APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

10
APOSTILA DE LOUVOR E ADORAÇÃO INTRODUÇÃO O que é adoração? Adoração é um modo de vida. O Homem é adorador por natureza. A Palavra de DEUS ensina que ADORAÇÃO, vai muito além dos sentimentos de devoção e expressões cerimoniais, muito bem representadas no Velho Testamento. Aplica-a numa intimidade com Deus, só possível ao que nasceu de novo. Adoração e louvor são atitudes, expressões da nossa alma , do nosso corpo e do nosso espírito a Deus. É algo extremamente sublime, porque trabalha com a sensibilidade humana, e é algo que Deus tem extremo prazer em receber. Saber adorar e saber louvar é, portanto, fundamental na vida do cristão que quer alegrar o coração de Deus. Quando nós sabemos exatamente o que fazemos, isto se torna mais fácil de ser posto em prática. O que se pretende com este estudo é exatamente isto: levar- nos a conhecer os fundamentos do louvor e da adoração, e deixar de ser um “cantador” para ser um adorador, porque “são esses que o Pai procura, seus adoradores...” (João 4:23b). O nosso ato de adoração e culto a Ele deve ser a motivação, isto é, servir como adubo – estímulo, para que possamos produzir uma verdadeira adoração. Nosso culto de adoração deve causar maior dedicação, para que possamos servir ao Senhor melhor! Se não obtemos isso, então temos que examinar a nossa experiência de culto para saber o que pode ser melhorado, para que ela de fato produza mais dedicação e melhor serviço cristão. Sabemos que o Senhor está a procura de verdadeiros adoradores. Está Ele à nossa procura? Será que o nosso culto, de fato, O agrada? Prestar culto a Deus é adorá-lo e amá-lo profundamente, é dedicar muito respeito, reverência e dignidade ao Senhor.

Transcript of APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

Page 1: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

APOSTILA DE LOUVOR E ADORAÇÃO

INTRODUÇÃO

O que é adoração?Adoração é um modo de vida. O Homem é adorador por natureza.

A Palavra de DEUS ensina que ADORAÇÃO, vai muito além dos sentimentos de devoção e expressões cerimoniais, muito bem representadas no Velho Testamento. Aplica-a numa intimidade com Deus, só possível ao que nasceu de novo.

Adoração e louvor são atitudes, expressões da nossa alma, do nosso corpo e do nosso espírito a Deus.

É algo extremamente sublime, porque trabalha com a sensibilidade humana, e é algo que Deus tem extremo prazer em receber.

Saber adorar e saber louvar é, portanto, fundamental na vida do cristão que quer alegrar o coração de Deus.

Quando nós sabemos exatamente o que fazemos, isto se torna mais fácil de ser posto em prática.

O que se pretende com este estudo é exatamente isto: levar-nos a conhecer os fundamentos do louvor e da adoração, e deixar de ser um “cantador” para ser um adorador, porque “são esses que o Pai procura, seus adoradores...” (João 4:23b).

O nosso ato de adoração e culto a Ele deve ser a motivação, isto é, servir como adubo – estímulo, para que possamos produzir uma verdadeira adoração.

Nosso culto de adoração deve causar maior dedicação, para que possamos servir ao Senhor melhor!

Se não obtemos isso, então temos que examinar a nossa experiência de culto para saber o que pode ser melhorado, para que ela de fato produza mais dedicação e melhor serviço cristão.

Sabemos que o Senhor está a procura de verdadeiros adoradores. Está Ele à nossa procura? Será que o nosso culto, de fato, O agrada?

Prestar culto a Deus é adorá-lo e amá-lo profundamente, é dedicar muito respeito, reverência e dignidade ao Senhor.

Que tipo de culto Deus deseja A maneira que uma igreja adora, reflete sua teologia e o comprometimento

de cada indivíduo; A teologia inicial deve ser que o principal alvo do homem é adorar e alegrar-

se em Deus (Ef 1.12); A adoração falha se o culto concentra-se no homem e não em Deus; Deus é perfeito em santidade (Mt 5.48); O criador e juiz do universo (Tg 4.12); Os seres viventes constantemente dignificam a Deus (Ap. 4.9); A adoração falha se o culto não incentiva a reconhecer a dignidade de

Deus e de Jesus Cristo, o cordeiro.

Page 2: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

1) Definição dos temas e suas diferenças:A maioria das pessoas pensam que os dois atos são exatamente a mesma coisa,

porque realmente as características de um são bem próximas do outro. Porém, a percepção das diferenças produz qualidade; produz consciência; produz

sabedoria; produz bênçãos.

1.1 O termo adoração?Qualquer tentativa de definir adoração é falha. O significado da Adoração é algo

muito relativo ao Adorador e em geral a descrição e a experiência são mais fáceis do que uma definição verbal.

Exemplo de adoração no Novo Testamento, Lc 7:36-38. A mulher pecadora adora a YESHUA.

1. Quebrantamento - "choro da mulher".Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado (SHABOR); coração

compungido e contrito (DAKAH) não desprezarás, ó Deus.SHABOR = quebrado em pedaçosDAKAH = humilhar, esmagar,

Barreiras de proteção são colocadas em nosso íntimo de modo a não liberarmos nossos sentimentos diante de Deus

2. Humildade - Uma mulher digna em Israel não mostrava seus cabelos em público, só ao marido, na intimidade. Esta ação gerava rejeição, crítica. Mas esta mulher não se importou em mostrar seu amor desta maneira.

Paulo diz que o cabelo é a glória da mulher. Ela tomou sua glória para lavar a lama dos pés de YESHUA.

I Pe 5:5b - Adoração com humildade é amor compromissado.

3. Amor - YESHUA mesmo declara: Ela muito me amou. Quem ama sempre encontra uma forma adequada de extravasar seus sentimentos diante da pessoa amada.

4. Dádiva - Ela expressou seu amor com algo evidente. Perfumes em vasos de alabastro correspondem hoje a uma poupança. Ela deu o que tinha de melhor.

II Cr 16.9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostra-se forte para com aqueles cujo CORAÇÃO é totalmente Dele...

Portanto, adoração significa render culto a alguém; render-se, reverenciar, prostrar-se diante de alguém ou algo; reconhecer o senhorio de alguém sobre si ou algo ligado a si. Adorar a Deus significa reconhecer Nele atributos incontestáveis, mesmo diante de situações sofríveis. Quer estejamos alegres ou não, satisfeitos ou não, na benção ou não, Deus é o que é. Ele é, por exemplo, soberano, benigno, Criador, Redentor, misericordioso, libertador, abençoador...

Adorar significaria assim, reconhecer o valor de Deus para o adorador.

1.1.1 Expressões de adoração:1. ORAÇÃO - Sl 8:1 - Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a

terra é o Teu nome!2. LOUVOR - Porta de entrada para a adoração - Sl 95:1,23. CONFISSÃO - Concordar com Deus. Confissão dos pecados, da fé, das

bênçãos, da Palavra.4. LEITURA DA PALAVRA - Sl 15. PREGAÇÃO - Quando há unção na pregação, os mais profundos

sentimentos de amor, alegria, devoção, etc, brotam do nosso coração.

2

Page 3: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

6. CEIA DO SENHOR - elemento eficaz de adoração.7. BATISMO - outro elemento eficaz de adoração.8. OFERTA

1.2 O que é Louvor?O louvor é traduzido por falar bem de/a/para alguém; expressar admiração;

elogiar; prestar homenagem; reconhecer méritos de alguém; exaltar; dar ações de graças (agradecer). O louvor é uma atitude de gratidão, musical ou não, verbalizada ou não, por algo que recebemos de alguém, no caso, Deus.

Louvor, portanto, é expressar gratidão a Deus por algo que Ele fez/faz. Exemplo: Ele me cura, liberta, dá bênçãos...

1.2.1 O louvor a Deus O louvor tem características próprias. Geralmente, no meio da comunidade, é

expresso através da música, mas não só da música. É geralmente impregnado de alegria, porque via de regra é ministrado após vitórias, sob o efeito da alegria da benção.

1.2.2 As características do Louvor: É a entrega a Deus da “Medalha de Honra ao Mérito” É o reconhecimento de que Deus fez aquilo que os nossos olhos vêem. É render homenagens, elogiar a Deus.

1.3 O que é música “A música (do grego musiké téchne significa a arte das musas) é uma forma de

arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio”. A música é uma arte ou ciência que procura combinar os sons de maneira

agradável aos nossos ouvidos. Como ciência, manifesta os sentimentos de nossa alma e, como arte, combina os sons de acordo com a sua variação de altura, duração, intensidade, ordenados sobre as leis da estética para agradar ao ouvinte.

A música é toda e qualquer organização de sons existentes no cosmos, principalmente os da natureza, como o murmurar das águas, os gorjeios dos pássaros, o uivar do vento, etc. É a arte do sono que atrai pessoas.

Nós evangélicos estamos acostumados a frequentar cultos com canções de louvor e adoração. Os crentes gostam de cantar. A música nos cerca.

Porém, em muitas ocasiões, os cânticos são sobre pessoas e não sobre Deus. Quando isto acontece, não é um louvor a Deus.

Posso cantar e não louvar, como posso louvar e não ser através da música. Estamos vivendo uma realidade que Israel viveu no tempo do profeta Ezequiel (Ez 33:31-33), ou seja, a adoração pela técnica, ritmo e etc. Mas, nem sempre estamos dispostos a praticar a mensagem cantada, ou seja, o fruto desejado por Deus.

2) Processo de Louvor & AdoraçãoTanto o louvor quanto a adoração não são situações automáticas: são processos.

Isto significa que é praticamente impossível chegar num ambiente e em 2 minutos “entrar no Santo dos Santos”.

A própria figura do Tabernáculo nos ilustra isto: o sacerdote passava pelo pátio dos homens, depois o pátio dos sacerdotes, depois ficava no santo lugar, e eventualmente entrava no santíssimo lugar para oferecer sacrifícios a Deus. Isto demonstra que o processo do louvor & adoração é:

a) Contínuob) Segmentadoc) Crescented) Cíclico

3

Page 4: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

2.1 Bloqueios a manifestação do pleno Louvor/adoração:Se o louvor/adoração é um processo, é preciso que se atente para alguns detalhes

deste processo, para que se alcancem os objetivos. O fato é que em alguns dias sentimos um terrível bloqueio sobre nós, e eventualmente sobre a igreja, tentando “impedir”, “bloquear” o louvor a Deus. Isto pode acontecer por causa de alguns motivos:

a) Pecado: (Is 59:2) O pecado cria um “abismo” entre nós e Deus, bloqueando o som, a expressão de nosso louvor e criando dentro de nós uma inibição de louvar. O diabo tenta usar nossos erros para nos inibir de ter comunhão com o Pai.

b) Auto-condenação/auto-insuficiência: É o contraste entre o que queríamos ser e o que somos, nos bloqueando a dar louvores a Deus. É uma consciência ampliada de nossos defeitos e limitações, sobrepondo o nosso conhecimento de quem Deus é, e pode nos fazer ser. É algo individualizado e íntimo, que só se supera descobrindo, passo-a-passo que os nossos limites estão em Deus.

c) Mundanismo: Absorção de valores mundanos para expressar minha alegria a Deus. Misturar louvor a Deus com lazer. Misturar modernidade com liberalidade. Misturar o santo com o profano. “Misturar” Deus com ambientes onde Deus não tem prazer em habitar.

d) Tradições religiosas (At 8:27-31): Estar ligado, baseado, fincado em tradições ou dogmas religiosos nos impede de liberarmos a Deus louvores espontâneos. A maioria destas tradições conceituam Deus como sendo um Pai: negativo, insensível, severo, frio, proibitivo, sisudo. Ao contrário disto, Deus é um Pai que: gera alegria, amor, poesia, júbilo, benção, vontade de estar com Ele...

e) Temor do homem (Pv 29:25): significa se preocupar mais com a pessoa que está ao nosso lado, do que com Deus, o legítimo receptor do nosso louvor. Devemos ser espontâneos como Davi (2 Sm 6:13-16).

f) Repressão/opressão satânica: Satanás nunca deseja que Deus seja louvado, pois quer a adoração para si mesmo (Mt 4:8-11). Também tenta impedir todo o tipo de comunicação entre Deus e o homem (Dn 10:13).

2.2 Chave para ser um adorador:- Nascer em Sião: Significa receber uma profunda revelação sobre louvor e

adoração, mudando radicalmente nosso relacionamento com Deus.(A) Sião simboliza lugar de habitação de Deus (Sl 9:11; Sl 84:7).(B) Comparação entre Sião e Sinai-(Hb12:18-23).

*Sinai só Moisés podia ir*Sião- Todo o povo pode ir

(C) Como nascer em Sião:*Ter fome e sede Deus; (Sl 42:1-3; 63:1)*Busca de Deus; gastar tempo sozinho adorando (Jo 7:37-39)*Estar disposto a mudar (ll Cor 3:17-18)* Buscar revelação da palavra de Deus sobre louvor e adoração.

3. DEZ MANDAMENTOS DE LOUVOR E ADORAÇÃO

1) Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto“TU” adorarás. Não há exceções ou exclusões.“Adorar”. Amar, adorar, louvar, dar graças, conversar intimamente, cantar para,

elogiar, alegrar-se em, etc.“Dar culto”. Eis um mandamento do Senhor. O louvor não é somente recomendado

mas também, ordenado para o homem reto. Não venerar a Deus é uma desobediência a uma ordem do Senhor.

4

Page 5: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

“Ao Senhor teu Deus”. Nossa adoração é para o seu uso e louvor. Não é principalmente para o nosso prazer e a nossa alegria pessoal, mas para o seu louvor e glória!

Repare que adoração vem antes de culto ou serviço. Até que aprendemos a adorar de maneira aceitável, não podemos servir a Deus de maneira aceitável. Deus deseja mais, receber a nossa adoração do que o nosso serviço. O Pai procura “aqueles que o adorarão em espírito e em verdade” (Jo 4:23) Deus está a procura de adoradores.

2) Adorarás ao Senhor: Por sua grandeza (Sl 48:1) “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado” Por sua bondade (Sl 100:5) “Bendizei-lhe o nome, porque o Senhor é bom” Porque ele é digno (Ap 4:11) “Tu és digno, Senhor... de receber a glória, a

honra, poder”

3) Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios com hinos de louvor (Sl 100:4).

Agradecer ao Senhor ao entrares pela porta da igreja e quando chegares bem no meio da casa de Deus, deixa que o louvor encha o teu coração e esteja em teus lábios.

A ação de graças é o prelúdio do louvor. Começa a agradecer a Deus por toda a sua bondade e misericórdia para contigo. Rememora as suas bênçãos, dá graças a Ele e então entra em verdadeira adoração. Não espere que o pregador inicie o louvor dentro de ti, esteja agradecendo e louvando a Deus desde o momento em que entrardes em sua casa.

4) Oferecerás o “sacrifício de louvor” (Hb 13:15). Sob a lei, animais eram sacrificados a Deus. Sob a graça oferecemos o “sacrifício de louvor”. Isto é um ato deliberado de

oferecer adoração a Deus. Sacrifício é o ato de dar algo que temos, para o bem de outros, muitas

vezes a alto custo pessoal. Isto inclui dar louvor a Deus, mesmo quando parece estar dando tudo errado.

Louvar a Deus diante das dificuldades, adversidades ou de perdas sofridas. Louvar a Deus quando a nossa natureza e o nosso temperamento não nos

facilita fazê-los. Quando a timidez ou as inibições o tornam difícil. Paulo e Silas ofereceram um “sacrifício de louvor” de seus cárceres à meia

noite, e como Deus ficou deleitado em recebê-los.

5) Adorarás o Senhor de coração e com todo o seu coração. “Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme, cantarei e

entoarei louvores”(Sl 57:7). “Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para

sempre o teu nome” (Sl 86:12). Verdadeiro louvor começa no coração. É a expressão de nossas emoções,

sentimentos e desejos para com Deus. É o verdadeiro âmago de nosso ser, a fonte de nossas emoções, clamando o nosso louvor, veneração, adoração, amor e devoção a Deus.

Começa no coração (devaneio, meditação, etc.), e exterioriza numa manifestação física.

6) Adorarás o Senhor com louvor audível. “Bendizei ó povos, o nosso Deus; e fazei ouvir a voz de seu louvor” (Sl 6:8).

6.a) Com clamor (oração):

5

Page 6: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

“Celebrai a Deus com vozes de júbilo” (Sl 47:1) “Cantem com júbilo e se alegrem os que tem prazer na minha retidão; e digam

sempre glorificado seja o Senhor” (Sl 35:27).

6.b) Com canto:- “Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores”

(Sl 47:6). “Apresentai-vos diante dEle com cântico” (Sl 100:2).

6.c) Com aclamação e alegria: “Aclamai a Deus, toda a terra. Salmodiai a glória do seu nome” (Sl 66:1-2) “Vinde cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o rochedo da nossa

salvação” (Sl 95:1).Deve ser com aclamação e alegria. Não com ruído espantoso, assustador ou

desagradável.Deve alegrar à pessoa que o faz; alegrar a Deus; e alegrar aos outros celebrantes;

pois Paulo diz: “Seja tudo feito para edificação”.

6.d) Com riso: “Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo a cantar;

então entre as nações se dizia: Grandes coisas tem feito o Senhor por eles.... e por isso estamos alegres” (Sl 126:2).

6.e) Com palmas: “Batei palmas todos os povos, celebrai a Deus com vozes de jubilo” (Sl

47:1).

6.f) Com instrumentos musicais: “Louvai a Deus com trombeta, o saltério, a harpa, o adufes, instrumentos de

cordas, címbalos sonoros, címbalos retumbantes, etc. (Sl 150).

7) Louvará o Senhor, em todo o tempo. “Bendirei o Senhor em todo o tempo, e o seu louvor estará sempre em

meus lábios” (Sl 34:1). Louvando o Senhor, “continuamente... perante a arca” (I Cr 16:6). E digam sempre: “Glorificado seja o Senhor” (Sl 35:27). Em Hebreus 13:15 temos o mandamento de louvor contínuo do novo

testamento, e repare que até se refere a sacrifício de louvor, dando a entender que nem sempre será fácil ou conveniente fazê-lo. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome”.

8- Adorarás e louvarás em toda a parte e em todos os lugares. A fim de “darmos graças” continuamente, de ter o louvor a Deus em nossos

lábios e em todo o tempo, nós obviamente temos que adorá-lo em toda a parte e em todo lugar.

“Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens” (Sl 107:31).

9) Louvarás ao Senhor com tudo o que há em ti. “E o vosso espírito, alma e o corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis

na vida de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” ( I Ts 5:23).

6

Page 7: APOSTILA DE ADORAÇÃO E LOUVOR

Este verso no ensina que temos três partes, sendo compostas de : espírito, alma e corpo. Davi nos ensina a “Bendizer ao Senhor com tudo o que há em mim”.

A. Espírito:- “Meu espírito se alegrou em Deus meu salvador” (Lc 1:47).B. Alma:- “Bendize, ó minha alma ao Senhor” (Sl 103;1).C. Corpo:- “E toda a carne louve ao Senhor” (Sl 145:21)

Tudo o que há em mim (Corpo) = a)- ações b)- interno/externo c)- trabalho/estudo d)- relação com as pessoas, etc.

Bendiga o seu nome = Bendizer é provocar nas pessoas através de nosso testemunho, o falar bem do nome de Deus.

Não se esquecer dos seus feitos:-a. Não esquecemos de comer/beber/dormir/trabalhar.b. Não esquecemos quando alguém nos faz algo de ruim.c. Temos a tendência de esquecer dos feitos (falta de gratidão).

**Quando nos esquecemos dos feitos de Deus, acabamos: Reclamando; Desanimados; Deixamos de crescer na graça e conhecimento;

Vejamos alguns benefícios de Deus:Perdoa as iniquidades Sara as enfermidadesRedime a vida da perdição Coroa de benignidade e de

misericórdiaEncha nossa boca de bens Prolonga nossa vidaFaz-nos justiça É misericordiosoNão nos trata conforme

merecemosEle a conhece a nossa estrutura

É longânimo É benigno

7