Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação...

6
117 IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de massa em Salvador-Ba. Campos, L. E. P. UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected] Miranda, S. B. UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected] Jesus, A. C. UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected] Burgos, P. C. UFBA/UNEB, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected] Resumo: O trabalho visa apresentar a utilização da modelagem digital do terreno na identificação de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos topográficos antes e após implantação de um empreendimento de habitação popular. Com o uso dessa técnica, foi possível identificar um dos problemas do movimento, aliado à obstrução do sistema de drenagem natural. Tal procedimento pode reduzir os custos de investigações do local e, para o caso em questão, possibilitou uma rápida escolha do processo de estabilização da área. Abstract: This paper presents the use of digital land modeling for the identification of possible causes of mass movements in an area of the City of Salvador, using topographical data collected before and after the construction of popular homes. With the use of this technique, it was possible to identify at least one of the problems that induced to the mass movement, which was associated to the obstruction of the natural drainage system. Such procedure can reduce the costs of site investigations and, for the case here presented, a fast choice of the stabilization process of the area was made possible.

Transcript of Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação...

Page 1: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

117IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA

Aplicação de geoprocessamento na avaliação demovimento de massa em Salvador-Ba.

Campos, L. E. P.UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected]

Miranda, S. B.UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected]

Jesus, A. C.UFBA, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected]

Burgos, P. C.UFBA/UNEB, Salvador, Bahia, Brasil, [email protected]

Resumo: O trabalho visa apresentar a utilização da modelagem digital do terreno na identificaçãode causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentostopográficos antes e após implantação de um empreendimento de habitação popular. Com o usodessa técnica, foi possível identificar um dos problemas do movimento, aliado à obstrução dosistema de drenagem natural. Tal procedimento pode reduzir os custos de investigações do locale, para o caso em questão, possibilitou uma rápida escolha do processo de estabilização da área.

Abstract: This paper presents the use of digital land modeling for the identification of possiblecauses of mass movements in an area of the City of Salvador, using topographical data collectedbefore and after the construction of popular homes. With the use of this technique, it was possibleto identify at least one of the problems that induced to the mass movement, which was associatedto the obstruction of the natural drainage system. Such procedure can reduce the costs of siteinvestigations and, for the case here presented, a fast choice of the stabilization process of thearea was made possible.

Page 2: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

118 IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA

1. INTRODUÇÃO

Há alguns anos vem ocorrendo um movimentode massa numa área do subúrbio de Salvador,onde vem ocasionando diversas fissuras nashabitações, sendo inclusive algumas delas de-molidas, diante do deslocamento do terreno.

As habitações foram implantadas numa re-gião de solo expansivo, vertissolos, solo esseconhecido regionalmente por massapê. An-teriormente, alguns estudos foram realizadoscom a utilização de sondagens à percussão,instalação de piezômetros e investigaçãogeofísica.

Num estudo mais recente das causas domovimento de massa, optou-se por complemen-tar as informações disponíveis utilizando a mo-delagem digital do terreno, com dados de antese após a implantação das habitações, sendo esteprocedimento de grande valia para o entendi-mento do movimento da massa.

2. MODELAGEM DIGITAL DO TERRENO

Para a avaliar a condição original do terreno,antes da implantação das habitações, foi reali-zada uma modelagem digital do terreno, ado-tando como base as curvas de nível da baseSicar. Visando melhor visualização, foi aderidaa fotografia do mesmo ano, e com a utilizaçãode um aplicativo do Sistema de Informação Ge-ográfico (SIG) podê-se obter os traçados doscaminhos de fluxos superficiais, permitindovisualizar o caminho preferencial das águas plu-viais na topografia anterior a implantação dashabitações. O resultado da análise é apresenta-do na Figura 1.

Para verificar a condição anterior a implan-tação das habitações com a atual, foi utilizadana modelagem digital, o levantamento topográ-fico realizado em 2003. Comparando a modela-gem digital do terreno do ano de 1992 com a

atual, observa-se, na Figura 2, que nas áreas emque a imagem está com resolução mais baixasignifica que a cota topográfica em 1992 estásuperior aquela cota topografia em 2003, indi-cando uma área de corte. Já nas áreas em que aimagem está com maior resolução significa queocorreu aterro.

Figura 1 – Modelagem digital do terreno (base 1992)com as linhas de fluxo superficial, com localização daárea em estudo.

Figura 2 – Superposição da modelagem digital do terre-

no para os anos de 1992 e 2003

Com a modelagem digital foi possível tam-bém obter seções em diversas direções, apre-sentando um exemplo na Figura 3, onde se ob-serva zona de corte e aterro.

Page 3: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

119IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA

Figura 3 – Seção CC mostrando as topografias em 1992

e 2003

Diversas outras seções foram traçadas, deforma a comparar as duas condições (antes eapós a terraplenagem). Na Figura 4 são repre-sentadas as localizações das seções analisa-das.

Figura 4 – Localização das seções de comparação dastopografias 1992 e 2003

Com base nas Figuras 1 e 2, respectivamen-te, observa-se que existem grandes contribui-ções superficiais de fluxo de água para a áreaonde foram implantadas as habitações, sendonotado que o percurso natural foi obstruído pelaterraplenagem para implantação das habitações.

Para verificar a existência de correlação en-tre as áreas de corte e aterro, representaram-se

as condições das habitações, diferenciando-asquanto à situação das casas, sendo esse resul-tado apresentado na Figura 5.

Figura 5 – Representação as condições das habitações

Comparando as Figuras 2 e 5, respectiva-mente, nota-se que as casas demolidas estãolocalizadas em áreas de corte, enquanto que nasáreas de aterro existem problemas mais freqüen-tes relacionados com fissuramento, porém semdemolição das habitações. Esse problema podeestá relacionado com a característica expansivado solo local utilizado, uma vez que deveria seesperar um comportamento geotécnico melhornas habitações implantadas na área de aterro,caso fosse empregado um material com propri-edades geotécnicas apropriadas para a cons-trução de aterro.

3. CARACTERÍSTICAS GEOTÉCNICAS

Estudos anteriores foram realizados, tendo sidofeitas diversas sondagens de simples reconhe-cimento do subsolo.Com base nas informações contidas nos bole-tins das sondagens, observa-se que o solo éconstituído predominantemente por silte argi-loso. A Figura 7 mostra o perfil associado daseção DD, complementado pelas topografias

Page 4: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

120 IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA

dos anos de 1992 e 2003. Empregando a mode-lagem digital foi possível distinguir zona de cortee de aterro, não sendo possível fazer essa dife-renciação com as informações das sondagensrealizadas.

Na Figura 7 observa-se que foi utilizado omesmo material do corte para execução do ater-ro, sendo lançado diretamente sobre o mesmo.Não foi colocado um colchão drenante antesdo lançamento do aterro, ocasionando a obs-trução e conseqüentemente a elevação do ní-vel de água no aterro, podendo ser um dosmotivos da movimentação da massa.

Muitos piezômetros, tipo tubo aberto, ins-talados nos estudos anteriores apresentaramnível de água em cotas bem abaixo do terrenoatual, não sendo compatível com o observadona área, uma vez que existem pontos comsurgência ou percolação de água em superfície,conforme se observa na Figura 8. Também foiobservado no local, inexistência de um sistemade drenagem superficial nos terrenos, além doconstante vazamento de água por tubulaçõesquebradas ou ligações clandestinas.

Figura 8 – Escoamento superficial de água

Conforme Sá (2003), os ensaios geofísicosde sondagem elétrica horizontal indicaramfraturamentos predominantes nas direções NE/SW e NW/SE. A direção NE/SW coincide com

o vale anteriormente existente, que foi aterradopara a construção das habitações. Já a sonda-gem elétrica vertical confirma os resultados dassondagens à percussão, não identificando zo-nas de aterro, exceto a citação deheterogeneidade dos resultados na camadasuperficial, até a profundidade de 1,5 m.

4. CONCLUSÃO

A utilização da modelagem digital de terrenoajudou muito a entender o movimento de mas-sa ocorrido numa área de Salvador,complementando as informações das investi-gações geotécnicas realizadas.

Com a modelagem foi possível identificarzonas de cortes e aterros, zonas essas nãoidentificadas nas investigações geotécnicas,contribuindo dessa forma na definição de solu-ção para estabilização do movimento, onde foiprojetado um sistema de drenagem profundana área.

Foi observado a inadequabilidade do pro-cedimento de utilização do solo local para aconstrução de aterros, ao tempo que esses apre-sentaram características geotécnicas desfavo-ráveis.

O uso de ferramentas SIG auxiliou na avalia-ção das causas da movimentação de massa paraa área em estudo, pois o mesmo consegue inte-grar dados heterogêneos, como sondagens,modelo digital do terreno, fluxo superficial, fo-tografias aéreas em uma mesma base facilitan-do na compreensão do fenômeno de modo glo-bal.

5. AGRADECIMENTO

A Conder – Companhia de DesenvolvimentoUrbano do Estado da Bahia por disponibilizaros dados para desenvolvimento deste traba-lho.

Page 5: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

121IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Campos, L. E. P. (2004) Avaliação do terrenoonde foram construídas habitações emAraçás. Relatório técnico desenvolvido pelaUFBA e apresentado a CONDER, 12 pag

Davis, C. & Câmara, G. (2001) Introdução aoGeoprocessamento. http://www.dpi.inpe.br/gil-berto/livro/introd/cap1-introducao.pdf

Mendes, C. A. B. & Cirilo, J. A. (2001) Geopro-cessamento em Recursos Hídricos Princípiose Aplicações. Porto Alegre: Associação Brasi-leira de Recursos Hídricos (ABRH). 533 p.

Sá, E. M (2003) Levantamento geofísico deeletro-resistividade na área do loteamentoAraçás – Avenida Suburbana – Salvador –Bahia, Relatório técnico apresentado aCONDER, 31 pag.

Figura 7 – Perfil associado - Seção DD mostrando as topografias em 1992 e 2003

Page 6: Aplicação de geoprocessamento na avaliação de movimento de ... · de causas de movimentação de massa em uma área na Cidade de Salvador, utilizando levantamentos ... visualizar

122 IV COBRAE - Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas - Salvador-BA