AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

download AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

of 3

Transcript of AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

  • 8/19/2019 AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

    1/3

    1.  Monte um esquema ilustrando a organização das moléculas presentes em uma bolha desabão. Indique em seu esquema as interações ali presentes. (1 ponto)

     Na bolha de sabão, há uma pequena camada de água entre as moléculas

    anfipáticas, que estão inseridas num meio apolar (o ar). Desta forma, nas bolhas

    de sabão, as moléculas anfipáticas interagem entre si através de suas porções

     polares, que estão interagindo com o fino filme de água localizado entre elas.

    2.  Discuta, justificando, os tipos de transporte (difusão, osmose, transporte ativo) queocorrem nas seguintes situações: (1 ponto cada item)

    a)  Células da raiz de um vegetal absorvendo água de um solo em condições normais.A solução do solo está mais diluída do que a solução do liquido intracelular,gerando uma pressão osmótica. Portanto vai haver fluxo de água, por osmose, nosentido do solo para as células da raiz.

     b)  Células da raiz de um vegetal em um solo salinizado (o processo de salinização pode ocorrer em solos intensamente irrigados, quando sais presentes na água deirrigação acumulam-se no solo quando a água evapora).O solo salinizado é hipertônico em relação às células da raiz. Desta forma, ascélulas da raiz perdem água por osmose.

    c)  Células de uma folha de uma alface temperada com sal.

    Quando temperamos a salada, a elevada concentração de sais da solução (Na+ e Cl

    -)

    faz com que as células das folhas de alface percam água para o meio, por OSMOSE

    d)  Troca gasosa entre os capilares e as células nos tecidos de maneira geral (lembrardo sangue arterial e do sangue venoso).

     Nos tecidos, o sangue arterial tem composição gasosa semelhante à do gás alveolar,ou seja, PO2 > PCO2. Portanto, a difusão de O2  ocorre do sangue para as célulasdos tecidos. Por outro lado, as células dos tecidos produzem CO2  em seumetabolismo, e esse CO2 se difunde para os capilares. Portanto, no sangue venoso,PCO2>PO2, pois boa parte do O2 já foi consumida, e o CO2 produzido pelas célulasdos tecidos se difundiu para os capilares.

  • 8/19/2019 AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

    2/3

    3.  Sobre as radiações eletromagnéticas, responda: (1 ponto cada item)

    a)  O que difere as radiações ionizantes das não-ionizantes? As radiações ionizantes, como o nome já diz, são capazes de ionizarátomos de importância biológica. Já as radiações não-ionizantes, apesar denão serem capazes de ionizar tais átomos, podem provocar excitação

    (mudança de orbital de elétrons) e aumento da energia de vibração demoléculas biológicas.

     b)  Dê um exemplo de radiação ionizante e um exemplo de radiação não-ionizante.

    Ionizantes: raios X, raios gama, partículas alfa e betaNão-ionizantes: ultravioleta, luz visível, infravermelho.

    4.  Os processos biológicos envolvem complexas estruturas moleculares e contínuas

    transformações químicas e energéticas. Sobre as transformações de energia nos sistemas biológicos, responda: (1 ponto cada item)

    a)  Qual a conversão de energia que acontece na fotossíntese?

    Durante a fotossíntese, a energia eletromagnética (radiação solar) éutilizada para a transformação do gás carbônico em um composto químicomais energético, a glicose, que servirá como fonte de energia químicapara a planta ou como alimento para outros seres. Portanto, nafotossíntese ocorre a conversão de energia eletromagnética em energiaquímica.

     b)  A contração muscular é um processo endo ou exotérmico? Por quê?

    Exotérmico, pois libera energia na forma de calor.

    5.  Comente a seguinte frase: (diga se a frase está correta ou não, justificando) (1,0 ponto)

    "Como as ligações de hidrogênio podem ser cerca de 100, ou até mesmo 1000 vezesmais fracas do que as ligações covalentes, podemos concluir que as funções de nossas proteínas são determinadas somente pelas interações covalentes nelas presentes. Destaforma, a função das ligações de hidrogênio presentes nas proteínas é, simplesmente,torná-las solúvel em água."

     A frase está errada. Na verdade, as ligações de hidrogênio desempenhampapel fundamental na estrutura  (forma), e por consequência na função, denossas proteínas. As ligações covalentes são importantes para determinar asequência primária das proteínas. Entretanto, suas estruturas secundárias,terciárias e quaternárias são formadas por interações bem mais fracas, comoas ligações de hidrogênio. Tais interações mais fracas são de importânciaessencial para garantir a mobilidade necessária ao pleno funcionamento dasproteínas.

    Como a maioria das ligações de hidrogênio presentes nas proteínas estávoltada para a parte interior da mesma, elas não teriam nenhuma ligação com

  • 8/19/2019 AP3 Biofisica 2013 2 Com Gabarito

    3/3

    a solubilidade da mesma em água. Quanto mais radicais polares existirem nasuperfície de uma proteína, maior será sua interação com a água, econsequentemente, maior será sua solubilidade neste solvente.