Apoio pedagógico

14
3 MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS B872-XB-P TM MATERIAL DO INSTRUTOR MATERIAL DO INSTRUTOR

description

Amatrol - Apoio pedagógico

Transcript of Apoio pedagógico

Page 1: Apoio pedagógico

3

MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS

B872-XB-P

TM

MATERIAL DO INSTRUTORMATERIAL DO INSTRUTOR

Page 2: Apoio pedagógico

PRIMEIRA EDIÇÃO, REV. B

Amatrol, AMNET, CIMSOFT, MCL, MINI-CIM, IST, ITC,VEST, e Technovate são marcas registradas daAmatrol, Inc. Todos os outros logotipos ou nomes deprodutos são marcas registradas das suas respectivasempresas.

Copyright © 2008 pela AMATROL, INC.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte destapublicação pode ser reproduzida, traduzida, outransmitida em qualquer forma ou por qualquer meio,eletrônico, óptico, mecânico, ou magnético, incluindo,mas não limitado a fotografia, fotocópia, gravação ouqualquer sistema de armazenamento ou recuperação,sem uma permissão escrita dos proprietários dosdireitos autorais.

AMATROL, INC.POST OFFICE BOX 2697JEFFERSONVILLE, INDIANA 47131 USAFONE 812-288-8285FAX 812-283-1584www.amatrol.com

Page 3: Apoio pedagógico

Tópicos

INTRODUÇÃO

SEÇÃO I PORTFÓLIO DE MATERIAIS DO ALUNO1. Folhas de Dados do PAA2. Folhas de Registros das Atividades Práticas

SEÇÃO II RESPOSTAS E SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS DOS PAAs

3. Soluções das Folhas de Dados4. Respostas das Questões de Revisão

SEÇÃO III AVALIAÇÃO COGNITIVA5. Exercícios6. Respostas dos Exercícios

SEÇÃO IV AVALIAÇÃO AUTÊNTICA7. Guia do Professor para a Realização da Atividade Prática8. Teste de Conclusão da Atividade Prática

SEÇÃO V SEGURANÇA9. Termo de Segurança do Aluno10. Reconhecimento das Instruções e do Termo de Segurança

Page 4: Apoio pedagógico

INTRODUÇÃO

SOBRE ESTE MANUALEste Portfólio/Pacote de Orientações foi escrito para o Sistema de

Treinamento em Máquinas Elétricas Rotativas 85-MT2-XB. Também faz parte deste pacote, todo o material necessário aos sistemas detreinamentos 85-MT2-B, 85-MT2-C e 85-MT2-D que podem seradicionados ao sistema básico 85-MT2.

Seu propósito é proporcionar os elementos necessários à avaliaçãodas atividades práticas desenvolvidas pelos alunos, à medida que elesavançam pelos Pacotes de Atividades de Aprendizado autodirigidosdeste sistema e, também, proporcionar os materiais necessários àmontagem de um portfólio para que os alunos possam documentar o seuprogresso.

Esta introdução apresenta uma descrição do sistema de treinamento,das seções que compõem este manual e do uso do sistema de treinamento em seus cursos.

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE TREINAMENTO EMMÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS

O Sistema de Treinamento em Máquinas Elétricas Rotativas écomposto por um conjunto completo de hardware de laboratório dequalidade industrial, software de computador, vídeos, textos e atividadespráticas de laboratório, que proporcionarão aos alunos a aprendizagemdos fundamentos dos motores elétricos. Estes fundamentos incluem osconhecimentos sobre: indutância; velocidade de motor; relações detorque e potência; aspectos construtivos dos motores de CA e de CC,suas operações e aplicações. Eles ainda cobrem a geração de energiaelétrica de CA e de CC.

Este sistema de treinamento foi elaborado com base na metodologiade ensino auto-instrucional, que permite ao aluno avançar através dasunidades em seu próprio ritmo. Os conteúdos são apresentados numasérie de 13 Pacotes de Atividades de Aprendizado que inclui asinformações teóricas e as orientações necessárias à realização dasatividades práticas de laboratório.

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. v

Page 5: Apoio pedagógico

Os títulos dos pacotes de atividades de aprendizado incluídos nestesistema de treinamento são:

B862-XB-P PAA 1 Motores de CC SérieB862-XB-P PAA 2 Motores de CC Shunt e CompoundB862-XB-P PAA 3 Velocidade e Torque de MotorB862-XB-P PAA 4 Desempenho de MotoresB862-XB-P PAA 5 Motores de CA de Fase AuxiliarB862-XB-P PAA 6 Motores de CA Com Capacitor de PartidaB862-XB-P PAA 7 Motores de CA de Capacitor Permanente e de Dois CapacitoresB862-XB-P PAA 8 Motores de Indução TrifásicosB876-XB-P PAA 9 Geradores de CCB877-XB-P PAA 10 Motores de Rotor BobinadoB878-XB-P PAA 11 AlternadoresB878-XB-P PAA 12 Métodos de Sincronização de AlternadoresB878-XB-P PAA 13 Motores Síncronos

Este sistema de treinamento pode ser utilizado como um sistema deensino autônomo, com quaisquer grupos de alunos, para lhesproporcionar experiência prática com máquinas elétricas rotativas.

DESCRIÇÃO DO PROJETO DO PAACada pacote de atividades de aprendizado contém aproximadamente

de 40 a 80 páginas e seu estudo consome aproximadamente de 2 a 4horas.

Cada pacote é dividido em capítulos ao final dos quais os alunosdeverão parar e efetuar uma revisão do conteúdo estudado. Ao términode cada capítulo é apresentada uma série de questões de Revisão,dispostas de forma a permitir aos alunos conferirem os seus progressos.Uma pesquisa mostrou que a fixação de conteúdos por parte dos alunos é superior a 50% se eles pararem e revisarem o conteúdo estudado a cada1/2 hora.

Cada capítulo contém toda informação que o aluno precisará paracompletar o curso. A informação teórica é segmentada em seçõesintituladas "Objetivo". As atividades de laboratório, projetadas para odesenvolvimento das habilidades práticas dos alunos, como se poderiaesperar, são intituladas "Prática".

Como a metodologia escolhida para a elaboração deste material foi a auto-instrucional, foi necessária uma profunda pesquisa antes do projeto, para torná-lo motivador aos alunos. Este programa utiliza cincoimportantes conceitos.

• Apresentação na medida exata

• Aprender fazendo

• Práticas integradas

• Mudanças freqüentes de modo

• Consecução de objetivos imediatamente documentada

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. vi

INTRODUÇÃO

Page 6: Apoio pedagógico

Apresentação na medida exata significa que somente o conteúdoabsolutamente necessário é apresentado aos alunos na seção Objetivo. Os alunos entram em contato somente com o conhecimento teórico que elesvão utilizar imediatamente. Isto lhes permite estudar o que é realmenteimportante, reduz a quantidade de leitura, facilitando com isso, a fixação dos conteúdos estudados.

O conceito de medida exata é tido como um passo adiante nestematerial, pois ele propõe a aplicação imediata do conhecimento teóricoadquirido, em atividades que proporcionam o desenvolvimento dashabilidades práticas do aluno. Isto se chama aprender fazendo. Nossapesquisa mostrou que os alunos se sentem muito mais motivados aaprender se eles estiverem participando do processo de forma ativa.Ainda, esta é a última abordagem, em termos metodológicos, utilizadapara a aplicação imediata de material didático.

As atividades de cada PAA também foram planejadas para os alunoscontinuarem a usar as práticas aprendidas nos PAAs anteriores.

A reutilização das práticas aprendidas proporciona aos alunos umamelhor visão de conjunto. A constante re-execução destas práticas, ondedescartou-se a enfadonha tarefa de fazer sempre do mesmo modo,aumenta a retenção dos conhecimentos adquiridos e dos procedimentosexecutados pelos alunos. Esta técnica nos permite desenvolver ashabilidades dos alunos num período de tempo muito menor do quenormalmente se levaria.

Outra técnica utilizada neste material é a de fazer os alunos mudarem constantemente o seu modo de trabalho para evitar a desmotivação. Paraisso, procurou-se manter a seqüência dos conteúdos teóricos para leiturabastante enxuta e entremear os estudos teóricos e as atividades práticascom vídeos e software de computador, de forma a manter os alunosexecutando freqüentemente uma atividade diferente. A única exceção é a parte prática. Nossa pesquisa evidenciou que os alunos ficarão maistempo concentrados na tarefa se eles estiverem envolvidos em umprocesso ativo, como o possibilitado por este sistema de treinamento.

Uma outra característica chave do projeto deste programa é que eleproporciona aos alunos um sentimento de realização rápida. Parte disto éconseguido pela divisão do curso em PAAs e posteriormente emcapítulos, de forma que alunos "saltam um grande número de pequenasbarreiras" ao invés de saltar um pequeno número de grandes barreiras.

Uma outra parte importante é a colocação dos títulos dos objetivos edas práticas na apresentação do conteúdo, dessa forma os alunos sempresaberão o que eles estão realizando e poderão acompanhar seu progressoquase que página-a-página.

O fato dos alunos poderem mensurar o seu progresso e verificar oque eles estão realizando diariamente é algo altamente motivacional.

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. vii

INTRODUÇÃO

Page 7: Apoio pedagógico

INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE TREINAMENTOO Sistema de Treinamento em Máquinas Elétricas Rotativas pode ser

montado e inventariado por meio do Guia de Instalação incluído nosistema. Este manual apresenta uma listagem completa e fotografias doscomponentes inclusos. Ele também provê o leiaute e as instruções para aconferência de software e hardware.

SEÇÃO I. PORTFÓLIO DE MATERIAIS DO ALUNOA seção I deste pacote contém as folhas que os alunos utilizarão para

montar seu portfólio. Ela consiste em 2 conjuntos de folhas: Folhas deDados do PAA e Folhas de Registros das Atividades Práticas.

As Folhas de Dados do PAA contêm as tabelas e os quadriculadospara a plotagem dos gráficos do PAA, de forma que os alunos nãoprecisarão escrever no PAAs. Todos os outros dados serão registradosnos cadernos dos alunos. Isto lhe permitirá reutilizar os PAAs comoutros grupos de alunos.

As Folhas de Registros das Atividades Práticas também são parautilização dos alunos. Estas folhas apresentam as práticas executadas emcada PAA e provêem espaço para o professor assinar atestando que osalunos dominaram aquela prática. O método utilizado para avaliar odomínio das práticas será abordado mais adiante.

O professor deverá preparar uma cópia destes dois conjuntos defolhas e entregar ao aluno antes do início da aula. Esta cópia é autorizada pela Amatrol. Como alternativa, a Amatrol publica um kit de aluno comestas páginas pré-impressas.

Cada aluno deverá montar o seu portfólio a partir de um fichário ouencadernador no qual eles colocarão estas folhas. À medida que elesavançam nos PAAs, eles irão adicionando os novos materiais (naseqüência dos PAAs) aos seus portfólios. O material inclui desenhos,diagramas e cópias impressas de computador.

SEÇÃO II. RESPOSTAS E SOLUÇÕES DOSPROBLEMAS DO PAA

Esta seção do pacote também inclui 2 conjuntos de folhas: Soluçõesdas Folhas de Dados e Respostas das Questões da Revisão.

As Soluções das Folhas de Dados contêm as respostas ou os dadosde amostragem obtidos nas atividades práticas que o aluno estádesenvolvendo no seu PAA. Estes dados deverão ser disponibilizadosaos alunos à medida que eles realizam as atividades do PAA, assim elespoderão acompanhar o seu desempenho à medida que executam aatividade.

Você poderá fazer uma cópia desta folha e entregá-la como umfolheto de orientação ao aluno. Como o material é auto-instrucional, oaluno poderá checar imediatamente a sua performance durante aatividade.

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. viii

INTRODUÇÃO

Page 8: Apoio pedagógico

As folhas de Respostas das Questões da Revisão podem serutilizadas de dois modos. Um deles consiste na entrega antecipada dasfolhas aos alunos, uma vez que elas não fazem parte do processoavaliativo. O outro consiste em manter as folhas com o instrutor, que asutilizará para avaliar as Questões de Revisão a fim de certificar-se de osalunos estão realizando a tarefa na velocidade adequada e não estejam seapressando para acabar a tarefa rapidamente. Você pode, por exemplo,exigir que eles obtenham pelo menos 80% de acerto na Revisão antes deprosseguir para o próximo capítulo.

SEÇÃO III. AVALIAÇÃO COGNITIVAAlém da avaliação das habilidades práticas dos alunos, também são

disponibilizados exercícios destinados à fixação e à avaliação dosconhecimentos necessários à execução das tarefas práticas.

Os exercícios são apresentados nesta seção de cada PAA e contêmpelo menos uma questão relacionada a cada objetivo contido no PAA.

Estes exercícios podem ser utilizados em conjunto com a avaliaçãodas habilidades práticas para determinação do nível dos alunos. Se vocênão desejar usá-los para avaliar o nível dos alunos, você poderá usá-loscomo um indicador das dificuldades (por exemplo, verificar se adificuldade do aluno está na solução dos problemas de ordem prática ouse a dificuldade está relacionada à alguma informação teórica).

SEÇÃO IV. AVALIAÇÃO AUTÊNTICAA avaliação autêntica é utilizada para determinar se um aluno

realmente dominou uma prática. Nesse caso o aluno deverá efetuar umademonstração daquela prática, ao instrutor, de forma realística. Aavaliação autêntica é o único modo utilizado para indicar se o que osalunos registraram em suas folhas é realmente o que eles são capazes deexecutar.

Esta seção contém os materiais necessários para a realização daavaliação autêntica das práticas contidas neste sistema de treinamento.

Os dois conjuntos de materiais contidos nesta seção são: o Guia doProfessor para a Realização da Atividade Prática e o Teste de Conclusãoda Atividade Prática. O Guia do Professor para a Realização daAtividade Prática contém orientações detalhadas para permitir aoprofessor avaliar as habilidades dos alunos mediante as suasdemonstrações. As práticas avaliadas são as mesmas listadas na Seção Ideste pacote, relativas às Folhas de Registros das Atividades Práticas.

Você observará que algumas destas práticas são cobertas ao mesmotempo e nem sempre em ordem numérica. A razão disto é tornar aavaliação o mais eficiente possível.

A outra parte desta seção contém testes que são usados para avaliaralgumas práticas. Uma prática do tipo "calcule a área de um círculo"normalmente teria um teste disponível. Este teste seria dado ao alunoassim que ele tivesse completado o PAA e, por meio dele, o instrutorconstataria se o aluno dominou ou não á prática em questão.

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. ix

INTRODUÇÃO

Page 9: Apoio pedagógico

A maioria das outras práticas é de demonstração ao vivo. Istosignifica que você deverá levar o aluno ao treinador e solicitar que ele,de fato, demonstre a prática efetuada em sua presença. Um exemplopoderia ser o ajuste de pressão de uma válvula de alívio hidráulica.

A avaliação das práticas de cada PAA pode ser feita a qualquermomento após o aluno ter concluído a tarefa e sentir-se seguro de que aprática daquele PAA foi dominada.

As Folhas de Registros das Atividades Práticas informarão ao alunoo método que será utilizado para efetuar a sua avaliação prática, se porteste escrito, demonstração ao vivo ou outros meios. Elas permitem aosalunos estarem melhor preparados para a avaliação autêntica.

Devido ao fato de os materiais serem auto-instrucionais, você deveráplanejar o seu tempo e estar disponível para executar a avaliação com cadaaluno.

SEÇÃO V. SEGURANÇAEsta seção contém os materiais para garantir que o aluno tenha pleno

conhecimento de todas as regras de segurança a serem seguidas durante a execução dos conteúdos práticos deste sistema de treinamento.

O primeiro documento é o formulário denominado Termo de Segurança do Aluno. Este formulário deverá ser assinado pelo aluno, pelo pai do alunoou pelo responsável do aluno. Assinando este formulário, o pai/responsávelautoriza o aluno a trabalhar com qualquer máquina do sistema detreinamento. Este formulário contém todas as regras a serem observadasantes do aluno receber a permissão do instrutor para trabalhar com umadeterminada máquina. Assim que o formulário for preenchido, o instrutordeverá fazer uma cópia para juntar aos seus documentos e, em seguida,entregar uma cópia para o aluno ir compondo o seu portfólio. Cada alunodeverá receber uma cópia integral deste formulário.

Assim que o Termo de Segurança do Aluno for completado einstrutor autorizar o início dos trabalhos, o aluno poderá começar suasatividades com os PAAs. O formulário de Reconhecimento dasInstruções e do Termo de Segurança será apresentado nesta seção

do pacote e servirá como prova dessa autorização. O aluno deverádatar e assinar seu nome no formulário. O instrutor somente assinará odocumento quando estiver seguro de que o aluno entendeucompletamente todas as regras de segurança estabelecidas para o Sistema de Treinamento em Máquinas Elétricas Rotativas 85-MT2-XB.

No final do formulário está o reconhecimento de que o aluno entendeque não pode operar nenhuma máquina sem que o seu instrutor tenhaassinado a autorização para trabalhar com aquela máquina. Há espaços embranco disponíveis para as assinaturas de outros instrutores. Qualquerinstrutor com autoridade para dar permissão ao aluno para operar umadeterminada máquina poderá assinar o formulário. Assim que o formuláriofor preenchido, o instrutor deverá fazer uma cópia para juntar aos seusdocumentos e, em seguida, entregar uma cópia para o aluno compor o seuportfólio.

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. x

INTRODUÇÃO

Page 10: Apoio pedagógico

GUIA DO PROFESSORPARA A REALIZAÇÃO DA

ATIVIDADE PRÁTICA

B862-XB-P PAA 1: Motores de CC SérieB862-XB-P PAA 2: Motores de CC Shunt e CompoundB862-XB-P PAA 3: Velocidade e Torque de MotorB862-XB-P PAA 4: Desempenho de MotoresB862-XB-P PAA 5: Motores de CA de Fase AuxiliarB862-XB-P PAA 6: Motores de CA Com Capacitor de PartidaB862-XB-P PAA 7: Motores de CA de Capacitor Permanente e de Dois CapacitoresB862-XB-P PAA 8: Motores de Indução TrifásicosB876-XB-P PAA 9: Geradores de CCB877-XB-P PAA 10: Motores de Rotor BobinadoB878-XB-P PAA 11: AlternadoresB878-XB-P PAA 12: Métodos de Sincronização de AlternadoresB878-XB-P PAA 13: Motores Síncronos

7

Page 11: Apoio pedagógico

PAA 1: MOTORES DE CC SÉRIE

PRÁTICA 1: Entregue o Circuito de Teste REM-1-1 ao aluno. O aluno deverá efetuar umachecagem de segurança e em seguida deverá conectar o motor na configuração desérie, de acordo com o diagrama esquemático do circuito de teste. Assim que o alunotiver acabado de conectar o motor na configuração de série corretamente, pergunte aoaluno se há alguma precaução especial de segurança a ser considerada para este motor. Certifique-se de que o gabarito do motor/gerador de CC está colocado sobre os bornesde conexão.

Resposta: Sim. O freio de Prony deverá ser utilizado como carga para o motor a fim de se evitar a condição de runaway.

Neste ponto o aluno deverá instalar o tambor de frenagem no eixo do motor. Emseguida, ele deverá montar o freio de Prony na estação de trabalho e acoplá-lo aotambor de frenagem.

Quando o aluno estiver pronto para operar o motor, libere o pushbutton de parada deemergência. Verifique se o aluno encheu o tambor de frenagem com água antes decomeçar a operar o motor.

Agora o aluno pode operar o motor. Certifique-se de que ele aplicou uma cargasuficiente no freio de Prony (pelo menos 4 onças). A aluno deverá operar o motor com chave de controle de tensão ajustada para diferentes valores.

Assim que você estiver certo de que o aluno entendeu o procedimento de comoconectar e operar um motor de CC série, peça-lhe para desligar o sistema detreinamento. Este procedimento deve incluir: posicionar a chave de controle de tensãode volta a 0%, pressionar o pushbutton de parada de emergência e desligar a chave dealimentação.

O aluno deverá deixar o motor conectado nesta configuração e prosseguir com aprática 2.

GUIA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA para o sistema de MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS B862-XB-P

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. 7-1

7

Page 12: Apoio pedagógico

PRÁTICA 2: Peça para o aluno operar o motor novamente e dizer qual é a direção de rotação doeixo do motor. A direção poderá ser determinada com o aluno posicionado em frente à lateral oposta à do eixo do motor.

Resposta: A direção de rotação deverá ser no sentido anti-horário.

Peça agora ao aluno para reconectar o motor a fim de inverter a direção de rotação. Ele deverá lhe dizer qual método (inversão das conexões da bobina de campo/inversão das conexões da armadura e do interpolo) ele utilizará para realizar esta prática. Inspecione as conexões efetuadas para se certificar de que elas estão de acordo com o métodoescolhido.

Peça para o aluno operar o motor e dizer qual é a direção da rotação.

Resposta: sentido horário.

Se o motor não estiver girando no sentido horário, as conexões não foram efetuadas de maneira corretas.

Se o aluno escolheu inverter as conexões da armadura, mas esqueceu de inverter asconexões do interpolo, deverá ocorrer um faiscamento perigoso entre as escovas ecomutador. Você deverá perceber um som de fritura e um cheiro de ozônioqueimando.

Peça ao aluno para desligar o treinador, desconectar todos os cabinhos e remover omotor e o freio de Prony.

GUIA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA para o sistema de MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS B862-XB-P

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. 7-2

PAA 1: MOTORES DE CC SÉRIE7

Page 13: Apoio pedagógico

PAA 2: MOTORES DE CC SHUNT E COMPOUND

PRÁTICA 1/3: Entregue o Circuito de Teste REM-2-1 ao aluno. O aluno deverá efetuar umachecagem de segurança e em seguida conectar o motor na configuração deauto-excitado, de acordo com o diagrama esquemático do circuito de teste. Assim queo aluno tiver conectado o motor corretamente, pergunte-lhe se nesta configuração omotor precisa ter uma carga acoplada. Certifique-se de que o gabarito domotor/gerador de CC está colocado sobre os bornes de conexão.

Resposta: Não. O motor shunt nesta configuração não disparará. Logo, nenhuma carga é necessária.

Quando o aluno estiver pronto para operar o motor, libere o pushbutton de parada deemergência. O aluno deverá variar a velocidade por meio do botão de controle detensão.

Assim que você estiver seguro de que o aluno entendeu o procedimento de comoconectar e operar um motor auto-excitado, peça-lhe para desligar o sistema. Esteprocedimento deve incluir: posicionar o botão de controle de tensão de volta a 0%,pressionar o pushbutton de parada de emergência e desligar a chave de alimentação.

O aluno deverá deixar o motor conectado nesta configuração e prosseguir com aprática 3.

Peça para o aluno operar o motor novamente e dizer qual é a direção de rotação doeixo do motor. A direção poderá ser determinada com o aluno posicionado em frente à lateral oposta à do eixo do motor.

Resposta: A direção de rotação deverá ser no sentido anti-horário.

Peça agora ao aluno para reconectar o motor a fim de inverter a direção de rotação. Ele deverá lhe dizer qual método (inversão das conexões da bobina de campo/inversão das conexões da armadura e do interpolo) ele utilizará para realizar esta prática. Inspecione as conexões efetuadas para se certificar de que elas estão de acordo com o métodoescolhido.

Peça para o aluno operar o motor e dizer qual é a direção da rotação.

Resposta: sentido horário.

Se o motor estiver girando no sentido anti-horário, as conexões não foram efetuadas de maneira corretas.

Se o aluno escolheu inverter as conexões da armadura, mas esqueceu de inverter asconexões do interpolo, deverá ocorrer um faiscamento perigoso entre as escovas ecomutador. Você deverá perceber um som de fritura e um cheiro de ozônioqueimando.

Peça ao aluno para desligar o treinador, desconectar todos os cabinhos e remover omotor e o freio de Prony.

Quando você estiver seguro de que o aluno entendeu o procedimento de como inverter a direção de rotação de um motor de CC shunt, peça-lhe para desligar o sistema detreinamento e desconectar os cabinhos da estação de trabalho.

GUIA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA para o sistema de MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS B862-XB-P

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. 7-3

7

Page 14: Apoio pedagógico

PRÁTICA 2: Entregue o Circuito de Teste REM-2-2 ao aluno. O aluno deverá conectar o motor naconfiguração com excitação independente. O campo do shunt deverá ser conectado àfonte de alimentação de CC fixa, que é uma fonte de tensão constante e correntevariável.

Quando o aluno estiver pronto libere o pushbutton de parada de emergência e deixe-ooperar o motor. O aluno deverá variar a velocidade por meio do botão de controle detensão e do botão de ajuste de campo.

Pergunte ao aluno por que a velocidade do motor diminui quando a corrente de campoé aumentada.

Resposta: O campo do shunt se opõe ao campo magnético da armadura fazendo aarmadura reduzir a velocidade. Conforme a corrente do campo aumenta, a armadurareduz a velocidade porque o campo do shunt é intensificado.

Assim que você estiver seguro de que o aluno entendeu o procedimento de comoconectar e operar um motor shunt com excitação independente, peça-lhe para desligaro sistema. Este procedimento inclui: posicionar os botões de controle de tensão e deajuste de campo de volta a 0%, pressionar o pushbutton de parada de emergência edesligar a chave de alimentação.

Peça ao aluno para desconectar os cabinhos.

PRÁTICA 4: Entregue o Circuito de Teste REM-2-3 ao aluno.Antes de o aluno conectar o motor naconfiguração de compound adicional, ele deve efetuar um teste para determinar apolaridade dos enrolamentos de campo e certificar-se de que o motor está realmenteconectado no modo adicional.

O teste deverá ser realizado da seguinte maneira:

1. O aluno deverá conectar o motor na configuração shunt auto-excitado e deveráoperá-lo o suficiente para observar a direção de rotação. A direção deverá ser nosentido anti-horário.

2. O aluno deverá, em seguida, conectar o motor na configuração série e operá-lo osuficiente para observar a direção de rotação. A direção de rotação deverá ser igual à da configuração shunt, sentido anti-horário.

3. O aluno deverá agora conectar o motor na configuração compound adicional,certificando-se de que ambos os enrolamentos de campo estão conectados napolaridade em que eles estavam conectados nos passos anteriores. Isto asseguraráque os campos estão se adicionando (adicional).

Agora o aluno pode operar o motor no modo de compound adicional. A direção derotação deverá ser no sentido anti-horário. O aluno deverá variar a velocidade pormeio do botão de controle de tensão.

Assim que você estiver seguro de que o aluno entendeu o procedimento de comoconectar e operar um motor compound adicional, peça-lhe para desligar o sistema.Este procedimento inclui: posicionar os botões de controle de tensão e de ajuste decampo de volta a 0%, pressionar o pushbutton de parada de emergência e desligar achave de alimentação.

Oriente o aluno para deixar o motor conectado nesta configuração e prosseguir comprática 5.

GUIA DO PROFESSOR PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRÁTICA para o sistema de MÁQUINAS ELÉTRICAS ROTATIVAS B862-XB-P

B872-XB-P MATERIAL DO INSTRUTORDireitos Autorais © 2008 Amatrol, Inc. 7-4

PAA 2: MOTORES DE CC SHUNT E COMPOUND7