luar e o marulhar do mar,notar o aconchego de um larE das estrelas o cintilar...A gratidão é sempre taoImportante para o irmão,quando um muito obrigadoGratificado é pronunciado...Assim, é bom dar graçasAo Criador pelas graçastantas, recebidas de graça,e o vivente erra seu coraçãoEleve sim preces de Gratidão...

ESQUEÇA...

Antes que a noite desçaO seu escuro véu, esqueçaRessentimentos, mal -Entendidos, “votos vencidos”.E os lamentos...Olhe somente o céu e... Esqueça...Antes que a noite vistaO seu escuro manto, esqueçaOs gestos impensados, a “briga”Sem motivos, a dor sem lenitivo... A lágrima vertida na dor da despedida...

Antes que a noite reine - E que ofusque a aurora, esqueça: O fel da incompreensão, a dor da Ingratidão, a ajuda que demora... Esqueça... E beba todo o encanto queA noite, no seu manto, Esconde do luar... E vibre na harmonia que, após a luz do dia, Convida ao repensar... Esqueça o sofrimento, abrigue o sentimento De paz e de ventura... E busque nas alturas a bênção salutar... Supere seus rancores, esqueça seus temores: Tranqüilo, venha a orar!

Page 10: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

18 19POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

TEMOS SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA VOCÊ

Medalhas, Troféus, Placas, Gravação em laser, crachás,chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrílico e pedra.

Rua Lima Barreto, 212/São Paulo/SPContato: (11) 2215-1133/[email protected]

Maria Gertrudes Horta GrecoConselho/Guaratinguetá/SP

JULGAMENTO ERRÔNEO

Vendo a simplicidade,ele não acreditou.Achou só haver maldade,no que assim presenciou.

Quando alguém disse a verdadeele apenas duvidou.Achava que a realidadeera a que sempre pensou...

Pensava só duvidando, à tudo prejudicando,nunca quis em nada crer.

Hoje vê caminho vão...Como amiga, a solidão...Nada há mais para fazer...

O BATIZADO Hoje é o Batizado.Hoje é o Batizado.Porta da Igreja, apinhada de genteMoças compondo o CoralHinos e Cânticos. “Queremos Deus”Vela acesa na mão, oferta singela...Choro de menino.Festa de pais e padrinhosÓleo e águaFé e Gratidão pela VidaPela vinda do FilhoNa ComunidadeSofrimento e pobrezaA gente sobrevivea gente cabocla, a gente morena.Querida de Deus.

Hazel de São FranciscoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

Iolanda Martha BeltrameColegiado/Santa Maria/RS

[email protected]

ENCANTAMENTO

MúsicaAo longeRessoaMelodiosainebriante...

Um crescenteSuave domínioEmbeveceMelodias e sonsVagam unosNa névoaNo embaloNas pautas e nasPerspectivasNas emoçõesDesconexasSem parar ...Nem acordar!

OLHOS RÁPIDOS E SALTITANTES...

Há horas em fico a pensarnos olhos de Derek e Kahuã.

Um, de um tom de mel,grandes e marotos;o do outro, negros,

sonhadores e envolventes.Tanto de um como do outro,

olhos, geralmente,rápidos e saltitantes.

Quanta saudade!Dedé, explorador-aventureiro...

Kaká, cientista-explorador.Ambos, “astros” carregados

de grande velocidade,encantamento e inteligência.

Ilda Maria Costa BrasilPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

SOU DE OUTRAS PARAGENS

Não sou daqui, não,sou de outras paragensonde o vento sopra sem medo.

Sou de um lugar sem fronteiras,sem algemas ou frustrações,onde as idéias tão grandespequenas ou médias sãogritadas aos quatro cantossem ninguém tapar com a mão!

Não sou daqui, não!Sou de um lugar tão distantede vossas curtas idéias,sou de um lugar bem mais ricoque a vossa mente congrega.

Não sou daqui, não.Venho daquele infinito,da terra dos preferidosonde a mais pobre vingançaé amar, amar o irmão...

MINHA PAIXÃO

Eu a amoBasta apenas um chamado seuPara mim esquecer de tudoE voltar aos braços seus

Mas o seu pouco casoFez que me afastasseE quando de vocêQuase estou esquecendo

É só você perguntar por mimO receber recado de alguémQue quer saberComo estou vivendo

Essa coisa que se chama amorQue vive dentro de mimAos poucos vai acendendoQuisera que você de verdadePor mim novamente se apaixonasse

Eu não teria coragemDe como vingança dizerNão te quero maisMinha paixão fala mais alto

De qualquer orgulhoQue eu ainda tenha por vocêTer-me desprezado

José Roberto PanaiaColegiado/Piracicaba/SP

Helena Curiacos NallinConselho/Cosmópolis/SP

Page 11: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

20 21

Maria Luiza Vargas RamosConselho/Florianópolis/SC

[email protected]

------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

João Gilberto PompermayerColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

“Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara; tem que estarpreparado!” (do filme “Comer, Rezar e Amar”) Uma tatuagem no rosto é algo visível,comprometido, eterno. Filhos também são, ou deveriam ser assim. Felizes são os filhoscujos pais realmente se prepararam para recebê-los, em todos os sentidos. Felizes os filhosadotados, cujos pais ansiaram por sua chegada, sujeitaram-se a uma infinidade deburocracia, constrangimentos, dúvidas, sem desistir daquele serzinho eleito

Pobres crianças resultantes de uma balada, uma falta desupervisão ou aconselhamento, um estupro ou uma forma de extorsão. Esses dificilmentesaberão o que é ser criança de verdade e o que é ter uma família. Coitado do menino pobre,padecendo junto a tantos iguais, vítima da irresponsabilidade de um homem e uma mulherdominados por instintos momentâneos, sem nenhum tipo de responsabilidade oupreocupação com o futuro dos seres que despejam no mundo.

Desafortunado o menino rico, entregue a mãos profissionais ecomprado com montanhas de brinquedos e vontades, quando só queria ter um pai e umamãe sentados no chão ao seu lado, brincando seus sonhos com ele. Pobres crianças quese viram privadas do pai ou da mãe porque um deles, ou os dois, não souberam valorizaros laços familiares, não se esforçaram para mantê-los, não prestaram atenção na fuga dosorriso do pequeno ou na tristeza que encobriu seu olhar. Pior quando não se respeitam enão respeitam a criança, vítima maior e alvo certeiro das dores de uma ruptura familiar.

Os órfãos de bons pais muitas vezes são mais felizes e maisequilibrados do que os filhos de pais vivos e desajustados, porque vivem do legado sempreço que aqueles pais verdadeiros e vocacionados lhes deixaram.

Crianças - sejam felizes hoje e sempre! Sejam respeitadas! Sejammuito amadas! Sejam educadas! Sejam orientadas! Tenham limites! Tenham valores! Tenhamuma verdadeira família, mesmo que em casas separadas! Parabéns peloseu dia que, não por acaso, é também o de Nossa Senhora Aparecida,padroeira do Brasil!

FELICIDADE: REFLEXO DA VIDA INTERIOR?

É nas práticas que cada um escolhe para a sua vida humanaestá construindo um modelo no qual a assistência entre teoria e prática está cada vez maisdistante de suas diversas possibilidades de viver em harmonia. Assim sendo, o apoiosocial entra em cena para explicar a lei de causa e efeito, justificando as diferenças sociaise a justiça divina como meio de suprir as necessidades daqueles que buscam apoio eamparo para seus males, individuais e sociais.

Na percepção o fenômeno espiritual é alternativa para aresolução dos problemas sociais, mas a mudança está na transformação moral do homeme da sociedade, o que significa que os problemas sociais, na sua essência, são problemasmorais. Por conseguinte traz nova luz, embasando a responsabilidade pelo preceito dacaridade, fundamentando a prática da fraternidade representada através da “Fé, Esperançae Caridade” e a material, pelo “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”.

Com horizontes ampliados, pois que é uma ciência experimentale filosófica, uma ideologia social, que objetiva uma finalidade superior através de ideaisde generosidade entre as pessoas apartir das reflexões do entendimento de que asolidariedade é lei universal que liga todos os seres humanos e deveria ser uma políticapública de atenção e de defesa de direitos.Contudo, devemos ter em mente que o fato determos consciência da importância que deve ser dada às questões de ordem espiritual,não quer dizer que devamos nos afastar do convívio em sociedade e renunciar a todos osbens materiais. Explorando as escolhas que são feitas todos os dias, tem-se mais claramenteo sentido de sintonia. Porém, esta clareza só aparece quando são respondidas certasperguntas. A resposta é simples, pois, todas as escolhas ocorrem baseadas em algumaforma de conhecimento que são estabelecidas sobre estes assuntos.

Então, quanto mais o indivíduo se capacita, amplia oconhecimento sobre algo, mais sintonizado está com este algo. Assim, buscar a sintoniaé aproximar-se de algo, algum assunto, alguém, etc., com o maior número de detalhespossível, ou seja, é buscar o conhecimento sobre o objetivo em questão. Por isto, asquestões são a chave para se descobrir melhor o sentido da sintonia e entender como seconsegue encontrá-la em relação ao objetivo desejado.

Devemos tomar consciência que não há outro caminho paraalcançarmos a felicidade, a paz, a prosperidade duradoura, senão pelo domínio do nossopróprio eu.Onde houver o verdadeiro amor impera pureza, saúde, equilíbrio, altruísmo,espiritualidade, força, vida.Para alcançarmos o amor, compreendê-lo, experimentá-lo énecessário grande persistência e diligência no bem, na verdade, no exercício de descobrirsempre o melhor do próximo.A verdadeira riqueza é a do espírito sedimentada pelagenerosidade, a abnegação, o amor dedicado, com consciência de que está realizando a

missão da vida.Não devemos esquecer que a felicidade é o produto donosso querer e do nosso fazer. Bom dia e boas energias. Eu acredito emvocê.

CRIANÇAS

A estrela, sempre um farolque ilumina a escuridão,se compara com o solluzindo na imensidão.

Leda ColettiConselho/Piracicaba/[email protected]

Ricarda Maria Leal AlvimDecana/Miracema/RJ

[email protected]

Minha caneta cansadade escrever meus pensamentos.Mas está sempre acordada, quando sonho os meus momentos.

Page 12: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

22 23 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Maria Helena CorazzaPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

AMORES, DESPEDIDAS E ESPERANÇA

Já foi dito que, “a vida é feita de despedidas”. Estamossempre nos despedindo, de cada dia que passa do sol e da primavera, do ventoque teima em se manifestar levando com ele as folhas secas, levantando pó edesmanchando os cabelos... Luas que se mostram e desaparecem como porencanto em poucas noites, flores que brotam e murcham de repente, risos queenvolvem alegria e não ficam para sempre, bocas que dizem ou deixam de dizere se calam muitas vezes por imposição, não por vontade...

Tantas despedidas o mundo prepara! Sempre haverá alguém sedespedindo, sempre haverá alguém enxugando uma lágrima de adeus ou desaudade. A vida é feita enfim, de chegadas e partidas. As mais tristes, porém, sãoas que envolvem amor e sentimentos puros e verdadeiros, como portas que sefecham nas emoções levadas para longe, arrastadas pelo vendaval da despedidadesalmada e cruel, sem aviso ou explicação, sem pedir licença, se infiltrando purae simplesmente, donas da situação, trazendo prantos, solidão e abandono. Tudomuito difícil! Em contraposição, porém, é preciso ter certeza que, “todo fim trazum começo e nada como um dia após o outro, ou um dia de cada vez...”.

Então, a aurora de novos dias e novos sóis surge demansinho, devagarzinho, sem alarde e, novas luzes voltam a brilhar, talvez reflexosde encantos conhecidos ou belas “energias vivas” passadas juntos e vividasapaixonadamente no passado, mostrando o “milagre da esperança”, agora nova erisonha, sinalizando, ensinando e afirmando que, “o amanhã a Deus pertence” e,que Ele sempre está e estará presente na força e confiança daquele que lutacontra o infortúnio, enxuga suas lágrimas crendo na vida com coragem, positivismoe galhardia. Assim como o tempo é passageiro, dores, prantos e saudade tambémacabam passando deixando uma enorme experiência de sofrimento é verdade,mas, também uma lembrança suave, terna e agradecida por quem foi embora denossa vida sem jamais desaparecer de nossa mente e do nosso amor, apenasdeixando-nos à espera um dia, “daquele outro lado do caminho” como SantoAgostinho escreveu em seu tão doce poema: “A morte não existe”.

Daí, o cultivo incansável dessa “esperança”, armapoderosa a nos dar motivos e elementos para seguir adiante, firmes e fiéis à “Lei

da Vida que continua” e permanece inexorável a caminho doamanhã.

LONGE DE TUDO

No teu bairro cai à noite,o negrume como um véu.As estrelas parecem acoite,a nos observar lá do céu.

Eu te procuro entre as flores,na praça, na igreja, ao léu.Mas você em pensamentos absorta,nem se lembra deste teu réu.

sinto muito a falta de afeto,tão distante de meu lar.Meu mundo está incompleto,sem você, não tenho quem amar.

José Airton MellegaDecano/Piracicaba/[email protected]

POESIA SEM RIMA

Existe poesia sem rimaQuando o poeta é dos bonsMas a inspiração nos ensinaA uniformidade dos sons

Então não é poesia, é conto.Quando rima ela não temHistória curta em prosaQue cada verso contém

Poesia rimada é mais belaMostra sensibilidadePor isso que dou mais valor

Quando vejo uma poesiaQue só nos traz fantasiaE a expressão pura do amor.

José Antonio NappiDecano/Piracicaba/SP

[email protected]

DESALENTO

São lágrimas escorrendo.PerceboQue não estou mais vivendo.

Existo.Sou apenas um corpo.Minha cabeçaJá não tem nada

A minha poesiaNão consegui escrever.Tentei cantar uma melodiaMas não havia alegriaAcabou a fantasia...

A musicaEm lodo lugarÉ fúnebre

Não danço tango nem boleroJá não tenho nada que quero.

O mundo não é colorido.Me vejo apenasEm preto e branco.E tudo triste...Melancólico...A felicidade desmoronou!

Juliana Diniz JoséConselho/Londrina/PR

[email protected]

Leda Mendes JorgeColegiado/Niterói/[email protected]

TEU OLHAR

Não fales nada,não fales.Não é preciso.Há tantos dizeresno teu olhar...É tão mais fácilentendero que fala tua alma,através dos teus olhos.Não fales nada.Não é preciso.

Page 13: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

24 25POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

LIMITE VITAL

HojeNo meu limiteVitalCortei um a um O cordão umbilicalDa terceira filhaDo segundo filhoAté da primeira filhaCom um nó na gargantaDilaceranteQuase mortalSenti-me feridaDiluídaDestruídaSenti-me do malFiquei assim perdidaSem saber o que a vidaReserva no final

Lúcia MartinsConselho/Ituporanga/SC

[email protected]

MONTANHAS DE MINHA INFÂNCIA

Meu olhar ficou grudado nas montanhas da infância...Meus pés ainda andam na antiga estrada da fazendola.Sinto o cheiro do curral daquela perdida estância,Aonde ia com colegas dos meus tempos de escola.

São lembranças que ficaram tão poucas, qual esmola,Trazidas como se fossem moedas de mendicânciaQue dentro de mim guardei na recordação que imolaMinha alma, ao vê-las perdidas nas névoas da distância.

Momentos que burilaram minha forma de ser...Sentimentos que nasceram naturais como a brisaQue me acariciava a face molhada de suor.

Ah!... Meus tempos de inocência que insisto em reviver...Para poder suportar a dor que ora martiriza,E fazer do meu presente um mundo um pouco melhor

Luiz Barboza NetoColegiado/Florianópolis/SC

[email protected]

Mara Sílvia Munhoz BerniniConselho/Jaú/SP

[email protected]

BANDEIRA BRANCA

Pedi colo, e me desteabraço apertado,beijo na bocae teu corpo suado.Pedi carinho, zelo,mas, tu, te pusestenu, em pelo.Foram juras físseis,atitudes mancas,ataque de mísseis em minh’almaembandeirada...

e branca.

Marcelo de Oliveira SouzaConselho/Salvador/BA

[email protected]

CORPUS CHRISTI

Um dia para refletirmos Para onde caminha a humanidade Se existe humanidade... Ela existe? Um passando a pena no outro Pernada para tudo quanto é lado, Outro vai para a igreja rezar.

Depois de tanta maldade Até que merece ...Mas o dia de farra continua Bebidas para todos os poros Trânsito em todas as estradas...

O corpo está ali estagnado Ninguém lembra que o corpo existiu A consciência ruiu O povo ruim domina A humanidade caiu...

Corpos nas estradas A curiosidade reina O acidente causado, Coitado! Não resistiu, Mas o parceiro de viagem Gravou e divulgou na cidade.

O corpo fez sucesso Mas dois minutos depois, Tem outro mau sucedido Que foi agredido e vencido pelas drogas e pelo crime.

Mais um corpo esquecido Que será comido pelos bichos Diferente do corpo de Cristo Iluminado e bendito, Virou tema de feriado Onde tudo vai recomeçar.Em prol do seu nome iluminado Onde muitos irão novamente viajar...E não voltam mais!

BRASIL

Tuas pedras preciosassão mais de mil;teus mares refletemo mais bonito anil.Orgulho-me de ti,meu Brasil.Em teu solo,inúmeras etnias e manias;tristezas e alegrias,crias por diferentes vias.Brasil, junto a ti,quero sempre morar.

Maria de Lourdes S. Rossi MachadoPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Maria Helena G, BueloniConselho/Piracicaba/SP

REGRESSO

Ah! Quisera de novovoltar ao passado,mas o tempo passa, passae tudo se vai.

Nada retém a magiado tempo que vai,vem, fica, não vem...

Um olhar no infinito,neste infinito que carregamosdentro de nós.

Ah! Quisera poder esquecero passado e caminharpara o futuro, cheiade esperanças, as mesmasesperanças que tinha no passado.

SIMPLESMENTE AMOR

A corda e a raiz...A semente e o chão...A força motriz...Momento de oração!Sol e lua...Luz e cor...Vida nua...À luz do amor!

Mirian CurryColegiado/São Carlos/[email protected]

Page 14: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

26 27------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Miguel GonzalesPiracicaba/SP/In Memoriam

Maria Antonina de Lima SoldáConselho/São Paulo/[email protected]

ALÉM DO ARCO –ÍRIS

Certa vez eu ouvi alguém contar/Que além, sob o arco-íris há um lugar/Onde o céu sempre azul nosfaz sonhar/Onde a genteconsegue os sonhos realizar.../(“O Mágico de Oz”)

Afirmam os entendidosQue o arco-íris é apenasDispersão de luz solarEm gotículas de águaSuspensas na atmosfera.Porém existe uma lendaE nela eu acreditoQue diz que no seu finalExiste um lugar encantadoOnde os nossos sonhosTornam-se realidade.Neste arco iluminadoVibrante e multicorO meu olhar de poetaVislumbra a esperançaDaqueles que sabem sonharEu vejo nas suas coresRefletidos muitos sonhosVejo amores perdidosE mil segredos de amorDaqueles que sabem amar.E toda vez que o vejoO meu pensamento libertoBusca encontrar o seu fimOnde num pote douradoSe esconde grande tesouro.Assim vou seguir procurandoE um dia hei de encontrarO local onde ele ocultaTodos meus sonhos douradosE a minha felicidade.

OS ANIMAIS

Nenhum animal ataca por crueza,assim como muito homem faz.Eles só matam para sua defesa,ou defender a prole que traz.

Quanta gente possuidora de riquezaataca para defender até ninharia.Riqueza essa que, com certeza,nem mesmo a ele, talvez pertencia.

O animal ataca quando está faminto,ou se o mesmo for molestado.Se estranhos invadirem seu recinto,ou ver seus filhotes sendo levados.

Sobre instinto de qualquer cachorro,muito pouco em conheço – assim acho,pois uma fêmea me prestou socorro,me retirando da garra de um macho.

Aconteceu com um mau fazendeiro,pior que muita serpente:- Prá se ver livre de seu cão boiadeiro,já velho, muito fraco e doente...

Aquele “ser” de coração imundo,empurrou seu cão para afogá-lo.Falseando o pé, ele foi ao fundo,e já estava ali se afogando,mas o velho Fiel foi logo nadando,e, já no extremo conseguiu salvá-lo!

Escolhido que fui pela AVL para tecer alguns comentários sobreo Fórum local, muito embora não sendo eu Advogado, o faço com muito prazer.

Como moro nesta comarca desde 1954, tenho a grata lembrançade conviver com diversos Juízes e Promotores que deixaram bons trabalhos, pela condutados seus atos pessoais e jurídicos com julgamentos imparciais e bem fundamentados, ecom total transparência.Lembro-me da figura austera e respeitada do Dr. Juiz JoaquimAssis Martins da Costa, de que tive o privilégio de ser vizinho, junto com minha esposae filhas, estreitando laços de amizade com a sua família.

O Dr. Joaquim deixou uma lacuna no meio forense, semdesmerecer outros Juízes e Promotores, que também aqui atuaram. Quantos delesparticipavam, também como cidadãos, da vida e dos movimentos sociais e familiares a queeram convidados, sem jamais deixar que isso influísse nos seus deveres e decisões.

Tais fatos, infelizmente, não acontecem mais, no momento atual.Certos membros da Justiça se afastam do povo e da comunidade, se julgando seressuperiores. Dessa conduta nascem os erros nas sentenças, pois muitas vezes astestemunhas arroladas não passam pelo crivo de uma acareação mais severa, mas, instruídaspor advogados sem nenhuma ética profissional, ajudam a ganhar uma ação, injustamente.

Os advogados da parte prejudicada, contestando os falsosdepoimentos, apresentam testemunhas idôneas que relatam o que realmente aconteceu,mas isso não basta. Assim, acabam perdendo a questão e tendo que recorrer da sentença,quase sempre de forma bem fundamentada e consistente. Essa atitude de certos Juízes ePromotores não é bem aceita pela sociedade, e nem nos meios forenses.Somos todosiguais perante a lei, e esse isolamento não condiz com a realidade. Sabemos do trabalhodos tribunais e do acúmulo dos processos a ser julgados. Contudo, em respeito às leis,somos obrigados a tolerar certas falhas, mesmo sabendo que elas, por serem injustas,trazem transtornos aos perdedores, de modo injusto e injustificável.

Vamos valorizar o judiciário, mas ele precisa ter mais cuidado,para evitar decisões que não espelhem a verdade, deixando que errosprevaleçam sobre virtudes, ferindo de morte a finalidade máxima doDireito, que é o estabelecimento da Justiça.

A JUSTIÇA COM JUSTIÇA

Milton Mariano de SouzaColegiado/Governador Valadares/MG

[email protected]

Acadêmica Ieda Vieira Franco Thomé, do Rio de Janeiro/RJ, CadeiraBranca Azevedo, da Área de Letras, do Colegiado Acadêmico do Clubedos Escritores Piracicaba lança o livro: “Superando a cegueira: umahistória verídica”, Lançamento da Editora: Vida Feliz. Contato:[email protected]

IEDA THOMÉ LANÇA NOVO LIVRO

Page 15: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

28 29POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

MINHA VIDA SEM TI

Há momentos, há diasEm que te esperoDesde sempre...

Dias, porém, existemNos quais já não creio,Não acredito mais

Que ainda venhasOu mesmo que existasPara preencher o vazio

O vazio que sinto...A inutilidade que éA minha vida sem ti!

BANHO

O banhoenvolveo corpoem espumas a água retira o excesso do dia e recompõe o noturno incenso do perfume.

O corpo repeteem rito de coragema secagem no suavecontato da toalha.

A água em filetes sobre o piso retém da impureza o dia amedrontado.

Nadir Silveira DiasConselho/Porto Alegre/[email protected]

Pedro de Quadros Du BoisPraeclarus/Balneário Camboriú/SC

[email protected]

Pedro Luiz Dias GaluchiDecano/São Paulo/[email protected]

JORNAL DO DIA

A forração é fresca, jornal do diaMas cadê a companheira?

Cadê a companhia?Papelão cheirando suor de meses

Aquecem-se, irmão siamesesApertam-se como reses

Laje protege da chuva danadaVai escorrendo o sonho pela calçada

Alma não deita, dorme sentadaVida mendiga, fleugma de reiSonhar não é pecado, ainda

Ressaca da pinga sara, eu seiToda forma de calor é bem vinda

Não me pisa, moço, poça respingaNão me despreza, vida, não morri aindaNão me acorda, é cedo, deixa-me sonhar

Saberei quando for amanhã pelo jornal do dia.

TIMIDEZ

Todas as manhãsUm sabiá apressadinhoFaz caminhada na minha ruaAté já nos conhecemos de vistaCurioso é queNa hora de cantarEle se escondeNa copa da árvoreNão gosta de platéiaE nem de aplausos!Uma certeza eu tenhoEle sabe da minha emoçãoQuando escuto sua canção

Raymundo Farias de Oliveira Colegiado/São Paulo/SP [email protected]

A RESSURREIÇÃO DO POETA

Nem o condor nos píncaros dos montes,Nem as nuvens dourando os horizontes,No êxtase do arrebol;Nada igualou teu pensamento altivo,O teu verso era um braseiro vivo,Era o espectro do sol.

A terra mãe chamando por teu nome,Na saudade que o tempo não consome,Esperava-te em vão;Mas a morte, estendendo-te as mãos frias,Não julgava, talvez, que voltarias,Nesta ressurreição!

A poesia é a expressão suprema da coragem,Que importa o horror da tétrica voragemDa perpétua mudez,Se ao fim da longa estrada percorrida,Tivesse o poeta mais do que uma vida,Morresse ele outra vez?

Foste grande em espírito e bondade,Mas agora és maior na eternidade,Pela glória do Ser.Se a terra foi teu culto e o teu anseio,Dorme feliz no seu gelado seio,Pois teus versos para sempre vão viver!

AMOR E VIDA Meu amor eu te perdiMas nem por um momentoTe esqueci em pensamentoNossas almas humanasFicaram perdidasNo tempo...No espaço... Agora saio em buscaDe você chamando porSeu nome... escuta-me... Onde você se esconde?Não sei onde mais procurarA sua ausência queimaComo um fogo selvagemUm fogo abrasadorPor causa de tanta dor... Meu amadoMeu queridoNão faças isso comigoPor que quero ficar contigo Oh! Vida sofrida...Como queria ser queridaE entregar-me em seus braçosCom aquele forte abraçoE ouvir de vocêEu te amo...

Regina Mércia Sene SoaresColegiado/Novo Horizonte/SP

[email protected]

Pilar Reynes CasagrandePraeclarus/Rio Claro/SP

[email protected]

Page 16: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

30 31POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

OS NOSSOS PECADOS

-- O Tavinho está acabando com a gente. Um adolescenteainda e viciado em droga! Sei não... É como se fosse um castigo que sofremos, pagandopor todos os pecados.

Então assim de repente, ela sente a mão grande, quente, livredo marido pousar sobre a sua coxa esquerda, num gesto de solidária compreensão e fogeo rosto de lado, na enganosa fuga à cruel realidade que aos poucos, vai consumindo-os.

-- É minha querida... É como se estivéssemos pagando todosos nossos pecados!

A voz dele numa repetição, que exprime toda a angústia queos imaniza.

O carro avança, já com a avenida mais cheia, na naturalseqüência de todas as manhãs, enquanto a mão como numa proteção,permanece sobre a coxa magra, trêmula da mulher.

-------------------

Paulo Murilo Carneiro ValençaPraeclarus/Recife/PE

[email protected]

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA

CHUPA ESTA MANGA!

Cada vez mais sósVivemos nós,

os poetas!Triste sina a nossa,!

Nesse mundo tão cruel...Ninguém tem tempo para ninguém.

Alguém sempre passa rapidamente...E se vai sem nos notar.

Somos poucos.Mas somos demais!

Ser poeta é ser maldito mil vezes entre osmalditos!

Raça de condenados infelizes!Por que não nascemos para jogar futebol?

Para sermos empresários? Que desgraça!

Nascemos poetas!Jogamos pedra na cruz!

Chupa essa manga!

Rita Bernadete Sampaio VelosaColegiado/Américo Brasiliense/SP

[email protected]

CORAGEM

Escutei vozes, de onde viriam?Falavam assim...Tua energia é poderosa,Forte e fabulosaSinta pulsar em ti apesar deAlguns momentos vaziosCaminha passo a passoSeguro, devagarzinhoAbra janela d’alma, perceberásJardins a florirPor vezes, cansado não tema,Teu espaço está reservadoSem medo de sofrer, planeje,Empreenda, organiza...Amar, por que não?Já sabendo, coração...]Pode sofrer novamenteE daí...? Se a vida é arte,Precisa encenar, fazer parteHá energia boa em ti e oUniverso sabe dissoPor dentro visualizaBrisa suave crescendoLembra de seguir...Nada de desistirO lema é sintonizar,Harmonizar, encontrar-seSeja forte, corajoso,Encontrarás chama brilhanteO tal passo importante, já desteBasta! Fale assim pra si: cansei

Sigrid Spolzino Porto PontesColegiado/Brasília/DF

[email protected]

Um amigo é jóia rara,que se guarda em relicário;é uma afeição muito cara,qual pérola de um rosário

Therezinha de Jesus LopesAssinante/Juiz de Fora/MG

UM LAÇO DE TERNURA

... deixara-me encantada, simplesmente,o conteúdo do baú da infância;Ao desatar-lhe a fita, num repente,Aspiro da saudade a pura essência ...

Nele, encerrado, esteve ultimamente,longo passado – longa travessiae, se foi ontem, ora mais presente,vivo e real, na arte da magia...

Aos olhos meus, nadinha se exila:(nem mesmo o tempo, que a tudo aniquila)-Nossas relíquias é sã na fantasia!

Desfeito o laço, laços de ternura,Volto à menina simples, de alma pura,Inume ao que ainda não existia

Terezinha Ofélia N. RennóColegiado/Itajubá/MG

[email protected] IMAGINÁRIA

Quando se fala em floresta, logo vem em nossas mentesárvores exuberantes, muitas variedades de plantas e animais.Não é o nosso assunto empauta, pois estamos nos referindo à floresta humana, povoada de gente de todas asraças, cores, credos religiosos que vive em paz, harmonia, respeito e muito amor.

Cada um cumpre seu dever nesta floresta. É uma sociedadehumanizada, sem competição exacerbada, que concede a cada cidadão o que lhe é dedireito. Retribui a cortesia, o amor e a amizade dedicada a cada ser vivo: homens, animaise plantas. Só assim podemos viver em harmonia e paz que rege a sintonia entre os seresem geral. Onde há compreensão, amor, há irradiação mágica do ambiente, este magnetismosó pode ser regido pelo amor que é o objeto de sintonia entre os seres vivos.

O que os seres humanos de bem mais almejam é viver econviver em uma sociedade pacífica, amorosa, onde reina a paz. Vamos resumir assim:Bolo de uma sociedade ideal. Todos ingredientes em maior quantidade possível.Ingredientes: carinho, compreensão, paciência, respeito, amor, gratidão, solidariedade,honradez, humildade. Modo de preparar: Coloque os ingredientes na batedeira dacoragem. Quando estiver tudo harmônico, despeje na forma da amizade, untada com

tolerância e polvilhada com idoneidade. Coloque no forno dapersistência. Quando estiver no companheirismo é só saborear o prazerde viver em uma sociedade altruísta. É o que desejamos.

Zilda Pires TeixeiraColegiado/Rio Verde/GO

[email protected]

Page 17: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

32 33POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

OBELISCO

Entre buzinas pelo azul se aprumao vulto do obelisco altivo e mudo,e ali impera indiferente a tudo,vendo as horas passarem de uma em uma.

Da faixa onde erra sua sombra, sumabrancura tinge seu perfil agudo.E o régio corpo ora espada, ora escudo,guarda o passado nos carris da bruma.

Na solitude de cimento e pedrasem sonhos, sem infâncias ou saudade,brônzeo relevo de um legado medra...

Ao contemplar seu porte soberano,simbolizando antiga afinidade,julgo bater um coração humano.

Reginaldo Costa de AlbuquerqueConselho/Campo Grande/MS

[email protected]

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

FORÇAS PARA VENCER...

Forças para vencerPara lutarPara transporAs barreiras da vida

Forças que vemDe onde/ quem sabe?É o toque de DeusA acariciar todos os homens...

Forças no caminhoQue ora iniciamosCom novas esperançasE com grande alegria

Forças do homem jovemQue a vida continuaQuando idoso estiverCom grande sabedoria

Forças da flor que nasceOu da alma que cantaQue o tempo difícilJá passou... com féCom pazForças de Luz!Força que vem de Jesus!

Vera Regina de BarcellosConselho/Florianópolis/[email protected]

INVERNO

Estava frio, muito frio,as folhas das árvorestinham se petrificado.

Dois pequeninos beija-florestransformaram-se emquase estátuas de gelo.

Enrolei-os em panosaquecidos, tentandoreativá-los.

Tempo depois, bateramasas e voaram felizes,em direção ao jardim.

Felícia Terezinha Soares LopesPraeclarus/Caçapava do Sul/RS

[email protected]

VOA MEU PEQUENO PÁSSARO

Na laranjeira, ele cresciaem ninho quente.Carinhos de seus pais recebianaquele pequeno ambiente.

Seu alimento, com o bicoa mamãe trazia. No seu corpo suas penasiam crescendo.

Queria tanto voar, masainda era pequeno.Tamanha era a sua vontadeque num impulso tentou,mas sem forças, no chão se despencou.

Com minhas mãos, o socorri,e sem saber bem o quepara ele era bom,para o céu, o devolvi.

Num desespero total,vi um casal de pardal sobre a laranjeira]a voar procurando o seu filhote.

Num segundo o enlaçarame com seus bicos fortes,em suas asas seguraram.Felizes, num doce revoar,para o ninho regressaram.

Odila PlacênciaTitular/Barueri/SP

[email protected]

OS LOUVADORES DE DEUS

E Deus, ao completar a sua obra,Foi conferir se havia alguma falta.E emocionou-Se. Na amplidão mais altaNada existia de escassez ou sobra.

Às águas, não havia o que faltasse.Olhou os animais: tudo perfeito.Desde o micróbio até o seu ser eleitoEra um trabalho de primeira classe.

Então, pensou: quem vai cantar-Me a glória?E quem há de louvar Minha memória?Quem há de revelar tudo o que fiz?

E, da essência mais pura, fez o artista;Da mesma essência, pois em pé o cientistaE, ao lado deles, descansou feliz.

Francisco de Assis Ferraz de MelloColegiado/Botucatu/SP

EU SOU TODO CORAÇÃO

Eu hojeEstou vivendoAo som do meu coração.Quero bem a todo mundoVejo em tudo meu irmãoSofro com qualquer dorSolidão e desamor.Com a impossibilidadeDe sempre praticar a caridadeDe ajudar a qualquer umNãqo importa a cor,Idade ou condição.Por isso, meu mestre:Eu sinto nesta minha devoçãoApós agasalhar-me em Seu amor,que neste instante da vida,eu sou todo coração!

Othniel Fabelino de SouzaConselho/Ribeirão Preto/SP

Page 18: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...

3534 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Paulo Alberto GarbusPraeclarus/Curitiba/[email protected]

Jamile AssefTitular/São Bernardo/SP

É COISA DE DEUS

Coração fechadoCoração sinistroCoração tristonhoCoração indecisoCoração caladoCoração apertadoCoração chorandoCoração maltratadoCoração ridicularizadoCoração apedrejado.

Coração calmoCoração abertoCoração cantandoCoração ofeganteCoração confiante]Coração puroCoração prestativoCoração contagiante

Amando tudo e a todosÉ coisa de DeusÉ um coração abençoado.

DO DEFEITO À PERFEIÇÃO

Oh! Doce e fiel amado,Querido e perfeito amor,Bom e companheiro amigo:Não sei o que houve,Dos acontecimentos passados,Das tristes notícias,Das raras lembranças,Das belas novidades,Ou dos pequenos detalhes...Tudo se acabou.Talvez por ironiaTalvez por amor.Oh! Meu arco-íris de belas cores,De tudo que já vi, que já conheciou que plantei,Nada foi em vão!Dividi cada passo do amanhecerCom você. ]Vou te confessar uma coisa:Eu te amo tanto,Que nem o maior defeito do mundoE capaz de destruirA perfeição que vejo em ti.

Sílvia Alessandra P. da SilvaDecana/Piracicaba/SP

[email protected]

ARAÇÁ

Verdes e vermelhosDeixando na boca levesabor travoso

A INTEMPERANÇA

O mundo em que vivemoscaminha para a intemperança,Triste fim, verdadeira apocalipseDa desgraça e do mal,Pois a glutonaria, os vícios de beberE comer com abastança,Provocam doenças horríveis mentaisE desarranjo intestinal.

Pobre, infeliz é o homemque bebe, excessivamenteTorna-se um viciadoInveterado dissoluto, Jamais fica sóbrio,É um doente enfraquecidoMentalmente, Intemperante,devasso, perdeu o caráter,não é mais impoluto.

Vejo por toda parte da cidadehomens em busca de narcóticos,Mulheres, indivíduos ignorantescorrendo atrás das bebidas alcoólica:Estimulantes, cocaínas, maconhasque são tóxicos, Falsos prazeresque conduzem os viciadosa uma finalidade diabólica;

É mister, necessário ensinaro caminho do bem.Alertar o povo brasileirode que o organismo é sagrado,E os tóxicos, narcóticos são perigosostambém A maldita intemperança levao homem à ruína e totalmente, abalado

Paulo Dias NemePraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

CREPÚSCULO MATINAL

A aurora deslumbra no horizonteA escuridão veste-se de claridadeO sol risca o céu com raios matinais.

A penumbra deswcortina o arco-írisCada um cuida de siAo longe, o leiteiro, o verdureiro.Tudo recomeça na cidade cosmopolita.

Quem madruga. Deus ajuda.Na estação, o tremNa via pública, o coletivo.

A natureza e os pássarosTrinam maviosas, originais sinfonias.Temperatura mínimaNo crespúculo matinal.

Valdemar Alves JúniorConselho/Fortaleza/CE

Noticiamos, com pesar, o falecimento do nosso amigo de Nova Xavantina/MT, o escritor Alberto Antonio Sequeira Pereira Gouveia, agora Patronoda Cadeira 017 do Conselho Acadêmico de Piracicaba. Nossascondolências à família enlutada.

NOSSAS PERDAS

--------------------------------------------------------------------

Pedimos aos nossos amigos escritores que enviem sem demora matéria para publicaçãona revista, porque a partir de julho não vamos mais copiar trabalhos dos livros que foramenviados para a nossa biblioteca, porque essa atividade faz com que a revista demore paraser publicada.Agradecemos, desde já, sua compreensão e colaboração.

COMUNICADO IMPORTANTE------------------------------------------

Page 19: ANO XX Junho de 2014 O CLUBE DOS ESCRITORES NÃO …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Junho__14.pdf · O Clube dos Escritores Piracicaba completa 25 anos de ...