Ao leitor Aconteceu no Colégio Um sonho planejado pode se ... · visita em nossa casa, quando...

10
JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVA Folha Semestral Nº01 – 30 de junho de 2014 Ao leitor Um sonho planejado pode se concretizar Nasce o nosso jornal por Célia Barbosa Ficamos ansiosos quando esperamos uma visita em nossa casa, quando temos uma festa para ir, quando temos uma prova para fazer, um aniversário para promover, com o exame do ENEM, o vestibular que vem aí. Criamos expectativas que, às vezes, deixam- nos apreensivos e até nervosos pela espera. Sorrimos ou choramos com elas. Assim estamos com a primeira publicação do nosso Jornal Escolar, muito ansiosos. Um sonho que vem sendo almejado, discutido, planejado, cobrado há tempos; porém, para realizar um desejo é preciso por a mão na massa para tornar o sonho uma realidade. Podemos dizer que ele já existe, é um recém- nascido que precisa ser cuidado, amado e alimentado para não cair no abandado. Ele está com um visual acadêmico, porque é um jornal escolar e, por ter essa caraterística, teremos pautas que visam a informação científica, a cultura e o entretenimento. Para isso, precisamos que você educando se empenhe a cada dia em pesquisar, produzir textos nos mais variados gêneros discursivos para fazer parte das páginas desse Jornal. Ele será o retrato do nosso Colégio. O objetivo primordial do nosso Jornal Escolar, que será semestral, é tornar público os trabalhos escolares que vocês alunos desenvolvem, durante o período letivo, em conjunto com os colegas e mediados pelos professores. Será um ambiente de socialização e, se isso acontecer já valeu a pena ter posto em prática um sonho dessa equipe de redação. Que essa edição seja a primeira de muitas que virão, pois o nosso Jornal Escolar já nasceu e você é o nosso parceiro nesse sonho. Aconteceu no Colégio Inaugurado o novo espaço escolar No dia 11 de junho de 2014 foi inaugurado um novo espaço escolar, sendo duas salas das quais uma será a nova biblioteca do Colégio Estadual Alberico Marques da Silva – EFMP e outra, futuramente, será instalado o laboratório de informática. As salas foram construídas com recursos financeiros da APMF “Jaime Canet Júnior”, arrecadados com a doação de mercadorias pela Receita Federal. Para que a doação das mercadorias apreendidas pela Receita Federal fosse possível, a APMF elaborou um projeto o qual constava a destinação dos recursos financeiros a serem arrecadados com a referida doação. A realização deste processo, desde a elaboração do projeto, a venda dos produtos doados, até a aplicação dos recursos financeiros, foi bastante trabalhoso e burocrático. Mesmo assim, valeu a pena, pois se constitui em um momento histórico, festivo e possível graças a colaboração e empenho da direção, APMF, professores, funcionários e toda comunidade escolar. Aparecida Roseléia do Nascimento- Professora Pedagoga Célia Regina Barbosa, professora PDE - Língua Portuguesa.

Transcript of Ao leitor Aconteceu no Colégio Um sonho planejado pode se ... · visita em nossa casa, quando...

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

Ao leitor

Um sonho planejado pode se concretizar

Nasce o nosso jornal

por Célia Barbosa

Ficamos ansiosos quando esperamos umavisita em nossa casa, quando temos umafesta para ir, quando temos uma provapara fazer, um aniversário para promover,com o exame do ENEM, o vestibular que

vem aí. Criamos expectativas que, às vezes, deixam-nos apreensivos e até nervosos pela espera. Sorrimosou choramos com elas. Assim estamos com a primeirapublicação do nosso Jornal Escolar, muito ansiosos.Um sonho que vem sendo almejado, discutido,planejado, cobrado há tempos; porém, para realizar umdesejo é preciso por a mão na massa para tornar osonho uma realidade.

Podemos dizer que ele já existe, é um recém-nascido que precisa ser cuidado, amado e alimentadopara não cair no abandado. Ele está com um visualacadêmico, porque é um jornal escolar e, por ter essacaraterística, teremos pautas que visam a informaçãocientífica, a cultura e o entretenimento. Para isso,precisamos que você educando se empenhe a cada diaem pesquisar, produzir textos nos mais variadosgêneros discursivos para fazer parte das páginas desseJornal. Ele será o retrato do nosso Colégio.

O objetivo primordial do nosso Jornal Escolar,que será semestral, é tornar público os trabalhosescolares que vocês alunos desenvolvem, durante operíodo letivo, em conjunto com os colegas e mediadospelos professores. Será um ambiente de socialização e,se isso acontecer já valeu a pena ter posto em práticaum sonho dessa equipe de redação.

Que essa edição seja a primeira de muitas quevirão, pois o nosso Jornal Escolar já nasceu e você é onosso parceiro nesse sonho.

Aconteceu no Colégio

Inaugurado o novo espaço escolar

No dia 11 de junho de 2014 foi inaugurado umnovo espaço escolar, sendo duas salas das quais umaserá a nova biblioteca do Colégio Estadual AlbericoMarques da Silva – EFMP e outra, futuramente, seráinstalado o laboratório de informática. As salas foramconstruídas com recursos financeiros da APMF “JaimeCanet Júnior”, arrecadados com a doação demercadorias pela Receita Federal.

Para que a doação das mercadorias apreendidaspela Receita Federal fosse possível, a APMF elaborouum projeto o qual constava a destinação dos recursosfinanceiros a serem arrecadados com a referida doação.

A realização deste processo, desde a elaboraçãodo projeto, a venda dos produtos doados, até aaplicação dos recursos financeiros, foi bastantetrabalhoso e burocrático. Mesmo assim, valeu a pena,pois se constitui em um momento histórico, festivo epossível graças a colaboração e empenho da direção,APMF, professores, funcionários e toda comunidadeescolar.

Aparecida Roseléia do Nascimento- Professora PedagogaCélia Regina Barbosa, professora PDE - LínguaPortuguesa.

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

A realidade inspira a ficção

O bebê desaparecido

Em um momento de distração uma criançadesaparece e fica perdida por quatro dias na mata.

Em uma fazenda em Minas Gerais, aconteceu odesaparecimento de um garoto de apenas um ano e oitomeses. O fato se deu no dia 9 de maio deste ano(2013).

Às 10 horas da manhã a criança brincavapróxima a casa aos cuidados da mãe. Enquanto a mãelavava roupa e o pai tirava leite das vacas no curral ogarotinho andou rumo ao pai. A mãe pensou que o filhofoi até o pai para vê-lo ordenhar as vacas. O paidespreocupado pensou que o filho estava brincandoperto da mãe. Nessa confusão de pensar o meninosumiu. Alguns minutos de descuido se transformaramem quatro dias de tensão, choro, desespero e buscas.

O pai em desespero sai à procura do filho pelafazenda. Gritou o nome do filho por várias vezes IGOR, IGOR, IGOR só se ouvia a resposta do eco que logoera absorvido pelo som da natureza.

O pai comunicou o patrão que logo acionou apolícia e esta o corpo de bombeiros. Logo já se via 100homens à procura do garoto. Cães farejadores seguemtrilhas à procura do menino. Há uma mobilização geralna região. O assunto do sumiço do garoto Igor viranoticiários nas TV de todo o país. Todos falam doassunto, comentam, dão opiniões. Duas vizinhas achamque foi sequestro. A polícia tem que mostrar eficiênciano caso. Muitos outros fatos acontecendo no país enada de Igor ser encontrado.

No quarto dia de buscas, dia e noite, na fazendavizinha, Igor é encontrado por um peão que ao buscaralgumas vacas para tirar leite se depara com a criançadeitada no chão. Ele imagina que ela está morta, masde repente vê um sinal de vida, o pé direito de Igor semovimenta. Rapidamente vai comunicar ao capitãoRobson Nascimento. Ao chegar ao local o Capitão pegaa criança e grita que ela está viva e sai correndo paralevá-la ao hospital.

Mais uma vez a vida venceu. Igor está ao ladodos pais. Depois de uma semana de tratamento pararecuperação Igor volta para casa com os pais. Estesaprenderam que criança precisa de atenção dobrada eredobrada.

Texto produzido pelos alunos do Ensino Médio Jhon , Robson,Igor

Charge

http://soniasilvino37.blogspot.com.br/2014/06/vamos-permanecer-em-casa-durante-copa.html - acesso em 24/03/2014

Aconteceu nas aulas de BIOLOGIA....

Para aprender mais sobre o tema DNA etransmissão das características genéticas, os alunosdo 3°ano do Ensino Médio, puderam aprender naprática sobre a estrutura química do DNA. Nas aulasde Biologia, usando a técnica oriental do origami,com dobraduras, os alunos , mediados pela professora,confeccionaram um modelo de molécula de DNA.Ficou um show!

Mas e você, sabe o que é DNA?

DNA é a sigla de ácido desoxirribonucleico,molécula química responsável pela transmissão dasnossas características genéticas, como por exemplo, acor do nosso cabelo, dos nossos olhos e até mesmo adeterminação de uma doença. Esta estrutura faz comque sejamos parecidos com nossos familiares,inclusive até na tipagem sanguínea.

Julia G. SevazziProfessora de Biologia

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

Racha cuca...

Fonte<http://www.matematica.seed.pr.gov.br/> -acesso em 24/06/2014

SUDOKU

Sudoku, o popular quebra-cabeças japonês, sebaseia na colocação lógica de números.

O objetivo do Sudoku é preencher uma grade de9x9 com números, de forma que cada linha, coluna eseção de 3x3 contenham os números de 1 a 9. No iníciodo jogo, alguns quadrados da grade de 9x9 estarãopreenchidos. Sua tarefa é usar a lógica para preencheros números que faltam e completar a grade. Não seesqueça de que um movimento é incorreto se:

• Qualquer linha contiver qualquer número de 1 a9 repetido;

• Qualquer coluna contiver qualquer número de 1a 9 repetido;

• Qualquer grade de 3x3 contiver qualquer número de 1 a 9 repetido.http://www.sudoku.com/pt - 23/04/2014

Prof. Luciano A. Ribero

Momento de reflexão

“SÓ SEI QUE NADA SEI”

Fonte da imagem<http://www.suapesquisa.com/socrates> . Acesso em

04/06/2014

Sócrates: um dos mais importantes filósofos daantiguidade

O filósofo Sócrates (c.470-399 a.C.) não dizesta frase “Só sei que nada sei” simplesmente pordizer, ou afirmando a cerca de sua ignorância. QuandoSócrates fala esta frase, que na verdade é Querofonteque interroga Pítia (oráculo – aquele que sabe dofuturo) na passagem do texto a Defesa de Sócrates, eraa fim de investigar por si próprio quem se dizia sábio.No trecho da passagem se lê: Fui ter com um dos quepassam por sábios (oráculo): 'Eis ai um mais sábio queeu, quanto tu disseste que eu o era!' […] Após analisede algumas pessoas que se diziam mais sábios queoutros, Sócrates conclui: “parece que sou um nadinhamais sábio que ele exatamente em não supor que sabiao que não sei” […] Assim, ao ler essa passagem, seentende da máxima socrática “só sei que nada sei” oinício do processo da capacidade humana do Filosofar.Onde Sócrates com sua fala na verdade quer criticar osaber dogmático (um tipo de saber rígido, inflexível, ouseja, que não muda), bem como pessoas que se dizemter a razão sempre, e despertar em nós a consciênciaadormecida, do pensar e do refletir, onde oconhecimento e consequentemente o ser humanodevem trilhar o caminho novo da discussão e dodiálogo (cooperação), que é intersubjetivo, na busca desoluções e da verdade. Além do mais, Sócrates, insereuma caraterística fundamental da filosofia, a faculdadedo olhar crítico sobre a realidade da ilusão e dadominação, que incomoda tanto os poderosos quandoos dominados. Eis uma das funções da Filosofia naEscola pública: Pensar diferente e não melhor que osoutros.

Autores: Beatriz Gomes Tofoli – 1ºB EM Milena Santana Souza – 1°B EM Renato Luiz de Souza Santos – 1°B EM

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

Prof. Rafael V. Silva

Contemple o belo

“A arte não representa – revela por signos umarealidade que está aquém ou além da consciência. Asimagens que se erguem das profundezas do ser humanoencontram-se com as que provêm do exterior”. Argan -Fonte<www.ensinoarterede-eav.org.b > Acesso em06/06/2014

RELEITURA

Releitura da obra “A Dança” – Henri Matisse

Thais A. M. Sivirino – 2ªA

A releitura consiste na criação de uma novaobra, baseada em outra obra feita anteriormente poroutro artista acrescentando-se uma nova maneira de vere sentir, de acordo com a cultura e a experiência dorecriador.

Marthielle C. Dos Santos - 2ªA

Maria do Carmo Penteado MontagnaniProfessora de Arte

Nossa 2ª Língua

Fonte:< http://www.lem.seed.pr.gov.br/> Acesso em 24/06/2014

Observe os comandos e encontre as palavras em inglês referentes a cada um:

1-”Boa noite!” (despedida). 2-Ao encontrar um amigo, dizemos “Oi!”.

3-Palavra mágica. “Desculpa”. 4-É importante agradecer, dizendo “Obrigado/a”.

5-Fala-se “Olá! Alô!”, para cumprimentar e/ou para atender uma ligação telefônica.

6-Local onde os alunos se encontram para estudar. (nome do prédio).

7-Conjugação do “verb to be” (….., …. e…...). Ser / Estar.

8-Pronome pessoal “Eles”. 9-Animal de estimação. (com três letras).

10-Cumprimento usado de manhã. ”Bom dia!”.

T H A N K M Y O U C X G

N T W D G T Q L T H E Y

D N A Y F P E T W S O P

S B M J X R C H T C G X

D G O O D K N I G H T B

H C I H V G N R S O D P

H Z S S O R R Y F O S L

I A U L X R O H E L L O

Y S A T Z E U A C P T N

E F R E A W Y L B K R A

R Y E P Q T H S M U J W

G O O D T M O R N I N G

Tânia E. F. H. Carraschi

Professora de LEM - Inglês

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

Literatura em foco

Resenha

Desculpe a nossa falha

Desculpe nossa falha é um livro de RicardoRamos. Essa história é muito interessante, porque falasobre três adolescentes: Sérgio, Carlão e Fábio. Essestrês jovens estudavam com dificuldades em algumasmatérias: química, física e biologia. Sérgio, que émuito esperto, conseguiu a ajuda de “Bedel”, umfuncionário da escola. Essa é a parte mais legal. Bedeltinha que pegar cópia das três provas e responder cadauma delas. Tomara que esses meninos consigam o quequerem...

Se você se interessou por esse livro maravilhosoé só procurá-lo na biblioteca do Colégio EstadualAlberico Marques da Silva-EFMP.

Eu recomendo esse livro para todas as pessoas,porque é muito divertido, é espetacular. Mas você sóvai saber se lê-lo. Esse sim é o melhor livro que já li!!!

Aluna Leyla – 8º ano A

Resenha: é uma produção textual onde o autor faz umabreve apreciação e uma descrição de uma obraapresentando-a sintetizada, apontando, guiando econvidando o leitor a conhecê-la.

Miniconto

A velha insônia tossiu três da manhã.Dalton Trevisan (Ah, É?, 1994)

Amor e Paixão Palavras muito confundidas. Uma permanece, a outrapassageira. Amor não trai, não fere, nos disciplina. Apaixão é passageira, às vezes machuca, sufoca... deixalembranças que vão embora. Diz a mulher cansada desofrer e experiente da vida.

Ariane Crusco e Larissa Oliveira (9ºA)

Rosa belaRosa bela reflete sobre o luar no meio do jardimensolarado. És a mais bela cor da paixão. Atrai oapaixonado quando a colhe. Quando ferida mostra obrilho dos seus olhos sobre os meus.

Gressandra Novaes (9ºA)

Professora Tatiana Sanches C. Biudes

Leitura

Brasil: nossa pátria

Fonte : http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2013/08/menos-interferencia.htm – acesso em 24/06/2014l

Miniconto: é um conto muito pequeno, quepermite seu envio através de mensagens SMS,articulando-se às novas tecnologias deinformação e comunicação.

A violência no Brasil e no mundo

Em um dia conversando com uma vizinha falamossobre um assunto que gera muita polêmica, revolta e medo:A violência no Brasil e no mundo.

A violência no Brasil e no mundo vem sealastrando porque a muita impunidade. Temos a violênciacontra a mulher, a cada 15 segundos uma mulher é agredidae a realidade não é uma coisa que seja fácil de imaginar,pois a cada ano são muitas as mulheres agredidas pelos seusmaridos.

A violência está em toda parte, até mesmo nasescolas, estádios de futebol, festas e no trabalho, como osprofessores que sofrem agressões por parte de alunos.Vivemos em um mundo violento. Temos até violênciaeconômica, pois com os preços dos produtos elevadíssimosgera mais violência. Há a violência policial que deveriamfazer nossa segurança são os que mais violam a Lei.

Outra violência que não fica de fora e que éconhecida pelas pessoas é o “bullying”, os que mais sofremsão os negros, os raquíticos, os obesos, sejam da classemédia ou alta, que sofrem as chateações dos outros. Aviolência moral dói na alma e deixa consequências terríveiscomo problemas psicológicos, podendo levar a pessoa aosuicídio.

Por que será que existe tanta discriminação? Tantaviolência?

A conclusão: muitas pessoas que possui o capitaldesprezam aqueles que não têm, ou por serem brancosdesprezam os negros.

Onde vamos parar com tudo isso?Não vai parar nunca, pois os direitos das pessoas

não estão sendo respeitados. As pessoas não valorizam opróximo.

A violência é uma polêmica interminável. Por issonunca vamos para frente. Fica a dica.

Texto produzido pela aluna Taísa Gabriela M. DosSantos - Ensino Médio.

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

ENSINO MÉDIO INOVADORAparecida Roseléia do Nascimento

Professora Pedagoga

O Programa Ensino Médio Inovador – ProEmi,está sendo implantado em nosso Colégio neste anoletivo de 2014.

Este programa, instituído pelo Ministério daEducação, visa induzir o redesenho dos currículos doEnsino Médio, com ações voltadas para diversidade depráticas pedagógicas, buscando atender as necessidadese expectativas dos alunos do Ensino Médio.

Para sua implementação, foram elaboradaspropostas de ações, articulando os conhecimentos dasdiferentes áreas e componentes curriculares, as quaisvem sendo desenvolvidas com êxito por nossosprofessores e alunos.

Este Jornal Escolar é parte integrante daproposta de Comunicação, Cultura Digital e Uso deMídias.

A proposta de Iniciação Científica e Pesquisa,com o tema Alimentação, Energia e Medida Certa,articulando as disciplinas de Química, Física, Biologiae Educação Física, envolvendo atividades de pesquisa,experimentação, visitas, trabalho em grupo, seminários,entre outras, vem colhendo bons frutos ao processo deensino e aprendizagem.

Física - Realização de experimentos – Professora SamiraC. Grandi

Visita ao Museu Interdisciplinar de Ciências da UEM– Prof. Julia G. Sevazzi -Maria Ermelinda Lourenço-Samira

C. Grandi – Roselaine V. Guiraldelo

Nesta visita, realizada no dia 20 de maio, osalunos do 2º ano do Ensino Médio tiveram aoportunidade de conhecer o museu interdisciplinar deciências da UEM - Maringá- e participaram da mostrade experimentos de física e de uma aula de AnatomiaHumana. Os alunos puderam aprender na prática oconteúdo da sala de aula e, além disso, divertiram-semuito.

Química - Apresentação de Seminários –Prof.Maria Ermelinda Lourenço

Na apresentação de seminários, os alunos em grupo,coordenados pelos professores, desenvolvem atividades depesquisa, organizam apresentações com o uso das tecnologias edepois apresentam os resultados aos alunos da turma.

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

A proposta de Participação Estudantil propõe aformação do Grêmio Estudantil em 2014 e da RádioEscolar em 2015. O grêmio está em processo deorganização.

Inicialmente foram abordados em sala de aulaos conteúdos relacionados: direito, cidadania, política,ética e movimentos sociais. Em seguida foi realizadoum grupo de estudos, coordenado pelos professoresRafael e Gislaine, abordando a base legal e osprocedimentos necessários para a organização doGrêmio Estudantil em nosso Colégio. A finalizaçãodesta atividade contou com a participação dosprofessores Diego, Ivanize e Maria Inês do NúcleoRegional de Educação de Loanda.

Neste momento estamos na fase de organizaçãode assembleias para organização oficial do GrêmioEstudantil de nosso Colégio.

Grupo de Estudos - Participação Estudantil – Prof.Gislaine P. Gervone e Prof. Rafael V. Silva

As propostas de Acompanhamento Pedagógico(Matemática, Geografia e Arte) e Leitura e Letramento(Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e LEM -Inglês), que propõem ações como festivais literários,teatro, dança, construção de maquetes, seminários eoutros, estão em fase de desenvolvimento e seusresultados serão apresentados na Semana de IntegraçãoEscola Comunidade no mês de novembro.

Leitura e Letramento – Arte – Prof. Maria do C. P.Montagnani

Matemática - Acompanhamento pedagógico – Prof.Marlene F. Santana

Geografia – Acompanhamento Pedagógico –Prof. Gislaine P. Gervone

Leitura e Letramento – LEM-Inglês – Prof. Cristiane P. dosS. Manfrim

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

AMIZADE

Fonte : http://gifesfofos.blogspot.com.br/2013/07/gifs-de-amizade-e-amigas.html – acesso em 24/06/2014

Na proposta de Leitura e Letramento tambémtem sido realizado um trabalho de leitura,interpretação, análise e produção. Os textos abaixo,abordando a temática amizade, são exemplos dealgumas produções de alunos da 3º ano do EnsinoMédio.

AMIZADE

Gustavo Cunha – 3ª A

A amizade é um dos mais bonitos e purossentimentos do ser humano. A importância da amizadeé muito grande para superar problemas e dificuldades,pois não há nada melhor do que ter alguém paraconfiar.

As pessoas precisam se socializar; é importantea criação de vínculos para ser feliz. É comprovado que,no trabalho, pessoas com círculo de amizade rendemmais.

Uma amizade sincera é composta de confiançae vontade de ajudar o próximo. Pois uma amizadeverdadeira exige uma dedicação com os interessesalheios.

O egoísmo é extremamente prejudicial para sealcançar uma amizade duradoura, pois ela exigeinteresses mútuos e principalmente, respeito.

Algumas pessoas não gostam de cultivaramizades, com medo de serem magoadas, ou até pornão respeitar outras opiniões. Mas caso haja interessese respeito entre ambas as partes, estas podem se tornargrandes amigas, porque haverá um sentimentorecíproco, gerando mais qualidade no relacionamento.

Assim, uma amizade, para que se torneverdadeira exige confiança, respeito, vontade de ajudaro companheiro e busca pela superação de diferenças.

A DUPLICIDADE DOS SENTIMENTOSCarolina Mendes dos Santos – 3ª B

Amizade... O que vem à sua cabeça quandodizemos esta simples palavra? Grande parte daspessoas responderia que é um sentimento de carinho ecompanheirismo, mas não é bem assim. Hoje em dia émuito difícil usarmos o termo “amizade verdadeira”pois, amizade é um sentimento tão complexo comotodos os outros, que pode deixar uns bem felizes emuitos, bem desanimados.

Algumas pessoas iniciam a amizade quandoainda são pequenas e a relação de amigos se prolongadurante a trajetória de toda sua infância, mas a maioriadas vezes elas têm uma decepção, percebendo que ali,o amigo era apenas você. Por outro lado, poucaspessoas têm a sorte de encontrar alguém que possa serchamado de amigo, então elas o valorizam ao máximo,dando assistência para tudo que for necessário,preocupando-se e lhe dando o ombro sempre que épreciso.

Pessoas se dizem ser “amigas” umas das outras,mas por trás de todo esse “sentimento de afeto” estãoapenas os interesses para seu próprio bem. É por issoque muitos se isolam e preferem ficar sozinhos. Écomo dizem: “antes só que mal acompanhado”,

Uma amizade verdadeira é sempre bem vinda,mas quando somos decepcionados por aqueles quemais gostamos ficam feridas difíceis de curar. É porisso que, hoje, é tão difícil se ter relação de amigos emque realmente se possa confiar.

Textos produzidos por alunos da professora Terezinha de JesusBauer Uber

Fonte :http://natrilhadocastelo.blogspot.com.br/2011/02/amiz

ade.html – acesso em 24/06/2014

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

PONTO DE VISTA

Esporte

Fonte<http://universalautomotive.com.br/blog/index.php/tag/copa-2014/> acesso em 24/06/2014

COPA DO MUNDO NO BRASIL

A Copa do mundo no Brasil prejudicará muito onosso país como já tem prejudicado.

O nosso país investiu milhões e milhões de reais,construindo os estádios e ainda irá gastar muito quandoiniciar os jogos.

O país terá que acolher as pessoas dos outros paísesque chegarem, dando do bom e do melhor para elas.Enquanto isso, faltam remédios nos postos de saúde,uniformes nas escolas, um melhor atendimentos noshospitais, etc. Tudo isto está acontecendo enquanto apresidente do Brasil gasta dinheiro com a copa.

A sociedade brasileira precisa ser mais valorizada,pois sofre as consequências.

Esta festa mundial tem trazido muitos problemas aonosso país, principalmente agora na construção dos estádios,muitas pessoas morreram e, durante os jogos, é possível quemorrerão mais, isto é inevitável.

Por mim não teria a Copa do mundo no Brasil.Bom, já que os jogos, a Copa, irão acontecer, porque

não tem como reverter esta situação, acho que todos queremque o Brasil ganhe, este é o desejo de todos, não o meu, nãoestou torcendo para nenhum país.

Andressa Oliveira do Nascimento– 7º A

PERSPECTIVA PARA A COPA DO MUNDO

Copa do mundo é um evento esportivo muitoimportante para o mundo, que acontece de quatro em quatroanos. A cada evento é escolhido um país diferente e este anofoi escolhido o Brasil como sede dos jogos. Os jogos serãorealizados em várias capitais dos estados brasileiros.

Minha perspectiva é que o Brasil irá receber muitobem as outras seleções e que seja hexa campeão paracompensar o dinheiro gasto com os estádios, que poderia tersido usado com educação, saúde e segurança do povobrasileiro.

Jéssica Rosa Martins – 7ºAProf. Terezinha de Jesus Bauer Uber

Jogos Escolares do Paraná– FaseRegional

Aconteceu em nosso município, no mês de maio de2014, a fase regional dos jogos escolares do Paraná. Foi umgrande evento que envolveu atletas, professores, técnicos,acompanhantes, motoristas, cozinheiros, árbitros,coordenadores, apoiadores e a participação da comunidade.

Com os Jogos, os jovens aprendem os benefícios e anecessidade da prática da cidadania, da solidariedade, dorespeito, da disciplina e do diálogo para o desenvolvimento daspessoas em todos os sentidos.

Uma das consequências de um evento como este évislumbrarmos pessoas com capacidade para viabilizartransformações práticas em suas vidas e na vida comunitáriapara consolidar um futuro melhor em nosso município.

Este ano, Santa Isabel do Ivaí, teve a alegria derealizar esse evento tão importante para nossos alunos. Foramdias de bastante envolvimento, determinação, vitórias, derrotas,mas todos estão de parabéns, principalmente as meninas dazumba, do futsal feminino B e masculino A do ColégioEstadual Alberico Marques da Silva.

Foto e texto: José Carlos Perin – professor de Educação Física

JORNAL ESCOLAR ALBERICO SILVAFolha Semestral

Nº01 – 30 de junho de 2014

EDUCAÇÃO PROFISSIONALUm espaço de conquista

Educação Profissional do Colégio Alberico realiza atividadesem parceria com o setor produtivo local

Com o objetivo de contextualizar osconhecimentos trabalhados na Educação Profissionaldo Colégio, articulando teoria e prática, tem-serealizado parcerias com o setor produtivo local, ondesão realizadas visitas e palestras em empresas do setorprodutivo local.

Foto – Isabel Cristina

Visita à Indústria de Arroz Santa IsabelEsta atividade possibilitou aos alunos a

compreensão da gestão de uma empresa, seus aspectosoperacionais e estratégicos, assim como da política derelacionamento com os clientes. Possibilitou também oconhecimento do processo produtivo de uma indústria,seu fluxograma e seu layout.

Palestra Balneário DecoloresA importância dos Cursos Técnicos para a formação

profissional

Nesta palestra sobre empreendedorismo,ministrada pelo empresário Genésio AparecidoSevazzi, realizada na Estação de Lazer Decolores, foiabordada a importância dos cursos técnicos para aformação profissional para o mercado de trabalhoatual.

Atualmente o mercado de trabalho estáexigindo cada vez mais da classe trabalhadora, dandopreferência a profissionais mais preparados e quepossuam um diferencial naquilo que se propõem arealizar. Sendo assim, você que possui ensino médiocompleto ou até mesmo uma faculdade tem que sepreparar ainda mais se quiser se sobressair no mercadode trabalho e não ser apenas mais um com as mesmascaracterísticas. E nada melhor para aprofundar seusconhecimentos e destacar-se em meio a tanta gente embusca de emprego que os cursos profissionalizantes.

O Colégio Estadual Alberico Marques da Silva -EFMP oferece os cursos Técnico em Administração eTécnico em Recursos Humanos.

O Técnico em Administração oferece formaçãoprofissional para apoiar ações de planejamento,organização, direção, controle e tomada de decisão, emtodas as áreas organizacionais, tanto públicas comoprivadas, realizando tarefas de protocolo, confecção eexpedição de documentos e controle de estoque.

O técnico em Recursos Humanos tem formaçãoteórico-prática para apoiar ações de planejamento,organização, controle e tomada de decisão na área derecursos humanos do setor público e privado,realizando as rotinas trabalhistas com atendimento àlegislação vigente, procedimentos de seleção eavaliação de pessoal, análise de cargos e funções eorganização de estratégias de capacitação edesenvolvimento de pessoal, utilizando-se deinstrumentos técnicos e equipamentos informatizados.

Esses cursos vêm ao encontro da necessidade deformação técnica numa perspectiva de totalidade e seconstituem numa excelente atividade de qualificaçãoprofissional. Sabemos que o mundo evolui rapidamente e semoderniza, então quanto mais você estudar paraaprimorar o conhecimento, melhor será seudesempenho profissional. Por isso, atualize-se, busquea concretização dos seus sonhos, venha se qualificarem nosso Colégio, assim, os seus objetivos serãoalcançados.

Isabel Cristina de Almeida EsmanhotoCoordenadora dos Cursos Técnicos

Foto e texto professora Isabel Cristina