Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

53

Transcript of Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Page 1: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone
Page 2: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Apresentação Pessoal

Professor:

Denis Henrique Fernandes Oliveirae-mail: [email protected]

Formação:

Formado em Administração Empresarial pela URI – São Luiz Gonzaga-RS, Pós Graduando em Gestão de Marketing – IESA – Santo Ângelo-RS.

Page 3: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

CursoAtendimento e Recepção- 20 horas

Conhecimentos:

Tipologia de clientes;

Técnicas de Recepção;

Técnicas de atendimento ao público;

Técnicas de atendimento ao telefone.

Page 4: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

As pesquisas revelam que 68% dos clientes das empresas fogem delas por problemas relacionados à postura de atendimento.

- 68% Péssimo atendimento;- 14% Qualidade dos produtos;- 9% Preço;- 9% Concorrência, hábitos, mudança de endereço e morte.

A fuga do clientes:

O sucesso no atendimento é de apenas 15% pela capacidade técnica e 85% pelas habilidades no relacionamento com as pessoas.

Page 5: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

- Recuperar o cliente custará pelo menos 10 vezes mais do que mantê-lo.

- Cada cliente insatisfeito conta para aproximadamente 20 pessoas, enquanto que os satisfeitos contam apenas para 5.

Conceitos:

Page 6: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

1 - Desenvolver a confiança e fidelidade dos clientes.2 - Colocar-se no lugar do cliente = empatia.3 - Comunicar-se bem.4 - Respeito e Cortesia.5 - Prestar atenção. 6 - Trabalhar bem em equipe.7 - Demonstrar confiança e lealdade8 - Demonstrar motivação pessoal.9 - Resolver problemas.10 - Manter o profissionalismo.11 - Entender a empresa e o setor.12 - Conservar a energia.13 - Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas.14 - Organizar as atividades de trabalho.15 – CHA – Aplicar – Conhecimento, Habilidade e Atitude...

Encantando o Cliente - 15 Competência Fundamentais:

Page 7: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

O Profissional:

Page 8: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

1. Entender o seu VERDADEIRO PAPEL, que é o de compreender e atender as necessidades dos cliente: Fazer com que ele seja bem recebido, ajudá-lo a se sentir importante e proporcioná-lo um ambiente agradável. Este profissional é voltado completamente para a interação com o cliente, estando sempre com as suas antenas ligadas neste, para perceber constantemente as suas necessidades. Para este profissional, não basta apenas conhecer o produto ou serviço, mas o mais importante é demonstrar interesse em relação às necessidades dos clientes e atendê-las.

Os 3 Passos do Verdadeiros Profissional:

Page 9: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

2. Entender o lado HUMANO, conhecendo as necessidades dos clientes, aguçando a capacidade de perceber o cliente. Para entender o lado humano, é necessário que este profissional tenha uma formação voltada para as pessoas e goste de lidar com gente. Se espera que ele fique feliz em fazer o outro feliz, pois para este profissional, a felicidade de uma pessoa começa no mesmo instante em que ela cessa a busca de sua própria felicidade para buscar a felicidade do outro.

Os 3 Passos do Verdadeiros Profissional:

Page 10: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

3. Entender a necessidade de manter um ESTADO DE ESPÍRITO POSITIVO, cultivando pensamentos e sentimentos positivos, para ter atitudes adequadas no momento do atendimento. Ele sabe que é fundamental separar os problemas particulares do dia a dia do trabalho e, para isso, cultiva o estado de espírito antes da chegada do cliente. O primeiro passo de cada dia, é iniciar o trabalho com a consciência de que o seu principal papel é o de ajudar os clientes a solucionarem suas necessidades. A postura é de realizar serviços para o cliente.

Os 3 Passos do Verdadeiro Profissional:

Page 11: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Para trabalhar com atendimento ao público, alguns requisitos são essenciais:

· Gostar de SERVIR, de fazer o outro feliz.· Gostar de lidar com pessoas.· Ser extrovertido.· Ter humildade.· Cultivar um estado de espírito positivo.· Satisfazer as necessidades do cliente.· Cuidar da aparência.

Page 12: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

A POSTURA pode ser entendida como a junção de todos os aspectos relacionados com a nossa expressão corporal na sua totalidade e nossa condição emocional.

Postura Profissional:

Page 13: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Podemos destacar 03 pontos necessários para falarmos de POSTURA. São eles:

Postura:

01. Ter uma POSTURA DE POSITIVA: que se caracteriza por um posicionamento de receptivo, mostrando-se sempre disponível para atender e interagir prontamente com o cliente. Esta POSTURA DE ABERTURA do atendente suscita alguns sentimentos positivos nos clientes, como por exemplo:a) postura do atendente de manter os ombros abertos e o peito aberto, passa ao cliente um sentimento de receptividade e acolhimento;b) deixar a cabeça meio curva e o corpo ligeiramente inclinado, transmite ao cliente a humildade do atendente;c) o olhar nos olhos e o aperto de mão firme, traduzem respeito e segurança;d) a fisionomia amistosa, alenta um sentimento de afetividade.

Page 14: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

02. Ter SINTONIA ENTRE FALA E EXPRESSÃO CORPORAL: que se caracteriza pela existência de uma unidade entre o que dizemos e o que expressamos no nosso corpo. Quando fazemos isso, nos sentimos mais harmônicos e confortáveis. Não precisamos fingir, mentir ou encobrir os nossos sentimentos e eles fluem livremente. Dessa forma, nos sentimos mais livres do stress, das doenças, dos medos.

Postura:

Page 15: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Postura:

03. as EXPRESSÕES FACIAIS: das quais podemos extrair dois aspectos: o expressivo, ligado aos estados emocionais que elas traduzem e a identificação destes estados pelas pessoas; e a sua função social que diz em que condições ocorreu a expressão, seus efeitos sobre o observador e quem a expressa. Podemos concluir, entendendo que, qualquer comportamento inclui posturas e é sempre fruto da interação complexa entre o organismo e o seu meio ambiente.

Page 16: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Esta interação ocorre dentro de um espaço físico de 3 metros de distância do público e de um tempo imediato, ou seja, prontamente. Além do mais, deve ocorrer independentemente do funcionário estar ou não na sua área de trabalho. Estes requisitos para a interação, a tornam mais eficaz. Esta interação pode se caracterizar por um cumprimento verbal, uma saudação, um aceno de cabeça ou apenas por um aceno de mão. O objetivo com isso, é fazer o cliente sentir-se acolhido e certo de estar recebendo toda a atenção necessária para satisfazer os seus anseios.

A Aproximação – Raio de Ação:

Page 17: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

01. Insistência para o cliente levar um item ou adquirir um bem;02. Seguir o cliente por toda a loja;03. O motorista de taxi que não pára de falar com o cliente passageiro;04. O garçom que fica de pé ao lado da mesa sugerindo pratos sem ser solicitado;05. O funcionário que cumprimenta o cliente com dois beijinhos e tapinhas nas costas;06. O funcionário que transfere a ligação ou desliga o telefone sem avisar.

A Invasão:

Page 18: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Encantando o Cliente:

A ATUAÇÃO EXTRA: É uma forma de encantar o cliente que se caracteriza por atitudes ou ações do atendente, não estabelecidas nos procedimentos de trabalho. É produzir um serviço acima da expectativa do cliente.

Fazer apenas o que está definido pela empresa como sendo o seu padrão de atendimento, pode até satisfazer as necessidades do cliente, mas talvez não ultrapasse o normal. Encantar o cliente é exatamente aquele algo mais que faz a grande diferença no atendimento.

Page 19: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

IR AO ENCONTRO DO CLIENTE é um forte sinal de compromisso no atendimento, por parte do atendente. Este item traduz a importância dada ao cliente no momento de atendimento, na qual o atendente faz tudo o que é possível para atender as suas necessidades, pois ele compreende que satisfazê-las é fundamental. Indo ao encontro do cliente, o atendente demonstra o seu interesse para com ele.

Ir ao encontro do cliente:

Page 20: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Você já deve ter ouvido milhares de vezes este jargão: A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA. Você concorda? No mínimo seremos obrigados a dizer que será difícil a empresa ter uma segunda chance para tentar mudar a impressão inicial, se esta foi negativa, pois dificilmente o cliente irá voltar. É muito mais difícil e também mais caro, trazer de volta o cliente perdido, aquele que foi mal atendido ou que não teve os seus desejos satisfeitos.

A Primeira Impressão:

Page 21: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Que imagem você acha que transmitimos ao cliente quando o atendemos com as unhas sujas, os cabelos despenteados, as roupas mal cuidadas ? O atendente está na linha de frente e é responsável pelo contato, além de representar a empresa neste momento. Para transmitir confiabilidade, segurança, bons serviços e cuidado, se faz necessário, também, ter uma boa apresentação pessoal.

Apresentação Pessoal:

Page 22: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Regras para uma boa comunicação - Falar com clareza.- Certificar-se de que foi bem compreendido.- Saber ouvir.- Estar atento a comunicação não-verbal.- Falar olhando nos olhos.- Sorrir.- Evitar gíria e gesticulações exageradas.

Elementos básicos no processo de comunicação- Fonte e emissor.- Código e canal.- Mensagem.- Receptor e ruído.- Contexto.- Feedback.- Redundância.

Comunicação Verbal e Não verbal:

Page 23: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Elementos da Comunicação:

Page 24: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Page 25: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Podemos dizer ao cliente: “a sua televisão deveria sair hoje do conserto, mas por falta de uma peça, ela só estará pronta na próxima semana”. De acordo com a maneira que dizemos e de acordo com o tom de voz que usamos, vamos perceber reações diferentes do cliente. Se dizemos isso com simpatia, naturalmente nos desculpando pela falha e assumindo uma postura de humildade, falando com calma e num tom amistoso e agradável, percebemos que a reação do cliente será de compreensão. Por outro lado, se a mesma frase é dita de forma mecânica, ríspida, fria e com arrogância, poderemos ter um cliente reagindo com raiva. As palavras são símbolos com significados próprios. A forma como elas são utilizadas também traz o seu significado e com isso, cada palavra tem a sua vibração especial.

Tom de Voz:

Comunicação Verbal:

Page 26: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Você acha que existe diferença entre OUVIR e ESCUTAR?Se você respondeu que não, você errou. Escutar é muito mais do que ouvir, pois é captar o verdadeiro sentido, compreendendo e interpretando a essência, o conteúdo da comunicação. O ato de ESCUTAR está diretamente relacionado com a nossa capacidade de perceber o outro. E, para percebermos o outro, o cliente que está diante de nós, precisamos nos despojar das barreiras que atrapalham e empobrecem o processo de comunicação. São elas:

* os nossos PRECONCEITOS;* as DISTRAÇÕES;* os JULGAMENTOS PRÉVIOS;* as ANTIPATIAS.* Celular

Saber Escutar:

Page 27: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

São sinais psicossomáticos emitidos pelas pessoas. Ou seja, O Corpo Fala.

A linguagem corporal é o conjunto de todos os movimentos do corpo conscientes ou não. O olhar - Deve ser natural, sem insistência, devemos olhar sempre para as pessoas com quem conversamos.Os gestos - Servem para reforçar o que se diz, devem ser moderados.A fisionomia - Procure mantê-la serena, cuide do seu auto-controle emocional;O sorriso – Linguagem Universal.

CUIDADO: As vezes os olhos, os gestos e a fisionomia falam mais que a boca.

Comunicação não verbal:

Page 28: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Atender com agilidade significa ter rapidez sem perder a qualidade do serviço prestado. A agilidade no atendimento transmite ao cliente a idéia de respeito. Sendo ágil, o atendente reconhece a necessidade do cliente em relação à utilização adequada do seu tempo.

Agilidade:

Page 29: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

* se escorar nas paredes da loja ou debruçar a cabeça no seu birô por não estar com o cliente (esta atitude impede que ele interaja no raio de ação);* mascar chicletes ou fumar no momento do atendimento;* cuspir ou tirar meleca na frente do cliente* comer na frente do cliente (comum nas empresas que oferecem lanches ou têm cantina);* gritar para pedir alguma coisa;* se coçar na frente do cliente;* bocejar (revela falta de interesse no atendimento).

Erros no Atendimento:

Page 30: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Você gostaria de ser atendido por estas pessoas?

Erros no atendimento:

Page 31: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Usar chavões:

O mau profissional utiliza-se de alguns chavões como forma de fugir à sua responsabilidade no atendimento ao cliente. Citamos aqui, os mais comuns:

* O senhor como cliente tem que entender ...* O senhor deveria agradecer o que a empresa faz pelo senhor...* O cliente é um chato que sempre quer mais...* Aí vem ele de novo...* Gírias e apelidos.

Estas frases geram um bloqueio mental, dificultando a liberação do lado bom da pessoa que atende o cliente.

Erros no atendimento:

Page 32: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Tele-Imagem:

Page 33: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Existem pelo menos 4 tipos de comportamento que as pessoas demonstram. Isso nos dá uma idéia de como elas gostariam de serem tratadas:

Tipologia de Clientes:

1 – Ditador2 – Extrovertido3 – Tímido4 – Crítico

Page 34: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Como se comporta:

• Rápido, poucas palavras, quer estar no comando.

• Adora Novidades, tecnologia, celebridades.

• Sorri pouco e está sempre com pressa.

Como Agir:

• Faça com que ele se sinta no comando e se prontifique a fazer o que for necessário rápido!

• Demonstre que conhece o que está oferecendo mas sem ser arrogante.

• Diga que não tomara muito tempo dele, mostrando logo o que ele quer, vá direto ao assunto.

• Ofereça resultados, de opções, é ele quem decide.

Não faça:

• Discordar; mostrar que ele está errado, principalmente em publico; decidir por ele.

1 - Ditador:

Page 35: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Como se comporta:

• Adora conversar, estar no meio das pessoas.

• Vive de bom humor, sempre sorrindo, de bem com a vida.

• Gosta de ser reconhecido e elogiado.

• Fala rápido e gosta de convencer as pessoas.

Como Agir:

• Elogiar muito, fazer ele se sentir diferenciado, especial!

• Deixá-lo falar mais que você.

• Oferecer emoção, entusiasmo, eventos.

Não faça:

• Ficar falando o tempo todo.

• Dar muitos detalhes, senão terá que explicar tudo de novo.

2 - Extrovertido:

Page 36: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Como se comporta:

• Muito quieto, observador, “em cima do muro”.

• Precisa ser aceito pelos outros.

• Procura não ofender nem desagradar ninguém.

Como Agir:

• É melhor fazer perguntas, senão ele entra mudo e sai calado.

• Não o pressionar, pois ele precisa de tempo para tomar uma decisão.

• Decidir por ele. Oferecer segurança.

Não faça:

• Ser brusco, insensível.

• Oferecer muitas opções.

PS: Corre o risco dele ir embora e pedir opinião de todos os amigos e familiares.

3 – Tímido :

Page 37: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Como se comporta:

• Pergunta tudo a toda hora.

• Parece quieto e observador, mas está elaborando a próxima pergunta.

• Ele quer testar os seus conhecimentos, pois é a única maneira de ele confiar em você.

• Extremamente analítico

Como Agir:

• Tenha as respostas a tudo que ele perguntar

• Atenha-se a dados estatísticos e percentuais.

• Fale sobre fatos, realidade, explique tudo em detalhes e seja direto.

Não faça:

• Responder enrolando a pergunta feita

• Demonstrar que não sabe ou está em dúvida.

• Apressá-lo.

4 – Crítico:

Page 38: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

1 – Conservadores introvertidos2 – Que procuram aceitação social3 – Dinâmicos, inovadores e extrovertidos

Tipos psicológicos de clientes

Page 39: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Pessoas de mente fechadas, tendem a evitar inovaçõesConservadoras ao extremoEvitam situações arriscadasSeguem experiências de outras pessoasSão em geral pessimistasSó acreditam vendoTendem a satisfazer necessidades fisiológicas ou segurançaA imagem da empresa deve ser ressaltada

1 – Conservadores e Introvertidos

Page 40: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

A maioria das pessoas se incluem neste grupoPossuem características conservadoras e dinâmicasPessoas equilibradasOlham e analisam a empresa, procurando satisfazer-se com elaEvitam situações difíceisRessaltar a liderança da empresa no mercado, qualidade e serviços

2 – Clientes que procuram aceitação social e prestígio

Page 41: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

São em geral pessoas de orientação positiva e realistaSuas afirmações refletem sucesso, conquista e realizaçõesNão se deixam “empurrar” com facilidade, podem tomar decisões rápidasEstas pessoas procuram outras oportunidadesGostam de novos negócios e novas formas para coisas antigasSão criativas e inovadorasNormalmente procuram a necessidade de auto-realizaçãoRessaltar as características modernas dos produtos e da empresa e estrutura disponível ao cliente.

3 – Cliente dinâmicos e extrovertidos

Page 42: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

No caso das reclamações, o procedimento aplicado pode ser semelhante ao do cliente nervoso, com algumas peculiaridades.

Reclamações:

Page 43: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Veja alguns passos imprescindíveis:01. atenda o cliente com cordialidade e espontaneidade;02. escute com total atenção, sem interrompê-lo, o que ele tem a dizer;03. anote todas as suas reclamações;04. diga-lhe que vai analisar todos os dados para lhe dar uma resposta;05. marque um prazo para contatá-lo, trazendo a solução para o seu problema;06. cumpra o prazo estabelecido;07. jamais justifique;08. exponha ao cliente o resultado da sua análise com fatos e dados, pois desta forma, o diálogo não será emocional.

Atender apenas o cliente satisfeito com o serviçoprestado, não traz mérito para o atendente.

Reclamações

Page 44: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Telefone:

Page 45: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Ouvindo a campainha, atenda imediatamente.

Aconselha-se atender no máximo na segunda chamada.

Telefone:

Page 46: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Identifique-se:

“Fale o nome da empresa, o seu nome e seus cumprimento dos dia: Bom dia, Boa tarde, Boa noite.” Os lábios devem estar mais ou menos uma distância de um dedo do fone, para que favoreça a dicção. Fale naturalmente, como se estivesse ali presente.

Sempre que possível, trate o cliente pelo nome; pergunte “Qual é o seu nome”, por favor?

Telefone

Page 47: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

- Sem deixar de dizer as coisas importantes, experimente expressá-las em poucas palavras.

- Use expressões corteses, como: “Por Favor”, “Muito obrigada”, “Estamos Sempre as Disposição”.

- Não interrompa o interlocutor (cliente).

Telefone

Page 48: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

- Faça o possível para informar ao interessado tudo o que ele deseja saber. No caso de dúvida consulte antes de informar.

- Ao afastar-se do telefone, diga: “Aguarde um momento, por favor”.

- Ao retornar ao telefone, diga: “Desculpe a demora” ou Desculpe fazê-lo esperar”.

Telefone

Page 49: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

- Não use gírias ao telefone.- Anote e repasse todos os recados.

(Acompanhando seus retornos aos clientes).

- Caso a pessoa chamada não possa atender, diga: Ele está ocupado, o senhor prefere aguardar ou ligará mais tarde.

Evite ser rústico: “Não está!”

Telefone

Page 50: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

- Ao término da conversa dispense-o dizendo: “Obrigada e tenha um bom dia, uma boa tarde, ou uma boa noite, um ótimo final de semana.”

- Em datas comemorativas deseje os votos (Natal, Ano Novo, Páscoa...)

- Aguarde o cliente desligar primeiro.

Telefone

Page 51: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Se compreendermos que o motivo pelo qual trabalhamos em determinada empresa, não é apenas compensação financeira, mas também pela satisfação de podermos servir, sendo úteis as pessoas, a nossa ação será diferente. Seja realista, isto é, pare e olhe seriamente para você mesmo e para as situações em que você mesmo se encontra, principalmente em relação ao seu desempenho profissional.

Faça uma auto avaliação para verificar qual é a medida da qualidade do seu trabalho.

Auto-avaliação

Page 52: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

Características dos Campeões

Page 53: Apostila - Atendimento ao Cliente_Recepção_Telefone

Atendimento ao Cliente

FIM