Ansiedade...por quê?

13

description

Qual é a sua rotina?O que tem tirado sua paz?Instrumento usado por Deus como meio para tocar vidas e devolvê-las á paz que excede a todo entendimento. Abra um espaço na sua vida, ande na contramão da correria do mundo. Viva no refúgio de Deus, o todo poderoso, capaz de transformar situações. Autor: Paschoal Piragine Jr. Formato: 12x16. Número de páginas: 104. ISBN: 85-7459-111-7

Transcript of Ansiedade...por quê?

Page 1: Ansiedade...por quê?
Page 2: Ansiedade...por quê?
Page 3: Ansiedade...por quê?

INTRODUÇÃO

No Sermão da Montanha, o Senhor Jesus nos apresenta os valores que devem nortear a vida de um cristão. Por isso, esse texto é considerado a base da nossa ética, do conceito cristão de família e dos princípios que norteiam o dia a dia de alguém que teme a Deus.

Um pensador evangélico chamado John Stott o definiu como a “contracultura cristã”. Isto porque nele Jesus fez muitos desafios que vão de encontro à maneira de viver da maioria das pes-soas – aquilo que nos acostumamos a chamar de cultura ou civilização. Assim, a melhor maneira de definir a ética do cristianismo seria compará-la a andar na contramão pelas avenidas movimen-tadas da vida moderna. Muitas vezes temos até que dar trombadas com o fluxo contrário, porque a ética de Jesus colide com os valores praticados e apregoados em nome do mundo moderno e do seu estilo de vida.

Page 4: Ansiedade...por quê?

No capítulo 6 do Evangelho de Mateus, dos versos 19 a 34, Jesus fala a respeito de um dos males que mais tem consumido a saúde e a alegria das pessoas em todos os tempos: a ansiedade.

Você conhece alguém que nunca ficou ansioso?

Pergunte às pessoas do seu relaciona-mento: você é ansioso? Se a pessoa disser que não, então pergunte: você nunca se preocupou com nada?

Preocupação é aquela inquietação inte-rior, ansiedade indevida e medo das circuns-tâncias futuras. É um sentimento nervoso e angustiante de interrogação, dúvida e vazio. Ela divide a mente a tal ponto que torna a pessoa inconstante em suas emoções.

A preocupação nos faz perder a paz, antecipando o sofrimento em nossas vidas. Destrói o nosso controle emocional, altera o nosso humor e esmorece a nossa fé.

Creio que o estilo de vida da maioria das pessoas na atualidade é de ansiedade e preo-cupação. Por isso não adianta dizer para você:

2

Page 5: Ansiedade...por quê?

“Não fique ansioso”. Normalmente, quando alguém fala assim parece que isso nos irrita mais ainda e provoca maior ansiedade.

É por isso que, ao condenar tal ansiedade, Jesus apresenta algumas motivações espiri-tuais que podem nos fazer superar a pressão dos problemas que tentam nos sufocar nesta sociedade materialista, competitiva e moderna. Ele menciona as coisas que geram ansiedade na nossa vida e conta como nós podemos tra-balhar com elas. Fala sobre dinheiro, trabalho, alvos, aspirações. Discorre sobre os medos que estão dentro do nosso coração e sobre o que tememos do futuro: “como é que eu vou fazer isso?” ou “como é que eu vou resolver aquela questão?” São coisas que compõem o nosso dia-a-dia.

É interessante lembrar de uma parábola que Jesus ensinou e que tem muito a ver com o texto que nós vamos estudar. Jesus disse que existiam vários tipos de solos diferentes onde a semente de Deus era lançada. Falou de um solo em que existiam muitos espinhos, e quando a semente era lançada, ela germinava, nascia, crescia, mas não conseguia produzir frutos. Ficava sufocada pelos espinhos.

3

Page 6: Ansiedade...por quê?

Jesus explicou esta parábola dizendo que os cuidados, preocupações e ansiedades que consomem nosso coração são esses espinhos. Eles fazem parte da nossa vida e nos impedem de viver a fé que Deus quer. A pessoa está tão envolvida e tão consumida por todas estas coisas que não acha tempo, não encontra lugar nem maneiras de desenvolver sua fé de modo a produzir frutos.

Não é assim na nossa vida? Quantos já tiveram batalha nesta semana na hora de orar? De repente você se sente confuso, com o coração ansioso e preocupado com o que tem para fazer. Aparecem tantas tarefas que você não consegue cumprir, e os espinhos fazem-no perder coisas tremendas que Deus pode derramar sobre a sua vida.

Quero olhar para algumas motivações que Jesus nos dá para lidar com a preocupação, com a ansiedade, com esse medo e com essas pressões que fazem parte da nossa vida.

Quais são, então, as motivações que Jesus tem para nós?

4

Page 7: Ansiedade...por quê?

1VOCÊ VALE MAIS

“Por isso vos digo: não estejais ansiosos quan-to à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou

pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em

celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (BÍBLIA, N. T. Mateus 6:25-26)

Page 8: Ansiedade...por quê?

Descansar nos braços de DeusEsta é a primeira motivação do Senhor

Jesus, e tem a ver com o nosso valor aos olhos de Deus. Ela nos ensina que nós valemos muito para Deus, muito mais do que todas as coisas que angustiam o nosso coração.

O sentimento que esse texto passa é que dinheiro, suprimento e segurança são preo-cupações que nos consomem. Todo mundo já passou por isso: o mês está chegando perto do final, você faz as contas e constata que o salário não vai dar. Ou então está contando com o fechamento de um negócio que acaba não dando certo. Vai faltar dinheiro em casa, o coração fica apertado.

Um bom saldo positivo no banco ou uma poupança dariam um pouco de segurança. Quando esses recursos também não existem, provavelmente a ansiedade vai aparecer. Você percebe como são básicas as preocupações descritas nestes versículos?

Jesus não está falando de qualquer coisa supérflua. Acho que não existe nada mais bá-

6

ANSIEDADE... POR QUÊ?

Page 9: Ansiedade...por quê?

sico do que comida, bebida e roupa. Jesus sabe que você precisa delas e que está preocupado com essas coisas simples da vida. Mas ele diz: “Olha, você vale mais que a comida, do que a bebida e do que a roupa. Por isso eu estou cuidando de você. Apenas descanse”.

A recomendação do nosso Senhor com relação à ansiedade é de que essa preocupação consumidora não deveria tomar conta do nosso coração, e o argumento que Jesus deu é muito simples: “Veja como eu cuido das aves do céu”. Quando a gente está vivendo uma batalha de angústia, às vezes dá até raiva só de ouvir essa palavra.

Para Deus você vale muito mais

Imagine: você está enrolado em dívidas, com as contas atrasadas. Vai a Deus em oração, coloca tudo isso diante dele e o Senhor diz: “Olha como eu cuido das aves do céu! Elas não semeiam, não colhem, não guardam nada no celei-ro para amanhã, não têm alimento guardado lá no ninho. Elas vivem cada dia e buscam o necessário para aquele dia, e eu as alimento todos os dias”.

7

VOCÊ VALE MAIS

Page 10: Ansiedade...por quê?

E Jesus disse assim: “Se o Pai eterno cuida das aves, será que ele não pode cuidar e não vai cuidar de você? Lembre-se: você vale muito mais do que as aves!”

Quando eu penso nisso, começo a lem-brar como Deus tem dito que nós valemos muito mais. Ele afirma isso a cada um de nós, e às vezes nós nos esquecemos.

A Bíblia ensina que Deus atribuiu a nós um valor tão grande que ele se esvaziou da sua glória, encarnou-se e habitou aqui na terra. Não para fazer um passeio turístico, mas para nos salvar. Ele tomou o nosso lugar na cruz do Cal-vário e morreu por nós. Ele desceu ao Hades – o lugar dos mortos, o inferno –, arrancou a chave da morte e do inferno das mãos de Satanás e ressuscitou no terceiro dia, porque nós valemos muito aos olhos do Senhor! Você vale muito!

Se você começar a olhar a sua história, vai encontrar momentos em que ficou desesperado, achou que não viveria para ver o dia seguinte. Parecia que o mundo tinha acabado. Mas, de repente, o Deus que cuida das aves dos céus cuidou de você. Procure recordar-se dessas

8

ANSIEDADE... POR QUÊ?

Page 11: Ansiedade...por quê?

situações aparentemente intransponíveis, em que a misericórdia e a graça de Deus fizeram acontecer coisas que ninguém imaginava. Lembrar delas é como ouvir a própria voz de Deus repetindo: “Você é importante! Você vale demais para mim!”

Eu me lembro de um casal que, há algum tempo, vivia uma batalha muito grande. Um dia o marido encontrou-se comigo e contou-me que estava andando pela rua e viu cair da carroceria de um caminhão um saco. Uns grãos ficaram espalhados pelo chão e as aves começaram a descer para comê-los. Quando viu aquilo, ele lembrou da Palavra de Deus, e disse: que Deus tremendo, fez os grãos caírem do caminhão para dar de comer às aves.

A Palavra de Deus diz: não andeis ansiosos pelo pão. Aquele moço estava desempregado e entendeu que Deus cuida da ave a ponto de fazer cair aquele saco no meio do caminho. E Deus então não cuidaria dele? É claro que sim, e esse é o exemplo que nós encontramos na Palavra de Deus.

9

VOCÊ VALE MAIS

Page 12: Ansiedade...por quê?

Duas senhoras me contaram, com muita alegria, que Deus tem multiplicado a sua comida. Elas cozinham, pensando que aquela comida vai dar para duas pessoas. Mas aparecem mais duas e o alimento é suficiente para as quatro. Uma olha para a outra e pergunta: “O que está acontecendo?” Elas se lembraram daquela história do Velho Testamento, em que não acabava a farinha da panela e nem o azeite da botija.

Deus cuida de nós! Sabe por quê? Porque eu e você valemos muito aos olhos dele, valemos demais!

Deus tem as suas maneiras de fazer com que nós entendamos o seu cuidado. Quando o povo de Israel saiu do Egito, estava acos-tumado a uma coisa: a escravidão. Aquelas pessoas estavam acostumadas a trabalhar não para ganhar dinheiro ou para fazer aquilo de que gostavam, mas só para ganhar a comida de cada dia. Só isso. Os seus senhores, seus algozes, garantiam a comida – comida de escravo, podia não ser muito gostosa, mas eles tinham o ali-mento de cada dia. O sonho de liberdade estava

10

ANSIEDADE... POR QUÊ?

Page 13: Ansiedade...por quê?

no coração deles e eles foram para o deserto. Parecia que tinham alcançado a liberdade, mas aí então eles começaram a se tornar escravos das suas preocupações. “Agora no deserto nós vamos morrer de fome, temos liberdade, mas vamos morrer de fome”, diziam. E Deus mandava todos os dias o maná. Quando faltava água, Deus a fazia brotar da rocha, e quando eles queriam comer carne, apareciam as codornizes e eles podiam ter mais do que poderiam manter naquele calor do deserto.

Deus queria ensinar, mas demorou qua-renta anos para eles aprenderem que o Senhor é quem cuida de nós. Porque nós valemos muito para ele.

É interessante perceber que Deus só nos coloca no lugar em que mana leite e mel, a terra prometida, depois que nós aprendemos quem cuida de nós.

Aquele povo levou quarenta anos para entender que quem sustenta, quem ampara, quem resolve, quem faz milagres é o Pai eter-no. Quarenta anos! E muitos de nós somos que nem eles.

11

VOCÊ VALE MAIS