Apostilha de economia alberto

7
APOSTILHA DE ECONOMIA Parte 1 O HOMEM É UM SER SOCIAL, TODOS JÁ ESCUTAMOS ESSA FRASE, BEM COMO SER SOCIAL, O HOMEM VIVE EM GRUPOS E SOB UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. NA SOCIEDADE O HOMEM TEM DIVERSAS NECESSIDADES (DESEJO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, PODENDO SER OS MESMOS DE SOBREVIVÊNCIA OU DESEJOS INDUZIDOS). ASSIM COMO O INDIVÍDUO A SOCIEDADE TAMBEM TEM SEUS LIMITADORES, POIS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA PRODUÇÃO DE BENS SÃO ESCASSOS E ESSES BENS NÃO SÃO ENCONTRADOS NA NATUREZA, CONSEQUENTEMENTE USAMOS O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PARA ADQUIRÍ-LOS. A PROBLEMÁTICA COMEÇA QUANDO A SOCIEDADE DEVE ESCOLHER (ESCOLHA) ENTRE O QUE PRODUZIR E QUANTO PRODUZIR (CUSTO DE OPORTUNIDADE), COMO PRODUZIR E PARA QUEM PRODUZIR (CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO), POIS COMO DISSEMOS, OS SEUS RECURSOS SÃO LIMITADOS. ASSIM PODEMOS ENTENDER QUE: A ECONOMIA ESTUDA A MANEIRA COMO SE ADMINISTRAM OS RECURSOS ESCASSOS, COM O OBJETIVO DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS E DISTRIBUÍ-LOS PARA SEU CONSUMO ENTRE OS MEMBROS DA SOCIEDADE. ISTO SIGNIFICA TENTAR COMPREENDER COMO OS INDIVÍDUOS DEVERIAM EMPREGAR SUA RENDA PARA TER O MAIOR APROVEITAMENTO POSSÉVEL, E DE COMO A SOCIEDADE ALCANÇARIA O MAIOR

Transcript of Apostilha de economia alberto

Page 1: Apostilha de economia alberto

APOSTILHA DE ECONOMIAParte 1

O HOMEM É UM SER SOCIAL, TODOS JÁ ESCUTAMOS ESSA FRASE, BEM COMO SER SOCIAL, O HOMEM VIVE EM GRUPOS E SOB UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. NA SOCIEDADE O HOMEM TEM DIVERSAS NECESSIDADES (DESEJO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, PODENDO SER OS MESMOS DE SOBREVIVÊNCIA OU DESEJOS INDUZIDOS).

ASSIM COMO O INDIVÍDUO A SOCIEDADE TAMBEM TEM SEUS LIMITADORES, POIS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA PRODUÇÃO DE BENS SÃO ESCASSOS E ESSES BENS NÃO SÃO ENCONTRADOS NA NATUREZA, CONSEQUENTEMENTE USAMOS O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PARA ADQUIRÍ-LOS. A PROBLEMÁTICA COMEÇA QUANDO A SOCIEDADE DEVE ESCOLHER (ESCOLHA) ENTRE O QUE PRODUZIR E QUANTO PRODUZIR (CUSTO DE OPORTUNIDADE), COMO PRODUZIR E PARA QUEM PRODUZIR (CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO), POIS COMO DISSEMOS, OS SEUS RECURSOS SÃO LIMITADOS.

ASSIM PODEMOS ENTENDER QUE:

A ECONOMIA ESTUDA A MANEIRA COMO SE ADMINISTRAM OS RECURSOS ESCASSOS, COM O OBJETIVO DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS E DISTRIBUÍ-LOS PARA SEU CONSUMO ENTRE OS MEMBROS DA SOCIEDADE. ISTO SIGNIFICA TENTAR COMPREENDER COMO OS INDIVÍDUOS DEVERIAM EMPREGAR SUA RENDA PARA TER O MAIOR APROVEITAMENTO POSSÉVEL, E DE COMO A SOCIEDADE ALCANÇARIA O MAIOR NIVEL DE BEM ESTAR MATERIAL POSSÍVEL A PARTIR DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.

RECURSOS ESCASSOS:

RECURSOS NATURAIS: SÃO CONSIDERADOS RECURSOS NATURAIS SOMENTE OS ELEMENTOS DA NATUREZA PASSÍVEL DE SEREM INCORPORADOS ÀS ATIVIDADES PRODUTIVAS.

TRABALHO: É CONSIDERADA, COMO FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO, A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA).

Page 2: Apostilha de economia alberto

PEA: POPULAÇÃO ATIVA, POPULAÇÃO MENOS AQUELES QUE NÃO ESTÃO EM IDADE DE TRABALHAR ( MUITO NOVOS/ MUITO VELHOS). ASSIM A “PEA” É CONSTITUIDA DAQUELES QUE ESTÃO EMPREGADOS FORMALMENTE MAIS OS QUE ESTÃO PROCURANDO EMPREGO FORMAL.

CAPITAL: CONJUNTO DOS EDIFÍCIOS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES QUE A SOCIEDADE DISPÕE PARA A PRODUÇÃO.

TECNOLOGIA: É CONSTITUIDA DE TODOS OS SABERES E COMPETÊNCIAS QUE DÃO APOIO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO, MANEIRAS DE RETIRADAS DE RECURSOS NATURAIS, SABERES SOBRE AS FONTES ENÉRGETICAS, PROCESSAMENTO, TRANSFORMAÇÃO E REAPROVEITAMENTO, ATÉ SUA CONFORMAÇÃO E AO DESEMPENHO DOS PRODUTOS ACABADOS.

CONCEITO DE ECONOMIA:

1 – Palavra derivada do grego OIKONOMÍA, originada de óikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, portanto, administração de uma casa, ESTADO.

ASSIM PODEMOS DIZER QUE ECONOMIA É:

Uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedadedecidem empregar recursos produtivos escassos na produção debens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e gruposda sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Emqualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos;contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e semprese renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativasde produção e de distribuição dos resultados da atividade produtivaaos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA,2004, pg.2).

A ECONOMIA ESTUDA OS FENÔMENOS SOCIAIS, POIS NÃO EXISTEM FENÔMENOS ESTRITAMENTE ECONÔMICOS.

Page 3: Apostilha de economia alberto

É TAMBEM A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA A ATIVIDADE ECONÔMICA ATRÁVES DA TEORIA ECONÔMICA, TENDO NA GESTÃO, A SUA APLICABILIDADE PRÁTICA.

A EXONÔMIA PROCURA ATRÁVES DE METÓDOS ANÁLISES E TEORIAS ECONÔMICAS GARANTIR UM BOM CONVÍVIO SOCIAL.

A ECONOMIA PREOCUPA-SE COM AS ESCOLHAS FEITAS DE COMO EMPREGAR OS RECURSOS PRODUTIVOS, JÁ QUE ELES SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES (OU VONTADES) DOS HOMENS SÃO ILIMITADAS E RENOVADAS, JÁ QUE ESTÃO SEMPRE EM BUSCA DE BENS E/OU SERVIÇOS, POIS ELES SUPREM SUAS NECESSIDADES.

TEORIA DA Hierarquia das Necessidades de Maslow.A teoria de Maslow nos mostra como o ser humano satisfaz suas necessidades através de uma hierarquia desenhada em uma pirâmide

Começamos todos com necessidades básicas, como comer, dormir, respirar e etc. Quando satisfazemos uma necessidade automaticamente tendemos a ter outras necessidades, e por assim vai até alcançarmos o topo da pirâmide. Veja abaixo uma breve explicação de como reagimos em cada etapa da necessidade:

1-      Necessidades básicas: são as necessidades que todo ser humano possui. É a primeira linha das necessidades, pois se não saciarmos estas necessidades temos um desconforto e isto nos impedirá de tal forma que não teremos outras necessidades.

2-      Necessidades de segurança: esta necessidade está relacionada ao nosso bem estar. Precisamos da segurança de um lar, segurança pessoal e financeira para nos sentirmos bem. O ser humano tem a tendência natural de querer se sentir protegido e resguardar sua vida.

Page 4: Apostilha de economia alberto

3-      Necessidades sociais: sentir se aceito em um grupo é o que a maior parte dos seres humanos deseja. Temos a necessidade de contato e interação social e isto engloba desde ao relacionamento no trabalho até um relacionamento amoroso e intimidade sexual.

4-      Necessidade de estima: ser respeitado, reconhecido e bem recebido. Esta necessidade está ligada ao fato dos outros reconhecerem nossa capacidade frente ao que realizamos.

5-      Necessidade de realização: a última etapa das necessidades humanas, a autorrealização remete ao indivíduo estar satisfeito com seu posto alcançado e com a vida que leva. É a necessidade do autocontentamento.

ASSIM PODEMOS CONCLUIR QUE, SE HÁ PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS E ELES ATENDEM AS NECESSIDADES HUMANAS, ESTA PRODUÇÃO ATENDE UMA QUESTÃO ECONÔMICA, GERANDO RIQUEZA QUE SERÁ DISTRIBUÍDA NA SOCIEDADE.

PODEMOS PERCEBER VÁRIOS CONCEITOS IMPORTANTES QUE SÃO A BASE E O OBJETO DE ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA:

1 – ESCOLHA;

2 – ESCASSEZ;

3 - NECESSIDADES;

4 – RECURSOS;

5 – PRODUÇÃO;

6 - DISTRIBUIÇÃO.

EM QUALQUER, SOCIEDADE OS RECURSOS PRODUTIVOS OU FATORES DE PRODUÇÃO (NATUREZA, CAPITAL, TRABALHO E TECNOLOGIA) SÃO ESCASSOS, COMO JÁ DIZEMOS AS NECESSIDADES/DESEJOS SÃO ILIMITADOS, SEJA POR FORÇA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, SEJA POR ELEVAÇÃO DO PADRÃO DE VIDA. NENHU PAÍS, POSSUE RECURSOS PARA SATISFAZER TODAS AS NECESSIDADES DE SEU POVO, SURGIRAM ASSIM A ESCASSEZ.

Page 5: Apostilha de economia alberto

ASSIM A SOCIEDADE TEM DE ESCOLHER COMO MELHOR USAR SEUS RECURSOS PRODUTIVOS LIMITADOS DE FORMA A MELHOR ATENDER AS NECESSIDADES HUMANAS.

DESSA FORMA SURGEM OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS, QUAIS SEJAM:

- O QUÊ E QUANTO PRODUZIR: DENTRO DO LEQUE DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO, QUAIS PRODUTOS SERÃO PRODUZIDOS E EM QUÊ QUANTIDADE.

- COMO PRODUZIR: QUIAS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS, PROBLEMA TECNOLÓGICO. ESCOLHA DO METÓDO MAIS EFICIENTE, PROCURANDO O DE MENOR CUSTO DE PRODUÇÃO.

- PARA QUEM PRODUZIR: COMO DISTRIBUIR OS RESULTADOS DA PRODUÇÃO. A DISTRIBUIÇÃO DA RENDA NÃO DEPENDE SÓ DA OFERTA E DA DEMANDA.

O MODO COMO AS SOCIEDADES RESOLVEM OS SEUS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS DEPENDA DA FORMA DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS, O SISTEMA ECONÕMICO.