Antropo

2
Curso: Psicologia (Bacharelado) – 1/O Disciplina: Antropologia Tutor: Claudio Nascimento Aluno: Tulio Carlos da Costa, RGM: 15036847 Entrega: 30 de Abril de 2015 UNIDADE 4 AS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA CULTURA ATIVIDADE REFLEXIVA 1ª Tarefa Imagem 2 – Percebo nessa imagem uma menor sofisticação arquitetônica, com relação à imagem seguinte, o que em uma análise evolucionista, caracterizaria esse povo, bárbaro, como menos evoluído – primitivo. Imagem 1 – Percebo nessa imagem uma maior sofisticação arquitetônica, com relação à imagem anterior, o que em uma análise evolucionista, caracterizaria também esse povo, bárbaro, como menos evoluído – primitivo. Imagem 3 – Percebo nessa imagem, uma arquitetura bem mais sofisticada se comparada às imagens anteriores. Detalhes trabalhados de forma bem organizadas, contribuem para uma maior elaboração estética do prédio em questão. De acordo com o evolucionismo, classifico a imagem em questão, com retrato de um povo mais civilizado. Imagem 4 – Percebo um trabalho muito mais elaborado com relação às citações anteriores, no quesito arquitetônico artístico, elaborado de forma, deixando claro o domínio do aço na construção da torre em questão. O domínio do aço nesse caso, pra mim, sob uma análise evolucionista, coloca esse povo, como mais civilizado do que o anterior. Imagem 5 – Também em um trabalho, de domínio aparentemente do aço, à imagem 5 mostra um monumento de designer mais sofisticado que os anteriores. Como a proposta aqui é a análise da imagem como um todo, o prédio ao fundo, o pavimento, coloca esse povo, à meu ver,

description

Logia

Transcript of Antropo

Curso: Psicologia (Bacharelado) 1/O

Disciplina: Antropologia

Tutor: Claudio Nascimento

Aluno: Tulio Carlos da Costa, RGM: 15036847

Entrega: 30 de Abril de 2015

UNIDADE 4

AS TEORIAS ANTROPOLGICAS DA CULTURA

ATIVIDADE REFLEXIVA

1 Tarefa

Imagem 2 Percebo nessa imagem uma menor sofisticao arquitetnica, com relao imagem seguinte, o que em uma anlise evolucionista, caracterizaria esse povo, brbaro, como menos evoludo primitivo.

Imagem 1 Percebo nessa imagem uma maior sofisticao arquitetnica, com relao imagem anterior, o que em uma anlise evolucionista, caracterizaria tambm esse povo, brbaro, como menos evoludo primitivo.

Imagem 3 Percebo nessa imagem, uma arquitetura bem mais sofisticada se comparada s imagens anteriores. Detalhes trabalhados de forma bem organizadas, contribuem para uma maior elaborao esttica do prdio em questo. De acordo com o evolucionismo, classifico a imagem em questo, com retrato de um povo mais civilizado.

Imagem 4 Percebo um trabalho muito mais elaborado com relao s citaes anteriores, no quesito arquitetnico artstico, elaborado de forma, deixando claro o domnio do ao na construo da torre em questo. O domnio do ao nesse caso, pra mim, sob uma anlise evolucionista, coloca esse povo, como mais civilizado do que o anterior.

Imagem 5 Tambm em um trabalho, de domnio aparentemente do ao, imagem 5 mostra um monumento de designer mais sofisticado que os anteriores. Como a proposta aqui a anlise da imagem como um todo, o prdio ao fundo, o pavimento, coloca esse povo, meu ver, seguindo a ideia evolucionista, como o mais civilizado de todos os aqui apresentados.

Obs. Senti dificuldades na organizao das duas ltimas imagens. Levando em considerao o fator geogrfico, colocaria a imagem 4, da Torre Eiffel com referncia de civilizao, tendo em vista o eurocentrismo do evolucionismo.

2 Tarefa

Anlise Funcionalista

Como no h aqui uma viso linear para a evoluo, classificao etapista das sociedades, e muito menos sinais de eurocentrismo das imagens em questo, no posso aceitar a ideia de que s imagens 1 e 2 sejam classificadas como a de povos menos evoludos/civilizados, do que as demais imagens visto que, sua simples anlise, no me d profundidade quanto aos costumes e culturas dos nativos das civilizaes observadas. Para uma anlise antropolgica ideal ao Funcionalismo Relativista, seria necessria uma pesquisa de campo, e no somente a apreciao das figuras apresentadas. Quanto s imagens 3, 4 e 5, que trazem aspectos mais semelhantes entre si, seria necessria, juntamente com uma pesquisa de campo, uma anlise do todo, e as partes das sociedades em questo, para relativ-las de forma no escalonar e sim, considerando aspectos importantes como as necessidades biolgicas levando uma determinada configurao cultural, o psicolgico, o intelectual etc.