Apostila de Química

69
CONTEÚDO 1-Introdução 2-Propriedades da Matéria 3-Conceitos Fundamentais da Química 4-Atomística 5-Tabela Periódica 6-Ligações Químicas 7-Funções 8-Reações 9-Calculos Estequiométricos 10-Anexos (exercícios) 1-INTRODUÇÃO A química é uma ciência criada pelo homem para estudar a natureza; Ela está presente em nossa vida cotidiana (comidas ,roupas, tecnologias,etc); A química tem uma linguagem própria (HCl, NaCl etc); A química utiliza fundamentos de outras áreas do conhecimento humano; Hoje a química é um pilar da moderna tecnologia e industria química; A química tem sua origem histórica na alquimia da idade média (busca pelo elixir da longa vida e a pedra filosofal); “A química nos ajuda a entender a linguagem que Deus usou para criar a vida e a matéria” - Franklin Moura.. 2-PROPRIEDADES DA MATÉRIA A matéria possui características especiais denominadas propriedades que podemos classificar em três grandes grupos: gerais, funcionais e específicas. 2.1-Propriedades gerais: são aquelas observadas em qualquer matéria. Massa: é a quantidade de matéria que forma um corpo, obtida através de balanças (não confundir com o peso que é uma grandeza física resultante do produto da massa pela aceleração da gravidade). Extensão: é o volume ocupado por uma massa. Impenetrabilidade: é a impossibilidade de no mesmo instante (simultaneamente) dois corpos estarem ocupando o mesmo espaço. Divisibilidade: é a capacidade da matéria de ser divida em partes menores até o limite máximo (átomos ou moléculas). Compressibilidade: é a capacidade da matéria de diminuir de volume sob a ação de forças externas e que depende do estado físico. Sendo a capacidade de compressão crescente na seguinte ordem: sólidos, líquidos e gasosos. Elasticidade: é a capacidade de retornar ao estado Franklin Moura Página 1 09/06/2022

Transcript of Apostila de Química

Page 1: Apostila de Química

CONTEÚDO 1-Introdução2-Propriedades da Matéria3-Conceitos Fundamentais da Química4-Atomística5-Tabela Periódica6-Ligações Químicas7-Funções 8-Reações9-Calculos Estequiométricos10-Anexos (exercícios)

1-INTRODUÇÃO A química é uma ciência criada pelo

homem para estudar a natureza; Ela está presente em nossa vida cotidiana

(comidas ,roupas, tecnologias,etc); A química tem uma linguagem própria

(HCl, NaCl etc); A química utiliza fundamentos de outras

áreas do conhecimento humano; Hoje a química é um pilar da moderna

tecnologia e industria química; A química tem sua origem histórica na

alquimia da idade média (busca pelo elixir da longa vida e a pedra filosofal);

“A química nos ajuda a entender a linguagem que Deus usou para criar a vida e a matéria” - Franklin Moura..

2-PROPRIEDADES DA MATÉRIA A matéria possui características especiais denominadas propriedades que podemos classificar em três grandes grupos: gerais, funcionais e específicas.

2.1-Propriedades gerais: são aquelas observadas em qualquer matéria. Massa: é a quantidade de matéria que

forma um corpo, obtida através de balanças (não confundir com o peso que é uma grandeza física resultante do produto da massa pela aceleração da gravidade).

Extensão: é o volume ocupado por uma massa.

Impenetrabilidade: é a impossibilidade de no mesmo instante (simultaneamente) dois corpos estarem ocupando o mesmo espaço.

Divisibilidade: é a capacidade da matéria de ser divida em partes menores até o limite máximo (átomos ou moléculas).

Compressibilidade: é a capacidade da matéria de diminuir de volume sob a ação de forças externas e que depende do estado físico. Sendo a capacidade de compressão crescente na seguinte ordem: sólidos, líquidos e gasosos.

Elasticidade: é a capacidade de retornar ao estado natural após a ação de forças externas.

2.2-Propriedades funcionais: são aquelas observadas em determinados grupos de materiais, sendo dividida em dois grandes grupos: funções inorgânicas e funções orgânicas.

2.3-Propriedades específicas: são pro-priedades pertencentes a cada substância pura.Classificação: - físicas - organolepticas - químicas

2.3.1 - Propriedades Físicas: são as que se relacionam com fenômenos físicos.

Pontos de mudança de estado: são temperaturas constantes, sob pressão constante, em que uma substância pura passa de um estado físico para outro. Ex.: ponto de fusão(PF) da água = 0°C e ponto de ebulição(PE) da água = 100° C, etc.

Estados físicos (ou estados de agregação): São as formas de como se apresenta a matéria e depende da distância entre as partículas(átomos, moléculas ou estruturas iônicas) causadas pelas quantidades de energia cinética absorvidas.

Franklin Moura Página 1 12/04/2023

Estudaremos as funções em capítulos próprios, mas para ilustrar, citamos algumas funções: ácidos, bases, sais, óxidos, hidrocarbonetos, cetonas, ácidos orgânicos, aldeídos, álcoois, fenóis, ésteres, etc.

Page 2: Apostila de Química

Franklin Moura - QuímicaDIAGRAMA DE MUDANÇA

DE ESTADO FÍSICO

É a representação gráfica das mudanças de estado físico de uma substância pura, identificando seus pontos (PF e PE ou PL e PS) como patamares, onde, com o passar do tempo, as temperaturas permanecem constantes.Diagrama:

C

alor específico(c): é a quantidade de calor necessária para elevar de 1° C a temperatura de 1g de cada substância pura. Ex.: calor específico da água = 1cal/g.°C.

Densidade(d): é a razão entre a massa e o volume que ocupa determina substância. A unidade em geral é g/cm³ ou g/l.

Coeficiente de solubilidade (Cs): é a quantidade máxima, a uma dada temperatura, de massa capaz de dissolver totalmente em uma quantidade padrão do solvente.

Exemplos:Substâncias Cs(0°C) Cs(100°C)NaCl 357g/L 398g/Lsacarose 420g/L 3.470g/L

Dureza: é a resistência que uma substância(material) oferece ao risco.

Obs. Devemos não confundir risco com traço, pois o risco significa retirar partículas de outra substância, enquanto o traço deixa partículas sobre outra.

Escala de dureza proposta por MohsDureza Material Dureza Material

1 Talco 6 Feldspato2 Gipsita 7 Quartzo3 Calcita 8 Topázio

4 Fluorita 9 Corindon5 Apatita 10 Diamante

2.3.2 - Propriedades organolépticas : são as propriedades que se relacionam com os nossos sentidos(impressionam os nossos sentidos).Ex. cor, sabor, odor, brilho e estado de agregação. Cor: é quando impressiona o sentido da

visão. Podemos classificar as substâncias em incolor (Água, álcool, etc.) ou coloridas (iodo = violeta, enxofre = amarelo, etc.).

Sabor: é quando impressiona o sentido do paladar. Podendo ser insípidas = sem sabor(água destilada) ou sípidas = com sabor(vinagre = azedo, sal = salgado, etc.).

Odor: é quando impressiona o sentido do olfato. Podendo ser inodoras = sem odor (água destilada) ou odoríferas = com odor (enxofre, clorofôrmio, etc.).

Brilho: Quando impressiona o sentido da visão. Podendo ser brilhantes = refletem a luz (metal polido) ou baças = não refletem a luz (tábua não polida).

Estado de agregação: é quando impressiona o sentido do tato, correspondendo aos estados físicos da matéria. Podendo ser: solidas = compactas em pedaços ou em pó (rocha, sal, etc.) líquidas = fluídas ou pastosas (água, melado, etc.) e gasosas = gás ou vapor (oxigênio, vapor d’água, etc.).

sólido líquido gasoso

2.3.3 - Propriedades químicas : são as propriedades que se relacionam com os fenômenos químicos e serão estudadas no tópico das reações químicas.3-CONCEITOS FUNDAMENTAIS -Química: é uma ciência que estuda a matéria e suas transformações.-Matéria: é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

document.doc 2

d = m v

Page 3: Apostila de Química

Franklin Moura - Química-Massa: é a quantidade de matéria que forma um corpo.-Corpo: porção limitada da matéria.-Objeto: é um corpo produzido para ser utilizado pelo homem.-Volume: é o tamanho da extensão de espaço ocupado por um corpo.-Temperatura: é a medida comparativa de quanto está “quente” ou “fria” a matéria e que depende da vibração dos átomos.-Pressão: é a razão matemática entre força perpendicular a uma superfície, e a área dessa superfície.-Átomo: é a menor partícula organizada da matéria, de tamanho extremamente pequeno com os quais são formados todos os matérias do universo.-Energia: Quimicamente é um “ente” que provoca transformações na matéria.-Estrutura da matéria: Toda matéria é formada por átomos, que por sua vez é constituída de outras partículas menores sendo as principais: prótons, nêutrons e elétrons.

-Núcleo: região central onde estão os prótons e nêutrons.-Eletrosfera: região do átomo onde são encontrados os elétrons. -Prótons(p): são partículas internas do átomo com massa relativa 1 e carga elétrica positiva.-Nêutrons(n): são partículas internas do átomo com massa relativa 1 e carga neutra(nula).-Elétrons(e): são partículas distribuídas na eletrosfera com massa muito pequena 1/1840 e carga elétrica negativa.-Número atômico(z): é a quantidade de cargas positivas existente em cada átomo(quantidade de prótons). (z = p).-Número de massa-(A): é a quantidade de partículas existente no núcleo de um átomo.

( A = z + n)

-Elemento químico- é o conjunto de átomos com mesma quantidade de prótons(número atômico) em seu núcleo.

3.1-REPRESENTAÇÃO DE UM ÁTOMO

3.2-ISÓTOPOS, ISÓBAROS e ISÓTONOS

- Isótopos: são átomos do mesmo elemento químico(mesmo número de prótons = Z) e diferente número de massa. Ex.: Hidrogênio Prótio Deutério Trítio

-Isóbaros : são átomos de elementos químicos diferentes que tem mesmo número de massa(A) em seus núcleos.Ex.: Potássio 40 e Cálcio 40

-Isótonos: são átomos de elementos químicos diferentes que tem mesma quantidade de nêutrons (n) em seus núcleos. Ex.: Flúor 19 e Neônio 20

3.3-SUBSTÂNCIAS E MISTURAS A matéria pode ser formada por:

substâncias puras ou misturas de substâncias puras:

document.doc 3

Observação-2: Os átomos são eletricamente equilibrados (e = p), ou seja o total de cargas positivas e igual as cargas negativas.

Obs.: Além das três partículas subatômicas, são conhecidas hoje em dia muitas outras como: neutrino, méson, múon, etc.

Observação-1:É comum o aluno, neste ponto, confundir os termos número de massa com massa atômica (que será estudado mais tarde e representa quantas vezes o átomo em referencia pesa mais que 1/12 do átomo de carbono, de número de massa 12)

Page 4: Apostila de Química

Franklin Moura - Química-Substâncias pura(ou espécie química): são estruturas formadas de átomos que apresentam P.F.(ponto de fusão) e P.E.(ponto de ebulição) constantes a uma dada pressão.

- Classificação - Simplesdas substâncias puras: - Compostas

-Substâncias Simples: são estruturas formadas por apenas um único tipo de elemento químico.Ex.: H2= gás hidrogênio, He, Ne, etc. -Substâncias Compostas: são estruturas for-madas por mais de um tipo de elemento químico. Ex.; HCl , NaOH, etc.

-Misturas : é como em geral encontramos a matéria na natureza: uma união de duas ou mais substancias puras diferentes(salada).

- Classificação - Homogêneasdas misturas: - Heterogêneas

-Mistura homogênea ou solução: é o tipo de mistura que apresenta visualmente uma única fase, devido a um ótimo entrelaçamento entre as substâncias envolvidas, impedindo assim de se identificar seus componentes. Ex.: água e sal, água e açúcar, água e álcool, o ar atmosférico, ligas metálicas (ouro 18 quilates = ouro + cobre + prata) etc.

-Mistura heterogênea: é o tipo de mistura em que as substâncias não tem um bom entrelaçamento podendo ser facilmente distinguidas as fases ou os estados físicos. Ex.: água e óleo, água e gelo, granito (quartzo, feldspato e mica) etc.

-Fase: é cada porção visual de uma mistura.

Monofásico Difásico

-Análise imediata: são processos que visam a separação das espécies químicas partici-pantes de uma mistura.

3.4-SEPARAÇÃO DE MISTURAS

-Separação de misturas heterogêneas:sólido - sólido Catação: processo utilizado para separar

misturas sólidas onde os integrantes tem formas bem distintas. Ex. feijão + pedrinhas;

Peneiração (no laboratório = tamisação): separa sólidos de sólidos de granulações diferentes. Ex. areia + pedras, areia grossa + areia fina;

Imantação ( ou separação magnética): separa metais ferrosos de outros sólidos pela atração por imãs. Ex. limalha de ferro + areia;

Ventilação: separa sólidos de sólidos com densidades diferentes utilizando correntes de ar. Ex. beneficiamento de cereais;

Levigação: separa sólidos de sólidos com diferentes densidades, utilizando correntes de água para arrastar os menos densos. Ex. Ouro + cascalho nos garimpos de mineração;

Flotação: Consiste em banhar a mistura de densidades diferentes com outra de densidade intermediária. Ex.: certos minerais + impurezas;

Dissolução fracionada: empregado na separação de misturas sólidas quando um dos integrantes é solúvel em um líquido que após dissolvido é separado por filtração para em um segundo momento o outro componente ser separado pela evaporação. Ex. areia + sal;

Sublimação: utilizado quando um dos componentes sofre sublimação. Ex. areia + iodo;

Sólido – líquido Filtração: separação utilizando um

filtro(superfície porosa) que retém o sólido ( em laboratório utiliza-se trompa de vácuo para acelerar o processo de filtragem) Ex. água + terra, café + borra;

Decantação: processo lento onde a mistura, estando em repouso, sofre a ação

document.doc 4

Page 5: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicada gravidade separando o sólido. Ex. água + barro;

Centrifugação: processo onde se utiliza uma centrifugadora para acelerar o processo de sedimentação usando a força centrífuga. Ex. talco + água;

Sólido – gás Filtração: processo de filtração forçada

onde o sólido é retido quando da passagem do componente gasoso. Ex.: ar + pó (aspirador de pó);

Câmara de ar: Processo industrial onde a mistura é obrigada a passar por obstáculos e o componente sólido perde velocidade ficando depositado. Ex.: ar + poeira (filtro industrial).

Decantação: consiste em deixar em repouso até que o componente sólido se deposite. Ex. ar + pó (poeira domiciliar);

Liquido – líquido Funil de decantação: (funil de bromo):

funil dotado de torneira que separa o mais denso retendo o menos denso. Ex. água + óleo.

Sifonação: utilizado para separar líquidos imiscíveis através da ação da gravidade. Ex. azeite + água

Liquido – gás Pressão: diminuindo a pressão sobre a

mistura (agitar ou aquecer) o gás escapa do líquido. Ex. refrigerante( água + gás carbônico) ao abrirmos;

-Separação de misturas homogêneas:Sólido - sólido Fusão fracionada: utilizada no processo

de separação de sólidos com pontos de fusão bem distintos. Ex. cloreto de sódio + naftalina (a naftalina funde em temperatura mais baixa que o sal);

Sólido - liquido Evaporação: quando favorecemos a

evaporação do líquido pelo contato com o

ar atmosférico em ambiente aberto. Ex. água e sal nas salinas;

Destilação simples: baseia-se na separação pelo ponto de ebulição do líquido (da mistura sólido- líquido) que ao passar para o estado gasoso é forçado a passar por um refrigerador até a condensação, sendo recolhido separadamente, restando o sólido no primeiro recipiente; Ex. água + sal;

Liquido- liquido Destilação fracionada: parecido com a

destilação simples só que é adaptado um termômetro que informa as temperaturas permitindo assim separar de acordo com os pontos de ebulição dos líquidos. Ex. petróleo (refinarias), alambiques (cachaça), água + éter;

Solidificação ou congelamento: consiste em resfriar lentamente a mistura até que um dos líquidos atinja o ponto de solidificação. Água + álcool;

Gás – gás Liquefação (condensação fracionada):

separação que explora a mudança do estado físico gasoso para o líquido dos integrantes da mistura gasosa homogênea. Ex. oxigênio + nitrogênio do ar.

3.5-MISTURAS ESPECIAIS

São misturas que se comportam como substâncias puras em certas mudanças de estado físico. MISTURA EUTÉTICA

- Este tipo de mistura se comporta como uma substância pura durante o processo de fusão ou solidificação, ou seja, a temperatura permanece constante durante todo o processo de mudança de estado.Ex.: gelo + sal de cozinha, estanho + chumbo (solda), cádmio + bismuto, etc.

MISTURAS AZEOTRÓPICAS- É a mistura que se comporta como substância pura durante o processo de ebulição, ou seja, a temperatura permanece constante durante a mudança de estado. Ex. mistura de 96% de álcool comum e 4% de água (PE da mistura = 78,15° C ), sendo que separadamente o PE do álcool é 78,5°C e da água 100° C.

document.doc 5

Page 6: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

-Sistema- é a denominação de uma porção da matéria tomada como um todo, para estudo e observação pelo químico em laboratório (que também pode ser homogêneo ou heterogêneo). Os sistemas podem ser classificados, quanto a possibilidade de troca de matéria e energia, em:

-Sistema aberto- troca matéria e energia com o meio(ex. copo com água);- Sistema fechado - troca somente energia com o meio(ex. garrafa de refrigerante);-Sistema isolado- não troca nem matéria nem energia com o meio(ex. teoricamente a garrafa térmica).

3.6-VARIEDADE ALOTRÓPICA

-Alotropia: é a propriedade pelo qual um mesmo elemento químico pode formar duas ou mais substâncias simples diferentes, variando apenas na quantidade dos átomos (atomicidade) ou na organização cristalina dos átomos(arranjos).Ilustrações:

Exemplos de formas alotrópicas:ElementoQuímico

SubstânciaSimples

Carbono GrafiteDiamanteFulereno

Fósforo Branco Vermelho

Enxofre RômbicoMonoclínicoAmorfo

Oxigênio Gás OxigênioOzônio

4-ATOMÍSTICA (as teorias atômicas)

Introdução Já vimos que matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e que uma porção (pedaço) limitada da matéria denomina-se corpo. Os corpos, quando manufaturados para servir de utensílios ao homem, formam os objetos. Sabemos também que tanto a matéria, o corpo como o objeto é formado de diferentes espécies de substâncias e estas por minúsculas partículas básicas, denominadas átomos. Este conceito é o que chamamos de teoria atômica, ou seja: “a matéria é constituída de átomos”. Tanto a química moderna como outras ciências em geral, estão fundamentadas na teoria da constituição da matéria por átomos. Ao longo da história os estudos da constituição da matéria sofreu muitas alterações devidos as teoria e modelos atômicos criados para explicar sua constituição.

4.1- AS TEORIAS ATÔMICAS

Os Gregos A primeira idéia do átomo surgiu cerca de 400 anos (a.C.), através dos pensamentos filosóficos dos gregos, que Segundo a história, Leucipo foi o primeiro a conceber a idéia de pequenas partículas, cada vez menores, constituindo a matéria. Demócrito de Abdera, outro filósofo grego, discípulo de Leucipo, afirmava que o mundo material estava constituído de pequenas partículas o qual denominou átomo que significa: não tem partes (a = não; tomo = parte)

Modelo Atômico de John Dalton(1808) A idéia do átomo, porém, era filosófica e após muitos séculos de estudos surgiu a teoria atômica científica, atribuída a John Dalton Este químico

inglês(1766-1844), foi o primeiro da era

document.doc 6

Page 7: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicamoderna que, baseado em evidências experimentais, retomou a idéia dos filósofos gregos e propôs o primeiro modelo atômico científico. A teoria (resumidamente: esfera maciça) é, didaticamente, associada a idéia de bolas de bilhar ou de gude, com tamanhos diferentes, representando os elementos químicos constituintes da matéria

- O modelo de Dalton estabelecia que: A matéria era constituída de partículas

extremamente pequenas, indivisíveis e indestrutíveis, na forma de “esferas sólidas de metal” denominadas átomos.

Os átomos iguais constituíam o elemento químico e suas combinações davam origem a substâncias.

Em uma reação química os átomos não eram destruídos mais reorganizados dando origem a outras substâncias.

Pequeno pedaço átomos de ferro de ferro

Modelo atômico de Dalton“esferas metálicas”

Modelo Atômico de J.J.Thomson(1897) Próximo no final do século XIX, após diversos experimentos realizados por estudiosos como: Faraday, Crookes, Stoney, Becquerel, entre outros, Os cientistas suspeitaram da existência de partículas subatômicas e com carga elétrica, dentro do átomo. O físico Inglês, Joseph John Thomson, então, ao fazer experiências com gases rarefeitos submetidos ã descarga elétrica, em tubos de Crookes (alto vácuo), propôs um novo modelo atômico onde, o átomo seria uma partícula compacta, esférica mas não indivisível, formado por uma “geleia” com carga positiva, na qual estariam dispersas partículas ainda menores de carga negativa denominadas elétrons (descobriu assim os elétrons), em quantidade suficiente para tornarem o conjunto neutro. O próprio Thomson, quando apresentou o seu trabalho, associou o novo modelo

atômico a um “pudim de passas”, onde os elétrons seriam as passas e o pudim o fluido positivo.

Modelo atômico de J.J.Thomson“pudim de passas(ameixas)”

Modelo Atômico de Rutherford (1911) No início do século XX, Ernest Rutherford, juntamente com uma equipe de colaboradores, realizou dentre muitas, a célebre experiência da “lâmina de ouro”, derrubando o modelo proposto por Thomson. A experiência consistia em bombardear uma finíssima folha de ouro com partículas proveniente de um pedaço de metal polônio(radioativo). Experimento de Rutherford

Observações e conclusões tiradas do experimento

A Maioria das partículas passavam sem desvio.

Existência de um grande vazio. Algumas partículas desviavam. Deve existir região com massa

concentrada. Poucas partículas não atravessavam. O núcleo deve ser positivo.

Com o experimento, Rutherford imaginou então que o átomo seria formado por um núcleo pequeno(prótons), com carga positiva e concentrando boa parte da massa. Em torno do núcleo estariam girando outras partículas muito menores que o núcleo, denominadas elétrons. Este modelo foi comparado ao sistema solar onde, o núcleo, representaria o sol e as partículas da eletrosfera, os planetas girando em torno do sol.

document.doc 7

Page 8: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

Ilustração: modelo planetário (Rutherford)

Modelo Atômico de Böhr (1913) Este físico dinamarquês propôs um aperfeiçoamento do modelo de Rutherford, baseado nos conhecimentos e conceitos da Teoria Quântica e com sustentação experimental em eletroscopia, ele postulou que: Os elétrons descrevem órbitas

circulares(camadas) bem definidas, ao redor do núcleo, tendo cada órbita uma energia constante e sendo maior, quanto mais afastado do núcleo for a camada;

Os elétrons quando absorvem energia “pulam” para uma camada superior(afastada do núcleo) e quando voltam para o seu nível de energia original liberam a energia recebida, na forma de onda eletromagnética(luz).

Estas camadas orbitais constituem a eletrosfera e são denominadas K,L,M,N,O,P e Q.

A eletrosfera é uma região do átomo que chega a ser 100 mil vezes maior que o núcleo.

 

Níveis de energia são regiões do átomo onde o elétron pode se movimentar sem ganhar ou perder energia. O n.º máximo de elétron p/ cada nível será:

Nível(n) 1 2 3 4 5 6 7Camada K L M N O P QN.º de

elétrons2 8 18 32 32 18 2

Modelo de Sommerfield (1916) O modelo de Böhr, porem, não explicava o comportamento de átomos com vários elétrons.

A partir do modelo de Böhr, o cientista alemão Arnold J. W. Sommerfield propôs que os níveis de energia(camadas) estariam subdivididos em regiões menores denominadas subníveis de energia. Os subníveis foram chamados de: ( s, p, d, f ) a partir dos nomes técnicos da espectografia –Sharp, Principal, Difuse e Fundamental. Estudos mais apurados, demonstraram a existência de uma ordem crescente de energia e que elétrons de um mesmo subnível possuem a mesma quantidade de energia.

Modelo Atômico Atual Schrodinger, em 1926, lançou as bases da Mecânica Quântica Ondulatória, apresentando um novo modelo atômico que é valido ate hoje. No modelo os elétrons passam a ser partículas-onda. Neste novo modelo estão alguns princípios que muda complemente a idéia de que os elétrons são “bolinhas” em movimento rápido, girando em torno do núcleo. Princípio da dualidade: Proposto por De Broglie em 1924, fala que o elétron em movimento está associado a uma onda característica (partícula-onda); Princípio da incerteza:Proposto por Heisenberg em 1926, fala que é impossível calcular a posição e a velocidade de um elétron, num mesmo instante; Princípio do orbital:Estabelecido por Schodinger em 1926, fala que existe uma região do espaço atômico onde haveria maior probabilidade de encontrar o elétron, denominado de orbital. Princípio da exclusão:Estabelecido por Wolfang Pauli em 1925, fala que em um átomo, dois elétrons não podem apresentar o mesmo conjunto de números quânticos. Princípio da máxima multiplicidade:Estabelecido por Hund, fala que durante a caracterização dos elétrons de um átomo, o preenchimento de um mesmo subnível deve ser feito de modo que tenhamos o maior número possível de elétrons isolados, ou seja, desemparelhados. Em 1932, Chadwick provou que, no núcleo não existiam somente cargas elétricas positivas, mas também, partículas com carga neutra que de certa forma isolam os prótons,

document.doc 8

Page 9: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicaevitando repulsões, e por isso foram denominados de nêutrons.

4.2-OS NÚMEROS QUÃNTICOS

Dentro do modelo atômico atual, seguindo princípios da Mecânica Quântica, podemos caracterizar cada elétron de um átomo por um conjunto de 4 números quânticos.

I - Principal ( n )II - Secundário ou azimutal (

)III - Magnético (m ou m )

IV- Spin (S ou ms)I - Número quântico principal ( n )

Estabelece o nível de energia ou camada do elétron que aumenta quanto mais afastado estiver do núcleo.

energia crescente

Nível(n) 1 2 3 4 5 6 7Camada K L M N O P Q

II - Número quântico secundário ou azimutal ( )

Consiste em um subnível ou seja uma subdivisão dos níveis de energia ou camadas.

A Mecânica Quântica estabeleceu valores a variação algébrica de = ( n - 1). Sendo esta variação válida, teoricamente, para cada nível. Os subníveis foram designados por letras minúsculas s, p, d, f, g. h, i..... , sendo que os quatro primeiros designados a partir dos nomes técnicos da espectografia –Sharp, Principal, Difuse e Fundamental.

Níveln

Valores matem. = ( n -- 1).

Quant.teórica

Subníveisreais

Quant. real subníveis

n =1 0 1 s 1n =2 0, 1 2 s, p 2n =3 0, 1, 2 3 s, p, d 3n =4 0, 1, 2, 3 4 s, p, d, f 4n =5 0, 1, 2, 3, 4 5 s, p, d, f 4n =6 0, 1, 2, 3, 4, 5 6 s, p, d 3

n =7 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 7 s 1Obs.:Até o momento só são conhecidos os subníveis s, p, d, f.

O número quântico secundário permite o cálculo do total de elétrons em cada subnível.

Subnível

Valor de

No subnívelN. máximo de elétrons = (2+

1)s 0 2( 2 x 0 + 1 ) = 2p 1 2( 2 x 1 + 1 ) = 6d 2 2( 2 x 2 + 1 ) = 10f 3 2( 2 x 3 + 1 ) = 14

Sabendo o total de elétrons que comporta cada subnível podemos calcular também o total de elétrons em cada nível.Camad

asNível

(n)Subníveis

reaisN máximo de

elétrons no nível

K n =1 s 2L n =2 s, p 2 + 6 = 8M n =3 s, p, d 2 + 6 + 10 = 18N n =4 s, p, d, f 2 + 6 + 10 + 14 = 32O n =5 s, p, d, f 2 + 6 + 10 + 14 = 32P n =6 s, p, d 2 + 6 + 10 = 18Q n =7 s 2

III - Número quântico magnético (m ou m )

O número quântico magnético depende da quantidade de orbitais existentes em cada subnível, sendo identificado por valores positivos, negativos ou zero. A representação didática de um orbital é feita por um quadrado ou círculo:Subnível s ( = 0 m = 0 ) possui um único orbital s ou m = 0 m = 0

Subnível p ( = 1 m = -1, 0, 1) ) possui 3 orbitais p

ou

m = -1 0 1 m = -1 0 1

Subnível d ( = 2 m = -2, -1, 0, 1, 2) ) possui 5 orbitais d

ou

m = -2 -1 0 1 2 m = -2 -1 0 1 2

Subnível f( = 3 m =-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3) ) possui 7 orbitais f

m = -3 -2 -1 0 1 2 3

document.doc 9

Page 10: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

m = -3 -2 -1 0 1 2 3

MAS O QUE É AFINAL UM ORBITAL?

Orbital é uma forma deduzida por cálculos matemáticos a partir do princípio que o elétron é uma partícula-onda, não podendo portanto precisar a sua posição exata mas, apenas a probabilidade de onde se encontra no átomo.

Vamos imaginar que pudéssemos viajar até o interior de um átomo, e estando lá tirássemos milhares de fotos do elétron enquanto se movimenta, passando depois todas as posições para um único diagrama (sobreposição das fotos) teríamos então uma figura imaginária da região denominada orbital.

Importante frisar que, os elétrons não estão fazendo orbitas em torno do núcleo atômico, na forma dos orbitais, mas apenas dentro deste provável espaço.

Formas matemáticas dos orbitais s e p

Observação: O estudo das formas dos orbitais d e f, pela complexidade, não estão no programa do ensino médio.

IV- Número quântico Spin (S ou ms)

O modelo atômico atual relaciona didaticamente este número quântico ao possível movimento, de rotação (em torno de si mesmo), feito pelo elétron quando age como partícula. Pelo princípio de exclusão de Pauli: um orbital comporta no máximo dois elétrons, com spins contrário, assumindo valores – ½ e + ½ .

A representação de um elétron nos orbitais é feita por uma seta para cima quando o spin for positivo e para baixo quando o spin for negativo: Por convenção:

Spin positivo + ½ Spin negativo – ½

4.3-DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

O cientista Linus Carl Pauling (1904 – 1995) criou um dispositivo prático que dá a ordem crescente de energia dos subníveis.

Diagrama de Linus Pauling

A ordem que deve ser usada é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10

5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10.

Devemos notar que em muitos átomos a ordem crescente de energia difere da ordem de distância ou geométrica, portanto o subnível mais energético nem sempre é o mais afastado do núcleo.

Regras para distribuição dos elétrons nos orbitaisa)Determina-se o número de elétrons que um átomo tem, a partir do número atômico.b)Distribuímos os elétrons seguindo a ordem do diagrama de Linus Pauling.c)Preenchemos um subnível somente depois que os anteriores estiverem completos.Exemplos:Be = Berílio z = e = 4 1s² 2s²

C = Carbono z = e = 6 1s² 2s² 2p²

document.doc 10

Page 11: Apostila de Química

Franklin Moura - Química4.4-ÍONS

Um átomo possui o mesmo n.º de prótons e de elétrons, portanto é eletricamente neutro (p = e). Caso o n.º de elétrons, por algum motivo, fique diferente do n.º de prótons, haverá uma carga elétrica resultante e a conseqüente formação de um íon. Quando um átomo ganha elétrons, ele

fica com excesso de carga negativa, ou seja, se torna um íon negativo ou ânion. Ex: S-2

Quando um átomo perde elétrons, ele fica com falta de carga negativa e se torna um íon positivo ou Cátion. Ex: Na+1 ou Na+

-CAMADA DE VALÊNCIA: é o nível mais afastado do núcleo e que corresponde sempre ao maior valor de n, encontrado na distribuição eletrônica de um átomo ou de um íon.

Obs.: O número de elétrons existente na camada de valência dos átomos indicará o comportamento do elemento numa ligação química como também a localização na tabela periódica.

5-TABELA PERIÓDICA É a forma mais coerente de organizar os elementos químicos, observando as seme-lhanças entre suas propriedades físicas e químicas.5.1-RESUMO HISTÓRICO:

Ao longo do tempo vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros. J. W. Döbereiner (1817): Este cientista

alemão lançou uma idéia conhecida como lei das tríades por agrupar os elementos de três em três com base em certas semelhanças.

Alexander Chancourtois (1862): Este cientista francês lançou a idéia conhecida como parafuso telúrico que constituía em uma superfície cilíndrica com linhas inclinadas em 45º e distribuiu ao longo das linhas os elementos por ordem crescente de massas atômicas.

John Newlands (1864): Químico inglês que lançou uma idéia conhecida por lei das oitavas que distribuía por ordem

crescente das massas atômicas, observando as propriedades químicas entre os sete primeiros e que como na escala musical se repetiam nas sete seguintes.

Dimitri Ivanovitch Mendeleev (1869): Químico russo que estabeleceu uma idéia conhecida por lei periódica dos elementos, que sendo a base da classificação moderna., organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas formando 8-colunas deno-minadas grupos e 12-fileiras horizontais denominadas séries.

Hennry Moseley (1913): Este cientista inglês estabeleceu o conceito de carga nuclear (número atômico) como sendo a verdadeira identidade de um elemento químico. Com este novo conceito aconteceram arranjos na tabela periódica ficando mais parecida com a atual tabela periódica dos elementos químicos.

5.2-CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA ATUAL: Na tabela periódica atual os elementos são dispostos de forma crescente de número atômico originando linhas horizontais(períodos) e colunas verticais(famílias ou grupos). Os símbolos dos elementos são os nomes abreviados.

CASOS ESPECIAISSímbolo N.º. Nome Origem do Símbolo

Na 11 SódioP FósforoS EnxofreK PotássioSc EscândioCu CobreKr CriptônioSr EstrôncioY ÍtrioAg PrataSn EstânioSb AntimônioTm TúlioW TungstênioAu OuroHg MercúrioPb Chumbo

O nome dos elementos químicos com número superior a 109 indica o próprio número atômico do elemento aguardando nome próprio pela IUPAC- International

document.doc 11

Page 12: Apostila de Química

Franklin Moura - QuímicaUnion of Pure and Applied (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

número prefixo Número prefixo0 Nil- 5 Pent-1 Un- 6 Hex-2 Di- 7 Sept-3 Tri- 8 Oct-4 Quad- 9 En-

Sufixos acrescidos-io -ium

Exemplo: 114 (Un-un-quad-io) =UnunquadioCLASSIFICAÇÕES ESPECIAIS: Quanto a natureza: -Naturais: nome dado aos 88 elementos encontrados na natureza. O urânio(U = 92) é o de número atômico maior.-Artificiais: são os 27 elementos produzidos(sintetizados) artificialmente em laboratório por meio de fusão e fissão nuclear. Estes são classificados em: Cisurânicos: são os que apresentam

número atômico inferior a 92. Situados portanto na tabela periódica antes do elemento químico urânio. São eles: tecnécio( Tc = 43), promécio( Pm = 61), astato( At = 85) e frâncio( Fr = 87).

Transurânicos: são todos os outros elementos artificiais com número atômico superior a 92.

Z Símbolo Nome93 Np Netúnio94 Pu Plutônio95 Am Amerício96 Cm Cúrio97 Bk Berquélio98 Cf Califórnio99 Es Einstêinio100 Fm Férmio101 Md Mendelévio102 No Nobélio103 Lr Laurêncio104 Rf Rutherfórdio105 Db Dúbnio106 Sg Seabórguio107 Bh Böhrio108 Hs Hássio109 Mt Meitnério

Quanto a radioatividade: -Radioativos: são todos os elementos de número atômico igual ou superior a 84(polônio). Quanto as propr. físicas e químicas:

-Metais: Constituem cerca de 76% dos elementos da tabela, sendo sólidos em condições ambientes( exceção o mercúrio), bons condutores e maleáveis( transformáveis em lâminas).-Ametais ou não metais: São 11 elementos de grande abundância na natureza(exceto o astato – artificial e radioativo) sem brilho e não condutores. Nas condições ambientes quatro são gases (N, O, F, e Cl) um líquido(Br) e os outros sólidos.-Simimetais: São 7 elementos( B, Si, Ge, As, Sb, Te e Po) intermediários entre metais e ametais, sólidos, com brilho metálico, pequena condutibilidade e de fragmentação fácil. Sendo o polônio o único artificial.-Gases nobres: Encontrados na natureza na forma de substâncias simples de moléculas monoatômicas, sendo gases, em condições ambientes e quimicamente inertes(não reagem facilmente).-Hidrogênio: É um elemento atípico, possuindo a propriedade de se combinar com metais, ametais e semimetais, sendo, nas condições ambientes, muito inflamável. Quanto disposição na tabela: -FAMÍLIAS As dezoito colunas verticais são chamadas grupos ou famílias compostas, cada uma, de elementos químicos que apresentam propriedades químicas semelhantes.

Classificação: (A) - Representativos (B) – Transição

document.doc 12

Page 13: Apostila de Química

Franklin Moura - Química Família A – elementos representativos: São constituídas de elementos com o seu elétron mais energético situado nos subníveis s ou p. Pertencem também a este grupo a família zero (os gases nobres) que em condições ambientes tem reatividade nula.

Grupo Nome das famílias1 ou I A ou IA Metais alcalinos (menos H)2 ou 2 A ou IIA Metais alcalino-terrosos13 ou 3A ou IIIA Família do boro14 ou 4 A ou IVA Família do carbono15 ou 5 A ou VA Família do nitrogênio16 ou 6 A ou VI Família dos calcogênios17 ou 7 A ou VIIA Família dos halogênios18 ou 8 A ou zero Gases nobres

Família B – elementos de transição: São elementos que tem seus elétrons mais energético situado nos subníveis d ou f e que não pertencem a última camada. Sendo classificados em dois grupos:- Elementos de transição externa: São elementos que tem os elétrons mais energéticos no subnível d da penúltima camada.

- Elementos de transição interna: São elementos que tem os elétrons mais energéticos no subnível f da antepenúltima camada e formam duas séries.

Lantanídios ActinídiosSubnível mais energètico = 4fÚltima camada = 6s²

Subnível mais energètico = 5fÚltima camada = 7s²

O promécio é radioativo Todos são radioativos

-PERÍODOS As sete linhas horizontais denominadas períodos corresponde a quantidade de níveis (número de camadas) eletrônicas que o átomo possui (K, L, M, N, O, P e Q). Assim, quando um átomo esta em um período, significa que ele tem aquele número de camadas.

5.3-PROPRIEDADES PERIÓDICAS

RAIO ATÔMICO: de difícil deter-minação, representa a medida do centro para a extremidade da última camada e depende do número de camadas e dos número de prótons de cada átomo.

- Numa mesma família aumenta de cima para baixo.- Num mesmo período aumenta da direita para esquerda.

ENERGIA DE IONIZAÇÃO: é a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. Cresce de baixo para cima nas famílias e da esquerda para direita nos períodos.

E L E T R O A F I N I D A D E :

eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estado gasoso, “captura”(ou é adicionado) um elétron. Ficam fora desta propriedade os gases nobres por serem inertes. Generalizando quanto menor o raio maior a eletroafinidade.

E L E T R O N E G A T I V I D A D E :

de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação.

document.doc 13

Page 14: Apostila de Química

Franklin Moura - Química ELETROPOSITIVIDADE: ou caráter

metálico é a capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions.

R E A T I V I D A D E Q U Í M I C A :

se com a menor ou maior facilidade que um átomo tem de ganhar ou perder elétrons. Os elementos mais reativos são o frâncio - FR(caráter metálico) e o flúor -F (caráter não metálico).

D E N S I D A D E :

volume de uma amostra de elementos. Na tabela os elementos mais densos estão no centro são: o ósmio(Os), irídio(Ir) e platina (Pt) e os menos denso ficam na extremidade, sendo o lítio(Li) o menos denso de todos..

V O L U M E A T Ô M I C O :

ocupado por um mol de átomos (6,02 x 10²³ átomos) de um elemento no estado sólido sendo calculado por:

V.A. = massa molar densidade do elemento(sólido)

Observemos que o volume atômico cresce nas famílias do alto para baixo e nos períodos do centro para extremidade.

P. FUSÃO e P. EBULIÇÃO: são as temperaturas que nas condições ambientes(1 atm), indicam os pontos de

mudança de estado dos elementos

químicos. Os estados físicos dos elementos, em condições ambiente são os seguintes:

Líquidos: bromo (não-metal) e mercúrio (metal).Gases: flúor, cloro, oxigênio, nitrogênio(não-metais), os gases nobres e o hidrogênio.Sólidos: todos os demais elementos.

Entre os metais o de maior PF é o tungstênio(W) e entre os não metais é o carbono(C).Exemplos de P.F e PEelemento químico P.F. P.E(W) tungstênio 3410°C(C) carbono 3550°C 4287°C(Li) lítio 179°C 1372°C(Na) sódio 97,5°C 892°C(K) potássio 63,5°C 774°C(F) flúor -223°C -187°C(Cl) cloro -101°C -34°C(Br) bromo -72°C -58,8°C(I) iodo 113,5°C 184,4°C

6- LIGAÇÕES QUÍMICAS O estudo das interações atômicas nos ajuda a compreender a formação das substâncias e por conseguinte a real estrutura da matéria. O átomo em seu estado natural esta eletricamente equilibrado ou seja cargas positivas em igualdade com as negativas (n.º de prótons = n.º de elétrons ), mas os elétrons

document.doc 14

Os

Li

W

C

Page 15: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicalocalizados nas últimas camadas, quando estão desemparelhados em seus orbitais ou camadas incompletas criam uma certa instabilidade na região da eletrosfera. Todos os átomos (exceto os gases nobres) buscam a união com outros átomos pra conseguirem estabilidade em suas eletrosferas. O conhecimento deste processo de busca pela estabilidade (tipos de ligações) permitem aos cientístas prever o comportamento dos átomos e até mesmo criem novas substâncias.

6.1-TEORIA DO OCTETO

Os cientistas Kossel (alemão), Lewis (americano) e Langmuir (americano), no início do século 20, ao estudarem e observarem o comportamento dos gases nobres e compararem com os outros elementos, notaram que, principalmente os elementos denominados representativos, ao se unirem com outros elementos estavam na verdade buscando uma estabilidade em suas distribuições eletrônicas. Em 1919 então, Langmuir enunciou a teoria do octeto: “ os átomos se ligam para obter uma configuração estável, assim como à dos gases nobres.” O nome octeto vem do fato de que, exceto o hélio, todos os gases nobres possuem oito elétrons em sua ultima camada. Embora existam muitas exceções para esta teoria ela serve para explicar a formação da maioria das substância na natureza.

Valência: Valentia, poder de combinação ou valência de um átomo é o numero de ligações que ele deve fazer para alcançar a estabilidade, ou seja, completar o octeto. Como este poder de combinação esta relacionado com a camada eletrônica mais externa, ela passa a ser chamada de camada de valência ou nível de valência. Esquema de Lewis : É a forma de representar um elemento químico com suas camadas de valência, por sinais em torno do símbolo do elemento.Ex.:

Observando a tabela periódica dedu-zimos o seguinte quadro:

Famílias ValênciasI A VII A 1II A VI A 2III A V A 3

IV A 4

6.2 -TIPOS DE LIGAÇÕES QUIMICAS Sãs formas de explicar como ocorrem as interações entre os átomos na busca da estabilidade eletrônica (configuração eletrô-nica) e assim completarem o octeto. Podendo ser de três tipos:

Ligação iônica ou eletrovalentes: Este tipo ocorre quando os átomos “emprestam” ou “recebem” elétrons de outros para se estabilizarem mutuamente (ficarem com o octeto completo). Os átomos que participam deste tipo de ligação são denominados íons porque quando a ligação é rompida permanecem eletronicamente estáveis mas passam a ficarem eletricamente instáveis. As substâncias que apresentam este tipo de ligação são denominadas de substâncias iônicas ou compostos iônicos.

Ex.: NaCl (cloreto de sódio)

ÁTOMO Z = e CAMADASK L M

Na 11 2 8 1Cl 17 2 8 7

Observe que o sódio tem oito elétrons na penúltima camada, portanto se “emprestar” o seu último elétron para o cloro ficará com o octeto completo (configuração eletrônica semelhante ao neônio), mas ficará eletricamente com quantidade de prótons maior que elétrons portanto se tornará um cátion (cargas positiva maior). Já o cloro ao receber um elétron ficará com a configuração eletrônica do gás nobre argônio, portanto octeto completo, porem se tornará um ânion pois ficará com cargas elétricas negativas maior que positivas (eletricamente instável).

Cátions (Na+) Ânions (Cl ¯)

document.doc 15

Page 16: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

Nome dado aos átomos que ficaram

com o total de cargas elétricas positivas

maior que as negativas na busca pela estabilidade

eletrônica (configuração

eletrônica semelhante a dos gases nobres).

Nome dado aos átomos que ficaram

com o total de cargas elétricas negativas

maior que as positivas na busca pela estabilidade

eletrônica (configuração

eletrônica semelhante a dos gases nobres)

Fórmulas:esquema de Lewis fórmula eletrônica ou fórmula de Lewis

íon fórmula fórmula iônica

CARACTERÍSTICAS DOS COMPOSTOS IÔNICOS As ligações iônicas ocorrem freqüentemente

entre metais e não-metais. São sólidos cristalinos nas condições

ambientes(1atm e 25ºC). Conduzem corrente elétrica quando fundidos

ou em solução aquosa (dissolvidos em água). Seu melhor solvente é a água.

Número de coordenação – é o número de combinações entre cátions e ânions, nos retículos cristalinos dos compostos iônicos, que definirá sua estrutura cristalina no espaço.Ex.:NaCl tem n.º de coordenação = 6 CsCl tem nº. de coordenação = 8

NaCl

Ligação molecular ou covalente: Este tipo de ligação ocorre entre átomos com tendência de receber elétrons ou seja que precisam ganhar elétrons para se estabilizarem. Como ambos necessitam receber então eles passam a compartilhar elétrons, para completarem sua camada de valência. Os pares de elétrons de cada ligação pertencem ao mesmo tempo aos dois átomos que estão ligados, formando portanto estruturas eletricamente neutras.

ResumidamenteÁtomos A B

Tendência Receber Receber

elétrons elétronsClassificação

na tabela

hidrogênio, ametais e

semimetais

hidrogênio, ametais e

semimetaisPar de elétrons x o

CLASSIFICAÇÃO DAS LIGAÇÕES COVALENTES:

Número de pares eletrônicos:N.º de pares esquema Classificação

1 A - B Simples2 A = B Dupla3 A = B Tripla

Orbital molecular:Tipo Orbital envolvido SímboloSigma s - s, s - p, p - p σPi p - p π- Ligação sigma: é quando ocorre entre um mesmo eixo(centro de orbitais)- Ligação pi: é quando ocorre entre eixos paralelos.

Formação de pares eletrônicos: Tipo de Ligação Esquema de

LewisEsquema de

Couper

Covalente comum A ** B A BCovalente dativa A : B A B

- Covalente comum: cada elétron do par é doado por átomos diferentes.- Covalente dativa: os dois elétrons do par é doado por um único átomo.

POSSIBILIDADES DE LIGAÇÕES COVALENTES

Hidrogênio

Hidrogênio Semimetal

Ametal

Ametal

Ametal Semimetal

Semimetal

Semimetal

CARACTERÍSTICAS DOS COMPOSTOS COM LIGAÇÕES COVALENTES

-Os compostos com estas ligações são chamados de moleculares.

-São encontrados nos três estados físicos.-Quando puras nâo conduzem corrente elétrica,

exceto algumas macromoléculas.-Podem formar compostos macromoleculares

TIPOS DE FÓRMULASa) Molecular: é a representação mais

simples indicando quantos átomos e quais elementos químicos formam a molécula.

document.doc 16

Page 17: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

b) Eletrônica ou fórmula de Lewis: demonstra os elementos químicos com os elétrons da última camada de cada átomo envolvido na ligação e seus pares eletrônicos.

c) Estrutural plana ou de Couper: é a representação por linhas dos pares eletrônicos da ligação, que une os átomos

d) Espacial: demonstra a geometria da molécula.

Ligação metálica

É a ligação que ocorre entre átomos de metais, sendo denominada de substâncias metálicas as formadas por este tipo de ligação. Ex. placa de zinco, fio de cobre, etc. Como os átomos metálicos tem elétrons livres para serem doados, eles podem se movimentar livremente de um átomo para outro, formando uma “nuvem eletrônica” ou “mar de elétrons” e quando esta movimentação é orientada teremos uma corrente elétrica. Existe neste tipo de ligação uma estrutura (retículo) cristalina com auto número de coordenação, não tendo no entanto uma representação eletrônica e sua representação estrutural depende do conhecimento profundo dos retículos cristalinos, sendo representado apenas por seus símbolos pois a quantidade de átomos é indeterminado.

Cristal metálico com nuvem de elétrons

x x x x

x x x x x x

Os metais nas condições ambientes (25ºC e 1 atm. ) são sólidos (exceto o mercúrio) e devido sua estrutura tem duas grandes propriedades características: maleabilidade (produzir lâminas) e ductibilidade (produzir fios).

Ligas Metálicas - São misturas, muito utilizado na industria tecnológica, de metais com outros elementos. Estas misturas possibilitam propriedades interessantes como: diminuição dos pontos de fusão(fusível), dureza (fabricação de jóias) e aumento da resistência mecânica( aço).

Ligas Metálicas ConstituintesAço Ferro e CarbonoAço inox Ferro, C, Cr e NiBronze Cobre e EstanhoAmálgama Mercúrio, Prata e Sn Latão Cobre e ZincoCobertura de aviões Alumínio TálioOuro 18 Ouro, Cobre , PrataSolda elétrica Chumbo e Estânio

6.3- HIBRIDAÇÃO: Teoria que explica a formação de certas moléculas que não atendem a idéia da fusão de orbitais comuns. Hibridação de orbitais significa então: a fusão de orbitais, devido a promoção de elétrons ou não, formando assim outros, denominados híbridos, que são diferentes dos orbitais originais.Podem ocorrer os tipos: sp, sp² e sp³.Exemplo:C = Carbono Z = e = 61s² 2s² 2p²

1s² 2s¹ 2p³

6.3-GEOMETRIA MOLECULAR Nas estruturas moleculares a geometria é definida pela forma como os átomos se organizam no espaço. Atualmente para prever a geometria de uma molécula utiliza-se a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Esta teoria fala que os pares eletrônicos ao redor do

document.doc 17

Page 18: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicaátomo central, estando ou não fazendo parte da ligação, comportam-se como nuvens eletrônicas que se repelem entre si, buscando a maior distância possível. Para descobrir a forma geométrica, em compostos simples, devemos:a) Escrever a formula eletrônica, descobrindo o

número de nuvens em torno do átomo central.

b) Contar o número de átomos e pares não ligantes.

c) Consultar a tabela:N.º de nuvens

no centro

átomos ligantes

ao centro

Pares ñ ligantes centro

Ângulo

geral*

geometria exemplos

0 0 -180°

Linear HCl2 2 0 Linear

32 1

120°Angular

3 0 Trigonal

4

2 2

109°28’

Angular

3 1 Piramidal

4 0 Tetraédrica

*Obs.: Em certas moléculas este ângulo é anormal, sendo explicado pela teoria da hibridação sem promoção de elétrons. Ex. água 104° 30’, amônia 107° 18’

6.4-NÚMERO DE OXIDAÇÃO (NOx) É o número que representa a carga elétrica real (substâncias iônicas) ou fictícia (substâncias moleculares) de um átomo em função da diferença de eletronegatividade entre ele e seus ligantes. Nos compostos iônicos o Nox é numericamente igual as cargas do íons.Ex.: NaCl (cloreto de sódio)

Na+ Cl ¯

Nos compostos moleculares o Nox é o artifício de se imaginar que, no caso de rompimento de uma ligação covalente, o átomo mais eletronegativo atrai o elétron do par eletrônico, estabelecendo assim pólos ou resíduos de cargas nos átomos participantes da ligação. Estamos portanto transformando hipoteticamente ligações covalentes em iônicas.

Ex.: (água)

Obs.: As cargas fictícias dependem portanto da eletronegatividade de cada átomo envolvido na ligação covalente.

Quadro de regras práticas:Elemento NOx Exemplos

Hidrogênio +1 HClExceto hidretos metálico (-1) NaH

Oxigênio -2

Exceto peróxidos (-1) e no

fluoreto de oxigênio (-1)

Metais alcalinos +1 HBrAlcalinos terrosos +2

Alumínio +3

Substância simples 0

Molécula ∑Nox = 0 TodasÍon ∑Nox = carga TodosHalogênios -1 NaClEnxofre -2 CaS

6.5-POLARIDADE DAS LIGAÇÕES Polo de uma ligação é a região de uma molécula ou composto iônico com acúmulo de cargas elétricas.Temos : polo negativo(-) ou polo positivo(+) ou A diferença de eletronegatividade gera ligações com pólos onde o vetor momento dipolar ( u ) é orientado no sentido do menos eletronegativo (polo positivo ) para o mais eletronegativo (polo negativo ). Seguindo este princípio, as substancias moleculares podem ser classificadas em dois grupos: polares ou apolares. Esta classificação é devido a orientação do vetor momento dipolar resultante( u ) dos vetores gerados pela diferença da eletronegatividade dos elementos químicos na ligação. Já os compostos iônicos são todos polares devido a existência dos íons(cátions e ânions).

document.doc 18

(Cl)Carga real = -1, Nox = -1

Carga teórica = +1 NOx = +1

Carga teórica = -2NOx = -2

Page 19: Apostila de Química

Franklin Moura - Química Para se determinar o vetor dipolo resultante deve ser levado em consideração a escala de eletronegatividade e a geometria molecular. Uma forma prática de se determinar a polaridade de uma ligação covalente é a utilização da escala de eletronegatividade de Pauling.F O N Cl Br I S C P H Metais

Eletronegatividade crescenteCaso simples: Quando a ligação é feita com átomos de mesma eletronegatividade a molécula é apolar.Exemplos:Molécula apolar u u

O = C = O O C O

Molécula polar uHCl H Cl H Cl

6.6-FORÇAS INTERMOLECULARES As cargas dos pólos de uma molécula geram forças intermoleculares que permite ligações entre si. Sendo classificadas em: Forças de dipolo-dipolo: Denominadas de dipolo porque ocorrem entre moléculas polares, sendo permanentes pois, se devem a diferença de eletronegati-vidade dos elementos da ligação.Exemplos:HCl, HBr, , , CO.

H Cl --------- H Cl

dipolo-dipolo

Pontes de hidrogênio: É considerada um tipo especial de ligação dipolo-dipolo, por ser mais intensa. Ocorre entre moléculas que apresentam átomos de hidrogênio ligados com F, O e N que, por serem muito eletronegativos originam dipolos muito acentuados.Exemplos:

, , (metanol).

Forças de London (dipolo induzido): São dipolos temporários que, em condições especiais (temperatura e pressão), surgem em moléculas apolares. É o que ocorre por exemplo com o gás hidrogênio quando liqüefeito.

H ---- H ---- H ---- H

Obs.: (“semelhante dissolve semelhante”) Substâncias polares tendem a se dissolver em solventes polares, consequentemente substâncias apolares tendem a se dissolver em solventes apolares.

7-FUNÇÕES INORGÂNICAS Para facilitar o estudo da química classificamos as substância de acordo com sua propriedades funcionais em: funções inorgânicas e orgânicas (esta última será objetivo de estudo no 3° ano). Uma função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas e estruturas semelhantes. As funções inorgânicas são grupos de substâncias com propriedades semelhantes entre si e que não tem o átomo de carbono como seu principal constituinte. As principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. Historicamente as primeiras definições importantes surgiram no final do século XIX, feitas por Svant August Arrhenius, que realizou experimentos observando a passagem de corrente elétrica em soluções aquosas. Concluindo que a condutibilidade estava relacionada com a presença de íons livres, conseguiu assim a identificação e classificação das substâncias pelos tipos de íons presentes nas soluções.7.1- ÁCIDOS São compostos moleculares que, em meio aquoso(água), se ionizam(transformam-se em iôns), originando como cátions exclusivamente íons ou (hidrônio). Nas formulas sempre aparece em primeiro o símbolo do hidrogênio.

Fórmula geral:

document.doc 19

Page 20: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

H..........

Classificação

a) Presença de oxigênio na molécula: - Hidrácidos: quando a molécula não contem oxigênio (não oxigenados).-Oxiácidos: quando a molécula contem oxigênio.

Hidrácidos Oxiácidos

b)Número de elementos na molécula:-Dinários: quando tem dois elementos.-Ternários: quando tem três elementos.-Quaternários quando tem quatro elementos

Dinários: Ternários: QuaternáriosHCl

HI

c)N.ºde hidrogênio ionizáveis na molécula:-Monoácidos: um hidrogênio ionizável.-Diácidos: dois hidrogênio ionizáveis.-Triácidos: três hidrogênio ionizáveis.-Tetrácidos: quatro hidrogênio ionizáveis.

Monoácidos Diácidos: Triácidos TetrácidosHClHCN

d)Volatilidade (Ponto de Ebulição) -Fixos: tem alto ponto de ebulição. Ex.

, , .-Voláteis: baixo ponto de ebulição.HCl, HCN, HBr, , HI, .

e)Força(grau de ionização): A força é determinada pelo grau de ionização (α) que corresponde a porcentagem de moléculas que se ionizaram (transfor-maram-se em íons).

α = nº de moléculas ionizadas . nº de moléculas dissolvidas

Fortes Moderados Fracosα > 50% 50% > α > 5% α <5%

Exemplos

Ácido Grau ( α ) Classif. HI 95%

Fortes HBr 93,5% HCl 92,5%

92%

50%

Moderados30%

27%

HF 8,5%1,4%

Fracos0,08%0,07%

HCN 0,008%

Propriedades Os ácidos apresentam sabor azedo, quando em solução aquosa conduz corrente elétrica, agem neutralizando as bases e adquirem as seguintes tonalidades na presença de indicadores:

Indicadores ColoraçãoTornasol RóseoFenolftaleina IncolorAlaranjado de metila VermelhoAzul de bromotimol AmareloMetilorange Vermelho

Indicadores: São substâncias que mudam de cor na presença de ácidos ou bases, sendo em sua maioria substâncias artificiais, porem, alguns são encontrados na natureza, como por exemplo o tornassol. Nomenclatura: É feita em dois grupos:- Para os hidrácidos :

Ácido..............................+ ídriconome do elemento

formadorExemplos:HF = ácido fluorídricoHCl = ácido clorídrico

- Para os oxiácidos: Ácido Hipo................................+ osoÁcido .........................................+ oso

document.doc 20

Page 21: Apostila de Química

Franklin Moura - QuímicaÁcido .........................................+ icoÁcido Per..................................+ ico

nome do elementoformador

Exemplos: HCLO = ác. Hipocloroso

= ác. cloroso = ác. clorico = ác. Perclórico

Obs. Existem outras formas que fogem a estas fórmulas gerais, o aludo deve pesquisar para conhece-las.

Principais ácidos Presença

ác Clorídrico Suco gástrico /ac. muriáticoác Sulfídrico No cheiro de ovo podreác Cianídrico Câmara de gás (p. de morte)ác Carbônico Refrigerantes / chuva ácidaác Fosfórico Fabricação de fertilizantesác. Sulfúrico Baterias de automóveisác Nítrico Fabricação de explosivos

7.2- BASES OU HIDRÓXIDOS:

São compostos iônicos que em solução aquosa, liberam unicamente íons (hidróxila). Nas fórmulas o grupo OH aparece sempre por último.

Fórmula geral:

............OH Classificação: a)N.º de OH na fórmula:- Monobase : apresenta uma hidroxila.Ex. NaOH, KOH- Dibase : apresenta duas hidroxilas.Ex. Ca(OH) , Zn(OH)- Tribase : apresenta três hidróxilas.EX. Al(OH) , Ni(OH)

b)Volatilidade (Ponto de Ebulição):-Fixas: possuem elevado ponto de ebulição.Ex.: todas as bases de metais, (NaOH)-Voláteis: possuem baixo ponto de ebulição.

Ex.: c) Solubilidade: Solubilidade é a propriedade que apresenta uma substância em se disseminar (espalhar) no seio de outra (geralmente a água), sendo expressa pelo coeficiente de solubilidade.-Bases solúveis: apresentam elevado coefi-ciente de solubilidade em água.-Bases insolúveis: apresentam baixo coefi-ciente de solubilidade em água.

Solúveis InsolúveisBases de metais

alcalinos e amôniaAs demais bases

KOH, NaOH, CsOH, LiOH, RbOH,

, ,

Obs. As bases dos metais alcalinos terrosos são consideradas pouco solúveis.

d) Força(grau de dissociação):Conforme o grau de dissociação iônica( ), as bases são classificadas em:Bases fortes: apresentam grau de dissociação iônica elevado.Bases fracas:apresentam grau de dissociação iônico baixo.

Bases fortes Bases fracasBases de

metais alcalinos e alcalino-terrosos

As demais bases

NaOH, LiOH, KOH,

Propriedades Possuem a principal característica de se dissociarem ionicamente produzindo, em água, exclusivamente como ânion os íons

. Apresentam sabor cáustico ou adstringente(banana verde), conduzem corrente elétrica, neutralizam os ácidos e na presença de indicadores apresentam as seguintes colorações.

Indicadores ColoraçãoTornasol AzulFenolftaleina Róseo(vermelho)Alaranjado de metila AlaranjadoAzul de bromotimol AzulMetilorange Amarelo

document.doc 21

Page 22: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

Nomenclatura A nomenclatura das bases é muito simples basta anteceder o nome do íon (hidróxido) seguido da preposição de e o nome do cátion.

Hidróxido de............................ nome do cátion

Exemplos: NaOH: hidróxido de sódio KOH: hidróxido de potássio

: hidróxido de cálcio: hidróxido de amônio

Obs.: Existem, no entanto, elementos que podem formar bases com diferentes números de oxidação(NOx).

Nestes casos:

Hidróxido de.............. nome do

cátion

Menor nox+oso

Ou indicar o Nox em

algarismo romano+ico

Maior noxExemplos

: hidróxido ferroso (ou ferro II):hidróxido férrico (ou ferro III)

Principais bases Presença

Hid. de sódio Soda caustica / SabõesHid. de cálcio Caiação e rebocosHid. de magnésio Leite de magnésiaHid. de amônio Fertilizantes artificiais

7.3- SAIS São compostos que em meio aquoso dissociam-se, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Podemos dizer também que sal é o fruto da neutralização de um ácido com uma base.Exemplo:

Classificação: a) presença de oxigênio:-Sal oxigenado(oxissal): tem o oxigênio em sua estrutura.-Sal não-oxigenado: o oxigênio não participa de sua estrutura.Exemplos:

Sais oxigenados Sais não-oxigenados, ,

b)N.º de elementos constituintes:-Binário: tem dois elementos-Ternário: tem três elementos-Quaternário: tem quatro elementosExemplos:

Binário Ternário QuaternárioKCl , CaS

LiF

c)Natureza dos Íons:-sal normal(neutro): não apresenta nem

.-hidrogeno-sal(sal ácido): apresenta .-hidroxi-sal(sal básico): apresenta .-sal duplo(misto): apresentam dois cátion ou dois ânions que não sejam de ou .-sal hidratado: apresenta água em proporção definida no retículo cristalino. Ex.: ( )Exemplos:Normal Hidrogenosal Hidroxisal DuploNaCl NaHCO NaKCO

AlClF

Propriedades São constituídos de cátions e ânions, portanto iônicos, com sabor salgado, fundidos ou em solução aquosa conduzem corrente elétrica. Nomenclatura Para facilitar o aluno deve conhecer os principais ânions e cátions.

regra geral

...................+ sufixo de............................nome do ânion nome do cátion

tabela de transformações dos sufixosSufixo do ácido Sufixo do ânion

-idrico-oso-ico

-eto-ito-ato

Exemplos:NaCl = vem do ( HCl ác. Clorídrico ), fica então cler eto de sódio.

-Para hidrogeno-sal e hidroxi-sal, utilizamos os prefixos mono, di, tri, etc especificando se ácido ou básico.

document.doc 22

Page 23: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

NaHCO = carbonato (mono) ácido de sódio ou (mono) hidrogeno-carbonato de sódio

= nitrato (di) básico de alumínio ou

(di)hidroxi-nitrato de alumínio.

-Para os sais duplos ou mistos:= sulfato de sódio e lítio

= cloreto brometo de cálcio

Principais sais comerciaisPrincipais sais Presença

Cloreto de sódio Sal de cozinhaFluoreto de sódio Pastas de denteNitrato de sódio Fabricação de adubosNitrato de amônio Fertilizantes e explosivosCarbonato de sódio Vidros e piscina(barrilha)Bicarbonato de sódio Pães e antiácidosCarbonato de cálcio Marmore e cimento Sulfato de cálcio Giz e gessoHipoclorito de sódio Tratamento de piscina

7.4-OXIDOS Podem ser iônicos ou moleculares, formados por dois elementos(binários), sendo o oxigênio (O) o elemento mais eletronegativo.

Fórmula geral:

..........O Classificação: a) Básicos: apresentam caráter iônico onde

o metal terá carga +1 e +2.(geralmente famílias 1 A e 2 A)

Ex.

b) Ácidos: apresentam caráter covalentes é geralmente são formado por ametais.

Ex. . c) Neutros (indiferentes): são óxidos

covalentes, isto é, formados por ametais, e que não reagem com água, ácido ou base.

Ex.d) Anfóteros: comportam-se como óxidos

básicos na presença de um ácido e como oxidos ácidos na presença de um base.

Ex.:

e) Duplos ou mistos: resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento.

Ex.: ) ( )f) Peróxido: apresentam em sua estrutura o

grupo ( .Ex.:

g) Superóxidos: compostos iônicos sólidos que apresentam o ánion (O com Nox = -1/2).

Ex.:

Obs.: os compostos binários que apresentam flúor e oxigênio não são considerados óxidos, pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio.

Nomenclatura

-Os óxidos formados por ametais ligados a oxigênio são óxidos moleculares e tem seu nome estabelecido pela regra:(Quatidade de O) di-,tri-...

mono-,di-,tri-....Oxido de............nome do elemento

Exemplo:monóxido de carbonodióxido de carbono

monóxido de nitrogênio= dióxido de nitrogênio

-Os óxidos formados por metais geralmente são óxidos iônicos e neles o oxigênio apresenta carga –2 e seus nomes são formados pela regra:

oxido de .............................. nome do elemento

(colocar o Nox em algarismo romano)

Exemplos: óxido de sódio

= oxido de cálcio= óxido de ferro III

8-REAÇÕES QUÍMICAS

document.doc 23

Page 24: Apostila de Química

Franklin Moura - Química Tudo que ocorre com a matéria é conhecido como fenômeno, que pode ser classificado em físico ou químico. O fenômeno químico é também chamado de reação química e ocorre quando substâncias se transformam em outras. As reações químicas são representadas por equações químicas, que nos mostram as fórmulas das substâncias envolvidas o estado físico, as condições, o sentido, a proporção(coeficientes), os reagentes e os produtos.

Generalizando temos:

aA + bB cC + dD

reagentes produtos

8.1-CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES: Uma das formas de classificar uma reação e pela quantidade dos reagentes ou dos produtos envolvidos e pela forma de interação entre eles.

Síntese ou adição : é quando duas ou mais substâncias (geralmente mais simples) dão origem a um único produto (mais complexo).

Ex.:

Análise ou decomposição : ocorre quando uma única substância composta origina duas ou mais outras substâncias (mais simples).

Ex.:

Estas reações ocorrem geralmente sob ação de calor ( pirólise = Δ ), luz ( fotólise = λ ) ou eletricidade (eletrólise) sendo, nas reações representadas por símbolos.

Simples troca ou deslocamento: Ocorre quando uma substância simples reage com uma substância composta sendo que o composto simples substitui um dos integrantes da substância composta produzindo outras substância diferentes.

Ex.:

2HCl + Zn ZnCl + H

Obs.: Fala-se que o zinco deslocou o hidrogênio

Dupla troca: Ocorre entre duas substâncias compostas que trocam átomos entre si dando origem a outras substâncias compostas diferentes.

Ex.:

AgNO + NaCl AgCl + NaNO

8.2-BALANCEAMENTO DAS REAÇÕES:

Toda equação deve obedecer à lei de Lavoisier : na natureza nada se cria nada se destrói, tudo se transforma. Portanto a quantidade de átomos de um elemento deve ser igual no primeiro e no segundo membro. Balancear uma equação química significa, portanto, ajustar os coeficientes das substâncias demonstrando que os átomos não sumiram mas apenas se reorganizaram.

-Método das tentativas: Consiste em acertar os coeficientes da equação simplesmente contando os átomos de cada elemento participante dos reagentes e dos produtos.

Roteiro de procedimentos:a)Observe em toda a reação qual a substância com maior número de átomos na fórmula.b)Atribua o coeficiente inicialmente 1(depois ajustar para 2, 3... se preciso) para esta substância.c)Por tentativa e soma atribua os outros coeficientes.

Exemplo:Analisando:

Reagentes ProdutosAl 1 Al 2O 2 O 3

Finalizando:

document.doc 24

Page 25: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

Reagentes ProdutosAl 4 x 1 = 4 Al 2 x 2 = 4O 3 x 2 = 6 O 2 x 3 = 6

Coeficientes de proporção mínima 4:3:2

-Método redox : Este método só se aplica nas reações de oxi-redução (reações onde ocorrem transferência de elétrons) e se baseia na determinação da variação dos NOx dos agentes oxidante e redutor.

Agente Provoca O que sofreOxidante Oxidação

de outroRedução

(ganho de elétrons)

Redutor Redução de outro

Oxidação (perda de elétrons)

Roteiro de procedimentosa)Escreva em baixo de cada símbolo o respectivo Nox.

0 0 +1 -1

b)Identifique o reagente oxidante e o reagente redutor(pela variação de nox). Ligue por um traço, na própria equação, o reagente oxidante ao produto da redução e o reagente redutor ao produto da oxidação.

oxidação

0 0 +1 -1 redução

c)Verifique qual a proporção mínima entre o número de moléculas do oxidante e do redutor necessária para que o número total de elétrosn cedidos seja igual ao número total de elétrons recebidos.Esta proporção fornece os coeficientes das substância envolvidas no oxirredução.

proporção 2Ag : 1Br : 2 AgBr

d)Com base nos coeficientes relativos às substâncias envolvidos na oxirredução, determine por tentativa os coeficientes relativos às substância snão envolvidads na oxirredução. Resposta

9-CALCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS

A quantificação e previsão das massas que são envolvidas em uma reação (reagentes e produtos) é de grande importância tanto em laboratório como na industria química. Esta área da química e conhecida como

estequiometria (medida de uma substância) e para seu estudo precisaremos conhecer alguns conceitos básicos(relações de massas) e leis ponderais:

9.1-RELAÇÕES DE MASSAS Unidade de massa atômica (uma) ou (u): Os cientistas sempre procuraram um padrão que fosse ideal para medir a massa de diferentes átomos. O hidrogênio e o oxigênio já foram usados, mas atualmente , a escala de massas atômicas está baseada no isótopo mais comum do carbono ( ), que por sua vez é o elemento que está presente em mais de 500.000 compostos orgânicos. Unidade de massa atômica é a massa de 1/12 do átomo de carbono com número de

massa igual a 12( ).

1/12 do

Massa atômica(MA): é a massa do átomo expressa em (uma ou u) e indica quantas vezes a massa de um átomo é maior que 1/12 da massa do átomo de carbono –12.

Exemplo:A massa do prótio(isótopo do hidrogênio) é igual a 1/12 do átomo de carbono 12.

Massa de um elemento químico: Já vimos que a maioria dos elementos é formada por uma mistura de isótopos ou seja átomos com mesmo número atômico mas diferente número de massa, portanto: “A massa atômica de um elemento químico é calculada pela média ponderada das massas de seus isótopos”.Exemplo: O elemento químico cloro é uma mistura de dois isótopos nas proporções:75,4% de e 24,6% de . A massa do elemento químico cloro será:

Cl = =

document.doc 25

Page 26: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

Obs. Não existe cloro com massa 35,5u. Essa é a média ponderada dos isótopos

Massa molecular(MM): É a massa de uma molécula expressa em “uma” e indica quantas vezes uma determinada molécula tem mais massa que 1/12 do carbono-12. Sendo calculada pela soma das massas dos elementos que constituem a molécula.Exemplo:

gás cloro (MM = 2 x 35,5 = 71u)

Constante de Avogadro ou número de avogadro.

Imagine se dizer quantos grãos de arroz tem em 5kg. No primeiro momento parece impossível não é mesmo? Podemos sim dizer um valor bem aproximado, veja bem! Primeiro suponhamos que você mensurou 2g de arroz e ao contar encontrou 100 grãos, então:

100 grãos-----------------2gx grãos---------------5000g

pronto:x = 2,5 x grãos ou 250.000grãos

Procedimento semelhante nos permite descobrir o número de partículas (átomos, íons, moléculas, elétrons etc.) existente em uma amostra. Utilizamos para isso o valor:

6,022 x ou 6,02 x ou 6,0 x

denominado número de avogadro em homenagem a Amedeo Avogadro, primeiro cientista a conceber a idéia.

Mol :é a quantidade de matéria que contem 6,02 x entidades ou (é a quantidade de matéria que contem tantas entidades elementares quantos forem os átomos de

contidos em 0,012 kg desses átomos).

Exemplo comparativo:Uma dúzia de laranjas = 12 laranjasUm mol de laranjas = 6,02 x laranjas

Massa Molar (M): É a massa da substância que contem 6,02 x

entidades, sendo sua unidade: g/mol, portanto, a massa molar é a massa de um mol de qualquer matéria.

Obs.: para uma substância a massa molar é numericamente a massa molecular expressa em grama. Exemplo:Qual a massa molar da água pura ?

MM = 18uma

M = 18g

9.2-LEIS PONDERAIS

Lei de Lavoisier (ou lei da conservação das massas) “ Quando uma reação química ocorre em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos”.Exemplo:

4 g + 32g = 36g 36g = 36g

Lei de Proust (ou lei das proporções constantes)“Toda substância apresenta uma proporção constante, em massa, na sua composição, e a proporção na qual as substâncias reagem e se formam é constante”.Exemplo:

1-Experiência 56g + 18g = 74g2-Experiência 280g + 90g = 370gProporção 28 : 9 : 37

Lei de Gay-Lussac (ou lei volumétrica)“Nas mesmas condições de pressão e temperatura os volumes dos gases participantes de uma reação química tem entre si uma relação de números inteiros e pequenos”.Exemplo:

+ 10litros + 10 litros = 20 litros

1 : 1 : 2

Livros Consultados:

document.doc 26

Page 27: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

1. Química 2005-Peruzzo e Canto 2. Química Geral 2000- Usberco e Salvador3. Química realidade e contexto-2000-Lembo4. Química teoria e prática 1999 – Bosquilha5. Química Geral 1997 –Sardela6. Química Geral-1981-Geraldo Camargo7. Química 1 –1978 –Aichinger e Mange8. Química Geral-1977- Ricardo Feltre

Apostila -2006Francisco de Assis Franklin Morais Moura

Formado em Educação Física(UFPI- 1995))Formando em Física (agosto – 2006)

Cursando Química UESPI( 2º ano-2006)Cursos não completados:

Eng. De Minas (UFBa) 1981-1984(3,5 anos)Téc. Analista Químico Diocesano 1980(2,5 anos)

Ciências Contábeis(UCSal-Ba)1983(1 ano)Licenciatura em Artes Plástica(UFPI)1997(2 anos)

Digitação Franklin e Joyce Moura

ANEXO 1 – VIDRARIAS

1. Tubo de Ensaio: Usado em reações químicas, principalmente testes de reação.

2. Copo de Bécker: Usado para aquecimento de líquidos, reações de precipitação ( ? ) etc.

3. Erlenmeyer: Usado para titulações e aquecimento de líquidos.4. Balão de Destilação: Usado em destilações. Possui saída lateral para a

condensação dos vapores.5. Proveta ou Cilindro Graduado: Usado para medidas aproximadas de

volume de líquidos.6. Pipeta Volumétrica: Para medir volumes fixos de líquidos.7. Pipeta Cilíndrica: Usada para medir volumes de líquidos.8. Funil de Vidro: Usado em transferências de líquidos e em filtrações de

laboratório, O funil com colo longo e estrias é chamado de funil analítico.9. Bico de Bunsen: Usado em aquecimentos de laboratório.10. Tripé de Ferro: Usado para sustentar a tela de amianto.11. Tela de Amianto: Usada para distribuir uniformemente o calor em

aquecimentos de laboratório.12. Cadinho de Porcelana: Usado para aquecimentos a seco (calcinações)

no bico de Bunsen e Mufla.13. Estante para Tubos de Ensaio: Suporte de tubos de ensaio.14 e 15. Funis de Decantação: Usados para separação de líquidos imiscíveis.16. Pinça de Madeira: Usada para segurar tubos de ensaio durante aquecimentos diretos no bico de Bunsen.17. Almofariz e Pistilo: Usados para triturar e pulverizar sólidos.18. Cápsula de Porcelana: Usada para evaporar líquidos em soluções.19. Lima Triangular: Usada para cortes de vidros.20. Bureta: Usada para medidas precisas de líquidos. Usada em análises volumétricas.21. Pisseta: Usada para os mesmos fins de frasco lavador.22. Balão Volumétrico: Usada para preparar e diluir soluções.23. Suporte Universal: Usado em filtrações, sustentação de peças, tais como o condensador, funil de decantação e outros fins.24. Termômetro: Usado para medidas de temperaturas.

document.doc 27

Page 28: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

25. Bagueta ou Bastão de Vidro: Usada para agitar soluções, transporte de líquidos na filtração e outros fins.26. Pinça Metálica Casteloy: Usada para transporte de cadinhos e outros fins.27. Escovas de limpeza: Usadas para limpeza de tubos de ensaio e outros materiais.28 29 e 30. Condensadores: Usados para condensar os gases ou vapores na destilação.31. Espátula: Usados para transferência de substâncias sólidas.

document.doc 28

Page 29: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM-1

document.doc 29

Page 30: Apostila de Química

Franklin Moura - Química1-O aluno foi aquecer uma mistura líquida e para isso usou:

a) um erlenmeyer? ( ) b)um vidro de relógio ( )2-Justifique sua escolha.

3-Quando se deve usar uma tela de Amianto?

4-Cite 3 evidências de fenômeno físico:

5-Cite 3 evidências de fenômeno químico:

6-Qual a diferença entre REAGIR e MISTURAR?

7-O que é sublimação?

8-Qual a função da destilação simples?

9-A destilação simples é eficaz quando utilizada uma mistura homogênea de líquido + sólido. Por quê?

10-Quando se deve usar a destilação fracionada?

11-Cite outros processos de fracionamento para misturas homogêneas: para misturas sólidas (soluções sólidas)

para misturas gasosas (soluções gasosas)

para misturas líquidas (soluções líquidas)

document.doc 30

Page 31: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

12-Faça um esboço do destilador que é usado em laboratório, especificando o nome de cada objeto usado.

13-Qual é a função da água em um destilador? Por que a água corrente deve entrar no sistema de destilação pela parte inferior, à direita, longe do balão?

14-O termômetro adaptado à rolha tem uma função importante. Por que não dispensamos o uso do termômetro?

15-Quantas mudanças de estado físico ocorrem em uma destilação? Quais são?

16-Faça um esboço do gráfico de aquecimento da água, de –20oC até 120oC.

Exercício 2 - Questões Subjetivas

1-Diga como a química é importante em nossa

vida diária.

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

2-Conceitue propriedades da matéria.

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

3-Quais são as propriedades da matéria.

_____________________________________

4-Diferencie massa de extensão.

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

document.doc 31

Page 32: Apostila de Química

Franklin Moura - Química5-O que são propriedades organolepticas?_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

6-Diferencie matéria de corpo e objeto através

de exemplos:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________7-Quais são as partes principais de um átomo?

__________________________________________________________________________faça um desenho:

8-Diferencie número atômico(Z) de número de massa(A)._____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

9-Qual a relação entre o conceito de isótopo e

elemento químico?

10-Qual o nome dos isótopos do hidrogênio?

11-Diferencie mistura de substância____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 12-Diferencie mistura eutética de azeotrópica______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13-Explique o que é alotropia.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14-O que significa a palavra átomo?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________15-Faça uma ilustração representando os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford.

16-Quem descobriu os elétrons?_____________________________________

17-Quem descobriu a existência dos prótons?_____________________________________

18-Quem descobriu a existência dos Nêutrons?_____________________________________

document.doc 32

Page 33: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

19-Faça uma ilustração para o modelo Rutherford-Böhr.

20-O que são números quânticos e quais são eles?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

21-O que significa orbital?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

22-Diferencie orbital de subnível.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

23-qual a ordem que deve ser usada para distribuir os elétrons por níveis de energia._____________________________________

_____________________________________

24-Qual o principal químico o qual é

creditado como pai da moderna tabela

periódica?

_____________________________________

25-Escreva o nome dos elementos químicos de números 116 e 117 segundo a IUPAC.__________________________________________________________________________

26-Qual a principal diferença entre metais e ametais?_____________________________________

27-Qual o elemento mais denso da tabela periódica?_____________________________________

28-Quais os tipos de ligações químicas?__________________________________________________________________________

29-O que é a teoria do octeto?_______________________________________________________________________________________________________________30-Faça o esquema de Lewis par os elementos N e Ne.

31-Conceitue valência._____________________________________________________________________________________________________________________________________________

32-Qual a principal diferença entre ligações iônicas e moleculares?_______________________________________________________________________________________________________________

33-O que é número de coordenação de um composto iônico?_______________________________________________________________________________________________________________

34-Explique com exemplos uma ligação dativa.

35-Descubra a geometria molecular dos compostos.

document.doc 33

Page 34: Apostila de Química

Franklin Moura - Química

36-O que são ligas metálicas?_______________________________________________________________________________________________________________

37-Hibridação é............................................................................................................................................................................................................................

38-Conceitue polaridade._______________________________________________________________________________________________________________

39-Toda substância é polar. Sim ou não? Explique.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

40-Quais as principais funções inorgânicas?_______________________________________________________________________________________________________________

41-Dê o nome dos compostos.HClHCNHNOHBrHI

HFNa(OH)Li(OH)NaClLiFKClCuOCaONO

42-Classifique as reações__________________________________________________________________________

43-O que é massa atômica?_______________________________________________________________________________________________________________44-Diferencie número de massa de massa atômica._______________________________________________________________________________________________________________

45-O que é o número de Avogadro e qual o seu valor?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

46-Dê o conceito de Massa molecular, massa molar e mol.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

47-O que diz as seguintes leis ponderais:Lei de Lavoisier, Proust e Gay-Lussac._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

document.doc 34

Page 35: Apostila de Química

Franklin Moura - Química__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

48-No espaço ao lado faça uma palavras- cruzadas com perguntas sendo as respostas as seguintes: química, átomo, mistura, Isótopo, destilação, octeto, líquido, água, molécula, ametais.

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA -3

1-Das alternativas propostas, aquela que melhor apresenta a definição para matéria é:a)tudo que apresenta forma e função definida no Universo.b)tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço.c)qualquer material do Universo que apresenta massa e seja sólidod)qualquer material da terra ou do Sistema solar que não possui forma ou função definida.e)tudo o que existe no Universo.2-Identifique, entre as alternativas a seguir, aquela que apresenta apenas exemplos de matéria:a)o vácuo, o elemento químico oxigênio, o ar e a água do rio Tietê.b)o vácuo, as estrelas, a Lua e o brilho de um metal polido.c) a luz, a água e a Terra.d)o ferro dos minérios, o som, a água e o ar.e)o minério de ferro e o ouro encontrados na natureza.3-O aço inox é formado por uma liga de seis substâncias. Uma bandeja de aço inox pode ser considerada:a)um corpo naturalb)matériac)um corpo formado por várias substâncias.d)nada podemos afirmar sem conhecermos seu formato ou função.e)n.d.a4- São considerados estados físicos da matéria:a)estado sólido, estado de corpo cristalino ou amorfo, estado líquido e estado gasoso.b)estado sólido, estado líquido, estado interme-diário e estado gasoso.c)estado sólido, estado líquido e estado gasoso.d)estado sólido, estado líquido, estado pastoso e estado gasoso.

document.doc 35

Page 36: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicae)sem conhecermos a matéria em questão, nada podemos afirmar.5- Partículas distantes, próximas e parcialmente distantes são, respectivamente, as principais características de quais estados da matéria:a)Estado sólido, estado líquido e estado gasoso.b)Estado sólido, estado gasoso e estado líquido.c)Estado gasoso, estado líquido e estado inter-mediário.d)Estado gasoso, estado sólido e estado líquido.e)Apenas com esses dados nada podemos afirmar6- Dos fenômenos citados a seguir, qual a alternativa que retrata apenas fenômenos químicos:a)reflexão da luz, formação de gelo e a combustão da gasolina.b)revelação de uma fotografia, processo digestivo e a fotossíntese.c)revelação de uma fotografia, quebra de um sólido e a explosão da dinamite.d) movimentos peristálticos, processo digestivo e a formação do gelo.e)n.d.a.7) O som e a luz estão sempre a nossa volta, porém, não são considerados matéria, porque:a) o som e a luz são considerados apenas

corpos.b) o som é considerado substância e a luz

corpo.c) São considerados fenômenos.d) O som e a luz são energia e a energia não é

formada por átomos como a matéria.8) Que estados possuem volume e forma definidos e não definidos, respectivamente?a) estado sólido e estado líquidob) estado sólido e estado intermediárioc) estado gasoso e estado líquidod) estado sólido e estado gasosoe) estado líquido e estado gasoso

9- As forças de interação entre as partículas é muito intensa. Essa afirmação refere-se (aos) estado(s) físico(s):a) sólido e gasosob) líquido e sólidoc) sólido

d) gasosoe) n.d.a

10- Massa e peso são conceitos relacionados, respectivamente com:a)Intensidade da força da gravidade e dina-mômetrosb)Porção de matéria que constitui um corpo e quilograma.c)Quantidade de força aplicada a um corpo e inérciad)Porção de matéria que constitui um corpo e intensidade da força gravitacional

e)Dinamômetros e balanças11-São consideradas propriedades gerais da matéria:a) inércia, massa e extensãob) massa, peso e extensãoc) distâncias intermoleculares, massa e volumed) inércia, impenetrabilidade e conteúdoe) n.d.a

12- O termo inércia está relacionada com:a) massab) movimentoc) repouso

d) forçae) todas estão corretas

13- O termo descontinuidade está relacionado com:a) inérciab) movimentoc) espaços intermoleculares

d) indestrutibilidadee) massa

14) A porosidade é uma propriedade apresentada na matéria no(s) estado(s)a) sólido somenteb) sólido e líquidoc) sólido, líquido e gasoso

d) sólido e gasosoe) gasoso somente

15- Sob a ação do calor, o gelo passa para o estado líquido. À temperatura ambiente, a naftalina transforma-se em gás. Esses fenômenos são conhecidos, respectivamente, por:a) fusão e sublimaçãob) sublimação e fusãoc) liquefação e evaporaçãod) calefação e vaporizaçãoe) ebulição e combustão16- De acordo com a velocidade de ocorrência, a vaporização também pode ser chamada de:a) evaporação e ebuliçãob) sublimação e solidificaçãoc) condensação e liquefaçãod) solidificação e fusão e) n.d. a.17- São consideradas propriedades específicas da matéria:a) massa, ductibilidade e porosidadeb) massa, ductibilidade e inérciac) calor específico, massa e durezad) maleabilidade, densidade e calor específicoe) corpo cristalino, massa e inércia18- Cor, sabor, brilho e odor pertencem ao grupo das seguintes propriedades:a) específicas físicasb) geraisc) específicas químicas

d) funcionaise) específicas

organolépticas

document.doc 36

Page 37: Apostila de Química

Franklin Moura - Química19- As substâncias podem ser agrupadas de acordo com sua função química. Esta afirmação refere-se às seguintes propriedades:a) funcionaisb) geraisc) organolépticas

d) físicase) fisico-químicas

20- As substâncias inorgânicas conhecidas estão classificadas em quatro funções químicas principais, a saber:a) polímeros, ácidos, bases e saisb) ácidos, bases, ésteres e álcooisc) ácidos, hidróxidos, água e basesd) ácidos, bases, óxidos e aminase) ácidos, hidróxidos, óxidos e sais21-(UFPI-95)Estando à pressão atmosférica ao nível do mar, podemos afirmar, que as temperaturas de fusão (F) e de ebulição (E) da água são:a) F = 0°C; E = 100°Cb) F > 0ºC; E > 100ºCc) F > 0º C; E < 100º C

d) F < 0º C E > 100ºCe) F < 0º C E < 100ºC

22- Entre as transformações citadas a seguir, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é:a) cozimento de um ovob) queima do carvãoc) amadurecimento de uma frutad) azedamento do leitee) formação do orvalho23- Não ocorre reação química:a) na combustão do álcoolb) na oxidação do ferroc) na evaporação da águad) no apodrecimento de uma frutae) na digestão dos alimentos24- Dos fenômenos a seguir:I- Combustão da gasolinaII- Dissolução de açúcar em águaIII- Diminuição progressiva das bolinhas de

naftalina, ao serem colocadas em armários.

IV- Digestão de alimentosSão considerados químicos apenas:a) I, II e IIIb) I, II e IVc) I e IVd) II e IIIe) I, III e IV25-A alternativa que nâo envolve reação química é:a) caramelização do açúcarb) combustão da lenhac) dissolução em água de um comprimido efer-

vescente.

d) Explosão da dinamitee) Precipitação da chuva26- Classificar os seguintes fenômenos:a) aquecimento de um fio de platinab) aquecimento de uma fita de magnésioc) sublimação do iodod) decomposição do nitrato de potássioe) fusão do enxofre na ausência de arf) combustão do enxofre27- O chumbo, estando a 360°C, apresenta forma variável e volume definido. Podemos dizer que ele está no estado:a) líquidob) gasosoc) sólidod) entre o estado sólido e o líquidoe) entre o estado líquido e o gasoso28-Os átomos são formados fundamen-talmente por:a) prótons, nêutrons e elétronsb) nêutrons e elétronsc) elétrons e prótonsd) íons e cátionse) n.d.a29-Os prótons são partículas que possuem massa relativa igual a:a) 1/1840b) –1c) 1840 vezes menor que a massa do nêutrond) massa desprezívele) 130-O átomo apresenta duas regiões distintas. Qual delas apresenta maior “peso” ?a) eletrosferab) núcleoc) prótonsd) nêutronse) elétrons31-Carga elétrica negativa e carga elétrica positiva são características pertencentes, respectivamente aos:a) prótons e nêutronsb) prótons e elétronsc) nêutrons e elétronsd) elétrons e prótonse) elétrons e nêutrons32- Cada um dos cientistas: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr apresentaram uma teoria sobre:a) modelo atômicob) distribuição eletrônicac) massa dos prótonsd) radioatividadee) peso atômico33- A primeira visão científica do átomo surgiu com:

document.doc 37

Page 38: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicaa) Demócritob) Daltonc) Thomsond) Rutherforde) Bohr34-A distribuição eletrônica correta do elemento carbono( 6 elétrons) está representada na alternativa:a) K-2, L-4b) K-1, L-5c) K-3, L-3

d) K-4, L-2e) K-5,L-1

35- O número máximo de elétrons permitidos na camada N é 32. No entanto, se em determinada distribuição essa camada for a última, ela poderá conter apenas:a) 4 elétronsb) de 1 a 8 elétronsc) de 2 a 8 elétronsd) 2 elétronse) dependerá do número de elétrons que o

átomo possua36- O número de elétrons permitidos na camada Q é:a) 8b) 2c) 1

d) 18e) 2 ou 8

37- A distribuição eletrônica correta do elemento lítio (3 elétrons) está na alternativa:a) K-2, L-1b) K-1, L-2c) K-3

d) K-0, L-3e) K-1, L-1, M-1

38-Realize a distribuição eletrônica do cálcio (z = 20)

39- Um elemento apresenta Z=11, isso significa que:a) o elemento apresenta 11 elétronsb) o número atômico desse elemento é 11, ou

seja, apresenta 11 prótonsc) o número atômico desse elemento é 11, ou

seja, apresenta 11 nêutronsd) o elemento apresenta número de massa igual

a 11e) o elemento em questão, apresenta peso

superior a 11.40-Um átomo isolado com Z=10 e A=22 apresenta:a) 10 prótons, 10 elétrons e 22 nêutronsb) 10 prótons, 22 elétrons e 10 nêutronsc) 22 prótons, 22 elétrons e 10 nêutronsd) 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutronse) 12 prótons, 12 elétrons e 12 nêutrons41-O átomo de hidrogênio com Z=1 e A=1 é o único que não possui nêutrons. Este átomo apresenta:

a) 1 próton e 1 elétronb) 1 próton e 2 elétronsc) 2 prótons e 2 elétronsd) 2 prótons e 1 elétrone) 1 próton e 3 elétrons42- Um átomo com 15 prótons e 17 nêutrons possui:a) Z=15 e A=17b) Z=17 e A=15

c) Z=15 e A=32d) Z=32 e A=32

43- Os símbolos Na, Ag, Cu, Pb e S representam, respectivamente, os seguintes elementos químicos:a) prata, chumbo, cobre, enxofre e sódiob) prata, cobre, mercúrio, polônio e silícioc) níquel, alumínio, cloro, paládio e selêniod) sódio, prata, cobre, chumbo e enxofree) níquel, argônio, cúrio, potássio e sódio44-Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte parágrafo:“ Um elemento químico é representado pelo seu....................., é identificado pelo número de........................ .”a) nome, prótons, nêutronsb) nome, elétrons, nêutronsc) símbolo, elétrons, nêutronsd) símbolo, prótons, nêutronse) símbolo, nêutrons, elétrons45- O elemento ferro apresenta Z=26 e A=56 e o elemento manganês apresenta Z=25 e A=56. Os átomos desses elementos são considerados:a) isóbarosb) isômerosc) isótopos

d) isoeletrônicose) isomorfos

46- O elemento químico flúor apresenta Z=9 e A=19 e o elemento neônio apresenta Z=10 e A=20. Os átomos de tais elementos oferecem um exemplo do fenômeno conhecido por isotonia. Essa afirmação é verdadeira pois ambos apresentam:a) o mesmo número de massa e números

atômicos diferentesb) o mesmo número de prótons e números

atômicos diferentes c) o mesmo número de nêutrons e números

atômicos diferentesd) as mesmas propriedades e números atômicos

diferentese) números atômicos diferentes47- Podemos definir molécula como sendo:a) a menor parte da matéria que ainda mantém

suas características originaisb) a partícula formada por elétrons, ânions e

prótons

document.doc 38

Page 39: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicac) a menor partícula que constitui todos os

corpos da naturezad) um grupo de átomos ligados por pontes de

hidrogênioe) um grupo de átomos unidos por ligações

covalentes48- A menor partícula de uma substância que conserva suas propriedades originais. Essa definição refere-se:a) ao átomob) à substância simplesc) à substância compostad) à moléculae) ao elemento49- O modelo atômico mais aceito atualmente enuncia que a estrutura atômica é organizada da seguinte forma:a) prótons no núcleo e elétrons na coroab) prótons na eletrosfera e nêutrons no núcleoc) prótons e nêutrons na eletrosfera e elétrons

na eletrosferad) elétrons no núcleo e prótons girando em

tornoe) prótons e nêutrons no núcleo e elétrons na

eletrosfera50-O átomo é considerado uma partícula indivisível e maciça. Essa afirmação foi enunciada pelo(s) químico(s):a) Daltonb) Rutherfordc) Thomsond) Dalton e KeKuléf) Dalton e Thomson51- Um elemento com Z=12 apresentará a seguinte distribuição:a) K=2, L=8, M=2a) K=2, L=6, M=4b) K=2, L=5, M=5c) K=1, L=8, M=3d) K=2, L=7, M=352-Um átomo com 15 prótons e 17 nêutrons tem:a) Z=15, A=17b) Z=17, A=15c) Z=15, A=32

d) Z=32, A=15e) Z=32, A=32

53- Um elétron apresenta massa:a) nulab) desprezível em relação ao nêutronc) não desprezível em relação ao nêutrond) maior que a do prótone) maior que a do nêutron

54- O nêutron apresenta massa e carga relativas respectivamente iguais a:a)1, zerob)zero, 1c)1, +1

d)1, -1e)1/1836, -1

55- O próton apresenta massa e carga relativas respectivamente iguais a:a)zero, -1b)zero, +1c)1, +1d)1/1836, -1e)zero, 1/1836

56- O elétron apresenta massa e carga relativas respectivamente iguais a:a) –1, 1/1840b) 1/1840, -1c) 1, -1d) zero, +1e) 1, +157- A palavra átomo é originária do grego e significa “indivisível”, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria e que não poderia ser mais dividida. Atualmente essa idéia não é mais aceita.A respeito dos átomos, é VERDADEIRO afirmar que:01. não podem ser desintegrados02. são formados por, pelo menos, três

partículas fundamentais04. possuem partículas positivas denominadas

elétrons08. apresentam duas regiões distintas, o núcleo e

a eletrosfera16. apresentam elétrons, cuja carga elétrica é negativa32. contêm partículas sem carga elétrica, os nêutrons.

58-Um determinado átomo, em seu estado fundamental, apresenta número atômico igual a 13 e número de massa igual a 27. Sobre ele é CORRETA afirmar que:01. apresenta 27 elétrons02. apresenta 13 prótons04.se trata do alumínio08.apresenta 26 nêutrons16.se trata de um não- metal32.apresenta um total de três elétrons na última camada.

59-O jornal “Folha de São Paulo” publicou, em 19/06/94, uma matéria sobre empresas norte- americanas que estavam falsificando suco de laranja. O produto, vendido como puro, estava sendo diluído com água. A fraude foi descoberta por meio de medidas

document.doc 39

Page 40: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicade teores de isótopos de oxigênio . O isótopo mais pesado fica um pouco mais concentrado na água presente nas plantas em crescimento, do que nas águas oriundas de fontes não – biológicas. É correto afirmar que:

01. Os números atômicos destes isótopos são iguais.

02. O número de massa de é 16 e indica a soma do número de prótons e de elétrons existentes no átomo.

04.Os números de nêutrons nos isótopos citados são 16 e 18, respectivamente.08.a distribuição eletrônica de é igual à do16.o suco puro deve conter uma maior quantidade de.60- Os átomos do elemento químico oxigênio, no estado fundamental, devem possuir:01.elétrons02.prótons04.moléculas08.nêutrons16.partículas sem carga elétrica32.partículas com carga elétrica64.íons

61- Cada elemento químico tem associado ao seu nome um símbolo que o representa. Escolha(s) opção(ões) que associa(m) CORRETAMENTE nomes e símbolos01.S= enxofre02.Ag= prata04.Pb= chumbo08.C= carbono

16.N= nitrogênio32.F= ferro64.Hg= mercúrio

62- A experiência de Rutherford provou que:a) o átomo é uma esfera maciça minúsculab) existem diversas espécies de átomosc) átomos de um mesmo elemento possuem

números de prótons iguaisd) o átomo possui uma região central,

minúscula, de carga positivae) a lâmina de ouro tem carga positiva

63- O modelo atômico mais aceito atualmente, foi introduzido pelo cientista Schrodinger. Ele considera que os elétrons estão dispostos em orbitais. Tais orbitais, provavelmente, apresentam o modelo:a) pudim de ameixasb) nuvem eletrônicac) sistema solar (camadas)d) partícula- ondae) n.d.a

64- Pósitrons, mésons e neutrinos são considerados:a) partículas alfab) partículas- ondac) elétrons- ondad) partículas subatômicase) camadas eletrônicas

65-O nível de energia do elétron é representado pora) número quântico azimutalb) pósitronsc) spinsd) número quântico principale) número quântico magnético

66-Conceitue orbital de um elétron______________________________________________________________________________67- O subnível d contém:a) 3 orbitaisb) 5 orbitaisc) 7 orbitais

d) 9 orbitaise) n.d.a

68- Quantos números quânticos são necessários para caracterizar a posição de um elétron em um átomo?a) 1b) 2c) 3

d) 4e) 5

69- O número quântico magnético e o spin referem-se, respectivamente:a) à rotação do elétron é a quantidade de

orbitaisb) ao orbital onde um determinado elétron pode

ser encontrado e à rotação do elétronc) à rotação do elétron e ao subnível de energiad) ao subnível de energia e à indicação espacial

das camadase) à rotação de orbitais e às partículas- onda

70 Se um átomo neutro, no estado fundamental, tem configuração eletrônica 1s², 2s², 2p¹, quantos orbitais vazios ainda restam no nível principal n=2?a) 1b) 2c) 3

d) 4e) 5

71-Qual é o átomo que apresenta apenas dois elétrons não emparelhados?a) N (Z=7)b) O (Z=8)c) F (Z=9)d) Ne (Z=10)

document.doc 40

Page 41: Apostila de Química

Franklin Moura - Química72-Um determinado átomo apresenta (7) elétrons no subnível d da camada M. A respeito desses elétrons é correto afirmar que:01. todos eles apresentam número quântico

principal igual a 202. o número quântico secundário para todos

eles é 204.cinco, desses sete elétrons, apresentam o mesmo número quântico de spin08.o número quântico magnético do primeiro elétron “colocado” nesse subnível é –216. os números quântico do sétimo elétron “colocado” nesse subnível d são: n=3, l=2, ml=0 e Ms= -1/273-Assinale a alternativa que representa um conjunto de números quânticos NÃO permitido:a) n=3, l=1,m=0, s=+1/2b) n=4, l=0, m=0, s=-1/2c) n=3, l=1, m=1, s= +1/2d) n=3, l=2, m=1, s=+1/2e) n=3, l=0, m=0, s=+1/274-Os números quânticos principal (n), secundário (l), magnético (m) e spin (ms) do elétron mais energético do átomo do cloro são, respectivamente,a) 3, 1, 0 e +1/2b) 3, 1, +1 e –1/2c) 2, 0, +1 e –1/2d) 2, 1, -1 e +1/2e) 3, 2, 0 e –1/2

75-Na tabela periódica atual, os elementos estão dispostos de acordo com os valores crescentes de:a) número de massab) número atômicoc) número de nêutronsd) unidade de massa atômicae) número de Avogadro

76-Em uma tabela periódica, as colunas verticais são chamadas de .................... e estão subdivididas em ...................... :a) períodos, A, B e Ob) famílias, A, B e Cc) famílias, A, B e Od) grupos, B, C e Oe) séries, A, B e O

77-Os elementos das famílias A são chamados de:a) representativosb) de transiçãoc) metais alcalinosd) alcalinos e calcogêniose) de transição interna

78-Baseado na classificação periódica, podemos afirmar que um elemento que pertence a família 1 A e outro que pertence a família VA possuem, respectivamente:a) 1 e 5 elétrons na última camadab) apenas 1 e 5 camadas eletrônicasc) 7 e 3 elétrons na última camadad) apenas 1 e 5 isótopose) n.d.a79-A família dos halogênios também pode ser denominada simplesmente como:a) VIIAb) VIIBc) Ad) VAe) IIIA80-Os gases nobres são os únicos elementos que não formam compostos, em condições ambiente, com outros elementos. Essa afirmação é verdadeira uma vez que:a) os gases nobres não podem misturar-se com

outros, pois são altamente reativosb) os gases nobres são elementos artificiais, já

desenvolvidos com essa característicac) os gases nobres são os únicos elementos que

já apresentam-se estabilizados em seu estado natural

d) os gases nobres não são estáveise) n.d.a81-As famílias B representam elementos:a) de transição internab) de transição interna e de transição externac) representativos e gases nobresd) típicos e de transição externae) de transição externa e gases nobres

82-A série dos lantanídios e actinídios pertencem à família .................. e são chamados de elementos ..................... .a) IIIB, de transição externab) IIIB, de transiçãoc) IIIB, representativosd) IIIA, de transição internae) IIIB, de transição interna83-As linhas horizontais da tabela periódica representam:a) as famíliasb) os gruposc) as séries ou períodosd) somente a família Be) somente a família A84-Elementos com propriedades semelhantes ou não são apresentados, respectivamente nos (nas):a) períodos ou sériesb) séries ou períodosc) famílias e períodos

document.doc 41

Page 42: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicad) grupos e famíliase) n.d.a

85-Quando o subnível de maior energia for do tipo S ou P, o elemento será:a) representativob) transiçãoc) transição internad) covalentee) artificial86-Observe a tabela periódica e forneça a configuração eletrônica do nível mais externo do fósforo._______________________________________87- Um elemento que possui 27 elétrons no nível N, em seu estado fundamental, é um:a) elemento representativob) elemento de transiçãoc) gás nobred) elemento de transição interna88-Os elementos sódio, cloro, xenônio são:a) metal, ametal e gás nobreb) metal, gás nobre e ametalc) gás nobre, metal e ametad) metal, ametal e elemento de transição

interna89-Qual dos elementos a seguir apresenta maior raio atômico?a) Alb) Mgc) Nad) Fe) Todos apresentam o mesmo raio90-O elemento natural de menor energia de ionização é o:a) Fb) Hec) Cs

d) Nae) Ne

91-O elemento de maior eletroafinidade é o:a) Fb) Hec) Cs

d) He) Cl

92-Entre os elementos caracterizados pelas suas respectivas posições na tabela periódica, indicadas a seguir, o que deve possuir maior eletroposi-tividade é:a) coluna VIIA, período 2b) coluna IVB, período 4c) coluna IIA, período 4d) coluna VIA, período 3e) coluna IA, período 293-Das alternativas a seguir, aquela que apresenta os elementos mais reativos é:a) Li, Na e Fb) Li, Na e Hec) Li, At e Po

d) Na, Ne e Fre) Li, Na e Rn94-Os elementos mais densos aparecem posicionados na tabela:a) na extremidade superior direitab) na extremidade superior esquerdac) na extremidade inferior direitad) na extremidade inferior esquerdae) na parte central95-O volume atômico de um átomo dependerá, basicamente:a) do tamanho e compactação dos átomosb) do tamanho dos átomosc) da energia de ionização e tamanho dos

átomosd) do raio atômico e reatividade dos átomose) da compactação dos átomos96-Qual dos elementos apresenta o menor ponto de ebulição:a) Csb) Rbc) K

d) Nae) Li

97-São respectivamente, metal, não- metal e gás nobre:a) sódio, estanho e iodob) ferro, cloro e nitrogênioc) sódio, cloro e héliod) aço, iodo e argônioe) crômio, bromo e iodo98-Pertencem à família dos calcogêniosa) o cloro e o bromob) o oxigênio e o nitrogênioc) o selênio e o telúriod) o sódio e o potássioe) o cálcio e o bário99-A alternativa que apresenta os símbolos de três elementos com propriedades químicas semelhantes é :a) Ba, Li, Seb) Ca, Na, Src) Ca, Na, Te

d) K, S, Sre) S, Se, Te

100-Pertencem, exclusivamente, ao grupo IIA da tabela periódica:a) H, Li, Ca e Bab) Ra, Sr, Mg e Bec) B, Be, Ba e Cs

d) Sn, Cs, Ra e Sce) Mn, B, Cl e Sn

101- Na estrutura do cloreto de sódio encontramos um aglomerado de:a) cátions e ânionsb) macromoléculasc) íons hidratadosd) átomos independentese) moléculas biatômicas

102- Em cristais de cloreto de sódio, cada íon de sódio tem como vizinhos mais próximos quantos íons de cloreto?a) 1 d) 6

document.doc 42

Page 43: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicab) 2c) 4

e) 8

103-Cristais de cloreto de sódio, obtidos a partir de uma solução aquosa desse sal, têm estrutura cristalina:a) octaédricab) tetraédricac) prismática

d) cúbicae) esférica

104-Os balões de gás vendidos na porta do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Bosque Rodrigues Alves em Belém, usualmente, são inflados utilizando-se gás hidrogênio ou gás hélio. Os elementos químicos que compõem estes gases pertencem, respectivamente, aos grupos.a) IA e 0b) 0 e VIIIAc) 0 e IIA

d) IIA e VIIIAe) IA e VIIIB

105- O “ funil de bromo” também chamado de balão de decantação, é útil para separarmos uma mistura de:a) água e glicose dissolvidab) água e álcoolc) água e gasolina, dois líquidos imiscíveisd) água e areiae) areia e pó de ferro106-Em um acampamento, um estudante deixou cair na areia todo o sal de cozinha disponível. Entretanto, tendo conhecimento sobre separação de misturas, consegui recuperar praticamente todo o sal. Que operações este estudante pode Ter realizado?______________________________________________________________________________107- Assinale a alternativa correta que representa os elementos químicos pertencentes à família dos gases nobres:a) C, Li, As, Kr e Arb) Ca, Ir, Sr, Kr e Arc) Ne, Rn, Sb, He e Ge

d) He, Rn, Xe, Kr e Are) Ne, Rn, Sr, He e Ge

108- Pertencem à família dos metais alcalino- terrosos os elementos cujos átomos apresentam igual:a) raio atômicob) eletronegatividadec) energia de ionizaçãod) número de isótopose) número de elétrons de valência109-Átomos que apresentam menor número de elétrons com relação ao número de prótons são denominados.a) prótonsb) íons – carbonoc) metais

d) cátionse) ânions

110-Os átomos pertencentes à família dos metais alcalino- terrosos e dos halogênios adquirem configuração eletrônica de gases nobres quando, respectivamente, formam íons com cargas:a) +1 e –1b) –1 e +2c) +2 e –1

d) –2 e –2e) +1 e –2

111-O elemento químico que tem configuração eletrônica na última camada 3s² 3p², presta-se a inúmeras aplicações, como na fabricação de ferramentas, chips eletrônicos, cimento, dentre outros.Com base nas informações anteriores: Escreva o símbolo deste elemento químico e indique a que período e a que família pertence._______________________________________

112- As substâncias: etano, gás bromo, água e cloreto de magnésio apresentam seus átomos unidos, respectivamente, por meio de ligações:a) covalentes, covalentes, covalentes, iônicasb) covalentes, iônicas, covalentes e iônicasc) metálicas, iônicas, iônicas e metálicasd) covalentes, covalentes, iônicas, iônicase) covalentes, covalentes, iônicas, metálicas113-As pontes de hidrogênio aparecema) quando o hidrogênio está ligado a um

elemento muito eletropositivob) quando o hidrogênio está ligado a um

elemento muito eletronegativoc) em todos os compostos hidrogenadosd) somente em compostos inorgânicose) somente nos ácidos Arrhenius114-A água do mar filtrada é uma:a) mistura homogêneab) mistura heterogêneac) substância pura simplesd) substância pura compostae) espécie química115-Qual o número de fases e componentes do sistema a seguir:a) areia e água destiladab) álcool, limalha de ferro e enxofre em póc) água líquida com 3 cubos de gelod) estanho durante a fusão116-Água, álcool, areia e acetona formam um sistema:a) monofásicob) bifásicoc) trifásico

d) polifásicoe) n.d.a

117- Água, álcool, areia e óleo formam um sistema:a) monofásicob) bifásicoc) trifásicod) polifásico 118-Assinale o conjunto que forma mistura homogênea:a) água, areia, álcoolb) quartzo, feldspato, micac) álcool, éter, águad) álcool, éter, óleoe) álcool, éter, areia119-Uma porção de água líquida + gelo é um sistema heterogêneo considerado:a) uma substância pura composta

document.doc 43

Page 44: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicab) uma substância pura simplesc) uma mistura homogênead) uma mistura heterogêneae) um sistema simples120-Uma amostra que apresenta ponto de fusão constante, pode ser considerada:a) uma substância pura mas não uma misturab) uma mistura mas não uma substância purac) um composto puro mas não um elementod) uma mistura ou uma substância purae) um eutético ou uma substância pura121-A principal característica de misturas azeotrópicas é ter:a) ponto de fusão constanteb) ponto de ebulição constantec) ponto de fusão e ebulição constantesd) ponto de sublimação constantee) n.d.a122-Diamante, grafite e fulereno são.................... do elemento químico ..................... .a) alótropos, oxigêniob) isótopos, oxigênioc) alótropos, carbono

d) isótopos, oxigênioe) isômeros, enxofre

123-A alotropia refere-se a:a) compostos bináriosb) elementos químicosc) ácidos

d) bases e) sais

124-Tanto o diamante como a grafita são formados por átomos de carbono. Entretanto diferem bastante na maioria das suas propriedades. Isto é explicado pelo fato de apresentarem diferentes:a) produtos de combustãob) estruturas cristalinasc) massas atômicasd) núcleos atômicose) cargas elétricas125-A diferença principal entre uma substância pura simples e uma substância pura composta é:a) o número de átomosb) os tipos de ligaçõesc) os tipos de elementos químicosd) o número de ligaçõese) nenhuma das anteriores

126-Classificando-se como elemento (E) , composto (C) e mistura (M) os seguintes itens: vinho, ozônio, gasolina, gelo e diamante, obtem – se respectivamente:a) M,C, M, C,Eb) M, E, M, C, Ec) M, C, M, C, C

d) C, E, M, C, Ee) C, M, M, E, E

127-Recentemente, foi sintetizada uma nova forma alotrópica do carbono, que ficou conhecida como buckybola ou futeboleno.

Essa forma alotrópica difere da grafita e do diamante em relação:a) à variedade de átomos ligados ao carbonob) ao modo como os átomos de carbono estão

arranjadosc) ao número de elétrons na camada de valência do

átomo de carbonod) ao número de nêutrons no núcleo do átomo de

carbonoe) ao número de prótons no núcleo do átomo de

carbono128-Para separar convenientemente uma mistura de areia, sal de cozinha, gasolina e água, a seqüência de processos mais indicada é:a) decantação, catação e destilaçãob) floculação, filtração e decantaçãoc) catação, filtração e evaporaçãod) filtração, catação e destilaçãoe) filtração, decantação e destilação

129-O fósforo branco e o fósforo vermelho são:a) homólogosb) isômerosc) isótopos

d) isóbarose) alótropos

130- Indique o balão utilizado para destilação de líquidos.

a) balão de fundo redondob) balão de fundo chato c) balão graduadod) balão volumétricoe) balão com saída lateral

131-Apresentam graduações precisas, as seguintes vidrarias:

a) béquer e buretab) béquer e provetac) proveta e buretad) balão volumétrico e erlenmeyere) kitassato e béquer

132-Destina-se ao uso em destilações a vácuo:a) kitassatob) béquerc) erlenmeyer

d) balão com saída laterale) proveta

133- Podem ser de ferro, chumbo, platina ou porcelana e servem para análises após a combustão:

a) cadinhos de Goochb) cápsulas de porcelanac) cubas

d) almofarizese) cadinhos

134-Utilizada para manter as temperaturas estáveis durante longos períodos:

a) caixa de gravesb) capelac) tenazd) estufae) dissecador

135- Numa das etapas de seu tratamento, a água atravessa camadas espessas de areia e de cascalho.Esta etapa do tratamento é chamada de:

a) filtraçãob) decantação

d) centrifugaçãoe) sifonação

document.doc 44

Page 45: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicac) sedimentação

136- As substâncias: etano, gás bromo, água e cloreto de magnésio apresentam seus átomos unidos, respectivamente, por meio de ligações:

a) covalentes, covalentes, covalentes e iônicasb) covalentes, iônicas, covalentes e iônicasc) metálicas, iônicas, iônicas e metálicasd) covalentes, covalentes, iônicas e iônicase) covalentes, covalentes, iônicas e metálicas

137-Associe1. HCL2. HClO3. HClO24. HClO35. HClO4

a) ácido perclóricob) ácido clóricoc) ácido clorosod) ácido hipoclorosoe) ácido clorídrico

138-Segundo Arrhenius, bases são compostos que dissolvidos em água liberam:a) ânions metálicosb) cátions metálicosc) ácidosd) ânions que são sempre hidroxilase) ânions e cátions139-A base Ca(OH)2 pode ser classificada como:a) dibásica e tetrabásicab) forte e dibásicac) fraca e dibásicad) fraca e monobásicae) moderada e dibásica140- Equacione as reações de neutralização total a seguir e dê o nome dos sais formados:a) HNO3 + KOHb) HCl + Ca(OH)2c) H2SO4 + NaOHd) H2SO4 + Fe(OH)3e) H3PO4 + Fe(OH)2141-“ Chuva ácida” resulta da combinação de água atmosférica com dióxido de enxofre ou com trióxido de enxofre. Escreva:a)as equações químicas balanceadas das reações de cada um dos óxidos com águab)os nomes oficiais dos produtos das reações dos dois óxidos com água.

142- As classificações dos óxidos SO3, CaO, Al2O3, H2O2 e Fe3O4São respectivamente:

a) ácido, básico, básico, peróxido, mistob) ácido, básico, anfótero, peróxido, mistoc) neutro, ácido, anfótero, peróxido, básicod) neutro, básico, ácido, superóxido, básicoe) ácido, neutro, misto, ácido, neutro143-À temperatura ambiente, o gás que se desprende quando se faz reagir bicarbonato de sódio com ácido clorídrico é o:a) clorob) hidrogênioc) gás carbônicod) monóxido de carbonoe) peróxido de hidrogênio144-Associe cada substância relacionada na coluna I com seu possível comportamento em água (coluna II)Coluna II. potássioII. dióxido de enxofreIII. hidróxido de sódioIV. óxido de sódioColuna IIa) dissociação iônicab) reage com desprendimento de hidrogênioc) produz solução ácidad) produz solução básicae) ionização totalMarque a(s) alternativa(s) correta(s):01. I-A, II-B, III-E, IV-C02. I-B, II-E, III-A, IV-B03. I-B, II-C, III-D, IV-D04. I-D, II-C, III-A, IV-D05. I-A, II-E, III-C, IV-C

145-As pontes de hidrogênio aparecem:a) quando o hidrogênio está ligado a um

elemento muito eletropositivob) quando o hidrogênio está ligado a um

elemento muito eletronegativo.c) em todos os compostos hidrogenadosd) somente em compostos inorgânicose) somente nos ácidos de Arrhenius

146- São propriedades dos ácidos:a) sabor adstringente e formam H3O+ em

solução aquosab) sabor azedo e formam OH- em solução

aquosac) sabor salgado e formam H3O+ e OH- em

solução aquosad) reagem com bases formando ácidose) sabor azedo, formam H3O+ em solução

aquosa, reagem com bases formando sais 147-Na substância Na2CO3 (carbonato de sódio) há :a) apenas ligações covalentesb) ligações covalentes e covalentes dativasc) ligações iônicas e covalentesd) somente ligações iônicas

document.doc 45

Page 46: Apostila de Química

Franklin Moura - Químicae) ligações iônicas, covalentes e covalentes

dativa148-Em relação à presença de oxigênio na composição de um ácido podemos classifica-lo como:a) hidrácido e oxiácidob) hidrácido e óxidoc) óxido e monoácidod) hidrácido e basee) triácido e tetraprótico149- Escrever a fórmula dos sais:a) sulfato de sódiob) nitrato de pratac) sulfato de cálciod) nitrato de amônioe) fosfato de báriof) fosfato de alumínio150- Nos supermercados da cidade encontramos produtosI-para limpeza de forno e desentupidores de pia, cuja substância ativa é o NaOH.II-bactericidas, cuja substância ativa é o NaClOEstas substâncias ativas pertencem respectivamente às funções:a) ácido e baseb) base e óxidoc) óxido e sal

d) sal e ácidoe) base e sal

151-Para que um composto seja considerado óxido, é necessária:a) no mínimo, a presença de um flúor.b) a presença de um sal e de um oxigênio.c) no mínimo, a presença de três elementos.d) a presença de um oxigênio combinado com

um elemento menos eletronegativo que ele.e) a presença de um flúor combinado com um

elemento menos eletronegativo que ele.

Este trabalho não tem fins lucrativos

document.doc 46