Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia...

16
24.nov.11 | notícias de gaia Ano XXVII | n.º 508 | Quinzenal | 24 de Novembro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Decapagem - Metalização - Pintura www.zenhaesantos.com Rua Sete Caminhos, 190 | 4410-077 SERZEDO VILA NOVA DE GAIA Tlf/Fax: 220 997 335 | Telem: 917 390 022 email: [email protected] Quercus distingue Parque Biológico ultima A Gaiurb está a desenvolver um projecto comunitário de promoção da literacia financeira junto da população residente nos empreendimentos sociais, com vista à capacitação para a gestão dos orçamentos familiares. Este programa de educação financeira compreende a realização de vários workshops, dinamizados em parceria com o Montepio e Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar, e surge na sequência de um outro desenvolvido em parceria com a Deco, igualmente com o objectivo de melhorar as competências de uma gestão financeira eficaz e a promoção do controlo do orçamento familiar. Pág. 11 Aprenda a gerir o orçamento familiar Pág. 13 Vaz reeleito na Misericórdia Pág. 13 Governo suspende novo hospital Pág. 6 À margem da cerimónia de entrega de chaves de habitação social, o presidente da câmara exige a construção do novo Hospital de Gaia. Menezes lembra que "durante 25 anos, meio milhão de cidadãos têm sido servidos de forma miserável" Creche inaugurada em Canelas

Transcript of Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia...

Page 1: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaia

Ano XXVII | n.º 508 | Quinzenal | 24 de Novembro 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

Decapagem - Metalização - Pinturawww.zenhaesantos.com

Rua Sete Caminhos, 190 | 4410-077 SERZEDOVILA NOVA DE GAIA

Tlf/Fax: 220 997 335 | Telem: 917 390 022email: [email protected]

Quercus distingue

Parque Biológicoultima

A Gaiurb está a desenvolver um projecto comunitário de promoção da literaciafinanceira junto da população residente nos empreendimentos sociais, com vista àcapacitação para a gestão dos orçamentos familiares.Este programa de educação financeira compreende a realização de vários workshops,dinamizados em parceria com o Montepio e Associação Nacional de Jovens para aAcção Familiar, e surge na sequência de um outro desenvolvido em parceria com aDeco, igualmente com o objectivo de melhorar as competências de uma gestãofinanceira eficaz e a promoção do controlo do orçamento familiar. Pág. 11

Aprendaa gerir oorçamentofamiliar

Pág. 13

Vaz reeleito na

Misericórdia Pág. 13

Governosuspende

novo hospital

Pág. 6

À margem da cerimónia de entregade chaves de habitação social, opresidente da câmara exige aconstrução do novo Hospital deGaia. Menezes lembra que "durante25 anos, meio milhão de cidadãostêm sido servidos de formamiserável"

Crecheinauguradaem Canelas

Page 2: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 2

Editorial* Artur Villares

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Lídia Oliveiradirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected] honorários: Fernando Sousa e

Prof. Artur Villareschefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]

redacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; MárioFrota; Nilce Costa; Nuno Filipe; Patrícia Correia;Paulo Tavares; Raul Martins; Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

Enquanto…Enquanto o mundo anda

entretido com a criseprovocada por relesespeculadores bolsistas epela herança deixada porgovernantes de meia tigela,enquanto o presidenteamericano se preocupacada vez mais em como seaguentar nas eleições dopróximo ano, enquanto osmedia andam distraídoscom os marginais"indignados", queconspurcam algumaspraças no ocidente,enquanto os mesmosdivertidos media se vãodeslumbrando agora com o"outono árabe", enquantovão mantendo a sua velhaatitude anti-israelita,enquanto as televisões semantêm firmes na suatarefa indómita dedesinformar e estupidificaros milhões que os toleram,enquanto a ONU se vaientretendo com o pedido deindependência da Palestina,sem negociações prévias,enquanto tudo isto acontece,o sinistro regime iranianoestá pronto para iniciar asua actividade nuclear.Andarão mesmo todosdistraídos?

No passado final de semana umaequipa da Corporação de BombeirosSapadores de Gaia deslocou-se à capi-tal, ao Regimento de SapadoresBombeiros (FSBL) para participarnuma prova de desencarceramento,intitulada Rescue Challenge Lisboa2011. A prova foi organizada pelaprimeira vez no nosso país, peloRSBL, em associação com a APRAT(Asociación Profesional de Rescate enAccidentes de Tráfico), entidade quedesde 2005 organiza (junto com váriascorporações de bombeiros) EncontrosNacionais de Resgate e Acidentes deTrânsito.

O objectivo destas reuniões épromover a formação continuada epadronizar os critérios de desempenho,para desta forma dotarem os bombeirosde melhor formação para enfrentar, commelhores padrões de qualidade eprofissionalismo, qualquer intervençãoem acidentes de trânsito com que sedeparem.

Estes objectivos são atingidosmediante a preparação de algunscenários que simulam acidentes de

Bombeiros de Gaia noRescue Challenge Lisboa 2011

trânsito em condições previamenteestabelecidas, cenários estes que sãocompletamente desconhecidos pelaequipa de resgate que vai actuar,

sempre sob a supervisão deconselheiros APRAT.

Esta prova decorreu entre os dias17 e 19 do corrente, com participação

de 19 equipas de BombeirosSapadores, Municipais e Voluntáriosde todos o país. Para além destesestiveram entidades presentes,nomeadamente, o vereador daProtecção civil da Câmara deLisboa, Manuel Brito,representantes do INEM, Liga deBombeiros Portugueses, EscolaNacional de Bombeiros, AssociaçãoNacional de BombeirosProfissionais, Bombeiros deBadajoz, entre outros.

A prova decorreu dentro danormalidade, com a equipa a dar oseu melhor, tendo no final sidorecebidas diversas felicitações, inclu-sive do júri que elogiou aapresentação.

No final da prova verificou-se quea equipa da C.B.S. Gaia se apurouem quinto lugar nas diversasposições específicas: Chefe,Elementos técnicos e Socorrista; eem sexto lugar da geral.

Page 3: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 3

No passado dia 20 de Novembro,o Serviço de Anestesiologia eEmergência Intra-Hospitalar do CentroHospitalar Gaia/Espinho organizou oprimeiro Mega Evento de SuporteBásico de Vida, que contou com aadesão de 11 escolas secundárias(nove de Gaia e duas de Espinho), numtotal de 180 alunos que frequentam o11º e 12º anos, nas opções de Saúdee Desporto. O objectivo foi ensinar asalvar vidas. Saber avaliar uma vítimaem colapso, pedir ajuda ao 112 emtempo oportuno e fazer compressõestorácicas eficazes e ventilação boca aboca, foram os principais ensinamentosque os profissionais vão transmitir aosjovens.

Com recurso a manequins de treinode Suporte Básico de Vida, osprofissionais do Serviço deAnestesiologia e Emergência Intra-Hospitalar do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, com a colaboração deelementos do INEM, ensinaram aosjovens do ensino secundário os passosbásicos para salvar a vida de umapessoa em colapso. No fundo,pretendeu-se que estes jovens fiquempreparados para agir numa situação deemergência e que sejam, eles próprios,

Mega Evento de Suporte Básicode Vida em Coimbrões

transmissores destes ensinamentospara familiares e amigos.

O primeiro Mega Evento emSuporte Básico de Vida realizou-se noSalão Nobre dos BombeirosVoluntários de Coimbrões e contou coma Câmara Municipal de Vila Nova de

Gaia, a ERS e o INEM como parceirosinstitucionais.

Na Europa há registo de cerca de700 mil paragens cardíacas por ano.Nestes casos, actualmente, a sobrevidaà data da alta hospitalar é de 5 a 10%.

Desta forma, a intervenção das

testemunhas antes da chegada daequipa de emergência é determinante,o que, de acordo com a organização,"torna eventos como este fundamentaisda nossa rotina, pois constituem umtreino na educação da populaçãomediante uma vítima em colapso".

Ecocardiografia 3Dé mais precisae reduz custos

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho foi pioneiro em Portu-gal na utilização de ecocardiograma 3D. A introdução desta tecnologia veio revolucionar umaárea que, até há três anos a esta parte, utilizava apenas imagens 2D. Para que os profissionaisde saúde portugueses possam adquirir conhecimentos e prática na utilização deste exame,o Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas de vários hospitais dopaís.

O Serviço de Cardiologia, um dos mais reputados a nível nacional e internacional, temvindo a distinguir-se na utilização de novas tecnologias ao serviço do utente. A Ecocardiografia3D é apenas mais uma das tecnologias de ponta utilizadas neste serviço, que anualmenterealiza dez mil ecocardiografias por ano.

Esta nova tecnologia distingue-se por permitir obter imagens mais precisas e mais realistasem menos tempo. O sistema possibilita uma melhor visualização das zonas do coração que,por norma, são de acesso mais difícil através da ecocardiografia convencional. A ecocardiografia3D permite, ainda, melhorar a qualidade do diagnóstico, para que este seja mais preciso,bem como facilitar a comunicação entre os cardiologistas e os cirurgiões cardíacos.

A maior precisão no diagnóstico permite, aqui também, racionalizar custos em intervençõesde investimento elevado e ainda a substituição de exames, ajudando a reduzir os gastos.

Para além de efectuar diagnóstico, a ecocardiografia 3D é hoje em dia fundamental nasintervenções efectuadas no Laboratório de Hemodinâmica, ou seja, durante a intervenção -por exemplo durante a colocação de uma válvula aórtica - esta tecnologia permite avisualização de forma clara e precisa do local da intervenção, facilitando o trabalho dosprofissionais.

Neste workshop os profissionais realizaram exames a doentes, podendo assim adquirirexperiência prática na realização e participar activamente no estudo de diagnóstico.

Peso Solidário

O Health Club Ffitness, localizado na freguesia da Madalena, acabade lançar um desafio à comunidade, que irá decorrer entre de 26 deNovembro a 14 de Janeiro.

A organização incita os participantes a formarem equipas de quatroelementos (não é obrigatório serem sócios).

Objectivos: ... Por cada kilo que um dos elementos perca o Ffitnesstem de entregar o correspondente em bens alimentares a uma instituiçãode solidariedade social local. Por cada kilo ganho pelo participante, estetem tem de entregar o correspondente a uma instituição. Assim, serápossivel formar uma corrente e ajudar quem mais precisa.

A primeira pesagem é já no dia 26 de Novembro, a segunda a 14Janeiro 2012. Junte familia e os amigos por uma boa causa.......

Page 4: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 4

Pelo segundoano consecutivo,o PSD deValadares vailevar a efeito umaCampanha deRecolha deAlimentos. Ainiciativa vaidecorrer nos dias 3e 10 deDezembro, na lojaSocremer (R.José MonteiroCastro Portugal,n.º 2465).

Os alimentos,não perecíveis,após seremrecolhidos ep r o c e s s a d o sserão entreguesàs 30 famílias maiscarenciadas deValadares."Este éo nosso principalobjectivo, noentanto pelaestimativa quefizemos do ano de

Campanha deRecolha de Alimentos

em Valadares

2010 poderemos alargar a mais famílias este nosso contributo", refere Nuno MotaSoares, presidente do núcleo social-democrata local.

A colaboração de todos é extremamente importante para fazer desta campanhaa maior iniciativa de solidariedade directa de apoio aos Valadarenses.

"Troque Coisaspor Sorrisos"

Unidade Móvel Solidária vai percorrer todas as freguesias domunicípio de Novembro até Abril de 2012

Chama-se "Troque Coisas por Sorrisos" a nova campanha de sensibilizaçãoambiental que o município de Gaia está a promover, em parceria com a SUMA.Esta acção vai acompanhar a Unidade Móvel Solidária REUTILÂNDIA.

Partindo da premissa de que o que para uns é "tralha", para outros é uma ajudapreciosa e bem-vinda, a REUTILÂNDIA recolhe objectos úteis: móveis,electrodomésticos, loiças, roupas, acessórios, calçado, carrinhos de bebé,brinquedos, livros, objectos de decoração e muitas outras coisas, que ainda estão

prestáveis e podem ser trocados.Com o objectivo de conseguir um real envolvimento de todos os munícipes,

esta viatura itinerante vai efectuar circuitos mistos, de recolha e distribuição deutilidades. Parqueando em locais de fácil acesso e de grande fluxo populacional,segundo um esquema pré-definido e divulgado através desta campanha, entre 3de Novembro e 28 de Abril de 2012.

"A cada objecto por si entregue, corresponde o sorriso de quem o recebe" é omote da campanha que, para além de ser solidária, evita que objectos em bomestado e ainda com vida útil sejam encaminhados para aterro. Desta forma, poupam-se recursos financeiros e materiais, ao mesmo tempo que se contribui para apreservação do Ambiente, através do princípio da reutilização: voltar a usar dandouma nova vida aos objectos entregues.

Para além da entrega directa na REUTILÂNDIA é disponibilizada uma linhatelefónica solidária, para marcação prévia de situações de recolha ao domicílio

Noite de talentos A Associação Recreativa " Os Modestos " de Vilar de Andorinho, realizou

no dia 19 de Novembro uma noite de talentos, uma festa onde um dos artistasconvidado foi o jovem Pedro Ferreira que ganhou no programa de televisão daTVI " Uma Canção para Ti " este miúdo tem um dom natural que contagiou ecolocou ao rubro uma plateia repleta, e com as suas lindas canções beminterpretadas através da sua postura em palco , transmitiu muita alegria eanimação, emocionando toda a sala que se rendeu a tanto talento. O apresentadorManuel Branco chamou ao palco a surpresa da noite,Paulo Fernandes quecantou pela primeira vez para tanto público que o acolheu com muito carinho ealegria, porque ele cativou e encheu o coração de ternura a quem o ouviu comum "vozeirão " do tamanho do Mundo, no timbre certo,só precisa apenas de "moldar "um pouco a sua timidez, porque talento não lhe falta foi a novidade danoite, surpreendeu pela positiva.O grupo de dança " Baby Dance "compostopor nove jovens talentosas deliciaram todos os presentes com as suas bonitasdanças orientadas pela ensaiadora e coreógrafa Neide uma jovem cheia decriatividade que dedica toda o tempo disponível às suas " meninas ", no GrupoDesportivo de Vila D`Este.E para completar a noite o pequeno Gonçalo Maiaque com os seus quatro anos deliciou, encantou com a sua vozinha de anjo umaautêntica ternura que encheu a alma e arrecadou muitas palmas.

A colectividade " Os Modestos " de Vilar de Andorinho fecharam portas emAgosto deste ano por dificuldades que não conseguiram ser superadas,entretanto a Dª Esperança Caridade Pinto juntamente com dez jovens puserampés ao caminho e abriam as portas desta Associação conscientes do percursopenoso que teriam que percorrer contando apenas com a boa vontade, espíritode equipa e objectivos inovadores que fizeram renascer de novo oAssociativismo.

Os projectos e ideias são muitos que aos poucos estão a ser concretizadose com o empenho que esta nova direcção está a colocar nos seus eventos tudoleva a crer que a crise chegou aos " Modestos " mas não veio para ficar, maspara isso continuar acontecer necessitam de toda a colaboração e participaçãode todos os Sócios e Vilarenses. Ana Santos

Page 5: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 5

Antologiapoéticaassinala 1.ºaniversário de"IndivisíveisEmoções"

A Casa da Cultura recebe no próximo dia 25(sexta-feira), pelas 21h30, a XII edição das"Indivisíveis Emoções", onde será apresentada a IAntologia Poética, que assinala o 1º aniversário destesencontros de poesia.

Ao longo deste ano, mensalmente, houve lugar àleitura de poesia, à troca de ideias e à reflexão conjuntasobre os mais diversos temas, lançados pelos sempremuitos e fiéis participantes, tendo por pano de fundoa Casa Barbot e as sucessivas exposições que alitêm estado patentes.

Renata Pereira e Marisa Silva, responsáveis peloprojecto, decidiram comemorar o 1º aniversário das"Indivisíveis Emoções" organizando e publicando umacoletânea composta por 62 poemas e textospoéticos, contributo de 32 dos muitos membros destaenorme família, que entretanto se criou à volta dapoesia, no espaço cultura da Casa Barbot. A obracontou ainda com a colaboração de Tânia Silva,responsável pelo design gráfico, e de António Maia,autor da foto de capa do livro.

Será, pois, em ambiente de festa que se celebraráo lançamento da Antologia Poética das "IndivisíveisEmoções", no dia do seu 1º aniversário.

Foi anunciada em Diário da República de 17/11 adecisão do IGESPAR, I.P. (Secretaria de Estado daCultura) de propor a classificação do antigo conventoCorpus Christi como Monumento de Interesse Público

A operação de restauro da igreja e coros do espaçoCorpus Christi, que o salvou da ruína a que estavavotado, valeu ao municipio de Gaia o reconhecimentoatravés de um prémio IHRU.

Esta preocupação e esforço da autarquia nasalvaguarda do património construído teve tambémimpacto na recuperação da Casa Barbot. Neste edifício,classificado como Imóvel de Interesse Público desde1982, funciona actualmente a Casa da Cultura do

Corpus Christi classificadoMonumento de Interesse Público

município. A Casa Barbot é o único exemplode arte nova em Vila Nova de Gaia e incluiformas de inspiração árabe na cobertura,azulejos de inspiração neoclássica e aindaelementos de gosto oriental, aproximando oedifício de um gosto francês de finais do séculoXIX. A câmara adquiriu o imóvel, recuperou-oe aí instalou a Casa da Cultura, sede dopelouro da Cultura, Património e Turismo daautarquia.

A Casa Barbot - Casa da Cultura dispõeactualmente de uma área também destinadaa exposições e à promoção de eventoscomo debates, colóquios, seminários, work-shops, lançamento de livros e momentosmusicais.

História do Convento

O antigo convento Corpus Christi foifundado em 1345 como resultado doempenhamento de uma fidalga de Gaia, DonaMaria Mendes Petite, cuja família estava ligadaà fundação do Mosteiro de Grijó. Dona MariaMendes Petite dotou este Mosteiro, dedicadoao Augusto Sacramento da Eucarístia, deavultados bens e entregou-o à Ordem de S.Domingos, filiando-se no Mosteiro de SãoDomingos de Santarém. Ordem vocacionadapara a pregação, preferiam as cidades para

Do que existe, é de salientar a sua riqueza e valorartístico, a capela, octogonal e rematada por umacúpula, quatro altares laterais com imagens de rarabeleza; o Côro-Alto, espaço da primeira fase dobarroco, é constituído por um cadeiral distribuído emdois andares em forma de U, com o tecto formado por49 caixotões decorados com pinturas a óleo sobremadeira representando Santos, Doutores da Igreja,figuras Dominicanas; o cadeiral, da primeira metadedo séc. XVII, para as horas do ofício e para as reuniõesconventuais, com a particularidade de em cada assentoexistir uma carranca diferente, representando negrosou exóticos, e espécies animais e vegetais e, cadavoluta ser uma máscara esculpida, cada uma diferentedas outras, sugerindo influências do ImpérioUltramarino.

Encontra-se aqui a arca tumular de Álvaro deCernache, alferes da bandeira da Ala dos Namoradosna Batalha de Aljubarrota. No ano de 1940 realiza-sea última grande intervenção no edifício e a construçãoda sua ala Poente, de arquitectura tipicamente Estado-Novo, que veio corresponder às necessidades dasIrmãs do Bom Pastor, na sua Obra.

No início dos anos 90, tendo-se retirado asReligiosas, foi a mesma entregue à Ordem Soberanae Militar de Malta, que através da Fundação FreiManuel Pinto da Fonseca, continuou a afirmar o velhoMosteiro como centro activo de apostolado.

Hoje, o Mosteiro de Corpus Christi, em localprivilegiado junto ao Cais de Gaia, pertence à CâmaraMunicipal de Vila Nova de Gaia, sendo já umequipamento cultural de grande qualidade eenvergadura.

Os referidos equipamentos obtiveram apoios doQREN, após visita da então ministra da Cultura IsabelPires de Lima, a esses espaços tendo por base aelaboração dos respectivos dossiês de candidaturado municipio.

Findos os 30 dias de consulta dos elementosrelevantes do processo, caso não sejam apresentadasquaisquer observações, será publicada em diário daRepública a Classificação, bem como a Zona Espe-cial de Protecção.

se instalarem, onde havia muitas almas a assistir.Sobrevivendo de esmolas, receberam também onome de Mendicantes. Conflito jurídico com o Bispodo Porto, que se opôs à sua fundação, provocouatraso significativo na sua abertura, o que veio aacontecer, apenas, em 1354.

Construído primitivamente junto ao rio no Séc. XIV,com as cheias do rio Douro as freiras de S. Domingoslevantaram a actual igreja do Séc. XVII, tendo oMosteiro sofrido profundas alterações nos Séc. XVIIe XVIII e foi extinto em 1834. Só no decorrer do séc.XVII foi construída a Igreja e o corpo conventual quevemos hoje.

Page 6: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 6

Novo hospital de Gaiasuspenso pelo Governo.Câmara reage mal àintenção de igualequipamento ser edificadoem Lisboa

O município de Gaia entregou oitohabitações sociais a mais famíliascarenciadas. "Esta cerimónia é umacontinuidade da política social da Câmarade Gaia. Sempre que podemos etemos casas disponíveis, vamosdistribuindo pelas famílias maiscarenciadas", assegurou o presidenteda câmara municipal, lembrando que,actualmente, o ritmo de entrega decasas sociais já não é às centenas comooutrora, devido à capacidade derecursos existentes.

Ainda assim, a procura de casassociais no concelho de Gaia está acrescer. Segundo Luís Filipe Menezes,neste momento "daria muito jeito mais500 fogos" para responder àsnecessidades de habitação das famíliasmais carenciadas. A autarquia vaicontinuar a gerir estas respostas sociais,porém a um ritmo diferente do passado."Quando se consegue chegar com umacerta periodicidade a uma dezena defamílias já é muito bom, embora seja

Casas para famílias necessitadasmuito aquém das novas necessidades",sublinhou o edil, aproveitando paraanunciar já a entrega de mais habitaçõessociais antes do Natal.

À margem da cerimónia de entregados contratos de habitação, Luís FilipeMenezes reagiu à intenção do Governoem avançar com um conjunto de novoshospitais e apelou à prioridade daunidade de saúde em Gaia. "O grupotécnico que reavaliou o conjunto dehospitais que estavam na calha paraconstruir, e que foram suspensosdevido à crise do país, deve ponderaras suas opções em termos deprioridade", defendeu o autarca,suscitando a urgência da construção donovo Hospital de Gaia onde, "durante25 anos, meio milhão de cidadãos têmsido servidos de forma miserável".

Em causa está a eventualidade daconstrução de um novo hospital emLisboa, o que, segundo o social-democrata, vem mais uma vez confirmarque "ainda vivemos na lógica do Portu-gal do Império, onde tudo é paraLisboa".

"Se a Área Metropolitana do Portonão ombrear com a Área Metropolitanade Lisboa nos próximos 25 anos, nuncateremos um país forte e desenvolvido",evidenciou o presidente da câmara,

apontando a região Norte como a maisdébil do ponto de vista económico esocial. Filipe Menezes espera, portanto,que o ministro da Saúde analise orelatório do grupo de trabalho e pondereos argumentos. "As pessoas suportammelhor a austeridade, se as medidasimplementadas atentarem à equidadedas opções políticas e da justiça social",salientou o autarca, apontando o Hos-pital de Gaia como "manifestamenteprioritário".

A recomendação de Menezes paraa construção do novo Hospital de Gaiaem vez de mais um em Lisboa assenta,ainda, na possibilidade de revisão doprograma inicial, que apontava para uminvestimento de 400 milhões de euros,e viabilizá-lo com custos reduzidos paracerca de 280 milhões de euros. Deresto, há a possibilidade de canalizar ofinanciamento, designadamente doBanco Europeu de Investimento, doprojecto de Lisboa para o de Gaia.

Comissário Europeu,Johannes Hahn, visita local eouve novos projectos daautarquia para o bairro

A urbanização de Vila d'Esterecebeu a visita do Comissário Euro-peu, Johannes Hahn, numa iniciativa quepermitiu a apreciação e valorização daobra de reabilitação urbana em curso,uma das maiores do género na Europa.

"Este é um excelente exemplo dereabilitação urbana. É exactamente oque gostamos de ver em termos dereabilitação associada à poupança deenergia. As intervenções realizadas aquijá contribuíram para esse (nosso)objectivo, o de poupar até 50% doscustos de energia com um melhorisolamento. Estou também satisfeito porter sabido que as pessoas que aquivivem receberam propostas deempréstimos muito atractivas por partedos bancos, em cooperação com omunicípio, para renovarem os seusapartamentos", enalteceu JohannesHahn.

Antes mesmo, o comissário foirecebido calorosamente por um grupode crianças locais que lhe ofereceu umalembrança de reconhecimento pelaajuda nesta obra de requalificação, queestá a mudar a qualidade de vida dosmoradores.

Este é um dos projectos que o

Vila d'Este valorizadaautarca de Gaia mais ostenta e que,segundo Filipe Menezes, não seráinterrompido até ao final do seumandato. "No ciclo político de que souresponsável, este é um dos projectosque mais me orgulha. No início, eraaparentemente difícil resolver, masrapidamente avançámos para umaintervenção infra-estrutural que permitiualterar a própria dinâmica de organizaçãoda comunidade", salientou o edil.Menezes aproveitou ainda paraenumerar outras obras do local,nomeadamente, a piscina e pavilhãomunicipais, escola EB1, as parceriascom as associações locais, fornecendo-lhes meios e ferramentas para odesenvolvimento de vários projectossociais, entre outras. "Esta aposta trouxeoutra harmonia a Vila d'Este", ressalvou.

"Não vamos parar este projecto atéao fim deste mandato", garantiu LuísFilipe Menezes, referindo-se já aoarranque da segunda fase, em Janeirodo próximo ano, que corresponde a uminvestimento de mais dez milhões deeuros e que já obteve aprovação definanciamento comunitário. "Esta câmaraterá feito o maior projecto de reabilitaçãourbana da União Europeia", sublinhou.

A propósito dos apoioscomunitários, o presidente da câmaraanunciou que o Estado está a negociara possibilidade de criação de uma linhade crédito do Banco Europeu de

Investimento para complementar oesforço financeiro nacional e regional ealargar a comparticipação comunitária.

Luís Filipe Menezes aproveitou, poroutro lado, para reafirmar a possibilidadede alternativa mais económica aoprolongamento da Linha Amarela doMetro até Vila d'Este, para garantir oreforço das ligações de transportepúblico à urbanização. "O projecto doMetro foi muito importante, teveaspectos positivos, mas custou muitodinheiro. Nas actuais condições do paíse da Europa, não é possível expandira rede nos mesmos termos, mas épossível atingir o mesmo objectivo comcustos muito mais baixos e fazê-lorapidamente nos próximos anos",

defendeu o autarca, propondo a aberturade uma via permanente para circulaçãode veículos amigos do ambiente,designadamente autocarros eléctricos,híbridos ou a gás, com custos querepresentam cerca de 1/5 do valor queseria gasto na extensão do Metro.

Na urbanização de Vila d'Estevivem cerca de 16 mil pessoas. Éconstituída por 2085 habitações, 109edifícios, 18 blocos e 76 espaçoscomerciais. A primeira fase da obra deregeneração e requalificação está a serdesenvolvida de acordo com três eixosestratégicos: reabilitação do edificado,arranjos exteriores, inclusão social evalorização sócio-económica eprofissional.

Page 7: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 7

MANUEL GUEDES MARTINS UNIPESSOAL, LDA.Electromecânica - Assistência Técnica a Máquinas e Equipamentos Industriais

ELEVADORES DE VIATURASVELYEN | OMCN | RAV | ORLANDINI | CASCOS

WWW.MGM.COM.PTemail: [email protected]

SERVIÇOS CENTRAISRua do Agro, 150 | 4410-089

SERZEDO | V. N. GAIATel.: 227 642 722Fax: 227 419 865

Telemóvel: 914 068 071

O Notícias de Gaia preparou uma entrevista com o presidente da Junta de Freguesia deSerzedo, mas por factos a nós alheios a mesma não se pode realizar. Por motivos de saúde,Antónia Pedrosa não pode aceder ao nosso convite atempadamente e até ao fecho destaedição, pelo que a entrevista será reproduzida em futuros números. Pelo facto, pedimosdesculpa a todos (leitores e anunciantes) os que tiveram conhecimento prévio que tal trabalhose ia realizar.

José Amancio Santos Beleza & Filhos, Lda.

Rua Santa Apolónia, 195 | 4410-022 SERZEDO VNGTelf. 227 530 466 | Fax. 227 530 460

Email. [email protected]

Transformação de papel paraIndustria da Restauração

Rua da Barrosa, 111 | 4410-060 SERZEDO VNGTel/Fax. 309 822 779 | Telm. 919 664 381

A ruralidade da vila de Serzedoesmoreceu, dando agora lugar a umafreguesia predominantemente urbana.Confinada entre as congéneresGulpilhares, Canelas, Grijó, São Félixda Marinha, Perosinho, Sermonde eArcozelo, foi com a incrementação daindústria na comunidade que permitiuque a freguesia fosse ganhandonotoriedade na comunidade gaiense.

Com mais de dez mil habitantes,Serzedo assemelha-se ao municipio eé composta por 24 lugares oupovoações, concretamente, Agrela,Aldeia Nova, Alquebre, Barrosa,Boavista, Bodo, Corvadelo, FigueiraChã, Figueira de Mato, Fojo, Fonte,Fontes, Igreja, Longra, Monte, Outeiral,Outeiro, Paços, Pinheiro, Reguengo,

Pólos industriais e empresariais sãoimagens de marca de Serzedo

Rainha, Sabariz, Souto e Tapada.A agricultura de subsistência e as

propriedades agrícolas são quaseinexistentes, o que poderá serfacilmente explicado pela implantaçãode várias unidades industriais. Oartesanato continua a assumir um papelpreponderante para a economia localda freguesia, contando com uma marcabastante forte da tapeçaria.

Mas uma freguesia não conseguedesenvolver-se se não tiver um cuidadoespecial com as empresas. Seja elaspequenas ou médias, ou mesmograndes como já aconteceu no passado,o importante é atrair o poder económico.Para além do emprego directo quepoderá privilegiar a população, com umgrande número de empresas a

comunidade estará melhor servida eaumentará a qualidade de vida do seuquotidiano.

Para melhor poder servir apopulação ao nível do trabalho, emSerzedo existem quatro grandes zo-nas industrio-empresariais: Zona Indus-trial da Rainha, Zona Industrial doAlquebre, Zona Industrial dos Cruzeirose a Zona Industrial e Empresarial deSanta Apolónia (onde estão inseridoso Centro Empresarial de SantaApolónia e o NES - Núcleo Empresarialde Serzedo). Paralelamente, ao longodos seus 9 km2 de território, muitas

outras pequenas e médias empresasvão tentando cimentar negócios, aindamais após o encerramento da YasakySaltano, unidade que dava emprego alargas centenas de trabalhadores.

Relativamente às empresas, osserzedenses contam com um vastoleque empresarial, que vai desde omobiliário, serralharia, pincelaria,confecções, moldes, papel, padarias,talhos, cafés, mercearias, carpintarias,oficinas auto, metalomecânicas, entreoutros. Farmácia, ginásio um posto deabastecimento de combustíveltambém estão ao dispôr da população.

Page 8: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 8

polyester components productionSER-ERTM FESTRUCA

Estrada da Rainha, 526 | Apartado 2176 | Serzedo V. N. G.4406-801 S. Félix da Marinha

Telef. +351 22 753 41 56 | Fax. +351 22 753 41 57www.fibrauto.com | email: [email protected]

Comércio de SucataFerrosa e Não FerrosaEmpresa Licenciada

SEDERua Pedrinhas Brancas 602-r/c | 4410-127 SÃO FÉLIX DA MARINHA

Zona Industrial dos CruzeirosRua Cruzeiros 345 | 4410-052 SERZEDO VNGTelm.939 524 019 | E-mail [email protected] | www.olivida.pai.pt

RESTAURANTE * SNACK-BAR

Rua da Fonte, 485 l Telefone: 227 620 369 l 4405-465 SERZEDO VNG

FATITA E PEIXOTO

Pratos Económicos

DIARIAMENTE

«O Sistema GS1 na Internacionalizaçãodas Empresas Portuguesas»

As Sessões decorrerão no Porto (Auditório da DRE-Norte) e em Lisboa (Auditório da AICEP), respectivamente nos dias 28 e 29 deNovembro de 2011

O Sistema GS1 é um conjunto de normas globais e abertas que contribui para a gestão eficiente das cadeias de valor globais e multi-sectoriais, através de umaidentificação única e inequívoca de bens, serviços, activos e localizações.

A GS1 Portugal-CODIPOR é a organização licenciada pela GS1 (internacional) para gerir, a nível nacional, a totalidade do Sistema de Normas GS1. É a únicaorganização autorizada a atribuir o CEP – Código de Empresa Portuguesa, código de identificação, internacionalmente aceite, permitindo a codificação e a circulação deartigos – de forma automática e dentro de um Sistema de Normas Comerciais – em qualquer ponto de venda no mundo e em qualquer etapa do circuito comercial.…eas suas vantagens para valorizar os negócios da sua empresa!

A eficiência dos negócios e a optimização das cadeias de valor dependem fortemente da precisão da identificação dos produtos transaccionados, serviçosprestados, e /ou localizações envolvidas. O Sistema GS1 conduz à gestão da cadeia de valor de forma mais eficiente, permitindo que produtos, unidades deexpedição, activos, localizações e serviços sejam integrados nos sistemas centrais de informação das organizações, simplificando procedimentos e agilizando todosos processos negociais em Portugal e noutros países.

Não perca esta oportunidade para conhecer e utilizar um Sistema, universalmente aceite, de identificação dos seus produtos/serviços, sempre que exportar!É neste contexto que a AICEP, a pensar nas vantagens do Sistema GS1 como factor de competitividade e rentabilidade na internacionalização das empresas

portuguesas, organiza, em colaboração com a GS1 Portugal-CODIPOR, duas acções subordinadas ao tema “O Sistema GS1 na Internacionalização das EmpresasPortuguesas”. As referidas sessões decorrerão no Porto (Auditório da DRE-Norte) e em Lisboa (Auditório da AICEP), respectivamente nos dias 28 e 29 deNovembro.

Café Padrão

Rua da Igreja, 187 l 4410-059 SERZEDO VNGTelf. 227 620 847

Email: [email protected]

Aberto DIARIAMENTE das 8h30 às 24h

Serviço de CafetariaAgente Totoloto

Jornais e Revistas

. GS1 – Introdução e Enquadramento

. O Sistema de Normas GS1

. Vantagens do Sistema de Normas e Tecnologias GS1como Factor de Competitividade e Rentabilidade naInternacionalização das Empresas Portuguesas

16H00: Case Study – PME convidada16H30: Debate e Encerramento

As empresas interessadas poderão inscrever-seon-line até às 13H00 do próximo dia 25 de Novembro.Inscreva-se através do preenchimento da Ficha deInscrição. Para mais informações contactar: AICEP -Agência para o Investimento e Comércio Externo dePortugal Tel.: 808 214 214 ou através do email:[email protected]

Programa14H30: Recepção dos Participantes14H45: Sessão de Abertura. Prof. Doutor Eurico Brilhante Dias, Adm da AICEP15H00: “A importância da utilização de standardscomerciais na internacionalização das empresasportuguesas” - GS1 Portugal - CODIPOR

Page 9: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 9 Empresas de

Zenha & Santos, Lda.

A referência no tratamento do ferroSediada na freguesia deSerzedo, empresa posiciona-se no mercadoespecificamente notratamento de estruturasmetálicas em ferro, usandopara isso todo oconhecimento afecto àstécnicas de decapagem,metalização e pintura.Joaquim Zenha é o mentor detodo este projecto empresarial

Além dos serviços, doposicionamento estratégico geográfico,das boas acessibilidades e de todo ummanancial de mais-valias que advêm dofacto de agregar no mesmo espaçomeios urbano e rural, rio e praia, bemcomo todas as ofertas ao necessáriobem estar da população, Vila Nova deGaia é também um concelho rico emtermos de soluções empresariais.Assim, muitas destas actividades sãodo desconhecimento de grande parteda população. Posto isto, o Notícias deGaia foi à procura de algumas das ofertasinovadoras no sector industrial. Nestaedição, encontrámos e damos aconhecer a Zenha & Santos, Lda.

Sediada na freguesia de Serzedo,esta empresa posiciona-se no mercadoespecificamente no tratamento deestruturas metálicas em ferro, usandopara isso todo o conhecimento afectoàs técnicas de decapagem, metalizaçãoe pintura. Portas, portões e janelas emferro, grades e estruturas de protecçãoe suporte, asnas, vigas, pilares, pontese passadiços, bem como todo o tipode estruturas metálicas de pequena,média e grande dimensão são algunsdos exemplos onde incide o trabalhofeito pela Zenha & Santos, Lda.

Com cerca de seis anos de vida,Joaquim Zenha é o mentor de todo esteprojecto. A experiência de 15 anospermite-lhe dar as devidas respostas

ao trabalho que à empresa é solicitado."Os nossos principais clientes são deserralharia civil, directa ou indirectamenteligados com a construção. Normalmente,é o cliente que traz a obra, mas tambéma podemos ir buscar. Depois todo otrabalho é feito aqui. Ou seja, o produtovem transformado e nós fazemos otratamento dele, indo de encontro aoque o cliente deseja", afiança o nossointerlocutor.

Para quem não conhece, "adecapagem é feita com granalha de açoou areia sílica, efectuada com sistemasde ar comprimido, que deixa a superfíciedos materiais ferrosos limpa deresíduos de ferro, impurezas e gorduras,que normalmente são inconvenientesapreciáveis". Depois deste processo,a estrutura passa para a secção demetalização, de forma a que o ferro sejapulverizado e tratado com zinco, "ficandocom um longo recorde de sucesso semigual no tratamento anti-corrosão", registaJoaquim Zenha, lembrando que estatécnica consiste em "projectar arame de

zinco derretido sobre uma determinadasuperfície, usando uma pistola a gás,para que se obtenha um trabalho maisuniforme, rápido e de superiorqualidade". Por fim, surge a pintura. "Estetrabalho serve de complemento.Normalmente, os pintores em obrafazem o acabamento final. Contudo,desde que requisitada, tambémexecutamos esta tarefa", acrescenta.

Teleférico é obra de cartazDe há seis meses a esta parte o

volume de negócio tem vindo adecrescer. Aliás, segundo JoaquimZenha, "registam-se quebras na ordemdos 60%". Tudo por causa da situaçãopolítica e económica do país. "Aexigência neste mercado é enorme etemos de esmagar os preços. Há muitasadversidades e a ginástica financeira éenorme, por causa das más cobranças,mas isto são ossos do ofício", manifesta.

Nada que deite por terra o sonho ea vivacidade deste empresário de 42anos. Aliás, traduzidos em algumas

obras de renome, como são os casosdo Teleférico de Gaia, de trabalhos paraa Suldouro, para o IC 19 (em Lisboa) ena renovação da EB 2/3 de Canelas."Todos os trabalhos que fazemosdeixam-nos satisfeitos. Mas quandosão perto de nós, dão-nos outroestímulo, até porque passamos poreles regularmente e isso faz-nos lembrare dá-nos algum prazer de os rever",confessa Joaquim Zenha, gaiense degema e natural de São Félix da Marinha.

"As obras grandes em Gaia estão aacabar, mas vão sempre aparecendosituações ligeiras. Temos uma até quevamos tratar e que vai para Angola.Temos resposta para todas assolicitações, mesmo que sejam paraenviar para o estrangeiro. A obra chegacá e depois fazemos o nosso trabalho",complementa.

"O lema e filosofia de trabalho destaempresa é tentar ajustar o serviço aoque o cliente pretende, de forma a queo trabalho seja eficaz, correcto, ajustadoe sério. Ou seja, basicamente, ir aoencontro do cliente, para que esteobtenha um trabalho mais competentee rigoroso. A nossa estrutura é satisfazeros clientes, cumprindo sempre osprazos e tudo o que é solicitado", finalizaJoaquim Zenha.

De registar que a Zenha & Santos,Lda. tem sede na Rua Sete Caminhos,190, em Serzedo. Pode ainda encontrartoda a informação desta empresagaiense de referência no sitewww.zenhaesantos.com, ou pedirinformações pelos telefone 220 997335 e 917 390 022 ou pelo [email protected]. Importadizer que a Zenha & Santos, Lda. estáaberta de segunda a sexta-feira, das8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30,bem como aos sábados, das 8h30 às13h, ficando a reserva do atendimentoextra-horário laboral e por marcação.

Page 10: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 10

No número 136 da Rua GuilhermeGomes Fernandes, bem no coração deuma das zonas mais antigas da cidade,está a EXPOSIÇÃO - Reabilitação Ur-bana do Centro Histórico de Gaia.

Esta não é apenas uma mostratradicional. Há um segundo objectivopara apresentar todos os projectoslevados a cabo pela Gaiurb nos ultimostempos e que têm beneficiado toda aárea envolvente. Com esta divulgação,o presidente desta empresa municipalpretende atrair novas pessoas para olocal. André Correia acredita que osvisitantes poderão interessar-se pelazona e transformar-se em novosmoradores. A revitalização do centrohistórico poderá ser um atractivo paraas jovens famílias, na hora de eleger o

Procuram-se novas famílias pararevitalizar o Centro Histórico

novo local para viver.Quanto às obras de reabilitação dos

arruamentos, estas assentam em novosconceitos, nomeadamente a prioridadeao peão e o espaço que aparece agoracomo uma praça que se estende pelosdiferentes arruamentos.

São criados pontos de estadia -cada alargamento é tratado como umlocal de pausa e de contemplação.Estes pontos são geradores deidentidade e permitem que o utente doespaço dele se aproprie, lhe dê novosusos, crie afinidades e novas vivências,enriquecendo-o. O local é rico emmemórias que se pretende preservare, nalguns casos, recuperar.

Com esta renovação, o interior damalha histórica vai ficar dotado de

melhores infraestruturas, mobilidade,mobiliário urbano e segurança.

Esta exposição permite dar aconhecer os projectos realizados e otrabalho por detrás deles, para que aobra que hoje nasce seja plenamente

entendida pelos futuros utentes.A mostra está patente nas

instalações do Departamento deReabilitação Urbana e pode ser visitadagratuitamente de segunda a sexta, das9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Ecopilhas''vai à escola''

A Ecopilhas, Sociedade Gestora de pilhas e acumuladores, apresentourecentemente o projecto "Pilhão vai à escola". Esta iniciativa tem como principalobjectivo chamar a atenção de alunos, pais, professores assim como toda acomunidade escolar para a importância da recolha selectiva de pilhas e bateriasusadas. Tendo em vista o ano lectivo 2011/12, abrange desde as creches àsescolas secundárias, pelo que as escolas devem, no mínimo, ministrar um nível deescolaridade.

As inscriçoes podem ser feitas via internet através do sitewww.pilhaoescola.ecopilhas.pt. Uma vez na campanha, a cada escola são atribuídospontos que estão associados à quantidade de pilhas e baterias entregues àEcopilhas, beneficiando ainda de material de uso escolar.

A Ecopilhas pretende atribuir dois prémios às escolas que conseguirem recolhera maior quantidade de pilhas e baterias, são eles o "Prémio recolha per capita" e o"Prémio de Recolha Absoluta". O primeiro é atribuido às três escolas que recolhammais pilhas e baterias por aluno a nivel nacional. O segundo é dado às três quejuntem o maior número de pilhas e baterias a nivel nacional.

O projecto "Pilhão vai a escola" visa tambem uma abordagem pedagógica, jáque também os professoes foram desafiados a desenvolverem actividades quese prendam com o ambientalismo na recolha de pilhas e baterias. O site da campanhapermite saber informaçãoes sobre o projecto, conhecer os vários tipos de prémiose que professores e alunos possam disponibilizar os trabalhos.

Num remate final,o director-geral da Ecopilhas, Eurico Cordeiro, salienta que "éreconhecido que crianças e jovens são formadores por excelência, conseguindocontribuir positivamente para a alteração de atitudes e comportamentos dos maisvelhos e por isso, estamos convictos que a iniciativa "Pilhão vai à escola" serápercepcionada pelos professores e por toda a comunidade escolar, como umamais-valia na adopção de boas práticas ambientais, nomeadamente na separaçãoseletiva de pilhas e baterias usadas".MJC

noticias de gaia jornal

INOVA.Gaia e ParqueBiológico juntos na luta

contra o dióxido de carbonoAs empresas do Parque Tecnológico de São Félix da Marinha incluídas na

INOVA.Gaia - Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaiaforam convidadas para se juntarem ao projecto de "Sequestro do Carbono" doParque Biológico, apadrinhando uma árvore. Esta actividade conjunta foi nomeadade "INOVA.netWORK Green Business".

"O objectivo é estimular as relações entre as empresas de Vila Nova deGaia e, fundamentalmente, as que estão no Centro de Incubação. Para isso,organizámos algumas iniciativas paralelas que estimulam as relações informaisentre as empresas. Para começar, queremos correlacionar o Centro de Incubaçãocom a plantação de uma árvore", referiu o director-geral do Centro de Incubação.Fernando Machado explicou ainda que a iniciativa se enquadra perfeitamentecom o conceito do INOVA.Gaia: "O nosso símbolo é uma mão com uma árvore.Hoje, vamos materializar aqui, no nosso jardim, aquilo que sempre tivemos nonosso pensamento. Se cada um apadrinhar uma árvore, tornamo-nosresponsáveis pelo seu crescimento e vamos descobrir se somos tão bons acuidar de uma árvore como a criar uma empresa".

Para além de fornecer árvores, o Parque Biológico também indicará a melhorforma de fazer a sua plantação. O projecto de "Sequestro do Carbono" doParque Biológico, em crescimento desde 2008, pretende chamar a atenção dasempresas e da comunidade em geral para a necessidade de diminuir as emissõesde dióxido de carbono (CO2).

A engenheira florestal do Parque enalteceu o projecto e o dia escolhido paraa realização da primeira etapa : "Esta é a época do ano ideal para fazer umaplantação. Em Portugal, festejámos o Dia da Árvore a 21 de Março, mas hámuito tempo que o Parque Biológico defende que essa não é a melhor alturapara o fazer." Vera Afonso aproveitou o momento para pedir a ajuda de todasas empresas, para que seja possível florestar 23 hectares de terreno, juntandoassim aos já 35 hectares florestados: "Façam a contabilização das vossasemissões de dióxido de carbono e tentem compensá-las com a nossa ajuda".

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia faz parte o programa desde oinicio, tendo, para isso, adquirido já mil metros quadrados de terreno. VM

Page 11: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 11

A Gaiurb está a desenvolver umprojecto comunitário de promoção daliteracia financeira junto da populaçãoresidente nos empreendimentossociais com vista à capacitação para agestão dos orçamentos familiares.

Este programa de educaçãofinanceira compreende a realização devários workshops, dinamizados emparceria com o Montepio e AssociaçãoNacional de Jovens para a Acção Fa-miliar e surge na sequência de um outrodesenvolvido em parceria com a Deco,igualmente com o objectivo de melhoraras competências de uma gestãofinanceira eficaz e a promoção do controlodo orçamento familiar.

"Na conjuntura actual que a economiaatravessa, o município de Gaia estámuito atento às necessidades dasfamílias mais carenciadas. Esta iniciativadinamizada em parceria com o Montepioe a Associação Nacional de Jovenspara a Acção Familiar não é inédita. AGaiurb já tinha implementado, emparceria com a Deco, outro projectodesta natureza que foi desenvolvidodurante o verão. Decidimos replicar oprojecto porque continuamos a sentir anecessidade da nossa população emter este tipo de apoio", afirmou oadministrador da Gaiurb.

O programa iniciou no mês deOutubro e será implementado até aofinal do ano, durante 20 workshops,numa lógica de percorrer todos osGabinetes de Apoio Social existentesnos empreendimentos sociais doconcelho, de modo a "assegurar quetodas as famílias tenham acesso a estasferramentas e competências", sublinhouAndré Correia.

Gaiurb ajuda a gerirorçamentos familiares

Empresa municipal desenvolve programa de educação financeira junto das famílias mais carenciadas. Iniciativa decorre até aofinal do ano

"Todos sabemos (não vamosculpar ninguém) que a sociedade temvivido um pouco a cultura doconsumismo. A população com menosformação, com menos apoioeconómico, é a primeira a sofrer asconsequências deste tipo de cultura",reconheceu o administrador, analisandoalgumas razões do endividamento dasfamílias e a incapacidade de gerirem osseus compromissos financeiros.

André Correia valorizou, apropósito, os benefícios da promoçãodeste programa de educação financeira,designadamente no que respeita àpossibilidade de "avaliarmos os

compromissos imediatos das famíliase fornecermos as competências, nosentido de educá-las para o facto deexistirem prioridades que devem serasseguradas. Ou seja, pretendemosminorar os efeitos das suas opções eprevenir ou evitar que, no futuro, estassituações de endividamento serepitam".

Ecos da iniciativaOs workshops têm registado uma

forte afluência de munícipes. Todosesperam, de facto, ser ajudados nagestão dos seus parcos recursos.Fernanda Silva, moradora no

empreendimento social do Balteiro, emVilar de Andorinho, é um exemploapelativo que justifica a adesão maciçaà iniciativa.

"Espero aprender alguma coisanesta sessão, para ver se a nossa vidacorre para a frente. Isto está tãocomplicado, o dinheiro é pouco, já nãotenho mais por onde poupar. Eu tentogerir da melhor maneira o dinheiro, mastêm que se pagar muitas dívidas, aágua, a luz, muitas coisas, e o dinheiro épouco", desabafou Fernanda Silva,referindo as dificuldades do seuagregado familiar, constituído por oitopessoas (quatro filhos e três netos) quesobrevivem apenas com umRendimento Social de Inserção no valoraproximado de 600 euros.

Fernanda Silva contou que ficoudesempregada há cerca de sete anose que, agora, ainda está a pagar dívidasacumuladas ao longo desse tempo.Perante esta situação, a Gaiurb ajustouo valor da renda à sua capacidade deesforço financeiro. "É uma grande ajuda",reconheceu a munícipe, apontandoainda outras ajudas preciosas dosvizinhos e amigos que conhece há cercade 44 anos, naquele empreendimentodo Balteiro.

A dinamização deste programa deeducação financeira é mais um exemploda implementação de respostas sociaisinéditas no país e que já foi replicadopelo actual Governo no Plano deEmergência Social.

Page 12: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 12

Melhor MobilidadeDe todos os municípios, Gaia encontra-se nos lugares cimeiros no que toca ásustentabilidade nos transportes públicos

Defendendo a reestruturação do modelo detransportes públicos das áreas metropolitanas, osecretario de Estado dos Transportes , afirmou que oobjectivo do Governo é desenvolver um conceito demobilidade sustentável que nunca ponha em causa amobilidade dos cidadãos e garanta uma acentuadaredução de custos.

Na primeira intervenção do colóquio "A novafilosofia de transportes públicos no Grande Porto egrandes aglomerados urbanos", promovido pelomunicípio de Gaia, Sérgio Monteiro defendeu ainda"eliminar um conjunto de práticas, quer a nível daorganização interna e externa das empresas, masgarantindo um serviço público para as décadas maispróximas". Para além de falar do trabalho dereformulação da rede de transportes nas áreasmetropolitanas, o governante também apelou aosentido de responsabilidade de todos. "Acredito muitoque se fizermos o que nos propomos fazer, emdiálogo nos grupos de trabalho que estão criados,conseguiremos ter um serviço público estruturado,sem redundâncias, e que permita servir,adequadamente e a custo justo, a população.

O trabalho que está a ser desenvolvido édesgovernamentalizado e não segue qualquer guiãoinicial", assegurou o secretário de Estado. SérgioMonteiro deu ainda ênfase a algumas medidastomadas em tempos anteriores, nomeadamente o"Passe Social +", deixando bem claro que estaresposta social irá ser alargada já no próximo mês deJaneiro: "O Governo vai terminar com a subsidiaçãotransversal e ajudar apenas as pessoas que precisam".

Num futuro próximo, assim que se minimizaremos custos desnecessários, o Governo conta em ter noOrçamento de Estado dinheiro suficiente para que tantoa rede de Metro do Porto, como a de Lisboa, possamser expandidas. Esta verba servirá ainda para a criaçãode ligações entre os dois países Ibéricos. SérgioMonteiro deixou bem esclarecido que a linha queconecta Porto e Vigo é um eixo estratégico, comfinanciamento do próximo Quadro Comunitário deApoio 2014/20.

Autarquia apresenta soluçãoNo decorrer do colóquio, que aconteceu no

Auditório Municipal Sophia de Mello Breyner, opresidente da câmara entrou em defesa da aceleraçãodo desenvolvimento económico e social do Porto,sendo que o progresso e sustentabilidade dostransportes públicos da Área Metropolitana seriammais facilitados. Filipe Menezes defendeu também amudança de paradigma e de local de decisão da AMP,bem como uma nova organização da AutoridadeMetropolitana de Transportes do Porto com o intuitode criar uma "ligação real e permanente às autarquias".

Quanto à AMP, o autarca salientou que existemcondições para pensar em novas soluções para amobilidade e transportes públicos. Aproveitou este

tópico para defender uma ideia "metrocêntrica" nareorganização e uma consideração sobre aspreocupações ambientais, o que já acontece em Gaia,onde existe um vasto leque de empresas ligadas àconstrução e desenvolvimento de transportes públicosamigos do ambiente. "Temos que fazer muitas coisas,ao mesmo tempo, nos próximos anos", assegurou-se Luís Filipe Menezes, reflectindo que "não é realistapensar na expansão do Metro nos mesmos termos,em que se gastaram milhões e milhões de euros"

O que se encontra planeado para o prolongamentoda Linha Amarela, até Vila D'Este e Hospital SantosSilva, corresponde, segundo o presidente da Câmara,a dezenas de milhares de euros, mas pode ser sub-stituída por uma estrada com corredor exclusivo paratransporte público, reduzindo os custos para um preçoque varia entre os seis e os sete milhões de euros.

Programa Elena é bom exemploPor sua vez, Nuno Cardoso, responsável pelo

desenvolvimento do projecto Elena em Gaia, colocouo foco da intervenção na situação crítica em que seencontra o país, sendo esta uma oportunidade parase reestruturar o modelo de transportes públicos. Talcomo o edil de Gaia, Nuno Cardoso reflectiu que ospróximos 50 anos serão marcados pelapreponderância das cidades e grandes núcleosurbanos, sendo que o Elena é um exemplo deeficiência, sustentabilidade e mobilidade.

Este projecto resulta de uma iniciativa colectiva daComissão Europeia e do Banco Europeu deInvestimento, com a finalidade de estabelecer aeficiência energética e as energias renováveis, numinvestimento global de 73 milhões de euros. Emconjunto com outras cidades europeias de elevadaimportância, como Barcelona, Vila Nova de Gaia foiseleccionada para o desenvolvimento deste projectocujo objectivo final, no âmbito do pacto das autarquiasassinado em 2000, consiste em reduzir em 20% asemissões de CO2, aumentar em 20% a eficiênciaenergética e também aumentar a incorporação defontes renováveis. Este projecto integra ascomponentes de iluminação pública, energia deedifícios e transportes públicos e baseia-se em duaslinhas de actuação: redesenhar a rede de transportespúblicos, melhorar a velocidade de operação epromover a intermodalidade e introdução tecnológicamais eficiente na frota dos transportes públicos.

Quanto aos modelos de concessão de novosserviços, Nuno Cardoso revelou a rede de transportesna zona urbana do concelho, incluindo as dez freguesiasdo concelho; na área central da cidade, delimitada pelaA1 e pelas avenidas da República e de D. João II; eainda no seio urbano a circulação numa rede interfaces/correspondências. Para além do mais, o projectoaconselha ainda a aplicação dos conceitos "Metro-Bus"e "Eco-Bus" como sistemas de transportes emautocarro. JS

Gaia maissustentável

Na realização da 5ª Mesa Redonda daSociedade Civil, Vila Nova de Gaia foi escolhidapara servir de exemplo na Cimeira do Rio em2012. A escolha, feita pelo Comité Económico eSocial Europeu e o Comité de DesenvolvimentoSocial Brasileiro, deve-se ao facto da boa gestãono que se trata de Sustentabilidade Económica eAmbiental. Áreas de grande importância naactualidade e no futuro do planeta.

A vereadora do Ambiente da câmara munici-pal de Gaia, Mercês Ferreira, explica que a gestãodo município é boa porque "o concelho tem umaestratégia definida, que inclui um plano desustentabilidade a vários níveis: desenvolvimentoeconómico, territorial, ambiental e energético". Estaestratégia, que conta com 10 anos, já deu os seus"frutos", projectos que contribuem para apreservação do ambiente e melhoria da qualidadeeconómica e de vida da cidade. Entre os quais, o"Encostas do Douro", ou seja, requalificação dafrente de rio.

Graças a toda esta evolução, o projectoELENA - European Local Energy Assistanceescolheu Vila Nova de Gaia para ser um dos setemunicípios europeus integrantes do mesmo. Esteprojecto é uma iniciativa da Comunidade Europeiae do Banco Europeu de Investimento que financiaa aplicação do compromisso assumido no Pactodos Autarcas de 2009, no sentido de reduzir em20% as emissões de CO2 nas cidades até 2020.Jorge Almeida, director do projecto, declarou queo município prometeu reduzir as emissões deCO2 em 25%. Do financiamento de 73 milhõesde euros, 50 estão a ser usados em projectosque possam depois ser aplicados em outrascidades. Tendo como meios de acção a iluminaçãopública, os edifícios e os transportes públicos, oautocarro eléctrico existente em Gaia e foi oexemplo apresentado no evento. Havendo sóoutro exemplar na Alemanha, este veiculo reduzas emissões de CO2 e ajuda assim napreservação do ambiente. Mário Soares, membrodo Comité Económico e Social Europeu, elogiouLuís Filipe Menezes e o facto ter trazidonotoriedade a Gaia e de a ter feito progredir. Oencontro terminou com a visita à reserva doEstuário do Douro. RE

Page 13: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 13

Joaquim Vaz reeleitoProvedor daMisericórdia

Apesar de ter havido uma lista única candidata aos Corpos Gerentes da SantaCasa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, para o triénio de 2012/14, os Irmãosda instituição mostraram a vontade de uma forma bastante expressiva, correndo àsurnas, no passado sábado. Na lista A, votaram 237 Irmãos, dos cerca de 900 queestavam em pleno gozo dos seus direitos.

"A nossa Irmandade sai reforçada deste ato eleitoral, porque, para lista única, foia maior votação de sempre, o que quer dizer que a Misericórdia de Gaia está deboa saúde", palavras do agora reeleito Provedor da Misericórdia de Gaia. JoaquimVaz frisou que a "coesão social e a paz institucional são fundamentais para aestabilidade da instituição" e garantiu que está rodeado de "pessoas credíveis ebem preparadas".

A composição da Mesa Administrativa e da Assembleia Geral da Irmandadepara o novo triénio sofreram algumas alterações relativamente ao mandato anterior,mantendo-se os mesmos elementos do órgão social Definitório. Das alteraçõesocorridas destacam-se a entrada de três novos Mesários para a nova MesaAdministrativa, que são Delfim Sousa, Jorge Soares e José Pereira.

A composição dos Corpos Gerentes da Santa Casa da Misericórdia de VilaNova de Gaia para o triénio 2012/2014 é a seguinte:

MESA DA ASSEMBLEIA GERALPresidente Efetivo: Joaquim ManuelVeloso Poças MartinsPresidente Suplente: Armando SousaNogueira1º. Secretário: Engrácia Maria da CostaTavaresSecretário Suplente: Ângelo Gomes SáSecretário Suplente: Francisco ManuelMartins Almeida Campos

MESA ADMINISTRATIVAEfectivosProvedor: Joaquim de Lima MoreiraVazMesário: Artur Almeida LeiteMesário: Delfim Manuel MagalhãesSousaMesário: Joaquim José Magalhães R.Ferraz BrandãoMesário: Jorge Manuel da Silva SoaresMesário: José Fernando Dias Pereira

Mesário: Pedro Altino Nobre Moreirada SilvaMesário: Sílvio Pinto da Silva RibeiroMesário: Valentim Manuel da SilvaMachado

SuplentesMesária: Ana Pinto RamosMesário: Manuel António Vilaça CostaMesário: António Lacerda Vieira

DEFINITÓRIOEfectivosPresidente: António José RamalhoMonteiroAmérico Ferreira CamarinhaPaulo Alexandre Fernandes Pardal

SuplentesFernando Manuel Lopes RibeiroArtur Celso Sá Carvalho PachecoÁlvaro Manuel Areias Carvalho

Nova crecheem Canelas

O Centro Paroquial São João Baptista de Canelas acaba de inaugurar a CrechePadre Gabriel do Rosário Alves. O objectivo é colmatar a necessidade existentena freguesia e dar resposta às necessidades de assegurar a educação na primeirainfância dos filhos dos jovens casais canelenses.

A nova valência, em funcionamento desde finais de Setembro último, temcapacidade para acolher 33 crianças, dos quatro meses aos três anos. Como aprocura é imensa, e a capacidade está esgotada, a creche já tem lista de espera.As instalações estão divididas em zona de alimentação, berçário e salas específicaspara as várias faixas etárias.

Os primeiros passos para criação desta nova valência foram dados em 2006,aquando da apresentação da candidatura ao programa PARES (Programa deAlargamento das Redes de Equipamentos Sociais) que garantiu 30% dofinanciamento da obra. O restante valor foi conseguido com a ajuda da comunidade.

O Centro Paroquial São João Baptista conta também com um ATL (Actividadesde Tempos Livres) que acolhe 50 crianças, dos seis aos 12 anos, e oferece aindaapoio alimentar a 25 idosos da freguesia.

"Ensino Superior: Igualdadede Oportunidades"

O PS/Mafamude promoveu, no dia 18 de Novembro, um debate, bastanteparticipado, sob o tema: "Ensino Superior: "Igualdade de Oportunidades"?, quesó terminou por volta das 1h00, demonstrando o interesse que o mesmo suscitou.

O evento realizou-se na Junta de Freguesia de Mafamude, tendo tido comoconvidados o presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade doMinho, José Rocha Armada, o presidente da Federação Académica do Porto, LuísRebelo, e o coordenador Académico Nacional da Juventude Socialista, IvanGonçalves. Como moderador esteve o líder do PS/Mafamude, João Paulo Santos.

Este encontro foi o terceiro de um Ciclo de Debates, abertos à SociedadeCivil, sobre diversos temas da actualidade, que o PS/Mafamude está a promoverno decurso do corrente ano de 2011.

No debate em questão, foram abordadas várias temáticas relacionadas com oensino superior, nomeadamente o acesso, a igualdade de oportunidades, osapoios sociais e as propinas.

Falou-se sobre o ensino superior em Portugal e do impacto que as medidasde austeridade do actual Governo irão ter sobre a forma de gerir as universidadese os institutos do nosso país. Abordou-se, ainda, sobre o corte no apoio social aosestudantes provenientes de famílias com parcos rendimentos e de como isso estáa afectar, desde já, a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.Foi referido que se estima que, este ano, cerca de 15 mil estudantes abandonemo ensino superior, ou seja, que o número de cancelamentos de matrículas mais doque duplique em relação ao ano anterior.

O professor José Rocha Armada concluiu a sua intervenção afirmando que:"Portugal não é um país suficientemente rico para ter um ensino pobre!" e que "anossa maior riqueza é a nossa massa cinzenta! Não a desperdicemos"!

Page 14: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 14

Outono servido àmesa em jantarvínico da Poças

Com o objetivo de aproximar os apreciadoresdos produtores de vinho, o restaurante El Corte Inglésde Gaia, promove, no próximo dia 25 de novembro(sexta), às 20h30, um jantar vínico aberto ao público,cuja ementa, idealizada pelo chef Júlio Trigo, éinteiramente inspirada numa seleção de vinhos daPoças, da entrada à sobremesa.

O evento conta com a presença do enólogo daPoças, Jorge Manuel Pintão, que partilhará ascaraterísticas mais particulares dos vinhos em prova,e da engenheira agrícola Maria Manuel Maia, queabordará questões relacionadas com a viticultura dastrês quintas da Poças no Douro.

A noite começa com um welcome drinkprotagonizado pelo Coroa d'Ouro Branco 2010 aacompanhar uma seleção de canapés. Continuandonos brancos, a sugestão de "bacalhau em folhadode sésamo com pesto de salsa e manjericão" seráharmonizada com Poças Reserva Branco 2009. Maisencorpado e a combinar com os sabores de "novilhocorado com castanhas, pêra e molho à Bordalesa"estará o Poças Reserva Tinto 2005. Para finalizar,uma "delícia de chocolate com pêra ao vinho tinto efrutos vermelhos", a exigir um final persistente ememorável, com um cálice de Poças Vintage 2003.

O restaurante situa-se no sexto piso do El CorteInglés, assegurando uma vista panorâmica sobre oPorto. O preço do jantar vínico Poças, com bebidasincluídas, café e chás é de 28 euros por pessoa.

Inauguração daunidade Ciclo

Orgânico RankineNo próximo dia 29 de Novembro, em Vila Nova

de Gaia, será desvendada uma tecnologia inovadora,a primeira do género em toda a Península ibérica!

A Sotecnisol e a Tri-O-Gen em conjunto com aSuldouro tem o prazer de o convidar a estar presentee a testemunhar o nascimento de uma nova fonteenergética!

Já imaginou produzir energia eléctrica a partir decalor que de outra forma se perderia? Pois é, isso foiconseguido pela Tri-O-Gen e pela Sotecnisol.

Baile Solidário 2011O Baile Solidário 2011 está marcado para as

20h30 do dia 3 de Dezembro e o local é a Pousadado Porto - Palácio do Freixo.

Porque acreditamos que os valores não estãodefinitivamente perdidos, Aanifeira, Animalife,Animarco, Pata Vermelha e Adopção de Animaisdecidiram unir os esforços em prol desta causa nobree realizar um evento que pretende ser o primeiro demuitos que, com a ajuda e participação de todos, irãoser realizados com este cariz.

Este evento será apadrinhado por Joana Pintoda Costa e Cláudia Jacques e contará com a presençade outras celebridades, que também se unirão nãosó para alertar para a problemática dos maus-tratos

Por cá... e por lá...e abandono de animais, mas também salientar queesta é uma causa nobre e deve ser vista e tratadacom todo o respeito pela sociedade.

Na recepção será servido um “Wellcome Drink” e,cerca das 21h30, será oferecido um Cocktail Volantepara todos os gostos.

Este Baile Solidário contará também com apresença do conceituado grupo de dança “All aboutDance”. Razões mais que suficientes para que estejapresente desde a primeira hora a celebrar em proldos animais abandonados.

US & THEM vencemo IV United in Sound

Decorreu no dia 5 de Novembro (sábado), noEspaço Cultura da FNAC do Gaiashopping, aapresentação das bandas finalistas do IV Concursode Música Moderna United in Sound – Gaia 2011,tendo o júri, constituído por Vitor Meskita, (FNAC),Isidro Lisboa (Rádio Nova) e Rui Barraca, do pelouroda Cultura da camara de Gaia, decidido conceder o 1ºprémio aos US &THEM.

Para a decisão do júri contribuiu a excelenteexecução desta banda de Gaia, constituída porvocalista, bateria, baixo e duas guitarras, e com umasonoridade “Hard Rock”.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa àbanda Comboio Fantasma.

8º Aniversário daBiblioteca PúblicaVilar de AndorinhoConversas entre nós…A Reforma da Administração Local: Que autonomia

política para as Freguesias?Dia 25 Novembro, 21h00m, na Biblioteca21h – Recepção21h15 – Cerimónia de Abertura21h30 – Início da Conferência,seguida de debate aberto aopúblico23h15 – Cerimónia deencerramentoPorto de Honra

NOA in concertNa Sede da ACRAV (Vilar do Paraíso), dia 30 de

Novembro, 22 horas, actua a artista Noa.Bilhetes à venda na Casa da Cultura, Junta de

Freguesia de Vilar do Paraíso e ACRAV

NATAL +SOLIDÁRIO

A Associação das Colectividades de Gaia e a Ligade Amigos do Hospital - Centro Hospitalar de Gaia,vão levar a efeito uma festa de NATAL com apaticipação de varias colectividades, a que apelidaramde NATAL + SOLIDARIO.

Dia 17 de Dezembro, às 15h30, no CentroHospitalar de Gaia.

Encontro deTécnicas Alternadas

A Piscina Municipal Vila D Este foi aprovada parao ENCONTRO DE TÉCNICAS ALTERNADAS,Cadetes B, natação pura em pista de 25 metros.

A "ANNP - Associação de Natação do Norte dePortugal" anunciou a aprovação do ENCONTRODE TÉCNICAS ALTERNADAS sob proposta doclube acolhedor "AP-Associação dos Proprietáriosda Urbanização Vila de Este", em parceria com omunicipio de Vila Nova de Gaia e Gaianima EEM,para nadadores nascidos em 2002, 2003 e 2004,bem como para nadadoras nascidas em 2003 e2004.

Cumprindo o Calendário Oficial para a época2011/12, a Piscina Municipal Vila D' Este recebe asua terceira prova oficial, no próximo dia 8 deDezembro de 2011, das 8h15 às 9h20aquecimento, às 9h20 Sessão de Abertura, das9h30 às 12h30 competição.

3.ª Conferência 2011do Movimento deCidadãos por GaiaNo dia 7 de Dezembro, pelas 21h30, a

Associação Recreativa de Canelas vai receber aconferência sobre "Reforma Administrativa do PoderLocal em Vila Nova de Gaia" - perspectiva históricae especificidades das Freguesias - com um excelenteorador como é o historiador e arqueólogo JoaquimAntónio Gonçalves Guimarães.

Embora não seja um fim de semana, mas umaquarta feira, no dia seguinte é feriado nacional!

O orador - Gonçalves Guimarães - e actual direc-tor do Solar Condes de Resende é um gaiense "demão cheia" e, seguramente, um dos que mais sabesobre a história do nosso município e dasespecificidades locais.

Restaurantes deGaia apostam numa

‘Ementa Perfeita’O minicipio e a SUMA promovem uma iniciativa

que visa consciencializar para uma atitude correcta nadeposição dos resíduos e sua valorização.

Na sequência dos investimentos feitos na áreada Educação e Sensibilização Ambiental, foi lançadano dia 21 a Semana Europeia da Prevenção daProdução de Resíduos, uma nova campanha deabordagem directa junto do sector da restauraçãocom o lema "Para uma ementa perfeita, só lhe faltaesta receita".

Assim, promovida em parceria conjunta, estaacção tem como objectivo salientar as vantagensdecorrentes da prática de procedimentos relativos àtriagem dos resíduos na origem para valorização porreciclagem e ao seu correcto acondicionamento edeposição.

Page 15: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

24.nov.11 | notícias de gaiapág. 15

monólogosmunicipais

By the way...Há uns dias foi publicado nas redes sociais um excerto de uns inquéritos

feitos no seio da comunidade universitária. Uma jornalista da revista Sábadoresolveu fazer perguntas banais a estes pré-licenciados. Resultado: umavergonha!

Ficou provado que esta geração não tem cultura, geral entenda-se! Nãosabem quem é Manoel Oliveira (dizem ser maestro), não sabem o nome dopresidente da Comissão Europeia, nem da chanceler alemã, desconhecemquem escreveu 'O Evangelho Segundo Jesus Cristo' (afirmam logo que nãosão religiosos) ou 'Os Maias', não sabem quem pintou Mona Lisa, a CapelaSistina… e até há um deles que afirma que o presidente dos EUA é o Bush!

Bom… uma desgraça pegada! Vão contrariando a triste sabedoria com um"esse tema não é o meu forte"! E é nesta afirmação que está o problema! Oforte deles não é qualquer tema… Nada! Não sabem nada…

É certo que a jornalista 'cometeu' a gafe de não fazer perguntas de futebol ouda casa dos segredos! Talvez aqui os alunos superassem a expectativa econseguissem uma excelente nota!

A desresponsabilização desta geração preocupa-me! O alheamento darealidade em que estão inseridos irrita-me! Enoja-me! Não conhecem a nossacultura. Não conhecem a realidade! Não conhecem os lideres mundiais! Nãoconhecem a arte! Nada!

Porreiro, pá! (Ainda se diz isto em gíria?) O problema é que estesanalfabetos andam no ensino superior. São o futuro do país! São os próximosa transmitir a nossa cultura às gerações mais novas!!!!! Será que dá para mandá-los pastar para a Conchichina????

Há por aí uma lista de potenciais candidatos a candidatos ao lugar de LuísFilipe Menezes. Uns sociais-democratas, outros independentes, socialistas eos outros (que não são nada mas dizem que sim a tudo). Parece que já vão em15 os nomes que aparentemente já andam na baila.

A mim só esta situação diz tudo! Muita gente em bicos de pés! Muita genteem busca de protagonismo. E muita gente que, tranquilamente, assiste e aplaudeenquanto nomes vão sendo 'queimados'!

Eu cá vou rindo de umas hipóteses, 'chorando' com outras e perplexa coma passividade de outros…

Quem sabe se, na próxima edição, o número aumenta! Prometo que vourecolher os nomes e partilhá-los por estas linhas! Eu sinto-me generosa! Queroajudar a colocar alguns sorrisos nas caras dos gaienses… de tristezas já andamosnós cheios! Tânia Tavares

Áurea no Coliseudo Porto

A progressão da sua música não sesabe onde poderá parar. Tem todas ascondições para singrar no estrangeiro eser um sucesso nesse meio musical,aliás recentemente já reconhecido.

Desde o lançamento do seu cd como tema forte e já emblemático da cantora'Busy form me', as composições destetrabalho discográfico t|em seduzidomuitos apreciadores de música e no

mercado nacional faz duas platinas noespaço de um ano, onde o registo mu-sical se manteve no top.

A actuação no Coliseu do Porto éexcelente em luz e som, muito bemreproduzido todo o reportório contidono cd e foi exibido de forma muitoapreciavel.

Áurea tem o dom de ter excelenteperformance de palco, um dos seusexcelentes atributos. Todos os lugaresestiveram preenchidos, o que leva asentir-se imensos fas da sua música,acompanhada dos seus músicoshabituais, todos em excelente perfor-mance. Parece que em equipavencedora não se mexe.

Pelo Coliseu doPorto passaram muitaspessoas mediáticas. Umdos heróis destesucesso é o compositorRui Ribeiro, que,abordado e questionado,disse: "No início nãoimaginava o sucessoque este trabalhodespoletou". Sobre ainterpretação foiperemptório, ao afirmarque a voz de Áurea é oantídoto para o sucessodos temas e frisou que"com outro interprete nãoseria a mesma [email protected] aplaudida, a

cantora teve nota mais, neste seu testedo Coliseu do Porto. A capital terá omesmo show.

Desde o lançamento, Áurea tem idoa vários programas de televisão, temrecebido vários prémios e sempre asubir na cotação musical. Sem dúvida,um êxito que ela assume comnaturalidade e expectativa no futuro.

É um caso comparável com o grupoSheiks, nos anos 60, que na línguainglesa fizeram notável sucesso. AÁurea, na mesma linha, com a sua voze interpretação, tem imensos fas eadmiradores, como se comprovou namítica sala do Coliseu do Porto.

Jorge Amaral

NOTÁRIO:Cristina Luísa Moura

RamosJUSTIFICAÇÃO

Certifico narrativamente, para efeitos depublicação que, neste Cartório e no Livro de notaspara escrituras diversas, número Noventa e nove-Ade folhas noventa e cinco a noventa e seis verso, seencontra exarada uma escritura de justificaçãonotarial, outorgada em dez de Novembro de doismil e onze, na qual,

ROSA VIEIRA MARTINS DE FREITAS,contribuinte 166 817 589 e marido MANUELDUARTE DE FREITAS, contribuinte 171 048 032,casados sob o regime da comunhão geral, naturais,respectivamente da freguesia de Sandim, concelhode Vila Nova de Gaia e da freguesia de Canedo,

concelho de Santa Maria da Feira, residentes na Ruada Póvoa, nº 486, na dita freguesia de Canedo,

Declararam que são donos e legítimospossuidores, com exclusão de outrém, do prédioRústico, sito em Porfia, freguesia de Sandim, concelhode Vila Nova de Gaia, composto de pinhal, com aárea de seiscentos metros quadrados, a confrontar donorte com Roque Alves Santos, do sul com JoaquimDomingues Silva, do nascente com Albertina AugustaAlves Valente e do poente António Oliveira Costa,inscrito na respectiva matriz em nome da justificantemulher no artigo 4222, omisso na competenteConservatória do Registo Predial.

Que os justificantes não possuem tituloformalmente válido que legitime o seu domínio sobreaquele prédio, o qual veio à sua posse por partilhaverbal por óbito de seu pai e sogro Joaquim deOliveira Martins, casado em comunhão geral comJacinta de Sousa Vieira, residente que foi no lugar deGestosa, freguesia de Sandim, concelho de Vila Novade Gaia, por volta do ano de mil novecentos e oitenta

e quatro.Não obstante isso, eles justificantes têm usufruído

o mencionado prédio, usando todas as utilidadespor ele proporcionadas, pagando os respectivosimpostos com ânimo de quem exerce direito próprio,sendo reconhecidos por seus donos por toda agente, fazendo-o de boa fé por ignorarem lesardireito alheio, pacificamente, porque, sem violência,continua e publicamente, à vista e com conhecimentode toda a gente, sem oposição de ninguém, tudoisto durante mais de vinte anos, até à presente data.

Que, dadas as enunciadas características de talposse, eles justificantes adquiriram o referido prédio,por usucapião, titulo este que, por natureza, não ésusceptível de ser comprovado por meios normais.

Está conforme ao originalCartório Notaria! de Santa Maria da Feira, dois

de Novembro de dois mil e onzeA Notária,

a) assinatura ilegível

Notícias de Gaia, n.º 508, de 24 de Novembro de 2011

Page 16: Aprenda a gerir o orçamento familiaro Serviço de Cardiologia organizou, pela terceira vez, no dia 21 de Novembro, um "Work-shop Prático de Ecocardiografia Tridimensional" para especialistas

notícias de gaia | 24.nov.11 pág. 16

A Quercus - Associação Nacional deConservação da Natureza celebrou nodia 31 de Outubro o 26.º aniversário.Para marcar a data, organizou um jantardurante o qual foi atribuído o PrémioQuercus 2011.

Este ano, a distinção foi dividida. AQuercus galardoou o Parque Biológicode Gaia, como a 'melhor empresa degestão ambiental do país' e o profes-sor doutor Viriato Soromenho-Marques,ex-aequo.

A associação distingue empresamunicipal por considerar que este é um"um projecto que demonstra como épossível conjugar desenvolvimentoeconómico com políticas ambientais".

O Prémio Quercus foi instituído como objectivo de distinguir entidades,empresas ou cidadãos que seevidenciem na defesa do ambiente ena promoção do desenvolvimentosustentável.

Parque Biológico de Gaia

Há quase 30 anos começou a seridealizado, no seio do NPEPVS(Núcleo Português de Estudo eProtecção da Vida Selvagem) um centrode educação ambiental, que haveria dese chamar Parque Biológico de Gaia ereceberia o primeiro grupo escolar, emvisita de estudo, em 21 de Março de1983.

Durante estas últimas três décadaso Parque Biológico de Gaia deu umcontributo assinalável para a EducaçãoAmbiental em Portugal, recebendomuito perto de 2,5 milhões devisitantes, promovendo, em parceriacom o antigo IPAMB, 12 encontrosnacionais de educação ambiental, emdiversos locais de Portugal continentale nas ilhas, e um vasto conjunto deoutras iniciativas.

A acção do Parque Biológico de Gaiapermitiu salvaguardar dezenas de hect-ares de terrenos com importância paraa conservação da natureza que, de outromodo, teriam sido consumidos pelaexpansão urbana.

Parque Biológico é a 'melhorempresa de gestão ambiental do país'

O Parque Biológico induziupreocupações ambientais na gestão domunicípio de Gaia, foi motor da criaçãode mais parques e promoveu a criaçãoda Reserva Natural Local do Estuáriodo Douro, a primeira reserva natural lo-cal de Portugal que está a permitirreabilitar um local com importância paraapoio à migração das aves.

No litoral dunar, o Parque Biológicocriou há 15 anos o Parque de Dunas daAguda que assegura a conservação deuma série de espécies de plantasdunares ameaçadas, incluindo algunsendemismos locais, como a Coincyajohnstonii ou regionais, como a Jasionelusitanica. Além disso, desenvolve umvasto programa de educação ambientalsobre o litoral.

Graças a todo este trabalho, VilaNova de Gaia é um dos municípiosurbanos da Europa com maiorbiodiversidade, estando registadasmais de 2200 espécies da plantas eanimais no estado selvagem, algumasde espécies de conservação prioritária,

como a Águia-pesqueira, a Lontra, aToupeira-de-água ou o Falcão-peregrino.

Mas o Parque Biológico assegurahá 27 anos, em colaboração com oICNB, o funcionamento do Centro deRecuperação de Animais mais antigode Portugal, por onde já passaram maisde 25 mil espécimes, com uma taxa derecuperação e restituição à natureza queatinge os 40%. O Centro deRecuperação e a sua clínica veterináriatem colaborado em inúmeros projectosde investigação sobre saúde animal ecolaborado com as autoridadesadministrativas e policiais na recolha eguarda de espécimes apreendidos porposse ilegal.

Mas o Parque não reduziu a acçãoexclusivamente à área específica deactuação; no Parque Botânico deCrestuma, perante o valor arqueológicodo local, foram já promovidas duascampanhas de escavações, cujosresultados podem alterar a história dobaixo Douro, e no Parque da Lavandeiraprocedeu-se à classificação comoimóvel de interesse público de umaestufa neogótica de ferro fundido, umvalioso exemplar da arte do ferro, epromoveram-se vários eventosartísticos, nomeadamente de landart.

No âmbito das suas preocupaçõessociais, o Parque integra na sua equipade trabalho, há 19 anos, vinte deficientesmentais, no quadro de um protocolo coma Associação de Pais e Amigos doCidadão Deficiente Mental.

A nível nacional, o Parque Biológicode Gaia serviu de modelo e apoiououtras iniciativas, um pouco por todo opaís: o Parque Biológico de Vinhais, emTrás-os-Montes, um exemplo e um

sucesso de desenvolvimento local, areabilitação do Parque Biológico daSerra das Meadas, em Lamego, ou osfuturos parques de Torres Vedras,Lousada ou Albufeira.

As instalações do Parque estiveramsempre à disposição de outrasentidades para promoverem eventospróprios; no Parque nasceu e reúneregularmente a Associação Portuguesade Anilhadores de Aves, a QUERCUSe já usufruiu inúmeras vezes do auditórioe outras instalações, a AssociaçãoNacional dos Guardas e Vigilantes daNatureza e a Associação Ibérica deZoos e Aquários tem promovido alialguns dos seus encontros anuais, en-tre muitas outras instituições.

A nível internacional o ParqueBiológico de Gaia estabeleceuparcerias e formas de colaboração cominúmeras entidades; com o InstitutoBelga de Investigação para a Naturezae Florestas promoveu o primeirocongresso mundial de especialistas emPirilampos; com a Faculdade de Ciênciasdo Porto irá promover em breve o XIICongresso Mundial sobre Tardigrados;com o Conselho Nacional dosSeringueiros e o Instituto ChicoMendes, na Amazónia Brasileira,desenvolve acções para combate aotráfico de animais; com a Direcção Geralde Ambiente de São Tomé e Príncipepromoveu o primeiro encontrosantomense sobre ecoturismo econservação da natureza e está acolaborar com o Ministério do Ambientede Timor Leste e com a Comunidadede Valência, em Espanha,desenvolvendo neste momento umprojecto LIFE de controlo de tartarugas-verdes.