Apost Unid1

32
COLEÇÃO SALA DE ESTUDO 1ºANO Unidade I CONCEITOS BÁSICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS R$ 3,00 ESCOLA ALUNO(A) TURNO TURMA PROF. SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS E O MÉTODO CIENTÍFICO ......................................................................................................................... P. 1 2. A MATÉRIA E A ENERGIA, CORPOS E OBJETOS..............................................................................................................................P. 3 3. PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA ............................................................................................................................................P . 4 4. OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ................................................................................................................................................ P. 6 5. AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA (FENÔMENOS) ............................................................................................................... P. 8 6. PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA ................................................................................................................................P. 9 7. SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS ...................................................................................................................................................P . 12 TESTANDO SEU APRENDIZADO: TESTES DE VESTIBULARES E ENEM......................................................................................P. 15 8. CLASSIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE MISTURAS ........................................................................................................................P. 18 TESTANDO SEU APRENDIZADO: TESTES DE VESTIBULARES E ENEM......................................................................................P. 24 29 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 96 TESTES DE EXERCÍCIOS

description

Química - unidade 1

Transcript of Apost Unid1

Page 1: Apost Unid1

COLEÇÃOSALA DE ESTUDO

1ºANO

Unidade I

CONCEITOS BÁSICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

R$ 3,00

ESCOLAALUNO(A)

TURNO TURMA PROF.

SUMÁRIO

1. CONCEITOS BÁSICOS E O MÉTODO CIENTÍFICO ......................................................................................................................... P. 12. A MATÉRIA E A ENERGIA, CORPOS E OBJETOS..............................................................................................................................P. 33. PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA ............................................................................................................................................P. 44. OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ................................................................................................................................................ P. 65. AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA (FENÔMENOS) ............................................................................................................... P. 86. PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA ................................................................................................................................P. 97. SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS ...................................................................................................................................................P. 12TESTANDO SEU APRENDIZADO: TESTES DE VESTIBULARES E ENEM......................................................................................P. 158. CLASSIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE MISTURAS ........................................................................................................................P. 18TESTANDO SEU APRENDIZADO: TESTES DE VESTIBULARES E ENEM......................................................................................P. 24

29 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 96 TESTES DE EXERCÍCIOS

Page 2: Apost Unid1

MATERIAL PARA CONSULTA

GABARITOT01 T18 T35 T52 T69 T86T02 T19 T36 T53 T70 T87T03 T20 T37 T54 T71 T88T04 T21 T38 T55 T72 T89T05 T22 T39 T56 T73 T90T06 T23 T40 T57 T74 T91T07 T24 T41 T58 T75 T92T08 T25 T42 T59 T76 T93T09 T26 T43 T60 T77 T94T10 T27 T44 T61 T78 T95T11 T28 T45 T62 T79 T96T12 T29 T46 T63 T80T13 T30 T47 T64 T81T14 T31 T48 T65 T82T15 T32 T49 T66 T83T16 T33 T50 T67 T84T17 T34 T51 T68 T85

Page 3: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

CONCEITOS BÁSICOS E O MÉTODO CIENTÍFICO

1

A Química é a Ciência que estuda tudo que está ao nosso redor, incluindo nós mesmos, por intermédio da comprensão dos materiais (do que e como são constituídos) e das transformações que eles podem sofrer.

Conhecimentos básicos dessa ciência nos permitem entender por que a mistura de diferentes produtos de limpeza doméstica pode produzir gases tóxicos, por que muitos alimentos devem ser guardados na geladeira e porque arrotamos após ingerirmos rapidamente um refrigerante. Enfim, a compreensão desse universo nos permitirá entender melhor a vida.

A Química está presente em toda matéria que usamos em nosso mundo, porém, uma das críticas mais constantes, na atualidade, é de que a Química é perigosa, responsável por toda a poluição existente no mundo. Isso não é verdade. Seus produtos são projetados para serem úteis à humanidade. O problema reside no mau uso desses produtos. Assim, por exemplo, o petróleo é útil na produção da gasolina, do diesel etc., mas torna-se nocivo quando derramado nos mares, devido aos acidentes marítimos.

O problema não está no uso, mas no abuso da utilização dos produtos químicos. É o que acontece, por exemplo, com o uso excessivo de carros para satisfazer o conforto da vida moderna, mas que acarreta a poluição do ar das grandes cidades. Enfim, a culpa não é da Química, mas da ignorância, da incompetência ou da ganância das pessoas que a usam.

Ciência é toda atividade realizada pela aplicação do chamado método científico, que consiste em observar fenômenos, tanto os que ocorrem na natureza como os provocados experimentalmente, relacionar e interpretar as observações e, por fim, elaborar generalizações chamadas teorias ou modelos.

Veja no esquema da página anterior que o método científico inclui uma série de acontecimentos numa determina sequência.I. Fase de Observação, aquela em que surgem os fatos ou dados.II. Fase de reflexão ou do raciocínio, aquela em que se procura descobrir

o porquê do fato observado e para o qual formula uma hipótese.III. Fase de experimentação, aquela em que são realizados experimentos, na busca da confirmação do fato observado e

na verificação da consistência da hipótese.IV. Fase de generalização, aquela em que verifica-se se o fato observado pode ser generalizado, permitindo a enunciação

de leis relativas a ele.V. Fase de teorização, aquela em que o cientista elabora uma teoria ou modelo que explique não só o fato observado, como

também outros relacionados a ele. Esta teoria ou modelo - será válido até que surja um novo fato que a contrarie.

1

1.1 - O MÉTODO CIENTÍFICO E OS TIPOS DE RACIOCÍNIO

Page 4: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

Quando chegamos a uma generalização, com base em resultados experimentais obtidos em casos partículares, estamos empregando o raciocínio indutivo ou método indutivo. Por outro lado, quando chegamos a uma conclusão relativa aum caso particular, com base em uma generalização, estamos empregando o raciocínio dedutivo ou método dedutivo.

Por exemplo, com base em experimentos, um pesquisador verificou que o ferro, o cobre, a prata e o níquel conduzema corrente elétrica, enquanto o enxofre, o fósforo e o iodo não conduzem. O pesquisador aplicando o raciocínio indutivo, generalizou: “ Os metais conduzem a corrente elétrica e os ametais não conduzem”.

Exemplo de raciocínio Dedutivo: Conhecida a generalização anterior, vamos supor que um pesquisador descobriu um novo elemento químico X e uma das propriedades desse novo elemento é a de conduzir a corrente elétrica. Aplicando o raciocínio ou método dedutivo, o pequisador concluiu que o elemento X era um metal.

Um outro exemplo de um método dedutivo:- Todos os homens são mortais. - Sócrates é um homem. - Portanto, Sócrates é mortal.

EP01. O homem antigo via o Sol nascer sempre na mesma região do horizonte. Durante o dia, o astro subia no céu, depois descia e se punha sempre numa mesma região diametralmente oposta à que nasceu. Então vinha a noite, período de escuridão que durava praticamente o mesmo tempo que o dia, até que o Sol voltasse a aparecer no lugar costumeiro. Tendo em vista essa observação, o homem concluiu que o Sol girava em torno da Terra. Essa conclusão prevaleceu até Copérnico (1473-1543), que propôs que a alternância dos dias e das noites decorre do movimento da Terra em torno de si mesma (rotação) e a alternância das estações, do movimento da Terra em torno do Sol (translação).Com relação a conclusão a que o homem antigo podemos afirmar que:

(A) era lógica e verdadeira(B) era lógica mas não era verdadeira(C) não era lógica nem verdadeira(D) não era lógica mas era verdadeira

EP02. (AEU-DF) Analisando os resultados de vários experimentos, um aluno chegou à seguinte conclusão: “quando se coloca uma vela acesa em um recipiente fechado, ela se apaga”. Essa conclusão é:

(A) uma teoria (C) uma hipótese (E) uma generalização (B) uma experimentação (D) um modelo

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP03. (Mackenzie-SP) Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que são saudáveis por serem naturais, isentos de “química”.

Um aluno atento percebe que essa afirmação é:(A) enganosa, pois confunde o leitor, levando-o a crer que “química” significa não-saudável, artificial. (B) verdadeira, pois a Química só estuda materiais artificiais. (C) verdadeira, pois o produto é dito natural porque não é formado por substâncias químicas. (D) falsa, pois as substâncias químicas são sempre benéficas (E) verdadeira, somente se o produto oferecido não contiver água.

2

Page 5: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

A MATÉRIA E A ENERGIA, CORPOS E OBJETOS

Podemos dizer que o Universo compreende tudo que existe e conhecemos em nosso mundo, mas apesar da grandiosidade é formado apenas de:

Um dos princípios básicos de nosso Universo diz que: “No universo nada se cria ou se destrói, tudo se transforma”

Praticamente tudo o que podemos ver e sentir a nossa volta é classificado como matéria e a ausência total de matéria é denominada de vácuo.

A matéria é tudo aquilo que apresenta massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, apresenta volume.

A energia não pode ser vista nem tocada, mas sua presença pode ser sentida a todo momento como um elo fundamental que envolve e relaciona tudo que existe no Universo. Modernamente, energia é definida como:

Energia é a grandeza que mede a capacidade de um sistema realizar “trabalho”.

Durante muito tempo se utilizava uma definição mais intuitiva, podemos entender de maneira simples que a energia é tudo aquilo que pode transformar a matéria. causar ou anular movimentos e sensações.

A energia pode ser manisfetar sob várias formas, no esquema ao lado, estão algumas da principais formas de energia.

2

LEITURA OU VÍDEOS INDICADOS- LEITURA: A TEORIA DO BIG BANG.

- YOUTUBE : A TEORIA DO BIG BANG

Uma porção limitada de um material qualquer, como um pedaço de madeira, uma placa de vidro ou um bloco de aço, é denominada de corpo. Quando um corpo possui um formato específico ou foi produzido pelo homem para ser útil para um determinado fim, como uma mesa de madeira, um copo de vidro ou uma engrenagem de aço, passa a ser denominado de objeto.

2.1 - CORPOS E OBJETOS.

3

Page 6: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

É importante observar que todo objeto é um corpo mas nem todo corpo é um objeto

Fabricado pelo homem para uma determinada utilidade

PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA3

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP04. Como já vimos que nosso universo é formado de matéria e energia. Marque a alternativa que contém exemplo de matéria:

(A) raio-X(B) Luz solar(C) Um relâmpago(D) trovão(E) gasolina

EP05. Marque a alternativa que apresenta um exemplo de um objeto.

(A) uma pedra (B) seda(C) um pedaço de granito (D) um lápis(E) um grão de feijão

EP06. Indique qual das alternativas a seguir traz um exemplo de matéria, corpo e objeto, nessa ordem.

(A) água, escultura de gelo, chuva(B) madeira, mesa de madeira, tábua(C) lycra, blusa de lycra, fio de lycra(D) mármore, placa de mármore, pia de mármore(E) vento, ar comprimido, ar atmosférico

EP07. Marque a alternativa incorreta com relação a energia:

(A) Não pode ser criada e nem destruída(B) é capaz de realizar “trabalho”(C) pode ser transformada de um tipo para outro.(D) o álcool combustivel é um exemplo de energia(E) é capaz de transformar a matéria

4

As propriedades gerais são aquelas comuns a toda espécie de matéria, ou seja, todos os tipos de materia apresentam estas propriedades.

As propriedades gerais não podem ser utilizadas para identificação de materiais

- A Inércia diz que todo corpo (matéria) tende a se manter no estado de equilíbrio, seja ele, em repouso ou movimento, até que sobre ele atue uma força modificando o seu estado de equilíbrio

Page 7: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

- A Massa de um corpo é a medida da quantidade de matéria ou a medida da sua inércia, uma vez que quanto maior a sua massa maior será a inércia do corpo.

Unidade de Massa:- Quilograma (Kg) , grama (g) , miligrama (mg) - transformação: 1 kg ----------- 1000g

Quanto maior a inércia de um corpo maior será sua massa e vice-versa, assim, massa e inércia são diretamente proporcionais.

A extensão é a medida do espaço ocupado pelo corpo, ou seja, a medida do seu volume. Unidades: litro (L), mililitro (mL), centimetro cúbico (cm3) e metro cúbico (m3)

- transformação: 1 L = 1000 ml ou cm3

- transformação: 1 m³ = 1000 Litros

O volume de alguns sólidos é o produto de suas dimensões

(Comprimento, largura e altura)

- A impenetrabilidade garante que duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Veja na imagem ao lado que a água não pode entrar no copo, enquanto o ar estiver lá dentro.

- A Expansibilidade é a capacidade que a matéria tem de se expandir ou seja, aumentar de volume.

- A Compressibilidade é a capacidade de diminuir de volume sob a ação de forças externas.

- A Elasticidade é a capacidade de um material que foi esticado ou comprimido retornar ao seu estado inicial quando a força que causou a deformação parar de atuar no material.

- A Porosidade afirma que a matéria é porosa, ou seja, apresenta espaços vazios denominados de poros.

- A Divisibilidade diz que a matéria pode ser dividida inúmeras vezes, em pedaços cada vez menores, sem alterar as suas características, ou seja, sem que haja uma transformação química.

- A indestrutibilidade garante que qualquer tipo de matéria não pode ser destruída, apenas transformada de um material para outro.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

5

EP08. Um aluno comprou 1 litro e meio de açaí, qual o volume de açaí comprado em mililitro (mL)?

(A) 15 mL (D) 15 000 mL(B) 1,5 mL (E) 1500 mL(C) 150 mL

Resolução

Page 8: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

EP09. Um aluno foi ao açougue e comprou 2,3 Kg de agulha sem osso. Podemos afirmar a quantidade de carne em gramas comprada pelo aluno foi:

(A) 230g (C) 2 300g (E) 23g(B) 23 000g (D) 0,230g

Resolução

EP10. A matéria possui algumas propriedades comuns a qualquer tipo de matéria, como por exemplo: a capacidade de diminuir de volume sob ação de forças externas e a capacidade de voltar ao estado inicial quando as forças externas deixam de atuar na matéria. Essas propriedades podem ser chamadas, respectivamente, de:

(A) expansibilidade e elasticidade (D) expansibilidade e compressibilidade(B) massa e volume (E) dilatação e compressibilidade(C) compressibilidade e elasticidade

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA4

- Apresenta forma constante (definida) - Apresenta volume constante (definido).

- Força de atração bem maior que a força de repulsão- Particulas totalmente coesas, sem liberdade de movimento

- Forma variável (indefinida), possui a forma do recipiente- Volume constante (definido)

- Força de atração um pouco maior ou igual a força de repulsão.- Partículas coesas mas com liberdade de movimentação

- Forma variável (indefinida), possui a forma do recipiente- Volume variável (indefinido), possui o volume do recipiente

- Força de atração menor que a força de repulsão.- Partículas totalmente afastadas e em movimento caótico

6

Page 9: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

4.1 - MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO.

Sublimação

A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, dependendo dos fatores pressão e temperatura. Assim, de modo geral, o aumento de temperatura e a redução de pressão favorecem o estado gasoso, e pode-se dizer que o inverso favorece ao estado sólido. As transformações de estado físico da matéria apresentam denominações características, como se pode ver abaixo:

Condensação

A vaporização pode ocorrer de três modos distintos:- CALEFAÇÃO: muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida.- EVAPORAÇÃO: envolve apenas a superfície do líquido e ocorre lentamente. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.

- EBULIÇÃO: ocorre por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido, que aumenta de temperatura até atingir o seu ponto de ebulição ( temperatura na qual o líquido entra em ebulição). Exemplo- o aquecimento da água em uma panela ao fogão.Obs. Ponto de ebulição da água pura a pressão de 1 atm = 100°C

Pontode

Fusão

Pontode

Ebulição

4.2 - PREVISÃO DO ESTADO FÍSICO DAS SUBSTÂNCIAS. Conhecendo-se as temperaturas de fusão e ebulição de uma determinada substância, podemos prever seu estado físico em qualquer temperatura. Pois se a temperatura estiver abaixo do ponto de fusão, o estado é sólido; acima da temperatura de ebulição, seu estado é gasoso; entre o ponto de fusão e ebulição seu estado é líquido.

7

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP11. Sistemas na fase gasosa, em relação a sistemas na fase sólida, são:

(A) mais estáveis (B) menos estáveis(C) mais organizados (D) mais frios(E) menos energéticos

EP12. Sistemas na fase sólida, em relação a sistemas na fase líquida, são:

(A) mais volumosos (B) menos organizados(C) mais energéticos (D) menos energéticos(E) menos estáveis

Page 10: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

EP13. (Fuvest-SP) Considere a tabela a seguir:

Qual o estado físico dessas substâncias à temperatura ambiente? Observação: Considere 20 °C como a temperatura ambiente.

Resolução

EP14. Julgue as afirmações a seguir referentes à mudança de fase da matéria e indique as que estão incorretas:I. A fase gasosa é aquela na qual a matéria possui volume próprio e forma variável.II. É possível mudar a fase de agregação de uma placa de ferro de sólida para líquida.III. A fase sólida é aquela na qual a matéria possui volume próprio e forma própria.IV. Não é possível mudar a fase de agregação do ar atmosférico de gasosa para sólida.V. A fase líquida é aquela na qual a matéria possui volume variável e forma própria(A) I, III e IV (D) I, IV E V(B) todas (E) II e III(C) III, IV e V

EP15. Toda matéria é constituída de pequenas partes (partículas). Cada fase de agregação da matéria é caracterizada por determinado grau de organização dessas partículas, relacionado principalmente à energia cinética que elas possuem. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

(A) A fase sólida é aquela em que as partículas da matéria possuem grau de organização alto e energia cinética baixa.(B) A energia cinética das partículas da matéria aumenta conforme passamos da fase sólida para a líquida e, em seguida,

para a fase gasosa(C) A passagem da fase gasosa para a fase líquida é um processo exotérmico(D) A temperatura é uma medida da energia cinética das partículas da matéria(E) A fase gasosa é aquela em que as partículas da matéria possuem grau de organização baixo e energia cinética baixa

8

AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA (FENÔMENOS)5

Transformação material é toda e qualquer alteração sofrida pela matéria

- As transformações Físicas são passageiras ou reversíveis, isto é, podem ser desfeitas. Elas ocorrem sem formação de novas substâncias. Transformações desse tipo recaem em geral, no que chamamos de transformações físicas (ou fenômenos físicos).

- As transformações Químicas são mais profundas e frequentemente irreversíveis, isto é, torna-se difícil (e, às vezes, impossível) retornar à situação inicial. Elas ocorrem com formação de novas substâncias. São denominadas de fenômenos Químicos ou reações químicas.

A ebulição da água é uma transformação física

A Combustão (queima) da madeira é uma transformação química

Page 11: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

9

As transformações, sejam elas, física ou química, podem liberar ou absorver energia (calor).

- Endotérmica - Transformações que absorvem energia, pois o estado final apresenta mais energia.

ExotérmicaEndotérmica

Exemplos.-Ebulição-Evaporação-Fusão-Fotossíntese

Exemplos.-Condensação-Liquefação-Solidificação-Combustão (queima)

- Exotérmica - Transformações que liberam energia pois o estado final apresenta menos energia.

EP16. (UFSC) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise as proposições abaixo e indique (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno químico.

)( A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis.

)( A precipitação de chuvas. )( A queima de gás de cozinha. )( A formação de gelo dentro de um refrigerador. )( A formação de ferrugem sobre uma peça de ferro

deixada ao relento. )( A respiração animal

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP17. (MM) Marque a transformação endotérmica:(A) A queima da gasolina (B) A combustão do álcool(C) A evaporação da água (D) A formação da chuva(E) A formação do gelo

EP18. (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) químicas(s), é (são):

01. digestão de alimentos.02. enferrujamento de uma calha.04. explosão da dinamite.08. fusão de gelo.16. queda da neve32. combustão do álcool de um automóvel.64. sublimação da naftalia

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

Resolução

PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA6

As propriedades específicas são carcaterística próprias de cada material, e assim sendo, são fundamentais para a identificação das substâncias. São divididas em 4 grupos.

- Organolépticas:São propriedades que impressionam pelo menos um dos 5 sentidos humanos: visão, olfato, paladar, tato, audição.Exemplos: Cor, sabor, odor, estado físico

Page 12: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

10

- Funcionais: São propriedades da matéria que se encontram entre as propriedades organolépticas e as químicas; e são aquelas apresentadas por determinados grupos de materiais, identificados por desempenharem alguma função em comum. Dentre as várias propriedades funcionais podemos destacar a acidez (ácidos), a basicidade ou alcalinidade (bases) e a salinidade (sais).

- Químicas: São propriedades que determinam o tipo de fenômeno químico (transformação) que cada material específico é capaz de sofre. Veja os exemplos:Exemplos. - O Leite pode “azedar” pela ação de microorganismos e se transformar em iogurte.- Uma peça de ferro pode “enferrujar” pela ação da umidade e do gás oxigênio do ar

As Propriedades Específicas Físicas, também denominadas de critérios de pureza, são propriedades relacionadas com valores e constantes físicas, inerentes a cada tipo de material.

As propriedades físicas são de fundamental importância para a identificação das substâncias, determinação de sua pureza e sua utilização.

A Condutividade elétrica (σ) é usada para especificar o caráter elétrico de um material e indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica

6.1 - AS PROPRIEDADES FÍSICAS.

O Calor Específico é uma grandeza física que define a variação térmica (temperatura) de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.

Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissover em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada.

Dureza: Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes. Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material “riscar” o outro.Exemplo:- O quadro risca o giz - O diamante risca o vidro

6.1.1 - PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃOPonto de Fusão: Temperatura em que uma substância passa do sólido para o líquido (fusão) ou do líquido para o sólido (solidificação).

Ponto de Ebulição: Temperatura em que uma substância passa do líquido para o gasoso (ebulição) ou do gasoso para o líquido (liquefação).

C: líquido aquecendoD: ebulição

A: sólido aquecendoB: fusão

E: gás aquecendo

Qualquer substância pura apresenta ponto de fusão e ebulição constantes.

Page 13: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

11

6.1.2 - DENSIDADEDensidade é a relação entre a massa (m) de um corpo e o volume (v) ocupado por ele. Principais unidades de medida: g/ml ou g/cm3.

A densidade de líquidos pode ser medida através de aparelhos chamados de densimetros, como

mostrado na figura ao lado.

Quanto maior a densidade do corpo maior será sua massa por unidade de volume. Quando um corpo é mais denso que o líquido, ele se deposita no fundo do líquido. Já quando sua densidade é menor, tende a ficar em cima do líquido

Observe que o cubo branco afunda na água, pois apresenta densidade maior que a densidade do líquido, Já o cubo de gelo, flutua na água, pois sua densidade e menor que a densidade do líquido.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP19. Um corpo maciço tem volume de 500 ml e apresenta massa igual a 800g. Determine a sua densidade e responda se o objeto deve flutuar ou afundar quando colocado na água?

Resolução

EP20. (Unicamp-SP) Três frascos de vidro transparentes, fechados, de formas e dimensões iguais, contêm cada um a mesma massa de líquidos diferentes. Um contém água, o outro clorofórmio e o terceiro etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, os quais não tem nenhuma identificação. Sem abrir os frascos, como você faria para identificar as substâncias?A densidade (d) de cada um dos líquidos, à temperatura ambiente, é d(água) = 1,0 g/cm3; d(clorofórmio) = 1,4 g/cm3 e d(etanol) = 0,8 g/cm3

Resolução

EP21. Um líquido, com volume de 10,7 mL, tem massa igual a 9,42 g. O líquido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades são, respectivamente (em g/ cm³), 0.702, 0.789 e 0.879. Qual é o líquido em questão? Justifique sua resposta através de cálculos.

Resolução

Page 14: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

SUBSTÂNCIA PURA E MISTURAS7

Substância pura ou simplemente substância é todo material que se caracteriza por apresentar temperatura de fusão, temperatura de ebulição e outras propriedades constantes. Por isso, essas propriedades são usadas, na prática, para se verificar se um dado material é uma substância pura ou não e são chamadas de critérios de pureza.

Composição constante

Graficamente, temos: Assim para sabermos se uma amostra de água é pura, podemos determinar ou a sua densidade, ou a sua températura de fusão, ou a sua temperatura de ebulição; se os valores encontrados experimentalmente forem iguais aos fornecidos pelas tabelas científicas, concluímos que a amostra é da substância água. Caso contrário, ela não é de água pura.

águaPF : 0°CPE : 100°Cd = 1 g/mL

Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura.

Mistura de 2 componentes

Mistura de 2 componentes

Graficamente, temos.- Perceba que: ponto de fusão(variável) e Ponto de ebulição (variável)

CUIDADO! Existem dois tipos especiais de misturas que apresentam comportamento de substância pura (temperatura constante), durante a fusão ou a ebulição, apresentando assim apenas um patamar gráfico. São chamadas de mistura eutética (ponto de fusão constante) e mistura azeotrópica (ponto de ebulição constante). Veja os gráficos na pagina seguinte.

12

Page 15: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

Mistura eutética metálicas usadas em soldas (63% de Sn e 37% Pb), fusíveis e equipamentos de segurança.

Mistura azeotrópica:álcool e água, contendo 96% de álcool e 4% de água, ou seja, álcool 96°GL encontrado no comércio.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP22. (UnB-DF) Analise o gráfico, correspondente à curva de aquecimento de um material, no qual estão representadas diferentes fases (s= sólido, L = líquido e V = vapor), julque os itens seguinte.

)( T2 corresponde ao ponto de ebulição do material )( Se, no estado líquido, esse material fosse resfriado, solidificar-se-ia à

temperatura T1

)( Segundo o gráfico, o material é constituído por uma mistura de três substâncias.

EP23. (Unicamp-SP) As curvas de fusão das substâncias A e B estão representadas no gráfico.

(A) Quais as temperaturas de fusão de A e B?(B) A e B misturadas em certa proporção formam uma

solução sólida (eutética), que se em temperatura intermediária às de A e B puras. Em que intervalo estará o ponto de fusão da solução eutética?

Resolução

13

Page 16: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

7.1 - SUBSTÂNCIA PURA SIMPLES E COMPOSTA

Substância simples é aquela que é formada por apenas um tipo de átomo, ou seja apresenta somente um elemento químico e assim sendo é formada somente por átomos iguais. Veja os exemplos no quadro abaixo, perceba que existem casos de substâncias simples diferentes mas formadas pelo mesmo elemento químico como por exemplo: O2 e O3 . Este fenômeno é denominado de alotropia.

A substância composta é aquela que é formada por mais de um tipo de átomo, ou seja apresenta mais de um elemento químico e assim sendo é formada por átomos diferentes.

Veja os exemplos mostrados no quadro ao lado. As substâncias compostas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de elementos químicos:

- Binários - 2 elementos ( CO2 , H2O )- Ternários - 3 elementos ( HNO3 , H2SO4 )- Quaternários- 4 elementos ( NaHCO3 , LiHSO4 )

7.2 - ALOTROPIA É a propriedade que os átomos têm de originar duas ou mais substâncias simples diferentes. Esta variação recebe o nome de variedades alotrópicas do elemento. Essas formas podem se diferenciar uma da outra devido ao número de átomos (atomicidade) ou a estrutura atômica (arranjo dos átomos).

Se diferenciam pela atomicidade

Se diferenciam pela estrutura

14

Page 17: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

TESTANDO SEU APRENDIZADOTESTES DE VESTIBULARES E ENEM

T01. (UNESP-SP) Os recém descobertos fulerenos são formas alotrópicas do elemento químico carbono. Outras formas alotrópicas do carbono são:

(A) isótopos de carbono-13(B) calcário e mármore(C) silício e germânico(D) monóxido e dióxido de carbono(E) diamante e grafite

T02. (PUC-MG) São elementos que apresentam formas alotrópicas:

(A) hidrogênio e oxigênio(B) fósforo e enxofre(C) carbono e nitrogênio(D) cálcio e silício

T03. (F. São Marcos-SP) Dentre as substâncias abaixo é uma substância simples o:

(A) HCl (D) NH3

(B) H2O (E) Br2

(C) CH4

T04. (UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:

(A) Densidade (B) Temperatura de ebulição (C) Solubilidade em água (D) Temperatura de Fusão (E) Massa da amostra

T05. (FMU/FIAM-SP) Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é:

(A) 0,68 Kg (D) 6,8 Kg(B) 27,2 Kg (E) 0,80 Kg(C) 2,72 Kg

T06. (PUC-MG) Indicar qual das alternativas abaixo corresponde a um processo químico.

(A) Volatização da água (B) Combustão de gás butano(C) Fusão de uma lâmina de prata (D) condensação do vapor de água (E) atração de uma agulha por um ímã

T07. (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha:

I. Aquecer uma panela de alumínio.II. Acender um fósforoIII. Ferver água.IV. Queimar açúcar para fazer caramelo.V. Fazer gelo

Indique aquelas que envolvem transformações químicas:(A) III e V (D) II e IV(B) II e III (E) I, III e V(C) I, III e IV

T08. (AEU-DF) Entende-se por propriedades funcionais aquela relacionada com:

(A) Funcionamento do material (B) Um tipo de substância (C) Todas as substâncias (D) Um grupo de substâncias

T09. (Osec-SP) Densidade é uma propriedade definida pela relação:

(A) Pressão / temperatura (D) Massa / volume(B) Massa / Pressão (E) Pressão / volume(C) Massa / temperatura

T10. (ESA) São exemplos de propriedades específicas da matéria:

(A) Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade (B) Densidade, calor específico e inércia (C) Calor específico, odor e elasticidade (D) massa, extensão e inércia (E) Ponto de fusão, ponto de ebulição e extensão

T11. (ETFPA) São mudanças de estado que ocorrem com baixa temperatura:

(A) Fusão e vaporização (B) Fusão, liquefação e evaporação (C) Solidificação e Liquefação (D) Fusão, condensação e calefação

T12. (Unifor-CE) Na fusão, uma substância pura passa:(A) Do estado sólido para o líquido, absorvendo energia (B) Do estado gasoso para o sólido, liberando energia (C) Do estado líquido para o sólido, liberando energia (D) Do estado sólido para o líquido, liberando energia (E) De dissolvida para precipitada, absorvendo energia

15

Page 18: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

16

T13. (UERJ-RJ) Certa vez, uma criança se perdeu. Como fazia frio, decidiu procurar material para atear fogo. À medida que ia trazendo objetos para sua fogueira, observava que alguns queimavam e outros não. Começou, então, a fazer uma lista relacionando os que queimavam e os que não queimavam. Depois de algumas viagens, sua classificação continha as seguintes informações:

Queimam Não queimamgalhos de árvores rochascabos de vassoura cacos de vidromastro de bandeira pedrinhaslápis tijolos

Com base nessa lista, a criança tentou encontrar uma regularidade que o orientasse na procura de novos materiais combustíveis, chegando à seguinte conclusão: “Todos os objetos cilíndricos queimam”. Adaptado de Chemical Educacional Material Study (Org). Química:

uma ciência experimental. São Paulo: Eduart, 1976.

Quanto ao método científico, o procedimento e o tipo de raciocínio utilizado pela criança, em sua conclusão, são exemplos, respectivamente, de:

(A) formulação de lei, dedutivo (B) proposição de teoria, indutivo (C) elaboração de hipótese, indutivo (D) criação de modelo, dedutivo

T14. (OSEC-SP) Um estudante estava pesquisando um fenômeno e queria seguir corretamente as etapas do método científico. Em qual das sequências abaixo estão citadas, em ordem correta porém não necessariamente consecutiva, quatro etapas que ele teria seguido?

(A) Criação de teoria, formulação de leis, experimentação e observação.

(B) Observação, criação de teoria, formulação de leis e organização de dados

(C) Experimentação, levantamento de hipóteses, criação de teoria e observação

(D) Observação, experimentação, formulação de leis e criação de teoria

(E) Levantamento de hipóteses, organização de dados, observação e formulação de leis.

T15. (UFCE) O conceito básico de matéria está relacionado diretamente com:

(A) massa e alotropia(B) massa e volume(C) extensão e densidade(D) inércia e ponto de fusão(E) volume e alotropia

T16. (OSEC-SP) A propriedade da matéria segundo a qual um corpo não pode mudar seu estado de movimento ou repouso, a menos que atue sobre ele uma força, denomina-se de:

(A) Massa específica (D) Peso (B) Extensão (E) Compressibilidade(C) Inércia

T17. (Vunesp-SP) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80 °C. sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

(A) Fusão (B) Solidificação(C) Ebulição (D) Sublimação(E) Liquefação

T18. (Mackenzie-SP)

Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que, à temperatura de 40°C e 1 atm:

(A) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa

(B) O éter encontra-se na fase gasosa e o etanol na fase líquida

(C) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa (D) Ambos encontram-se na fase sólida (E) Ambos encontram-se na fase líquida

T19. (EEAN) Segundo o esquema, os processos 1º, 2º e 3º são, respectivamente:

(A) Sublimação, solidificação e vaporização (B) Liquefação. Fusão e liquefação (C) Fusão, sublimação e vaporização (D) Fusão, sublimação e liquefação (E) Sublimação, solidificação e condensação

Page 19: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

17

T20. (AEU-DF) Entende-se por propriedades funcionais aquela relacionada com:

(A) Funcionamento do material (B) Um tipo de substância (C) Todas as substâncias (D) Um grupo de substâncias

T21. (Osec-SP) Densidade é uma propriedade definida pela relação:

(A) Pressão / temperatura (D) Massa / volume(B) Massa / Pressão (E) Pressão / volume(C) Massa / temperatura

T22. (ESA) São exemplos de propriedades específicas da matéria:

(A) Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade (B) Densidade, calor específico e inércia (C) Calor específico, odor e elasticidade (D) massa, extensão e inércia (E) Ponto de fusão, ponto de ebulição e extensão

T23. (Mackenzie-SP) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:

(A) O desprendimento de gás carbônico, quando se coloca sal de frutas em água

(B) A queima de um fósforo (C) O escurecimento de um objeto de cobre (D) A transformação do leite em coalhada (E) O derretimento do gelo

T24. (CEFET-PA) A principal diferença entre um fenômeno físico e um fenômeno químico reside no fator:

(A) atomicidade (D) Reversibilidade(B) elasticidade (E) Alotropia(C) não há diferença

T25. (FEI-SP) Quando uma substância composta sofre um fenômeno físico, podemos afirmar que:

(A) suas moléculas se alteram. (B) seus átomos se alteram (C) a substância se transformará em outra mais simples. (D) a transformação poderá ser repetida com a mesma

substância. (E) a substância se transformará em outra substância

composta

T26. (Mackenzie-SP) O número de susbtâncias simples com atomicidade par entre as substâncias O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e He é:

(A) 5 (B) 3(C) 4 (D) 2

T27. (UFPE) Em quais das passagens em negrito abaixo está ocorrendo transformação química:

I. “O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.”

II. “A chama da vela confundia-se com o brilho nos teus olhos.”

III. “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”

IV. “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujada no fundo da gaveta.”estão corretas apenas:

(A) III e IV (D) I e III(B) II e IV (E) II e III(C) I e II

T28. (Univali-SC) Resfriando-se progressivamente água destilada (“água pura”), quando começar a passagem do estado líquido para o sólido, a temperatura:

(A) Aumenta gradativamente (B) Permanecerá constante, sendo igual ao ponto de

condensação da substância (C) Permanecerá constante, mesmo depois de todo o líquido

desaparecer (D) Permanecerá constante, enquanto houver líquido

presente (E) Diminuirá gradativamente

T29. (EEAM) O gráfico abaixo representa qual alternativa?

(A) Substância pura (B) Mistura qualquer (C) Mistura eutética (D) Mistura azeotrópica somente

T30. (ETFPA) São exemplos de substâncias puras simples.(A) Fe, N2 e H2 (D) NaCl, Br2 e He (B) H2O , H2O2 e O3 (E) MgCl2 , F2 e NH3 (C) HF, CO2 e NH3

T31. (Osec-SP) Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente:

(A) H2, Cl2, O2 (D) H2, Ne, H2O(B) N, HI, He (E) H2O, O2, H2

(C) Cl, N2, HI

Page 20: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

18

CLASSIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE MISTURAS8

Granitomica, feldspato, quartzo

3 fases (trifásica)Heterogênea

3 componentes

areia, água e óleo3 fases (trifásica)

heterogênea3 componentes

Os s i s t e m a s o u m i s t u r a s são classificados de acordo com a capacidade de visualizar seus componentes.

Uma mistura homogênea é aquela onde não conseguimos visualizar diferença entre seus componentes, apresentando um aspecto uniforme, ou seja, apresenta apenas uma fase (denominada de monofásica). Entende-se por fase, cada porção homogênea que podemos visualizar. Já a mistura heterogênea é aquela onde conseguimos visualizar mais de um componente, ou seja, apresenta mais de uma fase (denominada de polifásica).Veja os exemplos:

Água + Álcool1 fase (Monofásica)homogênea2 componentes

Agua + Óleo 2 fases (Bifásica)

heterogênea2 componentes

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP24. (F. Salvador-BA) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma das frases abaixo.

)( De acordo com a equação de Einstein, E = m.c2, matéria pode converte-se em energia e vice-versa.

)( Todas as substâncias simples ou compostas são formadas por átomos

)( As misturas homogêneas têm, pelo menos, duas fases, ambas sempre no mesmo estado físico.

)( A sequência CH4, He, O2 e O3 corresponde, respectivamente, aos conceitos de compostos, elemento químico, substância simples e substâncias compostas.

)( Toda substância pura constituí um sistema homogêneo.

EP25. (UFES) Em um sistema bem misturado, constituído de areia, sal, açúcar, água e gasolina, o número de fases é:

(A) 2 (D) 5(B) 3 (E) 6(C) 4

EP26. (F. Salvador-BA) O exame de um dado material apresentou os seguintes resultados:

• Aparência: homogênea, incolor, transparente.• Estado físico à temperatura ambiente: líquido• Ponto de ebulição na pressão ambiente: 147ºC

(constante)• Análise química: composição constante

A partir desses dados, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.O material:

)( pode ser uma mistura homogênea ou heterogênea )( pode ser uma mistura homogênea ou uma substância

pura )( é uma substância pura simples. )( pode ser uma substância pura simples ou composta )( é uma mistura azeotrópica

Page 21: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

19

Os processos de purificação das substâncias visam a separação dos componentes das misturas. Esses processos são chamados análise imediata ou desdobramentos de misturas e, apesar de constituírem um dos principais desafios nos laboratórios químicos, são encontrados em várias situações em nosso dia-a-dia. A primeira conduta para a indicação de um processo de separação é a classificação da mistura em homogênea ou heterogênea. Descreveremos os principais métodos para cada uma das misturas.

Exemplos práticos onde a separação de misturas é aplicada:- Tratamento de esgotos / Tratamento de água- Dessalinização da água do mar- Destilação da cachaça- Separação de frutas podres das boas em cooperativas (catação)- Exame de sangue- Fazer um chá usando folhas ( extração )

8.1 - MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possível. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até complicada "destilação fracionada".

A catação é usada em misturas do heterogêneas tipo sólido/sólido. As substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador.

A Ventilação é usada em misturas heterogêneas sólido/sólido. Que ocorre geralmente na produção agrária, quando uma peneira é usada para o trabalhador jogar os grãos no ar e soprá-los, com o objetivo de separar o alimento de possíveis palhas (menos densas e por isso mais leves e assim são levadas pela corrente de ar)

A tamisação ou peneiração, é usada em misturas heterogêneas sólidas, onde os sólidos têm dimensões diferentes e assim podem ser separados ao passar por orifícios ou malhas que retem o sólido maior. É usada também para desfazer aglomerados de alguma substância.

A Flotação é usada em misturas heterogêneas sólido/sólido. Trata-se da adição de um líquido, que causa a separação pela diferença de densidade e propriedades. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais e no tratamento de esgotos.

Page 22: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

20

A Levigação é usada em misturas heterogêneas de sólidos. Trata-se do arraste de sólidos de baixa densidade por meio de correntes de água, permanecendo no recipiente os sólidos de densidade maior. Isso é feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso)

A Separação magnética é usada em misturas heterogêneas sólido/sólido ou sólido/líquido, que apresentam um elemento ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Utilizando um ímã é possível segregar a substância magnética do resto da mistura.

Observe a separação de limalha de ferro e farinha, mostrada na figura

ao lado. Somente a limalha de ferro é atraída pelo imã, fazendo a

separação.

A decantação é usada em misturas heterogêneas sólido/líquido ou líquido/líquido. Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua sedimentação.

No caso de dois líquidos a decantação e separação pode ser feita por um tipo especial de funil, denominado de funil de bromo ou funil de decantação. Existe também um processo denominado de sifonação (mostrado na segunda figura abaixo), que utilizando uma mangueira e a diferença de nível, pode-se separar os líquidos.

Sifonação

A centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga. Um exemplo da centrifugação no nosso dia-a-dia são as máquinas lava-roupas que possuem a função centrifugação. Esta função é colocada como a última a ser desempenhada no processo de lavagem, pois serve pra “torcer” a roupa (tirar o excesso de água), ou seja, separar a roupa da água. Este processo de separação de misturas é também utilizado nos laboratórios de análises clínicas, onde são separados os componentes do sangue.

Page 23: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

21

A Filtração ou filtragem é usada em misturas heterogêneas sólido/líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. A filtração pode ser simples (mais lenta) ou à vácuo (mais rápida), dependendo do equipamento utilizado. No esquema ao lado temos uma filtração simples.

O esquema ao lado mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida. Esse tipo de filtração utiliza o papel de filtro e funil de Buchner. Esse funil é acoplado ao kitassato com uma borracha que impede

a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma trompa de água puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo, assim, a pressão dentro dele. Desse modo, quando se passa a mistura por esse sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro praticamente seco.

A Filtração a vácuo: A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.

8.2 - MÉTODOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO Na química, os métodos físicos de separação de misturas são utlizados geralmente em misturas homogêneas, e apresentam alguma mudança de estado físico durante o processo de separação.

A Vaporização ou Evaporação: usada em misturas homogêneas de sólido/líquido. no processo a mistura, contida em recipiente aberto, é aquecida (naturalmente ou não) até o líquido evaporar, separando-se do soluto na forma sólida. Este é o método utilizado nas salinas para obtenção de sal marinho.

Na Destilação Simples , usada em misturas homoegêneas de sólido/líquido, a separação ocorre de acordo com a diferença nos pontos de ebulição do solvente e soluto. Por aquecimento, só o líquido entra em ebulição, passando para o estado gasoso, e, em seguida, é condensado e recolhido, separando-se do sólido.

Page 24: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

22

A Destilação fracionada: usada em misturas homogênea de líquidos. O componente mais volátil, ou seja, aquele com menor ponto de ebulição, é destilado primeiro, devido a presença de uma coluna de fracionamento ligada ao balão de destilação Este processo é utilizado, por exemplo, na obtenção de bebidas alcoólicas, e também no fracionamento do petróleo para a obtenção de seus subprodutos.

A Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.Exemplo: Sal e areia

A sublimação pode ser usada para purificar sólidos. O sólido é aquecido até que sua pressão de vapor se torna suficientemente grande para ele vaporizar e depois condensar como sólido numa superfície fria colocada logo acima.

O processo da liquefação fracionada, usada em misturas gasosas, acontece da seguinte forma: o primeiro passo a ser realizado é resfriar os gases da mistura homogênea até que estes atinjam uma consistência líquida, na sequência é realizado um processo denominado “destilação fracionada”, procedimento no qual os líquidos voltam novamente ao estado gasoso, mas cada um com seu ponto de evaporação específico, por isso a separação acaba tornando-se mais fácil.

A cristalização de um constituinte de uma fase líquida consiste na sua separação por formação de uma fase sólida cristalina. Esta, é uma operação unitária clássica de separação e purificação.

Os cristais podem ser obtidos através de processos físicos, resultantes do arrefecimento da solução ou evaporação do solvente ou de processos químicos, resultantes da adição de agentes precipitantes.

Page 25: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

23

EXERCÍCIOS PROPOSTOS DATA: ___/____/______

EP27. (UFGO) Um químico precisava de uma substância X pura. Porém com os poucos recursos destinados a pesquisas, no país, só foi possível adquiri-la contaminada com Y. As propriedades físicas de X e Y são dadas na tabela.

(A) Identifique o método que, à temperatura do laboratório (25°C), o pesquisador deveria utilizar para obter X puro.(B) Justifique sua resposta baseado nos dados fornecidos na tabela.

Substância PF(°C)

PE(°C)

Densidade(g.mL-1)

Solubilidade em água a 25°C

X 20 120 1,1 insolúvelY 20,8 121 0,6 solúvel

Resolução

EP28. (Fuvest-SP) Proponha um procedimento de separação dos componentes de uma mistura de três substâncias A, B e C, cujas solubilidades em água e acetona são indicadas na tabela a seguir.

SubstânciasSolubilidade

em água em acetonaA solúvel solúvelB insolúvel solúvelC insolúvel insolúvel

Resolução

LEITURA OU VÍDEOS INDICADOS- LEITURA: A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA)

- VÍDEO DO YOUTUBE : TELECURSO - QUIMICA - AULA 7

EP29. (Unicamp-SP) Os gases nitrogênio, oxigênio e argônio,principais componentes do ar, são obtidos industrialmente através da destilação fracionada do ar liquefeito. Indique a seqüência de obtenção dessas substâncias nesse processo de destilação fracionada. Justifique sua resposta

Resolução

Page 26: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

T32. (UFPA) Dado o diagrama de aquecimento de um material:

A alternativa correta é:(A) A temperatura no tempo zero representa o aquecimento

de um líquido (B) 210°C é a temperatura de fusão do material(C) O diagrama representa o aquecimento de uma substância

pura(D) 80°C é a temperatura de fusão do material(E) A transformação de X para Y é um fenômeno químico

T33. (Mackenzie-SP) O valor do ponto de ebulição determinado experimentalmente numa amostra de uma certa substância mostrou-se maior do que o valor encontrado em tabelas. Essa diferença pode ser atribuída ao fato de que, no experimento, usou-se:

(A) uma substância contendo impurezas (B) uma quantidade de substância muito pequena (C) uma substância composta (D) um combustível de alto poder calorífico (E) uma quantidade de substância muito grande

T34. (FURNN) Nas condições normais, quais das substâncias formam mistura heterogênea?

(A) gasolina e querosene (D) etanol e metanol(B) Gasolina e água (E) nitrogênio e oxigênio(C) acetona e clorofórmio

T35. (UF. Viçosa-MG) A água que abastece a população das cidades passa antes por uma estação de tratamento, onde vários produtos químicos são adicionados para torná-la própria para o consumo (água potável). Essa água tratada é um exemplo de:

(A) substância pura simples (B) mistura alotrópica(C) mistura heterogênea (D) mistura homogênea(E) substância pura composta

T36. (Acafe-SC) Colocando-se num recipiente fechado os seguintes gases Cl2 , H2 e I2 pode-se afirmar seguramente que:

(A) a mistura é homogênea de 3 componentes (B) a mistura é homogênea de 1 componentes(C) a mistura é heterogênea de 2 componentes(D) a mistura é homogênea de 2 componentes (E) a mistura é heterogênea de 3 componentes

T37. (UGF-GO) No sistema representado pela figura ao lado, os números de fases e componentes são, respectivamente:

(A) 2 e 2 (B) 2 e 3(C) 3 e 2 (D) 3 e 3 (E) 3 e 4

T38. (UFAC) A mistura água e álcool é:(A) Homogênea líquida (B) Heterogênea sólida-líquida(C) Homogênea gasosa (D) Heterogênea líquida(E) Simples

T39. (UEPA) Misturando-se num ambiente aberto os seguintes componentes químicos: H2O + álcool + H2 + N2 + acetona + O2 + H2O2 , teremos uma mistura do tipo:

(A) heterogênea polifásica (B) heterogênea trifásica(C) heterogênea bifásica (D) homogênea

T40. (UFMG) Indique a alternativa que apresenta uma mistura separável por filtração:

(A) água e carvão (D) gasolina e álcool etílico(B) azeite e vinagre (E) álcool e água(C) cloreto de sódio e areia

T41. (UFRA) Dentre as alternativas, escolha o processo adequado para separação de água e tetracloreto de carbono, ambos não miscíveis:

(A) decantação (D) dissolução fracionada(B) filtração (E) liquefação(C) separação magnética

24

TESTANDO SEU APRENDIZADOTESTES DE VESTIBULARES E ENEM

Page 27: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

T47. (Unisinos-RS) Abaixo, está esquematizado o fluxograma relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída por azeite, água e açúcar totalmente dissolvido. Examinando o fluxograma apresentado, você identifica os processos 1 e 2 como sendo, respectivamente:

(A) destilação e filtração (B) filtração e decantação (C) decantação e destilação(D) decantação e centrifugação (E) filtração e centrifugação

T42. (UFRJ) A separação da limalha de ferro e pó de enxofre misturados pode ser feita através da:

(A) Ação de um ímã (B) Filtração (C) Destilação (D) Decantação

T43. (U. São Francisco-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas abaixo:

A afirmação correta é:(A) a aparelhagem I pode ser utilizada para separar água e

gasolina (B) a aparelhagem I pode ser utilizada para separar solução

de água e sal (C) a aparelhagem I pode ser utilizada para separar solução

de água e carvão (D) a aparelhagem II pode ser utilizada para separar água e

óleo (E) a aparelhagem II pode ser utilizada para separar solução

de água e álcool

T44. (Mackenzie-SP) Uma técnica usada para limpar aves cobertas por petróleo consiste em pulverizá-las com limalha de ferro. A limalha, que fica impregnada de óleo é, então, retirada das penas das aves por um processo chamado de:

(A) Separação Magnética (D) Sublimação(B) Decantação (E) Centrifugação(C) Peneiração

T45. (UFPA) Para preparar um alimento a cozinheira dissolveu um pouco de sal em água e acrescentou azeite. A forma mais correta de separar os componentes dessa mistura é:

(A) filtração e decantação (D) decantação e destilação(B) filtração e destilação (E) flotação e filtração(C) decantação e flotação

T46. (OSEC-SP) Um dos estados brasileiros produtores de cloreto de sódio é o Rio Grande do Norte. Nas salinas, o processo físico que separa a água do sal é:

(A) Destilação (D) Evaporação(B) Filtração (E) Ebulição(C) Sublimação

T48. (UESPI) O elemento químico fósforo pode ser encontrado na forma de duas substâncias simples: o fósforo branco, que é usado na produção de bombas de fumaça e cuja inalação provoca necrose dos ossos, e o fósforo vermelho, que é utilizado na fabricação de fósforo de segurança e se encontra na tarja da caixa e não no palito. Sobre o fósforo, indique a alternativa correta:

(A) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de alotrópicas.

(B) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotérmicas.

(C) A diferença entre as duas formas de fósforo reside somente no estado físico.

(D) O fósforo se apresenta na natureza em duas formas, chamadas de isobáricas.

(E) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotópicas.

T49. (Esef/Jundiaí-SP) A mistura água e álcool é:(A) homogêneo, líquido/líquido (B) homogêneo, sólido/líquido(C) homogêneo, gás/gás(D) heterogêneo, sólido/líquido (E) homogêneo, sólido/sólido

T50. (Mackenzie-SP) Constitui um sistema heterogêneo a mistura formada de:

(A) Querosene e óleo diesel (B) Cubos de gelo e solução aquosa de açúcar (glicose)(C) Gases N2 e CO2

(D) Água e xarope de groselha (E) Água e acetona

25

Page 28: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

T51. (UFSM-RS) Considere as misturas:I. Areia e águaII. SangueIII. Água e acetonaIV. Iodo dissolvido em álcool etílico Classificam-se como homogêneas:(A) apenas I, II e III (D) apenas II e IV(B) apenas I e III (E) apenas III e IV(C) apenas I e II

T52. (ETFPA) É exemplo de mistura homogênea:(A) Água + areia (B) Água + óleo (C) Água com açúcar totalmente dissolvido (D) Pó de enxofre + limalha de ferro

T53. (Vunesp-SP) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido abaixo.Composição química provável:- Sulfato de cálcio 0,0038 mg/L- Bicarbonato de cálcio 0,0167 mg/LCom base nessas informações, podemos classificar a água mineral como:

(A) Mistura Homogênea. (B) Mistura Heterogênea (C) Substância simples (D) Substância pura (E) Suspensão coloidal

T54. (UFPE) Em um béquer com 100 mL de água, são colocados 20 mL de óleo vegetal, um cubo de gelo e uma barra retangular de alumínio. Qual das figuras melhor representa a aparência dessa mistura:

(A) A (C) D(B) B (E) E(C) C

T55. (UFES) Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um, é respectivamente:

(A) 2, 2 e 4 (C) 3, 2 e 4 (E) 3, 3 e 6.(B) 3, 3 e 4. (D) 3, 2 e 5

T56. (Ceeteps-SP) O esquema abaixo representa a técnica usada comumente em navios, para dessalinizar a água do mar.Trata-se da:

(A) Condensação (B) Evaporação(C) Sublimação(D) Filtração (E) Destilação

T57. (Unifor-CE) A melhor maneira de recuperar totalmente o soluto da mistura heterogênea abaixoé retirar a água por:

(A) decantação (B) destilação(C) filtração(D) centrifugação(E) sublimação

T58. (FURRN) O cloreto de sódio numa solução aquosa pode ser separado por:

(A) centrifugação (D) filtração simples(B) decantação (E) filtração à vácuo(C) evaporação do solvente

T59. (UFR-RJ) Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é:

(A) destilação, filtração e decantação. (B) cristalização, decantação e destilação. (C) filtração, cristalização e destilação (D) filtração, decantação e destilação. (E) centrifugação, filtração e decantação

T60. (Mackenzie-SP) Ao se preparar o tradicional cafezinho, executam-se dois processos físicos que são, respectivamente:

(A) Extração e Filtração (D) Dissolução e Liquefação(B) Decantação e Destilação (E) Filtração e Liquefação(C) Evaporação e Filtração

T61. (Unimep-SP) Têm-se as seguintes misturas: chumbo/ferro e acetona/água. Os processos mais adequados para separação de seus componentes são, respectivamente:

(A) decantação e liquefação (B) destilação e flotação(C) fusão fracionada e decantação (D) sedimentação e filtração(E) fusão fracionada e destilação

26

Page 29: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

T62. (UFMG) Certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como apresentada nesta figura abaixo. Suponha que a mistura é constituída de água e cloreto de sódio dissolvida nela. Ao final da destilação simples dessa mistura, obtém-se, no erlenmeyer:

(A) Água + sal de cozinha (B) Água + cloro(C) Água + Cloreto de sódio(D) Água(E) Água + ácido clorídrico

27

T63. (UFSM-RS) Analise o gráfico em relação às mudanças de estado que ocorrem no álcool 96%, vendido em supermercado.

Pode-se afirmar que esse produto:(A) sistema heterogêneo (D) mistura eutética(B) mistura azeotrópica (E) sistema bifásico(C) substância pura

T64. (ETFPA) Em relação ao conceito de substância pura é incorreto afirmar:

(A) Geralmente é homogênea (B) Apresenta composição constante (C) É um conjunto de moléculas iguais entre si (D) Apresenta várias fases

T65. (Unisinos-RS) Considere a mistura de duas substâncias líquidas A e B, miscíveis entre si e com propriedades físicas específicas. O fracionamento dessa mistura seria possível por:

(A) filtração (D) sifonação(B) decantação (E) fusão fracionada(C) destilação

T66. (Univali-SC) O granito, usado em pisos e revestimentos de edifícios, calçadas...etc., é um aglomerado de cristais de quartzo, de feldspato e de mica, que podem ser distinguidos a olho nu. Num sistema, constituído por granito, água e álcool, teremos quantas fases?

(A) 1 (D) 4 (B) 2 (E) 5(C) 3

T67. (UFCE) Misturando-se uma substância simples com uma substância composta através de observações podemos afirmar:

(A) Forma sempre duas fases (B) Pode formar uma ou duas fases (C) Não pode formar fases (D) Nada podemos afirmar

T68. (FEI-SP) Num tubo graduado A adicionou-se água, óleo de cozinha e álcool etílico, nessa ordem. Em um tubo B adicionou-se álcool etílico, água e óleo de cozinha, nessa ordem. O número de fases nos tubos A e B são, respectivamente:Dados: Densidade(água) > densidade(óleo) > densida-de(álcool)

(A) 3 e 3 (D) 3 e 2(B) 2 e 2 (E) 1 e 1(C) 2 e 3

T69. (UEBA) Analise as afirmações:I. Os processos de análise imediata não alteram as

propriedades químicas das substâncias.II. Uma substância pura é caracterizada por suas constantes

físicas como ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.

III. Cristalização é um processo físico que serve para separar e purificar sólidos

Assinale:(A) se somente as afirmações I e II são corretas (B) se todas as afirmações estão corretas (C) se somente as afirmações I e III estão corretas (D) se somente as afirmações II e III estão corretas (E) se nenhuma das afirmações está correta

T70. (UFRS) Para separar convenientemente uma mistura de areia, sal de cozinha, gasolina e água, a sequência de processos mais indicada é:

(A) decantação, catação e destilação (B) floculação, filtração e decantação (C) catação, filtração e evaporação (D) filtração, catação e destilação (E) filtração, decantação e destilação

Page 30: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

28

T71. (UFRGS-RS) Qual dos métodos de separação seguintes se baseia na diferença de densidades?

(A) Destilação Fracionada (D) Decantação(B) Peneiração (E) Cristalização(C) Sublimação

T72. (FEI-SP) Os sistemas água-óleo e água-areia podem ser separados, respectivamente, por:

(A) filtração e decantação (B) sedimentação fracionada e destilação(C) imantação e decantação (D) destilação e filtração(E) decantação e filtração

T73. (F.F.C.L. Belo Horizonte-MG) A figura mostra uma cozinheira realizando um processo de separação de materiais. Esse processo é chamado de:

(A) filtração (B) decantação (C) destilação (D) sifonação (E) centrifugação

T74. (Unifor-CE) Uma das vantagens da filtração a vácuo em relação a filtração comum consiste em:

(A) ser mais rápida (B) reter menor quantidade de sólido (C) poder separar líquidos miscíveis (D) necessitar de aparelhagem de vidro (E) separar a mistura homogênea sólido-líquido

T75. (F. Zona Leste-SP) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, escolhendo, em seguida, a opção correspondente à numeração correta, de cima para baixo:

(A) 1 - 4 - 5 - 2 - 3 (B) 1 - 5 - 4 - 3 - 2 (C) 3 - 2 - 4 - 5 - 1 (D) 3 - 5 - 4 - 2 - 1 (E) 5 - 1 - 3 - 4 - 2

Misturas1. oxigênio e nitrogênio2. óleo e água3. álcool e água4. ferro e enxofre5. ar e poeira

Principais métodos de separação )( Destilação )( Filtração )( Separação magnética )( Decantação )( Liquefação

T76. (Osec-SP) Uma boa opção para separar uma mistura de cloreto de sódio, areia e naftalina é:

(A) adicionar água, decantar, sifonar, destilar e sublimar (B) sublimar, adicionar água, filtrar e destilar (C) Adicionar água, filtrar e destilar (D) não é possível separar tal mistura (E) basta filtrar com auxílio do funil de buchner

T77. (Cesgranrio-RJ) Considere o diagrama da separação dos componentes 1, 2 e 3 de uma mistura. Pode-se afirmar que:

(A) Os componentes 1, 2 e 3 podem ser, respectivamente, água, álcool e éter

(B) Os componentes 1, 2 e 3 podem ser, respectivamente, óleo, enxofre e ferro

(C) Um dos componentes é um gás (D) Os três componentes têm densidades próximas

T78. (UFRJ) Uma garrafa totalmente cheia de água e fechada, deixada no congelador durante algum tempo, pode se quebrar, ao se solidificar, porque:

(A) aumenta de volume (B) diminui de peso (C) aumenta de peso (D) diminui de volume

T79. (OSEC-P) Considerando os sistemas abaixo relacionados, identifique aquele formado apenas por substâncias puras simples:

(A) água, água do mar, ferro e alumínio(B) gás carbônico, gás amoníaco, gás cianídrico e gás

sulfídrico.(C) enxofre, ozônio, iodo e fósforo branco(D) ar atmosférico, água do mar, granito e bauxita(E) Latão, aço, bronze e ouro

T80. (ESA) Nas salinas o sal é separado da água pelo processo de.

(A) Destilação (D) Evaporação (B) Fusão (E) Sublimação (C) Decantação

Page 31: Apost Unid1

1ºANO

- UNI

DADE

1

T81. (Fuvest-SP) Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida:

(A) Ponto de fusão e densidade (D) Cor e densidade(B) Densidade e dureza (E) Cor e ponto de fusão(C) Cor e dureza

T82. (UFES) Dada a tabela a seguir, em relação ao estado físico das substâncias (pressão=1 atm), a alternativa correta é.

(A) I é solido a 30°C (B) II é líquido a 100°C (C) III é sólido a 25°C (D) IV é líquido a 480°C (E) V é gasoso a 2.400 °C

SubstânciaTemperatura de fusão (°C)

Temperatura de ebulição (°C)

I -218 -183II -63 61III 41 182IV 801 1473V 1535 2885

T83. (UCDB-MS) Considere as seguintes transformações:I. Ebulição da água líquida em vaporII. Explosão de dinamite na presença de oxigênioIII. Queima da madeira São considerados fenômenos químicos:(A) II e III (D) apenas II(B) todos (E) apenas III(C) apenas I

T84. (PUC-MG) Um sistema contendo uma mistura:(A) nunca pode ser monofásico (B) é monofásico se for formado por líquidos miscíveis(C) é sempre polifásico (D) pode apresenta uma ou duas fases (E) é sempre monofásico

T85. (ESA) Se uma corpo de massa igual 20g apresenta um volume igual a 5 ml. Sabendo que a densidade de um corpo é medida pela relação:

A densidade do corpo é:(A) 5 g/mL (B) 20 g/mL (C) 0,25 g/mL (D) 2 g/mL (E) 4 g/mL

T86. (UFPE) Em qual dos eventos mencionados abaixo não ocorre transformação química:

(A) Produção de iogurte a partir do leite. (B) Crescimento da massa de pão (C) Fabricação do vinho a partir da uva (D) Emissão de luz por um vagalume (E) Explosão de uma panela de pressão

T87. (MM) Marque a alternativa que contém um exemplo de um processo endotérmico?

(A) a queima da parafina de uma vela(B) a dissolução do ácido sulfúrico concentrado na água

líquida(C) a combustão do álcool hidratado em motores de

automóveis.(D) a vaporização da água de uma piscina pela ação da luz

solar.(E) a formação de um iceberg a partir da água do mar.

T88. (Mackenzie-SP) A dureza de um mineral reflete a resistência deste ao risco. Uma das escalas utilizadas para verificar a dureza de um mineral é a escala de Mohs.

Escala de Mohs(minerais em ordem crescente de dureza)

1 - talco 6 - ortoclásio2 - gesso 7 - quartzo3 - calcita 8 - topázio4 - fluorita 9 - coríndon5 - apatita 10 - diamante De acordo com essa escala, é incorreto afirmar que:(A) o diamante é o mineral mais duro(B) apenas o coríndon risca o diamante(C) a apatita é riscada pelo quartzo(D) o topázio e a fluorita riscam a calcita(E) o mineral menos duro é o talco

T89. (UFU-MG) Em condições ambientes, a densidade do mercúrio é de aproximadamente 13 g/cm3. A massa desse metal, da qual um garimpeiro de Poconé (MT) necessita para encher completamente um frasco de meio litro de capacidade, é de:

(A) 7.400g (C) 4.800g (E) 2.600g(B) 3.200g (D) 6.500g(C) 4.800g

T90. (F.C.Chagas-SP) Para separar os sólido Cobre + Ferro + Níquel presentes numa liga metálica, o processo mais adequado é:

(A) Fusão fracionada (C) Congelação(B) Fusão simples (D) Liquefação

29

Page 32: Apost Unid1

1ºANO - UNIDADE 1

T91. (FMU/FIAM-SP) O esquema representa três tubos de ensaio de mesmo diâmetro, contendo cada um a mesma massa dos seguintes líquidos incolores: água, acetona e clorofórmio. Podemos afirmar que os tubos I, II e III contêm, respectivamente:

Dadas as densidade:dágua= 1,00 g/cm3;dacetona= 0,80 g/cm3;dclorofórmio= 1,4 g/cm3

(A) acetona, água e clorofórmio (B) clorofórmio, acetona e água (C) água, clorofórmio e acetona (D) acetona, clorofórmio e água (E) clorofórmio, água e acetona

92. (UFAC) Ocorrem fenômeno físico e fenômeno químico nos casos de:

(A) dissolução da sacarose em água e um corpo em queda livre.

(B) água congelando e combustão da madeira (C) sublimação da naftalina e evaporação do álcool. (D) formação da ferrugem e fermentação do suco de uva,

para obtenção de vinho. (E) gelo fundindo e água congelando

T93. (UFPE) Para identificar três líquidos - de densidades 0,8; 1,0 e 1,2 - o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme a posição das bolas apresentadas no desenho abaixo, podemos afirmar que:

(A) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0; 0,8 e 1,2

(B) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2; 1,0 e 0,8

(C) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2; 0,8 e 1,0

(D) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8; 1,0 e 1,2

(E) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0; 1,2 e 0,8

94. (Fuvest-SP)

ácido acético e bromo, sob pressão de 1 atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado:

Nas condições indicadas, qual é o estado físico preponderante em cada uma dessas substâncias, respectivamente;:

(A) sólido e líquido (B) sólido e gasoso(C) líquido e gasoso (D) gasoso e líquido (E) gasoso e sólido

Substâncias Temperatura de fusão

Temperatura de ebulição

Ácido acético 17°C 118°CBromo -7°C 59°C

T95. (Fuvest-SP) Em uma indústria, um operário misturou, inadivertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3) separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). A seguir, recolheu a fração B, secou-a e a jogou em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10 g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). As frações A, C e D eram, respectivamente,

(A) PE, PS e PVC (D) PS, PVC e PE(B) PS, PE e PVC (E) PE, PVC e PS(C) PVC, PS e PE

T96. (UEBA) Um sistema formado por água, açúcar dissolvido, álcool comum, limalha de ferro e carvão apresenta:

(A) 1 fase (D) 4 fases(B) 2 fases (E) 5 fases(C) 3 fases

30