Apostila de 3000

download Apostila de 3000

of 28

Transcript of Apostila de 3000

TTULO:

Manual do curso de Siemens HiPath 3000Equipamentos utilizados:Equipamentos da linha HiPath 3000.

Informaes Gerais:- Curso realizado pela SigmaOne Distribuidora; - Concludo em 13/Outubro/2009; - Elaborada por: Ygor Voltolini da Silva

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Instalao do CLAO CLA (Customer License Agent) um software que permite o licenciamento do sistema HiPath 3000. Para instal-lo, recomendvel fazer o download do site da SigmaOne, ou ento, usar os arquivos que esto no CD distribudo. O arquivo executvel de instalao o License Agent, conforme tela abaixo:

Dessa forma, s seguir a instalao. muito importante deixar a porta 61740 livre, pois o CLA utiliza esta porta. Depois de terminada a instalao, o arquivo de licenas deve ser copiado na pasta C:\Arquivos de programas\Licensing\License Agent\import. O arquivo de licenas desaparecer logo aps inserido na pasta import. Mais frente, ser visto como fazer o licenciamento do sistema.

Implantao do HelpPara a instalao do Help, necessrio baixa-lo no site da SigmaOne ou ento, utilizar o arquivo que est no CD distribudo. necessrio extrair o arquivo. Feita a extrao, copiar os arquivos asse_por e master_pt para o caminho C:\Arquivos de programas\Siemens\HiPath 3000 Manager E\Help\por. Para acessar o Help via Manager E, s pressionar F1 no teclado.

Atualizao do HiPath 3000Existem duas formas de atualizao do sistema: via APS Transfer e via MMC. A seguir, veremos ambas.

Atualizao via APS TransferPara atualizar a central via APS Transfer, o arquivo necessrio e mais atual, no caso das centrais 35XX, o sl4600042a.zip. J para a 3800 o pl4600042a.zip. Assim que obtidos do CD ou do site da SigmaOne, necessrio descompact-los. ApsSUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

descompactados, utilizar os arquivos sl4600042a.fst para a 35XX e pl4600042a.fst para a 3800. Para atualizar o sistema, abrir o Manager E, ir em Ficheiro -> Abrir KDS -> selecionar o tipo de arquivo como fst e apontar para a pasta de atualizao, conforme figura a seguir:

O procedimento para enviar a base de dados da central, o mesmo para abrir uma base de dados e s pode ser feito aps ter sido executado o passo anterior (abertura do arquivo fst).

Atualizao via MMCVer Informativo Tcnico chamado IT-06-HO-004-01.pdf. Lembrando que se faz necessrio o uso do programa physdiskwrite.exe. Os arquivos de atualizao via MMC so o sl4600042m.zip para a 35XX e o pl4600042m.zip. Aps descompactados, so denominados so, respectivamente, o sl4600042m.mmc e o pl4600042m.mmc.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Ramais analgicos e digitaisAs programaes referentes aos ramais so feitas em dois campos principais do Manager E: Programaes -> Programar estao; Vista de extenso;

Programar estao No campo de Programar Estao -> Extenso, temos: nmero interno do ramal; nmero de DDR, que a Marcao Direta do ramal; nome atribudo ao ramal; estado (se o ramal est ativo, o caractere do estado fica na cor verde. Se estiver inativo, o caractere do estado fica na cor cinza); tipo de aparelho atribudo ao ramal; tipo de ramal; acesso, ou seja, em qual placa o ramal est conectado, a posio da placa na central e tambm a posio de ramal na placa; se h identificao analgica, que o CLIP.

Ver figura abaixo:

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

No campo Programar estao -> Programao de teclas, temos como exemplo na figura abaixo um aparelho OptiPoint 410 Standard, onde as 4 teclas esquerda so programveis somente via Manager E. As demais teclas programveis podem ser programadas via Manager E e tambm no prprio ramal, atravs do cdigo *91. A seguir, a tela de programao de teclas via Manager E:

Vista de extensoEm Vista de extenso -> flags, possvel fazer programaes referentes aos ramais j programados em Programar estao. Pode-se habilitar e desabilitar vrias permisses facilidades, como por exemplo, Bloqueio de chamadas a cobrar e Permisso de desvio externo. Tambm pode ser atribudo um tempo de flash, j dados pela central, como pode-se observar na figura abaixo, ou previamente programado no Editor de gabarito, como ser visto mais adiante.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Na guia Vista de extenso -> Facilidades ativadas, possvel analisar de algumas facilidades esto ativadas ou no, repor a senha de cadeado para o valor padro (caso o usurio necessite), programar hotline, sinalizaes de chamada no ramal.

J para a programao do tempo de flash especfico, necessrio acessar a guia Vista de extenso -> Editor de gabarito. Conforme figura a seguir, necessrio acessar o boto Copiar para abrir um novo editor de tempo de flash. interessante sempre atribuir um nome sugestivo e, os tempos sero ajustados em mnimo e mximo nos doisSUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

primeiros campos de Parmetro (durao mnima e durao mxima do flash). interessante sempre ajustar o terceiro fator, que o Evita tecla de flash errada, para um valor um pouco acima do tempo mximo de impulsos para flash.

Linhas / Integrao em redeNesta guia, so feitas todas as programaes do sistema HiPath 3000, no que diz respeito s linhas da mesma.

LinhasEm Linhas, so programadas as rotas s quais as linhas pertencem (coluna Rota) e alguns parmetros avanados, quando se d um duplo click na coluna Parmetro. Tambm possvel a visualizao de qual placa, posio da placa na central e posio da linha na placa, respectivamente (coluna SI/Lin), o cdigo individual da linha na central (coluna Cdigo) e o tipo da linha (coluna Tipo).

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Quando selecionada a coluna Parmetros com um duplo click, aparece a seguinte tela:

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Nesta, possvel visualizar tanto parmetros de interligaes ISDN (Flags de RDIS), parmetros relacionados s linhas Analgicas (Flags HKZ), ajustes gerais para as linhas (Flags Gerais) e ajuste do tempo de flash das linhas (Editor de Gabarito).

RotasEm Rotas, pode-se atribuir nomes determinadas rotas, como no exemplo abaixo, atribuir rotas de transbordo, programaes de nmeros de sistema de entrada e sada, entre outros.

Parmetros de rotasEm Parmetros de rotas, feita toda a programao das caractersticas principais de uma rota como um todo. Por exemplo, caso se queira programar o tipo de ocupao (se os troncos dessa rota sero ocupados de forma cclica ou linear) ou o tipo de uma rota (utilizado para configuraes de interligao). Numa instalao simples, sem interligaes ou Operadoras SIP, geralmente no so alterados estes parmetros.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Chamadas de entradaSo programados em Chamadas de entrada grupos de capturas de chamada, grupos de chamada, cclicos, UCD e listas de transferncia. Tambm possvel definir quem sero os atendedores das linhas analgicas do sistema.

Atendimento de chamadaNa guia Atendimento de chamada, so programados os ramais que faro parte de um determinado grupo de captura, definido em Grupos de capturas de chamadas. Para um ramal capturar a ligao de outro ramal s executar o comando *57.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

TransfernciaNesta guia, so atribudas para onde sero direcionadas as chamadas quando for solicitado um nmero. Por exemplo, caso se queira que todas as ligaes entrantes para o nmero 1000 sejam direcionadas para o nmero 6655, necessrio criar uma linha na tabela de Definio (tabela superior) com o nmero de destino. Esta linha precisa ser atribuda ao ramal 1000 e isto feito na tabela de Atribuio a extenses (tabela inferior). Nesta tabela tambm pode ser definido o tipo da ligao de entrada qual a linha montada na tabela superior ser atribuda. Para isto, existem as colunas de Diurno (funcionamento em perodo Diurno da central), Noturno (funcionamento em perodo Noturno da central) e Interno (para chamadas Internas, situao ramal ramal). Caso a programao desejada seja que os primeiros 3 ringues sejam atribudos ao ramal 1000 e, depois de 15 segundos, passe para o ramal 6655, a coluna primeiro destino deve estar com um * (asterisco) e a coluna de segundo destino com o nmero 6655. Se for de desejo alterar este tempo, este deve ser ajustado na coluna Ciclos. Tambm podem programados nmeros externos como destinos da lista de transferncia.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Linha de grupo / coletivaEsta guia serve para programar grupos de chamada (Grupo), grupos de busca cclicos (Cclico) e grupos de busca lineares (Linear). Tambm serve para fazer a configurao do grupo UCD, que ser descrita mais a frente. Os ramais pertencentes aos grupos devem ser inclusos nesta guia, bem como o nmero do grupo e sua marcao direta.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Atribuio de chamadas de linhaAqui, configura-se os ramais ou grupos atendedores das linhas analgicas do sistema HiPath 3000. Observa-se que aparecem as placas e posies dos troncos analgicos nas mesmas, bem como a programao para perodo diurno e noturno.

Grupos UCDO grupo UCD caracterizado pelos seguintes fatores: Funciona em conjunto com o conceito de Agentes, os quais podem se Logar/Deslogar, ficarem Disponveis / Indisponveis ou ficarem em Pausa ou sem Pausa. Esta programao deve ser feita nos prprios aparelhos ou ento, em softwares especficos para grupos UCD desenvolvidos para centrais da linha HiPath 3000; O agente logado, disponvel e que est disponvel a mais tempo em relao aos outros agentes do grupo, o prximo a atender a chamada; Caso todos os agentes estejam indisponveis / deslogados / ocupados, as ligaes vo para uma fila de espera pr-definida para o grupo; Cada usurio do grupo UCD ter um nmero de agente, que chamado de ID. Ele poder se logar por este ID de qualquer ramal da central pois, para o grupo UCD, o que importa somente o agente;

Os grupos podem ser feitos atravs da guia Grupos UCD, onde tem-se uma coluna chamada Seleo, onde pode-se visualizar os IDs que ainda no foram selecionados para outros grupos. J no quadro Grupos UCD, seleciona-se o grupo a ser configurado, o nmero de ringues entre um agente e outro do grupo e o nmero mximo de chamadasSUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

em espera que o grupo pode ter. Na coluna Membros, possvel introduzir os membros do grupo UCD selecionado na tabela acima. Para isto, basta arrastar os IDs desejados da coluna Seleo para a coluna Membros. J em Parmetros de grupo 1, atribui-se a msica em espera do Grupo UCD.

Parmetros UCD possvel ajustar parmetros em comum para todos os grupos UCD, como por exemplo, se os agentes continuaram disponveis mesmo aps no atenderem uma chamada, a autorizao de uso dos grupos UCD (previamente autorizado pela central), tempo para anotaes aps um atendimento e prioridades nas chamadas internas em relao s chamadas externas.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

AutorizaesNesta fase, se fazem todas as programaes relacionadas a permisses / proibies de acesso s linhas do sistema, no que diz respeito a chamadas de sada.

ExtensoDefine-se aqui qual o nvel de acesso s linhas determinado ramal ter, ou seja, quais listas grupos de autorizaes o ramal ter acesso.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Diurno / NoturnoNestas duas guias so montadas as autorizaes aos grupos de linhas da central. Se uma rota estiver como interno, no poder fazer ligaes externas e nem receber ligaes externas. Se estiver como acesso restrito, no poder realizar ligaes externas, mas poder receber ligaes externas. Poder tambm estar associada listas de nmeros autorizados ou listas de nmeros no autorizados (estas so definidas no prximo passo, que a guia de Nmeros autorizados / no autorizados), bem como poder tambm ter acesso sem restries.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Nmeros autorizados / no autorizados possvel definir aqui dois tipos de listas de autorizaes: Lista de nmeros autorizados e Lista de nmeros no autorizados. Na primeira, se um ramal estiver associado uma lista de autorizaes na qual, um dos grupos de linhas estiver associado uma destas listas, quando acessado este grupo de linhas, no poder para nmeros que no estejam nesta lista. No segundo caso, o raciocnio o oposto, ou seja, os nmeros que esto na lista so os bloqueados; poder fazer ligaes para nmeros que no esto na lista de nmeros no autorizados.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Servio noturno automticoO servio noturno automtico pode ser ativado tanto para toda a central, quanto para um ramal em especfico. Para ativ-lo, pode-se tanto clicar com o boto direito do mouse sobre a tabela, ir em propriedades e ajustar todos os parmetros, quanto selecionar os retngulos azuis, arrastando-os. No primeiro caso, se for de desejo que o noturno seja ativado para todo o sistema, s selecionar Nenhum como nmero.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Atribuio de grupo de relaes de trfegoNesta guia, vemos as permisses que cada linha e cada ramal do sistema tem em relao matriz VBZ, atravs dos grupos atribudos aos mesmos. Cada grupo definido por uma linha ou coluna da Matriz VBZ, conforme as figuras abaixo. muito comum a utilizao da Matriz VBZ quando se quer permitir ou bloquear acessos s comunicaes entre ramais, como por exemplo, o diretor da empresa no quer ser importunado pelos seus funcionrios. Ento, a Matriz VBZ pode resolver o caso, direcionando um grupo para o chefe e outro grupo para os demais funcionrios. Na prpria matriz, so criadas as regras de acesso entre os grupos.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Parmetros do sistemaNesta parte do nosso curso, iremos explorar um pouco mais das programaes gerais do sistema, como os flags e temporizadores comuns, programaes sobre o transbordo do sistema, visualizao dos cdigos das facilidades da central, entre outros.

FlagsNesta guia, so programveis os flags vlidos para todo o sistema. Dentre eles, podemos citar como os mais comuns o Ligao para desvio externo act, Desvio aps HKZ autorizado, transferncia aps desvio para destino externo, sinal de conferncia, sinalizao de aviso para grupos de captura, reserva de linha automtica, DTMF automtico, numerao aberta e CLIP configurvel. Outros flags so muito importantes, mas numa fase mais avanada deste curso.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

TemporizadoresAqui, so ajustados os temporizadores gerais do sistema. Os mais importantes so o Fim de marcao para marcao 1A (serve para ajustar o tempo de envio dos dgitos discados aps o trmino da discagem, vlido apenas para linhas analgicas. Muito utilizado quando se tem interfaces celulares ou linhas da GVT. Nesses casos, geralmente, altera-se o valor do fator para 27), tempo de retardamento de rechamada, entre outros. A alterao destes depende de recomendaes de especialistas da Siemens ou do suporte da SigmaOne.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Programaes do sistemaJ nas programaes do sistema, programa-se o funcionamento da msica em espera do sistema, nome do cliente e mensagem nos aparelhos com display (por exemplo, o nome da empresa).

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Transbordo / OperadoraNa guia Transbordo / Operadora, indica-se qual ramal ser o de transbordo do sistema (geralmente o da telefonista), tanto para diurno, quanto para noturno. Tambm so programadas em quais situaes as ligaes so direcionadas para o ramal programado como transbordo, bem como o nmero para chamar o ramal operador do sistema, tanto em situaes internas (ramal da prpria central requisitando), quanto para situaes externas (ramal de um outra central interligada requisitando).

DisplaySo programadas aqui as informaes inerentes aos ramais com display, como por exemplo, indicao de nome e nmero, formatos de data e hora, indicaes de supresso de nmero e exibies de listas de chamadores.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Cdigos de servio possvel a visualizao da maioria dos cdigos de facilidades existentes na central, substituindo a necessidade de consulta s facilidades da mesma, via aparelho ou manual. Tambm pode mudar o cdigo de acesso uma facilidade, bastando apenas dar um duplo click sobre o cdigo. Atravs do boto Todas as KDS iguais, se torna vivel o envio dos mesmos cdigos ajustados na central programada, para todas as centrais que esto interligadas a ela.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

LigaesNesta guia, efetuam-se as programaes dos equipamentos ligados externamente ao sistema, geralmente para gerar msica ou caixa postal para a central. Duas das guias mais importantes sero mostradas abaixo.

Ligao externa (msica em espera da central)Para a programao de msica externa da central, necessrio simplesmente arrastar o ramal desejado, disponvel na coluna Seleo, para a tabela de Atribuio de grupo de relaes de trfego: Nmero. de suma importncia que esta programao seja feita sem que o equipamento de msica esteja conectado na central, ou seja, conecta-lo somente aps a programao da central para a msica em espera ter sido efetuada. Tambm na guia de Ligao externa, so ajustados parmetros para as msicas dos grupos UCD.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

AnncioNesta guia, caso seja necessrio especificar a necessidade do equipamento conectado central, por exemplo, no caso de grupo UCD, programa-se o tipo de conexo em relao a posio na qual o equipamento est conectado (se de Msica em espera externa, Msica de espera interna, Anncio ou se um PC).

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

TaxaesNesta parte da programao da linha HiPath 3000, so definidos dois fatores importantes: programao sobre como sero emitidos os bilhetes e seus formatos; definio do cdigo de projeto e sua obrigatoriedade ou no, bem como os cdigos disponveis no sistema;

SadaEm sada, programa-se o formato dos bilhetes, na coluna de flags Formato do registro de dados das chamadas, ajustando por exemplo, se eles devem ser suprimidos, se devem aparecer as chamadas de entrada e se devem aparecer informaes sobre a durao da chamada. J na parte da direita, chamada de taxao central, programa-se como os bilhetes sero emitidos, ou seja, se sairo via serial, via TCP ou via TFTP client ou server. Para ajustar as configuraes de sada caso esta seja via rede (ltimos 3 casos citados), ajustar as configuraes em Configurao da LAN.

Cdigos de projetoO cdigo de projeto comumente usado para fins de permisso e taxao. Permisso, porque cada usurio ter o seu cdigo de projeto e ser obrigado, se for programado que ele obrigado para determinado grupo de linhas, a disc-lo.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658

Em cdigos de projeto, pode-se definir se eles sero utilizados ou no. Caso sejam, deve ser marcado o flag Verificao de listas. Para tornar obrigatrio o uso do cdigo de projeto, ajustar para forado em cada uma das rotas. J para criar os cdigos de projeto, edit-los na Lista de Cdigos de Projeto.

SUPORTE TCNICO SIGMAONE DISTRIBUIDORA www.sigmaone.com.br / [email protected] / (41) 3218-6658