Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

of 19 /19
Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 1/1 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822 SCANNER SCANNER COMO DIGITALIZAR E TRABALHAR A IMAGEM

description

Aprendendo a usar o scanner

Transcript of Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Page 1: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 1/1 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

SCANNER

COMO DIGITALIZAR E TRABALHAR A IMAGEM

Page 2: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 2/2 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Sumário Introdução ....................................................................................................................... 3 Como instalar um scanner ................................................................................................. 3 Como instalar o Photo Editor ............................................................................................. 4 Como digitalizar imagens................................................................................................... 5 Como alterar imagens digitalizadas .................................................................................... 6 A JANELA DO PHOTO EDITOR ........................................................................................... 7 Redimensionar uma imagem digitalizada e diminuindo o espaço ocupado em disco................ 8 Como girar uma imagem ................................................................................................. 10 Como aplicar efeitos em uma imagem digitalizada............................................................. 12 Como aproveitar somente uma parte de uma imagem digitalizada...................................... 15 Como alterar o fundo de uma imagem para transparente................................................... 17 Como melhorar a nitidez ................................................................................................. 18 CONCLUSÃO................................................................................................................... 19

Page 3: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 3/3 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Introdução Os scanners capturam imagens em fotos ou papéis diversos para a memória do computador permitindo que elas sejam alteradas e arquivadas na máquina.

Tecnicamente, a imagem proveniente de um scanner constitui uma série de pontos armazenados sob a forma de linhas e colunas, onde cada ponto representa a intensidade luminosa recebida pelo scanner.

Existem diversos modelos de scanner. Manual ou de mesa, pequenos ou grandes, 2D (duas dimensões) ou 3D (Tridimensional) e podem ser utilizados de acordo com a necessidade da pessoa que vai operar.

Como instalar um scanner Primeiramente, você deve adquirir o modelo do Scanner que melhor adaptar as suas necessidades para trabalhar com imagens. A instalação deve seguir o manual de instalação que geralmente acompanha o equipamento, além de alguns outros itens.

Page 4: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 4/4 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

1. Coloque o CD de instalação no drive e use o Windows Explorer para acessar a unidade de CD (muitos cds de instalação já começam a executar o programa assim que o mesmo é inserido no drive, nesse caso não será necessário abrir o Windows Explorer).

2. Selecione a unidade do CD e do lado direito da janela procure por um dos arquivos: SETUP.EXE, INSTALAR.EXE, INSTAL.EXE e dê um duplo clique sobre ele.

3. Será exibida a janela de instalação com informações do programa que você está instalando.

Selecione, quando necessário, as opções desejadas e vá avançando passo a passo. 4. Assim que terminar a instalação, será exibida uma outra janela informando a finalização da

instalação. Normalmente é necessário reiniciar o computador para que as configurações do scanner sejam efetivadas.

Como instalar o Photo Editor O Microsoft Photo Editor é um dos programas que pode ser utilizado para a edição de imagens e com o qual vamos trabalhar neste material. Ele auxilia no trabalho de digitalização de imagens através do scanner e possui diversas ferramentas com recursos importantes no tratamento de imagens digitalizadas ou de qualquer outra imagem em geral. O Microsoft Photo Editor pode ser adquirido junto com o pacote no Office da Microsoft, a partir da versão 97 e poderá ser instalado no seu computador seguindo o mesmo caminho de instalação dos programas do OFFICE através do CD de instalação. Para instalar siga os passos abaixo:

Page 5: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 5/5 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

1- Coloque o CD de instalação do Office a partir da versão 97 e clique no menu iniciar do Windows – Configurações – Painel de Controle.

2- Clique na guia Adicionar ou Remover programas. 3- Será exibida outra janela onde você deverá clicar na guia “Instalar / Desinstalar” e escolher

o Microsoft Office a partir da versão 97 e em seguida clicar no botão Adicionar e Remover” 4- No exemplo, o Office 97 já está instalado mas vamos adicionar o programa Microsoft Photo

Editor. Aparecerá uma janela de manutenção e instalação no Office e basta clicar no botão “Adicionar ou remover..”

5- Logo após você deverá clicar na opção “Ferramentas da Office” e no botão “Alterar opção”. 6- Selecione a opção “Microsoft photo editor” (são necessários 4 Mb disponíveis no disco rígido

do computador) e clique no botão OK para continuar.

7- Rapidamente o Office se encarregará de instalar o Microsoft Photo Editor através do CD de instalação e quando terminar, ele lhe informará.

Como digitalizar imagens

1- Prepare a imagem que você deseja digitalizar no aparelho de scanner 2- Abra o Photo Editor, clique no menu Arquivo e escolha a opção Digitalizar imagem conforme

figura a seguir:

3- Aparecerá uma janela que depende do seu modelo de aparelho scanner, por isso, não demonstraremos essa janela. Na maioria dos modelos, aparecem na janela 3 botões: Preview, scan e exit.

Page 6: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 6/6 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

3.1- Preview: serve para fazer uma pré-visualização da imagem que está dentro do aparelho do scanner;

3.2- Scan: Serve para digitalizar a imagem que está dentro do aparelho do scanner para a tela do computador;

3.3- Exit: serve para cancelar sua ação e não digitalizar a imagem que está dentro do aparelho do scanner;

4- Você poderá clicar no botão Preview e terá uma pré visualização da imagem a ser escaneada. 5- Logo após, clique no botão scan e pronto a figura já está dentro da janela do Microsoft Photo

editor e você poderá salvar o arquivo no seu computador.

6- Para salvar a figura, clique no menu Arquivo – Salvar – escolha o disco, a pasta e digite o nome do arquivo.

Como alterar imagens digitalizadas

Os recursos para edição de imagens podem ser utilizados para melhorar sua qualidade ou fazer algumas alterações. Após digitalizar uma imagem pelo scanner, usando o Microsoft Photo Editor, você poderá recortar partes da imagem, girar uma imagem, mudar o fundo da imagem para que fique transparente, aplicar alguns efeitos que o Microsoft Photo Editor oferece, entre outros. O Microsoft Photo Editor trabalha com quatro tipos de imagens:

1- Imagens Monocromáticas, também conhecida como imagens em formato traço usam 1 bit de informação por pixel para criar as partes brancas e pretas da imagem. Cada pixel é branco ou preto.

2- Imagens em escala de cinza usam 8 bits de informação por pixel para criar tons de cinza. A escala de cinza equivale no computador à fotografia em preto e branco.

3- Imagens de paleta ou 256 cores usam 8 bits de informação por pixel para criar cores. Cada pixel pode ser uma das 256 cores. A paleta pode diferir de uma imagem para outra.

4- Imagens True Color usam 24 bits de informação por pixel para criar cores. Cada pixel contém um dos 256 tons possíveis disponíveis em cada canal vermelho, verde e azul. Assim uma imagem 24 bits pode conter até 16,7 milhões de cores.

A qualidade da imagem é baseada na resolução. Existem dois tipos de resolução: espacial e de saída. A resolução espacial é definida em termos de largura e altura. Uma imagem de 640 pixels de largura e 480 pixels de altura tem uma resolução de 640X480 e contém 300,000 pixels. A resolução de saída é definida em termos do número de pontos por polegada, ou dpi. O ideal é que haja uma correspondência entre a resolução da imagem e a resolução do dispositivo de saída, normalmente uma tela de computador ou documento impresso. Quanto mais alto o dpi, melhor será a qualidade da imagem.

Page 7: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 7/7 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

A JANELA DO PHOTO EDITOR

Conhecendo a barra de ferramentas: para exibir a barra de ferramentas, acesse o menu exibir e selecione a barra de ferramentas.

1. Novo - cria um novo arquivo em branco. 2. Abrir – Abre um arquivo de imagem já existente.

3. Salvar – Salva alterações feitas em um arquivo de imagem.

4. Imprimir - Imprime um arquivo de imagem para um papel.

5. Digitalizar – Digitaliza uma imagem pelo scanner.

Page 8: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 8/8 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

6. Recortar – Recorta uma imagem (completa ) ou parte selecionada.

7. Copiar – Copia uma imagem (completa ) ou parte selecionada.

8. Colar – Cola uma imagem que foi recortada ou copiada.

9. Desfazer – Volta a sua ação.

10. Refazer – Refaz uma ação “Desfeita”.

11. Selecionar – Seleciona a imagem.

12. e 18 Zoom e controle de Zoom, amplia ou reduz a visualização de uma imagem.

13. Esfuminho – Borra ou mistura cores adjacentes à medida que é arrastado pela imagem.

14. Foco – Aumenta a diferença entre valores adjacentes de cinza em uma imagem.

15. Balanço da imagem – Ajusta os níveis de brilho e contraste de uma imagem.

16. Definir cor transparente – Altera a cor selecionada na imagem para transparente. 17. Girar 90º - Gira uma imagem 90 graus no sentido horário.

Redimensionar uma imagem digitalizada e diminuindo o espaço ocupado em disco

As imagens digitalizadas costumam ocupar muito espaço em disco devido ao seu tamanho. Nesse módulo, vamos dar algumas dicas importantes que poderá ajudar a diminuir o tamanho de uma imagem que foi digitalizada. A imagem a seguir foi digitalizada utilizando o Microsoft Photo Editor:

Page 9: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 9/9 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Ao salvar o arquivo ele ficou com 133kb. Para tentar diminuir o tamanho do arquivo, basta clicar no menu imagem (Barra de Menu) e escolher Redimensionar. Aparecerá uma janela conforme ilustrado abaixo:

Seguindo o exemplo, antes a altura e a largura da figura era de 100%. Agora foi alterada para 50% na largura e para 50% na altura. Conforme ilustrado na figura anterior. Com apenas esta alteração a figura ficou conforme a janela a seguir e passou a ocupar 7,55 kb depois de salva. Nesse exemplo diminuímos o tamanho da imagem a ser impressa (tamanho em centímetro) e o tamanho do arquivo (tamanho em bytes):

Page 10: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 10/10 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Como girar uma imagem

Vimos anteriormente a função do botão Girar 90º que fica na barra de ferramentas. Às vezes, você pode digitalizar uma imagem de uma revista e necessitar que essa imagem fique em posição diferente e apenas girar 90º no sentido horário não seria a solução. Nesse módulo, vamos usar um exemplo de uma máquina fotográfica que foi digitalizada conforme janela a seguir:

Page 11: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 11/11 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Suponha que você precise do desenho dessa máquina fotográfica na horizontal dentro de um arquivo do Word. 1- Para isso, basta clicar no menu imagem (Barra de Menu) e escolher a opção girar . Aparecerá

uma janela conforme ilustrado abaixo:

Page 12: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 12/12 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

2- Você pode escolher a orientação que desejar conforme ilustrado na janela acima. 3- Seguindo o exemplo, para que a máquina fotográfica fique na horizontal, basta digitar 45 na

Orientação por graus e clicar no ok. Visualize como ela ficou na janela abaixo:

Como aplicar efeitos em uma imagem digitalizada

Você pode aplicar em uma imagem digitalizada algum efeito especial ou artístico que o Microsoft Photo Editor oferece. Esses efeitos costumam dar uma aparência diferenciada dependendo do efeito aplicado. Os efeitos especiais correspondem ao primeiro grupo de comandos do menu Efeitos e os efeitos artísticos correspondem ao segundo grupo de comandos do menu Efeitos conforme ilustrado na figura a seguir:

Page 13: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 13/13 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Exemplo

1- Digitalizamos uma paisagem de um litoral brasileiro no Microsoft Photo Editor, conforme a figura a seguir:

2- No menu Efeitos, escolhemos Textura que faz parte do grupo de efeitos artísticos.

Page 14: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 14/14 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

3- Apareceu a janela abaixo para ajustar o efeito Textura que oferece vários tipos de controle para esse efeito. Dependendo de qual efeito você escolher, o Microsoft Photo Editor, mostra uma janela para que você possa controlar o efeito.

4- No exemplo, utilizamos o tipo Areia com posição da luz mantida no mesmo local conforme ilustração acima. Depois, clicamos no botão Aplicar e a imagem ficou com a impressão de um quadro de pintura. Veja a ilustração a seguir:

Page 15: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 15/15 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Como aproveitar somente uma parte de uma imagem digitalizada Nesse módulo, você vai aprender como aproveitar só uma parte de uma imagem digitalizada. Vamos utilizar como exemplo, uma imagem digitalizada de uma revista que possui 4 diferentes locais históricos da cidade do Rio de Janeiro, conforme ilustrado abaixo. Essa imagem foi digitalizada e o arquivo foi salvo em disco.

1- Usando o menu imagem do Microsoft Photo Editor, podemos aproveitar parte da figura digitalizada como por exemplo, uma das paisagens.

2- Primeiramente, devemos selecionar somente a parte que desejamos da figura. Para isso,

selecione o ícone selecionar da barra de ferramentas, posicione o ponteiro do mouse no local onde deseja iniciar a seleção, pressione o botão esquerdo e arrastar com o mouse de forma a envolver a parte desejada da imagem.

Page 16: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 16/16 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

3- A seguir, clique no menu imagem selecione a opção cortar. 4- A seguinte imagem será exibida na tela:

• Margens do halo: Insira a quantidade de espaço em branco que você deseja adicionar aos lados esquerdo, direito, superior e inferior.

• Margens do corte: Clique em Oval ou Retângulo para definir a forma do corte e insira

a quantidade que você deseja aparar na bordas esquerda, direita, superior e inferior da imagem.

• Cantos: Insira o tamanho e o estilo desejados para os cantos da sua caixa de corte

retangular, escolha o tipo de canto desejado.

• Observação: As opções em cantos não estarão disponíveis se você clicar em obal em margens do corte.

5- No exemplo, não houve necessidade de alterar as margens e os cantos, bastou clicar no botão OK.

6- Veja o resultado obtido:

Page 17: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 17/17 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

7- Basta salvar o arquivo. Para não perder o arquivo original, que possui as 4 imagens, clique

sobre o menu Arquivo e escolha a opção Salvar como. Selecione o local desejado, digite um novo nome para o arquivo e salve-o. Este arquivo ficará somente com uma das paisagens.

8- Se desejar poderá aproveitar separadamente uma das outras três paisagens. basta seguir

todos os passos selecionando uma das outras paisagens.

Como alterar o fundo de uma imagem para transparente Este recurso poderá ser útil quando precisar colocar uma imagem em um outro arquivo com fundo colorido para que não apareça o fundo da imagem.

Vamos usar o exemplo de uma imagem de um globo que possui o fundo branco conforme ilustrado abaixo

Page 18: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 18/18 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

Agora repare que o fundo da figura está branco, se essa imagem for inserida em um site ou uma apresentação do Power Point com o fundo já personalizado, o globo com fundo branco provavelmente não ficará bom.

Para que o fundo da figura fique transparente, é necessário, primeiramente, clicar no botão <<definir cor transparente>> da barra de ferramentas e clicar com a ponta da seta em cima do fundo branco.

Na janela, apareceu a cor selecionada. Para que a imagem ficasse transparente é só

clicar no OK. A imagem ficará conforme a figura a seguir (o quadriculado branco significa

Como melhorar a nitidez Você irá enviar um comprovante de pagamento através do fax, por isso é necessário que a imagem esteja bastante nítida, inclusive os dados do comprovante do pagamento.

Digitalizar a imagem do comprovante de pagamento: Depois de ter digitalizado a imagem, escolha a opção AutoBalanço. A imagem será ajustada

automaticamente procurando deixa-la mais nítida.

Page 19: Apostila - Scanner Como Digitalizar e Trabalhar a Imagem

Rua dos Otoni, 881 - 9º Andar Pág.: 19/19 Belo Horizonte - MG - 30150-270 www.zargon.com.br (031) 273-2822

SCANNER

CONCLUSÃO

Esperamos que o conteúdo desta apostila tenha servido de suporte para as suas aulas. Lembre-se que nada substitui uma boa aula de seu professor.

A informática sofre mudanças bruscas muito rapidamente, procure no futuro uma biblioteca auxiliar e fique atento ao lançamento de novos aplicativos e versões.

A Zargon Computação estará sempre ao seu dispor para solucionar dúvidas quando necessário.

Atenciosamente,

Diretoria de Treinamento Zargon Tecnologia em Informática