Apostila 6ºano

10
Bibliografia: Da cor à cor inexistente – Israel Pedrosa DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83. Editora Universidade de Brasília – 3ª edição GOMBRICH, Ernst H. A história da arte; São Paulo: LTC. Editora, 2000; Psicodinâmica da cores em comunicação – Modesto Farina Editora Edgar Blucher Ltda – 4ª edição Arte & Percepção Visual – Rudolf Arnheim Editora Livraria Pioneira – 7ª edição Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaçoes Ltda Sites sobre arte: www.historia daarte.com.br www.itaucultural.org www.pitoresco.com.br ARTES VISUAIS APOSTILA CONTEÚDOS QUE SERÃOESTUDADOS DURANTE O ANO LETIVO ELABORADA PELA PROFESSORA : DULCINÉA LISBOA PASSOS Estabelecimento de Ensino_______________________________________ Nome Aluno___________________________________________________ Turma____________Nº aluno______________Ano 20____

description

Elementos da linguagem visual Colégio Estadual Cortume Carioca

Transcript of Apostila 6ºano

Page 1: Apostila 6ºano

Bibliografia:

Da cor à cor inexistente – Israel Pedrosa DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83. Editora Universidade de Brasília – 3ª edição GOMBRICH, Ernst H. A história da arte; São Paulo: LTC. Editora, 2000; Psicodinâmica da cores em comunicação – Modesto Farina Editora Edgar Blucher Ltda – 4ª edição Arte & Percepção Visual – Rudolf Arnheim Editora Livraria Pioneira – 7ª edição Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaçoes Ltda

Sites sobre arte:

www.historiadaarte.com.br

www.itaucultural.org

www.pitoresco.com.br

ARTES VISUAIS

APOSTILA CONTEÚDOS QUE SERÃOESTUDADOS DURANTE O ANO LETIVO

ELABORADA PELA PROFESSORA : DULCINÉA LISBOA PASSOS

Estabelecimento de Ensino_______________________________________

Nome Aluno___________________________________________________

Turma____________Nº aluno______________Ano 20____

Page 2: Apostila 6ºano

O QUE É ARTE?

A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. A arte registra as

ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a

compreensão da história do Homem e do mundo. A arte pode trazer indícios

sobre a vida, a História e os costumes de um povo, inclusive dos povos e nações já

extintos. Assim, conhecemos várias civilizações por meio de sua arte. Sendo

assim, podemos afirmar que a Arte é uma forma de comunicação e expressão

humana, portanto uma LINGUAGEM.

O QUE SÃO AS ARTES VISUAIS ?

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Elementos Básicos da Comunicação Visual (Donis A. Dondis) Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada,construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de umalista básica de elementos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: O PONTO, A LINHA, A FORMA, A DIREÇÃO, A COR, O TOM, A TEXTURA, A DIMENSÃO E A ESCALA.

Atividades sobre DIMENSÃO 01-Utilizando formas geométricas básicas realizar colagem onde apareça a SOBREPOSIÇÃO : (utilize cores secundárias)

02- Utilizando um mesmo tipo de desenho em tamanhos variados organizá-los por TAMANHO DAS FORMAS para dar ilusão de profundidade (pode usar colagem ou desenhar usar preto e cinzas):

Page 3: Apostila 6ºano

A ESCALA

Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. Em outras palavras,o grande não pode existir sem o pequeno. A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente. A escala é muito usada nos projetos e mapas para representar uma medida proporcional real. A escala costuma indicar, por exemplo, que lcm:l0km, ou lcm:20k No globo terrestre são representadas distâncias enormes através de medidas pequenas. Tudo isso requer uma certa ampliação de nosso entendimento, para que possamos visualizar, em termos da distância real, as medidas simuladas num projeto ou mapa.

FIGURATIVO A pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada.

NÃO FIGURATIVO OU ABSTRATA - Todas as manifestações artísticas

(escultura, pintura, gravura, entre outras) nas quais o artista não representa

imagens figurativas da realidade.Pode ser :

GEOMÉTRICA – quando usamos formas geométricas nos trabalhos;

INFORMAL – rabiscos, desenhos cegos, respingos de tintas, etc.

Porém, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais.

O PONTOO PONTOO PONTOO PONTO

O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância dura ou com um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço. Quando no centro do plano: gera equilíbrio visual:

Quando descentrado do plano: gera desequilíbrio visual:

QUANTO À RELAÇÃO DE GRANDEZA PODEM SER:

Grandes: Pequenos:

QUANTO AO ASPECTO GRÁFICO PODEM ESTAR DISPOSTOS: Ao acaso Ordenados

QUANTO AO NÚMERO DE PONTOS QUE UMA SUPERFÍCIE CONTÉM, PODEM CONSIDERAR-SE:

Concentrados: Dispersos: Saturados

Page 4: Apostila 6ºano

TERMO USADO EM ARTE

AUTORRETRATO Retrato de um indivíduo feito por ele próprio.

O PONTO É A UNIDADE MÍNIMA DO ALFABETO VISUAL.

PONTILHISMO é um estilo de pintura na qual as cores não primárias, são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primárias.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

01-Responda:

O que é ponto?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

02- No espaço abaixo faça um desenho utilizando PONTO (utilize as variações

do ponto ) use lápis 6B e HB

A DIMENSÃO Elemento que pode se manifestar de modo real ou ilusório. Quando falamos em dimensão real, referimo-nos ao elemento dominante no artesanato, na escultura, na arquitetura... em expressões em que se lida com altura, largura e volume. Já, a dimensão implícita, se dá em representações bidimensionais da realidade, como a pintura, a fotografia, a televisão... podendo ser reforçada de muitas maneiras, principalmente através da técnica da perspectiva. TRIDIMENSIONAL: É o espaço real, onde as obras de arte tridimensionais estão situadas. BIDIMENSIONAL: É a representação do espaço tridimensional em uma superfície bidimensional, como a superfície do papel ou a tela da pintura. ILUSÃO DE TRÊS DIMENSÕES NO ESPAÇO BIDIMENSIONAL As formas desenhadas em superfícies bidimensionais podem criar a ilusão de ter três dimensões. Para isso podemos usar os seguintes recursos: PERSPECTIVA ATMOSFÉRICA Na perspectiva atmosférica o que está mais perto tem mais detalhes, contraste, textura e está desenhado na metade inferior do desenho. Normalmente a maioria dessas qualidades são usadas em combinação e nos dão a impressão de profundidade, de três dimensões. SOBREPOSIÇÃO Quando duas formas estão sobrepostas em um desenho, aquela que tem o contorno completo é a que está na frente, e isso nos dá a impressão de existirem vários planos. TAMANHO DAS FORMAS Em um desenho, as formas maiores parecem estar mais perto de nós e as menores, mais distantes. Aspessoas maiores parecem estar mais próximas de nós e as menores mais distantes, criando uma ilusão de profundidade.

Page 5: Apostila 6ºano

02-Desenhe uma Paisagem Rural (lápis 6B) e use TEXTURA VISUAL: 03 Faça uma TEXTURA TÁTIL, utilizando colagem, na reprodução do quadro de Di Cavalcantti:

A Linha

Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente,aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha.Também poderíamos definir a linha como um ponto em movimento. Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; é o elemento visual inquieto. Onde quer que seja utilizada, é o instrumento fundamental da pré-visualização. Dessa maneira, contribui enormemente para o processo visual. Sua natureza linear e fluida reforça a liberdade de experimentação. Contudo,apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção,vai para algum lugar, faz algo de definitivo. A linha é o meio indispensável para tornar visível o que ainda não pode ser visto, por existir apenas na imaginação. A linha é também um instrumento nos sistemas de notação, como, por exemplo, a escrita. A escrita, a criação de mapas, os símbolos elétricos e a música são exemplos de sistemas simbólicos nos quais a linha é o elemento mais importante. Na arte, porém, a linha é o elemento essencial do desenho.Proporciona um efeito extraordinário em desenhos ou pontas-secas, xilogravuras, águas-fortes e litografias. A linha reflete a intenção do artífice ou artista, seus sentimentos e emoções mais pessoais e, mais importanteque tudo, sua visão. A linha raramente existe na natureza, mas aparece no meio ambiente: na rachadura de uma calçada, nos fios telefônicos contra o céu, nos ramos secos de uma árvore no inverno, nos cabos de uma ponte.

TERMOS USADOS EM ARTE RETRATO - É a reprtesentação de uma pessoa por meio de desenho, pintura, gravura ou fotografia. Em geral, o retrato limita-se a representar a cabeça, as espáduas e, às vezes, as mãos para caracterizar o indivíduo retratado. MARINHA - Termo que designa, quadro de paisagem cujo principal elemento de composição é o mar e, por extensão, cenas da vida marítima.

Page 6: Apostila 6ºano

Quanto ao aspecto visual,a LINHA pode ser:

LONGA OU CURTA: ESTREITA OU LARGA:

ABERTA OU FECHADA: CURVA:

RETA: QUEBRADA: ESPIRAL:

ENCARACOLADA: MISTA:

A A A A TEXTURATEXTURATEXTURATEXTURA

As texturas são aparências táteis e ou visuais das superfícies ou dos tratamentos gráficos dados a estas. Assim, as texturas podem apresentar ou então insinuar, rugosidade, aspereza, suavidade, brilho, opacidade, homogeneidade e diferenciações possíveis de serem percebidas pelo tato e ou pela visão. Nós podemos desenhar texturas usando pontos e linhas. A maior parte de nossa experiência com a textura é ótica,não tátil. A textura não só é falseada de modo bastante convincente nos plásticos, nos materiais impressos e nas peles falsas, mas, também, grande parte das coisas pintadas, fotografadas ou filmadas que vemos nos apresentam a aparência convincente de uma textura que ali não se encontra. O julgamento do olho costuma ser confirmado pela mão através da objetividade do tato. É realmente suave ou apenas parece ser? Não é de admirar que sejam tantos os letreiros onde se lê "Favor não tocar"! A textura deveria funcionar como uma experiência sensível e enriquecedora. Infelizmente, nas lojas caras, os avisos "Não tocar" coincidem, em parte, com o comportamento social, e somos fortemente condicionados a não tocar as coisas ou pessoas. O resultado é uma experiência tátil mínima; o sentido do tato cego é cuidadosamente reprimido naqueles que vêem. Agimos com excessiva cautela quando estamos de olhos vendados ou no escuro, avançando às apalpadelas, e, devido à limitação de nossa experiência tátil, com freqüência somos incapazes de reconhecer uma textura. TEXTURA VISUAL – percebida pela visão TEXTURA TÁTIL – percebida pelo tato (toque, pele) TERMOS USADOS EM ARTETERMOS USADOS EM ARTETERMOS USADOS EM ARTETERMOS USADOS EM ARTE

PAISAGEM- É toda representação pictórica de espaços naturais(PAISAGEM RURAL) ou urbanos(PAISAGEM URBANA). Na origem, serviu apenas como pano de fundo para figuras de pessoas ou animais.

Page 7: Apostila 6ºano

ATIVIDADES: 1-Recorte e cole um RETRATO colorido com cores quentes:

2- Pinte o Figurativo com as cores Complementares e o Não Figurativo com as cores Neutras:

Van Gogh Paul Klee

A FORMA

A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha

articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado,

o círculo e o triângulo eqüilátero. O quadrado é uma figura de quatro

lados, com ângulos retos rigorosamente iguais nos cantos e lados que têm

exatamente o mesmo comprimento. O círculo é uma figura continuamente

curva, cujo contorno é, em todos os pontos, equidistantede seu ponto

central. O triângulo eqüilátero é uma figura de três lados cujos ângulos e

lados são todos iguais.

Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo, ação, conflito,tensão; ao círculo, infinitude, calidez, proteção.

Page 8: Apostila 6ºano

TERMOS USADOS EM ARTES

INTERIOR- São imagens (pinturas, desenhos,

gravuras) onde são representados os espaços

internos (Ex: Quarto, sala, escritório, estação

de trem, etc.)

A partir de combinações e variações infinitas dessas três formas básicas, derivam todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.

A DIREÇÃO Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical;o triângulo, a diagonal; o círculo, a curva.

3-Desenhe usando as três FORMAS GEOMÉTRICAS BÁSICAS, um meio de locomoção e um personagem:

O TOM O tom é uma importante ferramenta para indicar e expressar as dimensões de um objeto. Os nossos olhos enxergam as coisas graças à presença ou à ausência relativa de luz, luz essa que não se irradia uniformemente no meio, e é isso que cria o Tom. O tom é outra maneira de descrever a luz, graças a ele, e exclusivamente a ele, é que enxergamos. As variações de luz ou de tom são os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente.

Page 9: Apostila 6ºano

Pinte usando cinzas:(do branco ao preto (a) do preto ao branco (b):

a

b

B-Relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ªcoluna: ( ) amarelo , azul e vermelho (1)cor terciária ( ) azul – arroxeado (2)cor primária ( ) vermelho (3)cores fundamentais ( ) verde e vermelho (4)cor secundária ( ) vermelho+azul= (5)cores complementares C-Pinte os pares das cores complementares nos retângulos abaixo :

D- Desenhe uma NATUREZA-MORTA e pinte-a usando cores frias.

A COR

A cor se constitui em uma realidade da luz, uma sensação visual que a natureza oferece através dos raios de luz processados no cérebro. Quando a luz atinge um objeto, uma parte dos raios luminosos é absorvida pelo objeto e se transforma em calor, enquanto a outra parte é refletida e atinge a nossa visão que a recebe em forma de cor.

COR-LUZ E COR -PIGMENTO As cores-luz são as que provêm de uma fonte luminosa direta, estudadas mais detalhadamente na área da Física. As cores-pigmento têm a sua tríade primária formada de dois modos: as primárias opacas (vermelho, amarelo e azul) e as primárias transparentes (magenta, amarelo e azul ciano). CLASSIFICAÇÃO DAS CORES PIGMENTO CORES PRIMÁRIAS As cores primárias, também conhecidas por “cores fundamentais” são aquelas que não podem ser obtidas a partir de misturas.Também conhecidas como cores puras.

CORES SECUNDÁRIAS As secundárias são formadas a partir da mistura de duas primárias: azul+amarelo = verde; azul+vermelho = violeta (roxo); amarelo+vermelho = laranja.

Page 10: Apostila 6ºano

TERMOS USADOS EM ARTE - NATUREZA-MORTA É a desenho, pintura, gravura em que se representam coisas ou seres inanimados(objetos, de qualquer espécie,flores, frutos e animais), não necessariamente mortos, mas imóveis.

CORES TERCIÁRIAS As cores terciárias são aquelas compostas a partir da mistura de uma cor secundária com uma primária.

CORES QUENTES As cores quentes referem-se ao vermelho, ao amarelo e a todas aquelas cores que contém predominância percentual destas duas cores primárias em sua composição.

CORES FRIAS As cores frias referem-se ao azul e a todas as cores que contém predominância percentual dele em sua composição.

CORES ANANÁLOGAS São aquelas que se encontram vizinhas no círculo das cores. CORES COMPLEMENTARES As cores complementares são aquelas obtidas a partir da soma de duas primárias e constituem em complementar da primária que não entrou na composição. Por exemplo: vermelho+amarelo = laranja (laranja complementar do azul); azul+amarelo = verde (verde complementar do vermelho); vermelho+azul = violeta (violeta complementar do amarelo).

CORES ACROMÁTICAS OU NEUTRAS Cores Acromáticas: São as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.

DIMENSÕES DA COR Primeira dimensão - Matiz , é a cor em si, existindo três matizes primários (amarelo, vermelho e azul). Segunda dimensão - Saturação que é relativa ao grau de pureza de uma cor, ou seja, o nível de mistura desta cor com o preto ou branco. A terceira dimensão - Brilho, Valor ou Luminosidade de uma cor, sua capacidade de refletir a luz.

POLICROMIA "Cromar" significa colorir. Quando usamos várias cores (mais do que três) em uma composição, dizemos tratar-se de uma policromia. MONOCROMIA Quando usamos uma única cor em uma composição, mas com várias tonalidades, dizemos tratar-se de uma monocromia. Por exemplo: usamos o preto e o branco para dar a variedade de tons, mais escuros ou mais Atividades : A)- PINTE O CÍRCULO DAS CORES: