app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha...

11
1 AVALIAÇÃO BIMESTRAL Questão 1 Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B Habilidade do ENEM: H10; H11 Ao longo do século XIX, o processo de industrialização avançou por outros países europeus e, a partir da metade do século, ocorreram diversas inovações técnicas. Esse período ficou conhecido por Segunda Revolução Industrial. Observe a imagem e assinale a alternativa que destaca uma das principais características dessa época. a) O desenvolvimento da indústria de maquinário para tecelagens. b) Criação das linhas de montagem, com produção em série que foi chamado de fordismo. História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

Transcript of app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha...

Page 1: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Questão 1Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H10; H11Ao longo do século XIX, o processo de industrialização avançou por outros países europeus e, a partir da metade do século, ocorreram diversas inovações técnicas. Esse período ficou conhecido por Segunda Revolução Industrial. Observe a imagem e assinale a alternativa que destaca uma das principais características dessa época.

a) O desenvolvimento da indústria de maquinário para tecelagens.b) Criação das linhas de montagem, com produção em série que

foi chamado de fordismo.c) Invenção da máquina a vapor, do barco a vapor e do trem.d)Uso do carvão mineral como combustível para as máquinas a vapor.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

1

Page 2: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Questão 2Nível de dificuldade: Difícil – Habilidade do ENEM: H2; H13; H23Imagem 1

Eugéne Delacroix, 1831 ( p.220)

Imagem 2

John Gast, 1872 (p. 226).

As duas obras retratam momentos importantes de duas nações durante o século XIX. Observe as imagens e responda:A que momento histórico a Imagem 1 se refere?

A Liberdade guiando o povo celebra a revolução de julho de 1830, na França, na qual diversos

setores da população francesa se uniram para derrubar o rei Carlos X e derrotar suas

tentativas de restaurar o absolutismo.

A Imagem 2 é uma alegoria a que doutrina? De que país?

A obra O progresso da América, de John Gast, de 1872 aproximadamente, é uma alegoria ao

“Destino Manifesto”, uma doutrina muito divulgada pelo governo dos Estados Unidos no

século XIX. De acordo com o Destino Manifesto, os Estados Unidos tinham sido escolhidos por

Deus para ocupar o território que ia do oceano Atlântico ao Pacífico para assim construir uma

nação branca, de anglo-saxões e protestantes.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

2

Page 3: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Questão 3Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H13; H15O desenvolvimento do capitalismo nos Estados Unidos não se deu sem conflitos, especialmente entre os estados do norte, onde predominavam as indústrias e os do sul, na qual a atividade agrícola era dominante. Essa tensão resultou na chamada Guerra de Secessão. Sobre esse episódio é incorreto afirmar que:a) Nos estados do sul, a escravidão era um entrave para a expansão dos negócios dos

empresários nortistas. Já para os sulistas, os escravos eram a base da economia latifundiária.

b) Em 1860, o debate sobre a escravidão dominou as eleições opondo o democrata Stephen Douglas, partidário do trabalho escravo e o republicano e antiescravista Abraham Lincoln.

c) Descontentes, os estados do norte separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América.

d) A Guerra de Secessão mobilizou cerca de 2,5 milhões de homens, mais de 600 mil pessoas morreram no confronto que teve os estados do norte como vitoriosos.

Questão 4Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: 01+08+16+32= 57 – Habilidade do ENEM: H13; H14Após a independência do Brasil, D. Pedro I como primeiro imperador deu início ao Primeiro Reinado. O regime monárquico não alterou a ordem socioeconômica, nem as estruturas coloniais, como a escravidão. Analise as proposições, some os números das afirmações corretas e marque o resultado:

01) O governo dos Estados Unidos foi o primeiro a reconhecer a independência do Brasil, em 1824

02) A chamada Constituição da mandioca foi redigida por um Conselho de Estado nomeado por D. Pedro I e foi outorgada em março de 1824,

08) A Constituição de 1824 estabelecia a separação do poder em quadro: Executivo, Legislativo Judiciário e Moderador.

16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

32) A situação econômica do Brasil e a tensão na corte portuguesa foram dois fortes motivos que levaram D. Pedro I a abdicar do trono brasileiro em favor do filho, e voltar a Portugal.

Questão 5Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11; H13No início do período regencial o país era dominado por três grupos políticos que disputavam o poder, Associe os grupos partidários (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

3

Page 4: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Coluna A Coluna B1. Restauradores2. Liberais

exaltados3. Liberais

moderados

( ) Lutavam pela preservação da unidade territorial do país; defendiam a monarquia; queriam manter a escravidão e a ordem social.

( ) Era formado por profissionais liberais, pequenos comerciantes, funcionários públicos e militares de baixa patente. Entre os partidários estava Cipriano Barata.

( ) Lutavam pela volta de D. Pedro I ao poder; defendiam o regime absolutista. Eram chamados de caramurus.

( ) Lutavam pela descentralização do poder, pela autonomia das províncias e pelo sistema federalista.

( ) Era formado por grande proprietários rurais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e região nordeste. Eram chamados também de chimangos

( ) Era formado por comerciantes portugueses ligados ao antigo comércio colonial e por militares conservadores e altos funcionários públicos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é :a) 2-3-1-2-3-1 b) 3-2-1-2-3-1 c) 3-1-3-2-2-1 d) 1-2-3-3-1-2

Questão 6Nível de dificuldade: Médio – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H13; H14; H15O período regencial foi uma época marcada por revoltas. O Brasil enfrentava crises econômica, social e política com uma forte concentração de renda nas mãos de fazendeiros e comerciantes e muita miséria nas cidades e no campo. Além disso, havia muita insatisfação com o autoritarismo do governo central. Neste contexto explodiram as revoltas provinciais. Associe as revoltas (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).

Coluna A Coluna B1.Cabanagem2. Sabinada3. Balaiada4. Farroupilha

( ) De caráter popular, o movimento fracassou pela traição de vários participantes e pela falta de consenso entre os líderes. A revolta foi sufocada pelas tropas governamentais em custou a vida de 20% da população total da província.

( ) O termo teve origem no nome do seu principal líder, um médico. Os revoltosos conquistaram o poder na província e queriam manter o governo republicano e independente até o príncipe D. Pedro assumir o trono.

( ) O movimento teve início em 1835 quando o filho de um proprietário de terras tomou a cidade de Porto Alegre, depondo o presidente da província. No ano seguinte, proclamaram a República Rio-Grandense.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

4

Page 5: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

( ) Os pobres e miseráveis, entre eles muitos escravos, da região maranhense passaram a contestar os privilégios dos latifundiários e comerciantes portugueses. O movimento se alastrou para o Piauí.

( ) O estopim do movimento foi o recrutamento forçado da população, em 1837, para combater os farroupilhas gaúchos.

( ) Os rebeldes reivindicavam maior autonomia provincial e a redução dos altos impostos que incidiam sobre o charque gaúcho.

( ) Ocorreu na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840 a partir da divisão da elite local em torno da nomeação do presidente da província.

( ) A revolta foi derrotada pela tropas do governo sobre o comando do coronel Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é :

a) 2-3-1-4-3-4-2-1 b) 3-4-1-2-2-1-3-4 c) 3-1-4-2-2-1-4-3 d) 1-2-4-3-2-4-1- 3

Questão 7Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: D – Habilidade do ENEM: H13; H15Durante o período regencial, ocorreram várias revoltas de escravizados. Para tentar conter esses movimentos, o Estado estabelecia leis que previam a pena de morte e julgamentos sumários. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que aponta a revolta a que ele se refere:A todos consta que as doutrinas Haitianas são aqui pregadas com impunidade; que os escravos são aliciados com o engodo da liberdade, e concitados por espíritos vertiginosos, nacionais e estrangeiros, dentro e fora da província, para romper nas mesmas comoções, de que estão os da Bahia dando funestíssimo exemplo: que há na Corte Sociedades secretas que trabalham sistematicamente nesse sentido; [...].

Aurora fluminense, 23 fev 1835, in ANDRADE, Marcos Ferreira de. Imprensa moderada e escravidão: o debate sobre o fim do tráfico e o temor do haitianismo no Brasil Regencial (1831-1835).

a) Sabinada b) Balaiada c) Cabanagem d) Malês

Questão 8Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H11; H13 – Durante o processo de expansão imperialista no século XIX, os países europeus industrializados promoveram a partilha do continente africano de de parte do continente asiático, passando a dominar e a explorar aquelas áreas. A esse processo foi dado o nome de neocolonialismo.Explique o que foi o neocolonialismo, apontando as principais diferenças com o colonialismo do século XVI.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

5

Page 6: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Enquanto no colonialismo do século XVI, a meta era a obtenção de especiarias e metais

preciosos no continente americano, no século XIX, as grandes potências capitalistas precisaram

procurar novos mercados para vender a produção industrial, investir em indústrias e instalar

parte do excedente populacional. Iniciou-se assim, uma nova corrida em busca de nações

ainda não industrializadas da Ásia, África que foi chamada de neocolonialismo.

Questão 9Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: C – Habilidade do ENEM: H13A expansão imperialista das potências europeias na África e na Ásia não ocorreu sem disputas e conflitos, como mostra a charge a seguir.

Charge publicada na revista inglesa Punch, em 1906.

Sobre o neocolonialismo na África é correto dizer que:I. Para os imperialistas, os povos africanos eram

selvagens que precisavam ser civilizados. Isso justificaria as ações, muitas vezes violentas no continente africano.

II. A divisão do continente africano foi definida na Conferência de Berlim, ali as potências europeias negociaram e firmaram um grande pacto com as populações locais para a exploração das riquezas.

III. A violência das ações imperialistas impediram a resistência das populações colonizadas que se submeteram à dominação das principais potências europeias, como escravos e mão de obra barata para as indústrias capitalistas.

IV. O Congo Belga foi o exemplo mais contundente de desestruturação social, de violência contra a população local e de exploração sistemática de riquezas como o marfim e a borracha.

Estão corretas:

a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas I e IV. d) Apenas I. II e III. e) I, II, III e IV.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

6

Page 7: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Questão 10Nível de dificuldade: Difícil – Alternativa Correta: 01+02+08 = 11 – Habilidade do ENEM: H8Com a antecipação da maioridade de D. Pedro II, em 1840, teve início o Segundo Reinado, considerado o apogeu da Monarquia brasileira. Nesse período, ao mesmo tempo em que se mantiveram as estruturas construídas ao longo da colonização, surgiram novas forças econômicas que alterariam o perfil da sociedade e da economia brasileira. Sobre esse período é correto afirmar que (some os números das afirmações corretas e marque o resultado):

01) Por causa da cafeicultura, a região Sudeste tornou-se o novo polo econômico do Brasil. São Paulo tornou o novo eixo econômico com os barões do café influenciando a vida política do país.

02) O café liderou as exportações brasileiras a partir da década de 1820, ultrapassando produtos como açúcar, algodão e chegando a ser responsável por 56% da produção mundial nos anos 1880.

08) Apesar de um perfil agrícola, a elevação dos impostos para produtos importados estimulou a implantação de indústrias no Brasil, principalmente no ramo têxtil para abastecer o mercado.

16) Aos poucos, a modernização tecnológica estimulou o desenvolvimento de parques industriais de ponta, representando uma mudança nas estruturas econômicas e deixando a agricultura em segundo plano. A industrialização representou o declínio da cafeicultura.

32) O grande entrave para o escoamento da produção agrícola era a falta de meios de transportes adequados. Sem recursos para investir na construção ferrovias, o governo ainda dependia das precárias estradas para a circulação das mercadorias.

Questão 11Nível de dificuldade: Médio – Habilidade do ENEM: H13; H15Entre 1864 e 1870, a América do Sul foi sacudida por um grande conflito que ficou conhecido como Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, que reuniu de um lado Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. As razões para a guerra são diversas e polêmicas.O que levou o Brasil e o Paraguai à guerra?

Há várias versões para o conflito, uma delas aponta para o expansionismo do governo

paraguaio sob o comando de Solano ó que pretendia anexar ao Paraguai regiões da Argentina,

do Uruguai e do Brasil. Por outro lado, havia o intervencionismo da política externa brasileira

na região do Prata, especialmente a ocupação do Uruguai pelo império brasileiro que

provocou a reação de López. A tensão entres os dois países cresceu com o aprisionamento de

um navio brasileiro pelo Paraguai, seguida pelo rompimento das relações diplomáticas e a

declaração de guerra.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

7

Page 8: app.plurall.net · Web view16) A Confederação do Equador reuniu províncias do Nordeste, tinha caráter separatista, republicano e antiescravista. Foram brutalmente reprimidos.

Quais as principais consequências do conflito?

A pós resistir por cinco anos, o Paraguai teve o território devastado e a economia

desestruturada, e a população masculina massacrada por causa da guerra. Do lado do Brasil, a

guerra provocou o endividamento do país e morte de cerca de 40 mil brasileiros. Contudo, o

conflito foi responsável pelo fortalecimento e a institucionalização do Exército brasileiro.

Questão 12Nível de dificuldade: Fácil – Alternativa Correta: B – Habilidade do ENEM: H11

p. 279 ( impresso) -281 (do digital)

O quadro de Frias A. Da Silveira mostra D. Pedro II recebendo um documento. Na imagem é possível identificar militares entregando a correspondência ao monarca. Ao lado dele, também é possível reconhecer a princesa Isabel. Com base em seus conhecimentos sobre o período do Segundo Reinado, assinale a alternativa que melhor descreve a situação retratada no quadro.

a) Militares entregam a D. Pedro II a declaração da abolição da escravatura.b) D. Pedro II recebe a declaração de que o Brasil deixara de ser Monarquia para

tornar-se uma República.c) edro II recebe a declaração de rendição do Paraguai, após cinco anos de guerra com

o Brasil.d) Militares entregam a D. Pedro II documento pedindo autorização para ocupar o

Uruguai, na região do rio da Prata.

História | Olhares da História | volume 2 | 3º bimestre | Editora Scipione

8