“Pombal Contraceptivo” Apesar de conscientes de existirem ... › documentos ›...

8
.‘ 4% ~SS~ ~IBLLI ~ ~IUNICIP~I PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA GRUPO MUNICIPAL L1S140. Recomendação “Pombal Contraceptivo” Pombos em Lisboa. Animais não humanos com quem partilhamos o mesmo espaço urbano muito, muito tempo. Ainda não sabemos tudo sobre eles. Nem fizemos tudo ao nosso alcance para convivermos da melhor forma. Apesar de conscientes de existirem alguns preconceitos sobre a espécie classificando-a muitas vezes como uma “praga”, o que vimos apresentar a esta assembleia é uma proposta objetiva para resolver um problema concreto: o excesso populacional de pombos. Os esforços da Câmara Municipal de Lisboa (CML) através das campanhas de sensibilização para a não alimentação dos pombos, o milho contracetivo, a captura e abate, não tem tido os resultados desejados. Somos por soluções positivas que excluem o abate de animais e evitem mal-estar e sofrimento. Se temos ao nosso alcance métodos, experimentados em outras cidades europeias e americanas, com bons resultados no controlo populacional desta espécie, e que não incluem o abate, porque não enveredar por esse caminho que é o comportamento humano mais lógico, consciente e responsável. O conhecimento humano deve servir todos sem exceção. Propomos que a CML adote a alternativa, testada com sucesso em outras cidades (p.e. Paris, Munique, Amsterdão, Nova lorque e Londres): a construção de pombais contraceptivos. O que são? Consiste na utilização de estruturas simples, para as quais os animais são atraidos a nidificar através da oferta de alimento, água e sombra. Uma vez estabelecidos os pombos irão passar a maioria do seu tempo dentro da estrutura (pombal), estabelecendo os seus ninhos. Posteriormente, equipas responsáveis limpam e cuidam do espaço, retirando também os ovos e assim prevenindo nascimentos. O Pombal Contraceptivo é uma forma eficaz, sustentável, ecológica oferecendo vantagens para pombos e humanos. Aos primeiros um local seguro para fazer os seus ninhos, por sua livre vontade, permitindo-lhes usufruir de voos livres pela cidade, retornando ao pombal sempre que queiram para se alimentarem e chocarem os ovos. Aos humanos o método representa uma vantagem a nível de custos, de logística, de enquadramento paisagístico e de higiene (uma vez concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem). Pessoas Animais - Natureza Assembleia Municipal de Lisboa, Av. De Roma n.2 14P, 32, 1000-265 Lisboa Tel: 218 171 789 Fax: 218 171 383E~mail:aml.pan@am~lisboa.IkSSEMBLElA MUNICIPAL DE US( Site AML: www.am-lisboa.pt/partidos-politicos/pan.html Proc.__________ DATAJÇJ4~/»( )_ nHP

Transcript of “Pombal Contraceptivo” Apesar de conscientes de existirem ... › documentos ›...

• .‘‘

4%

~SS~ ~IBLLI ~ ~IUNICIP~IPESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA GRUPO MUNICIPAL L1S140.

Recomendação

“Pombal Contraceptivo”

Pombos em Lisboa. Animais não humanos com quem partilhamos o mesmo espaço urbano há muito,muito tempo. Ainda não sabemos tudo sobre eles. Nem fizemos tudo ao nosso alcance paraconvivermos da melhor forma.Apesar de conscientes de existirem alguns preconceitos sobre a espécie classificando-a muitas vezescomo uma “praga”, o que vimos apresentar a esta assembleia é uma proposta objetiva para resolverum problema concreto: o excesso populacional de pombos.Os esforços da Câmara Municipal de Lisboa (CML) através das campanhas de sensibilização para anão alimentação dos pombos, o milho contracetivo, a captura e abate, não tem tido os resultadosdesejados.Somos por soluções positivas que excluem o abate de animais e evitem mal-estar e sofrimento. Setemos ao nosso alcance métodos, já experimentados em outras cidades europeias e americanas, combons resultados no controlo populacional desta espécie, e que não incluem o abate, porque nãoenveredar por esse caminho que é o comportamento humano mais lógico, consciente e responsável.O conhecimento humano deve servir todos sem exceção.Propomos que a CML adote a alternativa, testada com sucesso em outras cidades (p.e. Paris,Munique, Amsterdão, Nova lorque e Londres): a construção de pombais contraceptivos.

O que são?Consiste na utilização de estruturas simples, para as quais os animais são atraidos a nidificar atravésda oferta de alimento, água e sombra. Uma vez aí estabelecidos os pombos irão passar a maioria doseu tempo dentro da estrutura (pombal), estabelecendo aí os seus ninhos. Posteriormente, equipasresponsáveis limpam e cuidam do espaço, retirando também os ovos e assim prevenindonascimentos.O Pombal Contraceptivo é uma forma eficaz, sustentável, ecológica oferecendo vantagens parapombos e humanos. Aos primeiros um local seguro para fazer os seus ninhos, por sua livre vontade,permitindo-lhes usufruir de voos livres pela cidade, retornando ao pombal sempre que queiram parase alimentarem e chocarem os ovos. Aos humanos o método representa uma vantagem a nível decustos, de logística, de enquadramento paisagístico e de higiene (uma vez concentrados no pombalpara nidificar e comer, as aves não irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentospara o fazerem).

Pessoas — Animais - NaturezaAssembleia Municipal de Lisboa, Av. De Roma n.2 14P, 32, 1000-265 Lisboa

Tel: 218 171 789 Fax: 218 171 383E~mail:aml.pan@am~lisboa.IkSSEMBLElA MUNICIPAL DE US(Site AML: www.am-lisboa.pt/partidos-politicos/pan.html Proc.__________

DATAJÇJ4~/»( )_

nHP

‘“a

: ‘10€:

%SSI-%II1I.EIÃ %IU’SICIPÃIPESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA GRUPO MUNICIPAL LISBOA

Com os pombais há apenas o investimento inicial e deste modo:Controlam-se os nascimentos pela substituição dos ovos por outros em gesso ou plástico,

estabilizando-se assim as populações urbanas;- saneia-se a espécie graças à qualidade da alimentação e seguimento veterinário.É um método que respeita a 100% as necessidades etológicas dos pombos, não invasivo, barato eque já é usado há largos anos com sucesso em outras cidades.

Anexamos a esta recomendação um conjunto de informações uteis, quer exemplos de experienciasde outras cidades, quer relatórios ou estudos de universidades e instituições profissionais demedicina veterinária sobre este assunto.

Em face do exposto, atenta a pertinência da matéria e necessidade de alterar os métodos aplicadosque têm o abate como solução, e bem como à necessidade dos serviços agirem de acordo comonovo método, usando Pombais contraceptivos, o Grupo Municipal do PAN propõe que aAssembleia Municipal de Lisboa, na sua Sessão Ordinária de 15 de Setembro de 2015, delibererecomendar à Câmara Municipal de Lisboa:

a) Substituir o método de abate de Pombos aplicado actualmente na cidade, pelos PombaisContraceptivos, controlando deste modo a natalidade desta população.

b) Começar por projetos pilotos e sucessivamente alargando o número de áreas deintervenção.

Lisboa, 15 de Setembro de 2015

O Grupo Municipal do PAN

Miguel Santos

(DM PAN)

Anexamos a esta recomendação um conjunto de informações úteis, quer exemplos de

experiências de outras cidades, quer relatórios ou estudos de universidades e instituições

profissionais de medicina veterinária sobre este assunto.

1- EXPERIÊNCIAS DE OUTRAS CIDADES

Na ALEMANHA

Link Geral - www.stadttauben.de

www.tierrechte.de

A - Em que consiste o “Projeto dos Pombos da cidade” criado após

Simpósio em Aachen em 1995

Crónica de Aachen:

1995: Formação do Grupo de Trabalho Pombos da Cidade e início do projeto Pombos na Cidade

Pombos da Cidade: Caminho para uma coexistência pacífica: exemplo de Aachen

https://www.tierrechte.de/themen/stadttauben/modellstadt-aachen

http: www.tierheirn-aachen.de index. php t ierschutzl26-tsva taubenprojekt

B - Lista das 70 cidades que em 2007 já tinham adoptado o Projecto

https://www.tierrechte.de/themen/stadttauben/teilnehmende-staedte

C - Links para cidades alemães que adoptaram o Projeto de Stadttauben

http: www.tierrechte-bw.de index.php qnutzqtierelhaustiere taubenl7O7-taubenprojekt-in-stuttgart

http: www.tierheim-hanau.de taubenldunlopprojekt.htm

http: www.stadttaubenkonzept.de tuebingen!

http: www.morgenpost.de web-wissen/artic1e573459 Hamburg-kaempft-mit-Lebendfallen-gegenTauben. html

ARTIGOS EM PORTUGUÊS:

https: sospornbos.wordpress.com/20 14 10 24 pombais-contraceptivos-na-alemanha- 1

EM FRANÇA

Em 40 cidades francesas

-Instaliation de pigeonnier contraeeptifdans 40 vilies françaises

www.waliboo.com

- Clamart - .http: www.ville-clamart.fr pages 15 environ/1 Oj,igeonniers.php

- Paris

http: www.paris.fr pratique environnement proprete-des-rues proprete-le-cas-despigeons rub 137 stand 9036Qport 3092

[30/09/20131

Liste des pigeonniers

- Square Lazareff, rue Réaumur (2e)

Jardin du Luxembourg (6e)

- Square Alban Satragne (1 Oe)

- 145 rue dela Roquette (1 le)

- Square Saint-Eloi, rue du Colonel-Rozanoff passage Montgallet (12e)

- Square de Choisy, rue du Docteur Magnan (13e)

- Pigeonnier pilote, square Vercingétorix-Brune, boulevard Brune (14e)

- Pare André Citroën, 2 rue Cauchy (15e)

- Avenue Dode dela Brunerie, porte de Saint-Cloud (16e)

- Square des Batignoiles, rue Cardinet (1 7e)

- Square Nadar, rue Azais (ISe)

- Boulevard Serrurier (19e)

- Square de la Gare de Charonne (20e)

II - RELATÓRIOS OU ESTUDOS DE UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES

PROFISSIONAIS DE MEDICINA VETERINÁRIA

1. a) Simpósio de Aachen: Especialistas discutiram o perigo para a saúde do

Projecto POMBO DA CIDADE”

https: www.lierrcchtc.de themen stadttaubcn tnoclellstadt—aachcn

Classificação de “praga” retirada

Profissionais, como por exemplo, Prof. Dr. Wormuth, diretor do Instituto de proteção da saúde e

medicina veterinária em Berlim, Dr. Th Barteis, Universidade de medicina veterinária de Hannover,

entre outros da Alemanha Federal, discutiram a questão do perigo dos pombos para a saúde das

pessoas e as possibilidades de um controle de estoque de animais. A opinião unânime dos

especialistas foi que o perigo para a saúde dos humanos através dos pombos não é maior do que o

das aves ornamentais e silvestres, bem como o dos animais de estimação. A classificação do

ponibo como uma praga nos termos da lei federal dc saúde foi retirada em 1989 devido aos

novos conhecimentos. O estabelecimento de pombais supervisionados, estações de alimentação

controladas, bem como, se for caso disso, o uso de uma “pílula controlada” para pombos« foram

preconizados consistentemente pelos profissionais.

1. b) — São os pombos da cidade um risco para a saúde?

https: www.tierrechte.de themenlstadttaubenlzerstoert-der-taubenkot-unsere-gebaeude

Comité OMS/FAO experts zoonoses

‘‘Les pigeons qui vivem en liberé dans les vilies de même que les étoumeaux et les moinea~ x ne présentent qu ‘unrisque faible pour la santé publique”

“Os pombos que vivem em liberdade nas cidades assim como os estorninhos e os pardais não constituem senãoum fraco risco para a saúde pública”

http: cousin.pascall.free.fr zoonose. html

2)- Os excrementos do pombo destroem os nossos edificios?

https: www.tierrechte.de themen/stadttauben/zersto ert-der-taubenkot-unsere-gebaeude

3) Os pombais são ultimamente colocados nos sótãos de edificios históricos

https://www.facebook.comlantonieta.moellon/posts/1 0206186050081 970?pnref=story

Videos:

1) - WUPPERTAL

https: www.youtube.comlwatch?v 9gUgGkiSPp0 (Taubenschlag «ir Stadttauben im historischenVerwaltungshaus Wuppertal-Elberfeld )

Publicado a 04/05/2014

2) -https://www.youtube.comJwatch?v=I2GrLiacVGY

Stadttauben (Teu 2 von 3) - tierschutzgerechtesManagementCarregado a 17/05/2010

TESES SOBRE OS POMBAIS

1) - wwwmairesetvetos.fr class ajax.php?class...

15 042010- En revanche, les colonies de pigeons vivant dans despigeonniers A.SCJ-ÍNITZLER - Thèse de médecine vétérinaire, Toulouse 1999, n 50.

http: catalogue.univ-toulouse. fr

Anna Schnitzler:- O pombal na cidade: interesse para controlar a população dos pombos

urbanos.

(Tese de doutoramento veterinário apresentada em 1999 na Universidade Paul-Sabatier de

Toulouse)

2)https://www. facebook.com/StadttaubenprojektFrankfürt photos a.449924368406841 .103859.436871739712104/858067087592565 ?type 1 &fref—nf

e htt p: i’~s n.stadla ti be nproj ekt .de

Masterarbeit zum Thema “Frankfurter Stadftaubenpopulation”

Mestrado de Alexandra Weyrather na Universidade de Marburg

III - GÁS CARBONICO

http://cousin.pascall.free.fr/gaz.html

1) - - Car l’autorité européenne de sécurité des aliments a rendu un autre avis récent du 14/11/2005 puiporte sur les aspects biologipues et de bien-être des animaux utilisés dans la recherche scientifipue dans laperspective d’une révision de la directive 86/609/CEE.

Et là les choses changent le gaz carbonipue devenant inacceptable pour tous les vertébrés

Le C02 est aversif à tous les vertébrés, utilisés dons la recherche, QUI ont été examinés. Quelpues espècesont même de l’aversion pour de basses concentrations (10-20 % par volume en ai,1, indépendamment detoutes additions. On ne yeut pus le recommander comme méthode unipue de mise à mort humanitaire pourtoutes les espèces. Le C02 peut être employé comme méthode d’euthanasie secondaire surtes animaux sansconnaissance.

2) -Le rapport 2000 de lAmerican Veterinary Medical Association

I-lilfè Rir die kãlner Stadttauben

https: www.youtube.com watch?r-n1JaP4W5UZg

mostra uma jovem a tratar dos pombos que tem fios nas patas

Publicado a 07/11/2014

Gwendolin Wonneberger ist Mitglied des Stadttaubenvereins von Kõhi. Sie kümmert sichehrenamtlich um krankc und vcrletzte Tauben,

Gwendolin Wonneberger é um membro da Associação de pombos da cidade de Colónia. Ela se preocupavoluntário para as aves doentes e feridos.

https: www.youtube.com w’atch?v—VKn6I u7pfGU

lnter~ iew mil Gwendoltn (Sladttauben Kãln)

Publicado a 01/11/2014

Interview mit Gwendolin Wonneberger, 1. Vorsitzende und Gründerin der Kõlner Arbeitsgruppegegen die Stadttaubenproblematik. e. V.. Anlass flir das Interview war, der von uns am 18.10.2014veranstaltete Trõdehnarkt in Bonn Rheinauen. Hier hatte wir cine gr~i13ere Summe durchSachspenden vieler Menseben